Conectar

Ver Versão Completa : Reforma do Willys

guimsn
10/04/2005, 11:41
Fala Galera....

Em breve vou iniciar a reforma do CJ-5 que comprei a quase 1 ano... Fora a lanternagem e pintura, sempre tem algumas melhorias que podem ser feitas. Queria saber de vcs, quais sao as melhorias mais basicas que devo fazer.

Ele é um 1972, 3 marchas e 6 cilindros...

Abraços e no aguardo,

GuTo_Cerulli
10/04/2005, 12:09
Fala!!!

Boa ompra hehehehe :twisted: Cara melhorias dependem do uso desejado...mas basicamente, faria: colocação de freios à disco, revisão no sistema de direção / suspensão...talvez uma ignição eletrônica...sei lá, fala como vai estraçalhar o bixo e "agente da uns parpite"!!!!

guimsn
10/04/2005, 12:43
Fala!!!

Boa ompra hehehehe :twisted: Cara melhorias dependem do uso desejado...mas basicamente, faria: colocação de freios à disco, revisão no sistema de direção / suspensão...talvez uma ignição eletrônica...sei lá, fala como vai estraçalhar o bixo e "agente da uns parpite"!!!!

A ideia eh prepara-lo para trilhas... pneus 33... mas quando peguntei de melhorias, sao coisas de imediato, pois agora so vou coloca-lo pra rodar... entao, por exemplo, igniçao eletronica eh uma boa dica...

qto a preparaçoes mais pesadas, isso eh mais pra frente....

entendeu? :)

Abraços!

GPA-Airborne
10/04/2005, 13:20
Tira a Roda livre (RL) original e instala uma RL manual.

Thiago Serpa
10/04/2005, 13:35
Kit básico que eu recomendaria:

Pedaleira suspensa
Freios à disco na dianteira, servo assistidos (necessita de válcula equalizadora para as rodas traseiras)
Troca do sistema de direção
Ignição Eletrônica
Roda Livre Manual

Todas essas adaptações constam aqui no site, a pesquisa dá trabalho mas resolve muita coisa. :D As outras, pergunta que a galera ajuda...
Caso aceite conselhos:

Faça as adaptações antes da funilaria

Tira o estepe da lateral, um dia vc pode acabar colhendo um pedestre desavisado... :shock:

Daí dependendo da utilização, é preciso ver cambio, relação de diferencial... e por aí se vai looonge... nunca se esqueça: Jeep é sempre uma obra inacabada!

guimsn
10/04/2005, 13:53
Opa... valeu pelas dicas...

Thiago, sei que tem tudo no site. Ja andei pesquisando. Mas eu queria saber de vcs coisas mais simples e basicas... Essas dicas q vc deu sao um exemplo disso.

Valeu! :)

GuTo_Cerulli
10/04/2005, 14:18
Esqueci...

Dá uma boa revisada em rolamentos, coifas, retentores etc etc. Tirar o estepe da lateral é uma ótima...também aconselho pelo menos um santo antônio ou gaiola de marca boa (é difícil hein?) ou faz um dos dois....

mcoimbra
11/04/2005, 10:59
guimsn

faça como o Guto falou, freio a disco e cx de direção do gol, santana ou então uma hidráulica, o sfreios são essenciais tanto na dianteira qto na traseira, vai facilitar muito sua vida!!!!

chapolin colorado
11/04/2005, 12:41
Ola amigo o seu Jeep ta perfeito....... :? para voce começar a reconstrui-lo da maneira que voce quer.....
Bom quanto as melhorias ai vão:

Pedaleira suspensa ,freios à disco na dianteira, servo assistidos (necessita de válcula equalizadora para as rodas traseiras), Roda Livre Manual eTroca do sistema de direção.

Se voce vai ficar com o motor original Ignição Eletrônica (melhora muito o Jeep) e uma boa revisada ou troca do carburador ( um a alccol é o ideal ) pois o meu só dava problemas....

[]' com melhorias......

guimsn
11/04/2005, 21:36
Valeu pelas dicas galera!!

Assim q começar a obra no jeep, mantenho vcs informados!

Chapolin Colorado... GOstou do Jeep ne? Bom pra reformar... e custou apenas R$ 2.000,00!!!!!

GuTo_Cerulli
11/04/2005, 22:36
PQP!!!!

Onde achou uma pérola destas?

guimsn
12/04/2005, 08:53
Era de um amigo do meu pai... o cara queria se livrar dele... pra nao dizer q era so isso, tinha 2 ipvas atrasados... hahahahahahhaha uma mixaria ne!!! :lol: :lol:

jfwebber
12/04/2005, 10:58
Meu Jeep também está em reforma e as dicas para o "guimsn" também servem para mim.

Por isto vou pegar o embalo aqui...

Minha viatura também está toda original e o uso que pretendo dar p/ ele é trilhas leves e pequenas estradas de fazenda/sítio e algumas viagens curtas.

Notei que todo mundo aconselhou "roda livre manual" e eu queria saber o porque???

Freios - o mecânico que está reformado o Jeep disse que só colocando o "servo-freio" mesmo sem o freio a disco o bicho vai parar... será???

Pedaleira suspensa - Pq é tão importante?? Funcionalidade ou conforto???

Ingição eletrônica - Ok, será colocada.

Direção - a do meu Jeep parece ser original e - pasmem - é incrivelmente macia, sério!!!
Nunca vi um Jeep com direção original tão boa, só tem uma folga que tem que ser tirada. O despachante que levou ele p/ vistoria chegou a perguntar se tinha DH... Melhor assim, pois, a princípio, não preciso mexer nisto e economizo uma latinhas$$$ para o resto.

Suspensão:

Molas - Vou "rearquear" as molas - dizem que não se deve fazer isto, mas o "seu Gerci" (mecânico que está fazendo a viatura) disse que tem um posto de molas que trabalha para a CARRIS (empresa de ônibus) onde o serviço é garantido. O que vcs me dizem???

Jumelos - os meus estão completamente detonados vou trocar- o que vcs recomendam??? Onde comprar em Porto Alegre???

Amortecedores - à exemplo dos jumelos os amortecedores "já eram", pergunta dá pra recondicionar??? Fica bom??? Se trocar quais colocar???

Filtro de ar - vou trocar, qual o melhor ???

Acho que á princípio era isto...

PS - O meu Jeep entrou como pagamento de serviços para uma empresa onde ele tava parado a + ou - 5 anos. Entrou por R$ 2.500,00

Saúde e fraternidade!!!

Webber

andretomasi
12/04/2005, 12:15
Fala Webber,

A Roda-livre manual é melhor porque não te deixa na mão.. eu também defendia a RL automática.. até o dia em que fui com o Alexandre fazer um passeio (passeio, nem era trilha) pra inaugurar o jipe, e no forçar ele em uma curva de nível, a RL auto já era, quebrou e fiquei 4x3 :?

Freios - O ideal seria colocar a disco mesmo, o original do CJ não é nada confiável.

Pedaleira é importante por ambos motivos, mais confortável, você escolhe onde ela vai ficar, é mais fácil instalar com freios e embreagem adaptados, vai ter furos a menos na carroceria, etc..

Direção - Se estiver funcionando, pode manter, apesar da folga.. mas se for original ela não dura muito, logo logo tu vai estar louco pra trocar por uma nova e hidráulica.

Molas - Rearquear nunca.. vai dar charque, o problema não é o serviço ser garantido ou não, o problema é que vai ficar mais duro, vai alterar a resistência das molas, assim elas vão deformar e voltar ao estado de agora, isso se não quebrarem antes. Se estiverem muito ruins, troque por outras molas.

Jumelos aqui em POA não sei onde comprar, mas talvez pelo Donatti ou algum outro site de compras saia mais barato. Compre com buchas em PU, deve estar uns R$ 20 cada jumelo.

Amortecedores - Recondicionados, pela minha experiência, não duram metade do que um novo, começa a vazar, etc, e nunca fica igual a antes. Se for trocar, coloque os traseiros da Ranger 97 4x2, se não me engano estão na faixa de R$ 150 cada.

Filtro de ar, coloque um seco, aquele original a óleo é uma melequeira braba.. o da Kombi é uma opção, é muito fácil adaptar, e mais tarde pode fazer um snorkel.. tem outras opções parecidas também.

[ ]´s

ramiro_eli
12/04/2005, 14:50
Guisn,

Voce pretende fazer trilhas com ele?
Se a resposta for sim, não gaste o seu $ com funilaria e pintura.
Funeca só onde tem podre, mais nada! Passe um primer ou algum tipo de proteção contra a ferrugem nos lugares onde a tinta estiver ruim e vai p/ a lama!
Eu fiz uma put@ reforma no meu e já risquei e amassei a carroceria nos primeiros 15 dias! :mrgreen:
Joguei quase 2k no lixo! :wink:

guimsn
13/04/2005, 14:25
Guisn,

Voce pretende fazer trilhas com ele?
Se a resposta for sim, não gaste o seu $ com funilaria e pintura.
Funeca só onde tem podre, mais nada! Passe um primer ou algum tipo de proteção contra a ferrugem nos lugares onde a tinta estiver ruim e vai p/ a lama!
Eu fiz uma put@ reforma no meu e já risquei e amassei a carroceria nos primeiros 15 dias! :mrgreen:
Joguei quase 2k no lixo! :wink:

Ramiro... vou usar pra trilha sim! Mas aqui no RIo, tenho um esquema de fazer toda a reforma e pintura por apenas R$ 600,00... Vale a pena! hehehehehe

Abraços!

w@ldo
13/04/2005, 18:38
Recomendo tmb amortecedores da Toyota Band, tmb são baratos e bem duráveis.

Vilquer
06/05/2008, 15:52
Ramiro... vou usar pra trilha sim! Mas aqui no RIo, tenho um esquema de fazer toda a reforma e pintura por apenas R$ 600,00... Vale a pena! hehehehehe

Abraços!

Rapaz!! De graça!!
Vc pode indicar esse cara?! Ele trabalha aqui no RJ capital?!
Pretendo fazer uma reforma na lataria e pintura!!
Mas tá difícil de achar um cara por aqui!!
Na verdade a M...é um cara q tenha espaço pra tirar a Carroceria?! Todos os funileiros q orcei serviço reclamaram disso!!
Pô indica o cara aí!!
[]s