PDA

Ver Versão Completa : Abrir Caixa Fusca



fag.online
10/11/2010, 14:17
Pessoal, esse final de semana fiquei sem a ré da gaiola... ela engata mais escapa. Falando com o mecanico ele disse que a engrenagem custa +/- R$25,00, porém a mão de obra vai dar uns R$100,00... pois tem que tirar motor, desmontar a caixa...
Nunca abri uma caixa de marcha, é mto complicado fazer?
Tenho talha em casa, e o motor eu tiro e coloco tranquilo... mais a caixa é outra história.
Abracos

vinijost
10/11/2010, 14:24
Pessoal, esse final de semana fiquei sem a ré da gaiola... ela engata mais escapa. Falando com o mecanico ele disse que a engrenagem custa +/- R$25,00, porém a mão de obra vai dar uns R$100,00... pois tem que tirar motor, desmontar a caixa...
Nunca abri uma caixa de marcha, é mto complicado fazer?
Tenho talha em casa, e o motor eu tiro e coloco tranquilo... mais a caixa é outra história.
Abracos
Fag, a caixa não é tão complicada de arrumar..

O problema dela escapar nem é a engrenagem as vezes.. a da minha gaiola escapava sempre.. e fiz a luva engatar um pouco mais na engrenagem.. dai nunca mais escapou..

Fale com alguem que trabalha com caixa, e pede pra ele te dar umas dicas.. e de repente pergunta ao cara, o que precisa fazer na luva para não desengatar mais sozinha..

não é tão complicado quando vc entende como funciona..

De repente leva só a caixa pro cara que vc ia levar.. dai sai mais barato.

Abraços.

Edner Zirbes
10/11/2010, 15:13
Pessoal, esse final de semana fiquei sem a ré da gaiola... ela engata mais escapa. Falando com o mecanico ele disse que a engrenagem custa +/- R$25,00, porém a mão de obra vai dar uns R$100,00... pois tem que tirar motor, desmontar a caixa...
Nunca abri uma caixa de marcha, é mto complicado fazer?
Tenho talha em casa, e o motor eu tiro e coloco tranquilo... mais a caixa é outra história.
Abracos
Buenas Fag, eu de novo!

Tô com o mesmo problema na minha, me disseram pra ficar segurando a alavanca na ré, mas mesmo assim quando força ela escapa. Se tu descobrir o que é e se é fácil de resolver dá o toque pro pessoal. valeu.

fag.online
10/11/2010, 15:30
Segurar a alavanca é a pior coisa que se pode fazer, porque pode danificar o conjunto inteiro...
A minha só vou abrir começo do mês que vem... por enquanto vou andar assim, mais vou investigando o que pode ser. rsss
abracos

bajeiro do sul
10/11/2010, 15:50
Pessoal, esse final de semana fiquei sem a ré da gaiola... ela engata mais escapa. Falando com o mecanico ele disse que a engrenagem custa +/- R$25,00, porém a mão de obra vai dar uns R$100,00... pois tem que tirar motor, desmontar a caixa...
Nunca abri uma caixa de marcha, é mto complicado fazer?
Tenho talha em casa, e o motor eu tiro e coloco tranquilo... mais a caixa é outra história.
Abracos
Amigo
Abrir e remontar uma caixa de fusca é relativamente simples, e a marcha que esta escapando normalmente uma pequena retificada na luva e na engrenagem ja solucionam o problema. O problema é a regulagem das folgas, ai que esta o pulo do gato. uma caixa nova mas mal regulada é incomodação na certa , de marchas que não engatam ou escapam, conheço amigos que trabalham anos com caixas, possuem os aparelhos para se regular as caixas, e ainda assim preferem fazer no olho mesmo. ainda assim algumas ainda tem de ser tiradas de novo para nova regulagem. a montagem é simples o resto é que é chato. Como disse o amigo acima, tira a caixa e leva para eles darem uma olhada, se bem que R$ 100,00 para uma revisão de caixa com troca de engrenagem e garantia do serviço não esta fora de preço

abraços

eduardo

fag.online
10/11/2010, 16:11
Bajero, concordo com você, R$100,00 não está fora do preço, mais se eu aprender a mexer na caixa também é mais fácil até pra quando eu precisar... :D
Abracos

vinijost
10/11/2010, 16:17
Bajero, concordo com você, R$100,00 não está fora do preço, mais se eu aprender a mexer na caixa também é mais fácil até pra quando eu precisar... :D
Abracos
uehAeuaHeuah..

E o pior é que o cara sempre precisa entender de tudo.. porque pagar sempre para alguem fazer.. fica meio carooo... uahdasudashdasu

Desmonta ela.. e tenta resolver.. se não conseguir.. leva ela em pedaços pra o cara arrumar e montar ela novamente... uadhasudshadauh

Abraços.

vhns
10/11/2010, 16:43
Desmontei a minha pq souto a presilha do semi eixo e vou colocar um blocante. Faz 60 dias que desmontei e dia 02/11 feriado começei a montar e montei com 4 rés e uma marcha a frente. Se não entende nadinha feito eu é melhor pagar os 100 e continuar sem saber, mas se quer aprender coloque a mão na graxa.

Valeu Galera..........

vinijost
10/11/2010, 16:54
Desmontei a minha pq souto a presilha do semi eixo e vou colocar um blocante. Faz 60 dias que desmontei e dia 02/11 feriado começei a montar e montei com 4 rés e uma marcha a frente. Se não entende nadinha feito eu é melhor pagar os 100 e continuar sem saber, mas se quer aprender coloque a mão na graxa.

Valeu Galera..........
euhaeuAH....
mais eu te falei pra entrar com o diferencial pelo lado do bracinho da embreagem..
audhasduashdu

Abraços..

fag.online
10/11/2010, 17:00
hahaha, deixa assim e pede pra um amigo dar uma volta pra testar... só não esquece de pedir pra ele usar o cinto e o capacete, haahahaha

MICHAEL BERNARDO TESKE
10/11/2010, 22:11
Boa noite pessoal, já abri muitas vezes a caixa da minha para resolver o problema da ré, todas as vezes que abri, a minha estava com a engrenagem eo garfo guia gasto, o custo destas peças é em torno de R$ 25,00 cada ( com certeza vai ter que trocar as duas peças, pois a engrenagem gasta devido ao garfo gastar. A questão que o amigo bajeiro falou, em relação a regulagem de folgas, posso estar enganado, se tiver me corijam, mas nunca precisei fazer ajustes, até por que são duas peças que trabalhas soltas ( entre aspas, as mesmas são encaixadas, vc precisa somente tirar e colocar a outra sem precisar soltar parafuso ou trava), a engrenagem em cima do eixo e o garfo para guiar a mesma. Sei que se for mexer nas demais engrenagens, aí sim vc precisará de um gabarito. Na minha opinião é simple de fazer a troca, se vc prestar atenção na desmontagem, não tem erro, dá uma trabalheira danada. Fag.online, se o mecanico esta cobrando R$ 100,00, na minha opinião não esta caro. Mas como bom gaioleiro acho que vale a pena vc tentar mexer, como disse o amigo Vinijost, veja se consegue arrumar, caso não consiga leva para o mecanico montar para vc.
Espero ter ajudado, se eu estiver errado em algum comentário me desculpem, mas passei o que tive como esperiência propria.

um abraço

bajeiro do sul
11/11/2010, 09:13
Boa noite pessoal, já abri muitas vezes a caixa da minha para resolver o problema da ré, todas as vezes que abri, a minha estava com a engrenagem eo garfo guia gasto, o custo destas peças é em torno de R$ 25,00 cada ( com certeza vai ter que trocar as duas peças, pois a engrenagem gasta devido ao garfo gastar. A questão que o amigo bajeiro falou, em relação a regulagem de folgas, posso estar enganado, se tiver me corijam, mas nunca precisei fazer ajustes, até por que são duas peças que trabalhas soltas ( entre aspas, as mesmas são encaixadas, vc precisa somente tirar e colocar a outra sem precisar soltar parafuso ou trava), a engrenagem em cima do eixo e o garfo para guiar a mesma. Sei que se for mexer nas demais engrenagens, aí sim vc precisará de um gabarito. Na minha opinião é simple de fazer a troca, se vc prestar atenção na desmontagem, não tem erro, dá uma trabalheira danada. Fag.online, se o mecanico esta cobrando R$ 100,00, na minha opinião não esta caro. Mas como bom gaioleiro acho que vale a pena vc tentar mexer, como disse o amigo Vinijost, veja se consegue arrumar, caso não consiga leva para o mecanico montar para vc.
Espero ter ajudado, se eu estiver errado em algum comentário me desculpem, mas passei o que tive como esperiência propria.

um abraço

Amigo
quando falava de regulagem, sim era para quando desmontasse a caixa completa , inclusive as engrenagens, dai sim é nescessario algum gabarito ou um pouco de experiência na montagem. Para trocar o garfo não é nescessario, mas eu sou parente do Jaque. Ja que vai tirar a caixa fora e abrir tudo, aproveita e da uma olhada nas engrenagens, sincronizado, etc.

abraços

MICHAEL BERNARDO TESKE
11/11/2010, 12:37
Amigo
quando falava de regulagem, sim era para quando desmontasse a caixa completa , inclusive as engrenagens, dai sim é nescessario algum gabarito ou um pouco de experiência na montagem. Para trocar o garfo não é nescessario, mas eu sou parente do Jaque. Ja que vai tirar a caixa fora e abrir tudo, aproveita e da uma olhada nas engrenagens, sincronizado, etc.

abraços



Amigo Bajeiro, já imaginava que quando vc falava de ajustes, seria da caixa completa, comentei os detalhes da troca somente do grafo e da engrenagem para ficar mais esclarecido.

abraços

fag.online
11/11/2010, 13:19
Bajeiro, segundo o cara que me vendeu a gaiola, essa caixa já foi feita esses ajustes, inclusive foi fresado algumas engrenagens e tal... mais o fato de escapar a ré acredito que seja mesmo o problema que todos comentaram, desgaste...
Abracos

bajeiro do sul
11/11/2010, 13:26
Bajeiro, segundo o cara que me vendeu a gaiola, essa caixa já foi feita esses ajustes, inclusive foi fresado algumas engrenagens e tal... mais o fato de escapar a ré acredito que seja mesmo o problema que todos comentaram, desgaste...
Abracos


Ok Fag, mas de repente da uma tentada neste assunto que falou o Michel, o garfo pode estar ja com desgate. pois se ja foi feito tudo o que vc falou a caixa não poderia dar problema, a não ser uma peça em específico

MICHAEL BERNARDO TESKE
12/11/2010, 12:54
Boa tarde, Fag. quando vc abrir dá para ver bem se o garfo esta gasto, é bem visivel, vou ver se tenho uma caixa aberta e vou postar as fotos te mostrando onde é a posição da engrenagem e do grafo.
abraços

fag.online
12/11/2010, 13:59
Michael, se tiver as fotos eu agradeço, estou pesquisando fotos na net de caixas abertas... se eu realmente ver que nao vou ter como conseguir... vou pagar um mecanico pra fazer pra min, mais vou acompanhar ele fazendo pra min ir pegando a manha
:D
Abracos

MICHAEL BERNARDO TESKE
12/11/2010, 16:19
Michael, se tiver as fotos eu agradeço, estou pesquisando fotos na net de caixas abertas... se eu realmente ver que nao vou ter como conseguir... vou pagar um mecanico pra fazer pra min, mais vou acompanhar ele fazendo pra min ir pegando a manha
:D
Abracos


Fag. beleza, amanhã tiro umas fotos e coloco ainda este final de semana, ok

abraços

MICHAEL BERNARDO TESKE
15/11/2010, 21:53
Fag. beleza, amanhã tiro umas fotos e coloco ainda este final de semana, ok

abraços


====================================

Fag. eu não tinha nenhuma caixa aberta, mas tinha as peças separadas
abaixo seguem as fotos. Vc pode ver te uma imagem onde mostro o desgaste do garfo. Veja se estas informações te ajudam e boa sorte.

abraços

254322 254323 254324 254325

254326

fag.online
16/11/2010, 08:33
Salve salve michael, agradeço as fotos.... Como comentei em alguns post anteriormente, so vou mexer na caixa em Dezembro, mais já é de grande ajuda...
Abracos

andre lameu
16/11/2010, 18:23
Olá pessoal!
Meu câmbio do 1300 quebrou aquela trava 'presilha' de dentro. E tenho uma dúvida, pois tenho mais um câmbio do 1600 em casa que tirei da gaiola pois está sem ré. ai vem a pergunta.:pipoca:

• Qual será que fica melhor na gaiola o cambio do 1.6 ou 1.3?;
• Qual fica mais barato para o conserto?;
• Tem como travar de vez para não soltar mais?; e
• E se travar o diferencial para deixar 100 % bloqueado fica bom? :pensativo:

:dance:ah está com pneus biscoitos 225x75x15...:dance:

bajeiro do sul
17/11/2010, 10:10
Olá pessoal!
Meu câmbio do 1300 quebrou aquela trava 'presilha' de dentro. E tenho uma dúvida, pois tenho mais um câmbio do 1600 em casa que tirei da gaiola pois está sem ré. ai vem a pergunta.:pipoca:

• Qual será que fica melhor na gaiola o cambio do 1.6 ou 1.3?;
• Qual fica mais barato para o conserto?;
• Tem como travar de vez para não soltar mais?; e
• E se travar o diferencial para deixar 100 % bloqueado fica bom? :pensativo:

:dance:ah está com pneus biscoitos 225x75x15...:dance:

Amigo

a única resposta que posso te dar é a respeito do bloqueio, fiz no meu soldado 100% e ficou ótimo, nunca quebrou nada e o resultado é sensacional , pode-se entrar em barro com a velocidade mais baixa que a tração nas duas rodas traseira ja ta acionado, resultado muito bom. Tende a sair um pouco de dianteira, mas nada que com um pouco de costume não se consiga dirigir. Tenho pneus 255 x 75 x 15 , e motor Ap 1.8. fica o bixo

Edner Zirbes
17/11/2010, 10:31
Amigo

a única resposta que posso te dar é a respeito do bloqueio, fiz no meu soldado 100% e ficou ótimo, nunca quebrou nada e o resultado é sensacional , pode-se entrar em barro com a velocidade mais baixa que a tração nas duas rodas traseira ja ta acionado, resultado muito bom. Tende a sair um pouco de dianteira, mas nada que com um pouco de costume não se consiga dirigir. Tenho pneus 255 x 75 x 15 , e motor Ap 1.8. fica o bixo
Buenas Bajeiro!

Não ficou ruim de fazer curva, tanto no barro como na estrada? (estrada de chão, não asfalto) Tô lôco pra fazer na minha gaiola, mas todo mundo fica falando que quebra caixa e é ruim de fazer curva....tu tem alguma modificação pra não quebrar nada?

Um quebra costela!

bajeiro do sul
17/11/2010, 14:08
Buenas Bajeiro!

Não ficou ruim de fazer curva, tanto no barro como na estrada? (estrada de chão, não asfalto) Tô lôco pra fazer na minha gaiola, mas todo mundo fica falando que quebra caixa e é ruim de fazer curva....tu tem alguma modificação pra não quebrar nada?

Um quebra costela!


Amigo, agora que vi pelas expressões usadas na mensagem que vc é do sul, é bom ver um conterraneo por aqui tb.
Quanto a dirigibilidade ficou um pouco mais dificel, mas nada impossível de dirigir. No asfalto sem nenhum problema (claro não vou a 100 por hora), faz as curvas normalmente. Faço esquinas e manobro dentro da cidade , e tb na entrada de casa, no asfalto, ou calçamento sem problemas. as rodas arrastam e deixam marcas no chão,mas fazendo devagar não ha problemas.
No barro , a performance é exepcional, apena temos de antecipar um pouco a virada no barro, e acelerar fundo para sair de traseira, nada dificel, logo vc pega o jeito. isto é um assunto que temos de dismistificar, o carro faz a curva sim, so vai ser dificel de empurrar se tiver de fazer curva, ai pesa bastante.
quanto a quebra, fica ainda mais forte do que o sistema tradicional, pois os dois lados estão sempre tracionando sem trocas de força de tração de um lado para o outro, sempre vai ser simétrico. e se quebrar uma homocinética, a outra continua a funcionar

abraço

Edner Zirbes
17/11/2010, 14:44
Amigo, agora que vi pelas expressões usadas na mensagem que vc é do sul, é bom ver um conterraneo por aqui tb.
Quanto a dirigibilidade ficou um pouco mais dificel, mas nada impossível de dirigir. No asfalto sem nenhum problema (claro não vou a 100 por hora), faz as curvas normalmente. Faço esquinas e manobro dentro da cidade , e tb na entrada de casa, no asfalto, ou calçamento sem problemas. as rodas arrastam e deixam marcas no chão,mas fazendo devagar não ha problemas.
No barro , a performance é exepcional, apena temos de antecipar um pouco a virada no barro, e acelerar fundo para sair de traseira, nada dificel, logo vc pega o jeito. isto é um assunto que temos de dismistificar, o carro faz a curva sim, so vai ser dificel de empurrar se tiver de fazer curva, ai pesa bastante.
quanto a quebra, fica ainda mais forte do que o sistema tradicional, pois os dois lados estão sempre tracionando sem trocas de força de tração de um lado para o outro, sempre vai ser simétrico. e se quebrar uma homocinética, a outra continua a funcionar

abraço
Bah, cara, tu tem razão, isso nunca tinha passado pela minha cabeça...fica mais forte pois os 2 lados trabalham juntos, faz todo sentido. E ainda tem a vantagem de se quebrar um lado conseguir levar até um lugar melhor com um lado só mesmo!
Vô tratá de bloqueá a minha já! Alguma dica? Simplesmente soldar?
Só mais um questão sobre a dificuldade na condução. Imagina a situação: uma estradinha plana com barro e uma "esquina" pra esquerda, direto com uma subida média pra forte. Vou ter que pegar a mãnha pra sair um pouco de traseira não é? Só virando ela não vai?
Valeu muito a força!

andre lameu
17/11/2010, 15:59
Amigo, Bajeiro :parede: :confused:não entendi a parte que vc diz que antecipar a curva, porque? ela vai sar arrastando então? :confused:
valew


Amigo, agora que vi pelas expressões usadas na mensagem que vc é do sul, é bom ver um conterraneo por aqui tb.
Quanto a dirigibilidade ficou um pouco mais dificel, mas nada impossível de dirigir. No asfalto sem nenhum problema (claro não vou a 100 por hora), faz as curvas normalmente. Faço esquinas e manobro dentro da cidade , e tb na entrada de casa, no asfalto, ou calçamento sem problemas. as rodas arrastam e deixam marcas no chão,mas fazendo devagar não ha problemas.
No barro , a performance é exepcional, apena temos de antecipar um pouco a virada no barro, e acelerar fundo para sair de traseira, nada dificel, logo vc pega o jeito. isto é um assunto que temos de dismistificar, o carro faz a curva sim, so vai ser dificel de empurrar se tiver de fazer curva, ai pesa bastante.
quanto a quebra, fica ainda mais forte do que o sistema tradicional, pois os dois lados estão sempre tracionando sem trocas de força de tração de um lado para o outro, sempre vai ser simétrico. e se quebrar uma homocinética, a outra continua a funcionar

abraço

JACKSOM
18/11/2010, 14:34
A minha gaiola é 100% bloq. e o fato de não fazer curva é pelo simples fato d q qdo vc faz uma curva a roda de dentro gira menos que a de fora, o que não acontece com ela bloqueada, ainda mais com pneus garrudos só empurra a gaiola pra frente, só q os benefícios são muitos e ter q sair de lado nas curvas é muito divertido.

vinijost
18/11/2010, 14:42
E ai bajeiro, blz?

gostaria de saber com que tipo de solda vc soldou seu direfencial..

ja fiz uma vez um diferencial bloquiado para min, e usei um eletrodo normal o 6013.. mais ele com o tempo trincava e tinha que desmontar e soldar novamente...

ja houvi falar de um eletrodo o 78 me parece..

vc soldou com eletrodo ou com Mig?

Abraços..

andre lameu
18/11/2010, 19:51
Boa Jacksom!
E o risco do cambio quebrar é o mesmo com ele normal? to ficando empolgado com essa ideia... ainda mais q meus pneus são de cravas


A minha gaiola é 100% bloq. e o fato de não fazer curva é pelo simples fato d q qdo vc faz uma curva a roda de dentro gira menos que a de fora, o que não acontece com ela bloqueada, ainda mais com pneus garrudos só empurra a gaiola pra frente, só q os benefícios são muitos e ter q sair de lado nas curvas é muito divertido.

Edner Zirbes
19/11/2010, 15:47
A minha gaiola é 100% bloq. e o fato de não fazer curva é pelo simples fato d q qdo vc faz uma curva a roda de dentro gira menos que a de fora, o que não acontece com ela bloqueada, ainda mais com pneus garrudos só empurra a gaiola pra frente, só q os benefícios são muitos e ter q sair de lado nas curvas é muito divertido.
Buenas Jacksom!

E o que tu me diz sobre a facilidade de quebra da caixa bloqueada? Preciso reunir o maior nº de comentários favoráveis ou não, pra não ficar com dúvidas. Tô lôco pra bloquea a minha, mas ainda tenho receio da quebra. Valeu?

Gomes Pride
14/01/2013, 09:04
Amigos me ajudem ai!!:sad:
Este fim de semana estava andando, com minha gaiola e soltou o varão da marcha montei ele novamente, mas ai FUDEU! Ñ consegui engatar nenhuma marcha mais, desmontei e montei novamente mas nada, a marcha engata ai quando vai sair da aqueles arranhões tanto na primeira quanto na ré ate na segunda, o que vcs acham que é e como consigo ajustar isso????? Pra melhorar caiu um chuva na hora mas daquelas foda mesmo ficamos escondidos dentro da gaiola debaixo de uma lona ate passar.

Valeu abç

cadugontijo
14/01/2013, 18:28
Amigos me ajudem ai!!:sad:
Este fim de semana estava andando, com minha gaiola e soltou o varão da marcha montei ele novamente, mas ai FUDEU! Ñ consegui engatar nenhuma marcha mais, desmontei e montei novamente mas nada, a marcha engata ai quando vai sair da aqueles arranhões tanto na primeira quanto na ré ate na segunda, o que vcs acham que é e como consigo ajustar isso????? Pra melhorar caiu um chuva na hora mas daquelas foda mesmo ficamos escondidos dentro da gaiola debaixo de uma lona ate passar.

Valeu abç

Conferiu o trambulhador (acho que é este o nome), este fim de semana ele soltou e ficou sem engatar nada. Remontei na hora e ficou 100%.

Gomes Pride
14/01/2013, 21:08
Onde é o trambulador, srsrs ?