PDA

Ver Versão Completa : Roda traseira Travada.



Bonuti
10/11/2010, 08:33
Bom dia camaradas !

Estou com um problema: minha roda traseira esquerda travou dentro da garagem :parede:. Acredito que a molda de retorno das sapatas tenha emperrado ou quebrado. Existe alguma maneira de liberar as sapatas (sem retirar o tambor) para que eu chegue até o mecânico ? Outra pergunta, se for realmente as molas, existe um kit reparo para freio traseiro ?

Obrigado e bom dia a todos.

ANDRÉHUFF
10/11/2010, 09:37
Bom dia camaradas !

Estou com um problema: minha roda traseira esquerda travou dentro da garagem :parede:. Acredito que a molda de retorno das sapatas tenha emperrado ou quebrado. Existe alguma maneira de liberar as sapatas (sem retirar o tambor) para que eu chegue até o mecânico ? Outra pergunta, se for realmente as molas, existe um kit reparo para freio traseiro ?

Obrigado e bom dia a todos.

Fala meu Camarada, isso é muito normal na maioria dos Jipes, no meu Niva eu resolvia com umas pancadas na panela de freio, nada de muito absurdo, com uma marretinha umas pancadas na volta da panela com cuidado pois ali é aluminio e pode quebrar com força em exagero, ai ela solta, depois va até o mecanico e veja se não ha oxidação no sistema ou se suas lonas estão no fim.

CesarCowboy
10/11/2010, 13:10
Eu tinha um GM/Opala que fazia a mesma coisa. Normalmente eu resolvia engatando ré:pipoca: e dando:putz: "pequenos" tranquinhos.
Com referencia ao kit, nao sei dizer. Eu troquei recentemente as lonas (c/ as sapatas) e cilindros das rodas traseiras.
Abçs

Girti
10/11/2010, 13:33
Bom dia camaradas !

Estou com um problema: minha roda traseira esquerda travou dentro da garagem :parede:. Acredito que a molda de retorno das sapatas tenha emperrado ou quebrado. Existe alguma maneira de liberar as sapatas (sem retirar o tambor) para que eu chegue até o mecânico ? Outra pergunta, se for realmente as molas, existe um kit reparo para freio traseiro ?

Obrigado e bom dia a todos.

Olá, Bonuti!

Se você mandou lavar o carro, pegou chuva forte ou passou por alguma poça d'água pouco antes de usar o freio de estacionamento, é possível que as lonas tenham grudado. Faça uma tentativa, engate a primeira e dê uma forçadinha (sem tranco forte!!!) para ver se o freio solta.

[ ]s, conte-nos depois o que houve!

Bonuti
10/11/2010, 14:09
Gil,

Ontem fiz esta tentativa, tanto para frente quanto para trás. Não obtive resultado....:pensativo:. Estou com receio de forçar de mais. Acho que vou tentar a opção do camarada aí de cima quando chegar em casa.

De qualquer forma abrigado !

Bonuti
10/11/2010, 14:11
Eu tinha um GM/Opala que fazia a mesma coisa. Normalmente eu resolvia engatando ré:pipoca: e dando:putz: "pequenos" tranquinhos.
Com referencia ao kit, nao sei dizer. Eu troquei recentemente as lonas (c/ as sapatas) e cilindros das rodas traseiras.
Abçs


César, você usou os cilindros de roda da Fiorino ? E as Lonas ? Quais usou ? Ficou bom o serviço ? Quantas latinhas ??

baseggiov
10/11/2010, 16:20
Gil,

Ontem fiz esta tentativa, tanto para frente quanto para trás. Não obtive resultado....:pensativo:. Estou com receio de forçar de mais. Acho que vou tentar a opção do camarada aí de cima quando chegar em casa.

De qualquer forma abrigado !

Ergue o carro com o macaco e amarra um skate embaixo da roda.

Aí vc anda até o mecânico.:concordo::concordo::concordo::concordo:

jorgeffn
10/11/2010, 20:36
Fala meu Camarada, isso é muito normal na maioria dos Jipes, no meu Niva eu resolvia com umas pancadas na panela de freio, nada de muito absurdo, com uma marretinha umas pancadas na volta da panela com cuidado pois ali é aluminio e pode quebrar com força em exagero, ai ela solta, depois va até o mecanico e veja se não ha oxidação no sistema ou se suas lonas estão no fim.

X2
Uma vez após atrevessar um riacho com o Niva e parar o carro um pouco depois...
quando fui sair.. nada de mexer... hahaha aí foi só dar umas pancadinhas como o colega citou...e tudo voltou ao normal....

esses dias também tive um problema assim com o Vitara... nesse caso foi só dar umas "bombadas" no freio.... que voltou ao normal.

abs

ANDRÉHUFF
10/11/2010, 21:19
X2
Uma vez após atrevessar um riacho com o Niva e parar o carro um pouco depois...
quando fui sair.. nada de mexer... hahaha aí foi só dar umas pancadinhas como o colega citou...e tudo voltou ao normal....

esses dias também tive um problema assim com o Vitara... nesse caso foi só dar umas "bombadas" no freio.... que voltou ao normal.

abs


Ainda bem que não tenho mais esse problema, pelo menos este ,hehehehe, o Samuquinha tem freio a disco nas 4:odedo:

Bonuti
11/11/2010, 08:31
Ergue o carro com o macaco e amarra um skate embaixo da roda.

Aí vc anda até o mecânico.:concordo::concordo::concordo::concordo:


Esse era o problema Baseggiov !!! Estava tentando com patins in line por isso não tava dando certo.... Tava difícil equilibrar !!! Acho que agora com o SKATE vai !!:odedo:

Bonuti
11/11/2010, 08:33
Ontem tentei de tudo camaradas, mas não deu certo. Vou pedir pro mecânico ir lá em casa não vai ter geito...:parede:. Depois conto o que aconteceu..

fag.online
11/11/2010, 10:20
Bonutti, é só um lado que está travado? Teu diferencial traseiro é bloqueado? Se não for nenhuma das alternativas que os camaradas falaram anteriormente, pode ser algum problema no diferencial.
Abracos

Bonuti
11/11/2010, 11:02
Bonutti, é só um lado que está travado? Teu diferencial traseiro é bloqueado? Se não for nenhuma das alternativas que os camaradas falaram anteriormente, pode ser algum problema no diferencial.
Abracos


Nem brinca ! É só o lado motorista que ta travando. O diferencial traseiro funciona normalmente. Vou tentar algum pra abrir o tambor hoje e aviso pra galera.

Freitas
11/11/2010, 19:58
Antes de desmontar tudo tenta sangra a roda pode ser cilindro mestre que esta travado
sangrado solta todo sistema ai sim pode se movimentar

Freitas
Niva Figurinha
GNV 09/91
Campinas

CesarCowboy
12/11/2010, 14:42
César, você usou os cilindros de roda da Fiorino ? E as Lonas ? Quais usou ? Ficou bom o serviço ? Quantas latinhas ??

Olá Camarada

Usei tudo do Lada Niva mesmo.
Cilindro de roda traseira R$ 35 cada
Lonas traseiras R$ 130 (se eu nao me engano)

Realizei o serviço na Status (status.lada@uol.com.br)

Abçs

Bonuti
15/11/2010, 11:26
Então camaradas, só para dar um retorno.

Fiz o seguinte: Abri a sangria do cilindro de roda, soltei os parafusos que prendem o tambor, dei algumas batidas (de leve) no tambor. Depois peguei duas chaves de fenda e coloquei em lados apostos do espelho e fui fazendo uma lavanca empurrando o tambor para fora. Alternando as puxadas com pequenas batidas no tambor. Consegui removê-lo e para minha alegria :dance: está tudo em perfeito estado, sapatas, cilindro.
A roda travou porque a sapata grudou no tambor (chegando a ficar com a marca "impressa" nele) Dei uma boa lixada tanto no tambor e nas sapatas e problema resolvido!

Obrigado a todos pela ajuda :concordo:

Marco-Maga
15/11/2010, 17:45
Então camaradas, só para dar um retorno.

Fiz o seguinte: Abri a sangria do cilindro de roda, soltei os parafusos que prendem o tambor, dei algumas batidas (de leve) no tambor. Depois peguei duas chaves de fenda e coloquei em lados apostos do espelho e fui fazendo uma lavanca empurrando o tambor para fora. Alternando as puxadas com pequenas batidas no tambor. Consegui removê-lo e para minha alegria :dance: está tudo em perfeito estado, sapatas, cilindro.
A roda travou porque a sapata grudou no tambor (chegando a ficar com a marca "impressa" nele) Dei uma boa lixada tanto no tambor e nas sapatas e problema resolvido!

Obrigado a todos pela ajuda :concordo:


Bonuti,

Inda bem que não precisou levar o Meca e nem andar com um Skate no roda...kkk:lol:


Abs.

Thales_
10/12/2010, 21:44
Não quero abrir outro tópico, então resolvi aproveitar o mesmo, meu Niva travou a roda, porém foi o bendito rolamento, não deu muitos avisos antes não, não chegou a roncar, apenas numa bela manhã quando estava bem alegre voltando para casa após a troca do carbura pelo Weber 460, a roda, fez alguns barulhos de metal raspando mais ou menos, procurei o acostamento quando parei, tava quente pra caramba o centro da roda, e a roda travada, rodava mais forçava muito, entao levei em um guincho para evitar mais problemas, e agora? para tirar o rolamento fora é simpleS? ´pode ser feito em casa? ouvi diser que tem uma trava que só sai com prensa, ou seria melhor eu pagar outro guincho para levar ao mecâ? ou tento em casa?

att
Thales

Thales_
12/12/2010, 16:29
Conseguir tirar o semi-eixo e o rolamento estava todo destruido, quando estava limpando encostei numa borracha e saiu um anelzinho de metal, gostaria de saber onde ele fica preso mesmo, fiquei com medo de colocar sem estar bem preso e ele escorregar para o lado do diferencial sei lá e acabar causando algum problema, segue as fotos, para ver se alguém sabe o que é:dance:

abraços

Flugêncio
12/12/2010, 18:40
Conseguir tirar o semi-eixo e o rolamento estava todo destruido, quando estava limpando encostei numa borracha e saiu um anelzinho de metal, gostaria de saber onde ele fica preso mesmo, fiquei com medo de colocar sem estar bem preso e ele escorregar para o lado do diferencial sei lá e acabar causando algum problema, segue as fotos, para ver se alguém sabe o que é:dance:

abraços

Thales,

Este anel é do retentor, fica na parte interna da borracha dele, tem que recolocar, senão vasará óleo do diferencial.

Thales_
12/12/2010, 21:01
Então eu devo colocar devolta né, espero que seja facinho heheheh
No caso vou comprar o rolamento e preciso de um retentor, o retentor que irei trocar é o externo né? e este continua intacto não precisa mexer não né?! apenas recolocar a aliança que tirei sem querer :dance:
amanhã informo se deu certo a empreitada heheh

só por curiosidade esta aliança do retentor interno existe para evitar deformações da borracha com a força centrífuga?:putz: