PDA

Ver Versão Completa : SAMUCA PARA ALCOOL



thiagobh
09/04/2005, 20:24
TEM COMO PASSAR O SAMURAY INJETADO PRA ALCOOL?
COMO PROCEDER?

OU ACHAM MELHOR BOTA UM MOTOR AP A ALCOOL OU TURBINAR E JA DEIXAR O AP NO ALCOOL? HEHE

[]´S

samukanvas
09/04/2005, 22:04
Calma Thiago, o militrica (1.3) dá conta do recado :mrgreen: . E vc pode comprar reduções para a caixa de transferência... Fica muito bom quando se usa pneus maiores. :wink:

thiagobh
09/04/2005, 22:15
como fazer?

Periquitooffroad
10/04/2005, 02:31
eh q alcool pra mim sai por um preço melhor !
por isso kero muda pra alcool !

tem como?

Fácil, coloca alcool muda o ponto e pronto.

O máximo que pode acontecer é com o tempo o tanque corroer, a bomba pifar.

thiagobh
10/04/2005, 09:50
Periquitooffroad Enviada: Dom, 10 Abril 2005 02:31h Assunto:

Fácil, coloca alcool muda o ponto e pronto.

O máximo que pode acontecer é com o tempo o tanque corroer, a bomba pifar.



:( bahhh

Fabil
10/04/2005, 12:35
Thiago..

o samurai é o jipe mais economico que eu já ví... nao faca merda, deixa original mesmo... mas se vc insiste;
p/ fazer uma conversao descente p/ alcool;
-reajustar o ponto
- trocar velas
-rebaixar o cabecote p/ aumentar a taxa de compressao
- instalar sistema de partida a frio de gasolina

na MINHA opniao nao vale a pena.

colocar motor AP é uma otima pedida, mas tirar um motor orginal funcionando é jogar grana fora.... espere até seu motor fundir, dai vc poe AP.

turbinar o motor original, vais fazer outra merda.... se manter a gasolina vai ter que destachar o cabecote ou usar no maximo 0,5Kg e instalar bico extra, senao BUM!!! com pouca pressao nao vale a pena o investimento do turbo..

p/ usar turbo mais de 0,8Kg vai ter que passar o motor p/ alcool.... sem falar que turbo p/ carro de trilha é besteira, em trilhas precisa-se de torque em baixa rotacao e uma turbina nao vai melhorar isso, em alguns casos vai até piorar ( em casos de destaxar o cabecote)

vc já comprou o samurai??
na minha opniao vc tá querendo "passar a carroça na frente do boi" ...
compra seu samurai, faça umas trilhas com ele, e somente a partir dai analize o que fazer no jipe.

T+

ojaneri
10/04/2005, 14:04
Eu acho que mesmo gastando mais, ja vale a pena colocar o alcool so para se livrar do petroleo...

Periquitooffroad
10/04/2005, 22:18
:( bahhh

Só isso, não acreditou? Experimenta.

Que é que um motor totalflex tem?

- Taxa de compressão meio termo entre alcool e gasolina 11:1
- Sistema eletrônico que detecta o oxigênio gerado pela queima e utiliza o mapa de funcionamento que melhor se encaixa, incluíndo avanço de ignição.

No caso ou alcool ou gasolina, fica mais fácil. Samurai tem uma taxa razoável de 9,5:1 e uma boa regulagem o faz rodar com alcool sim. Infelizmente o tanque e a bomba nãoforam feitas para alcool e alcool de qualidade ruim vai detonar algumas mangueiras da TBI.

Segundo alguns entendidos do meio eletrônico, um bom chip funciona melhor que os total flex rodando com um combustível (alcool ou gasolina).

A grande questão é que rodando com alcool não vai lhe dar a econômia que quer e ainda vai perder rendimento.

Esqueçam, Samurai é a gasolina e faz 10Km/l e só. Querendo economizar tem que partir para diesel, e ai vem seguros e licenciamento anual muito mais caros. Botando na ponta do lápis o diesel não é tão econômico, a não ser que não se faça seguro, mas são os veículos mais visados para roubo.

Periquitooffroad
14/04/2005, 10:21
kero passar pra alcool pq alcool pra mim nao custa 1 centavo.. eh custo 0... nao pago pra abastecer a alcool.... entenderam? :)

O gol flex tem taxa de 10:1, ou seja, a mesma taxa que tinha antes como motor só a gasolina.

LuizCabral
14/04/2005, 11:45
kero passar pra alcool pq alcool pra mim nao custa 1 centavo.. eh custo 0... nao pago pra abastecer a alcool.... entenderam? :)

Vixe!

Que mágica eh essa? me ensina ai...tb quero ter alcool de graça!

thiagobh
14/04/2005, 16:05
rs....
resumindo , ninguem nunca mudou samuca pra alcool no motor original ne ?

LuizCabral
14/04/2005, 18:45
ei, responda!

Que historia eh essa de alcool de graça?

:lol: :lol: :lol:

thomazsarkis
20/04/2005, 00:06
Ele deve ser Usineiro ou tem uma destilaria......... rrsrsrsrsrsrsrsrsrs :lol:

Gasoso
29/05/2005, 14:04
Rodei uns seis meses com um vitara 8v no alcool a uns 5 anos atrás... :) depois desisti e passei para o GNV. :D
O que aprendi segue abaixo... :mrgreen:
Para vc converter sua viatura para alcool de maneira descente, naum precisa mexer no cabeçote naum... Seria o ideal, mas se tu desitir depois, a bronca será feia... :twisted: além disso, vc deve saber como é vender carro a alcool... :twisted: O mais importante é mudar a programação de sua Central... 8) já que seu carro é injetado. O tempo de abertura dos bicos injetores precisa aumentar se naum sua viatura vai ficar sem marcha lenta e sem força... :( Se sua Bomba pifar, adapte uma que sirva para carros a alcool. Para o samuca eu naum sei qual serve, mas para o Vitara 8v a do Gol já resolve. :)
Como o carro naum foi projetado para alcool o consumo naum é otimizado... :( no meu caso eram 5km/l cidade, 7 na estrada e sofridos 4 km/l nas dunas... :( (sempre com ar ligado) o que salvava é que o alcool por aqui era R$ 0,80/l :) contra gasolina de uns R$ 1,50/l. :)
Naum aconselharia ninguem a fazer isso, mas como tu é alambiqueiro... vai fundo... de graça, eu rodava até com Wodka.... Beberiamos todos... a viatura e eu :mrgreen:
[]s

ricardo sabóia
29/05/2005, 16:37
Pessoal,o samurai com pneus não muito maiores que os originais já faz uma média de 10 km/litro, então pra que mexer? :?: O motor dele já é robusto,durável e bastante econômico :!: E com certeza essa gambiarra de álcool mais cedo ou mais tarde vai dar algum galho.Nào devemos esquecer também, que os motores totalflex ainda são novos,precisam de mais testes para realmente se firmarem.E quem não se lembra dos primeiros carros com injeção,que às vezes deixavam de funcionar de uma hora para outra :?: É melhor ir com calma antes de fazer besteira :!:

Fabil
29/05/2005, 20:32
Ricardo.. motor ciclo otto é motor de qualquer modo... o que vc coloca p/ ele "beber" desde que bem calibrado e bebe ( alcool, gasolina, GNV).. enfim.. o motor em sí nao sofre danos. normalmente o que acontece é que o sistema de alimentacao se NAO for/estiver preparado com mateiriais imunes a corrosao do alcool ele dao problemas... quanto nao novos flex, pode ter certesa absoluta de que ele serao tao ( ou mais) duraveis quando os a gasolina. o motor é basicamente o MESMO, a unica coisa que muda sao alguns sensores, sistema de partida a frio e programacao da centralina... o resto é tudo igual aos modelos só a gasolina.

no mais concordo plenamente com vc.. o samurai e'o jipe mais ECONOMICO que eu conheco, entao, pra que fuçar no que já está bom???

T+

ricardo sabóia
30/05/2005, 15:50
Fabiano concordo com você, um motor ciclo otto vai queimar qualquer um desses combustíveis,mas a bomba,TBI,mangueiras,e tudo que tem contato direto com o combustível, não vai aguentar o álccol! O samurai é um excelente jipe(já tive dois) e no consumo urbano,ele faz 10 Km/litro no mole! Agora,se o cara andar com o pé socado,não tiver uma
manutenção na regulagem do motor aí ele vai beber mesmo. Continuo dizendo que não vale a pena essa mudança, deixa o "bicho"quieto.

Ricardo, Jimny 2001.

Fabil
30/05/2005, 16:55
atualente, TODA a linha de alimentacao dos automoveis, mesmo os só a gasolina, sao de plastico/ligas de aluminio, inclusive tanque, BOMBA, filtros, etc... portanto, alcool e agua nao fazem danos... o que infelizmente NAO é o caso do samurai...

cacanakagi
06/11/2008, 10:12
Só isso, não acreditou? Experimenta.

Que é que um motor totalflex tem?

- Taxa de compressão meio termo entre alcool e gasolina 11:1
- Sistema eletrônico que detecta o oxigênio gerado pela queima e utiliza o mapa de funcionamento que melhor se encaixa, incluíndo avanço de ignição.

No caso ou alcool ou gasolina, fica mais fácil. Samurai tem uma taxa razoável de 9,5:1 e uma boa regulagem o faz rodar com alcool sim. Infelizmente o tanque e a bomba nãoforam feitas para alcool e alcool de qualidade ruim vai detonar algumas mangueiras da TBI.

Segundo alguns entendidos do meio eletrônico, um bom chip funciona melhor que os total flex rodando com um combustível (alcool ou gasolina).

A grande questão é que rodando com alcool não vai lhe dar a econômia que quer e ainda vai perder rendimento.

Esqueçam, Samurai é a gasolina e faz 10Km/l e só. Querendo economizar tem que partir para diesel, e ai vem seguros e licenciamento anual muito mais caros. Botando na ponta do lápis o diesel não é tão econômico, a não ser que não se faça seguro, mas são os veículos mais visados para roubo.
Só vou deixar minha opinião em relação ao diesel, pretendo ser claro e sensato. Diesel não é sinônimo de economia, Uma s10 2005 faz em torno de 10 a 12 km/l de diesel e essas 2008 que vem com motor eletrônico (mesmo do troller) não chega nem a 10km/l ficando entre 8 e 9 km/l. Então faça as contas. Se o negócio for economia o Álcool em média vai ficar mais barato. Porquê aqui onde moro o álcool é 1,18 e Diesel 2,15.
Se o Samuka fizer de 6 à 7 km/l tá bom demais. A vantagem do diesel, é torque.....

cRiPpLe_rOoStEr
06/11/2008, 21:31
eu prefiro biodiesel, mas é difícil conseguir puro... mas se quiser passar o samurai para o álcool é melhor adaptar o ap... alguns desmanches vendem o motor sem periféricos por 1500 reais...

cacanakagi
07/11/2008, 08:19
eu prefiro biodiesel, mas é difícil conseguir puro... mas se quiser passar o samurai para o álcool é melhor adaptar o ap... alguns desmanches vendem o motor sem periféricos por 1500 reais...
Sei q é melhor adaptar o ap... Mas qto ao diesel, tenho um posto de combustível e não vejo vantagens em relação à biodiesel no que diz respeito a desempenho... A não ser q seja hippie, natureba, "não à poluição" etc... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

cRiPpLe_rOoStEr
08/11/2008, 02:07
Sei q é melhor adaptar o ap... Mas qto ao diesel, tenho um posto de combustível e não vejo vantagens em relação à biodiesel no que diz respeito a desempenho... A não ser q seja hippie, natureba, "não à poluição" etc... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

justamente esse é o meu interesse pelo biodiesel... assim como o álcool, a emissão de carbono acaba neutralizada no ciclo produtivo, mas a autonomia e a durabilidade do motor são maiores... mas se eu fosse hippie pegava uma kombi...

diogo ludovico
08/11/2008, 10:14
Minha pequena contribuição.
Estou estudando a troca do motor do meu samurai, então estou estudando qual a melhor opção em potencia e custo.
Estou avaliando os motores AP 1.8 MI a alcool/flex um motor 2.5 diesel e um AP1.9diesel (do golf turbo)
Aqui em Goiânia os preços dos combustiveis são em média: A= 1,50 G= 2,57 e D= 2,05

Pegndo um motor AP a alcool (R$ 6.000,00 instalado), estima-se um consumo de 5km/l de alcool
Um motor 2.5 diesel (R$ 10.000,00 instalado), estima-se um consumo de 9km/l de diesel
Um motor AP 1.9(turbo 115cv) (R$ 16.000,00 instalado), estima-se um consumo de 22km/l

Bem, no que se coloca o custo final pelo consumo, de cara nota-se que o alcool é mais barato o km/l, já que está quase a metade da gasolina.
Os 16k gastos par colocar o motor economico e potente do golf argentino, seriam bem empregados já que teria-se um motor com alto torque em baixa rotação e um consumo formidavel, porem.... com a diferença de 10k e com o preço do alcool...daria 6.666 litros, suficientes para rodar 33.333km !:shock:
Sem contar a dor de cabeça de troca de documento, e instalação.

Um motor 2.5, com diferença de 4k, já dá 2.666 litros ou 13.333 km,
O motor AP é facil de adaptar no samurai, e um 1.8 MI monoponto com modulo flex é facil de se achar, o unico aspecto negativo é baixa autonomia, pois com o tanque de 40l do samurai só daria para rodar 200km:putz:

Ainda não finalizei os calculos, e claro que vão muito alem de só combustivel e km/l, tem a quastão da documentação, MO de adaptação etc, tudo isso deve ser levado em conta.

cacanakagi
09/11/2008, 21:12
Minha pequena contribuição.
Estou estudando a troca do motor do meu samurai, então estou estudando qual a melhor opção em potencia e custo.
Estou avaliando os motores AP 1.8 MI a alcool/flex um motor 2.5 diesel e um AP1.9diesel (do golf turbo)
Aqui em Goiânia os preços dos combustiveis são em média: A= 1,50 G= 2,57 e D= 2,05

Pegndo um motor AP a alcool (R$ 6.000,00 instalado), estima-se um consumo de 5km/l de alcool
Um motor 2.5 diesel (R$ 10.000,00 instalado), estima-se um consumo de 9km/l de diesel
Um motor AP 1.9(turbo 115cv) (R$ 16.000,00 instalado), estima-se um consumo de 22km/l

Bem, no que se coloca o custo final pelo consumo, de cara nota-se que o alcool é mais barato o km/l, já que está quase a metade da gasolina.
Os 16k gastos par colocar o motor economico e potente do golf argentino, seriam bem empregados já que teria-se um motor com alto torque em baixa rotação e um consumo formidavel, porem.... com a diferença de 10k e com o preço do alcool...daria 6.666 litros, suficientes para rodar 33.333km !:shock:
Sem contar a dor de cabeça de troca de documento, e instalação.

Um motor 2.5, com diferença de 4k, já dá 2.666 litros ou 13.333 km,
O motor AP é facil de adaptar no samurai, e um 1.8 MI monoponto com modulo flex é facil de se achar, o unico aspecto negativo é baixa autonomia, pois com o tanque de 40l do samurai só daria para rodar 200km:putz:

Ainda não finalizei os calculos, e claro que vão muito alem de só combustivel e km/l, tem a quastão da documentação, MO de adaptação etc, tudo isso deve ser levado em conta.
É Diogo, realmente não é fácil decidir mas achei o custo de ambos, muito alto. Não sabia q sairia tão caro trocar o motor. E no seu caso, o jipe é pra casar né... rsrsrsrsrsrrs....
Há 3 semanas peguei o Samuka Azul, ano 97, 77.000km originais... tá novinho... Tá com os geninhos 1001 com cravos e lift de suspensão e carroceria. Ar gelando legal porém a embreagem não está das melhores... Vou ver o q fazer...

diogo ludovico
10/11/2008, 17:21
Cacá, fique com o samuka original, pois fazendo 10km/l no motor original é pra lá de bom, mais que isso é casar com o carro:mrgreen:
Afinal, se trocar o motor perde-se muito da facilidade de revenda....

cacanakagi
11/11/2008, 10:35
Cacá, fique com o samuka original, pois fazendo 10km/l no motor original é pra lá de bom, mais que isso é casar com o carro:mrgreen:
Afinal, se trocar o motor perde-se muito da facilidade de revenda....
Diogo, fugindo um pouco do assunto, quero melhorar a articulação do meu e pelo que vi vou ter q comprar o kit do Fabio. Mas pra gastar menos, teria algum amortecedor com bom custo benefício q dê um bom curso para o Samurai... Como também, quais molas devo usar nessa adaptação...

diogo ludovico
11/11/2008, 19:25
Infelismente, para ganhar curso só com o kit mesmo, ou chutando o balde como eu fiz:mrgreen:
Acontece que se colocar mola maior vai mexer na angulação (caster, barras etc) e ai começam os problemas.
Amortecedores maiores fariam as molas cairem pois não são presas, só encaixadas, e molas maiores.....ai muda tudo....
No caso do kit do fabil, que sobe de 10 a 15cm, voce pode usar a mola do santana quantum (40cm)que dá quase 8cm de altura em relação ao original, completando o restante com um calço.
Agora infelismente, para ficar bom mesmo só mandando fazer a mola, pois os maior problema não é a altura, e sim achar uma mola alta com no maximo 10cm de diametro.
Atualmente estou usando molas da pampa 4x4, elas tem 50cm de altura por 13,5 de diametro, dão muito curso só que não cabem no suporte original nem a pau.

Voce quer aumentar a suspenção em quanto?

kbca
12/11/2008, 16:45
Pessoal, por onde eu começo pra descobrir pq meu Samurai carburado ta gastando tanto ??
Estou rodando c/ 215/80 R16 e antes tava com as rodas de asfalto q eram acho que 225 ou 235/70 R15 e na média não consegue nem chegar perto de 7Km/litro.
Com as rodas 16" marca em torno de 5 a 5,5 km/l, achei que talvez fosse por causa da diferença de tamanho da roda que marcava a menos no velocímetro, porém com as rodas 15" a diferença é pouca.

diogo ludovico
12/11/2008, 17:16
O velocimetro originalmente está calibrado para o pneu 205/70/15, então veja qual é a diferença do seu pneu/roda para o original e refaça o calculo dos km rodados e km/l.
No meu caso, reduzi em 35% no diferencial, porem uso pneus 33" que alongam em 25%. Resultado, aproximadamente 11% reduzido. Desta forma, quando ando 100km, o velocimetro me mostra 111km, pois o sensor está "rodando" mais que devia.
Refaça os calculos, numero por numero o meu estava fazendo 10km/l, depois que corrigi os 11% caiu para 7,5:parede:

kbca
13/11/2008, 10:01
Minha diferença de acordo com os pneus foram de 11%, o que mesmo assim indica que está consumindo muito mais do que deveria. Com uma tanque de gasolina não consigo ultrapassar 220 Km isso com as rodas 16", convertendo para as rodas 15" (de acordo com os pneus) teria que aumentar 11% e chegar algo proximo de 245 Km com um tanque, portanto chegaria a uns 6 Km/l. O que ainda está muito além do que deveria estar fazendo. Por isso que gostaria de saber por onde começar pra descobrir o porque de todo esse consumo, pois o motor está trabalhando lisinho e tenho andado sem apertar muito pra economizar o máximo.