PDA

Ver Versão Completa : Molas Rota 4x4 - Engesa 6 cilindros gasolina



Ricardo Piovan
09/11/2010, 15:54
Fala pessoal, blz ??

Conversei com o pessoal da Rota 4x4 para compra das molas do Engesa 6 cil.

As molas dianteiras para o gasolina possuem 11 elos, 120 mm de diâmetro, 425 mm de altura e fios de 14,80 mm de espessura.

Minha dúvida: Quando instaladas num Engesa 6 cil, alguém sabe me informar qual a altura que elas ficam ????

Essas molas fornecem um bom curso de suspensão quando usadas junto com amoretcedores do MB 608 ou MB 1113 ???

Um grande abraço a todos.

MaGao
09/11/2010, 22:52
qual o peso do motor de 6cil ?
eu uso no meu a diesel as molas especiais deles.. ficaram muito boas!

amortecedores uso com MB1113..

Abraços,

Ricardo Piovan
10/11/2010, 11:09
Fala Magao, tudo bem ?

Tentei dar uma pesquisada na net sobre o peso do 6 cilindros, e pelo que encontrei, está entre 150 - 180 kg ( bem preciso !! kkkkk ). Me disseram também que é aprox. o mesmo peso de um MWM 2.8

Agora to com medo de instalar essas molas e ficar curto em curso de suspensão ..... e o que eu quero na verdade é curso !!!

Quanto de altura ficaram suas molas especiais ( 450 mm de altura com fio de 15,80 mm certo ??? ) depois de instaladas, com o peso da vtr ???

Abração

Kim
10/11/2010, 11:30
Ricardo!

Para ter um bom curso, estava usando molas da Pampa.

Na foto, uma comparação entre as molas da pampa e traseira do Corcel.
Cada peça do piso tem 40cm x 40 cm.
http://lh6.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SAoVUeY6lAI/AAAAAAAAAw8/lJNC-pb5464/s400/DSC00332.JPG

Aqui. instalando, com amortecedor do 1113.
http://lh3.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SAoVUuY6lCI/AAAAAAAAAxM/XaJ4bbQsqqI/s400/DSC00334.JPG

Aqui, como ficou.
http://lh5.ggpht.com/_FaOIAI9KB0o/SAoXWOY6lRI/AAAAAAAAAzI/vDQD7HKCatw/s400/DSC00349.JPG

Motor 6cil + ar.

Abraços.

Kim.

Ricardo Piovan
10/11/2010, 13:41
Grande Kim !!!!

Eu pensei nessas molas, mas o amigo forista Juninho Bitencour ( CJ-5 Pitbull ) tá com uma configuração muito parecida que a minha no CJ dele, com suspa Engesa, parachoque de ferro, guincho, motor 6 cil. ..... blablabla .... e ele está usando essas molas de Pampa. Conversando com ele, disse que as molas são fracas pra essa configuração, dando fim de curso ( elo com elo ) toda hora !!! Chegou até a instalar uma outra mola dentro ....

Então tava pensando mesmo nas molas da Rota, só que to curioso pra saber quanto que as molas longas do diesel abaixam com o peso da vtr.

Tem tb as molas do Landau, como vc me disse, mas acho que vão ficar muito duras no Pé Grande ....

Abração

Kim
10/11/2010, 20:02
Grande Ricardo!

Sobre as molas dianteiras, se as do opala dão batente, então, observe a espessura do fio.
Pampa é 145mm.
Landau dianteira 165mm.
Engesa traseira 155mm.

Então, deve procurar uma entre 150mm a 160mm de fio.

Pena que as traseiras do engesa são curtas, pois tem 380mm e 8 elos.

Abraços.

Kim.

Luca
10/11/2010, 22:53
Ricardo,

Complementando as informações do Mestre Kim, deixo a experiência que tive com o ViraLatas. Primeiramente usei as molas da Rota, para Engesa com motor diesel. A dianteira do meu jipe ficou impinadíssima. Foram dois trabalhos, montar e desmontar. Nem cheguei a rodar.
Fui à Rota e troquei por um par novinho, especial para Engesa com motor 6 cil GM. Ficou equilibrado. Estou usando esta configuração, com amortecedores Cofap, traseiros de F1000, tipo Repowering.
Às vezes, quando o buraco é mais profundo a pancada é seca. Bate até o documento. Não sei se outro amortecedor daria conta, tendo em vista estes serem os mais rígidos com venda regular. Além disso, tem o curso muito próximo do amortecedor original do Engesa.
Caso vc ainda não tenha lido e tiver maior necessidaade, há muita informação no tópico "Amortecedores Camper e Engesa - MB 1113 ou F4000 ?".
Quanto ao peso do motor do "Opalosauro", 6 cil, também tenho anotação de que ele pesa 180kg, mas não me lembro mais da fonte da informação. Mas tenho certeza de que está correta.
Vou medir a altura da posição e repouso da suspensão, com as molas para GM 6 cil e posto aqui. Peço aguardar.
[]´s

guilhermeabreu
10/11/2010, 23:17
PESSOAL

Tem um tópico só sobre molas nos ENGESAS/CAMPERS , fala de todoas as molas possíveis e imaginárias , todas as medidas das molas e quais as molas mais indicadas para cada motor . Com comprimento , espessura de fio e tiudo mais .

Ricardo Piovan
11/11/2010, 10:56
Fala Luca, blz ???

Valeu pela tabela !!! Já salvei !!!

Agora me fale uma coisa. Qual a altura que a mola da Rota para motor 6 cil. ficou depois de instaladas ??? O curso de suspensão ficou legal ??

Abração

guilhermeabreu
12/11/2010, 19:24
Fala Luca, blz ???

Valeu pela tabela !!! Já salvei !!!

Agora me fale uma coisa. Qual a altura que a mola da Rota para motor 6 cil. ficou depois de instaladas ??? O curso de suspensão ficou legal ??

Abração

RICAROD PIOVAN

As molas DIANTEIRAS da ROTA para ENGESA 6cc tem a mesma espessura de fio das molas originais dos ENGESAS 4cc , ou seja 14,88mm de espessura de fio .

Comprei as 4 molas na ROTA para ENGESA 6cc e ficaram batendo elos da mesma forma que as molas que vieram no ENGESA qdo comprei .

A única solução que encontrei , foi colocar as molas DIANTEIRAS com o fio de mesma espessura das molas traseiras , ou seja 15,8 mm .

Estas molas da ROTA tem de duas medidas , uma com as medidas originais no comprimento e outras especiais , que são mais longas .

As originais tem comprimento de 38cm as dianteiras com fio de 14,88mm e 43,5cm as traseiras com fio de 15,8mm .

As especiais tem comprimento de 43,5cm as dianteiras com fio de 14,88mm e 49cm as traseiras com fio de 15,8mm .

EU COLOQUEI NO MEU ENGESA AS DIANTEIRAS COM 41cm COM FIO 15,8 E AS TRASEIRAS COM 49cm com fio de 15,8mm , hoje eu não consigo bater elo com estas molas , o ENGESA ficou bem mais firme , sem ficar duro demais , o motor do meu é o MWM 198kg . A únca coisa que ficou que eu não agradei , foi que a frente esta levemente mais elevada do que eu queria , TERIA QUE AS MOLAS DIANTEIRAS TEREM 39cm E NÃO OS 41cm que tem , penso em cortar 2cm , mas aí perco o acabamento reto que tem nela .

Mas eu sugiro em colocar molas DIANTEIRAS E TRASEIRAS COM FIO DE 15,8mm ( que eles chamam de 16mm , mas não tem , o correto é 15,8m de espessura do fio ) e as DIANTEIRAS com 39cm e as TRASEIRAS com 49cm .

Luca
14/11/2010, 01:13
...Qual a altura que a mola da Rota para motor 6 cil. ficou depois de instaladas ??? O curso de suspensão ficou legal ??
Ricardo, faço minhas as palavras do sabedor Dr. Guilherme. A suspenção do ViraLatas dá fim de curso, sim. Gostaria de ter mais tempo paara desnvolver melhor a suspensão dele. Tem umas borrachas internas às molas, que servem de batente. Também não é toda hora que bate, tem que ser um valetão.
Com relação à altura, o meu tá com a altura de suspensão, em repouso, de 280 mm. Tenho quase certeza que são as especiasi, de 435 mm. Mas se vc perguntar ao Igor, lá da Rota, acho que ele sabe te dizer com que abertura ficam as molas, depois de montadas.
[]´s

Ricardo Piovan
14/11/2010, 16:26
Fala Guilherme e Luca, tudo bem ??

Agradeço pelas informações !!! Vou acabar ponto as molas especiais do diesel mesmo, as 4 com fio de 15,80 mm. Meu motor é um GM 6 cil, que pesa aprox. o mesmo peso de um MWM, então acho que vai ficar mais ou menos igual ....

Já tentei falar com o Igor várias vezes, mas sempre quem atende é o Luis, e o Igor nunca está. Mas percebi que o Luis não tem muita manha com as molas ... ( cada hora uma informação diferente .... ).

Com relação ao curso da suspa. Ficou bom ????? Articula legal ???? To pensando em por os amortecedores do MB 1113.

Abraços

Luca
14/11/2010, 20:34
... Vou acabar ponto as molas especiais do diesel mesmo, as 4 com fio de 15,80 mm. Meu motor é um GM 6 cil, que pesa aprox. o mesmo peso de um MWM, então acho que vai ficar mais ou menos igual ...
Ricardo, serão dois trabalhos. Fazer e desfazer. Seu jipe vai ficar com a frente olhando prá lua. Eu pensei exatamente o que vc pensou. Não deu certo.
[]´s

Igor Lustosa Goulart
14/11/2010, 22:04
Ricardo, serão dois trabalhos. Fazer e desfazer. Seu jipe vai ficar com a frente olhando prá lua. Eu pensei exatamente o que vc pensou. Não deu certo.
[]´s
Ricardo,
Coloquei na minha Camper com MWM 2.8 TDI + ar, as molas do 6 cilindros e ficou bom. Uso amortecedores MB1113 e o curso é grande, bem maior que os originais. Acho que as molas do diesel no seu Engesa vai ficar duro por falta de peso.
Abç

Ricardo Piovan
15/11/2010, 00:20
Cara, to perdidão !!!!

Tem Engesa 6 caneco que com mola do 6 caneco bate elo com elo, e tem Engesa/Camper diesel que mola do 6 caneco funciona bem ...... a verdade é que a minha vtr hoje com molas de 14,80 estão batento elo .... então acho que vou ter que ir na de 15,80 mm mesmo.
Agora quanto fica de altura a mola de 15,8 mm, especiais da Rota, depois de instaladas ???

E a suspa, articula bem ????

Abraços

MaGao
15/11/2010, 11:44
Fala Magao, tudo bem ?

Tentei dar uma pesquisada na net sobre o peso do 6 cilindros, e pelo que encontrei, está entre 150 - 180 kg ( bem preciso !! kkkkk ). Me disseram também que é aprox. o mesmo peso de um MWM 2.8

Agora to com medo de instalar essas molas e ficar curto em curso de suspensão ..... e o que eu quero na verdade é curso !!!

Quanto de altura ficaram suas molas especiais ( 450 mm de altura com fio de 15,80 mm certo ??? ) depois de instaladas, com o peso da vtr ???

Abração

Fala Ricardo,

tava meio afastado hehe

não cheguei a medir elas.. mais cederam pouco... chuto ai uns 390mm so sei que meu carro ficou mais muito muitooo mais confortavel em relação as que eu tinha que eram de landau..

Abraços,

Rodrigo Ielpo Bastos
15/11/2010, 14:34
Ricardo se seu carro funcionava bemm com essas molas e voce nao trocou motor ou acrescentou outros acessorios, talvez seja importante manter a espessura pois suas molas devem estar cansadas. por isso batem elo com elo as molas iguais porem zero KM nao bateram


Rodrigo Bastos

FernandoPedro
15/11/2010, 17:06
Ricardo,
Como te disse na MP, as molas dianteiras ficaram com +- 40cm e as trazeiras estão com +- 37cm.Pelo que eu verifiquei elas não batem elo, não achei nenhuma marcar entre eles, mas desse jeito a trazeira ficou um pouquinho mais baixa que a dianteira.
Abs

Ricardo Piovan
15/11/2010, 22:53
Fala pessoal, blz ???

As molas de Landau realmente devem ficar muito duras !!! Essas já refuguei !! Já as minhas molas atuais de 14,80 mm, acho que são muito moles !! E como as especiais da Rota baixam por volta de 5 - 6 cm, acho que vou por essas mesmo, só que to pensando em por as dianteiras da Rota na dianteira e na traseira da minha vtr.

Agradeço muito pelas dicas !!

Abração !!

guilhermeabreu
15/11/2010, 23:44
Ricardo se seu carro funcionava bemm com essas molas e voce nao trocou motor ou acrescentou outros acessorios, talvez seja importante manter a espessura pois suas molas devem estar cansadas. por isso batem elo com elo as molas iguais porem zero KM nao bateram


Rodrigo Bastos

RODRIGO IELPO BASTOS

Qdo comprei o ENGESA 4cc e andei com ele um bom tempo , depois que coloquei o MWM 2.8 que tem paraticamente o mesmo peso do opala 6cc a frente batia elo com elo , daí qdo estive pessoalmente com o ÍGOR na ROTA 4X4 , perguntei a ele o que deveria fazer , ele me sugeriu as molas ESPECIAIS que são usadas nos ENGESAS com motor OPALA 6cc , comprei as 4 molas com ele .

Logo pensei que as molas que veio no ENGESA estavam realmente CANSADAS , e para minha surpresa , após 6 meses de uso as molas ESPECIAIS estavam da mesma altura das molas que eu havia retirado e BATIA ELO COM ELO .

FOI POR ÍSTO QUE RESOLVÍ A PARTIR PARA AS MOLAS DIANTEIRAS COM FIO DE 15,8mm IGUAIS AS TRASEIRAS , QUE ELES CHAMAM DE 16mm E RESOLVÍ EM DEFINITIVO ESTE PROBLEMA DE MOLAS BATEREM ELO COM ELO . AGORA PASSO EM DEPRESSÕES E/OU VALETAS E NÃO BATE NADA .

A ÚNICA RESSALVA QUE FAÇO É DE QUE AS MOLAS QUE COMPREI PARA A TRASEIRA SÃO DE 49cm E AS DIANTEIRAS COM 41cm E A FRENTE FICOU UM POUCO , LEVEMENTE MAIS ALTA , NESTE CASO AS MOLAS DIANTEIRAS DEVERIAM TER 39CM PARA FICAR COMO DEVE , ou seja com a frente ligeiramente mais baixa , como em todos os carros de fábrica .

ABRAÇO

Rodrigo Ielpo Bastos
16/11/2010, 11:16
mas se ele nao trrocou o motor nao tem porque bater acho que o a gasolina com molas de 15,8 vai ficar duro

Rodrigo Bastos

guilhermeabreu
17/11/2010, 22:31
mas se ele nao trrocou o motor nao tem porque bater acho que o a gasolina com molas de 15,8 vai ficar duro

Rodrigo Bastos

RODRIGO

Ele esta citando que vai colocar o motor opala 6cc , e com ísto vai bater elos , pois o 6cc tem o mesmo peso do MWM 2.8 .

Como citei , qdo estava com motor opala 4cc , não batia elo , mas com o MWM , batia e com o opala 6cc com certeza vai bater elo .