Ver Versão Completa : Quero adaptar meu TR4
Claus.Campos
08/11/2010, 20:41
Olá companheiros.
Tenho um TR4 ano 2005 automático e motor a gasolina, gostaria de transforma-lo em diesel; Pergunto aos companheiros do forum se isso é possível, qual o motor que deveria usar, se teria que mudar mais alguma coisa além do motor e, quanto eu iria gastar em dinheiro nessa transformação??? Se alguém puder me ajudar, desde já fico muito grato.
Um grande abraço do amigo.
Claus. :pensativo:
Sempre pensei nisso também.
Mas vendo o preço de motores a diesel novos, desanimei!
Vamos ver se alguém tem uma idéia...
embora seja novo no mundo 4x4
igualmente já pensei nesta possibilidade, porém, acho que a lei não autoriza, embora tenha reduzida, acho que não pode alterar...mesmo pq não existe nenhum TR4 com motor diesel
de qualquer modo, acredito que basta pesquisar no Detran, que eles informam
abs
Kappa GB
09/11/2010, 08:24
Alterar vc pode, alias da pra fazer praticamente qualquer coisa, só precisa de um bom despachante! hehe
Agora uma TR4 diesel de fabrica iria ser show de bola, pena a miti nunca explorar esse mercado!
Minha sugestão de motor seria o cummins 5.9l igual oq equipa as dodge ram! rsrs
[]´s
Paulo
Caraca! 5.9l Diesel ia ficar muito forte!! Essa foi uma boa sugestão!:palmas:
Agora, eu acho que se você não se preocupa com a revenda do carro a idéia pode até ser boa para algumas boas brincadeiras, mas isso desvaloriza total o carro, não acham?
Eu realmente acho que o motor da TR4 poderia ser mais forte (e o consumo permanecer o mesmo, porque já é alto).
Se for fazer avisa como que ficou! Fiquei curioso pra saber!
Abraço!
uvantuil
09/11/2010, 10:12
Nos post sobre o tracker e gran vitara.. fiquei sabendo de um que foi adaptado um MWM DIESEL e ficou porrada.....
segue link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=57151&highlight=Tracker%2FGV+DIESEL
logo penso que se conseguir um bom mecânico que possa verificar capacidade do chassi, lata, espaço do cofre...
poderia tentar....
adaptar o tr4 a diesel...
vi uma l200 que o cara trocou o mit pelo mwm....
O link para as fotos daquele topico não está funcionando!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=894536&posted=1#post894536
Alguém consegue acessar?
uvantuil
09/11/2010, 10:50
Segundo quem postou a adapta....
"1- Sim pode ser instalado numa gasolina com certeza!
2- Não vai ser usado em trilhas, nó máximo estradas de terra!
3- Dificil explicar, mas vc pode tirar suas prróprias conclusões: Torque sobrando o tempo todo, potencia sobrando o tempo todo, na estrada é só 5º direto, ultrapassagem é só afundar o pé!
4- Consumo comigo dirigindo (pé pesado) em torno de 10 KM, já o proprietário alega que está fazendo em média 13.5 a 14 KM litro porém eu acho que ele está exagerando, mas....
5- Peso: 37 Kilos a mais!
6- Valor investido em Torno de R$ 16.000,00 Incluso tudo, de motor a ar condicionado!"
"O Consumo é o que mais me surpreende, está fazendo em torno de 12 a 13 na cidade e 16 a 17 KM Litro na estrada! Sensacional!!!"
Agora as fotos realmente eu nao consegui achar novamente....
conforme o post do AFONSO CARLOS, pelo q entendi ele tem uma oficina....
Realmente o consumo é impressionante! Ficou muito bom!
Claus.Campos
09/11/2010, 11:31
Segundo quem postou a adapta....
"1- Sim pode ser instalado numa gasolina com certeza!
2- Não vai ser usado em trilhas, nó máximo estradas de terra!
3- Dificil explicar, mas vc pode tirar suas prróprias conclusões: Torque sobrando o tempo todo, potencia sobrando o tempo todo, na estrada é só 5º direto, ultrapassagem é só afundar o pé!
4- Consumo comigo dirigindo (pé pesado) em torno de 10 KM, já o proprietário alega que está fazendo em média 13.5 a 14 KM litro porém eu acho que ele está exagerando, mas....
5- Peso: 37 Kilos a mais!
6- Valor investido em Torno de R$ 16.000,00 Incluso tudo, de motor a ar condicionado!"
"O Consumo é o que mais me surpreende, está fazendo em torno de 12 a 13 na cidade e 16 a 17 KM Litro na estrada! Sensacional!!!"
Agora as fotos realmente eu nao consegui achar novamente....
conforme o post do AFONSO CARLOS, pelo q entendi ele tem uma oficina....
Obrigado Amigo pela sua dica, vou procurar o AFONSO CARLOS para saber com ele como terei que fazer...Valeu pela informação. ABS. Claus.
Claus, só não esquece de postar o resultado com fotos aqui pra gente! :-D
uvantuil
09/11/2010, 11:35
lembrando que foi uma adapta no tracker.. logo tr4 seria algo inedito a meu conhecimento....
Claus.Campos
09/11/2010, 11:41
Alterar vc pode, alias da pra fazer praticamente qualquer coisa, só precisa de um bom despachante! hehe
Agora uma TR4 diesel de fabrica iria ser show de bola, pena a miti nunca explorar esse mercado!
Minha sugestão de motor seria o cummins 5.9l igual oq equipa as dodge ram! rsrs
[]´s
Paulo
Sua sugestão de motor é algo realmente genial, pena que a MITSU não viu isso!!! Vamos fazer um protesto aqui, quem sabe o próximo projeto do TR4 não seja um carro a diesel??? ABS. Claus
Claus.Campos
09/11/2010, 11:44
Claus, só não esquece de postar o resultado com fotos aqui pra gente! :-D
Deixa comigo... Conto pra vc e pra todo mundo do FORUM rsrsrs
Kappa GB
09/11/2010, 22:04
Estava procurando fotos de painel de tr4 de outros lugares do planeta e acabei reparando que a maioria das fotos são de tr4 diesel, vem escrito GDI na grade dianteira...
Ae vi uma info de uma, não sei o ano, o motor diesel era um 2.0 injeção direta com 129cv.
Esse motor na tr4 deve ser um tesão, uma pena a miti não trazer isso pro br...
[]'s
Paulo
Claus.Campos
10/11/2010, 12:25
Estava procurando fotos de painel de tr4 de outros lugares do planeta e acabei reparando que a maioria das fotos são de tr4 diesel, vem escrito GDI na grade dianteira...
Ae vi uma info de uma, não sei o ano, o motor diesel era um 2.0 injeção direta com 129cv.
[]'s
Paulo
Se vc souber qual o motor usado nesse TR4 Americano, me diz que eu posso tentar trazê-lo para o Brasil já que eu trabalho com importação, só preciso saber qual é o tipo de motor, se tem nº de identificação, qual é a marca expecífica e se existe algum tipo de identificação para que não seja importado o material errado; Se souber de algo, por favor me fale.
Grato.
Um grande ABS. Claus.
Carlo_TR4Flex
10/11/2010, 19:18
[]'s
Paulo
GDI=Gasoline Direct Injection
http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline_direct_injection
Quanto a adaptação para o diesel já me informei um tempo atras e fui informado que é possivel. Só depende do espaço do motor.
Carlo_TR4Flex
10/11/2010, 19:27
Se vc souber qual o motor usado nesse TR4 Americano, me diz que eu posso tentar trazê-lo para o Brasil já que eu trabalho com importação, só preciso saber qual é o tipo de motor, se tem nº de identificação, qual é a marca expecífica e se existe algum tipo de identificação para que não seja importado o material errado; Se souber de algo, por favor me fale.
Grato.
Um grande ABS. Claus.
Claus,
Outra alteração maluca que eu estive pesquisando é a troca do cabeçote do nosso motor que é o 4G94 pelo do 4G92 MIVEC. Com o novo cabeçote MIVEC o 4G94 fica melhor no torque em baixa, potencia em alta e economia em velocidade cruzeiro. Só que é na Australia que tem estes motores rodando no Lancer antigo. Se vc tiver como trazer os cabeçotes eu sirvo de cobaia na adaptação.
valeu
Kappa GB
10/11/2010, 20:41
Gente, desculpa eu me enganei.
Realmente eu li GDI mesmo mas acabei ligando a diesel e inclusive no site que li a info esta escrito injeção direta de gasolina mesmo, mas lendo na pressa e com o diesel na cabeça acabei lendo diesel tambem.
Foi nesse site aqui: http://www.cochesymascoches.com/articulo-1989.html
[]´s
Paulo
Olhando o cofre do motor da TR4 acho que o motor da L200 deva servir sem muito esforço (tenho os dois e dei uma olhada). Agora uma coisa que deve ser levado em conta é a questão da capa seca, peça que vai entre o motor e o cambio, sua adaptação é muito sensível no meu ponto de vista, fora questões sobre a transmissão. Digo isso, pois meu pai fez algumas adaptações, F350 com motor MB1313, MWM, MB608; F75 com motor de Opala; Jeep com motor de Opala, AP; entre outras.
Abraços,
Kappa GB
10/11/2010, 22:57
É, o maior problema de aumentar muito o torque, seja trocando o motor ou qualquer outra forma, é saber se o restante do conjunto vai aguentar, no caso cambio, embreagem, diferenciais etc...
Precisaria tentar descobrir se esse conjunto da TR4 é usado em algum outro veiculo com mais torque ou qual os numeros maximos que o fabricante desses componentes recomenda.
[]'s
Paulo
DieselPower
14/11/2010, 16:02
Acredito que seria possível legalmente a troca de combustível, visto que ela possui 4x4 e reduzida (uma das exigencias).
Já o motor mais indicado, na minha opinião, seria o VW 1.9 TDI, que equipa o Golf Europeu e que é encontrado com certa facilidade no BR, por ser leve e oferecer boa dose de potencia e torque. Daqui a alguns anos, começa a aparecer o motor da Amarok, que seria perfeito!
Já o 4D56, acredito que não serve, além de ser mais pesado e com (bem) menos potencia.
Robertux
16/11/2010, 14:50
Não entendo nada de Mitsubishi, comprei minha TR4 Flex 2008 no sábado passado (13/11) e devo pegá-la depois de amanhã (quinta 18/11), então pode ser que esteja falando bobagem.
Com relação à legislação não vejo problemas pois ela é um off-road legítmo, com tração nas 4 rodas, caixa de reduzida, altura do solo, além disso tinhamos a Chevrolet Tracker e a Kia Sportage (antiga) que tinham as mesmas características e eram diesel de fábrica.
Com relação ao motor, acho que o HPE da Pagero Sport ou da L200 deve ser, se não totalmente, quase plug and play, pelo menos essa seria a lógica, mas como disse anteriormente eu não conheço nada de Mitsubishi e pode ser que sejam totalmente incompatíveis.
uvantuil
09/03/2011, 08:23
Seria possivel adaptar um ecotec 1.7 diesel (GM) numa TR4?
Vi um motor desse na crestana.
Procurei rapidamente um dos carros que usam ele (argentinos - MERIVA, MONTANA, ASTRA).
Será que o ECOTEC daria conta da TR4?
Valeria a pena o investimento?
Carlos A. C. Azevedo
09/03/2011, 08:42
Seria possivel adaptar um ecotec 1.7 diesel (GM) numa TR4?
Vi um motor desse na crestana.
Procurei rapidamente um dos carros que usam ele (argentinos - MERIVA, MONTANA, ASTRA).
Será que o ECOTEC daria conta da TR4?
Valeria a pena o investimento?
Cara, só seria mesmo bom, se voce quisesse ficar com o carro por um bom tempo, tempão mesmo, já viu quanto custa só um motor desses? fora o acoplamento como ficaria no cambio? já imaginou como ficaria a pare eletrica/eletronica? fora a mão de obra que não é qualquer um faz um serviço desses.
Desculpa ser tão negativo, mas isso só serviria se voce gostar mesmo desse carro e quiser ficar um bom tempo com ele... isso é a minha opnião espero que entenda:concordo:
uvantuil
09/03/2011, 08:51
Cara, só seria mesmo bom, se voce quisesse ficar com o carro por um bom tempo, tempão mesmo, já viu quanto custa só um motor desses? fora o acoplamento como ficaria no cambio? já imaginou como ficaria a pare eletrica/eletronica? fora a mão de obra que não é qualquer um faz um serviço desses.
Desculpa ser tão negativo, mas isso só serviria se voce gostar mesmo desse carro e quiser ficar um bom tempo com ele... isso é a minha opnião espero que entenda:concordo:
Carlos, Obrigado pela resposta.... hehe sem qualquer grilo o fórum é para saudáveis discussões para chegar à algum lugar.... rs
Vlw ae novamente!!!
SAPO-BOMBA
09/03/2011, 13:56
Se for o Ecotec que tem no Mercado Livre, acredito que a TR4 vá ficar muito lerdinha... A não ser que turbine esse Ecotec.
O motor parece ser durável, a julgar pelos GM 1.8 e 2.0 que equipam os carros dela...
Além do que investir num motor desses pra uma TR4, que é um carro relativamente novo... sei não.
Eu preferiria vender a TR4 e ir atrás de outro jipinho ( ou jipão ) diesel de fábrica, como o Grand Vitara ou a Tracker, ou pegar logo uma Pickup 4x4
gilsonm012
09/10/2012, 13:51
Colegas Foristas,
Eu gostaria de receber comentários dos senhores sobre um possível projeto, descrito a seguir:
Eu quero “montar” um bom veículo 4x4, pra uso diário e para algumas trilhas leves, talvez intermediárias, mas gostaria que fosse diesel, relativamente confortável, pequeno, tivesse 4 portas e tivesse câmbio automático, porta malas não interessa. O atual carro da família é um Toyota RAV4 e deve continuar sendo.
Um Pajero TR4 atenderia parte de meus requisitos, pois tem 4 portas, é pequeno e tem câmbio automático, relativo conforto e poderia receber lifts, protetores, parachoques de aço e outros mais, porém não é diesel e gasta muito combustível. Sei que talvez uma L200 outdoor HPE AT ou um Pajero FULL, atenderiam meus requisitos (embora sejam grandes) mais facilmente, mas penso em algo realmente personalizado.
Sendo específico, não tenho o motor e nem a TR4, mas tenho a vontade de partir pra um projeto específico, demorado e caro (tenho consciência disso), felizmente tenho as condições financeiras para adquirir a viatura, o motor e arcar com os custos de adaptação, mas antes de me decidir por tal, queria saber um pouco mais em como seria tal adaptação. Entendo pouco de mecânica, mas sou curioso e estudioso, e por isso quero aprender com este meu projeto. Minha idéia seria comprar uma TR4 2008 ou 2009 para a preparação e adaptação, isso em função do modelo que mais me agrada.
Então pergunto-lhes:
Você acha que a colocação do motor de L200 (2.5) diesel seria viável no TR4 com câmbio AT (ouvi dizer que o câmbio AT é o mesmo)?
Haveria espaço suficiente no cofre do motor?
O casamento motor câmbio seria complicado ou não?
E a eletrônica envolvida? Seria problema ou a maioria dos controles e interface entre câmbio e motor é mecânica?
Você acredita que o resultado final ficaria bom? Em termo de torque, potência e resultado final?
Além de suspensão que teria que ser refeita/recalibrada, o que mais você vê como necessário?
E o que mais poderia se apresentar como grandes problemas (nesse momento, não estou preocupado com a legalização junto aos órgãos de trânsito)?
Você conhece alguém/alguma empresa próximo a Marília/SP ou Uberlândia/MG que tenha conhecimento, condições e interesse em uma empreitada como essa?
Você tem idéia dos custos envolvidos (mesmo que superficiais – o famoso chute)?
Desde já agradeço aos colegas pelas respostas vindouras.
Gilson
uvantuil
09/10/2012, 16:52
cara tem um brother aqui do forum que adaptou um mwm numa tracker diesel acho que ele pode ajudar vc na empreitada.
Imperador!
09/10/2012, 18:44
Antes de mais nada, veja se o motor cabe no cofre da TR4, porque eu tenho a impressão que não dá não.
E em segundo lugar, lembre-se que vai precisar reforçar toda a suspensão dianteira, pois o motor diesel é bem mais pesado.
pajero tr4 2009 na faixa de 40k mais no minimo 20k da daptaçao, 60k - 70k de gasto...
com esse valor da pra escolher varios modelos de 4x4 a diesel sem ter nenhum tipo de dor de cabeça, e nao se iluda a tr4 nao tem nada de confortavel ...
JanioSilva
10/04/2015, 12:28
Olá..
Alguma atualização do projeto de mudança para diesel? tenho interesse bastante nisso...
A minha intenção é fazer uma mudança não não interessando a inviabilidade.
Só quero uma tr4 com motor diesel.
Inspetor22
11/04/2015, 06:18
Eu acho esse tipo de adaptação uma doideira! Pois dará um trabalho monstro, custo bem alto e o resultado final pode ser que não seja lá essas coisas... Melhor botar um GNV na TR4 e vai gastar somente 2 mil reais! Vai gastar muito menos e o resultado final será praticamente o mesmo: um carro super economico! Só que de baixo custo de manutenção.
A não ser que vc mesmo vá meter a mão no carro e esteja atrás de algo para preencher seu tempo livre. Mas mesmo assim é um risco enorme de não dar certo... Lembre-se que são muuuuuitas coisas "a se acertar", muitos detalhes, muitas pequenas peças a se mandar fazer especialmente para resolver varios pequenos problemas que vão aparecendo na adaptação.
JanioSilva
11/04/2015, 16:28
O custo para se colocar um Mwm 2.8 Turbo Intercooler na TR4 vai ser em torno de R$ 18.000,00 e o o retorno é um carro mais econômico, muito mais forte, a motorização será a mesma dos trollers 2005. Só que não quero um troller. E a estrutura delas aguenta o motor tranquilamente.
gilsonm012
13/04/2015, 13:29
Olá..
Alguma atualização do projeto de mudança para diesel? tenho interesse bastante nisso...
A minha intenção é fazer uma mudança não não interessando a inviabilidade.
Só quero uma tr4 com motor diesel.
O projeto não evoluiu, acabei achando que não valeria a pena, parti para ouro projeto.
Boa sorte nessa empreitada, e se tocar o seu projeto compartilhe aqui, gostaria de ver o passo a passo. Até mais.
andrevignatti
27/12/2015, 22:52
Se for o Ecotec que tem no Mercado Livre, acredito que a TR4 vá ficar muito lerdinha... A não ser que turbine esse Ecotec.
O motor parece ser durável, a julgar pelos GM 1.8 e 2.0 que equipam os carros dela...
Além do que investir num motor desses pra uma TR4, que é um carro relativamente novo... sei não.
Eu preferiria vender a TR4 e ir atrás de outro jipinho ( ou jipão ) diesel de fábrica, como o Grand Vitara ou a Tracker, ou pegar logo uma Pickup 4x4
Se eu instalo um motor diesel na minha tr4 eu rasgo o recibo de compra e venda... Quero colocar um motor diesel nela..
andrevignatti
27/12/2015, 22:55
Já pensei no motor e caixa da l200... Tenho q tirar as medidas dos calços e tudo mais aonde a alavanca vai ficar.... Compra uma batida no leilão e retirar as peças .... Fala sério se for possível o carro não terá preço.....
pattrickmiller
28/12/2015, 10:49
Já pensei no motor e caixa da l200... Tenho q tirar as medidas dos calços e tudo mais aonde a alavanca vai ficar.... Compra uma batida no leilão e retirar as peças .... Fala sério se for possível o carro não terá preço.....
Seria interessante mesmo, se tivesse alguém fazendo isso com garantia eu faria também...
Porém, não sei se cabe, já que com o motor original já quase não temos espaço pra uma simples troca de lampada...
SymMartins
28/12/2015, 10:50
achei interessante a ideia de colocar um motor a dísel na tr4 mas o investimento seria bem alto!!! teria que casar com o carro!!! Alguém já pensou em colocar um motor mwm da série sprint 4.08 tce? um amigo mecânico q sugeriu fazer esta loucura! será q cabe? hehehe Vou acompanhar o tópico!
Poe motor e cambio. Apesar de eu nao gostar de motor diesel Mitsubishi, acho que ficaria bom usar motor e cambio de uma L200. Acho que pros leigos, numa futura venda, fica ate mais facil porque eh da mesma marca.
Um motor bom, pequeno, forte e economico eh o VW 1.9 Turbo. Acha-se dele por 8 mil. E da conta do recado. Evita usar motor eletronico. Eh uma dor de cabeca sempre, começando pela instalaçao.
Já fizeram essa adaptação do VW 1.9 na TR4. Tem vídeo no Youtube: PAJERO TR4 COM MOTOR AP DIESEL 1.9 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=J96SF6M96vs)
Funciona tudo. Tração, ar, RPM. O dono diz no vídeo que faz 18km/L.
Lá no YT tb tem um vídeo mostrando uma que diz ter o 3.2 da Triton. Mas com é preparada pra trilha, deve ter feito cortes internos pra caber. Não achei muita informação sobre: TR4Monster + Motor L200 Triton (Pajero TR4) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=8czfkjvKAc4)
adriano84
06/07/2021, 10:26
Acompanhando o tópico, alias uma adaptação que quero saber mais detalhes também é sobre o motor 3.2 da Triton na Pajero Sport 2.8, seria um tópico legal.
Sobre a Pajero TR4 com motor diesel, se pesquisar com calma vamos Pajeros IO's ou TR4 mais antigas com motor fundido por preços baixos no Facebook ou OLX. Acredito que um projeto desse seria viável, trocando o motor para o 4D56 ou mesmo um MWM 2.8. O problema que vejo diz respeito a documentação, seria possivel a troca do motor e do combustivel no documento?