Ver Versão Completa : Direção hidráulica da s-10 no engesa/camper
guilhermeabreu
08/11/2010, 19:47
AMIGOS
Abrí este novo tópico pq ví alguem falar da limitação do giro desta caixa no ENGESA e não consigo achar onde lí , logo vamos falar agora neste tópico e fica mais fácil de achar .
VAMOS LÁ ENTÃO :
Como todos já sabem , coloquei a dir.hid. da S-10 no meu ENGESA para poder colocar um radiador maior para RESOLVER EM DEFINITIVO O PROBLEMA DO SUPERAQUECIMENTO que eu tinha com o motor MWM 2.8 e foi RESOLVIDO MUITO BEM POR SINAL .
Mas criei outro problema que foi de diminuir o exterço do meu ENGESA que bosta , é uma merda vc estar acostumado a girar BEM com o ENGESA e depois deste trampo vc ficar MUITO LIMITADO EM VIRAR EM RETORNO NUMA PISTA DUPLA , " ELE NÃO FAZ DE UMA SÓ VEZ " imaginam o transtorno num transito pesado e vc lá no meio da rua tendo que dar marcha a ré para fazer o retorno , JÁ ESTOU FICANDO ALUCINADO com esta bosta .
Ví aqui relatos de uns dois ou tres dizerem que esta caixa TEM UMA REGULAGEM INTERNA que faz com que o giro aumente , ou seja que faça a caixa dar mais giro ( 2 voltas e 50' é o que ela faz ) do que ela dá , a do opala dava 3 VOLTAS E 40' , era uma beleza .
MAS HOJE FALEI COM UM RAPAZ QUE SÓ TRABALHA COM DIREÇÃO HIDRÁULICA HA 9 ANOS , VIVE SÓ DESTE TRABALHO , TEM UMA OFICINA PRÓPRIA ENORME E DISSE QUE NÃO EXISTE ESTA POSSIBILIDADE , QUE NÃO CONHECE ESTA REGULAGEM INTERNA , ELE NUNCA VIU ESTA POSSIBILIDADE NESTA CAIXA DA S-10 .
CONCLUSÃO ??????????
Só tem uma saída que é em CRESCER O COMPRIMENTO DO PÍTMAN .
ROGERIO , esquecí de dizer que nós converssamos a respeito , mas hoje falei com o GUSTAVO que repetiu tudo que vc falou .
RogérioNunes
08/11/2010, 20:16
Já abrí e reparei caixas de DH de ômega/opala, S10 e afirmo categoricamente que esses batentes que permitem regular o curso dessas caixas não existem.
AMIGOS
Abrí este novo tópico pq ví alguem falar da limitação do giro desta caixa no ENGESA e não consigo achar onde lí , logo vamos falar agora neste tópico e fica mais fácil de achar .
VAMOS LÁ ENTÃO :
Como todos já sabem , coloquei a dir.hid. da S-10 no meu ENGESA para poder colocar um radiador maior para RESOLVER EM DEFINITIVO O PROBLEMA DO SUPERAQUECIMENTO que eu tinha com o motor MWM 2.8 e foi RESOLVIDO MUITO BEM POR SINAL .
Mas criei outro problema que foi de diminuir o exterço do meu ENGESA que bosta , é uma merda vc estar acostumado a girar BEM com o ENGESA e depois deste trampo vc ficar MUITO LIMITADO EM VIRAR EM RETORNO NUMA PISTA DUPLA , " ELE NÃO FAZ DE UMA SÓ VEZ " imaginam o transtorno num transito pesado e vc lá no meio da rua tendo que dar marcha a ré para fazer o retorno , JÁ ESTOU FICANDO ALUCINADO com esta bosta .
Ví aqui relatos de uns dois ou tres dizerem que esta caixa TEM UMA REGULAGEM INTERNA que faz com que o giro aumente , ou seja que faça a caixa dar mais giro ( 2 voltas e 50' ) do que ela dá , a do opala dava 3 VOLTAS E 40' , era uma beleza .
MAS HOJE FALEI COM UM RAPAZ QUE SÓ TRABALHA COM DIREÇÃO HIDRÁULICA HA 9 ANOS , VIVE SÓ DESTE TRABALHO , TEM UMA OFICINA PRÓPRIA ENORME E DISSE QUE NÃO EXISTE ESTA POSSIBILIDADE , QUE NÃO CONHECE ESTA REGULAGEM INTERNA , ELE NUNCA VIU ESTA POSSIBILIDADE NESTA CAIXA DA S-10 .
Guilherme, meu pai teve uma Blazer 2.2 gasolina 96 que o esterço era muito limitado... hoje, ele tem uma S-10 2.8 4x4 diesel 2000 que o esterço é muito melhor... eu achei que a caixa fosse até diferente...
guilhermeabreu
08/11/2010, 20:41
Guilherme, meu pai teve uma Blazer 2.2 gasolina 96 que o esterço era muito limitado... hoje, ele tem uma S-10 2.8 4x4 diesel 2000 que o esterço é muito melhor... eu achei que a caixa fosse até diferente...
JOÃO R.
Vc falando ísto , me veio na ideia do dia que comprei a minha caixa da S-10 , eu ví o cara tirar e a S-10 era a gasolina , vou pesquizar para ver se tem diferença entre a S-10 gasolina e da S-10 díesel , acho pouco provável , mas com seu relato , tenho que ver .
Obrigado pela dica , mas ainda acho pouco provável que uma montadora iria utilizar dois tipos de caixa para um mesmo carro .
Dr. Guilherme!
Parabéns pela iniciativa, será muito útil para tudos, não somente quem tem setor de S10.
Se não me engano, esse assunto foi discutido no tópico do MaGao ou Cáster.
Aqui será melhor, pois será próprio.
Bem, como citei no outro tópico, ainda não usei, não sei o comportamento, mais assim que rodar, passarei todas as informações.
Dr. Fui a uma loja que trabalha com isso aqui, o sobrenome do cara é Cavasin!!!!:shock: :putz: :mrgreen: :mrgreen:
Ele é meio aparentado!!!
Ele falou que alguns modelos tem o tal batente, mais o modelo S10 não.
Abraços.
KimCavazin.
RogérioNunes
08/11/2010, 22:26
Ele não sabe dizer quel é o modelo que tem?
Dr. Guilherme!
Parabéns pela iniciativa, será muito útil para tudos, não somente quem tem setor de S10.
Se não me engano, esse assunto foi discutido no tópico do MaGao ou Cáster.
Aqui será melhor, pois será próprio.
Bem, como citei no outro tópico, ainda não usei, não sei o comportamento, mais assim que rodar, passarei todas as informações.
Dr. Fui a uma loja que trabalha com isso aqui, o sobrenome do cara é Cavasin!!!!:shock: :putz: :mrgreen: :mrgreen:
Ele é meio aparentado!!!
Ele falou que alguns modelos tem o tal batente, mais o modelo S10 não.
Abraços.
KimCavazin.
Eu vou conferir qdo chegar em casa, mas pode ter diferenca entre a caixa ou pitman das 4x2 vs as 4x4.
As S10 e Blazer 4x4 esterçam bem pouco.
Tecnica
no caso do meu pai era Blazer 2.2 4x2 que esterçava menos e hoje a S-10 2.8 4x4 que tem um jogo muito melhor... é nítido.
[]s.
RogérioNunes
09/11/2010, 14:44
Dr, ontem depois que lí o tópico me ocorreu a seguinte pergunta: Embora a caixa do opala dê mais voltas de batente a batente que a S10 será que o deslocamento do eixo de saída é o mesmo?
Hj peguei uma caixa de ômega e outra de S10 prendí numa morça e girei até o fim de curso.Nesse ponto fiz uma marcação e depois improvisei, com uma base do relógio comparador,um indicador para ter mais precisão na medição e como eu suspeitava o curso das duas é o mesmo.
AMIGOS
Abrí este novo tópico pq ví alguem falar da limitação do giro desta caixa no ENGESA e não consigo achar onde lí , logo vamos falar agora neste tópico e fica mais fácil de achar .
VAMOS LÁ ENTÃO :
Como todos já sabem , coloquei a dir.hid. da S-10 no meu ENGESA para poder colocar um radiador maior para RESOLVER EM DEFINITIVO O PROBLEMA DO SUPERAQUECIMENTO que eu tinha com o motor MWM 2.8 e foi RESOLVIDO MUITO BEM POR SINAL .
Mas criei outro problema que foi de diminuir o exterço do meu ENGESA que bosta , é uma merda vc estar acostumado a girar BEM com o ENGESA e depois deste trampo vc ficar MUITO LIMITADO EM VIRAR EM RETORNO NUMA PISTA DUPLA , " ELE NÃO FAZ DE UMA SÓ VEZ " imaginam o transtorno num transito pesado e vc lá no meio da rua tendo que dar marcha a ré para fazer o retorno , JÁ ESTOU FICANDO ALUCINADO com esta bosta .
Ví aqui relatos de uns dois ou tres dizerem que esta caixa TEM UMA REGULAGEM INTERNA que faz com que o giro aumente , ou seja que faça a caixa dar mais giro ( 2 voltas e 50' é o que ela faz ) do que ela dá , a do opala dava 3 VOLTAS E 40' , era uma beleza .
MAS HOJE FALEI COM UM RAPAZ QUE SÓ TRABALHA COM DIREÇÃO HIDRÁULICA HA 9 ANOS , VIVE SÓ DESTE TRABALHO , TEM UMA OFICINA PRÓPRIA ENORME E DISSE QUE NÃO EXISTE ESTA POSSIBILIDADE , QUE NÃO CONHECE ESTA REGULAGEM INTERNA , ELE NUNCA VIU ESTA POSSIBILIDADE NESTA CAIXA DA S-10 .
CONCLUSÃO ??????????
Só tem uma saída que é em CRESCER O COMPRIMENTO DO PÍTMAN .
ROGERIO , esquecí de dizer que nós converssamos a respeito , mas hoje falei com o GUSTAVO que repetiu tudo que vc falou .
Roger!
Menos volta do volante, com o mesmo curso de pitman????
RogérioNunes
09/11/2010, 18:16
Facim...o passo do parafuso nas caixas da S10 é maior(suponho) fazendo com que se necessite de menos volta pra percorrer o mesmo espaço.
Simplificando a coisa sem mencionar a parte hidráulica, o eixo de entrada da caixa na verdade é um parafuso sem fim por onde se deslocam as esferas e o pistão e de acordo com o passo desse parafuso vc tem mais ou menos voltas de batente a batente.
Roger!
Menos volta do volante, com o mesmo curso de pitman????
RogérioNunes
09/11/2010, 18:22
"ROGERIO , esquecí de dizer que nós converssamos a respeito , mas hoje falei com o GUSTAVO que repetiu tudo que vc falou" .
Dr. eu não ouví ninguém falar nem lí em lugar nenhum.Já abrí várias dessas caixas pra troca de retentores por isso não tenho dúvidas.
abraço
Facim...o passo do parafuso nas caixas da S10 é maior(suponho) fazendo com que se necessite de menos volta pra percorrer o mesmo espaço.
Simplificando a coisa sem mencionar a parte hidráulica, o eixo de entrada da caixa na verdade é um parafuso sem fim por onde se deslocam as esferas e o pistão e de acordo com o passo desse parafuso vc tem mais ou menos voltas de batente a batente.
Exato. Assim define a relacao de desmultiplicacao da caixa. Uma de maveco mecanica tem 6 voltas de batente a batente. Ja a hidraulica, se nao estou enganado, umas 3 voltas. O curso do pitman é o mesmo. Como a hidraulica ajuda a torcer o sem-fim, o passo pode ser bem maior ;)
Verifiquei os seguintes numeros de peça:
26048643
26071292 -> 26077899
26077899 -> 15079594
15079594 -> 15079599
15079599
No final existem 2 caixas hidraulicas: a 26048643 e a 15079599 (as demais são substituicoes umas das outras). Provavelmente um numero seja referencia a DHB e a outra ZF ou TRW.
INDEPENDENTE de ser Blazer ou S10 4x2 ou 4x4. A diferenca de esterçamento entre uma ou outra é provavelmente diferença da marca da caixa, e não da tração.
Pretendo adiquirir uma caixa da s-10 alguem tem ideia de preço novas e usadas?
Opa Sallé!
Caro amigo!
Isso é muito relativo, pois comprei a caixa + barra de colapso + coluna de direção por 200 lascas!
Já encontrei caixa por 500 lascas!
Tudo depende do dono do FV.
Quando for fazer a aquisição, peça a barra de colapso, é muito importante, para que não vá vibrações para o volante, nem a deformação dos coxins, quando em terrenos acidentados.
Abraços.
Kim.
jose alves peixoto filho
06/05/2016, 20:02
Boa noite amigos. Adquiri um Engesa fase I recentemente, e vi que já existe solução para a terrível passarinhada. Ocorre que verifiquei que o magão esta mais próximo de mim, pois estou em Recife-Pe, e gostaria de trocar algumas ideias com ele, se possível, fica aqui o Help.
Grato
jose alves peixoto filho
06/05/2016, 20:03
e-mail de contato peixoto_filho@msn.com ou 81-99666-8888 tim - 81-99409-3343 vivo.
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