Ver Versão Completa : Qual o melhor conjunto para o Jeep??
Léo Gameiro
08/11/2010, 17:37
Pessoas do Fórum, venho através deste tópico, questionar, perguntar, saber, qual seria o conjunto (motor, câmbio, tração, diferencial) ideal (dos sonhos) pra cada um de vocês.
Pra mim o mais chique q existe é o MWM 2.8 turbo diesel com câmbio, tração, reduzida e diferenciais da land!
E ai? Qual o conjunto mais bacana pra vocês?
abraços
pedro bonadio
08/11/2010, 18:00
- Motor: Ford 4.9i(f-1000) ou vortec v6 4.3(blazer,s10);
-Câmbio: Clarck 240v(engesa,d-20) ou Gm 4l60e automático(blazer,s10);
-T-case: Toyota bandeirantes 1.99:1 ou hilux por engrenagens com kit 4.7:1 ou Np 241/231 com 2.72:1.
-Eixos: Dana 44-3 troller,flutuantes,4.88:1 ou 5.38:1,bloqueios Ox locker ou ARB air locker.
-Suspenção: Spoa,feixes de mola toyota pickup,amortecedores procomp es9000,jumelos revólvers,barra de tração ou 3-link diant e 4 link traseiro com air fux.
-Pneus: 35"x12,5"x15" 3k,mamute ou colossus ou 38,5"x14"x15" maxxis creepy crawler.
-Guincho: Ekron mecânico(T-case toy) ou warn 9.5 xp,9.5ti e endurance 12000.
Seriam dois estilos diferentes,que me agradam muito...
Um mais voltados a rock crawling e trilhas com pedras e erosões,que também se daria bem em lama,mais voltado para outro quesito.
E outro mais voltado a trilhas pesadas voltadas a lama,e obstáculos diversos,com um conjunto mais simples e comum...
Só que isso no Brasil,exterior meu sonho toma outras dimensões ...
isso aí é um tanque de guerra.
eu gostaria de ter um assim, mas também outro... com motr bf-161 ou ohc, eixos flutuantes (e um bloqueiozinho básico), com freios a disco e hidrovácuo, direção hidráulica, pneus 31 ou no máximo 33, ignição eletrônica, molas de toyota para maior firmeza....´ e já estava muito bom - até mesmo com o câmbio de três marchas... mas de chevette cairia muito bem.
só a satisfação de ter um Jeep legítimo... muito legal
abraços.
Léo Gameiro
09/11/2010, 12:22
Bacana galeraaa... eu me esqueci de colocar tipo "pneuzinho" 38,5 R15, bloqueio 100% na trazeira e 75% na dianteira, suspensão Toyota com jumelo gatilho, guincho Ekron mecânico na dianteira e um warn ATV XT15 na trazeira, só pra dá a mexidinha! hehe... eixo flutuante, para-brisa com 3 limpadores! Acho q assim ia ta bom, mais tenho q me contenbtar com um 4cc de opala, cambio 4 marchas da c20, tração e reduzida do jeep, pneu 37x12,5R17 recapado VJ910, feixo de mola por cima dos diferenciais! Alguém sabe me dizer como que está para mudar nos documentos de gasolina para Diesel, aqui no meu estado é bombaa. Valeu
pedro bonadio
09/11/2010, 14:29
Julinot,o meu se encaixa em quase essa configuração que disse(Gm 2.5,clarck 260f,molas toy,ignição,bloq. tras.,freio a disco 4 rodas e hid,pneu 32"),então meus pensamentos já estão "avuando" um pouco mais...
Eu respondi isso,pois é o que pra mim no brasil,é a configuração que se encaixa melhor em um Jeep !
Abraços
Alessandro Henrique
10/11/2010, 01:00
Melhor configuração...?
Acho que esta é uma pergunta de difícil resposta (se houver alguma), pois envolve gosto e sendo assim, é difícil haver concenso. Uns preferem economia, outros potência...uns tanto conforto...outros meio termo... é complicado. Muitas destas questões envolvem o emprego da viatura, trilha, passeio, coleção, etc...
No meu conceito, a configuração de minha viatura à meu gosto já está de bom tamanho (novamente para mim, à meu gosto);
Sds.
Léo Gameiro
10/11/2010, 10:12
Amigos, esse tópico é pra ir além do que o bolso pode aguentar, lógico, não que seja impossível de ser feito, mais para usar a imaginação!!!
Obs.: Pedro, as duas configurações do seu Jeep sãoo do caramba hein, parabéns...:palmas:
Léo,
Antes da pergunta o mais importante é definir qual será o uso do Jeep. Sem esse ponteiro é difícil definir, sem contar outro fator primordial: gosto do proprietário. Eu, por exemplo, não gosto de motores à diesel no CJ, por gosto mesmo, nada contra esse tipo de motor.
[s]
Brennosiqueira
10/11/2010, 11:30
Bom dia galeraaa...
O meu problema é o seguinte, estou montando um jeep 64. Bem, ja tenho ele há algum tempo só que a manutençao de um ano pra cá ta sendo cara demais... E as trilhas ficando piores.hehe
Pois bem, comprei um motor 4.0 V6 ford. Qual caixa de cambio com reduzida seria a indicaçao ,uma vez que estou querendo tambem arrumar os diferencias da toyota, apesar que a roda vai sair mais ou menos 7 cm para fora e tambem a posiçao da bolota do diferencial.. Estou achando a caixa original e os difrenciais fracas para esse motor... me falaram para arrumar a caixa da band 4 marchas mas nao seria pesada demais?? Estava pensando em uma clark 240v 4 marchas com reduzida da toy. me refresquem a cabeça.... Fiquei sabendo tambem que a ensimec possui um kit de eixos flutuantes e homocineticas da band para adaptar nos eixos e tambem possui um conjunto de engrenagens mais fortes para a caixa...alguem ja ficou sabendo disso???eh bom??
aveeee... espero muitas ideias
pedro bonadio
10/11/2010, 11:42
Bom dia galeraaa...
O meu problema é o seguinte, estou montando um jeep 64. Bem, ja tenho ele há algum tempo só que a manutençao de um ano pra cá ta sendo cara demais... E as trilhas ficando piores.hehe
Pois bem, comprei um motor 4.0 V6 ford. Qual caixa de cambio com reduzida seria a indicaçao ,uma vez que estou querendo tambem arrumar os diferencias da toyota, apesar que a roda vai sair mais ou menos 7 cm para fora e tambem a posiçao da bolota do diferencial.. Estou achando a caixa original e os difrenciais fracas para esse motor... me falaram para arrumar a caixa da band 4 marchas mas nao seria pesada demais?? Estava pensando em uma clark 240v 4 marchas com reduzida da toy. me refresquem a cabeça.... Fiquei sabendo tambem que a ensimec possui um kit de eixos flutuantes e homocineticas da band para adaptar nos eixos e tambem possui um conjunto de engrenagens mais fortes para a caixa...alguem ja ficou sabendo disso???eh bom??
aveeee... espero muitas ideias
Primeiro,o clarck 240v é 5 marchas do engesa,tem todas marchas reduzidíssimas...Não é muito adequado ao asfalto,a não ser que você tenha uma relação de dif. longa.
Pra esse motor,o mais adequado é o câmbio da ranger e a t-case da ranger,pois encaixariam sem flanges e mais nada.
A ensimec é muito conhecida no mundo off-road brasileiro e quase todos sabem do kit flutuante e de homocinética,mais a de engrenagem pra caixa(que caixa:reduzida ou cambio) eu desconheço.
Amigo,o fórum tem todas as respostas pra suas dúvidas,pesquise um pouco mais :concordo:
Abraços
pedro bonadio
10/11/2010, 11:45
Léo,
Antes da pergunta o mais importante é definir qual será o uso do Jeep. Sem esse ponteiro é difícil definir, sem contar outro fator primordial: gosto do proprietário. Eu, por exemplo, não gosto de motores à diesel no CJ, por gosto mesmo, nada contra esse tipo de motor.
[s]
Marcelo,concordo com a questão do uso do jeep,eu deixei bem claro o uso do conjunto por mim descrito...
E também concordo sobre o motor diesel em CJ,não acho esses motores ruins,tenho um troller 2.8 tdi,adoro ele,mais para o CJ em minha opinião não combina !
Brennosiqueira
10/11/2010, 11:54
Obrigado Pedro Bonadio
E quanto aos diferencias? O eixo da t case da ranger nao fica do lado esquerdo?? e o jeep do lado direito o q fazer?
obrigado
pedro bonadio
10/11/2010, 12:28
Eixo de troller ,pois os dois usam a mesma t-case!
Ou do jeep mesmo deslocando a bola do diferencial pra outro lado,aí você precisará de uma boa oficina.
Essa é a rural do Vinícius ,motor v6 ford,cambio e t-case ford ranger(BW1354) e eixos de rural com o diferencial deslocado:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43685
Abraços !
Léo Gameiro
10/11/2010, 18:44
léo,
antes da pergunta o mais importante é definir qual será o uso do jeep. Sem esse ponteiro é difícil definir, sem contar outro fator primordial: Gosto do proprietário. Eu, por exemplo, não gosto de motores à diesel no cj, por gosto mesmo, nada contra esse tipo de motor.
[s]
grande marceloo, entao cara, mais aqui nesse topico, cada um vai imaginar, montar o jeep de acordo com o uso q gostaria entendeu? So pra descontrair um pouco! Hehe... Fala ai, qual o jeep ideal pra vc?
Léo Gameiro
10/11/2010, 18:49
Pessoal, tenho q confessar q o motor a gasolina do opala no jipe fica show... o meu esta assim e só me deu alegria, mais é sonho, desejo de guri, hehe... sei lá... custo benefício de um cj diesel não vale a pena mesmo! É melhor comprar um troller, pq a grosso modo um CJ adaptado com o conjunto q disse, fica praticamente o preço de um troller, ou até mais caro dependendo do ano do troller... é isso... abração
pedro bonadio
10/11/2010, 19:31
Léo,eu também tenho um opala 4 cilindros no meu CJ,eu não tenho o que reclamar,pois ele tá mais fortinho :twisted:
Agora sonhar com um 4.9i ou um vortec 4.3 v6,não faz mal a ninguém !
Fala Léo,
Como meu uso é exclusivamente trilhas seria: Vortec v6, câmbio auto da Blazer, t-case da Toyota (com algum kit de redução) para acoplar o guincho mecânico. Eixos Troller calçando Bogger 37".
Acho que tá bom...
[s]
O melhor conjunto é sempre o próximo a ser montado ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Brennosiqueira
11/11/2010, 10:53
Valeu Pedro Bonadio... eh pesquisando que se aprendeee...
Pessoal outra pergunta...
O que vcs acham do motor V6 ranger com a caixa do jeep de quatro marchas?? Vcs acham que aguentaria? , embora gosto de trilhas pesadas..Quantos aos diferencias estou pensando em comprar os kits da ensimec( homocineticas e eixos flutuantes)... Se essa caixa do jeep aguentar eu faria somente a flange.. Agora se nao aguentar trocarei pelo cambio da ranger.. porem teria que modificar os eixos diferenciais quanto a posiçao da bola.
Alguma recomendaçao???
obrig:(aduu
pedro bonadio
11/11/2010, 11:03
O cambio 4 marchas original do jeep vai explodir na primeira acelerada...
Brennosiqueira
11/11/2010, 13:00
Aneimmmm....
O que vcs acham do conjunto V6 ranger mais caixa da F-100 e reduzida do willys????? Pois os eixos vou comprar o kit da ensimec..
Ou entao me falem uma opçao... pois nao quero arrumar a caixa da ranger pois terei que trocar o eixo traseiro pois a caixa da ranger eh central... e virar o eixo dianteiro..... sugestoesssssssssssssssss:?:
valeu
Brennosiqueira
11/11/2010, 14:10
Qual modelo é a caixa cambio da F-100?? eh boa??
abrços:?:
giovanihappy
11/11/2010, 16:30
Fala Léo,
Como meu uso é exclusivamente trilhas seria: Vortec v6, câmbio auto da Blazer, t-case da Toyota (com algum kit de redução) para acoplar o guincho mecânico. Eixos Troller calçando Bogger 37".
Acho que tá bom...
[s]
Não imagino projeto melhor que esse. Quando o dinheiro estiver sobrando ( isso existe??) vou dar início.
Casa da transmissão4x4
11/11/2010, 20:13
Já que é para opinar, lá vai a minha:
Estou quase concretizando meu sonho de powertrain,
MWM 2.8
Clark 240V (5 machas)
t-case toyota band
Eixos rural modernos (eixos flutuantes, e bloqueio kaiser, e homocineticas toyota band)
Na minha opinião esta e a melhor configuração para os cjs . No meu jipe só falta mesmo a t-case que já tenho bastante peças !!!
Aproveitando o assunto, eu gostaria de saber se tem algun topico mostrando fotos de cjs ?
Léo Gameiro
12/11/2010, 14:52
O melhor conjunto é sempre o próximo a ser montado ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Muito boa resposta! hahahahaha :concordo:
dojao campeao
12/11/2010, 16:04
Pessoal, segue a minha experiência: 1) CJ5 BF161 cx de 3 marchas mec. toda original - Muito ruim; 2) CJ3 GM 151S cx 4 marchas, spoado, freio a disco, bloqueio C10, cx dir. Dart - Muito bom; 3) CJ5 AP 2.0 c/dimensionado, cx 4 marchas, freio a disco, cx. dir. gol - Bom; 4) CJ5 OHC cabeçote rebaixado, comando roletado, admissão polida, carburador de maverick gt, cx. de 4 marchas, freio a disco, cx. dir. hid. de S10 com kit rápido - Excelente!
Abraços
Dojão Campeão
dojao campeao
12/11/2010, 16:05
Acrescentando - O CJ5 OHC também tinha dimensionado!
Dojão Campeão
Claudio Almeida Machado
12/11/2010, 17:38
Dojão,
O que seria bloqueio de C10, seria bloqueio do diferencial? ou apenas o cambio?
E o que seria caixa de direção hidr, de S10 COM KIT RAPIDO, O QUE É ESTE KIT RAPIDO?
Fiquei com dúvida, pois meu Cj esta com cambio de c-10 e cx dir hidr de s10. posso melhorar alguma coisa?
Abraço
Opinião por opinião, ai vai a minha...
O dia que eu tiver grana o suficiente faria o seguinte...
Motor V8 da Cherokee com cambio e t-case + eixos dodge ram 2500
Ou para ter uma cambio manual...
Motor V6 Mitsubishi 3500 com cambio manual e t-case + eixos troller
Opinião é opinião, sei que muitos vão discordar, mas se os engenheiros aprovaram é porque da certo e aguante a tranco... por isso prefiro um conjunto completo ao invé de invente moda e fica adaptando....
Abraço a todos.
Luan de Brito
13/11/2010, 15:40
pq ninguém fala nada sobre o gm 2.2 da s10 ou omega? ele não é nenhum vortec, falcon 4.9 ou gm 4.1 mas acredito q em um jeep ele não faz feio não
abrç
Luan,
Simplesmente porque o tópico é sobre o melhor conjunto para Jeep. Nada contra esse motor, longe disso, mas já que é pra sonhar, que seja alto.
Pode ter muita gente que tenha esse motor no Jeep e não troque por nada, mas é o gosto de cada um.
[s]
Léo Gameiro
16/11/2010, 17:49
Galera, já que muita gente não concorda com motor diesel no jeep, aqui vai outra idéia q EU acho q ficaria showw!!!
Vendo os comportamentos das Cherokees sport no barro, acho q um CJ5 com o conjunto dela, ficaria chiqueee... conjunto q digo é, motor, cambio, tração, reduzida, diferenciais e tudo q der para aproveitar!!! Acho q ficaria o Jeep do chuck ou do Jason! hahahaha....
Abraços
Léo,
Com esse conjunto da Cherokee o CJ ficaria um Wrangler, com uma marcha a mais no câmbio.
[s]
lucciano amaral
16/11/2010, 18:30
Galera, já que muita gente não concorda com motor diesel no jeep, aqui vai outra idéia q EU acho q ficaria showw!!!
Vendo os comportamentos das Cherokees sport no barro, acho q um CJ5 com o conjunto dela, ficaria chiqueee... conjunto q digo é, motor, cambio, tração, reduzida, diferenciais e tudo q der para aproveitar!!! Acho q ficaria o Jeep do chuck ou do Jason! hahahaha....
Abraços
Leo parece que os eixos da cherokee nao compensam pelo preço de manutenção, mesmo sendo um sonho (melhor conjunto) sera se vale a pena? PArece ser um dana 30, procede?
pedro bonadio
16/11/2010, 18:46
Leo parece que os eixos da cherokee nao compensam pelo preço de manutenção, mesmo sendo um sonho (melhor conjunto) sera se vale a pena? PArece ser um dana 30, procede?
O jeep com o conjunto da cherokee(motor 4.0 ,cambio manual ou auto e t-case np231) e eixos do troller(dana 44-3,bloqueados...),ficaria um jeep excelente...
Os eixos da cherokee são dana 30(dianteiro) e dana 35(traseiro),e hoje em dia no mercado brasileiro não temos muitas opções de melhorar esse eixo como temos para o dana 44...
pedro bonadio
16/11/2010, 18:53
pq ninguém fala nada sobre o gm 2.2 da s10 ou omega? ele não é nenhum vortec, falcon 4.9 ou gm 4.1 mas acredito q em um jeep ele não faz feio não
abrç
Luan,eu tenho vontade de ter um jeep 51 com esse motor ou o novo 2.4 também da s10.
Segue uma ficha técnica com o conjunto:
-Gm 2.4 ou 2.2;
-Clarck 2205A;
-Dana 18(reduzida willys);
-Dana 44(cj5),flutuantes,bloqueado...;
-Spoa com molas toyota ou s10(traseira),amortecedores procomp,jumelos revolvers;
-33"x12,5"x15" mamute ou 3k;
-Guincho ensimec ou ekron mecânico;
Luan de Brito
16/11/2010, 19:39
Pedro,
também não sei qual colocar no meu Cj-5 o 2.2 ou o 2.4, não sei se coloco 2.4 novo para não ter dor d cabeça ou c coloco o 2.2 já usado e mais barato.
Já o cambio estou pensando no Eaton da s10 msm, para não ter flanges pra tudo q lado (só o da T-case) e é um bom cambio.
Carlos Bernardo
17/11/2010, 08:38
Acho que a maioria das pessas se esquece o que o Jeep é, na sua excência:
Um carro simples, curto e grosso para cumprir sua única finalidade, que é passar por onde carros comum não passam.
Acho que Jeep bom é Jeep sem frescuras. Um motor bom, um câmbio confiável, um kit flutunte, freios à disco, bons pneus e já era.
Tem gente que se lançar uma máquina de café pra por em Jeep compra na hora.
João Eduardo
17/11/2010, 08:50
Um carro simples, curto e grosso para cumprir sua única finalidade, que é passar por onde carros comum não passam.
Acho que Jeep bom é Jeep sem frescuras. Um motor bom, um câmbio confiável, um kit flutunte, freios à disco, bons pneus e já era.
Também concordo. A única coisa que me atenta a melhorar é a questão da autonomia. Na ora que olho o ponteiro de mercador de gasolina baixar na velocidade maior que a do velocímetro, dá uma tristeza!
Carlos,
Foi exatamente por isso que eu perguntei lá no começo: para qual finalidade será usado o Jeep? Não se pode comparar um Jeep usado em viagens e passeios off-road com um Jeep usado para off-road pesado, são aplicações diferentes que requerem preparações diferentes.
Para uns, esse conjunto que você passou atende perfeitamente, o que acho que é o seu caso. Para outros, isso deixou de ser básico faz um tempão.
Para o meu uso o que você colocou é o básico, mas respeito sua opinião, pois cada um usa o Jeep da maneira que achar melhor. :concordo:
[s]
bom qualquer coisa fora do original deve ser considerado as adaptações e custos...
veja no meu caso, o conjuno ideal que eu idealizei seria uma "evolução" natural do jeep caso ele tivesse sido mantido em linha pela ford:
- Motor (OHC) ranger 2 velas por cilindro 2.3 ou 2.5
- Cambio (ranger) mazda M5R1 5 marchas
- T-Case (ranger/explorer/troller) borg warner 1354 acionamento eletrico
- Eixos Dana 44 de rural com kit flutuante
- Suspensão toyota band (porém creio que numa evolução iria pra helicoidal se fosse pela ford)
A propria ford se arrepende tanto da parada do jeep que adquiriu a troller, posteriormente o jeep teria motor diesel também com certeza...
esse conjunto ai de cima proporciona algumas vantagens:
1- adaptação ZERO, sem flanges milagrosas e sem peças feitas pelo zé das couves (com exceção da troca de lado da bola de diferencial dianteiro, mas poderia usar eixos de troller).
2- conjunto dimensionado e testado até mesmo por engenheiros sem combinações malucas, motor, cambio e reduzida tudo ranger
3- manutenção pode não ser barato mas é um lugar só com peças relativamente atuais
4- a reduzida é até mesmo mais reduzida (quase insignificante o quanto) do que a original do jeep, o cambio tem a 5 marcha overdrive e torna-se um carro bom de trilha e bom de cidade/estrada
Por fim, como pude ilustrar o melhor conjunto por questão de vantagens de adaptações e menos mão de obra é pegar algum motor/cambio/reduzida de algum carro já existente e tentar usar completo como o exemplo da cherockee lá em cima, o que é interessante. O unico problema da cherockee são peças importadas e em mais caro do que uma ranger por exemplo...
não esquecendo que pra isso caber num jeep de ranger ou cherockee é necessário esticar o entre-eixos do jeep para o cambio não bater no diferencial traseiro... o jeep é curto demais para cambio e motores mais atuais (conjuntos inteiros de 4x4 atuais)
Esse é o exemplo de um jeep de uso misto trilha/cidade/estrada e nda pendendo a um lado nem a outro, se for um carro só de trilha, seria com certeza um com kits malucos motor de opala 6 caneco, cambio clarck e t-case willys ou toyota hilux, se fosse só cidade qualquer AP + cambio de chevette e a t-case original tá de bom tamanho...
Agora quando vc tem o objetivo de ter um carro misto e que tem de se adequar a realidade das rodovias e trilhas de hj, realmente a coisa complica e cai no meu exemplo, demorei muito e pesquisei muito pra chegar na conclusão que cheguei, mesmo assim continua sendo um jeep, gastão, sem estabilidade e bonito que enche meus olhos :-D
dojao campeao
18/11/2010, 13:06
Cláudio, desculpe a demora, mas o bloqueio de C10 é o deslizamento automático limitado (através de discos) nos diferencias, ou seja, a antiga "tração positiva" alardeada pela Chevrolet! Quanto a cx de dir com kit rápido é o seguinte: meu mecânico colocou a da S10 encaixada numa meia-lua cavada na travessa do chassi que fica logo a frente do radiador, ficou tão perfeita que causa admiração até dos mais exigentes, parecendo coisa original de fábrica, a bomba teve que ser a do Santana, agora, o que faz ficar rápida (ideal para competições) é o aumento do que aqui chamamos de leque, que é aquela peça que tem os braços de direção, ou seja, é o mesmo princípio de alavanca, como os braços são maiores, o piloto esterça menos o volante, no meu caso, menos de 01 volta inteira de batente a batente, alerto que no começo em uso normal é perigosa, pois o simples desvio de um buraco pode causar acidentes! Prá não dizer que ficou 100%, em curvas muito fechadas em competições, aconteceram umas 2 vezes da correia (a mesma da ventoinha do fusca) saltar, mas isso foi problema de alinhamento da polia! E ainda, tem gente querendo sofisticar, abrindo roscas prévias nos braços, que vai permitir as regulagens, mais rápida, menos rápida, intermediária etc.
Dojão Campeão
Brennosiqueira
18/11/2010, 18:11
bom qualquer coisa fora do original deve ser considerado as adaptações e custos...
veja no meu caso, o conjuno ideal que eu idealizei seria uma "evolução" natural do jeep caso ele tivesse sido mantido em linha pela ford:
- Motor (OHC) ranger 2 velas por cilindro 2.3 ou 2.5
- Cambio (ranger) mazda M5R1 5 marchas
- T-Case (ranger/explorer/troller) borg warner 1354 acionamento eletrico
- Eixos Dana 44 de rural com kit flutuante
- Suspensão toyota band (porém creio que numa evolução iria pra helicoidal se fosse pela ford)
A propria ford se arrepende tanto da parada do jeep que adquiriu a troller, posteriormente o jeep teria motor diesel também com certeza...
esse conjunto ai de cima proporciona algumas vantagens:
1- adaptação ZERO, sem flanges milagrosas e sem peças feitas pelo zé das couves (com exceção da troca de lado da bola de diferencial dianteiro, mas poderia usar eixos de troller).
2- conjunto dimensionado e testado até mesmo por engenheiros sem combinações malucas, motor, cambio e reduzida tudo ranger
3- manutenção pode não ser barato mas é um lugar só com peças relativamente atuais
4- a reduzida é até mesmo mais reduzida (quase insignificante o quanto) do que a original do jeep, o cambio tem a 5 marcha overdrive e torna-se um carro bom de trilha e bom de cidade/estrada
Por fim, como pude ilustrar o melhor conjunto por questão de vantagens de adaptações e menos mão de obra é pegar algum motor/cambio/reduzida de algum carro já existente e tentar usar completo como o exemplo da cherockee lá em cima, o que é interessante. O unico problema da cherockee são peças importadas e em mais caro do que uma ranger por exemplo...
não esquecendo que pra isso caber num jeep de ranger ou cherockee é necessário esticar o entre-eixos do jeep para o cambio não bater no diferencial traseiro... o jeep é curto demais para cambio e motores mais atuais (conjuntos inteiros de 4x4 atuais)
Esse é o exemplo de um jeep de uso misto trilha/cidade/estrada e nda pendendo a um lado nem a outro, se for um carro só de trilha, seria com certeza um com kits malucos motor de opala 6 caneco, cambio clarck e t-case willys ou toyota hilux, se fosse só cidade qualquer AP + cambio de chevette e a t-case original tá de bom tamanho...
Agora quando vc tem o objetivo de ter um carro misto e que tem de se adequar a realidade das rodovias e trilhas de hj, realmente a coisa complica e cai no meu exemplo, demorei muito e pesquisei muito pra chegar na conclusão que cheguei, mesmo assim continua sendo um jeep, gastão, sem estabilidade e bonito que enche meus olhos :-D
Boa tarde Rubensx
Preciso de ideias....
Estou montando um jeep :
-motor 4.0 v6
-caixa cambio e traçao4x4 ranger
Estou com esse conjunto. Porem os eixos originais do jeep nao vao aguentar...pois gosto de acelerar hehe.. O que vc me indicaria para resolver esse problema? Na semana passada liguei na ensimec e me passaram um orçamento do kit de eixos flutuantes e homocinetica da band para o jeep ,.assustei com o preço :5500 mais o frete de ida e volta. Qual os melhores eixos para resolver esse problema?? Me passa a ideia de como esticar os entre eixos; e quanto aos feixes de mola? Me fala sobre a inversao da bola diferencial dianteiro? Eh muito problema ne?? abrços
obrigado vc vai me ajudar muito.
brenno
Boa tarde Rubensx
Preciso de ideias....
Estou montando um jeep :
-motor 4.0 v6
-caixa cambio e traçao4x4 ranger
Estou com esse conjunto. Porem os eixos originais do jeep nao vao aguentar...pois gosto de acelerar hehe.. O que vc me indicaria para resolver esse problema? Na semana passada liguei na ensimec e me passaram um orçamento do kit de eixos flutuantes e homocinetica da band para o jeep ,.assustei com o preço :5500 mais o frete de ida e volta. Qual os melhores eixos para resolver esse problema?? Me passa a ideia de como esticar os entre eixos; e quanto aos feixes de mola? Me fala sobre a inversao da bola diferencial dianteiro? Eh muito problema ne?? abrços
obrigado vc vai me ajudar muito.
brenno
Breno tudo bem??
bom, os eixos com kits flutuantes até segurariam, mas quer uma dica?
Procure eixos de troller (6 furos) já tem a bola deslocada pro lado que vc precisa e a adaptação em molas é simples!
Molas procure um kit de molas de band, é a melhor pedida da coisa toda...
Esticar entre eixos, vc encontra no topico do meu jeep como foi feito eu utilizei 2 chassis de jeep, mas vc pode simplesmente comprar travessas cortadas e dobradas iguais o perfil do chassis do jeep e soldar, porém ao fazer isso procure quem entenda de chassis para não deixá-lo torto, o que seria horrivel...
Não esqueça das cintas de reforço e solda MIG, é mais seguro que o profissional que utilize MIG solde melhor do que um de elétrica (a não ser que o de eletrica seja muito bom!)
boa sorte na empreitada!
Brennosiqueira
19/11/2010, 11:12
Rubensx...
Valeu a dica .....Vou providenciar o mais rapido possivel, porem deste de junho nao faço uma trilha.... Vc sabe que esta vendendo estes eixos?? Ruben, mas sera necessario mesmo cortar o chassi?/ eu queria deixar o jeep em relaçao ao chassi e a lata mais originais.Qual a medida do corte?vou ter que emendar a lata da carroceria tambem?
abraçoss valeuuuu
Léo Gameiro
23/11/2010, 12:11
Léo,
Com esse conjunto da Cherokee o CJ ficaria um Wrangler, com uma marcha a mais no câmbio.
[s]
Marcelooo, ficaria um wrangler, mais pela metade do preço! hehehe...:concordo:
Léo Gameiro
23/11/2010, 12:14
Luciano, nosso amigo Pedro já respondeu a vossa dúvida, hehe... oq vc falou realmente tem muito haver, e a melhora do pedro é sem dúvida a melhor opção!
tstapazzoli
09/03/2011, 01:45
Breno tudo bem??
bom, os eixos com kits flutuantes até segurariam, mas quer uma dica?
Procure eixos de troller (6 furos) já tem a bola deslocada pro lado que vc precisa e a adaptação em molas é simples!
Molas procure um kit de molas de band, é a melhor pedida da coisa toda...
Esticar entre eixos, vc encontra no topico do meu jeep como foi feito eu utilizei 2 chassis de jeep, mas vc pode simplesmente comprar travessas cortadas e dobradas iguais o perfil do chassis do jeep e soldar, porém ao fazer isso procure quem entenda de chassis para não deixá-lo torto, o que seria horrivel...
Não esqueça das cintas de reforço e solda MIG, é mais seguro que o profissional que utilize MIG solde melhor do que um de elétrica (a não ser que o de eletrica seja muito bom!)
boa sorte na empreitada!
Rubens,
Para entender melhor a sua receita (sem esticar o Jeep)....
Motor e caixa da ranger 4x2 e a t-case a ser adaptada é a da ranger tb? Ou hilux? Quais os modelos caberiam sem esticar o Jeep?
O motor da ranger é aquele 4cc mosca branca com 140CV? Quais anos que sairam na ranger e qual a especificação do motor?
Todos o Troller's com eixo de seis furos tem a mesma relação do diferencial? Caso negativo, qual é o ano do troller que tem a mesma caixa e t-case que a ranger?
Abraços,
Thiago
Alexandre Souto
09/03/2011, 02:41
Não sei se é o melhor conjunto, na minha opinião, sim.... KKKKKK
Tenho uma Rural, mas nada impede de se usar num CJ.
Motor V8 292 e CA (C4) do mesmo Landau, nenhuma adaptação ate aqui..... Da tcase pra tras é de Cherokee (NP231+D44(4.88+Macrotorque's)), nenhuma adaptação(saídas dos mesmo lados), conjunto trabalha alinhado como de fábrica, e depois os pneus MAXXIS 37"...
O outro componente é a satisfação e o sorriso!
Sds.,
Rubens,
Motor e caixa da ranger 4x2 e a t-case a ser adaptada é a da ranger tb? Ou hilux? Quais os modelos caberiam sem esticar o Jeep?
O motor da ranger é aquele 4cc mosca branca com 140CV? Quais anos que sairam na ranger e qual a especificação do motor?
Todos o Troller's com eixo de seis furos tem a mesma relação do diferencial? Caso negativo, qual é o ano do troller que tem a mesma caixa e t-case que a ranger?
Abraços,
Thiago
Sem esticar o jeep não dá pra por cambio da ranger + t-case ranger, e muito comprido o conjunto
o Troller não usa o mesmo cambio, só a mesma t-case da ranger/explorer, usa a mesma t-case até hoje BorgWarner 1354
Eixos de troller sãor elações diferentes das rangers mas cora e pinhão podem ser trocados pelos do jeep willys 44/9 por exemplo
motor da ranger é o TWIN SPARK 2 velas por cilindro 2.3 e 2.6 8valvulas
o que eu sugeri foi motor da ranger + cambio da ranger + t-case ranger, e SIM ESTICA O JEEP ou joga o eixo traseiro mais pra trás apenas senão não cabe
opção que vc tem é usar o cambio da ranger mas a t-case original dana 18 adaptado no cambio 4x2 e encurtando cardan
jaime_cj-5
17/04/2011, 16:12
tenho um cj-5
pra mim, o melhor que tem pe o meu, um 6cc 1972 com uma caixa de 3 curtíssimas marchas original, diferencial Dana 44 e o pneu, o mais lameiro possível, com essa combinação estou feliz da vida com meu jeep que nunca me deixou na mão, nunca quebrou nem pifou, e faço meus 8km/litro na cidade e 11 na estrada (na trilha não me animo a fazer média..rs...)
...
quem anda de Jeep, munta em égua, nunca se aperta!
abraço
Robertux
20/04/2011, 11:15
Rubens,
Abraços,
Thiago
O motor da Ranger que o Rubensx citou usa o bloco do motor OHC que saiu orignal no jeep a partir de 1976.
Se você não fizer conta da 5ª marcha Over Drive e nem tiver o pé muito pesado para não quebrar a transminssão, já que o motor é bem mais forte que o OHC, você poderá usar o câmbio 4 marchas do Jeep OHC que é plug and play com esse motor, com a tcase e diferenciais originais. Seu Jeep ficaria todo original, sem adaptação alguma mas com um motor mais moderno, injetado e mais forte. Eu estou colocando um motor OHC no meu, que é 1976 e saiu de fábrica com o OHC mas teve o motor substituido por um BF 161 por algum dos proprietários anteriores. Estou voltando no original. Futuramente pretendo achar um cabeçote da Ranger 8 velas e injetá-lo.
Roberto FL
05/12/2012, 22:06
boa noite jipeiros!
Depois de um tempo com 4x4 caseiros, resolvi entrar de cabeça e montar um jipe nas minhas férias de janeiro.
vou pegar trilha leve (por enquanto)...
quero um cj5 mas vi que tem muita adaptação alem do original
qual voces acham legal para a função TRILHA? (quesito motor/cambio/suspensão e pneu)
original 6cc 3 marchas com penus mudzilla 35?
maverick 4cc 4m pneus ventura?
opala 4cc 5 m (chevette)???
opala 6cc cambio klark ??
motor AP 2.0 e cambio origial 4??
por ai vai!!!!
valeu qualquer dica!!
abraços!
gustavomacau
06/12/2012, 01:33
cara, todas essas configuraçoes sao boas. Há quem defenda o original 6cc e há quem defenda o AP, opala, etc. Eu tenho um cj com opala 4cc e chevette 5 marchas. Excelente conjunto. Nao penso em trocar tao cedo. O torque em baixa rotacao do motor do opala é muito bom, o motor é simples, confiável e barato. Aqui na minha regiao a configuracao mais usada é AP 2.0 injetado com cambio chevette 5m. Muito bom tambem. Porem nao tem aquele torque violento em baixa rotaçao. Resumindo: eu estou satisfeito com opala 4cc. Se for trocar tenho como primeira opcao o opala 6cc e depois o AP 2.0
willys59
06/12/2012, 07:37
Salve amigos.
Roberto, todas as opções são boas, mas as vezes, quanto mais original melhor. Enfim, gosto é gosto.
O meu CJ é ano 1959, o motor é de opala 4 cilindros, o resto é todo original, câmbio 3 marchas, primeira seca, suspensão, diferencial, direção e pneus aro 16 frontieira estreito.
Para mim, ótima configuração, não encomoda, e eu faço trilhas médias e pesadas. Quando ele não vai, tem o guincho elétrico na dianteira pra puxar.
conforme diz o colega Gustavomacau, o torque do opala, desde o 4 cilindros é ótimo, só perde pro motor BF mesmo, mas como manter um BF hoje é complicado, tendo em vista o acesso à peças de qualidade e o custo das mesmas, o motor de opala torna-se uma ótima opção.
Tem muita gente aqui pro Sul colocando motor da blazer, S10 2.4 flex. Sinceridade, não sei se fica bom.
M-Beltrame
06/12/2012, 11:00
Isso é meio que pessoal...
Tenho um jeep com motor de opala 4cil e cambio de chevette, apesar de sempre sentir falta de de mais motor, o conjunto sempre me atendeu, mesmo com pneus 33".
Já tive um willlys todo original, era o meu primeiro jeep nem trilha vazia, mas era uma desgraça, e o motor passava a sensação de ser mais fraco que o do opala 4, provavelmente por causa da relação...
Resumindo, na minha opinião pra trilha é 6 cil ou maior, mas não adianta colocar um 6 cil xoxo, pq é só peso morto, e dependendo do resto do jeep ( t-case, pneus...) vai da quebradeira... tem que pensar em um conjunto bem equilibrado...
Eu iria de motor de: opala ou silverado/omega, v6 ranger, v6 s10/blazer, cambio clark ou toy band, t-case toy band ou hilux e reforço nos eixos, pq vc já vai precisar hahahahaha
O problema é o preso dessas opções, de motor se for injetado vai uns 5~6mil (eu tenho preferencia pelo vortec ( s10 )) cambio e flange mais uns 4~5, t-case mais flange outro 4~5 e de eixos vai mais 4mil, SÓ DE PEÇA.
Ai vc inclui todo o resto do jeep ( direção, freios, reforço do chassis, etc) e quando vc perceber ja gastou trinta mil só de peça hahaha
Mas vai ter um jeep muito bom de mecânica...
ABS
Olha, cada um vai falar que o seu é maior e melhor :mrgreen:, mas para constar como base de pesquisa, o meu é falcon 3.6 a álcool, 3 marchas c-10 pneus 3k Guerra 34.5´´, antes da reforma atual, usava relação 8x43, era o bicho na trilha e na estrada andava bem até 100 depois disso disso forçava um tanto, agora vou usar 9x44, não sei como vai ficar ainda, mas o falcon é um motor muito bom pro jeep, quase o mesmo tamanho e peso do bf, com o dobro de potência e torque, jisuis como tem torque o bicho, além de ser muito mais moderno, ah meu jeep nessa configuração com as 8x43 fazia 5km/l de alcool, cidade ou estrada sem distinção, já na trilha....
[]´s
Roberto FL
18/12/2012, 23:43
Valeu pelas dicas seus loucos jipeiros. O beltrame quer que monte um monstro da lama! hahahaha Vou ter que vender meu carro pra fazer tudo aquilo e ainda viver em mecanicos atras de peças... (a pé) Bem pra entrar nisso tem que ser meio louco mesmo. Pelo que mais ouço por ai, inclusive o lendário Josewal aqui de sampa me disse que (um cara que anda de carrinho 4x4 mauricinho tipo outlander) precisa mesmo é de um 4cc opala com cambio de chevette tal qual o gustavomacau. Talvez uns pneuzinhos mudzila com direção e jumelo canhão...
Inclusive achei um com motor 4cc opala documentado, lift, dir hid e cambio original... pensando seriamente... enquanto outro é um AP turbinado amarelo com pneu BFG. tudo 20-25mil... duvidas...
M-Beltrame
18/12/2012, 23:51
Roberto vc me perguntou eu respondi hahahaha
Fazer um jeep nas configurações que citei é muito difícil e caro msm.
Se vc for compra um jeep pronto, não feche o negocio antes de levar a um mecânico de confiança, se não é só dor de cabeça.
Abraços
Fabricio Canada
05/12/2022, 01:01
Qual a melhor configuração pro Jeep Willy’s ??
Tenho um Jeep com motor de opala 4 cilindros caixa da c20 direção hidráulica da s10!
Compensa colocar câmbio do Chevette 5 m ou coloco do opala 5 marchas já que já tenho no Jeep o motor do opala ?
Qual motor é melhor opala 2.5 ou o Santana 2.0?
O Jeep não é pra trilhas gostaria de alcançar uma velocidade maior , e ele tem 35 x 12,5 x 15 ,
Como vcs podem ver tô tentando melhorar o Jeep e estou disposto a trocar tudo mas gastando pouco
Aristides Jr
06/12/2022, 15:46
Olá Fabricio Canada!
Na minha opinião a melhor configuração pro Jeep é a original!
No seu caso parece que já possui um jeep numa configuração bem interessante!
Se estiver satisfeito com o desempenho e funcionalidade de todo o conjunto, tudo estiver funcionando bem, pode tentar alongar a relação final, pneu grande, já dá um ganho! Ainda dá para conseguir melhor velocidade com diferenciais mais longos!
Carvalho84
27/12/2022, 14:06
Boa tarde pessoal, estou voltando ao mundo 4x4.
Meu antigo carro era um cj5 66 opala 4cc clark 3 marcha dana 44( sem bloqueio, com guincho) Me atendia muito bem. Porem ja sabem né, manutenção era constante.
Trilha na minha regiao são erosão e barro. Pouca trilha de caixa de lama( o que eu evito)
Estou com orçamento de 60mil mas podendo subir uns 25%. Deveria procurar algo pronto ou montar um?
A ideia é cj3 (tenho atuamente, totalmente original) mas nada impede de ser um troller. Se opção troller desconsiderar mecanica abaixo.
Mecanica estou entre ap 2.0 turbo forjado roda fonica ou 4.1 opala/silverado(injetado)
Cambio Clark ou chevette.
Eixos banderantes dana 44
Bloqueios kaiser 100%
Supensão estou entre 4link ou mola, porem com um bom angulo de abertura(ideia utilizar amortecedores 14")
E conforme for passando o tempo ir melhorando o projeto.
No mais é isso.
Tenho visto muita mecanica diesel, mas sinceramente nao me agrada(custo). E vejo muito ap desempenhando muito bem em trilhas.
Sydney66
27/12/2022, 20:29
Carvalho, boa noite;
Você vai receber várias sugestões com as opões que mencionou, tem muita gente aqui que já fez muita coisa parecida, mas na minha humilde opinião, de quem tem um jeep "quase" original, se decidir pelo 4.1 injetado 6cc não coloque o câmbio do chevette, vá pelo Clark, as demais sugestões deixo para os colegas do fórum.
Abs
A ideia é cj3 (tenho atuamente, totalmente original) mas nada impede de ser um troller. Se opção troller desconsiderar mecanica abaixo.
Olá Carvalho.
Fico imaginando aqui, um Cj3 vale uma boa grana original, mais os 60 e talvez mais algo no chacoalho do colchão 8---) daria para ter uma nave!!! Mas mas mas, isso é meio pessoal, se optar por Willys também será legal.
Grande abraço.
Carvalho84
28/12/2022, 20:57
Olá Carvalho.
Fico imaginando aqui, um Cj3 vale uma boa grana original, mais os 60 e talvez mais algo no chacoalho do colchão 8---) daria para ter uma nave!!! Mas mas mas, isso é meio pessoal, se optar por Willys também será legal.
Grande abraço.
Ola amigo tudo bem?
Meu cj3 é original em estrutura e mecanica, nao que esteja em perfeitas condições rsrs ta surrado de trilha, unica coisa que tem é motor opala 4cc
Caique Lustosa
27/03/2023, 15:47
Boa tarde, sou novo aqui no portal e também no Jeepeiro.
Recentemente adquiri um Jeep "Bernardão" creio que CJ6
Ele já veio preparado com Pneus 31.5, mas já fiz adaptações na direção devido os braços de direção toparem no amortecedor, retirei a barra estabilizadora. Freio de mão original mas tá travado, nunca usei
Adicionei espaçadores de roda pois o pneu pegava nas molas em casos mais extremos.
O carro veio com Motor OHC 4 cilindros, câmbio de 4 marchas, ventoinha elétrica, pedaleira suspensa, carburador, painel de Temperatura e combustível apenas, 4x4, faróis de milha e farol original, lanternas traseiras originais, Gaiola anti-esmagamento e rádio amador.
O meu uso consiste em utilizar o carro para subir serra, enfrentar lama, carro para trabalho, igualmente algumas empresas usam aquelas toyotas. E ainda puxar um carretinha com 2 ton. Eu sei muitos vão dizer que preciso de um caminhão, mas não dá!
Estou disposto a fazer as alterações necessárias. Reforço de chassis, trocar motor e caixa, etc.
Agora recentemente troquei o disco de embreagem e a caixa de marcha apresentou um vazamento que me custou uma caixa nova. O motor também está vazando muito.
Gostaria de saber qual melhor cambio para adaptar ou o melhor é o original?
Qual melhor motor posso adaptar, ou deixo o original.
Pensei em um cambio de 5 marchas para aliviar o motor em viagens, pois faço viagens nele de até 500km, porém preciso de algo indestrutível, se houver algo mais resistente que esse kit gostaria de saber, ou se existem um kit para a caixa de marcha reforçado e etc.
580349580350580351580352
Wilker Farias
09/04/2023, 18:37
Boa noite pessoal acabei de adquirir um jeep cj3 com esse motor hsd 2.5,câmbio e reduzida de Hilux 3.0 e eixos do troller 5 furos ainda não andei no jeep que estava todo desmontado para pintura e estou fazendo alguns retoques na carroceria de fibra não conhecia o jeep comprei por indicação de alguns amigos que falaram que era muito forte com essa mecânica gostaria de saber dos senhores que tem mais experiência com esse motor se realmente fica bom com essa mecânica que falei acima desde já agradeço as opiniões dos senhores abraço