PDA

Ver Versão Completa : substituição da cruzeta jeep por outra mais forte

AMGOLDONI
08/11/2010, 09:01
ola amigos jeepeiros do brasil

sou aqui do parana e nao aguento mais ter de trocar cruzetas ... quase todo fds fizemos trilhas fortes ...

entao estou colocando aqui esse topico para ver se alguem conhece .. ou sabe de algo que possa fazer a subistituicao das nossas antigas cruzetas por algum cruzeta ou rolamento , que fiquei algo mais fote , pra guentar nossos pneu 33 e motores mais modernos .

mesmo engraxando sempre antes de sair as cruzetas , os tal roletezinhos nao aguentam , na tracao dianteira ja troquei por kit ensimec que usa a hemocinetica de toyota pra parar de se encomoda.

fico no aguardo de um amigo jeepeiro que possa ajudar

a dar mais uma atualizada nos jeep

Fabiano-SL
08/11/2010, 23:57
Quando estava montando os cardans do meu jeep o dono da loja de cardans me falou: Cruzeta é SPICER o resto é lixo....

Lucas Nassif
09/11/2010, 08:29
Acho que já li por aqui que cruzeta da C10 é P&P no Jeep. Tem as mesmas dimensões, porém a da C10 é mais resistente.

Seja lá de qual carro for a cruzeta, vá de SPICER!

Alessandro Henrique
10/11/2010, 01:11
Não é que seja Plug & Play, é a mesma! A Dana 1-153X ou XS é a mesma para F1000, Jeep, A/C/D10;
Com relação a lubrificação, pode estar lubrificada no entanto, se não for a graxa correta, já era! Não utilize graxa à base de sódio ou cálcio pois as mesmas são incompatíveis com água, dissolvem; Opte por graxas à base de lítio ou dissulfeto de molibdênio;
Outro detalhe a ser considerado é o ângulo de trabalho das cruzetas e se as cruzetas estão em fase, quanto maior for o ângulo, maior é a solicitação aos roletes;

Sds.

Lucas Nassif
10/11/2010, 08:29
Não é que seja Plug & Play, é a mesma! A Dana 1-153X ou XS é a mesma para F1000, Jeep, A/C/D10;

Já que é a mesma, o que faz com que ela seja mais resistente que a do Jeep?
Eu li isso a um bom tempo no Fórum, e acho que foi o Elmer que falava sobre esse assunto..

Denis Takashi
10/11/2010, 12:47
Já que é a mesma, o que faz com que ela seja mais resistente que a do Jeep?
Eu li isso a um bom tempo no Fórum, e acho que foi o Elmer que falava sobre esse assunto..

Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.

A principal vantagem disso é que pode-se comprar essas cruzetas na maioria dos auto peças, facilitando eventuais manutenções e pagando perços sem o ágio de Jeep.

Abraço

Alessandro Henrique
10/11/2010, 23:06
Até onde eu me lembre, a cruzeta da C10 tem os roletes mais finos, então consequentemente o diametro da cruzeta em si deve ser maior.
:concordo:
Acho que atualmente só se encontram as XS...

Sds.

Elmer_Jeep
11/11/2010, 01:10
Lucas, tá aí a resposta:

E como bem lembrou o Alessandro, dependendo do ângulo as cruzetas acabam jogando a graxa pra fora, isso ja aconteceu comigo no ex CJ5 e tive que mudar o nivelamento do pinhão pra resolver pois uma das cruzetas sofria desgaste prematuro, e nao era por conta do cardan inclinado nao pois a de cima que ficava na saída da tcase tinha vida útil bem maior que a inferior apesar de trabalhar mais angulada.

[]'s

Lucas Nassif
11/11/2010, 08:48

E como bem lembrou o Alessandro, dependendo do ângulo as cruzetas acabam jogando a graxa pra fora, isso ja aconteceu comigo no ex CJ5 e tive que mudar o nivelamento do pinhão pra resolver pois uma das cruzetas sofria desgaste prematuro, e nao era por conta do cardan inclinado nao pois a de cima que ficava na saída da tcase tinha vida útil bem maior que a inferior apesar de trabalhar mais angulada.

Certo!!!
No meu CJ pretendo usar cardãs mais fortes (tubo de maior diâmetro, semelhante ao de pkps) e cruzetas da C10, por serem mais fortes que as do Jeep.

Quanto ao pinhão, tanto o eixo traseiro quando o dianteiro será nivelado com a tcase, para evitar estrangulamento das cruzetas na hora que a suspa trabalhar. Lógico, o dianteiro terá aquela correção de cáster.. :concordo:

Parece que estou no caminho certo, né?! :roll: :mrgreen:

icojavali2009
11/11/2010, 09:13
Com relação a lubrificação, pode estar lubrificada no entanto, se não for a graxa correta, já era! Não utilize graxa à base de sódio ou cálcio pois as mesmas são incompatíveis com água, dissolvem; Opte por graxas à base de lítio ou dissulfeto de molibdênio;
Outro detalhe a ser considerado é o ângulo de trabalho das cruzetas e se as cruzetas estão em fase, quanto maior for o ângulo, maior é a solicitação aos roletes;

Sds.
A. Henrique: Beleza e corretissima a sua informação. Parabens. Incluo ainda o cuidado com o alinhamento dos garfos, muitos emendam ou produzem cardans e o alinhamento fica obtuso, piorando ainda mais quando o angulo de trabalho e muito forte. Eu mesmo faço a lubrificação das castanhas das cruzetas, nos Postos nem sempre é perfeito, a graxa não entra nas castanhas para a graxa velha, e fica seca, com o esforço somado as outras situações acontece a quebra.

JCJ
11/11/2010, 09:32
Certo!!!
No meu CJ pretendo usar cardãs mais fortes (tubo de maior diâmetro, semelhante ao de pkps) e cruzetas da C10, por serem mais fortes que as do Jeep.

Quanto ao pinhão, tanto o eixo traseiro quando o dianteiro será nivelado com a tcase, para evitar estrangulamento das cruzetas na hora que a suspa trabalhar. Lógico, o dianteiro terá aquela correção de cáster.. :concordo:

Parece que estou no caminho certo, né?! :roll: :mrgreen:

Lucas,

Nem sempre é vantajoso tubo de maior diametro para reforçar o cardan.

Por experiencia propria, fiz 2 cardans de 3". O traseiro blz tá lá !
Mas o dianteiro tive que "afinar" pq quando a suspensão articulava até o limite, ele batia no cárter do motor.

Considere um cardan com parede mais espessa e menor diâmetro ! :concordo:

[]´s
JCJ

Denis Takashi
11/11/2010, 09:42
Lucas,

Mas o dianteiro tive que "afinar" pq quando a suspensão articulava até o limite, ele batia no cárter do motor.

Considere um cardan com parede mais espessa e menor diãmetro ! :concordo:

[]´s
JCJ

X2 ! :concordo:

Só para lembrar, os Cj´s mais antigos tinham o cardã dianteiro feito de um tubo de dia. externo bem menor do que o traseiro mas de parde mais espessa. Pra quem usa motores Gm o cardã passa a ser inimigo do motor de arranque, pois eles acabam alinhados nas maioria das adaptações.

Além do mais, nem semrpe um cardã parrudão é vantagem, uma vez que é interessante que o mesmo desempenhe a função de "fusível" do sistema.

()´s

Lucas Nassif
11/11/2010, 09:43
Lucas,

Considere um cardan com parede mais espessa e menor diãmetro ! :concordo:

[]´s
JCJ

No caso seria tubo de maior diâmetro e espessura também.
Pro eixo traseiro dá beleza igual você falou, mas se no dianteiro corre risco de pegar no cárter, vou procurar fazer mais fino então.

Grato pela dica! :concordo:

Alessandro Henrique
11/11/2010, 10:02
Eu mesmo faço a lubrificação das castanhas das cruzetas, nos Postos nem sempre é perfeito, a graxa não entra nas castanhas para a graxa velha, e fica seca, com o esforço somado as outras situações acontece a quebra.

Também faço a lubrificação das cruzetas de minha viatura. Comprei uma bomba e um balde de graxa. Aqui em minha região é difícil achar um posto que tenha graxa, os poucos que oferecem este serviço utilizam graxas de base solúveis em água. Enfrentava problema de aquecimento dos copos da cruzeta em virtude da graxa errada (postos), bastava fazer um deslocamento longo em velocidade após uma trilha e já se ía mais uma ou duas cruzetas, por vezes tendo que procurar o cardã na beira da estrada...
Não tenho mais este problema embora frequentemente lubrifico e inspeciono para evitar surpresas. No sinal de qualquer folga ou vibração, já substituo.
Sds.