Ver Versão Completa : Possível solução p/ faróis envelhecidos do GV/Tracker
Pessoal,
Meu GV 99/00 está com os farois dianteiros envelhecidos, com aquele acrílico (acho) amarelado/ressecado pelo sol, principalmente na parte de cima, onde a exposição é maior. Uma solução, naturalmente, seria trocá-los por novos. Me ocorreu, no entanto, que uma máscara semelhante àquela usada nas X-Terra poderia ser uma boa alternativa. Protegeria a parte superior (mais exposta) e evitaria que o efeito do sol piorasse a situação. Seria útil para quem já está queimado, como é o meu caso, e para quem ainda não está, mas certamente irá ficar.
Poderia ser fabricado em plástico e pintado na cor da escolha do freguês.
Para ilustrar, fiz um arremedo da idéia e envio abaixo p/ que vocês opinem. Quem sabe isso já não está sendo fabricado? Quem sabe, alguém não se dispõe a fabricar...
Leandro Salgado
06/11/2010, 23:45
Pmoura, sei que não deve ser fácil, mas uma vez assisti a uma reportagem que o cara revitalizava os fárois, passando uma lixa finissima e depois dando uma demão de verniz (esses utilizados em pintura de carro) ficava muito bom.
No vídeo o polimento é dado com Brasso muito conhecido para dar polimento em metais e o resultado achei interessante.
Dê uma olhada nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=O7Pt5x8lk_A&feature=related
[ ]'s
Fiz no Gol GIII de meu sogro.
Lixa 1200 água, lixando ate que o farol fique claro, sentira a lixa correndo lisa, pois quando começa, parece que a lixa está grudada., sempre usando água no processo, duas folhas são suficiente.
Terminado esse processo, pegue uma politriz, ou uma furadeira mesmo, com a boena de lã para polimento, passe massa 2 fina de polimento.
Passe ate sumir todos os riscos e imperfeições.
Fica novo!!!
2 horas de serviço em média.
Abraços.
Kim.
Marco-Maga
07/11/2010, 01:12
Fiz no Gol GIII de meu sogro.
Lixa 1200 água, lixando ate que o farol fique claro, sentira a lixa correndo lisa, pois quando começa, parece que a lixa está grudada., sempre usando água no processo, duas folhas são suficiente.
Terminado esse processo, pegue uma politriz, ou uma furadeira mesmo, com a boena de lã para polimento, passe massa 2 fina de polimento.
Passe ate sumir todos os riscos e imperfeições.
Fica novo!!!
2 horas de serviço em média.
Abraços.
Kim.
Kim,
Ainda bem que deu certo né?
Por isso usou o carro do sogro como cobaia? kkkkk
Abs.
RicardoM
07/11/2010, 01:13
Kim,
Será que essa técnica funciona com parabrisa arranhado?
Abraços,
Ricardo
Fiz no Gol GIII de meu sogro.
Lixa 1200 água, lixando ate que o farol fique claro, sentira a lixa correndo lisa, pois quando começa, parece que a lixa está grudada., sempre usando água no processo, duas folhas são suficiente.
Terminado esse processo, pegue uma politriz, ou uma furadeira mesmo, com a boena de lã para polimento, passe massa 2 fina de polimento.
Passe ate sumir todos os riscos e imperfeições.
Fica novo!!!
2 horas de serviço em média.
Abraços.
Kim.
Parabrisa usa um material diferente para o polimento. Mas não saberia lhe precisar o nome.
Galera!
Sobre o farol do gol que fiz.
Ele estava amarelado, não estava mais transparente, coisa feia mesmo.
Isso ocorre pois o acrílico perde a proteção contra os raios ultra violeta do sol.
Bem, no momento ficou zerado, mais o tempo de duração do serviço será menos, uns 3 anos, pois com o serviço feito, foi retirado uma camada de acrílico, se tinha tinha alguma proteção, se foi!!!!
Quanto ao parabrisa, tem um pessoal que faz serviço na minha cidade, eles que me ensinaram o serviço do farol.
O parabrisa, eles deixam zerado, quando é só risco.
Usam uma politriz, com massa #2 fina, e paciência.
Maisssssssssssssssssssssssssssssssss.....
O serviço tem que ser feito em duas pessoas.
Uma vai polindo o vidro, com muita calma, e outro vai resfriando-o, com uma bombinha d'água, pois se chegar a esquentar (fricção da politriz), pode quebrar.
Eu não arriscaria fazer.
Abraços.
Kim.
rafaelfernandez
07/11/2010, 15:03
Amigos,
Vi na 4patas desse mes o teste de um produto(um kit na verdade que inclui lixa e os produtos para o polimento) que promete exatamente isso: Recuperar farois opacos.Segundo o teste da revista o produto renovou os farois de um palio. Kit Revita: http://www.revita.consultesaude.com/
[]´s não comissionados
Rafael
Marco-Maga
07/11/2010, 16:29
Galera!
Sobre o farol do gol que fiz.
Ele estava amarelado, não estava mais transparente, coisa feia mesmo.
Isso ocorre pois o acrílico perde a proteção contra os raios ultra violeta do sol.
Bem, no momento ficou zerado, mais o tempo de duração do serviço será menos, uns 3 anos, pois com o serviço feito, foi retirado uma camada de acrílico, se tinha tinha alguma proteção, se foi!!!!
Quanto ao parabrisa, tem um pessoal que faz serviço na minha cidade, eles que me ensinaram o serviço do farol.
O parabrisa, eles deixam zerado, quando é só risco.
Usam uma politriz, com massa #2 fina, e paciência.
Maisssssssssssssssssssssssssssssssss.....
O serviço tem que ser feito em duas pessoas.
Uma vai polindo o vidro, com muita calma, e outro vai resfriando-o, com uma bombinha d'água, pois se chegar a esquentar (fricção da politriz), pode quebrar.
Eu não arriscaria fazer.
Abraços.
Kim.
Tirei manchas de um parabrisa que tenho de F 75 com bombril e uma massa de limpeza interna que ganhei no lava rápido que lavo.
Gostei de como ficoi...
As manchas eram escorrido de ferrugem pq a F estava parada a 5 anos.
1° Foto antes da limpeza
2° foto depois de limpo.
Abs.
Amigos,
Obrigado pelas dicas. Tentarei melhorar a aparência usando as sugestões dadas, mas queria ainda insistir na proposta inicial, pois me parece que:
1) Atenua o desgaste já provocado (esconde uma parte e evita o agravamento)
2) Gera uma proteção (mesmo que mínima) para o conjunto ótico, que originalmente é muito exposto
3) Evita que o efeito se inicie, principalmente na parte de cima do farol
Na minha opinião, uma junção das propostas contidas nesse tópico seria uma boa solução para o problema. Alguém conhece quem trabalhe com moldagem em plástico?
Abraço,
Outro fator que agrava este problema é o uso de lâmpadas que não tem filtragem do UV, como as de maior potência e aquelas azuladas de marcas desconhecidas.
Lavagem do carro com produtos químicos normalmente é o culpado.
Passar uma cera boa após cada lavagem é uma boa (bem pouco, apenas com o pano de dar o brilho). Recomendo a cera dura (em barra) da 3M "Perfect it paste wax". É a melhor cera que encontrei até agora, mas aviso, é de dificílima remoção para chegar no brilho desejado (por isso dura muito).. Apesar do preço (na casa dos R$ 50-60), a lata dura MUITO mais que as Gran Prix e cia... Encerei toda a 110 e não usei nem 1/10 da lata. Antigamente precisava de 1/3 de lata para a mesma área.. Depois de aplicada, o efeito dura muito tempo.
Abraços
Clemente
Clemente, são excelentes as suas fotos da Carretera Austral. Estive por lá, na virada de 2008 p/ 2009. Boas recordações.
Pessoal,
Fuçando os manuais do GV, encontrei um folder denominado "Suzuki Genuine Accessories", no qual os japas apresentam exatamente o que sugeri no post inicial deste tópico. Chama-se "HEAD LAMP TRIM" e tem códigos de referência 99000-99064-470 (cromado) e 99000-99064-U01 (para pintura). Difícil vai ser encontrar essa coisinha ainda disponível. A quem interessar, segue a foto do folder...
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