PDA

Ver Versão Completa : Ranger travou



mariomofilho
06/11/2010, 20:58
Amigos do forum, esta tarde levei o maior susto, estava voltando da fazenda do meu sogro, com minha esposa,filha e meus pais. Estava descendo uma ladeira de calçamento, entre 40 e 60 Km/h e do nada a Ranger travou a rodas traseiras e tive trabalho pra segurar, só parou uns 25 metros depois. Graças a Deus ninguém se machucou. A macha travou também. Tive que ligar para o guincho levar. Ontem viajei com ela, já pensou se fosse na pista a 120 Km/h. Ela tem menos de 02 meses de comprada e só 3.000 mil Km. Estava adorando a picape, mas agora, estou sem confiança. Foi para a autorizada, não sei qual foi o problema. Já aconteceu com alguém aqui do forum ou alguém sabe o que pode ter ocorrido ?

mariomofilho
06/11/2010, 21:44
Fotos do susto

Anthoniusnikos
06/11/2010, 22:01
Olá Mário.

Certamente é um defeito de fábrica.

Pode ter sido diferencial ou câmbio. Percebeu qual deles travou primeiro ?

Anthon

Troller-a-vista
06/11/2010, 22:43
concordo com o anthon, relaxa essa ranger eh muito boa! isso deve ser rarissimo, nunca ouvi algo assim!

se for defeito de fabricacao (tente argumentar sempre isso por mais q provem q nao eh) ainda pode requerer 2 pneus traseiros novos, pq esses ai lixaram com gosto!

nao fique com o peh atras da tua pick up, ela eh boa sim! foi um tremendo azar.. soh isso.. alias nem tanto azar assim neh? como disse, se tivesse a 120 o estrago seria bem pior!

DieselPower
06/11/2010, 22:45
Rapaz, que coisa feia!!!!
Deixou belas marcas no calçamento!
Para que possamos chegar a algumas conclusões mais precisas, gostaria que respondesse algumas perguntas:
O motor continuou funcionando depois do incidente?
No momento a tração estava engatada? Hi ou Low?
Quando você diz "A marcha travou", quer dizer que não conseguiu desengatar a marcha que estava no momento? em que marcha estava?
Como você pegou ela a pouco tempo, tenta argumentar dizendo que não conseguirá confiar no veículo novamente e peça a troca por uma nova!

TylerNTL
06/11/2010, 23:00
Já vi isso mas em caminhonete velha com LAMA no diferencial traseiro.



Se o defeito fosse no diferencial ou nos freios a alavanca de marchas deveria estar normal.

Aposto um cibazol em um defeito de fabricação na caixa de marchas, quem sabe deixaram ela sem óleo.

DieselPower
06/11/2010, 23:18
Se foram as engrenagens da caixa que travaram, existe a possibilidade (grande) de que ocorram danos também no diferencial devido ao "tranco".

NGDaniel
06/11/2010, 23:39
Meu.. nunca vi nem ouvi falar de coisa parecida..


Certa vez ouvi um relato de travamento do cardanzinho da traçao.. mas nada a ver com isso ai..

abs,

mariomofilho
06/11/2010, 23:51
Rapaz, que coisa feia!!!!
Deixou belas marcas no calçamento!
Para que possamos chegar a algumas conclusões mais precisas, gostaria que respondesse algumas perguntas:
O motor continuou funcionando depois do incidente?
No momento a tração estava engatada? Hi ou Low?
Quando você diz "A marcha travou", quer dizer que não conseguiu desengatar a marcha que estava no momento? em que marcha estava?
Como você pegou ela a pouco tempo, tenta argumentar dizendo que não conseguirá confiar no veículo novamente e peça a troca por uma nova!

O motor apagou devido as rodas travadas, mas, liguei depois e ele funcionou;
A tração não estava engatada;
A marcha travou, tentei diversas vezes desengatar, mesmo com o pé na embreagem e forçando não consegui, estava na 2ª marcha, a ladeira é longa e muito inclinada com rebentões dos dois lados.

DieselPower
06/11/2010, 23:54
Pois então Mario, provavelmente a caixa "pediu demissão"...
Recomendo que acompanhe o serviço e peça para revisarem diferencial e semi-eixos devido ao esforço brusco.

Walter L. L. Casitta
07/11/2010, 10:56
Já vi isso acontecer quando o câmbio engata duas marchas ao mesmo tempo...

Pequeno jr
08/11/2010, 08:15
Deve ter sido um susto daqueles.

Mario, o que o pessoal da concessionária falou?

Carlos A. C. Azevedo
08/11/2010, 22:13
Caixa muida e perdeu o comando da embreagem, o cilindro auxiliar ou mestre se lascou?

Carlos A. C. Azevedo
08/11/2010, 22:27
Já vi isso acontecer quando o câmbio engata duas marchas ao mesmo tempo...

:shock::shock::shock::shock: como é que faz uma proesa dessas???????

Imperador!
08/11/2010, 23:24
:shock::shock::shock::shock: como é que faz uma proesa dessas???????

A caixa pode "engrenar" e travar tudo, engatando duas marchas ao mesmo tempo, o que naturalmente é impossível.

Deivid/silveira
08/11/2010, 23:38
Tem o santo muito forte, ainda bem que não foi em uma curva a + de 100 km.

Anthoniusnikos
09/11/2010, 04:09
Mário, só não deixem te responsabilizar por ter engatado duas marchas ao mesmo tempo :mrgreen:; e depois de tudo consertado, preste bastante atenção com todo o powertrain: caixa, cardã, diferencial e eixos. Se sentir algo ainda estranho, é sinal que ficou alguma "sequela" devido ao tranco, e os caras não querem assumir o prejuízo.
Na garantia, faça com que troquem tudo o que foi danificado.
Existem relatos, aqui no Fórum, que só via judicial se conseguiu os reparos necessários. Espero que essa Revend. Autoriz. seja mais complacente contigo.

Saudações !

Anthon

Walter L. L. Casitta
09/11/2010, 07:41
:shock::shock::shock::shock: como é que faz uma proesa dessas???????

Isso não é proesa nenhuma. É um câmbio com com defeito. Com um garfo quebrado por exemplo.

Eu não tô acreditando que nego aqui entendeu que eu sugerí que isso fosse possível num câmbio sadio.:putz:

mariomofilho
09/11/2010, 08:06
Deve ter sido um susto daqueles.

Mario, o que o pessoal da concessionária falou?

Fui ontem a tarde na concessionária e falaram que vão mexer hoje para ver e dar uma resposta.

TylerNTL
09/11/2010, 08:12
Fui ontem a tarde na concessionária e falaram que vão mexer hoje para ver e dar uma resposta.

Não esqueça de postar aqui o diagnóstico.

Mantenho a aposta de um cibazol como o problema está relacionado ao óleo na CM!

RcSala
09/11/2010, 08:54
Não esqueça de postar aqui o diagnóstico.

Mantenho a aposta de um cibazol como o problema está relacionado ao óleo na CM!


Não duvido nada. Minha ranger estava com 60lbs nos pneus quando peguei ela nova e sexta agora peguei meu focus novo e adivinhem... 45lbs em cada pneu. Se eles erram na calibragem dos pneus imagine no resto :putz:

Um amigo meu quase perdeu o motor de um ka por falta de óleo, esqueceram de colocar. E eu achei um litro de óleo fechado "esquecido" entre o radiador e a grade da ranger e mais um meio litro escorrido na tampa do motor e no resto dele. E o mais preocupante foi o consultor me responder na cara dura que haviam conferido o nível do óleo da CT e do câmbio e eu tendo que perguntar pra ele que chave usaram que não deixa marca nenhuma na lama que tava agarrada no bujão :mrgreen:

Essas concessionárias :odedo:

A sim e eu aposto em câmbio tb. Já tive esse problema no 1113 daqui da loja, mas no caso dele moeu tudo incusive o diferencial. Tudo por causa do garfo gasto. Com disse o Walter entrou 3ª e 4ª ao mesmo tempo :parede:

Marcelo-HPE
09/11/2010, 10:12
Mas que coisa assustadora !!!
E aí amigo , qual foi o diagnóstico dos apertadores de parafusos da ford!!!
abs

Maranguas
09/11/2010, 16:34
Caixa de marcha nova... certeza!

JORIS
09/11/2010, 17:43
Ja vi acontecer com alguns trollers, e sempre era o eixo entalhado, porém das vezes que vi sempre era com o veículo parado e ao iniciar o deslocamento não saia do lugar se tentar puxar trava e arrastava as rodas, más como são câmbios diferentes (troller e ranger) vamos ver! nos casos dos trollers geralmente são chipados e com pneus 33, moe mesmo!

Edintruder
09/11/2010, 17:44
Nesse tipo de calçamento, um tranco desses muito dificilmente causaria danos no restante da transmissão.

Deivid/silveira
09/11/2010, 20:01
O focus da minha patroa estava faltando um parafuso da roda trazeira direita.
A concessionária é para ser um local de extrema confiança e tranquilidade... pelo menos isso!

Carlos A. C. Azevedo
09/11/2010, 22:52
Isso não é proesa nenhuma. É um câmbio com com defeito. Com um garfo quebrado por exemplo.

Eu não tô acreditando que nego aqui entendeu que eu sugerí que isso fosse possível num câmbio sadio.:putz:

Epa, vamo com calma ai, foi só uma pergunta...

Walter L. L. Casitta
09/11/2010, 23:28
Epa, vamo com calma ai, foi só uma pergunta...

Carlos A. C. Azevedo, segunda frase foi pro Anthoniusnikos.

Desculpa por ter induzido um mau entendido...

Bruno Mosso
10/11/2010, 00:55
Acompanhando tb por pura curiosidade, pq nunca vi isso em pkp nova

fse
10/11/2010, 11:56
Bom, sou novo aqui no forum, mas ja venho acompanhando a alguns anos. Pesquisei um muito sobre a viatura que ia comprar, e com um bom desconto fechei negocio em uma Ranger XLT 10/11 que ainda esta pra chegar. Agora vendo o relato do colega que tem uma praticamento igual a que eu terei, fiquei um pouco receoso com carro. Ficarei acompanhando para saber mais sobre o caso.
Até mais.

Imperador!
10/11/2010, 12:51
Bom, sou novo aqui no forum, mas ja venho acompanhando a alguns anos. Pesquisei um muito sobre a viatura que ia comprar, e com um bom desconto fechei negocio em uma Ranger XLT 10/11 que ainda esta pra chegar. Agora vendo o relato do colega que tem uma praticamento igual a que eu terei, fiquei um pouco receoso com carro. Ficarei acompanhando para saber mais sobre o caso.
Até mais.

Pode ficar tranquilo cara.
O que aconteceu com ele foi provavelmente um problema na montagem (ou um problema nas peças mesmo)

Isso é uma raridade. Pode ver que vários usuários nunca viram nada parecido.

Parabéns pela compra.

Carlos A. C. Azevedo
10/11/2010, 16:53
Carlos A. C. Azevedo, segunda frase foi pro Anthoniusnikos.

Desculpa por ter induzido um mau entendido...

Tudo bem, entendi errado:oops:.

mariomofilho
10/11/2010, 20:52
Hoje fui na concessionária pela manhã e não tinha ainda uma explicação, falei com o consultor e o chefe da oficina. Quando foi no final da tarde, ligaram pra mim, para ir até lá, falaram que tinha descoberto. Chegadando lá, me mostraram uns rolamentos destruídos e outras peças. Falei que estava vendo as peças, mas, queria saber o motivo.
Vieram as respostas: Falta de lubrificação no rolamento ou uma forte reduzida de marcha.
Falei: Então a Ford esqueceu de colocar óleo na caixa;

O mecânico falou: A caixa estava cheia de óleo;

Falei: Vocês estão afirmando que o problema foi ocasionado por mim;

O mecânico: Não, não disse isso;

Falei: Então foi defeito de fabrica.

Um olhou pro outro e balançaram a cabeça, afirmando que sim, mas, só depois que o chefe saiu da sala.
Um senhor voltou a sala e disse que a garantia vai cobrir e vamos mandar um laudo pra fábrica.

A primeira peça que quebrou, foi o rolamento do eixo primário, assim que pegar a relação de todas as peças, posto aqui.

rogeriomasih
10/11/2010, 21:00
Se for a caixa sem óleo, não vai roncar muito antes de travar?

Carlos A. C. Azevedo
10/11/2010, 21:00
Iria roncar desde o primeiro movimento do carro saindo da concessionária, como foi confirmado a porra do rolamento se mueu e terminou de moer o eixo piloto, travando tudo...
Ainda bem que conseguiu resolver:concordo:

Pequeno jr
10/11/2010, 21:41
Se for a caixa sem óleo, não vai roncar muito antes de travar?

POis é .. seria uma chiadeira dos infernos.

O problema ai foi a peça com certeza. E outra .. se uma deu problema pode dar num lote inteiro.

Walter L. L. Casitta
10/11/2010, 21:50
Ele deve ter arrumado um xiadera danada antes de quebrar de qualquer forma, com ou sem óleo. Um câmbio sempre avisa quando tem problema me um rolamento...

JORIS
10/11/2010, 23:03
POis é .. seria uma chiadeira dos infernos.

O problema ai foi a peça com certeza. E outra .. se uma deu problema pode dar num lote inteiro.

Se for vai dar recall, comprei uma igual a uns 15 dias, to cabreiro, só penso em acontecer na estrada!

Anthoniusnikos
10/11/2010, 23:10
O melhor é utilizar a caixa intensamente, ou seja, mudar as marchas nas situações mais forçadas, enquanto estiver na garantia.

Anthon

Pequeno jr
10/11/2010, 23:23
Seria este o primeiro lote.

Eu não ficaria cabreiro coisa alguma .. eu faria era usar muito.

Garantia serve é para essas coisas. Evitar dor de cabeça,.

fse
11/11/2010, 11:56
Que bom que o problema foi "resolvido".

E espero que seja um caso isolado, ainda mais em carro novo. A minha ainda nem chegou e eu ja estava preocupado hehehe.

Boa sorte com o carro.

catingueiro
11/11/2010, 14:01
Que bom que o problema foi "resolvido".

E espero que seja um caso isolado, ainda mais em carro novo. A minha ainda nem chegou e eu ja estava preocupado hehehe.

Boa sorte com o carro.

Bom dia amigo,

Acredito ser um caso isolado, nunca soube de outra acorrência desse tipo, a minha 10/11 está com 43.000 e até agora só revisões de rotina. Não tenha medo, pode curtir bastante seu carrão...

1 forte abraço

Walter L. L. Casitta
11/11/2010, 14:13
Bom dia amigo,

Acredito ser um caso isolado, nunca soube de outra acorrência desse tipo, a minha 10/11 está com 43.000 e até agora só revisões de rotina. Não tenha medo, pode curtir bastante seu carrão...

1 forte abraço

O câmbio da Ranger é usados também na S10, Frontier, Troller e até nos Iveco Daily. Deve ser a peça mais confiável da Ranger...

NGDaniel
11/11/2010, 16:54
O câmbio da Ranger é usados também na S10, Frontier, Troller e até nos Iveco Daily. Deve ser a peça mais confiável da Ranger...



Excelente, diga-se de passagem!

Robinho da Jaguatirica
11/11/2010, 17:20
A minha também travou as rodas trazeiras, com 1826 km, 16 dias de uso, estava na lama, passou a noite inteira recebendo água de enchorrada, quando fui subir um morrico a toa de reduzida moeu tudo, resultado, eles trocaram tudo, mas só depois que eu iniciei uma campanha com e-mail´s aqui no fórum, durou 48 dias a espera e um belo processo.

boa lama!

mariomofilho
11/11/2010, 18:15
A minha também travou as rodas trazeiras, com 1826 km, 16 dias de uso, estava na lama, passou a noite inteira recebendo água de enchorrada, quando fui subir um morrico a toa de reduzida moeu tudo, resultado, eles trocaram tudo, mas só depois que eu iniciei uma campanha com e-mail´s aqui no fórum, durou 48 dias a espera e um belo processo.

boa lama!

Esse tempo de espera foi por peças ou eles não quizeram trocar na garantia ?

Robinho da Jaguatirica
11/11/2010, 18:40
Esse tempo de espera foi por peças ou eles não quizeram trocar na garantia ?

Trocaram tudo na garantia, 5 x as peças vieram erradas, minha ranger xlt CD 3,0 zerinha tinha peças dos freios das F1000 de 20 anos atrás, nada batia com o catálogo, nem com outras ranger´s novas que estavam pra vender, olha a caca. eles abriam outros freios pra comparar com os da minha, e só dava mesmo os da F1000, daí eles trocaram tudo, tambor, burrinhos, válvulas, molas, astes, lonas e etc...
Mais de 30 dias com carro reserva, eles só dão 3 dias, mas no grito, bem no grito mesmo consegui.
A tática deles é dizer que foi mal uso, provei pra eles que estavam errados, assim que eles me entregaram a viatura arrumada fiz o teste com o chefe da oficina e um apertador de parafusos deles, subi o pico da Cidade de Caratinga/MG, onde pulam de asa delta e paragleider, chovia muito, era um bosteiro só, muito facão, erosões de tudo enquanto era tipo, nem burro de chuteira subia, pois subí, e os dois voltaram a pé, não tiveram coragem de continuar comigo, os bancos já estavam sujos de cocô.:mrgreen:

Boa lama!


Robinho

Anthoniusnikos
11/11/2010, 20:30
Trocaram tudo na garantia, 5 x as peças vieram erradas, minha ranger xlt CD 3,0 zerinha tinha peças dos freios das F1000 de 20 anos atrás, nada batia com o catálogo, nem com outras ranger´s novas que estavam pra vender, olha a caca. eles abriam outros freios pra comparar com os da minha, e só dava mesmo os da F1000, daí eles trocaram tudo, tambor, burrinhos, válvulas, molas, astes, lonas e etc...
Mais de 30 dias com carro reserva, eles só dão 3 dias, mas no grito, bem no grito mesmo consegui.
A tática deles é dizer que foi mal uso, provei pra eles que estavam errados, assim que eles me entregaram a viatura arrumada fiz o teste com o chefe da oficina e um apertador de parafusos deles, subi o pico da Cidade de Caratinga/MG, onde pulam de asa delta e paragleider, chovia muito, era um bosteiro só, muito facão, erosões de tudo enquanto era tipo, nem burro de chuteira subia, pois subí, e os dois voltaram a pé, não tiveram coragem de continuar comigo, os bancos já estavam sujos de cocô.:mrgreen:

Boa lama!


Robinho]]

Robinho. Lembro do seu caso, ou outro muito semelhante ao seu, postado aqui no fórum. Esse descaso com o consumidor é que não podemos aceitar dos Revendedores Autorizados. Quando esses defeitos de fabricação são apresentados, eles deveriam aceitar sem complicações, pois, é certo que nenhum cliente tem a intenção em ficar perdendo tempo, com a viatura parada na oficina por muitos dias. Essa situação para qualquer adquirente de uma pick-up, significa prejuízo. :concordo:

Anthon

Robinho da Jaguatirica
12/11/2010, 09:19
]]

Robinho. Lembro do seu caso, ou outro muito semelhante ao seu, postado aqui no fórum. Esse descaso com o consumidor é que não podemos aceitar dos Revendedores Autorizados. Quando esses defeitos de fabricação são apresentados, eles deveriam aceitar sem complicações, pois, é certo que nenhum cliente tem a intenção em ficar perdendo tempo, com a viatura parada na oficina por muitos dias. Essa situação para qualquer adquirente de uma pick-up, significa prejuízo. :concordo:

Anthon

Sim Anthoniusnikos, foi o meu caso mesmo, abri este tópico na época

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69651 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69651)
que inclusive continua lá, pra turma toda ajudar novamente quem necessitar.
Boa lama!

Robinho da Jaguatirica

Anthoniusnikos
12/11/2010, 21:40
É, meu caro Robin, esses casos, quem sofreu, ou acompanhou o drama, nunca se esquece. Ou fazemos com que as leis em defesa do consumidor sejam cumpridas(Mesmo na marra!!!) ou este país vira, de vez, um CAMELODROMO. :putz:

Anthon

DieselPower
13/11/2010, 21:11
Não quero assustar ninguém, mas geralmente quando acontece isso, espalha limalha que contamina o óleo e "moe" as demais engranagens...
Quando possui uma L200 GLS 2002, quebrou a gaiola de um rolamento da caixa (apenas começou a roncar e já parei, não chegou a travar), e estes pedaços de gaiola moída, fizeram um "amor gostoso" (Fod**am) com as demais engrenagens...
Eu tentaria uma caixa nova... Afinal, quantos km ela estava no ocorrido?

Anthoniusnikos
13/11/2010, 21:51
DiPower, no caso do Mário, que está na garantia, então, deve exigir uma caixa nova(se moeu alguma peça lá), assim como um diferencial novo(se moeu alguma peça nele).
Eu faria os testes os mais intensos possíveis com as marchas e tração, colocando a viatura nas trilhas, dunas, 1 tonelada na caçamba e subiria aa serraa das Araras/Mantiqueira/Mar, etc. :mrgreen:
A quilometragem ?: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=253010&d=1289086669

Anthon

Walter L. L. Casitta
13/11/2010, 22:32
Pô pessoal. Agora já tá virando terrorismo. Trocou as peças, lavou tá novo...:mrgreen:

Anthoniusnikos
14/11/2010, 01:10
Sorte tua, Mário, que não é um câmbio AT, senão ao invés da troca, iriam propor um monte de gambiarras, e sua Ranger zero, já ia virar chapéu véio, cumpade; e que só ia servir para pegar curió ! :mrgreen:
Faz a concessionária te indenizar em tudo o que você tem direito.
São eles que estão perdendo tempo, ou você ?

Aqui no Fórum, assim como nas concessionárias de mercenários, alguns te tratam pelo nome, e outros como número. :pensativo:

Anthon