PDA

Ver Versão Completa : 4x4 no asfalto?



CarlãoBH
06/11/2010, 19:49
Quando tinha uma TR4 sempre que chovia mais pesado eu andava no 4H sem bloqueio do diferencial central, que fica igual a esses Santa Fe e etc. Dá uma segurança brutal, o carro fica grudado no chao. Minha dúvida é a seguinte: posso andar no 4x4H normalmente com meu Troller na estrada? É que vou viajar na semana que vem e tá chovendo o mundo aqui em Minas...

GMC
06/11/2010, 21:34
Quando tinha uma TR4 sempre que chovia mais pesado eu andava no 4H sem bloqueio do diferencial central, que fica igual a esses Santa Fe e etc. Dá uma segurança brutal, o carro fica grudado no chao. Minha dúvida é a seguinte: posso andar no 4x4H normalmente com meu Troller na estrada? É que vou viajar na semana que vem e tá chovendo o mundo aqui em Minas...
Carlao, acredito que no manual do Troller deve ter alguma orientação, assim como no da Ranger. Creio que se estiver chovendo e a aderência da pista estiver ruim e se vc mantiver a velocidade abaixo dos 100, não terá problemas , mas confere o manual.
Abc

Cirdan
08/11/2010, 22:43
Nos modelos Pajero, vc tem a opção de 4x4 com ou sem bloqueio... isso é otimo, pq as vezes precisa do 4x4 em asfalto...

Agora as Pick-Up e esses Jipes raramente tem essas funções. Quando se ativa o 4x4, já ativa o bloqueio e não é recomendado usar no asfalto, podendo prejudicar o sistema.

Na Blazer eu usei uma vez e depois tomei uma bronca... na Triton, na Pajero Full e na Sport eu sei que da... principalmente nas automaticas q foram as q eu dirigi.

Abraços

Victor T. Araujo
16/02/2011, 13:06
Depois de 20 anos sonhando consegui comprar um Defender , estou completamente perdido em alguns comandos : tração e bloqueio de diferencial , qual a diferença , posso usar os dois ao mesmo tempo , como funciona a tração , fiz a leitura do manual , mas não esclareceu minhas duvidas , se tiver algum colega que possa esclarecer , agradeço , sempre tive carro tracionado .

Victor

Cirdan
17/02/2011, 10:57
Se não me engano no Defender ele é tração integral. O q vc pode colocar é a reduzida e o bloqueio central.

O bloqueio vc só usa quando estiver em local muito liso ou mesmo já afundado. E a reduzida sempre que precisar de mais força. Evita usar no dia-a-dia por causa do desgaste e tb pq consome bem mais.

Abraços

Felipe Glod
17/02/2011, 18:05
Ela e 4x4 integral como o niva, mais os lances do bloqueio nao sei, tem varios colegas de Land q podem te ajudar.


Se não me engano no Defender ele é tração integral. O q vc pode colocar é a reduzida e o bloqueio central.

O bloqueio vc só usa quando estiver em local muito liso ou mesmo já afundado. E a reduzida sempre que precisar de mais força. Evita usar no dia-a-dia por causa do desgaste e tb pq consome bem mais.

Abraços

diogo ludovico
17/02/2011, 18:44
no niva e na defender que são integrais, normalmente a tração é 60-70% traseira e o restante dianteira, pois eles possuem um diferencial dentro da caixa de tração.
Quando se bloqueia este diferencial, a tração é jogada 50-50%, ai não pode-se usar no asfalto, sob pena de danificar o conjunto.
Já a reduzida, esta geralmente duplica a força do conjunto, onde precisa-se de mais força do que velocidade.

MarceloT4
08/04/2011, 22:36
Quando tinha uma TR4 sempre que chovia mais pesado eu andava no 4H sem bloqueio do diferencial central, que fica igual a esses Santa Fe e etc. Dá uma segurança brutal, o carro fica grudado no chao. Minha dúvida é a seguinte: posso andar no 4x4H normalmente com meu Troller na estrada? É que vou viajar na semana que vem e tá chovendo o mundo aqui em Minas...

Carlão,

No caso do T4, a Troller recomenda expressamente NÃO usar 4X4 em superfícies duras (leia-se: use somente em estradas de chão, e quando estas demandam tração 4X4). Dê uma olhadinha no manual do veículo, esse tipo de uso é proibitivo. Nesse caso, o melhor que vc faz é dirigir 4X2, com as rodas livres, e mantendo-se em baixa velocidade (a menos que a estrada seja de terra e esteja escorregadia)

Abraços!

Cirdan
11/04/2011, 14:17
Acho que só a Mit tem esse sistema de com ou sem bloqueio... as outras é tudo bloqueada.

Eu sei que o Troller vc não pode usar o 4x4 no asfalto... vc quebra o sistema.

Abraços

andretomasi
11/04/2011, 16:27
Acho que só a Mit tem esse sistema de com ou sem bloqueio... as outras é tudo bloqueada.

Eu sei que o Troller vc não pode usar o 4x4 no asfalto... vc quebra o sistema.

Abraços
Cherokees, Pajeros e muitos outros veículos também tem o diferencial central, aí pode andar no asfalto em Full-time ou bloquear para andar em Part-time no off-road, etc..

No Troller, CJ, Ranger, S10 e outros não tem diferencial central, então o 4x4 é só Part-time, basicamente pra off-road.. se usar 4x4 no asfalto corre o risco de detonar a transferência.. dependendo se a estrada estiver com muito pouca aderência, chuva muito forte, barro na pista, etc, até pode usar em último caso, mas não é aconselhável ou pelo menos não use por muito tempo assim.

[ ]'s

cézão_MTB
11/07/2011, 18:57
esse tópico tirou minha dúvida, tenho um GM Tracker.
O TR4 possui : 4H= Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante.

Nesse modo ela pode andar em asfalto sem problemas, é isso mesmo???

Já o Tracker o 4X4 é expressamente para estrada de terra.

cézão_MTB
12/07/2011, 14:35
o antigo Ecosport 4X4 tinha esse sistema de 4X4 projetado para asfalto.

cézão_MTB
12/07/2011, 15:42
o antigo Ecosport 4X4 tinha esse sistema de 4X4 projetado para asfalto.

O novo também tem, só que nunca vi um Ecosport 4X4 desse modelo novo. Por que será?? Achei até que a versão 4X4 da Eco tinha saído de linha.

lhsgrangeiro
12/07/2011, 18:46
E em estradas de cascalho como a da foto, pode-se, não pode-se ou deve-se andar com 4x4 engatado em caminhotes tipo Hilux, S10, Ranger...http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.goianesia.go.gov.br/portal/imgs_releases/2008321203018_estradas-06.jpg&imgrefurl=http://www.goianesia.go.gov.br/portal/release.asp%3Fid%3D3846&usg=__uqJ1tI1QH2BT4hxYH3GLKNXAZls=&h=338&w=450&sz=36&hl=pt-BR&start=1&sig2=8dSRcs_pWJNlUHFw6il2tQ&zoom=1&tbnid=iEv0uIbejAB3LM:&tbnh=95&tbnw=127&ei=XL8cTu6uGoX40gHxrYnsDg&prev=/search%3Fq%3Destrada%2Bde%2Bcascalho%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1024%26bih%3D505%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1

andretomasi
13/07/2011, 01:34
Pode sim, aumenta a estabilidade e dirigibilidade principalmente em curvas no cascalho solto, bem como nas subidas/descidas, além de ajudar a evitar perda de direção após passar em buracos ou pequenas lombadas nesse tipo de terreno.

[ ]'s

TylerNTL
13/07/2011, 06:25
esse tópico tirou minha dúvida, tenho um GM Tracker.
O TR4 possui : 4H= Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante.


Essa informação está errada.
A TR4 tem diferencial central. E não tem nada de acoplamento variável, viscoso, atuante, etc ...

andretomasi
13/07/2011, 09:03
Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
Quanto aos modos:
4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

Sugiro dar uma lida neste texto:
Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4 (http://sopajerotr4.blogspot.com/2011/03/o-misterio-dos-diferentes-modos-4x4.html)

Ou neste sobre a caixa de transferência da TR4:
Super Select - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Select)

[ ]'s

Fernando Massad
13/07/2011, 10:31
Muito bom André!!!:concordo:

TylerNTL
13/07/2011, 23:09
Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
Quanto aos modos:
4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

Sugiro dar uma lida neste texto:
Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4 (http://sopajerotr4.blogspot.com/2011/03/o-misterio-dos-diferentes-modos-4x4.html)

Ou neste sobre a caixa de transferência da TR4:
Super Select - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Select)

[ ]'s


Pois é li os dois links no final do primeiro tem uma ressalva:

"UPDATE: a TR4 não tem diferencial de deslizamento limitado."

Reafirmo:
E não tem nada de acoplamento variável, viscoso, atuante, etc ...


PS: Um diferencial central com bloqueio é muito melhor que qualquer tração com acoplamento viscoso, variável, atuante, etc...

andretomasi
14/07/2011, 18:44
Tyler, antes de afirmar alguma coisa, precisamos ter certeza do que estamos dizendo.
Eu estou repassando a informação que sei, que a TR4 tem sim um acoplamento viscoso na transferência, se eu estiver errado, paciência, admitirei meu erro, mas não estou tentando afirmar nada nem disputar conhecimento.

Então volte lá na página e releia o parágrafo, e clique no link do "update", preste um pouco mais de atenção. Aquilo é sobre os diferenciais DOS EIXOS não serem de deslizamento limitado, não é sobre o VCU no diferencial central. Leia lá que a ressalva é sobre a TR4 não ter diferenciais LSD nos eixos, inclusive está em um parágrafo nomeado "diferenciais e patinagem", nada a ver com o diferencial central.

PS: Bloqueio no diferencial central é um item importante sim, mas ter o bloqueio ou não, não tem relação alguma ao tipo de acionamento da tração, por acoplamento viscoso, fixo, variável ou o que seja; tanto é que existem veículos com os mais variados tipos de transferência com opção de bloqueio no diferencial central ou qualquer outro dispositivo de acionamento de tração. Em momento algum eu disse que o acoplamento viscoso é pior, ou que bloqueio central não é bom, ou algo parecido.

[ ]'s

Renato Fraga
14/07/2011, 19:39
Bom, voltando ao foco do tema do tópico, eu particularmente uso o 4x4High na minha PickUp sempre que acho necessário.

Tenho consciência das consequências dessa prática, mas procuro tomar o máximo de cuidado levando em conta o benefício que colho em usar o 4x4.

POrtanto, sempre que estou andando em alta velocidade em asfalto molhado, eu aciono o 4x4. O carro muda radicalmente de comportamento ficando muito mais estável tanto em linha reta quanto em curvas.

PAra andar em trânsito urbano, quando realiza-se curvas mais fechadas desaconselho.

Levemos em conta que quanto mais rápido vira um pneu, maior a facilidade dele escorregar e isso também se vale para a devida compensação do BLOQUEIO que a 4x4 provoca entre os eixos. Quero dizer que haverá pneu arrastando, mas em velocidade, o esforço para os componente da transmissão é muito menor do que quando andando em baixa velocidade. Assim, evito usar apenas em asfalto seco. No demais, não titubeio em acionar o 4x4. Admito que quanto maior o entre eixos do carro, maior é a diferença de velocidade entre o eixo dianteiro e traseiro. Mas numa rodovia, essa diferença é mínima.

Subidas e descidas de serra na chuva é impressionante a alteração no comportamento do carro. Parece que está andando sobre trilhos.

Estradas de terra, nem precisa falar.....

Superfícies de rolamento, como macadame e cascalho, é indispensável.....

Fica a dica, com critério é possível sim usar 4x4 no asfalto molhado!!!!!

Moipessoa
21/08/2011, 14:11
e para a L200? haveria alguma restrição ao uso de 4x4h em pista molhada?

Carlos A. C. Azevedo
26/08/2011, 18:08
e para a L200? haveria alguma restrição ao uso de 4x4h em pista molhada?

Tem gente aqui que jura de pé junto que ligando a tração vai moer tudo, vai fazer perder o controle do carro e tudo mais.

Quando a chuva aperta eu ligo aqui na L, e o carro fica muito melhor, mais estavel...:dance::dance::dance:
Ps: teste feito rodando por mais de 1:30 hora de baixo de uma CHUVA BEM FEIA(vm=90km/h), pista cheia de lombadas, curvas acentudas (desligava a tração se fosse preciso, curva muito fechada) e foi tudo muito bem.:cool::cool::cool::cool::euforico:
Agora é contigo.. :concordo:

andretomasi
26/08/2011, 18:50
Tem gente aqui que jura de pé junto que ligando a tração vai moer tudo, vai fazer perder o controle do carro e tudo mais.

Quando a chuva aperta eu ligo aqui na L, e o carro fica muito melhor, mais estavel...:dance::dance::dance:
Ps: teste feito rodando por mais de 1:30 hora de baixo de uma CHUVA BEM FEIA(vm=90km/h), pista cheia de lombadas, curvas acentudas (desligava a tração se fosse preciso, curva muito fechada) e foi tudo muito bem.:cool::cool::cool::cool::euforico:
Agora é contigo.. :concordo:

Ué mas ninguém disse ao contrário.. NA CHUVA = POUCA ADERÊNCIA, que é o que todo mundo disse;
Em asfalto, calçamento ou piso seco ou com muita aderência, estraga sim pois a diferença de rotação vai forçar a transferência. Agora, na chuva, barro, asfalto molhado, neve, gelo, terra ou areia e outros pisos com pouca aderência, pode usar 4x4 mesmo sem diferencial central.
O problema é querer andar em 4x4 em piso de muita aderência, seco ou não.

PS: Já viajei de CJ5 por 500km em 4x4h na chuva na serra, sem problemas.

[ ]'s

Carlos A. C. Azevedo
29/08/2011, 11:04
Ué mas ninguém disse ao contrário.. NA CHUVA = POUCA ADERÊNCIA, que é o que todo mundo disse;
Em asfalto, calçamento ou piso seco ou com muita aderência, estraga sim pois a diferença de rotação vai forçar a transferência. Agora, na chuva, barro, asfalto molhado, neve, gelo, terra ou areia e outros pisos com pouca aderência, pode usar 4x4 mesmo sem diferencial central.
O problema é querer andar em 4x4 em piso de muita aderência, seco ou não.

PS: Já viajei de CJ5 por 500km em 4x4h na chuva na serra, sem problemas.

[ ]'s

NÃO??? é só procurar por ai, uns entendidos de fisica que onde o pessoal chegava falando de usar a tração na chuva, não importa a quantidade, dizendo que ia estragar tudo, que ia dar problema, que podia acontecer tudo que num presta, vai entender...

:concordo:

Felipe Glod
02/09/2011, 14:29
Já puxei com um Willys outro Willys por varios Km reduzido e nao aconteceu nada, mesmo antes de chegar na trilha as vezes tem longos treços de subida onde eu ligava as rodas livres e reduzia o bicho e nunca quebrou, tudo bem que jeep e mais resistente mais mesmo assim, tb ja fiz isso varias vezes na Samurai e nunca deu m... e eram pisos firmes acredito que desgaste mais um pouco mais nao ao ponto de quebrar tudo.

andretomasi
02/09/2011, 22:03
Felipe, fazendo isso uma vez não vai quebrar, vai forçar mas o escorregamento do pneu e folgas vão atenuar na hora, mas experimenta fazer isso seguido pra ver, quebra a transferência sim; é mecânica pura, se a transferência não tem compensação de rotação vai forçar o sistema e eventualmente vai quebrar quando tu menos espera (no meio de uma trilha quando exigir muito dela por exemplo).

[ ]'s

zenzen 4x4
03/09/2011, 19:13
Olá André!
No meu caso, que tenho Câmbio e CT da SW4 2001,e tração permanente,isto não poderia moer a CT,minha dúvida é se o funcionamento da CT da SW4 é igual à da Cheroka,que vem de fábrica para rodar sempre em 4x4,pois a SW4,tem roda livre,e andar com a dianteira ligada a 120/130por hora, poderia dar pau.Estou pensando em colocar Roda Livre,para poder andar 4x2.Sabes me dizer algo à respeito?

andretomasi
03/09/2011, 19:44
Olá André!
No meu caso, que tenho Câmbio e CT da SW4 2001,e tração permanente,isto não poderia moer a CT,minha dúvida é se o funcionamento da CT da SW4 é igual à da Cheroka,que vem de fábrica para rodar sempre em 4x4,pois a SW4,tem roda livre,e andar com a dianteira ligada a 120/130por hora, poderia dar pau.Estou pensando em colocar Roda Livre,para poder andar 4x2.Sabes me dizer algo à respeito?

Olha, não conheço a SW4 em particular, mas imagino que seja parecido com o sistema da Mitsubishi, e se a tua já era dos modelos com tração permanente (as antigas se não me engano eram part-time, tinham acionamento da 4x4 por alavanca?), ela deve ter três opções:

4x4H - 4x4 com o diferencial central desbloqueado, nessa posição pode andar até na estrada, como a XJ na posição full-time
4x4HLc - 4x4 com o diferencial central bloqueado, NÃO pode andar com essa posição em terreno de muita aderência
4x4LLc - 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado, também não pode andar em qualquer terreno

Se ela realmente é do modelo com tração integral, com diferencial central, não tem perigo de dar pau por andar com a dianteira ligada, a transferência foi feita pra isso, inclusive fica mais estável e confiável até pra andar em estrada pois ela "gruda" no asfalto.

Colocar roda livre é tua opção, pode sim ajudar a economizar um pouco de combustível, mas pra esses motores a diferença não é tão grande no consumo, vai beber parecido em 4x4 ou 4x2 e tem que ver se compensa ter mais uma peça que pode falhar um dia, no caso da roda-livre. Depende do eixo também, tá usando D44 né?

Uma hora vou ter que dar um pulo em SR pra ver essa Rural!

[ ]'s

SergioMedeiros
03/09/2011, 20:31
Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abs

Renato Fraga
03/09/2011, 22:42
Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abs

1- Não tem diferencial central. Dianteira e trazeira ficam com 50% da tração. Sim, de modo geral, 4x4 sem diferencial central, só em superfície de baixa aderência.

2- Se a tração é permanente, não pode ter roda livre. Se tiver, e a roda livre estiver DESLIGADA tem que bloquear o diferencial central para andar em 4x2.

3 e 4- existe alguns tipos de bloqueios automáticos para pick ups, mas desconheço esse equipamento equipar a Ranger. Cherokee e Grand Cherokee possuem no eixo trazeiro, por exemplo. É possível instalar no eixo dianteiro desde que o componente seja do modelo compatível ao eixo. O mesmo se aplica ao trazeiro caso não possua tal componente.



Falando agora das Hilux SW4, as que possuem tração permanente AWD, não usam rodas livres. Portanto as SW4 que possuem rodas livres não tem tração integral permanete. A mesma regra se aplica para os carros com 4x4 full time como a Cherokee. Se a roda livre estiver desligada e selecionar tal posição na tração, o carro não sairá do lugar.



Abraços a todos

Carlos A. C. Azevedo
04/09/2011, 18:26
Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abs

Assim como o amigo Renato disse, só complementando dependendo do modelo da tua ranger, ela pode ter o trak lock, é um tipo de bloqueio de diferencial, mas ele não bloqueia 100%, parece que é 75%.

zenzen 4x4
04/09/2011, 19:27
André! A minha,de cherokee só ficou os eixos.O trazeiro Dana 44-3,e o Dianteiro Dana 30.O motor é MWM da S10 2005 com BI,o Câmbio e a CT da Sw4 2001,portanto, creio que não tem diferencial central,motivo pelo qual estou pensando em colocar Roda-Livre,pra não correr tudo junto. Agora pergunto: se a alavanca está em 4x2,e não tem roda livre,então gira diferencial ,cardã,isto não seria igual a andar com a alavanca na posição 4x4?
Me avise quando quizer vir: Tem Rural,F 75, Cara de Cavalo original, tem Charger R/T 75, tem Ford 1929,e umas BUD.

andretomasi
04/09/2011, 20:53
André! A minha,de cherokee só ficou os eixos.O trazeiro Dana 44-3,e o Dianteiro Dana 30.O motor é MWM da S10 2005 com BI,o Câmbio e a CT da Sw4 2001,portanto, creio que não tem diferencial central,motivo pelo qual estou pensando em colocar Roda-Livre,pra não correr tudo junto. Agora pergunto: se a alavanca está em 4x2,e não tem roda livre,então gira diferencial ,cardã,isto não seria igual a andar com a alavanca na posição 4x4?
Me avise quando quizer vir: Tem Rural,F 75, Cara de Cavalo original, tem Charger R/T 75, tem Ford 1929,e umas BUD.

Bom, existe kit de roda-livre pra Dana 30 pra vender, mas eu acho que não compensa o gasto, vai custar caro pra pouco retorno.

Quanto ao modo da tração, quando está em 4x2 sim, gira igual o diferencial e o cardan mas é o esforço das rodas no solo que está girando eles, pois eles estão desengatados na caixa de transferência e não recebem força, então eles giram "em falso" por estarem ligados às rodas. Quando se engata a 4x4, aí sim a transferência "engata" o cardan dianteiro também e começa a transmitir força para o eixo dianteiro. Nas Cherokee com full-time e outros veículos é assim, quando em 4x2 gira tudo solto na frente, mas o gasto de combustível não muda comparado à quando em 4x4, devido ao peso do monstrinho + motor forte, etc.

Mas, como bem lembrou o Renato, se colocar roda-livre e a tua CT realmente tiver tração permanente, vai ter que rodar em H4L se a roda-livre estiver desligada senão ela vai transferir a força toda pro eixo dianteiro, que estará desconectado; e isso possibilita o risco de tu esquecer de desativar a RL e rodar em H4L, forçando a caixa. Minha opinião é, esquece a roda-livre.

Se a tua CT não tem diferencial central, então ela não tem tração permanente. Como é o acionamento da tração?
A bola da alavanca da tração que tu tens é assim? Ou aciona por botão no painel?
http://i53.tinypic.com/2vmjbrs.png
Se for como a imagem, a tua CT não tem tração permanente e sim part-time, ou seja, anda em 4x2 normalmente, quando precisar liga a 4x4 mas não pode andar em 4x4 no asfalto, etc, como nos CJs com CT Dana 18, Wranglers com CT NP231, e etc.

Se ela tem as posições L4L - H4L - H4F então ela tem tração permanente, aí tu vais andar o tempo todo em H4F:
H4F - High speed, 4wd, Full-time (alta velocidade, 4x4, diferencial central livre, pode rodar assim o tempo todo)
H4L - High Speed, 4wd, Locked center differential (alta velocidade, 4x4, diferencial central bloqueado, vai distribuir 50% da força pra cada eixo e não pode andar assim o tempo todo)
L4L - Low Speed, 4wd, Locked center differential (Reduzida, para "baixa velocidade", 4x4, diferencial central bloqueado)

No feriadão dia 20 quem sabe apareço por aí, vou estar em Três de Maio.. mas Bud, só se for da Argentina porque a que vendem por aqui é uma b*$&# :D

[ ]'s

zenzen 4x4
05/09/2011, 08:21
Olá André!

A CTé igual à este desenho,ando sempre com a alavanca em H2.Então acho mesmo que não há nescessidade de colocar Roda-livre.
Te aguardo,as BUD são Castelhanas mesmo...Dá um toque antes 8124-5280.
Abraços!

neoti
14/09/2011, 09:41
Ola pessoal.

Vou relatar minha experiencia .
Estava com 4x4 da minha hillux ligado e entrei em um trecho de asfalto, esqueci de desligar, enquanto tava na reta tudo tranquilo, mas quando fui trocar de pista em uma avenida na hopra que fui fazer a troca de psita travou tudo.

Um grande abraço a todos.

andretomasi
14/09/2011, 13:03
Ola pessoal.

Vou relatar minha experiencia .
Estava com 4x4 da minha hillux ligado e entrei em um trecho de asfalto, esqueci de desligar, enquanto tava na reta tudo tranquilo, mas quando fui trocar de pista em uma avenida na hopra que fui fazer a troca de psita travou tudo.

Um grande abraço a todos.

Ah, legal ter mais uma prova "viva" do fato, pra convencer aqueles que acham que não acontece nada :D , obrigado pela contribuição ao tópico.

[ ]'s

Felipe M. Gimenez
14/09/2011, 19:56
Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Abs



Alo pessoal do 4x4! O papo aqui tá muito instrutivo! Eu sou novo por aqui e cheio de dúvida! Gosto muito de 4x4 mas não entendo como vcs da mecânica (meu negócio é subir o morro com a viatura p/ decolar de parapente). Tenho um Grand Vitara (III) 4x4 2.0 16v 2011 e tô assustado com o consumo urbano. É possível desligar a tração dianteira (no uso urbano) e ligar opcionalmente (off road) colocando roda livre na dianteira? O bloqueio acontece no eixo central certo e se por a opção bloqueado (como o Renato disse com as rodas desativadas) a força no eixo traseiro será 100%? Falei besteira?

andretomasi
15/09/2011, 00:32
Alo pessoal do 4x4! O papo aqui tá muito instrutivo! Eu sou novo por aqui e cheio de dúvida! Gosto muito de 4x4 mas não entendo como vcs da mecânica (meu negócio é subir o morro com a viatura p/ decolar de parapente). Tenho um Grand Vitara (III) 4x4 2.0 16v 2011 e tô assustado com o consumo urbano. É possível desligar a tração dianteira (no uso urbano) e ligar opcionalmente (off road) colocando roda livre na dianteira? O bloqueio acontece no eixo central certo e se por a opção bloqueado (como o Renato disse com as rodas desativadas) a força no eixo traseiro será 100%? Falei besteira?

Felipe, esquece porque não vai dar diferença no consumo, além de ser gambiarra, vai gastar $ pra pouco resultado. Não existe veículo perfeito pra tudo, ou é bom no off-road, forte e gastador, ou é bom na cidade, econômico mas só pra asfalto.

[ ]'s

Felipe M. Gimenez
15/09/2011, 07:26
Obrigado pela resposta André.

edvarciriaco
19/09/2011, 22:27
tenho uma TR4 utilizei o 4x4 com bloqueio de diferencial sem reduzida.....depois que entrei no asfalto esqueci de desligar e precisei fazer uma pequena manobra e as rodas ficaram presas....tipo travou.....desengatei a tração e tudo voltou ao normal....fiz besteira neh..?
Agora pergunto:
É normal travar quando estiver em asfalto com 4x4 com bloqueio acionado e fizer qualquer manobra...???
Será que estragou alguma coisa....???
Nao fui novamente para estradas de terra/barro para usar a tração novamente, será que estragou alguma coisa....???

valeu rapaziada....abraços

andretomasi
20/09/2011, 19:50
tenho uma TR4 utilizei o 4x4 com bloqueio de diferencial sem reduzida.....depois que entrei no asfalto esqueci de desligar e precisei fazer uma pequena manobra e as rodas ficaram presas....tipo travou.....desengatei a tração e tudo voltou ao normal....fiz besteira neh..?
Agora pergunto:
É normal travar quando estiver em asfalto com 4x4 com bloqueio acionado e fizer qualquer manobra...???
Será que estragou alguma coisa....???
Nao fui novamente para estradas de terra/barro para usar a tração novamente, será que estragou alguma coisa....???

valeu rapaziada....abraços

Ed, teu caso é o mesmo do "neoti" que postou por aqui. Normal não é, e é justamente por isso que a gente fala tanto pra não andar em 4x4 no asfalto (salvo exceções). Travou porque vai forçando a transferência e o sistema da transmissão toda, até o ponto em que uma roda quer girar mas a outra não deixa, aí ou ela trava ou ela derrapa uma roda, ou pior, quebra alguma coisa no forçar.
Pra saber se estragou alguma coisa só testando, mas a princípio se tu desligou a tração logo e ela não apresentou problemas não deve ter causado nenhum dano permanente.

[ ]'s

edvarciriaco
21/09/2011, 07:18
Valeu andre....grande abraço

Salazar
17/12/2011, 14:35
[QUOTE=andretomasi;1482577]Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
Quanto aos modos:
4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

Sugiro dar uma lida neste texto:
Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4 (http://sopajerotr4.blogspot.com/2011/03/o-misterio-dos-diferentes-modos-4x4.html)


Neste link está muito bem explicado para os donos de TR4.

klausk
20/02/2017, 14:35
Topico antigo mas ainda bem pertinente, se me permitem...

Eu tenho uma RAV4 2014 que uso para 'passear' com a familia por estradas de terra.. já meti ela em algumas subidas que tive que 'trepar' alguma vala onde o carro foi muito bem.. e no asfalto ela é 'grudada', vai super bem a tração 'integral' (o acoplamento da tração traseira é eletro-magnético, com um computador controlando quanto de força manda para cada eixo. O torque máximo é de 45% no eixo traseiro).

O carro não tem reduzida, nem bloqueio do diferencial (tem bloqueio da tração, que trava a distribuição da tração em 55/45 para velocidades de até 40 por hora). Não fiz nenhuma trilha ainda com o carro, mas sinto que o cambio cvt é bem interessante até agora.. o carro sempre está num ótimo ponto de torque...

Acho que o diferencial eletronico e o cambio CVT fazem o carro ir muito bem em coisas leves.. Pra falar a verdade, acho que o único problema com esta configuração seria uma eventual fragilidade se a necessidade de torque for muito grande..

Estava pensando em pegar um troller novo (2015+) para continuar com os 'passeios', mas confesso que fiquei um pouco decepcionado ao ler a descrição de como funciona a tração do troller neste tópico.. ainda continua deste jeito? Será que não há nenhum 4x4 atual que tem solução "tração integral" que funciona bem tanto na trilha, quanto estrada, e é robusto suficiente para fazer trilha?

abraços

marlonwh
20/02/2017, 15:56
Topico antigo mas ainda bem pertinente, se me permitem...

Eu tenho uma RAV4 2014 que uso para 'passear' com a familia por estradas de terra.. já meti ela em algumas subidas que tive que 'trepar' alguma vala onde o carro foi muito bem.. e no asfalto ela é 'grudada', vai super bem a tração 'integral' (o acoplamento da tração traseira é eletro-magnético, com um computador controlando quanto de força manda para cada eixo. O torque máximo é de 45% no eixo traseiro).

O carro não tem reduzida, nem bloqueio do diferencial (tem bloqueio da tração, que trava a distribuição da tração em 55/45 para velocidades de até 40 por hora). Não fiz nenhuma trilha ainda com o carro, mas sinto que o cambio cvt é bem interessante até agora.. o carro sempre está num ótimo ponto de torque...

Acho que o diferencial eletronico e o cambio CVT fazem o carro ir muito bem em coisas leves.. Pra falar a verdade, acho que o único problema com esta configuração seria uma eventual fragilidade se a necessidade de torque for muito grande..

Estava pensando em pegar um troller novo (2015+) para continuar com os 'passeios', mas confesso que fiquei um pouco decepcionado ao ler a descrição de como funciona a tração do troller neste tópico.. ainda continua deste jeito? Será que não há nenhum 4x4 atual que tem solução "tração integral" que funciona bem tanto na trilha, quanto estrada, e é robusto suficiente para fazer trilha?

abraços

Klausk,

Acho que há vários.

Pra começar nas Land- disco 4, defender. Não conheço todos os modelos de Land, mas até onde conheço, a maioria tem tração integral, opção de bloqueio central e reduzida.

Mitsubishi - Pajero Full, tr4. As Pajero E Pajero outdoor novas e a nova l200 também tem o câmbio superselect que tem tração integral, parcial e reduzida.

Toyota - as prado e determinados anos da sw4.


São as que recordo, devem haver mais.

Abracos

klausk
23/02/2017, 14:06
Klausk,

Acho que há vários.

Pra começar nas Land- disco 4, defender. Não conheço todos os modelos de Land, mas até onde conheço, a maioria tem tração integral, opção de bloqueio central e reduzida.

Mitsubishi - Pajero Full, tr4. As Pajero E Pajero outdoor novas e a nova l200 também tem o câmbio superselect que tem tração integral, parcial e reduzida.

Toyota - as prado e determinados anos da sw4.


São as que recordo, devem haver mais.

Abracos

Pois é, to achando que, para o meu uso pelo menos, não sei se valhe a pena um Troller... O fato do carro ser de eixos rigidos na frente e atrás, 4x4 parcial, diferencial traseiro não é full, na frente nem tem... sei lá.

Queria um jipe com suspa independente frente e trás, tração integral que ajudasse nas acelerações, curvas e situações de asfalto molhado mas que também fosse eficiente na trilha. Diferenciais blocantes frente e trás também... além de é claro alguma altura útil do solo, capacidade de submersão etc..

Acho que só os land-rovers mais de milhonários é que vão possuir tudo isso...

marlonwh
23/02/2017, 16:10
Pois é, to achando que, para o meu uso pelo menos, não sei se valhe a pena um Troller... O fato do carro ser de eixos rigidos na frente e atrás, 4x4 parcial, diferencial traseiro não é full, na frente nem tem... sei lá.

Queria um jipe com suspa independente frente e trás, tração integral que ajudasse nas acelerações, curvas e situações de asfalto molhado mas que também fosse eficiente na trilha. Diferenciais blocantes frente e trás também... além de é claro alguma altura útil do solo, capacidade de submersão etc..

Acho que só os land-rovers mais de milhonários é que vão possuir tudo isso...

Veja uma Full 3D. Acho que você não precisa bloqueios dianteiros e traseiros. Nem mais que 70 cm de submersão.

Se fizer questão, pode instalar os diferenciais blocastes e snorkel, um pneu maior e mais agressivo. Mas isso tudo é pra trilha muito pesada. Normalmente quem bota diferencial bloqueado escolhe só um. Na Full, com bloqueio no diff central e o controle de tração, já faz muita coisa.

Veja o que faz uma que é maior e mais pesada, com aro 20 que nem é ideal pra esse fim.

Certamente tem outros modelos, estou sugerido só o que conheço.

Mitsubishi Pajero Full 3.8 HPE 2008 blindada Aro 20" na trilha - Mitsubishi Montero - YouTube (https://m.youtube.com/watch?v=zz-5MIIBRgo)

Procurando no YouTube vai achar outras, e até algumas 3D já preparadas com pneu maior fazendo miséria na trilha.

Uma Full 3D 2008 não é barata, mas também não é carro de milionário.

Abs

xibiu!!!
28/04/2018, 15:24
Tração 4x4 ajuda também no asfalto; assista (https://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/28/tracao-4x4-ajuda-o-motorista-nao-so-na-lama-mas-tambem-no-asfalto-assista.htm)

gundimjr
25/04/2021, 04:55
Qual a velocidade máxima em 4H na Tr4? Não consigo abrir o 1o link.

o que acontece se eu usar o 4H em terra com cascalho solto em alta velocidade? Perco estabilidade em comparação ao 4x2?


Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
Quanto aos modos:
4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

Sugiro dar uma lida neste texto:
Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4 (http://sopajerotr4.blogspot.com/2011/03/o-misterio-dos-diferentes-modos-4x4.html)

Ou neste sobre a caixa de transferência da TR4:
Super Select - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/Super_Select)

[ ]'s

andretomasi
25/04/2021, 11:13
Qual a velocidade máxima em 4H na Tr4? Não consigo abrir o 1o link.

o que acontece se eu usar o 4H em terra com cascalho solto em alta velocidade? Perco estabilidade em comparação ao 4x2?

Não tem restrição quanto à velocidade máxima em 4H, só em relação à troca de 4x2 pra 4x4 que não deve ser feita em alta velocidade.

Em 4x4 sempre vai ter mais estabilidade que o 4x2.

[ ]'s