Ver Versão Completa : Alavanca de cambio de engate rápido - presta?
É isso ae do título... direto vejo no ML dessas alavancas pra vender, mas não achei nenhum vídeo de alguém que a tenha pra matar as dúvidas.
Aqui vai um exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155555682-alavanca-de-marchas-empi-fusca-variant-brasilia-tl-karman-_JM
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=144925026_5123.jpg&v=P
Ela encurta mesmo os engates? (quanto?) O botão pra ré não é duro de se apertar? Quebra fácil?
leobnaval
06/11/2010, 11:40
As peças desta marca Empi são muito boas e conceituadas no mercado EUA...
Porem se você quer apenas encurtar os engates pode usar o jet câmbio que sai por volta de 50 a 60 reais e utiliza sua própria alavanca.
[]s
Jet câmbio deixa mais curto mas deixa a alavanca dura que é uma beleza também , perde-se a suavidade nas passagens ...
Inté
Mas com essa Empi, eu tenho esses efeitos negativos de dureza das JET?
leobnaval
06/11/2010, 20:43
Amigo não existe almoço grátis...
Se você diminue o curso de acionamento aumenta proporcionamente a força de acionamento, efeito alavanca, já que este sistema não possue nenhuma assistência.
[]s
BrunoHolz
08/11/2010, 15:05
Leo, o que seria essa colocação '' Amigo não existe almoço grátis...'' ? entendi + - hsuiahsiuah vlw Abraço
Acho que ficou meio estranha a colocação, eu sei que não existe almoço grátis, mas as vezes a sobremesa vem junto heheheh
assim que der, vou comprar uma dessas empi
leobnaval
08/11/2010, 18:08
significa que nada vêm de graça, principalmente na mecânica, ganha-se de um lado e perde-se de outro. O Zecacu sacou bem a mensagem hehehehe
Principalmente neste caso do efeito alavanca você escolhe se quer um longo curso da alavanca com pouca força ou um curto curso com mais força para acionamento.
[]s
bajeiro do sul
09/11/2010, 09:22
É isso ae do título... direto vejo no ML dessas alavancas pra vender, mas não achei nenhum vídeo de alguém que a tenha pra matar as dúvidas.
Aqui vai um exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-155555682-alavanca-de-marchas-empi-fusca-variant-brasilia-tl-karman-_JM
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=144925026_5123.jpg&v=P
Ela encurta mesmo os engates? (quanto?) O botão pra ré não é duro de se apertar? Quebra fácil?
Cara acho as trocas de marchas no fusca tão curtas e precisas que nem sei se precisa colocar outro tipo de acionamento. Se eu quiser, faço as marchas sem debriar, no tempo, muito rapido e preciso. A alavanca esta dimensionado para o esforço de "alavanca" que tem de ser feito para trocar as marchas, por isto é tão rapido e preciso. Não sei se compensa gastar nisto.
nem tudo que é anunciado para vender , mesmo que insistentemente, é realmente útil, as vezes somente é uma maneira de se vender alguma coisa, sem se ter um ganho real que compense, da uma repensada. Ja comprei coisas que pareciam primordiais e depois vi que nem precisava delas. Veja bem , as vezes, tudo deve ser bem analizado como vc esta fazendo
Bem , é a minha opinião.
Abraços
Eu avalio este ponto sim, é que no gurgel a alavanca atual já tá meio ruim e tá um pouco desregulada, quando vou passar da 2ª pra 3ª, tenho que posicionar a alavanca bem na linha do ponto morto, pois se não, não consigo botar ela pro outro lado e engatar a 3ª - apesar de que normalmente só de empurrar ela já acha a 3ª sozinha
Dae eu queria aproveitar a troca de alavanca pra dar uma modernizada no sistema
bajeiro do sul
10/11/2010, 15:43
Eu avalio este ponto sim, é que no gurgel a alavanca atual já tá meio ruim e tá um pouco desregulada, quando vou passar da 2ª pra 3ª, tenho que posicionar a alavanca bem na linha do ponto morto, pois se não, não consigo botar ela pro outro lado e engatar a 3ª - apesar de que normalmente só de empurrar ela já acha a 3ª sozinha
Dae eu queria aproveitar a troca de alavanca pra dar uma modernizada no sistema
Amigo
se seu sistema de engate não ta legal, de repente é somente regulagem no trambulador, ou varão(nao conheço o sistema do gurgel). daqui a pouco substituição por peças originais e uma boa regulagem vai ficar muito bom, sem vc gastar muito. Na verdade não tem muito o que mudar no sistema, é um sistema de acionamento por alavanca, simples e barato e facil de regular. No fusca troquei a alavanca que quebrou, aproveitei e troquei o trambulador, mola da alavanca, etc. me custou em torno de R$ 30,00 e ficou belezzzzza, e eu mesmo , que não entendo nada de mecanica, fiz o serviço e esta funcionando bem. Mas como disse , não conheço o sistema do gurgel mas acho que não é muito diferente, da uma atenção para o tema, fale com um mecanico mais de vila (suburbio) e mais da antiga, eles vão te dar uma solução bem simples e barata
valeu
Bajeiro
É exatamente o mesmo sistema do fusca, só o varão que é diferente
Vou considerar isso q vc falou, pois lembrando melhor, quando comprei o carro, eu precisei refazer a caixa (ela tava linda, as coifas haviam rasgado e o ultimo dono continou descendo o pau no carro, resultado: A caixa havia se enchido de lama - ela roncava mesmo em ponto morto e mesmo com o carro desligado, se empurrasse, ela roncava tb :D Eu conseguia engatar todas as marchas, mas precisava ficar segurando com bastante força pra não desengatar :mrgreen: ) Mas voltando ao que interessa, nessa reforma da caixa, eu havia comprado uma alavanca nova, mas se não me falha a memória, o mecanico não trocou todo o conjunto, só o que estava ruim. Acho que por preguiça.
Vou experimentar isso, comprar um trambulador e alavanca novos
BrunoHolz
10/11/2010, 22:08
cara o gurgel usa motor a ar? parece q eu ja vi um bixo desses aqui na minha cidade, mas não me recordo..
[]´s
leobnaval
10/11/2010, 23:05
Realmente se os engates estão ruins, é muito mais fácil ser trambulador, regulagens e anéis sincronizados do que alavanca.
[]s
Meu problema é só que as marchas não estão extamente no lugar que deveriam estar, não sei se é pq acostumei com isso, mas consigo engatar todas facilmente (exceto a ré, que preciso fazer força)
O gurgel X12 é a AR, saia de fábrica com motor 1600 e transmissão do 1300, suspensão com molas helicoidais na traseira e da brasilia na dianteira, mas presa pelas pontas.
Gomes Pride
15/01/2013, 08:36
Galera, bom dia!:?::parede:
Me ajuda ai alguém que já fez manutenção no trambulador uso o cambio da Brasilia 1600, minha gaiola estava escapando a 1°, mas este fim de semana, estava andando ai escapou o varão coloquei novamente mas nenhuma marcha quis engatar mais ficava aranhando, e ñ andava minha gaiola é encurtada mas o varão foi bem soldado mantive a curva dele e alinhado. O que devo trocar para melhorar resolver isso fiquei muito frustado ñ podendo andar esse fim de semana.:(
Abraço
leobnaval
15/01/2013, 13:26
Troca o trambulador e faz a regulagem da alavanca.
Seria bom desmontar a alavanca e lubrificar os pontos de contato com o varão.
[]s
gunes1206
15/01/2013, 19:31
Eu tenho a Jet, e gosto, nunca reclamei delas, e encurta bem as mudanças...eu indico...abraço
Gomes Pride
17/01/2013, 08:44
Bom dia!!
Galera, sei ñ acho que meu cambio já era, troquei tudo que tinha que trocar e nada, engato as marchas mas quando vou sair ele começa a andar e ja da um tranco e barrulhão de como estivesse arranhando as engrenagens, como se ñ engrenasse o foda que nen andei direito nunca peguei um atoleiro com ela to emputecido,rsrsrs
caso tenha que comprar outro cambio qual eu compro? ñ precisa ser com homocinética por enquanto por que ñ vou ter grana para trocar toda suspensão traseira.
Gomes Pride
17/01/2013, 09:04
Bom dia!!
Galera, sei ñ acho que meu cambio já era, troquei tudo que tinha que trocar e nada, engato as marchas mas quando vou sair ele começa a andar e ja da um tranco e barrulhão de como estivesse arranhando as engrenagens, como se ñ engrenasse o foda que nen andei direito nunca peguei um atoleiro com ela to emputecido,rsrsrs
caso tenha que comprar outro cambio qual eu compro? ñ precisa ser com homocinética por enquanto por que ñ vou ter grana para trocar toda suspensão traseira.
vinijost
17/01/2013, 10:37
Bom dia!!
cara, eu acho que seus rolamentos de dentro do cambio estão ruins.. porque dai o conjunto trabalha para frente e para traz e escapa as marchas.. se quer gastar so uma vez e não te incomodar, pega seu cambio e leva para alguem arrumar e revisar ele já..
porque estes câmbios tem problemas de escapar a ré, pois o bracinho que empurra a engrenagem da re gasta e ele não consegue empurrar o suficiente..
faz uma revisão no seu que sei mais en conta do que comprar outro e depois dar outro defeito.
Valeu!
Gomes Pride
17/01/2013, 10:51
Então Vini!
Vou tentar mais uma vez, sera que de alguma forma tem como as marchas encavalarem ou algo assim esse problema começo domingo depois que soutou o varão comigo andando, ali na tampa da seletora tem alguma coisa que devo trocar?
Stevan Franzol
19/01/2013, 07:17
Pode ser alguma engrenagem no cambio que roçou os dentes, ai nao engata e a hora q vai engatar raspa mesmo e a marcha nao entra nenhuma, ja aconteceu isso algumas vezes com o pessoal de anda com nós de gaiola.
Gomes Pride
20/01/2013, 11:43
Problema resolvido galera!!! :euforico:
Fui desmontar as pontas de eixo para tirar o cambio e vi que de um lado tinha soltado o anel elástico que segura a trava das castanhas, coloquei de volta e beleza, economizei um grana com o mecânico, mas resolvi deixar sem o cambio jet achei muito duro pra engatar.
Obrigado a todos pela ajuda!
Douglas Souza
27/03/2013, 20:01
Um tempo usei este jet cambio, fica bom, mas uma vez fui reduzir pra segunda e forcei pra baixo sem qerer por causa da tripidação e moeu as engrenagem dá ré. É boa, mas fica muito curta e sensivel as marchas. Hoje não uso mais.