PDA

Ver Versão Completa : Real utilidade do snorkel



Eduardo Alemão
05/11/2010, 20:19
Então comprei o Samurai 99 com o snorkel já instalado. Sabendo que não vou fazer trilha e chegando a conclusão de que tal acessório é horroroso pergunto: vale a pena manter esse acessório ??

Alguém compra??

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_BH-BSB_2010_00147Version3.jpg

Hotclassic
05/11/2010, 20:35
comprar o povo compra sim, depende do valor.
mas.... e os buracos que vão ficar depois de tirar??
com os passeios que você faz seria bom deixar ele lá, nem que seje desligado pro carro ficar mais economico.
aqui em brasilia tem alagamentos até nas avenidas..

Eduardo Alemão
05/11/2010, 20:54
aqui em brasilia tem alagamentos até nas avenidas..

Verdade!

Ainda assim me disponho a vender e vedar aquele buraco que vai ficar na lata. Não deve valer muito.

503!
05/11/2010, 21:23
Seu Samurai está lindo hein! Falta só os cantos dos parachoques traseiros, ao meu ver.

Eu deixaria o snorkel aí mesmo. Não creio que valha a pena retirá-lo só pela estética, é uma questão de funcionalidade, uma despreocupação a menos na hora de passar por trechos alagados, nunca se sabe qual caminho você vai encontrar.

Além do mais, creio que não tem um valor significativo para venda, deve-se gastar a quantia só pra vedar o buraco, se não for tapar com uma gambiarra, é claro.

Abraços!

MBrau
05/11/2010, 21:27
Tchê,
Não tira o snorkel! Parece que tu gostas de passeios em estradas de terra e etc! Com o snorkel tu pegas o ar com um pouco menos de poeira, o que poupa o filtro de ar e por consequência, o motor. Além disso, na hora da venda, o futuro comprador irá valorizar o acessório.
E mais, mesmo que tu jures de pés-juntos que não vais fazer trilha, uma hora tu podes encontrar uma passagem de rio, ou alagado pós-chuva. Neste momento cada centavo do snorkel se paga evitando um calço hidráulico.

abs

Fernando Massad
05/11/2010, 21:33
Eu concordo. Não tira o snorkel, até porque de repente vc pode achar outro com visual mais bonito aproveitando as furações.:concordo:

Eduardo Alemão
06/11/2010, 09:24
Pois é mas cada dia mais me convenço que esse meu snorkel foi feito de peças de ar condicionado... é tosco. Na verdade criei o topico pq vi, dia desses, um snorkel no Troller. Original de fabrica acredito, outra categoria, integrado ao carro, uma beleza.

Lucas Kta
06/11/2010, 09:57
eu ia te falar isso... compra um parecido com o do troller, fica show...

diogo ludovico
06/11/2010, 11:10
file:///C:/DOCUME%7E1/Diogo/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot.pngfile:///C:/DOCUME%7E1/Diogo/CONFIG%7E1/Temp/moz-screenshot-1.pngSe queres mecher no snorke, substitua-o por este modelo, esteticamente mais bonito.
Como já foi dito, alem de um eventual uso em alagados, a economia que se terá em filtro de ar e na durabilidade do motor compensa.

O meu está com o filtro de ar posicionado a 1,30m do chão, mesmo assim vou instalar um snorkel, pois o filtro de ar dentro do cofre do motor pega tanto pó que a durabilidade do memso fica muito comprometida.
http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/Assets/product_images/grandes/SNSamaco.jpg

Fabil
06/11/2010, 11:26
eu particularmente acho horrivel esses snorkels de mangueiras de piscina com chapeizinho de chaminé de roça... :mrgreen:

T+

Eduardo Alemão
06/11/2010, 13:05
eu particularmente acho horrivel esses snorkels de mangueiras de piscina com chapeizinho de chaminé de roça... :mrgreen:

T+

Exato, exato!

Eduardo Alemão
26/11/2010, 17:27
Buenas, vou mesmo tirar esse snorkel. Me resta uma dúvida porém: o que fazer com o buraco que vai ficar aberto quando retirar a mangueira cinza? Me refiro aquele onde entra o ar.

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00006.jpg

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00010.jpg

Maicon
26/11/2010, 22:55
Compra uma Snorkel OGZ, que é como voce quer parecido com o do troller, que resolve todos os seus problemas..

Falou!

Marco-Maga
26/11/2010, 23:19
Buenas, vou mesmo tirar esse snorkel. Me resta uma dúvida porém: o que fazer com o buraco que vai ficar aberto quando retirar a mangueira cinza? Me refiro aquele onde entra o ar.

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00006.jpg

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00010.jpg


Bem, se realmente vai tirar este, ou coloca outro, ou compra outra caixa de filtro de ar e tampa o buraco no paralama. :concordo:

JEFFCATUNDA
27/11/2010, 01:08
O snorkel que está nele é muito feio mesmo, e tem mais... Apesar de ser um modelo mais novo que o meu, acho que está faltando um pedaço da caixa do filtro original, é por conta disso que aquele outro tubo esta aberto para a caixa do motor...

Posso estar enganado, mas este teu snorkel não está adiantando nada, pois se você entra em alagado que cubra o filtro, vai aspirar agua... A não ser que esteja com alguma vedação por dentro do tubo...

Eduardo Alemão
27/11/2010, 08:10
Vendo outras fotos de motor de Samurai aqui pelo forum notei que realmente falta uma peça ai.... É como se essas duas entradas de ar fossem interligadas.

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/motorzz.JPG

JEFFCATUNDA
27/11/2010, 10:06
Vendo outras fotos de motor de Samurai aqui pelo forum notei que realmente falta uma peça ai.... É como se essas duas entradas de ar fossem interligadas.

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/motorzz.JPG
E são, isso faz com que se entrar a agua, no sistema original, ela não seja aspirada DE IMEDIATO para o motor, pois a agua ficaria no reservatório do filtro e no tubo de baixo e a nenor pressão seria no de cima... Isso protege o motor por alguns instantes, o suficiente para atravessar algum corrego, ou memo desligar a viatura antes que aspire realmente...

O que pode estar feito em sua viatura é que este cano que sobra para a caixa do motor esteja vedado.

J Carlos
27/11/2010, 10:52
Alguém utiliza o snorkel da ogz no Jimny HR ?

Pergunta de iniciante no mundo 4x4: Quando chove ou mesmo quando lavamos o carro, não entra água na abertura do snorkel, e essa água não vai para o fitro de ar podendo ultrapassar o mesmo ?

Eduardo Alemão
27/11/2010, 11:38
Feito, já era, adeus snorkel...! Deixei apenas um trecho da mangueira cinza (uns 15cm) e a ponta do mesmo aberta, virada em direção a lataria. Isso pode me trazer problemas futuros?

arlei_vitara
27/11/2010, 14:08
Eduardo,

Não entendi bem, mas vamos lá...........tu deixou um pedaço de uns 15cm de mangueira DENTRO do cofre do motor né, entre a caixa do filtro e o antigo snorkel, é isso ???
Não tem problema nenhum nisso, usei um Vitara muito tempo assim (e acho que o atual dono ainda usa) ou seja usando um trecho de mangueira dentro do cofre e levando o ponto de tomada de ar bem para junto da parede corta fogo e bem alto (ou seja um "snorkel" bem tabajara e quebra galho).

Eduardo Alemão
27/11/2010, 14:55
Eduardo,
Não entendi bem, mas vamos lá...........tu deixou um pedaço de uns 15cm de mangueira DENTRO do cofre do motor né, entre a caixa do filtro e o antigo snorkel, é isso ???
Não tem problema nenhum nisso, usei um Vitara muito tempo assim (e acho que o atual dono ainda usa) ou seja usando um trecho de mangueira dentro do cofre e levando o ponto de tomada de ar bem para junto da parede corta fogo e bem alto (ou seja um "snorkel" bem tabajara e quebra galho).

Isso. A mesma mangueira do snorkel ficou presa na entrada de ar do sistema mas com apenas 15cm, dentro da caixa do motor.

Meu problema agora é fechar o buraco na lataria...

Marcion
27/11/2010, 17:21
Verdade!

Ainda assim me disponho a vender e vedar aquele buraco que vai ficar na lata. Não deve valer muito.

Olá Alemão.

Quanto você quer nas peças que você retirou? Apesar mais "feio", pode me interessar, pois o meu é 95 canvas e não quero perder a possibilidade de bascular o parabrisa dianteiro. Ainda não coloquei o de fibra justmente por causa disto.

Se preferir, me envia um e-mail: marcionpm@gmail.com

Abraço

Eduardo Alemão
27/11/2010, 19:07
Olha, retalhei toda aquela mangueira ... Restou a parte de metal: um tubo grande e pesado e o chapéu da roça. Mas não sei se resolve teu problema. Esse snorkel fica preso no parafuso da dobradica da porta e também (via rebite) na coluna ao lado do pra brisa. Se quiser te mando ele por 50 pilas.

abs

Maicon
27/11/2010, 22:01
alguém utiliza o snorkel da ogz no jimny hr ?

Pergunta de iniciante no mundo 4x4: Quando chove ou mesmo quando lavamos o carro, não entra água na abertura do snorkel, e essa água não vai para o fitro de ar podendo ultrapassar o mesmo ?



quando chove é dificil de entrar, mas quando lava entra sim, porém tem um parafusinho 'alen' na parte de baixo do snorkel(se for ogz), aí ém só retirar o parafusinho e deixar a água ir embora caso tenha entrado.

Faloou

Hotclassic
28/11/2010, 00:22
um amigo daqui de brasilia estava querendo comprar/fazer um snorkel, é o Danieltampax, se quiser eu falo com ele.. quem sabe ele num compra de você.

Eduardo Alemão
28/11/2010, 00:30
Manda o contato lá: eduardo AT eduardoaigner.com.br

JecaTatu
28/11/2010, 16:47
Manda o contato lá: eduardo AT eduardoaigner.com.br


TÁ VENDIDO!

Opa, Eduardo, sou o Daniel Tampax. O Rebert me mandou o link. Tá vendido o snorkel, aonde pego e te passo o dinheiro amanhã - segunda feira?

Meu email danielsrcc@gmail.com

Estou mandando dados de celular por MP. Abraço!

Eduardo Alemão
28/11/2010, 16:55
TÁ VENDIDO!
Opa, Eduardo, sou o Daniel Tampax. O Rebert me mandou o link. Tá vendido o snorkel, aonde pego e te passo o dinheiro amanhã - segunda feira?


Mandei MP.

Marcion
29/11/2010, 14:19
Olha, retalhei toda aquela mangueira ... Restou a parte de metal: um tubo grande e pesado e o chapéu da roça. Mas não sei se resolve teu problema. Esse snorkel fica preso no parafuso da dobradica da porta e também (via rebite) na coluna ao lado do pra brisa. Se quiser te mando ele por 50 pilas.

abs

Me interessa.

Me passa fotos dos fixadores e como podemos acertar.

Abraço

Eduardo Alemão
29/11/2010, 15:53
Me interessa.

Me passa fotos dos fixadores e como podemos acertar.

Abraço

O Jeca Tatu, usuário do forum aqui de Brasilia mesmo, acabou de levar o snorkel...

Fabil
29/11/2010, 17:02
coloca um de fibra ae sô... a hora que vc fizer uma travessia de rio e der calço hidraulico no seu motor vc vai se arrepender...

Pedro_Supimpa
29/11/2010, 18:35
experiência propria, eu tinha um grand Vitara so pra "passeios leves" um belo dia de "passeio leve" fui passar em uma "poça um pouco mais funda" e baubau motor.
se eu tivesse um snorkel ia me me poupar uma boa grana e uma baita dor de cabeça :parede:

Eduardo Alemão
29/11/2010, 18:43
Vou considerar a hipótese de colocar outro. Mas em principio tá bem assim.

Cleyson Guimarães
29/11/2010, 21:47
Galera !

Qual o limite de altura de água para se considerar seguro sem que haja um snorkel instalado? Tem relação com o tempo de permanência do carro dentro da água?

Abraço

J Carlos
29/11/2010, 22:22
quando chove é dificil de entrar, mas quando lava entra sim, porém tem um parafusinho 'alen' na parte de baixo do snorkel(se for ogz), aí ém só retirar o parafusinho e deixar a água ir embora caso tenha entrado.

Faloou
Quer dizer que na chuva entra pouca água, mas na lavagem o risco é maior ? e essa pouca água no mínimo não danifica o filtro ?

Fernando Massad
29/11/2010, 22:38
Galera !

Qual o limite de altura de água para se considerar seguro sem que haja um snorkel instalado? Tem relação com o tempo de permanência do carro dentro da água?

Abraço

Já tive Samuca e te digo o seguinte: a entrada de ar é bem elevada e resguardada, se for original. Já entrei em travessia de rio a ponto de perder momentaneamente aderância com o leito o rio, o bicho boiar por alguns instantes e ir em frente sem problemas. Não tinha snorkel e nada aconteceu.
O Fabil conhece bem de Samurai (e outros jipes) e concordo com o que ele disse. MELHOR NÃO ARRISCAR. Depois da me#d@ feita não adianta reclamar.
Melhor instalar um snorkel, DESDE QUE bem instalado.
Outra coisa: esse negócio de usar a viatura só pra passeinhos.... mais cedo ou mais tarde vc acaba saindo com seus amigos que vão te levar pra um lugar mais pesado e vc acaba indo mesmo.....
Aí a viatura acaba deixando de ser pra "passeios" e vc vai encarar uma trilha....
Melhor preparado......:mrgreen:

Poggiali
30/11/2010, 14:43
coloca um de fibra ae sô... a hora que vc fizer uma travessia de rio e der calço hidraulico no seu motor vc vai se arrepender...

Pra mim não dúvidas sobre a importancia do snorkel... e acho o de fibra muito mais bonito...

Mas, pra quem faz trilhas mais pesadas, não seria melhor um snorkel mais simples, com essas mangueiras mais flexiveis?

Pergunto isso pq sempre rola aquela escorregada na trilha, jipe de lado na vala, raspando no barranco, quebra retrovisor e etc...
O snorkel de fibra se quebrar já era... já um snorkel mais simples a manutenção é bem mais fácil... correto?

Cirdan
30/11/2010, 15:29
Meu Jipe (Niva) tem um snorkel feio desse... como não ta engatado, ele é só de enfeite e ajuda a jogar água dentro do carro.

Mas como vou encostar para revisar, aproveito para pedir para conecta-lo e deixar show de bola.

E fica minha dica: Jipe precisa de um... uma hora ou outra alguem te liga para salvar alguem afundado e vc vai precisar.

Abraços

Eduardo Alemão
30/11/2010, 15:53
Mas, pra quem faz trilhas mais pesadas, não seria melhor um snorkel mais simples, com essas mangueiras mais flexiveis?


VC tem toda razão. Esse snorkel que tirei do meu samurai é um tubão de aço extra forte, deve aguentar qualquer porrada.

Fabil
30/11/2010, 16:06
usar um snorkel de tubo de aço tb é possivel, inclusive tem um samurai parado aqui na loja com um desses, até que ficou legal..

mas mesmo p/ quem faz trilhas pesadas, um de fibra vai bem, porque se quebrar num barranco, qualquer fibreiro conserta e fica barato.. um de tubo de aço por exemplo, se bater num barranco vai amassar e restringir a passagem de ar e nao tem como desamassar depois, só fazendo outro.. exceto se o caboclo usar um tubo com parede de 5mm... :mrgreen: mas vai virar o snorkel bigorna..heheh

T+

JecaTatu
30/11/2010, 22:11
Pra mim não dúvidas sobre a importancia do snorkel... e acho o de fibra muito mais bonito...

Mas, pra quem faz trilhas mais pesadas, não seria melhor um snorkel mais simples, com essas mangueiras mais flexiveis?

Pergunto isso pq sempre rola aquela escorregada na trilha, jipe de lado na vala, raspando no barranco, quebra retrovisor e etc...
O snorkel de fibra se quebrar já era... já um snorkel mais simples a manutenção é bem mais fácil... correto?

Amigo, já vi 2 Snorkels de fibra racharem do topo à base só de esbarrar em galhos na trilha, o primeiro num Vitara e outro num Engesa. Imagina se fosse em um barranco, virariam farinha. Por isso decidi pelo feiozão de cano mesmo. Tem que ser uma pancada muito violenta pra amassar esse que comprei do Eduardo, viu? Pro Fabil que tem facilidade com essas coisas, até dá pra ficar remendando quando quebrar, mas eu acho que não teria paciência pra isso...
Além disso, essa história de deixar o carro "bonitinho" não está me parecendo conversa de jipeiro homi! hehehehehe brincadeira!

Pra mim, vale a máxima: para o meu jipe, quanto mais tosco, resistente e barato, melhor! hehehe

Poggiali
01/12/2010, 12:41
Amigo, já vi 2 Snorkels de fibra racharem do topo à base só de esbarrar em galhos na trilha, o primeiro num Vitara e outro num Engesa. Imagina se fosse em um barranco, virariam farinha. Por isso decidi pelo feiozão de cano mesmo. Tem que ser uma pancada muito violenta pra amassar esse que comprei do Eduardo, viu? Pro Fabil que tem facilidade com essas coisas, até dá pra ficar remendando quando quebrar, mas eu acho que não teria paciência pra isso...
Além disso, essa história de deixar o carro "bonitinho" não está me parecendo conversa de jipeiro homi! hehehehehe brincadeira!

Pra mim, vale a máxima: para o meu jipe, quanto mais tosco, resistente e barato, melhor! hehehe

hehehe...
pois é... além disso os de fibra são mais caros... meu orçamento não permite investir na estética...
Até semana que vem decido qual comprar...
Só sei que não passo mais uma temporada de chuvas sem snorkel...
Valeu!

JEFFCATUNDA
01/12/2010, 13:17
para resolver esse assunto:

Façam como fazem os troleiros radicais... FIBRA POR FORA E TUBULAÇÃO POR DENTRO.....

Nelmont França
02/12/2010, 09:56
Srs,

E pros GV's, alguém pode dar uma dica... Também não me preocupo muito com a estética.

CRISIVAN
15/12/2011, 15:05
Amigo,

quanto quer pelo snorkel? Quanto fica com o correio para o CEP 28610230?
aBÇ.

Buenas, vou mesmo tirar esse snorkel. Me resta uma dúvida porém: o que fazer com o buraco que vai ficar aberto quando retirar a mangueira cinza? Me refiro aquele onde entra o ar.

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00006.jpg

http://www.eduardoaigner.com.br/outros/Suzuki/AIG_Samurai_FiltroAR_00010.jpg

Eduardo Alemão
15/12/2011, 16:38
Vendi o snorkel faz tempo Crisivan. Valeu.