PDA

Ver Versão Completa : Suspensão 2-link samurai



Maicon
05/11/2010, 17:23
Começarei hoje a desmontar meu samurai para fazer uma suspensão 2-link.

Logo logo postarei fotos..

Abraços..

Alfredo Stavale
05/11/2010, 17:42
Começarei hoje a desmontar meu samurai para fazer uma suspensão 2-link.

Logo logo postarei fotos..

Abraços..

A suspa samurai original já é 2link+ panhard. o que vai fazer de diferente?

Candemil
05/11/2010, 22:13
Fala Tchê Maicon!!! Vou acompanhar este projeto! Procuro algo semelhante para o meu tbm.... só que é 97. Abraço! Ah, Lembrando... Parabéns pela organização da trilha ai em Igrejinha..... O pessoal ai do jeep clube, estão todos de parabéns! Cuca com salsichão no meio da manhã..... não tem preço!!!!

Alexandre X
05/11/2010, 23:15
A suspa samurai original já é 2link+ panhard. o que vai fazer de diferente?

Fazer melhor :concordo:

Fabil
06/11/2010, 11:30
perde tempo e grana com 2link nao... parte logo p/ um 3 ou 4 link...:concordo:

Maicon
06/11/2010, 21:46
O meu samurai é 94, ou seja, é feixe de molas ainda...

Por isso estou modificando...

Hoje tirei o eixo dianteiro, limpei todo ele, tirei o suporte do batente original e fomos para o planejamento e fazer os moldes.. Mais tarde posto fotos..

Respondendo ao Fabil..

Agora eu ja comprei os ferros, tubos e etc.. mas hoje vimos que seria até melhor fazer uma 3 ou 4 link.. Maaas.. pra que tinha feixe de molas, ja é uma melhora e tanto.. hehe

Falooou

Alexandre X
06/11/2010, 23:46
sou fa incondicional dos feixes de mola...

LeoPOA
07/11/2010, 18:49
E ai Maicon td certinho?

Quais feixes de mola e jumelos voce estava usando no samurai SPOA??

Abraço

samukanvas
07/11/2010, 19:26
Cara, fica no radius mesmo que é mais barato, fácil e no caso do samurai funciona melhor que qualquer 3 ou 4link. Nego não fez aquilo a toa... Só dá um tapa na suspa pra fazer o que precisa :concordo:

Abs

Maicon
08/11/2010, 00:01
Claro que 'nego' não fez aquilo atoa, porém ele não mudou aquilo atoa também..

Sobre o feixe de molas, NA MINHA OPINIÂO, o jeep fica muito dependente do feixe de mola, quebra uma mola mestre e ja eras.. E outra que o feixe faz 3 papeis importantes, 1º que é o de mola, 2º faz o trabalho da phanhard(segurar o eixo com o chassi e o 3º que é de receber pancadas do diferencial, que sempre da aquela erguidinha na ponta do diferencial quando arranca..

Claro.. não posso me queixar, usei 2 anos e meio o samurai SPOAdo e nunca me deixou na mão.. Mas como preciso de algo mais confortável, pois trabalho durante toda a semana com o jeep, então resolvi fazer...

Mais tarde posto fotos..

Abraços

diogo ludovico
08/11/2010, 11:57
Parte logo para o 4 ou 3 links!!
Quando mechi na inha suspenção, que já era 2 links optei por só melhora-la, mesmo assim ainda fica abaixo do desempenho de uma 4 ou 3 links.
O trampo será praticamente o mesmo, procure pelos topicos do Samukong e do Godzuki, e verás bons exemplos de 4 links.
Se vai gastar dinheiro, já faz a coisa de uma vez.:concordo:

samukanvas
08/11/2010, 13:09
Claro que 'nego' não fez aquilo atoa, porém ele não mudou aquilo atoa também..

Sobre o feixe de molas, NA MINHA OPINIÂO, o jeep fica muito dependente do feixe de mola, quebra uma mola mestre e ja eras.. E outra que o feixe faz 3 papeis importantes, 1º que é o de mola, 2º faz o trabalho da phanhard(segurar o eixo com o chassi e o 3º que é de receber pancadas do diferencial, que sempre da aquela erguidinha na ponta do diferencial quando arranca..

Claro.. não posso me queixar, usei 2 anos e meio o samurai SPOAdo e nunca me deixou na mão.. Mas como preciso de algo mais confortável, pois trabalho durante toda a semana com o jeep, então resolvi fazer...

Mais tarde posto fotos..

Abraços

O que quis dizer é que a fábrica fez uma suspensão legal já, mas ela investiu em conforto e dirigibilidade pro samurai. Quando pensamos em trilhas, esquecemos um pouco a dirigibilidade e o conforto. Não existe um carro perfeito de rua que seja perfeito na trilha...

O radius com panhard é a suspensão mais fácil e barata que vai conseguir fazer. Quando digo mais fácil, quero dizer que não precisa de muitos cálculos pra ela dar certo. Já uma 3 ou 4link bem feita (a primeira ainda mais complicada ao meu ver) - aonde vc irá usar os recursos que ela permite - necessita de muito investimento e conhecimento. Para ter o "mesmo resultado", eu iria de radius e panhard.

Pra demonstrar, uma foto do que é a suspensão que estou falando. Aqui está o melhor wrangler que eu conheço que usa radius com panhard dianteira e traseira - modificado posteriormente pelo dono.... :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=6351&d=1098322764

video
http://www.youtube.com/watch?v=YSO9NQhalIY&feature=player_embedded

Funciona bem ou não?

abs

Supercharger
08/11/2010, 14:15
Rodrigo, esse é radius só na dianteira... A traseira é 4-link. Acho uma ótima combinação, pois simplifica a dianteira e explora mais a traseira (Ooops!) :mrgreen:

Fabil
08/11/2010, 15:04
vc vai explorar a sua traseira tb? :mrgreen:

Maicon
08/11/2010, 22:14
Samukanvas..

Estavamos discutindo a mesma coisa.. hehe

Lindo esse Wangler hein.. torce muito.. ehehe

Me esplica o que é Radius? Seria uma 2- link ou parecido? me explica a diferença se for diferente..

Faloou.. Abraçooos

Maicon
08/11/2010, 22:20
Hoje cortei os berços das molas dianteiras, e os suportes dos links dianteiros que o fixam no eixo..

4ª feira ficam prontas as buchas de PU, eai posso começar a montar.. Tenho várias fotos já, porém não estou com a máquina, mas logo logo postarei fotos..

Vou fazer os links com tubo maciço de 1 polegada.. Mesmo modelo do troller os links..

Abraços

samukanvas
09/11/2010, 00:18
Rodrigo, esse é radius só na dianteira... A traseira é 4-link. Acho uma ótima combinação, pois simplifica a dianteira e explora mais a traseira (Ooops!) :mrgreen:

Era 4link com panhard... Agora é radius traseiro tb. Eu disse na postagem anterior que ele tinha mudado :concordo: O sandro me mostrou um novo braço radius que ele fez antes de colocar os pneus 46 que deixaria o link praticamente escondido pelo chassis...

O cara melhorou o que ele já tinha :concordo:

Abs

samukanvas
09/11/2010, 00:59
Samukanvas..

Estavamos discutindo a mesma coisa.. hehe

Lindo esse Wangler hein.. torce muito.. ehehe

Me esplica o que é Radius? Seria uma 2- link ou parecido? me explica a diferença se for diferente..

Faloou.. Abraçooos

Maicon,

Se falar apenas em 2link, eu penso logo em suspensão de carro de rua... :roll:

Coloca umas fotos aí pra vermos como está indo!

Abs

cacanakagi
09/11/2010, 12:31
E aí... mais alguém com 2 links ou radius???

Fabil
09/11/2010, 13:06
eu... por enquanto...heheeheeheehe esse é o limite de abertura com o setup "quase" original do samurai 2link c/ panhard
mantendo a posicao original de fixaçao e comprimento dos links.. mais do que isso é impossivel abrir..

samukanvas
09/11/2010, 13:44
Fabil, desculpa discordar de vc, mas essa não é uma verdade absoluta. Nas minhas invenções quando tinha samurai eu consegui um desempenho satisfatório para os links originais :concordo:

Suspensão "parecida" um monte de gente usa: Troller, samurai 96>, engesa etc...

Mais uma fotinha do radius do sandro:

http://img638.imageshack.us/img638/3830/kmorin009.jpg

Essa é uma das fotos mais impressionantes desse carro :cool:

Abs

Fabil
09/11/2010, 14:06
bota foto ai do seu samurai com os links originais abrindo... T+

Maicon
09/11/2010, 17:37
Muuuuito boa a abertura da sua traseira Fabil.. Abri muiito.. hehehehehhe

Brincadeira..

Como ja disse, não vou fazer algo tão absurdo como a tua fabil, porém vou fazer confortável e respectivamente com um pouco a mais de curso.. Certamente não chegará perto do desempenho do seu jipe.. Mas ja estarei muito contente se ficar macio..

Falooou

Fabil
09/11/2010, 18:23
que isso Maicon... minha traseira abre que nem c* de mosquito...heheheh

ja que vc vai mesmo fazer 2links, existem alguns truques na construçao dos links no qual vc consegue curso beeeemmmmm maior que o meu ai nas fotos..

samukanvas
09/11/2010, 20:48
Só procurar fotos do samukanvas pelo fórum. Já não tenho mais nenhuma foto depois que perdi meu HD...

Uma que não é isso tudo, mas que mostra um pouco é essa:

http://img139.imageshack.us/img139/7983/camorim10vb0.jpg

O pneu era mudzilla 31 e ele estava no chão.

O amortecedor dianteiro ainda era dentro da mola, mas abria legal tb pra um samurai original :concordo:

abs

Maicon
09/11/2010, 22:27
Fala Fabil..

Cara, gostaria de saber, se possivel, que tipo de mola voce usou, pois eh dificil achar molas grandes porem macias, e que tipo de amortecedor voce usou..

Eu pretendo usar na dianteira a mola do chevete e na traseira a mola do gol, e amortecedores dianteiros do gol, aquele que vai dentro da torre, porem farei o suporte em baixo do amortecedor..

Aguardo alguns conselhos, se podem ser revelados.. hehehe

Abracos..

Fabil
10/11/2010, 07:49
a mola que eu uso é sob medida, foi o Bill quem fez..
nos outros samurais que montei aqui, tenho usado as molas dianteiras de pampa.. elas tem 50cm de altura, ficam muito boas e sao baratas..

T+

Natanael Junior
10/11/2010, 17:59
Para conforto, mudar de feixe para helicoidais, simplesmente, não há muito ganho. Basta comparar um samuca com feixes originais e um helicoidal também original. a diferença é mínima. Já tive os dois e falo por experiência própria.

Agora, se aumentar o entre-eixos e a largura da encrenca aí já muda de figura.

É possível 2-link com panhard com curso satisfatório desde que se redimensione links, posicione-os corretamente, etc.

Particularmente, estou feliz com 4-link na traseira do samukong e e 2-link/panhard na dianteira. Do jeito que está, abre um bocado e não precisei de sistema de direção fodástico tipo full hydro ou hydro assist. A caixa de hidráulico ZF de opalão com a bomba original do vortec funciona muito bem. E a caixa já funcionava bem com a bombinha do santana adaptada no motor originélis do samuca.

No tópico do Samukong, no frota 4x4 tem todo o passo a passo, desde as primeiras dúvidas (se feixe ou heli) até o desdobramento do projeto todo. E lá também tem foto da 2-link dianteira trabalhando.

Vai do gosto, da di$po$ição e do desempenho que se espera.

Abraço.

cacanakagi
11/11/2010, 08:24
Se quiser to vendendo a suspensão inteira do meu helicoidal (links, molas etc..) inclusive eixos com lock Right 1530 na traseira...

Natanael Junior
11/11/2010, 11:59
quando eu fui fazer a minha, teve gente dizendo de tudo, até que 2 link é o mesmo que dois pedaços de toco entre o chassi e o eixo, hehehehe.
se arrumar dois pedaços de toco que consiga isso aí de baixo é beleza!
Aí ainda tem a limitação das buchas (não coloquei terminal de rótula ou algo que o valha) e também dos amortecedores.
abraço

Maicon
11/11/2010, 16:22
Sim.. Opiniões é o que mais tem mesmo..

Eu vi este comentário no seu tópico do Samukong.. HAHAHAH me matei rindo das asnera que cada um fala..

Mas se o cara não bota na cabeça o que vai fazer e ir fazendo.. Créédo. ehehhe

Mas esse teu 'Samuraizinho' deve ser meio violento, não? huhu

4.3 V6.. ta looooooco

Falou

Maicon
12/11/2010, 12:35
Aí vão algumas fotos..

Maicon
12/11/2010, 12:57
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1872&pictureid=12134

Eixo após ser tirado suportes do feixe de mola, ja estão no lugar para fazer os moldes e etc..

Maicon
12/11/2010, 13:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1872&pictureid=12135

Mais ou menos como ficarão os links.

8 Buchas de PU para os links, 4 buchas do feixe de mola da pampa para a phanhard e 4 buchas da F-4000 para os links

Maicon
12/11/2010, 13:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=1872&pictureid=12136

Retirei o suporte do batente original, onde será o suporte da mola!

Natanael Junior
12/11/2010, 15:34
Mas esse teu 'Samuraizinho' deve ser meio violento, não? huhu
4.3 V6.. ta looooooco
Falou

É nada. Violento é o Bidu, o yorkshire de guarda da minha filhota de 5 anos.
Abraço e boa sorte na empreitada.
No vídeo abaixo, tem o SamuKong cantando ópera assim que o motorzinho foi instalado, ainda sem escapamento. Coisa linda de se ouvir...
http://www.youtube.com/watch?v=_VX6MOffK-o

Maicon
14/11/2010, 20:12
a mola que eu uso é sob medida, foi o Bill quem fez..
nos outros samurais que montei aqui, tenho usado as molas dianteiras de pampa.. elas tem 50cm de altura, ficam muito boas e sao baratas..

T+


Fabil.. A mola da Pampa de 50cm de altura, conforme voce disse, e voce sabe me dizer o diametro dessa mola?

Nao usarei mais amortecedores do gol, vou usar os amortecedores do troller para dar um pouco mais de curso, aí precisarei de uma mola grande porém macia..

Falou

diogo ludovico
15/11/2010, 02:54
Maicon, se não me engano a mola da pampa tem 13cm de diametro, cabe uma mola de gol dentro! Eu uso as 4 no meu samurai, e são muito macias!!

cacanakagi
15/11/2010, 08:12
Fabil.. A mola da Pampa de 50cm de altura, conforme voce disse, e voce sabe me dizer o diametro dessa mola?

Nao usarei mais amortecedores do gol, vou usar os amortecedores do troller para dar um pouco mais de curso, aí precisarei de uma mola grande porém macia..

Falou
Se usar as molas de Troller, não acha q vai ficar duro demais? O Diogo usou molas de f1000 no início e elas não deixavam o carro torcer... O troller que já é pesado não torce com aquelas molas, tadinho do Samurai com 1000k....

Maicon
15/11/2010, 11:33
Usarei apenas os amoretecedores do Troller.. As molas eu usarei da pampa ou do chevette..


O amortecedor do Troller é gigante comparado aos originais.. ACHO que dará um curso bom..


Falouu

cacanakagi
16/11/2010, 09:21
Usarei apenas os amoretecedores do Troller.. As molas eu usarei da pampa ou do chevette..


O amortecedor do Troller é gigante comparado aos originais.. ACHO que dará um curso bom..


Falouu
Opa.... confundi mola e amortecedor.... Mas independente disso, dá uma olhada nos amortecedores da Omega Suprema q se não me engano, dão mais de 30cm de curso e tem uma calibragem mais adequada ao Samurai que os de Trolha.....

Maicon
17/11/2010, 00:09
Galera.. terei que usar flexiveis maiores.. alguem sabe algum compativel com as pincas de freio do samurai? Precisarei trocar o flexivel traseiro tbm.. Deem uma ideia ae gurizada..

Falou! Abracos...

Maicon
18/11/2010, 09:19
?????????????

LeoPOA
18/11/2010, 10:08
Tche,

Se nao me engano o pessoal usa de fusca... Bom seria tu pegar o original e levar na autopeças pra comparar com os outros... ou entao levar em uma casa que faça flexiveis sob medida...

estou parando meu samurai pra SPOAr e farei os flexiveis sob medida..

Abç.

Candemil
18/11/2010, 11:51
Pessoal! Molas dianteiras da Pampa? Qual modelo? São iguais? Pode-se utilizar tanto no eixo dianteiro como no traseiro? Estou com amortecedor de Hilux SW4 na dianteira. No eixo traseiro não vejo problemas para adaptar (haaaa qual o amortecedor??) mas na dianteira, vou ter que adaptar o amortecedor por fora da mola? e os braços? É possível adaptar com os originais? Abraço.

Maicon
18/11/2010, 16:49
Candemil.. Eu vou usar as molas da pampa, ano 90, na traseira juntamente com os amortecedores do troller, que têm um bom curso.. E na dianteira ainda não decidi certo, mas acho que vou usar a mola do chevette e amortecedores acho que vamos fazer..

No seu caso para colocar mola de pampa da dianteira, acho que ficaria inviavel permanecer a mola dentro do amortecedor, pois é uma mola que tem 50 cm de comprimento.. O mais fácil seria fazer mola e amortecedor separados..E tem outra, tem que ver se tem espaço entre a roda e o chassi que caiba a mola, pois ela tem 13cm de diametro... Mas no mais é barbada, só fazer os suportes do amortecedor e o berço da mola..Logicamente cuidando curso de cardâ, flexiveis e etc..

Falouu

Fabil
18/11/2010, 17:11
sendo o samurai do Candemil o helicoidal, p/ usar molas de pampa tem que remover a torre original e passar o amortecedor p/ fora da mola... caso contrario, sem chance de caber a mola de 130mm de diametro

T+

Alfredo Stavale
18/11/2010, 18:06
flexiveis de fusca. pode comprar. mas leva o teu pois tem varios modelos de fusca. amortecedor de troller vai acabar com tua coluna. eu usei procomp de TJ e não aguentei e coloquei de carro comum. Veja pra traseira o da BESTA. EU to usando e é confortavel. você já está mexendo em tantas coisas, pense em refazer as fixações e usar os amortecedores que você já tem. com certeza o do troller é muito duro e não vai te dar mais curso. Veja no catalogo da monroe o que tem mais curso, inclusive o do troller tem lá. o curso do amortecedor não é so aberto. A conta é Aberto (mm) menos o amortecedor fechado, naõ é so porque é grande vai ter mais curso.
As molas te recomendo as do chevette mais calço ou santana mais calço (todas traseiras para GNV), isso mantendo o diametro das molas originais.

Abraço

Maicon
18/11/2010, 22:46
Vou fazer o teste com os amortecedores do troller, pois agora ja estou com eles..mas como esta parte de molas e amortecedores é parte mais fácil, qualquer coisa eu modifico depois..

E só para lembrar, o meu samurai é ano 94, ou seja, com feixe de molas ainda.. Nao tinha nada começado, tenho que modificar TUDO e fazer tudo do zero..

Falou

Alfredo Stavale
19/11/2010, 09:29
Vou fazer o teste com os amortecedores do troller, pois agora ja estou com eles..mas como esta parte de molas e amortecedores é parte mais fácil, qualquer coisa eu modifico depois..

E só para lembrar, o meu samurai é ano 94, ou seja, com feixe de molas ainda.. Nao tinha nada começado, tenho que modificar TUDO e fazer tudo do zero..

Falou

Geralmente os amortecedores convencionais tem em torno de 16/20 cm de curso. pelo enos foi o que constatei olhando as tabelas da monroe.

http://www.sa-tenneco-automotive.com/tenneco/arcweb_br/Catalogo/CatMonroe.pdf

Maicon
19/11/2010, 12:03
o amortecedor do troller, tem 22,5 cm de curso.. sendo que tem 60,5 cm aberto e 38 cm fechado

Maicon
19/11/2010, 12:25
Na dianteira usarei o da chevy traseiro, que tem 25 cm de curso, sendo que aberto mede 62 cm e fechado mede 37 cm...

Maicon
23/11/2010, 10:36
suportes dos links ponteados no eixo, links montados, suportes da phanhard prontos. Estou terminando de fazer a phanhard..

Logo logo posto as fotos.. Falou!!!

Maicon
27/11/2010, 22:06
Dianteira prontaa.. Viiva..

Por enquanto:

- Mola dianteira: Santana quantum traseira (41cm comprimento)

- Amortecedor: Chevy traseiro ( 25 cm de curso)

- Batente: Caminhão 608

- Calço de carroceria: 2'' (ja tinha)

- Altura do chão até o paralama: 96 cm (mesma altura que era)

RevS
21/04/2011, 02:30
Pessoal sou completamente leigo no assunto... vi nesse topico muitas informaçoes e geralmente uma discordando da outra o que de certa forma para pessoas desentendidas gera um certo desconforto em falar qualquer coisa, porem comprei um Samuca 97 e vi o fabil dizendo que o curso da viatura dele (na epoca com 2link) era aquele e tbm li que agora nao me recordo quem escreveu que conseguia um curso melhor sem muita modificaçao entao qual seria essas modificiaçoes?

Fabil
26/04/2011, 14:46
Reinteiro minha afirmaçao

usando o 2link com panhar e mantendo os links ( braços) originais e os pontos de fixacao originais do chassis e eixo do samurai, nao tem como conseguir mais do que isso nao... quem falou que conseguia mais, se bem me lembro foi o Samukanvas ( Rodrigo)

PS: meu samurai NAO tem calço de carroceira, o que dá a falsa impressao da suspensao trabalhando por causa do buraco que fica entre o para-lamas e pneu nos jipes que tem calço de carroceria