PDA

Ver Versão Completa : Duvidas do cambio EATON 2405



Pablo RR
05/11/2010, 12:51
Ja usei a ferramenta de busca do forum, e já usei atraves do Google, mas ainda não consigui encontrar uma resposta satisfatoria pra algumas duvidas em relacao a esse cambio. Já até postei lah no topico do Troller (tem um topico sobre o 2305) mas ninguem respondeu.

Vamos as duvidas

Dei uma olhada no catalogo da Eaton, e vi que os seguintes modelos usam o cambio FSO-2405:
- Ranger 2.8 - FSO-2405-B
- Ranger 3.0 - FSO-2405-A
- S10 2.8 - FSO-2405-E
- S10 2.8 elet- FSO-2405-K
- Frontier 2.8 - FSO-2405-J
- Troller 3.0 - FSO-2405-B

Sei que essas letras significam alguma diferença (só não descobri o que ainda), E aqui está minha primeira duvida. Sei que o cambio tipo A da Ranger 3.0 é famoso por relações longas. O J da Frontier por ter a primeira marcha longa e a quinta curta. e assim vai...

Agora vem minha duvida.
Se eu quisesse por exemplo colocar as relações do cambio FSO 2405 -A ou B dentro do meu cambio que é -J, Seria possivel, é ou uma adaptação que exige muito mais que isso? Queria melhorar a saida da Frontier (encurtando a primeira) e também baixar a rotação (e conseqüentemente o consumo) em velocidade de cruzeiro da Frontier, e é por isso que estou olhando isso.

Abraços

DiEgOsEiChIrLz
05/11/2010, 13:20
até que enfim alguém com a mesma dúvida que eu (fora muitas outras extremamente detalhistas). como esse tipo de dúvida costuma ser de um patamar extremamente técnico e , devido a eu pensar que a maioria aqui considera isso fútil, acabo ficando quieto.

detalhe que dos veículos dessa lista, todos utilizam diferencial dana 44(excessao das rangers antigas visteon).

se eu não me engano a s10 mwm bomba injetora aqui de casa utiliza a versao A ou B(não to lembrando onde eu vi isso, talvez no manual) ao contrario de como esta na sua lista.

Walter L. L. Casitta
05/11/2010, 13:52
...Agora vem minha duvida.
Se eu quisesse por exemplo colocar as relações do cambio FSO 2405 -A ou B dentro do meu cambio que é -J, Seria possivel, é ou uma adaptação que exige muito mais que isso? Queria melhorar a saida da Frontier (encurtando a primeira) e também baixar a rotação (e conseqüentemente o consumo) em velocidade de cruzeiro da Frontier, e é por isso que estou olhando isso.

Abraços

Infelizmente, isso só é possível com a troca de todas as peças internas do câmbio. Inviável!

Pablo RR
05/11/2010, 16:04
Walter,

vou aproveitar mais um pouquinho do conhecimento que vc tem.

Então eu poderia manter minha carcaça do cambio? o que eu teria que trocar?
Quando vc diz inviavel? é do ponto de vista tecnico, de ser dificil de ser realizado, ou do ponto de vista economico, de sair muito caro??

Walter L. L. Casitta
05/11/2010, 16:40
Walter,

vou aproveitar mais um pouquinho do conhecimento que vc tem.

Então eu poderia manter minha carcaça do cambio? o que eu teria que trocar?
Quando vc diz inviavel? é do ponto de vista tecnico, de ser dificil de ser realizado, ou do ponto de vista economico, de sair muito caro??

Saí caro e as peças que você precisaria não existem no mercado. Apesar de usar a mesma caixa, as peças da Ranger não servem para a caixa da Frontier ou S10.

Só aproveitaria a carcaça. A engrenagens não são intercambiáveis entre os modelos de caixa. Além disso os eixos de um modelo de câmbio como por exemplo o a Ranger não funcionam na carcaça da Frontier e por ai vá.

Troca só seria possível se existissem vários modelos ou relações para a Frontier e mesmo assim usando peças usadas de desmanche. Um eixo piloto por exemplo, da caixa 2405 da Ranger não serve na 2405 da S10 e nem da 2405 da Frontier e por aí vai...

hpnardino
25/02/2012, 12:14
Ja usei a ferramenta de busca do forum, e já usei atraves do Google, mas ainda não consigui encontrar uma resposta satisfatoria pra algumas duvidas em relacao a esse cambio. Já até postei lah no topico do Troller (tem um topico sobre o 2305) mas ninguem respondeu.

Vamos as duvidas

Dei uma olhada no catalogo da Eaton, e vi que os seguintes modelos usam o cambio FSO-2405:
- Ranger 2.8 - FSO-2405-B
- Ranger 3.0 - FSO-2405-A
- S10 2.8 - FSO-2405-E
- S10 2.8 elet- FSO-2405-K
- Frontier 2.8 - FSO-2405-J
- Troller 3.0 - FSO-2405-B

Sei que essas letras significam alguma diferença (só não descobri o que ainda), E aqui está minha primeira duvida. Sei que o cambio tipo A da Ranger 3.0 é famoso por relações longas. O J da Frontier por ter a primeira marcha longa e a quinta curta. e assim vai...

Agora vem minha duvida.
Se eu quisesse por exemplo colocar as relações do cambio FSO 2405 -A ou B dentro do meu cambio que é -J, Seria possivel, é ou uma adaptação que exige muito mais que isso? Queria melhorar a saida da Frontier (encurtando a primeira) e também baixar a rotação (e conseqüentemente o consumo) em velocidade de cruzeiro da Frontier, e é por isso que estou olhando isso.

Abraços

O interessante seria saber as relações dos cambios para comparar e saber quais as reais diferenças.

FSO-2405****
1 - 3,49:1
2 - 2,16:1
3 - 1,40:1
4 - 1,00:1
5 - 0,78:1
R - 3,55:1
****blazer/s-10 v6


Relações da FSO 2405 B

1ª 4,079
2ª 2,289
3ª 1,472
4ª 1,000
5ª 0,809

Esta informação sai do opaleiros.

Sds,
Hermesson

Imperador!
25/02/2012, 12:45
Pra contribuir:
FSO 2405 A
1ª 4.08
2ª 2.29
3ª 1.47
4ª 1.00
5ª 0.73
R 3.8
Final 4.10:1

SERGIO AUGUSTO
25/02/2012, 21:43
Ja usei a ferramenta de busca do forum, e já usei atraves do Google, mas ainda não consigui encontrar uma resposta satisfatoria pra algumas duvidas em relacao a esse cambio. Já até postei lah no topico do Troller (tem um topico sobre o 2305) mas ninguem respondeu.

Vamos as duvidas

Dei uma olhada no catalogo da Eaton, e vi que os seguintes modelos usam o cambio FSO-2405:
- Ranger 2.8 - FSO-2405-B
- Ranger 3.0 - FSO-2405-A
- S10 2.8 - FSO-2405-E
- S10 2.8 elet- FSO-2405-K
- Frontier 2.8 - FSO-2405-J
- Troller 3.0 - FSO-2405-B

Sei que essas letras significam alguma diferença (só não descobri o que ainda), E aqui está minha primeira duvida. Sei que o cambio tipo A da Ranger 3.0 é famoso por relações longas. O J da Frontier por ter a primeira marcha longa e a quinta curta. e assim vai...

Agora vem minha duvida.
Se eu quisesse por exemplo colocar as relações do cambio FSO 2405 -A ou B dentro do meu cambio que é -J, Seria possivel, é ou uma adaptação que exige muito mais que isso? Queria melhorar a saida da Frontier (encurtando a primeira) e também baixar a rotação (e conseqüentemente o consumo) em velocidade de cruzeiro da Frontier, e é por isso que estou olhando isso.

Abraços
Fala Pablo:
A respeito de sua duvida, possivel é sim, porém fica caro, porque tem que trocar o conjunto de engrenagens, e o CARRETEL(CONTRA EIXO), porque este cambio tem o contra eixo com as engrenagens motoras das marchas, fundidas nele. Mas tem um jeito de voce "melhorar" o escalonamento das marchas de sua camionete, baseado no que fala, que gostaria de uma primeira marcha mais curta(maior torque de arrancada), e a quinta mais longa;
Voce pode trocar o seu 2405 por outro, que por exemplo pode ser o FSO2405E(num. EATON 3360037), que equipa os TRLLER a aprtir de 2006, porém UTILIZANDO AS ENGRENAGENS DA QUINTA MARCHA(elas são "soltas", tanto no eixo principal, como no contra eixo), DO FSO2405K, QUE EQUIPA AS S-10 ELETRONICAS. Conheço em Goiania, um local, que o pessoal monta um cambio do jeito que quer(ou pretende), e negocia com voce a base de troca, no seu.
Este exemplo que te dou, voce vai ficar com um cambio assim, em relação ao seu:
PRIMEIRA MARCHA - 20% MAIS CURTA
SEGUNDA MARCHA - 11% MAIS CURTA
TERCEIRA MARCHA - 0,2% MAIS LONGA
QUARTA - IGUAL(não tem com ser diferente, a quarta marcha é prise direta 1,00:1)
QUINTA MARCHA - 15% MAIS LONGA.
Agora resta voce avaliar realmente se vale a pena(custo benefício). Eu conheci o BAIANINHO CAMBIOS, em Goiania, quando tava pensando em trocar motor e cambio da Dakota, e andi fazendo umas pesquisas pra equalizar um CUMMINS 4BT, cambio e diferencial, pra ter um bom desempenho.
Os telefones dele são:
0xx62 3878 9565
0xx62 3878 9556
0xx52 3558 2758.
Veja os anexos, que entenderá a questão.
No catalogo do FSO2405, tem as especificações de um FSO2405M, que no CATÁLOGO DE PEÇAS EATON(tenho o eletronico), não acho aplicação dele em nenhum veículo, e este tem uma primeira bem curta, 4,994:1, como verão no anexo, este, com as engrenagens de quinta do 2405 K, ficaria bem legal.
Abraço
Sérgio

mrcrema
01/06/2012, 12:12
Amigos, alguém saberia me dizer em qual veiculo saiu o cambio EATON FSO2405 G, encontrei todos menos o G e consta na relação da Eaton. Grato

Trotta.79
04/06/2012, 10:53
Pablo e amigos,

Também tenho pesquisado o assunto e descobri que algumas pessoas já trocaram o contra-eixo e engrenagens do nossso Cambio (Xterra/Frontier) da 1ª, 2ª e 5ª com os da S10 2405 E e K.

É possível fazer, não é caro. Só que não foi feito muitos ainda e há muito desconhecimento sobre o assunto. Estou procurando mão de obra e profissional qualificado aqui em Belo Horizonte, mas ainda não encontrei. Os representantes EATON daqui só trabalham com cambio linha pesada.

Vou continuar procurando e quando tiver mais informações posto aqui.
Abs.

SERGIO AUGUSTO
04/06/2012, 11:35
Pablo e amigos,

Também tenho pesquisado o assunto e descobri que algumas pessoas já trocaram o contra-eixo e engrenagens do nossso Cambio (Xterra/Frontier) da 1ª, 2ª e 5ª com os da S10 2405 E e K.

É possível fazer, não é caro. Só que não foi feito muitos ainda e há muito desconhecimento sobre o assunto. Estou procurando mão de obra e profissional qualificado aqui em Belo Horizonte, mas ainda não encontrei. Os representantes EATON daqui só trabalham com cambio linha pesada.

Vou continuar procurando e quando tiver mais informações posto aqui.
Abs.

Fala Trota:
Se ligar no BAIANIHO CAMBIOS, ele "faz" o cambio como voce quer, pegando o seu a base de troca, pelo menos fazia isso, quando o procurei a tempos atrás. Ai, é só tirar um e por o outro.
Abraço.
Sérgio.

Ricardo Piovan
05/08/2013, 12:02
Os anéis sincronizados do FSO2405J da Xterra são os mesmos do FSO2405 E e K das S10 ????

Tabeladosk
06/11/2013, 20:10
Amigos,será que a FSO 2405 M pode ser colocada no troller 3.2 2013,tipo plug and play?att

Ricardo Piovan
07/11/2013, 11:46
Pra que ???

DanielRS
07/04/2016, 10:01
Fala Pablo:
A respeito de sua duvida, possivel é sim, porém fica caro, porque tem que trocar o conjunto de engrenagens, e o CARRETEL(CONTRA EIXO), porque este cambio tem o contra eixo com as engrenagens motoras das marchas, fundidas nele. Mas tem um jeito de voce "melhorar" o escalonamento das marchas de sua camionete, baseado no que fala, que gostaria de uma primeira marcha mais curta(maior torque de arrancada), e a quinta mais longa;
Voce pode trocar o seu 2405 por outro, que por exemplo pode ser o FSO2405E(num. EATON 3360037), que equipa os TRLLER a aprtir de 2006, porém UTILIZANDO AS ENGRENAGENS DA QUINTA MARCHA(elas são "soltas", tanto no eixo principal, como no contra eixo), DO FSO2405K, QUE EQUIPA AS S-10 ELETRONICAS. Conheço em Goiania, um local, que o pessoal monta um cambio do jeito que quer(ou pretende), e negocia com voce a base de troca, no seu.
Este exemplo que te dou, voce vai ficar com um cambio assim, em relação ao seu:
PRIMEIRA MARCHA - 20% MAIS CURTA
SEGUNDA MARCHA - 11% MAIS CURTA
TERCEIRA MARCHA - 0,2% MAIS LONGA
QUARTA - IGUAL(não tem com ser diferente, a quarta marcha é prise direta 1,00:1)
QUINTA MARCHA - 15% MAIS LONGA.
Agora resta voce avaliar realmente se vale a pena(custo benefício). Eu conheci o BAIANINHO CAMBIOS, em Goiania, quando tava pensando em trocar motor e cambio da Dakota, e andi fazendo umas pesquisas pra equalizar um CUMMINS 4BT, cambio e diferencial, pra ter um bom desempenho.
Os telefones dele são:
0xx62 3878 9565
0xx62 3878 9556
0xx52 3558 2758.
Veja os anexos, que entenderá a questão.
No catalogo do FSO2405, tem as especificações de um FSO2405M, que no CATÁLOGO DE PEÇAS EATON(tenho o eletronico), não acho aplicação dele em nenhum veículo, e este tem uma primeira bem curta, 4,994:1, como verão no anexo, este, com as engrenagens de quinta do 2405 K, ficaria bem legal.
Abraço
Sérgio
Estive aqui lendo o tópico depois de muito tempo e me ficou uma dúvida. Tenho também uma Frontier Attack 2.8 2006 e também me agradaria ter uma 5ª mais longa, e no mais se não fosse muito difícil tem uma 1ª mais curta. Mas em fim, considerando que o FSO 2405K da S-10 eletronica possui a 5ª mais longa dessa série de cambios, esse cambio poderia ser colocado nessa Frontier? Simplesmente tirando um e colocando o outro? Pode talvez não ser a opção mais barata, mas simples e segura se for possivel.

Loras
24/06/2016, 17:25
Pablo e amigos,

Também tenho pesquisado o assunto e descobri que algumas pessoas já trocaram o contra-eixo e engrenagens do nossso Cambio (Xterra/Frontier) da 1ª, 2ª e 5ª com os da S10 2405 E e K.

É possível fazer, não é caro. Só que não foi feito muitos ainda e há muito desconhecimento sobre o assunto. Estou procurando mão de obra e profissional qualificado aqui em Belo Horizonte, mas ainda não encontrei. Os representantes EATON daqui só trabalham com cambio linha pesada.

Vou continuar procurando e quando tiver mais informações posto aqui.
Abs.

Trota,

Alguma novidade nesse caminho?

Estu com minha caixa 2405J aberta.

E gostaria da 1a. mais curta.

Como faço?

parrudom
19/10/2017, 18:11
Pablo e amigos,

Também tenho pesquisado o assunto e descobri que algumas pessoas já trocaram o contra-eixo e engrenagens do nossso Cambio (Xterra/Frontier) da 1ª, 2ª e 5ª com os da S10 2405 E e K.

É possível fazer, não é caro. Só que não foi feito muitos ainda e há muito desconhecimento sobre o assunto. Estou procurando mão de obra e profissional qualificado aqui em Belo Horizonte, mas ainda não encontrei. Os representantes EATON daqui só trabalham com cambio linha pesada.

Vou continuar procurando e quando tiver mais informações posto aqui.
Abs.



Trotta,
Tudo bom? Teve mais informações sobre essa troca?
Liguei no Baianinho Câmbios em goiania(outro nome agora), mas o atendente não me passou muita confiança. Apesar que terei que levar até lá, e gastar 1.800,00 para essa troca.

Fico no aguardo.
Abraço.

juan felipe
13/02/2018, 21:15
Boa noite

Sobre a t-case “caixa de tração” tem diferença ?
Temos um câmbio aqui 2405j de uma nissan x terra e a corrente da tração está fazendo barulho alguém pode ajudar ?

André Luis Gusmão
30/09/2019, 17:28
Alguém saberia me explicar como interpretar os códigos das caixas EATON? Uma mesma família de caixas (2405, por exemplo), possui o torque nominal de 2x100 lbf.ft mas ao olhar no manual se percebe que cada caixa da família (A, B, C...) possui um valor e há muita variação (vai do 280 a 390). O que justifica essa variação? Por que valores tão acima do especificado no código?

Outro exemplo: família 2105. Possui torque nominal de 2x100 lbf.ft, exatamente como no código, sendo a única diferença (no código) o tal "nível de projeto" (1 versus 4). O que significa o nível de projeto?

Estou buscando uma alternativa segura de caixa para tração traseira que suporte um bom torque mas as informações que vejo por aí são muito desencontradas. É caixa para 280 Nm que quebra com 330 (getrag do Omega), caixa para 270 que suporta o dobro sem sinais de desgaste prematuro (Eaton 2105A), caixa que ninguém conhece a especificação mas "parece ser forte" (R150 da Hilux 2006+ 3.0) etc. Queria encontrar uma informação clara, que não deixe margem para interpretação.

Lucio Gaviolli
01/10/2019, 09:18
Bom dia André,
Estudei isso alguns meses atrás, pois turbinei minha silverado e como consequência, precisaria ser alongada, estudando as possibilidades, . . . ou trocando relação no diferencial (no meu caso muito caro, pois teria que mexer também com caixa de satélite), ou trocando a engrenagem da 5 marcha (quinta drive), cambio eaton, refiro-me aos níveis de projeto da qual cita. . . Percebi que o que difere é uma ou outra relação, logo conclui que os niveis que a fabrica afirma fazem menção aos veículos ao qual ela desenvolveu a caixa, no meu caso o nivel "a" se não me falhe a memória era para o troller, dessa forma eles optimizam e/ou personalizam as relações da forma que o fabricante entende utilizar melhor ou a faixa de torque do motor.
Essa é a minha opinião, pois não encontrei disponível bibliografias, que não fossem de montagem e desmontagem das caixas, o correto seria validar pelos part numbers, ai sim conseguiria saber se o torque de determinado nível em função das engrenagens utilizadas, poderiam ser transferidos àquilo que pretende "montar"

Marcos Milan
22/10/2019, 16:57
Estava olhando aqui no site, vi que tu possui boa experiencia, eu tenho uma f1000 97, estou colocando uma turbina TGV da ranger 2.8 e um cambio eaton fso2405a. Estamos com duvida em como fazer funcionar o velocímetro, pois não tem onde plugar o cabo de velocímetro no cambio eaton. Alguém tem alguma dica por favor? qualquer dica que seja será muito útil. Estou com o cambio completo da ranger 3.0 4x2 e com embreagem+flange+volante do motor da 2.8. A dificuldade agora é velocímetro, como fazer girar o cabo de velocímetro?

Marcos Milan
22/10/2019, 17:00
CAMBIO EATON...me ajudem, dicas de como colocar cambio fso2405a da ranger 3.0 com a flang, embreagem e volante da 2.8 na f1000hsd

lfschmitz
02/12/2020, 09:42
Pessoal, estou comprando um conjunto mecânico MWM 4.07 mecânico com câmbio FSO2405 de S10. Vou instalar numa F100 que estou reformando e customizando, e o plano é preparar o motor para cerca de 44-46kgfm e cerca de 200cv. Já estou convencido que para o motor isso não faz nem cócegas. Minha dúvida é a transmissão. Alguém tem experiência com esse conjunto de embreagem e câmbio? Tenho motivos para me preocupar com quebras?

Marcos Milan
07/07/2023, 10:01
Estava olhando aqui no site, vi que tu possui boa experiencia, eu tenho uma f1000 97, estou colocando uma turbina TGV da ranger 2.8 e um cambio eaton fso2405a. Estamos com duvida em como fazer funcionar o velocímetro, pois não tem onde plugar o cabo de velocímetro no cambio eaton. Alguém tem alguma dica por favor? qualquer dica que seja será muito útil. Estou com o cambio completo da ranger 3.0 4x2 e com embreagem+flange+volante do motor da 2.8. A dificuldade agora é velocímetro, como fazer girar o cabo de velocímetro?



Pessoal, hoje, julho de 3023, dando um retorno, sobre o cambio eston fso2405 instalado na f1000!
A primeira e segunda marcha é um pouco mais curta, fato melhorou demais com o motor maxion. Mais força de saída, perfeito! Aqora a quinta marcha, se for o cambio fso2405B é igualzinho ao cambio origina mazda, e se tu deseja uma quinta marcha um pouquinho mais longa, ´tu pega o cambio fso2405A da ranger 3.0. A diferença entre o cambio fina A e Final B, é que a quinta marcha é um pouco mais lona no cambio final A!
Eu usei o cambio final A, mas eu acredito que o final B seria melhor, o Final A seria mais perfeito pra quem passou o motor 2.5 para 2.8! Resumindo, o carro ficou maravilhoso, melhorou demais aquela falta de torque, ainda mais utilizando a turbina tgv. super recomendo.

pedromeca
17/01/2024, 16:46
Pessoal, hoje, julho de 3023, dando um retorno, sobre o cambio eston fso2405 instalado na f1000!
A primeira e segunda marcha é um pouco mais curta, fato melhorou demais com o motor maxion. Mais força de saída, perfeito! Aqora a quinta marcha, se for o cambio fso2405B é igualzinho ao cambio origina mazda, e se tu deseja uma quinta marcha um pouquinho mais longa, ´tu pega o cambio fso2405A da ranger 3.0. A diferença entre o cambio fina A e Final B, é que a quinta marcha é um pouco mais lona no cambio final A!
Eu usei o cambio final A, mas eu acredito que o final B seria melhor, o Final A seria mais perfeito pra quem passou o motor 2.5 para 2.8! Resumindo, o carro ficou maravilhoso, melhorou demais aquela falta de torque, ainda mais utilizando a turbina tgv. super recomendo.

Marcos, tudo certo? Sou novo por aqui.

Tenho uma F1000 82 com MWM 229 (atualmente equipada com o Clark 260f), e tenho uma caixa fso2405A 4x2, atualmente sem uso. Sabe de alguém que já adaptou o 2405A em um MWM 229? A relação desse câmbio é bem bacana mesmo e acho que ficaria legal na F1000.

Obrigado!

Hugo Maciel
03/11/2024, 21:04
Marcos, tudo certo? Sou novo por aqui.

Tenho uma F1000 82 com MWM 229 (atualmente equipada com o Clark 260f), e tenho uma caixa fso2405A 4x2, atualmente sem uso. Sabe de alguém que já adaptou o 2405A em um MWM 229? A relação desse câmbio é bem bacana mesmo e acho que ficaria legal na F1000.

Obrigado!

Olá pedromeca!

Como esta o andamento de sua adaptação? Estou querendo fazer exatamente a mesma adaptação que você citou, já comprei o câmbio agora preciso cortar a capa seca e fazer a flange. Como vc fez na sua? ficou boa a adaptação?

Atenciosamente,