Conectar

Ver Versão Completa : caixa do gol Ap na toyota band

edwint
05/11/2010, 12:21
Ja coloquei diversas destas caixada de direção do Gol/Santana em jeep, muitos deles com pneus 275 x16 e 31x16 motores desde ap ate opala 6 cilindros.

Estive verificando a minha band e percebi que é possivel adaptar esta caixa tambem. Alguem ak no forum ja colocou? tem aguentado?

A vantagem desta caixa, é a facilidade de adaptação e o baixo custo, e pode ser mecanica ou hidraulica.

Creio que o peso do motor 6 cilindros do opala, seja bem parecido com o OM314, portanto peso acredito nao ser o problema.

Por favor gostaria de saber a opiniao de vcs...

Fe_jipeiro
05/11/2010, 14:08
Eu acho q nao aguenta nao... a band é muito mais pesada q o willys na frente... Sei lá... na minha opinião, é um item de segurança que pode fazer com q vc nao volte do passeio, entao merece atenção e $$$$$ investido. A vezes o barato sai caro, ou pior, pode nao trazer a vida de volta... Ja pensou na estrada, com velocidade, em uma curva ... chovendo ... em uma serra, essa caixa trava ou quebra??!?!? vc pode matar as pessoas da band e/ou pior, levar terceiros junto ...

Com a caixa de opala, já fico desconfiado ... nada é como a original, no lugar original, com o dimencionamento correto, etc etc etc ...

Nada contra, somente minha opinião ... de quem um dia ficou sem direcao com um willys em uma curva ... tudo por causa de adaptação mal dimencionada ...

elmestizo
05/11/2010, 15:20
IMHO no minimo de opala/omega.

Abrasss

fabioband4x4
05/11/2010, 15:47
Eu acho q nao aguenta nao... a band é muito mais pesada q o willys na frente... Sei lá... na minha opinião, é um item de segurança que pode fazer com q vc nao volte do passeio, entao merece atenção e $$$$$ investido. A vezes o barato sai caro, ou pior, pode nao trazer a vida de volta... Ja pensou na estrada, com velocidade, em uma curva ... chovendo ... em uma serra, essa caixa trava ou quebra??!?!? vc pode matar as pessoas da band e/ou pior, levar terceiros junto ...

Com a caixa de opala, já fico desconfiado ... nada é como a original, no lugar original, com o dimencionamento correto, etc etc etc ...

Nada contra, somente minha opinião ... de quem um dia ficou sem direcao com um willys em uma curva ... tudo por causa de adaptação mal dimencionada ...

x2000 ...hehehe e tbm já fiquei sem direção em um jeep pelo mesmo motivo, sorte que a pirambeira era pra direita e eu fui pro barranco na esquerda...uffa mulher ,filha e mãe na viatura...só DEUS

edwint
05/11/2010, 16:19
x2000 ...hehehe e tbm já fiquei sem direção em um jeep pelo mesmo motivo, sorte que a pirambeira era pra direita e eu fui pro barranco na esquerda...uffa mulher ,filha e mãe na viatura...só DEUS

Me fala uma coisa, oque quebrou foi a caixa de direção ou as adptaçoes que saem dela? uso num jeep e ja tive ate problema, mas foi nas adaptaçoes que ficam em torno da caixa, mais especificamente na chapa que prendia o terminal na ponta da caixa. Depois disso, passei a superdimencionar as pecas e nao tive mais problema.

A finalidade do topico é essa mesma, houvir diverssas opinioes. Obrigado por responderem.

fabioband4x4
05/11/2010, 16:54
Me fala uma coisa, oque quebrou foi a caixa de direção ou as adptaçoes que saem dela? uso num jeep e ja tive ate problema, mas foi nas adaptaçoes que ficam em torno da caixa, mais especificamente na chapa que prendia o terminal na ponta da caixa. Depois disso, passei a superdimencionar as pecas e nao tive mais problema.

A finalidade do topico é essa mesma, houvir diverssas opinioes. Obrigado por responderem.

Meu antigo cj5 tinha caixa do opala lá na "frente' perto do para choque e direção escamoteável do vectra com suas devidas conecções sendo que uma dessas não dava o devido aperto ,a parada soltou , ...conclusão , o volante ficou completamente "solto" ,refiz tudo e não tive + problemas ...
vejo no caso do seu post pra band fica duvidoso é muito peso...eu não arriscaria...:concordo:

José Augusto
05/11/2010, 17:58
Ja coloquei diversas destas caixada de direção do Gol/Santana em jeep, muitos deles com pneus 275 x16 e 31x16 motores desde ap ate opala 6 cilindros.

Estive verificando a minha band e percebi que é possivel adaptar esta caixa tambem. Alguem ak no forum ja colocou? tem aguentado?

A vantagem desta caixa, é a facilidade de adaptação e o baixo custo, e pode ser mecanica ou hidraulica.

Creio que o peso do motor 6 cilindros do opala, seja bem parecido com o OM314, portanto peso acredito nao ser o problema.

Por favor gostaria de saber a opiniao de vcs...

Desculpe, mas esta afirmação está equivocada, o motor opala 6 ou 4100 cc tem próximo dos 200 kgf o motor da mercedez o OM314 algo como 350 kgf.

Isso sem contar na diferença de peso do CJ para uma BAND.

O peso ou carga atua nessa estória com sua componente horizontal, a força de atrito dos PNEUS com o piso, quanto maior o peso maior a força de atrito, quanto maior a capacidade de aderência maior o fator de atrito.

Pela física a força de atrito independe da área de aplicação (ou contato) que significa que a largura do pneu não influi, mas o tamanho (ou altura) sim, pois a componente de "braço de alavanca" fica maior.

Resumo, pneu grande, desenho agressivo com grande aderência e maior peso são os fatores que definem o aumento do esforço.

Dá para se ter uma idéia do aumento de esforço, a caixa do GOL/SANTANA foi desenvolvida para um veículo de 900 kgf uma BAND tem próximo de 1800 kgf (fator de 1800/900=2), o pneu do GOL/SANTANA tem aproximadamente 55 cm de altura o da BAND temm no mínimo 75 cm (fator de 75/55=1.36), não contabilizando o tipo de pneu que na BAND também deve ser mais aderente, temos 2*1.36=2.72 na comparação de esforços sobre a caixa.

Se pegarmos uma caixa utilizada em caminhonetes ou SUV praticamente não haverá diferença.

Não acho que vale a pena correr o risco.

edwint
06/11/2010, 16:37
a caixa do GOL/SANTANA foi desenvolvida para um veículo de 900 kgf uma BAND tem próximo de 1800 kgf (fator de 1800/900=2), o pneu do GOL/SANTANA tem aproximadamente 55 cm de altura o da BAND temm no mínimo 75 cm (fator de 75/55=1.36), não contabilizando o tipo de pneu que na BAND também deve ser mais aderente, temos 2*1.36=2.72 na comparação de esforços sobre a caixa.

Se pegarmos uma caixa utilizada em caminhonetes ou SUV praticamente não haverá diferença.

Não acho que vale a pena correr o risco.

Jose Algusto,

Por essa analogia, a caixa do opala e do omega, tambem ficaria fraca?

Obrigado pela aula!!:concordo:

guilhermeabreu
06/11/2010, 18:45
CARO EDWINT

Qdo lí seu post agora pensei em responder ,mas já responderam o que eu iria reponder , o JOSÉ AUGUSTO então com números que eu já sabia .

Aqui o forum é para ísto mesmo e todos estão te aconselhando a NÃO FAZER ÍSTO , mas pelo que estou vendo vc esta tendencioso em fazer , te digo de cadeira com extrema certeza do que vou falar ;

PARA VER DEUS TEM QUE MORRER , E ESTA PARECENDO QUE VC ESTA QUERENDO VÊ-LO DE PERTO .

ABRAÇO , esquece desta caixa do GOL na sua BAND .

edwint
08/11/2010, 10:57
CARO EDWINT

Qdo lí seu post agora pensei em responder ,mas já responderam o que eu iria reponder , o JOSÉ AUGUSTO então com números que eu já sabia .

Aqui o forum é para ísto mesmo e todos estão te aconselhando a NÃO FAZER ÍSTO , mas pelo que estou vendo vc esta tendencioso em fazer , te digo de cadeira com extrema certeza do que vou falar ;

PARA VER DEUS TEM QUE MORRER , E ESTA PARECENDO QUE VC ESTA QUERENDO VÊ-LO DE PERTO .

ABRAÇO , esquece desta caixa do GOL na sua BAND .

Não é que eu queira morrer!!!

Nem mesmo estou tendente a colocar a caixa do gol, simplesmente quero explorar bem o assunto antes de abandonar um projeto que porventura, poderia dar certo e ser util a alguem...

Ou prevenir que outras pessoas, que ja usam ou pensam em usar o metodo, a nao colocarem em risco sua integridade fisica.

Pensou EU que poderia haver um desgaste prematuro na cremalheira da caixa, devido ao esforço alem do que foi projetado.

agradeço pelas respostas..

guilhermeabreu
08/11/2010, 14:17
Não é que eu queira morrer!!!

Nem mesmo estou tendente a colocar a caixa do gol, simplesmente quero explorar bem o assunto antes de abandonar um projeto que porventura, poderia dar certo e ser util a alguem...

Ou prevenir que outras pessoas, que ja usam ou pensam em usar o metodo, a nao colocarem em risco sua integridade fisica.

Pensou EU que poderia haver um desgaste prematuro na cremalheira da caixa, devido ao esforço alem do que foi projetado.

agradeço pelas respostas..

CARO AMIGO EDWINT

Não me leve a mal a minha resposta , fui até um pouco grosso sim , mas foi SOMENTE COM INTENÇÃO DE VC TIRAR ÍSTO DA CABEÇA pq estava achando que vc queria colocar de qualquer jeito .

Me desculpe amigo , não foi para te magoar ou te desmerecer , só para te PROTEGER de um possível acidente grave .

ABRAÇO