Ver Versão Completa : Over-drive artesanal (jeep - rural)
Amigos,
Na edição 108 de 4X4&Cia, de julho de 2002, há uma matéria sobre uma expedição pela costa do nordeste a bordo de uma Rural. Essa Rural estava equipada com um câmbio de três marchas de um velho Dodge V8, e tinha um OVER-DRIVE feito artesanalmente com engrenagens de um câmbio da antiga F-100.
Será que algum dos colegas de fórum conhecem essa história ?
Como pode ser feito um OVER-DRIVE assim artesanalmente ?
Abraços a todos...
Alessandro Henrique
04/11/2010, 23:27
A Warn fornecia nos EUA o Overdrive planetário para ser montado na caixa de transferência...
Com relação a este fato da Rural, só olhando os detalhes para melhor entender. Creio que o câmbio dos Dodges eram Clark e não é tão simples assim dizer que basta usar uma roda dentada da F100.
Sds.
Alessandro Henrique
04/11/2010, 23:32
Overdrive Warn
Alessandro Henrique
04/11/2010, 23:38
Mais uma....
Renato Fraga
05/11/2010, 00:59
Essa Warn e algumas outras que já ví são bacanas que basicamente não necessita de adaptações, vão no lugar da PTO.
MAs eu já tive idéia de fazer um over drive utilizando componentes de um câmbio automático. Utilizando o conjunto planetário e satélite da segunda marcha do câmbio e fazendo-o fincionar ao contrário dá a relação da maioria das 5ª marchas dos cambios comerciais.
O acionamento é relativamente simples, pela cinta presente no câmbio. Precisa de um atuador forte o sificiente ou mesmo um cabo com alavanca. Mas a tarefa mais difícil mesmo é fazer uma caixa para esse conjunto.
Uma alternativa viável para veículos de entre eixos maior tal como a Rural seria a instalação de 2 câmbios, um de costas para o outro. Você conseguiria uma marcha tão longa que daria medo. Ou então usar os 2 câmbios alinhados e alongar o diferencial. Teria uma redução tão grande que se você cair do carro ele passa por cima de tudo até acabar o combustível!!!!!!!
Abraços
Pesquisando cheguei a conclusão que pode se usar uma cx de redução invertida que ira multiplicar o numero de voltas na saida .Certo
seria melhor com uma caixa de marcha instalada contraposta ao cambio como falou o Fraga.Penso em usar um esquema asiim no meu F750 (f12000) que tem redução no eixo traseiro (2 relações )e mesmo a mais longa por ser um veiculo de força ainda é curta e que em quinta marcha a 80 fica pedindo uma sexta e se um dia trocar o eixo traseiro vou colocar de onibus com relação longa e eixo mais leve.
SDS Pedro
Alessandro Henrique
05/11/2010, 12:12
O mais simples e sem adaptação alguma que possa dar futuras dores de cabeça, é procurar alongar a relação dos diferenciais;
Sds.
felipe kowalski
05/11/2010, 13:19
Alessandro,
Se alongar o diferencial, voce anda mais rapido, mas perde torque, é uma alternativa tambem e muita gente faz isso, o que o Julinot quis dizer é que com o overdrive instalado na T-case voce fica com o Jeep totalmente original e só quando precisa voce aciona o overdrive, pra andar mais na estrada. Trocando relação de diferencial nao tem como acionar e desacionar assim. Eu recomendo o overdrive, é plug and play, sem adaptações, sem dores de cabeça.
Abraço!
Essa matéria sobre a Rural que fez uma expedição à costa do nerdeste é antiga - julho de 2002. A parte do overdrive diz quase nada, extamente o que transcrevi no meu post anterior. Vou tentar um contato com 4x4&Cia para ver se consigo um e-mail do pessoal que fez a adaptação. Os colegas colocaram algumas sugestões interessantes, mas talvez muito trabalhosas. Simplesmente alongar a relação do diferencial eu acho que não resolve - assim como colocar pneus maiores: cobre-se a cabeça, e ficam descobertos os pés. O overdrive da Warn seria o ideal. Participei de um tópico sobre isso, e havia um colega muito interessado em importar - mas não deu mais notícias. Um overdrive artesanal que pudesse ser simplesmente conectado ao PTO - como o Warn - é que seria o bicho... principalmente se o custo fosse baixo.
Abraços a todos.
Kowalski... você era o cara que ia fazer a importação do overdrive da Warn !!!! E aí ???? Como é que ficou ??? Coloque as tuas impressões e fotos para nóis !
Abraços.
Alessandro,
Se alongar o diferencial, voce anda mais rapido, mas perde torque, é uma alternativa tambem e muita gente faz isso, o que o Julinot quis dizer é que com o overdrive instalado na T-case voce fica com o Jeep totalmente original e só quando precisa voce aciona o overdrive, pra andar mais na estrada. Trocando relação de diferencial nao tem como acionar e desacionar assim. Eu recomendo o overdrive, é plug and play, sem adaptações, sem dores de cabeça.
Abraço!
Renato Fraga
05/11/2010, 13:32
Mas alongando os diferenciais acaba perdendo por outro lado
O legal do overdrive é deixar o carro mais versátil, mantendo a força nas marchas reduzidas e deslanchando mais nas velocidades mais altas.
Já a idéia de usar uma caixa de redução invertida é plausível também, porém lembre-se que um overdrive acrescenta algo de no máximo 0,70/1, o que uma caixa de redução vai oferecer muito mais.
Procurem maiores informações no site da Gearvendors (www.gearvendors.com)
Abraços
junior braga
05/11/2010, 13:34
acho que já vi um tópico sobre isso.....mas, tudo bem.
felipe vc estava importando o over?? o que aconteceu??
conseguiu ou não?
[ ],
felipe kowalski
05/11/2010, 16:59
Eu trouxe apenas 01 peça e com muito sofrimento ainda, pois ficou um tanto quanto caro, pra baratear teria que trazer vários de uma vez e ninguém quis encomendar junto...
O overdrive, na minha opinião, é perfeito, pois quando eu vou pegar estrada eu engato o over e utilizo o cambio normalmente, se for numa serra onde fica pesado pra subir é só desengatar e utilizar o cambio sem overdrive... Eu tenho diferencial curto e ando na estrada como um jeep de diferencial longo. E de quebra ainda tem MAIS UMA alavanca(ja são 5 hehe) no assoalho...
Abração!!
Denis Takashi
05/11/2010, 17:47
Acredito que q warn não fabrique mais o overdrive, mas existem alguns modelos novos ainda para vender :
http://hermtheoverdriveguy.com/id21.htm
Por uns 1000 dólares sai uma peça e eles tem eté aplicações especiais para o CJ brasileiro (estria fina)
Particularmente, pelo preço que isso chegaria no Brasil, acredito que dá pra alongar o diferencial e colocar um cambio melhor , vale a pena ao meu ver pra quem tem um veiculo militar ou bem original para usar como acessório de época ....
Sobre o overdrive caseiro, o que imagino que tenha sido feito fou colocar um cambio "de frente pro outro", assim a rotação entrava pelo entalhado de um e saída pelo seu piloto, como a relação da penultima marcha da maioria dos cambios é na casa de 1.5;1, teriamos uma relação de 1:1.5 ( não se esqueçam que este cambio está ao contrário) , que corresponde á uma marcha de 0,67:1, parece estranho mas tem gente que faz isso para ter mais redução, como é o caso desse cara do pirate :
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=693183&page=2
Abraços
Eu trouxe apenas 01 peça e com muito sofrimento ainda, pois ficou um tanto quanto caro, pra baratear teria que trazer vários de uma vez e ninguém quis encomendar junto...
O overdrive, na minha opinião, é perfeito, pois quando eu vou pegar estrada eu engato o over e utilizo o cambio normalmente, se for numa serra onde fica pesado pra subir é só desengatar e utilizar o cambio sem overdrive... Eu tenho diferencial curto e ando na estrada como um jeep de diferencial longo. E de quebra ainda tem MAIS UMA alavanca(ja são 5 hehe) no assoalho...
Abração!!
caraca.. 5 alavancas ?
vamos contar,
1 cambio
2 tração
3 reduzida
4 overdrive
5 ???
pensei que poderia ser um guincho mecanico, mas ele ficaria no pto, onde já está a overdrive, o que mais poderia ser ? freio de mão ? bloqueio via cabo ?
[]'s curiosos
Advance Adapters e uma empresa americana especializada em flanges para adaptar cxs e motores e cx de transferencia.Tambem vende unidades overdrive para diversos modelos de Jeep antigos na faixa de U$1000 e tambem cxs de reducao Atlas com ate 4 velocidades reducionais Vale a Pena dar uma olhada e explorar o site deles que conheco desde o tempo que nao havia Web difundida e sempre m andavam catalogos e respondiam faxes quando adaptei um V 8 na cx T98 de 4 marchas Rural / Jeep SDS Pedro http://advanceadapters.com/category/32/Saturn-Overdrives-%26-Shifters.html
felipe kowalski
05/11/2010, 20:44
PLNX,
Tenho o guincho mecanico sim, por U$235 a mais eu trouxe tambem o prolongador, então no PTO eu tenho o overdrive e o guincho mecanico... adoro estes acessorios com 1001 utilidades, e sem adaptar nada hehehehe
Abração!!
homerohermida
05/11/2010, 21:10
PLNX,
Tenho o guincho mecanico sim, por U$235 a mais eu trouxe tambem o prolongador, então no PTO eu tenho o overdrive e o guincho mecanico... adoro estes acessorios com 1001 utilidades, e sem adaptar nada hehehehe
Abração!!
Eu também estou contigo.:concordo: O que eu puder não adaptar, para mim é melhor. Meu primo está trazendo um over-drive do Herm para ele. Já está pago, só falta ir lá buscar. De quebra, vai levar uma caixa de 4 marchas para o Herm terminar de fazer o over-drive que ele diz que tem na internet, mas na verdade mesmo, ainda não tem (meu primo foi no galpão do Herm e tratou tudo diretamente!).:concordo:
Alessandro Henrique
05/11/2010, 21:11
Alessandro,
Abraço!
Sugeri o overdrive tipo Warn por ser a melhor alternativa, viabilizando seu uso quando necessário. Como me parece que a Warn não mais o fabrica e pelo mesmo ser "mosca branca" por aqui, considerar alongamento dos diferenciais ou pneus de maior diâmetro soa razoável. Tentar alterar o câmbio ou criar algo, tornará a coisa dispendiosa.
Vejam que alongar a relação do diferencial ou simplesmente utilizar o overdrive, implicará em redução do torque. A vantagem do overdrive é o acionamento no momento oportuno. Já troca do conjunto coroa/pinhão ou pneus maiores, trará redução de torque em ambas as marchas, não que isso seja problema. Em verdade depende também do torque disponibilizado pelo motor utilizado.
Sds.
felipe kowalski
06/11/2010, 01:27
homerohermida,
O seu primo é o Marcos Mendes??
Se sim, a alguns dias o Herm me ligou para perguntar se eu poderia ajuda-lo na importação do overdrive dele e nós estamos agora iniciando os tramites para trazer o overdrive dele, vai vir junto com caixa de cambio e transferência, tudo novo e já montado.
Abração!!
homerohermida
06/11/2010, 06:36
Sim. Exatamente!
o felipe kowalski tentou montar um grupo para baratear a importação do overdrive. ainda assim, ficaria caro, porque precisaria um grande número de interessados. foi uma pena. eu lamento que nenhuma ensimec da vida se interesse em fabricar no brasil algo equivalente. custaria os olho da cara, mas seria mais viável de qualquer forma. solucionar o problema com adaptações é não gostaria, mas será o que um dia acabarei fazendo. eu já tenho pneus 31 da geninho que na verdade são 32. não os coloquei com intenção de alongar a relação - mas obtive um pequeno alongamento como "bônus". trocar o diferencial eu não troco. eu tenho um 5,38 (43-8), e se colocar um 4,89 (44-9) ganharei muito pouco em alongamento, mas perderia o suficiente para me colocar em dificuldades numa subida. precisaria colocar um mais longo do que o 4,89 para vale a pena em termos de alongamento. mas aí é que eu estaria lascado nas subidas, e mesmo trilhas levinhas que cometo muito raramente. não sendo a colocação desse tipo de overdrive que o felipe importou... só mesmo um câmbio com cincoo marhas com quinta OV - como o do chevette.
felipe... coloca aí umas fotos pra gente ver como ficaram as alavancas, etc e tal.
e o consumo... você obteve melhoria ?
abraços a todos.
ps. já disse que tentarei localizar o cara que construiu o que a revista 4x4&Cia chamou de "overdrive artesanal". farei isto...
Alessandro Henrique
07/11/2010, 00:12
O problema de alguém fabricar Overdrive para Willys (Tcase Dana 18) é simplesmente demanda. A grande maioria utiliza a viatura para trilhas e pouquíssimos se aventuram em expedições. O mercado está cheio de viaturas mais modernas para isso. Então quando se fala em Jeep para trilha, esqueça média de consumo. Trafegue devagar ou reboque a viatura.
Ok, se você prentende rodar no asfalto...com "relativa economia" então troque a relação dos eixos, é a saída mais racional e que não envolve gambiarra de espécie alguma. Você não perde tanto torque assim se escolheres a relação apropriada. Detalhe: Não esqueça que para trabalho pesado, existe a reduzida, elevando em 2,46 o torque.
Sds,
o Jeep CJ não é de uso obrigatório em trilhas ou trabalho pesado. moderno por moderno, seja em trilha ou na cidade, ninguém mais usaria CJ hoje em dia porque... carros mais modernos é o que não falta. a questão portanto não é de modernidade, tampouco de ECONOMIA. a questão é que o Jeep é um CARRO CULTUADO ! eu não tenho um CJ porque não possa ter um carro mais moderno, nem estou preocupado primordialmente com economia de combustível. também não sou fanático por trilhas pesadas, superar limites, e outras conversas... o meu negócio é ter o Jeep CJ - simplesmente isso. se ele me proporcionar fazer algum tipo de trilha - eu sinceramente gosto mais de passeios e excursões... e trilhas leves onde o equipamento não precise ser destruído, porque tem gente que gosta de destruir - tanto melhor. colocar um câmbio com possibilidade de overdrive, ou mesmo colocar um overdrive, seria para expandir o horizonte de utilizações do Jeep. o over, ou um câmbio com essa possibilidade - principalmente para quem como eu ainda usa o motor bf-161, teria a função muito mais de poupar o velho motor, evitando que se esgoele para andar a meros 80 Km-h. trocar o diferencial 43-8 por um 44-9 não ajuda muito, e ainda prejudica mais do que ajuda, porque além de não soltar o Jeep da maneira como desejo, me traria porblemas numa subida íngreme, comprometendo não somente o desempenho, mas muito mais a segurança. acho que alguma empresa nacional podia fabricar um overdrive como o da Warn, sim. o custo não seria baixo - pela escala -, mas pelo menos teríamos garantias de manutenção. eles, e outros, já fazem eixos, bloqueios, munhões... tudo bem caro. porque não fazer o over ?
quando eu tiver notícias de quem fez o over artesanal da rual da matéria de 4x4 de julho de 2002... eu volto aqui.
abraços.
O problema de alguém fabricar Overdrive para Willys (Tcase Dana 18) é simplesmente demanda. A grande maioria utiliza a viatura para trilhas e pouquíssimos se aventuram em expedições. O mercado está cheio de viaturas mais modernas para isso. Então quando se fala em Jeep para trilha, esqueça média de consumo. Trafegue devagar ou reboque a viatura.
Ok, se você prentende rodar no asfalto...com "relativa economia" então troque a relação dos eixos, é a saída mais racional e que não envolve gambiarra de espécie alguma. Você não perde tanto torque assim se escolheres a relação apropriada. Detalhe: Não esqueça que para trabalho pesado, existe a reduzida, elevando em 2,46 o torque.
Sds,
Alessandro Henrique
07/11/2010, 14:06
Julinot,
É óbvio que a utilização do CJ não se restringe ao uso em trilhas, cada um o emprega como bem quiser e dadas suas características a grande maioria ainda utiliza em trilhas.
Sobre você entrar no mérito de poder ou não ter um veículo moderno, torna-se desnecessário. Ninguém aqui o está questionando sobre isso. Não se ofenda.
Overdrive? Existe a opção de importar. Alguém se interessar em produzir? Acho muito difícil pela questão já exposta de demanda. Mesmo componentes como bloqueios, roda-livres, eixos flutuantes, tem baixa procura. São comercializados mas longe dos volumes esperados, bem longe, Converse com alguns fabricantes para teres uma idéia. Muitos dos que seguem nesta direção simplesmente copiam o que já existe para evitar o custo de desenvolvimento e um payback duvidoso.
Mediante a dificuldade de se obter o acessório, as alternativas são as já expostas, troca de câmbio de 3m para um de 4 ou 5m, relação de eixos, troca de pneus. Se o motor terá torque para sustentar a velocidade em aclives, ainda dependerá do dimensionamento do conjunto e do motor utilizado.
Sds.
Na minha Wagoneer V8 diesel com 43 x13 semi blocantante traseiro e dianteiro Rural High Steer uso o cambio da F250 que tem relacao final de Overdrive 0 :80 , existindo tambem um da Clark que chamam de Quinta louca que ameniza o problema de rodovia x relacao curta com RPM alta ,mas para quem impreterivelmente tem que se deslocar pra longe pros Willys realmente as unidades da Saturn Overdrive e a melhor solucao creio googlem ai para chegar nesta conclusao.Realmente nao e pratico com ja tive para uso geral C&P 53x9 com V8. 302 nao e mole via jar a 60. Km/ h com o giro la em cima assim cima assim como o consumo.Doi no ouvido e bolso.SDS Pedro
Alessandro Henrique
07/11/2010, 21:09
Moloko+,
Você quis dizer relação 0,8:1?
Para motores grandes relações longas não são normalmente problemáticas já que a disponibilidade de torque é boa, principalmente já presente em baixas rotações.
Sds.
Moloko+,
Você quis dizer relação 0,8:1?
Para motores grandes relações longas não são normalmente problemáticas já que a disponibilidade de torque é boa, principalmente já presente em baixas rotações.
Sds.
sim Alessandro foi isso que quis expressar .Visto que a maioria dos cambios utiliza 1:1 na ultima marcha para efeito de final nao importa se o cambio e de 3/4/5 marchas a nao ser pelo escalonamento das marchas com aproveitamento das RPM e faixa de torque se nao tiver overdrive sempre 1:1. Por isso muitos caminhoes chegam a ter 16 marchas para aproveitar melhor cada faixa de RPM dependendo de,carga,aclive/ declive. Na verdade cambio automatico sempre teve fama de fazer o carro beberrao mas se analisarmos em teoria ele sempre e mais economico se nos basearmos na troca sempre pelo giro com a RPM programada pelo sistema e em geral a maioria deles hoje tem OD inclusive sendo cada vez mais usados em caminhoes medios ,pesados ,onibus maquinas pesadas em geral chegando agora no Brasil em varios modelos de caminhao,nao esquecendo que motores diesel sempre tem mais torque em baixas rotacoes Valeu a correcao.SDS
Alessandro Henrique
07/11/2010, 23:02
Isso é coisa interessante pois algumas pessoas têm em mente a idéia errônea de que sempre que um câmbio for de 5 marchas a última é overdrive, pode ou não ser verdade, mas não regra geral.
Na verdade os câmbios automáticos em sua maioria possuem relações de marchas mais longas e por isso, menor quantidade de marchas em relação aos manuais.
Em parte o problema de gastar mais combustível também está relacionado ao escorregamento do conversor de torque.
Para utilitários, é uma ajuda já que o conversor de torque pode auxiliar a colocar o veículo em movimento.
Sds,
meus 0,1% de pitaco
Julinot a ideia de fabricar era minha ideia ha 2 anos atras.....estava começando o curso de tecnico mecanico industrial no senai e ja nos alertavam de ter um trabalho de conclusão de curso legal.
Peguei um desenho em perspectiva explodida da saturn/warn e levei para os professores olharem.
Seria juntar o util ao extremamente util....teria um tabalho legal e de brinde um over-drive.
Teria que ter filmado a reação dos professores de usinagem, nenhum achou interessante, todos diziam que eu esta ficando louco....na epoca, eram 1000 doletas, mais frete, mais imposto, chutava algo em torno de 3500 reais posto aqui....disseram que estava barato demais e que não dava para fazer nem com o dobro do investimento !
Cheguei na aula de calculo de engrenagens, mostrei o desenho novamente, ai o professor pulo fora direto, se fosse um redutorzinho num motor eletrico, com condições conhecidas...até vai la, mas em um carro, opa, num jeep.....não não.....
Outro dia um cliente da loja queria uma engrenagem conica helicoidal, de uns 50mm de diametro para manutenção uma maquina. A peça pronta, temperada e retificada ficou orçada em 800 paus !
Fazer aquela engrenagem com dentes internos do sistema planetario da warn é cruel ! Precisa uma maquina precisa, sem folgas, fazer os dentes externos da engrenagem grande, aquela que substitui a engrenagem da caixa de transferencia, seria um problema imenso, seu modulo certamente é em polegada, conseguir um modulo destes no brasil...nossa seria o capeta, fora que depois de temperar teria que retificar os dentes.....ai complica mais um monte....
assim, desisti de fazer, o dia que der eu importo (sim, eu quero muito um over destes), se precisar peças, com certeza é mais facil achar um peça no mercado americano do que no nosso ! Mesmo daqui ha 20 anos, vai ter alguem la fazendo as peças....veja no site da saturn, que eles remendam, arrumam, recondicionam over's antigos e aparentemente as peças são 100% compativeis !
abs
depoimento muito elucidativo esse teu, edgar.
já discuto esse assunto desde que cheguei aqui no fórum há três anos.
esse é o tipo e inserção que soma conhecimento. agora... ficar ouvindo coisas como "troca o diferencal" e "coloca pneus maiores"... é que não dá. dentre todas as opções inteligentes, eu acho que o melhor que existe é a instalação do câmbio de chevette. ainda estou catando o cara que fez o que se chamou de "overdrive artesanal".
abraços.
Alessandro Henrique
12/11/2010, 23:04
Por vezes só desenhando mesmo.... :parede: :putz:
sallespickup
13/11/2010, 19:55
se for over drive artesanal, agente ja fazia noa caminhoes medios F350 que eram v8, e agente colocava motor de mercedes 1113, agente colocava entre o cambio e o diferencial, nos cardans, um cambio de c10 3 marchas virado ao contrario,(eixo piloto virado pra traz) e fazia uma alavanca dentro carro que usava terceira que um por um, e segunda que pega uma volta e desenvolve, 1,38, é um barato anda pacas!!
é uma solução caseira que funciona e não da problemas, e muito barata
a disposição
carlos sallespickup
Carlos,
A idéia é interessantíssima, ainda mais se pegar um câmbio 3 marchas do CJ que é barato. O problema vai ser o comprimento do conjunto, o cardan vai ficar minúsculo. talvez numa F-75 oou Rural seja mais viável. Ou alongar o entre-eixos do CJ.
Mas de qualquer forma, é uma idéia plausível.
Se tiver algumas fotos dos detalhes é uma boa.
[s]
antonio umino
13/11/2010, 22:51
se for over drive artesanal, agente ja fazia noa caminhoes medios F350 que eram v8, e agente colocava motor de mercedes 1113, agente colocava entre o cambio e o diferencial, nos cardans, um cambio de c10 3 marchas virado ao contrario,(eixo piloto virado pra traz) e fazia uma alavanca dentro carro que usava terceira que um por um, e segunda que pega uma volta e desenvolve, 1,38, é um barato anda pacas!!
é uma solução caseira que funciona e não da problemas, e muito barata
a disposição
carlos sallespickup
Há muitos anos em Adamantina sp tinha uma camiineta D 100.(dodge) estas da crysler, com motor mercedes 1113 turbinado e cambio mercedes 5 marchas e mais um cambio de 3 marchas da c10.não sei se era o contrario ou direto um no outro. Dizia o dono dela que passando uma marcha do cambio da c 10 a rotação do motor 1113 caia de tal modo que ficava economica. Mas em mecanica há muitas soluções é saber usar e conciliar as tecnicas com as adaptações.
SIM... INTERESSANTÍMA IÉIA.
carlos e marcelo... e se no lugar de usar um três marchas, usar um reduzida ao contrário ? não ocuparia menos espaço e deixaria um carcã não tão pequeno ? quem pode esboçar num papel a idéia ?
abraços.
Carlos,
A idéia é interessantíssima, ainda mais se pegar um câmbio 3 marchas do CJ que é barato. O problema vai ser o comprimento do conjunto, o cardan vai ficar minúsculo. talvez numa F-75 oou Rural seja mais viável. Ou alongar o entre-eixos do CJ.
Mas de qualquer forma, é uma idéia plausível.
Se tiver algumas fotos dos detalhes é uma boa.
[s]
Renato Fraga
15/11/2010, 18:01
O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.
Abraços
Denis Takashi
15/11/2010, 18:30
O problema é que a reduzida daria uma desmultiplicação muito grande, deixando as marchas excessivamente longas.
Abraços
Isso sem contar que como as engrenagens são de dentes retos, o barulho que isso faria seria gigantesco... é só imaginar uma reduzida à uns 120 km/h :parede:
Fator 2- Como seria feita a troca de "caixa alta" para "caixa baixa"?? Imaginou que legal trocar uma engrenagem de dente reto à uns 70 km/h ??
Fator 3 - E o custo disso ??? Só uma reduzida em bom estado não sai por menos de R$ 1200,00 .... aí soma-se flanges e etc.... sai mais caro que o overdrive......
Abraços
insano.
totalmente insano.
desculpe... mas é a vontade de inventar.
abraços a todos.
Isso sem contar que como as engrenagens são de dentes retos, o barulho que isso faria seria gigantesco... é só imaginar uma reduzida à uns 120 km/h :parede:
Fator 2- Como seria feita a troca de "caixa alta" para "caixa baixa"?? Imaginou que legal trocar uma engrenagem de dente reto à uns 70 km/h ??
Fator 3 - E o custo disso ??? Só uma reduzida em bom estado não sai por menos de R$ 1200,00 .... aí soma-se flanges e etc.... sai mais caro que o overdrive......
Abraços
hercilio.neto
15/11/2010, 23:26
(Postado originalmente por Edgar)
...
Outro dia um cliente da loja queria uma engrenagem conica helicoidal, de uns 50mm de diametro para manutenção uma maquina. A peça pronta, temperada e retificada ficou orçada em 800 paus !
Fazer aquela engrenagem com dentes internos do sistema planetario da warn é cruel ! Precisa uma maquina precisa, sem folgas, fazer os dentes externos da engrenagem grande, aquela que substitui a engrenagem da caixa de transferencia, seria um problema imenso, seu modulo certamente é em polegada, conseguir um modulo destes no brasil...nossa seria o capeta, fora que depois de temperar teria que retificar os dentes.....ai complica mais um monte....
assim, desisti de fazer,...
Taí a explicação. Overdrive artesanal... forget!
Renato Fraga
16/11/2010, 00:06
Poxa, eu dei uma dica bem melhor no início do post e não foi apreciada por ninguém.
É um projeto que eu tenho que não levei adiante ainda por falta de tempo e dinheiro.
Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.
O que precisa para realizar esse projeto é fazer uma carcaça e 2 pequenos eixos.
O sistema do GearVendors funciona dessa forma.
No site dos caras mostra a funcionalidade desse sistema.
Se a idéia fosse melhor visualizada, poderíamos discutir melhor o assunto e chegar a um resultado mais plausível.
Mas eu acredito que muito poucos de vocês já teve oportunidade de desmontar um câmbio automático.
Bom, tô aí pro que der e vier. Dessa forma, overdrive artezanal, "BELIEVE" !!!!!
Abraços
Renato,
Um dos motivos de eu não ter entendido muito bem essa sua idéia é justamente pelo que você citou: "teve oportunidade de desmontar um câmbio auto". Mas pelo que entendi, esse sistema que você propõe é o mesmo utilizado pela overdirve da Warn, certo?
A idéia é interessante também, mais trabalhosa que dois câmbios alinhados, mas o espaço da adaptação é bem menor. Infelizmente não posso contribuir tecnicamente pois não tenho conhecimento técnico para isso.
[s]
sallespickup
16/11/2010, 14:10
quem quiser ter ideia de como funciona o cambio virado, é muito facil, basta ter em maos um cambio que use cardam, chevtte 4m f1000 o proprio 3 m C10 etc, marquem o eixo piloto e a luva trazeira, coloquem na ultima marcha e virem pelo piloto, vcs verao que dara uma volta na frente e uma atraz, repitam a operação virando pela traz e o resultado sera igual, agora reduzam uma marcha e repitam a operação, vcs veram que pelo eixo piloto dara 1,alguma coisa para dar uma volta atraz, porem ao contrario sera desmultiplicado, pois ao dar 1 volta o eixo piloto dara 1, alguma coisa
espero ter ajudado
a disposição
carlos sallespickup
antonio umino
16/11/2010, 14:47
OOOOOOOPA .................Com todas estas informações já-já tem alguem fazendo e nos vamos copiar. isto colocar nas nossas viaturas. Eta coisa boa quinta marcha mas sexta marcha no cambio original de 4 marchas. Aí sim vai ficar economico nossos Willys. Ok. vamos com as ideias........ Vai ficar bom.
Utilizando o conjunto planetário e satélite da 2ª marcha de um câmbio automático virando ao contrário obtêm-se os ideais 0,7:1 de desmultiplicação.
Certo, realmente nunca vi um cambio automatico desmontado, mas ja vi num desenho os sitema planetario.....tem fotinhas ? medidas das engrenagens, numero de dentes e de que carro sairam ?
mais um detalhe, quanto custariam estas peças num desmanche ? será que não são aquele tipo peça parente das moscas brancas de olhos azuis com sapatos verdes ? Questiono isto pois conheço raros carros com cambio tomatico !
Renato Fraga
16/11/2010, 19:02
Bom, eu tive a idéia de usar esse componente depois de desmontar um câmbio automático de Dodge para fazer seus devidos reparos.
Nas andanças e catanças encontrei ao menos uns 6 câmbios iguais ao meu jogados nos desmanches por aí a fora. O que ocorre: Pouca gente sabe reparar um câmbio auto, ainda mais se ele for antigo. Geralmente tiram do carro e colocam uma câmbio manual.
O que estraga no câmbio geralmente é a bomba de óleo e o conjunto de ficçao. Dificilmente as engrenagens são afetadas.
Citei aqui o caso do câmbio automático do Dodge, mas qualquer outro de porte semelhante também pode doar peças. POr exemplo os que equiparam Landau, Opala, e até mesmo os mais modernos tal como Blazer, Explorer entre tantos outros.
Infelizmente não tenho fotos das peças a qual me refiro, mas encontrei uma bem semelhante apesar de estar faltando alguns componentes:
http://www.transmissioncenter.net/727_A618.jpg
Observem aquela peça maior, à esquerda da imagem: essa peça seria descartada. O que interessa são as demais peças inclusive o pinhão que está acoplado na peça a ser descartada. Bom, enfim, tem que quebrar um pouco a cabeça mas o lance é relativamente simples.
Ficaria parecido com isso aqui:
http://www.northwestfab.com/images/Product%20Pics/bbox%20002.jpg
http://www.northwestfab.com/images/Product%20Pics/DSC02381.JPG
sallespickup
18/11/2010, 09:55
o cambio virado, ainda pode ser usado de 2 formas, como uma quinta, ou seja deixa-se o virado em 3, e quando o principal estiver na ultima, pisa-se na embreagem e coloca 2 no virado, fazendo assim uma 5 drive, ou anda igual caminhao, com caixa reduzida ( o de traz sempre an terceira) e caixa leve (0 de traz sempre na segunda) alongando assim todas as marchas, funciona bem mas tem de prender bem o cambio intermediario e cardans bem feitos.
vamos por assim, minha f350, com motor 1113, cambio 4 original e esta engenhoca dava no pé 145 km/h, hoje isso é normal, mas na decada de 80, era demais pro um 3/4
detalhe, pena que não cheguei a dirigir, pois ainda não tinha idade, mas mesmo como Zequinha me divertia pacas, ao chegar babando na traz de carro novo na castelo branco rsrsrs
carlos sallespickup
Rogério Barthy
18/11/2010, 15:41
O problema todo será a falta de espaço para os proprietários de Jeep.
sallespickup
18/11/2010, 21:00
acredito não ter problemas algum, com espaço e cardam, pois ele ira somente no cardan traz, pois como a reduzida junto ao cambio, esse dispositivo vai entre a reduzida e o cardan traz, sendo que se faz uma flange entre eles e um flutuante entre o eixo piloto e o diferencial com um cardam pouco menor, lembre-se o 3 marchas é bem pequeno , se acharem preciso, angulem o cambio virando-opouco pra baixo, ai só fazendo mesmo.
mas depois de feito em deslocamentos vai ficar bem legal
carlos sallespickup
Renato Fraga
19/11/2010, 00:08
Mas lembre-se que intalando da forma como você sugere, pode haver o risco de acionas o overdrive mesmo que acidentalmente com a 4x4 acionada e isso acarreta em um sério dano à transmissão.
POr outro lado, se o problema é o tamanho do cardã, não faz diferença alguma montar o over drive entre o câmbio e a reduzida ou entre a reduzida e o eixo trazeiro.
O cardã trazeiro vai ter o mesmo tamanho. Só o dianteiro é que vai precisar crescer um pouco.
Ao que eu saiba, o problema é ficar curto demais. Mais longo até melhora a questão dos ângulos nas articulações.
Abraços
sallespickup
19/11/2010, 19:53
Mas lembre-se que intalando da forma como você sugere, pode haver o risco de acionas o overdrive mesmo que acidentalmente com a 4x4 acionada e isso acarreta em um sério dano à transmissão.
POr outro lado, se o problema é o tamanho do cardã, não faz diferença alguma montar o over drive entre o câmbio e a reduzida ou entre a reduzida e o eixo trazeiro.
O cardã trazeiro vai ter o mesmo tamanho. Só o dianteiro é que vai precisar crescer um pouco.
Ao que eu saiba, o problema é ficar curto demais. Mais longo até melhora a questão dos ângulos nas articulações.
Abraços
renato,
quanto ao acionamento, tem-se o mesmo problema das alavancas do 4x4,
falei em intalação depois da reduzida, pois do jipe não igual engesa divorciada (separada) ai seria até mais facil, e o tamanho do cardam, nada importa, mas sim sua inclação, pois se muito em pé, quebra cruzetas direto
carlos sallespickup
Fala, Renato... de fato não dei a devida atenção para a tua idéia. Cara... aproveitar a engrenagem adequada de um câmbio usado parece ser uma ótima idéia para contornar o porblema do custo de se fabricar uma nova. De tudo o que até aqui disseram foi praticamente a única coisa que entendi. Fica o problema da carcaça... Mas eu sou um incentivador desse projeto. Depois desse teu post outros opinaram. Evoluiu alguma coisa a tua idéia ? Você não consegue desenhá-la ? Cara... eu estou super nessa. Pô !
Fazer um over-frankstein-drive seria o máximo.
Abraços a todos.
drive
Poxa, eu dei uma dica bem melhor no início do post e não foi apreciada por ninguém.
É um projeto que eu tenho que não levei adiante ainda por falta de tempo e dinheiro.
O que precisa para realizar esse projeto é fazer uma carcaça e 2 pequenos eixos.
O sistema do GearVendors funciona dessa forma.
No site dos caras mostra a funcionalidade desse sistema.
Se a idéia fosse melhor visualizada, poderíamos discutir melhor o assunto e chegar a um resultado mais plausível.
Mas eu acredito que muito poucos de vocês já teve oportunidade de desmontar um câmbio automático.
Bom, tô aí pro que der e vier. Dessa forma, overdrive artezanal, "BELIEVE" !!!!!
Abraços
Renato Fraga
23/11/2010, 12:16
Pois é Julinot;
Te digo que essa idéia está na minha cabeça tem mais de anos.
Não levei adiante por completa falta de tempo e recursos técnicos.
A carcaça de um sistema desses não é nenhum bixo de sete cabeças. Basta encontrar no mercado um tubo de alumínio de diâmetro interno e paredes espessas suficientes. Depois fazer as tampas. O mais complicado na minha opinião seria a confecção dos eixos mas é possível aproveitar também da caixa doadora das engrenagens.
Não fiz nenhum desenho ainda mas quem sabe, com o entusiasmo da galera.....
Pelo pouco que entendo dessa parte - das outras partes de um 4x4 também não entendo muito, não -, a coisa ficaria parecida em tamanho e formato com o overdrive Warn, não ? Onde seria adaptado ? No PTO também como o Warn ?
Cara... diga-me, no que posso te ajudar a nos ajudar (?).
Dá pra fazer uns rabiscos em papel, não ?
Abraços.
Bacana a ideia do Overdrive, muito util para vários tipos de carro.
segue link com as fotos da Black box que o Renato mencionou, instalada entre o cambio e a transferência, porem esse modelo não funciona como overdrive e sim como redutor, a vantagem dessa montagem, para o proposito dos gringos é que a redução funcionaria para os dois eixos.
O bacana é o tamanho dela, acho que dá no Willys numa boa.
No nosso caso pode ficar entre a transferência e o diferencial traseiro, pois servirá para estrada.
http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.northwestfab.com/blackbox-i.html&prev=/search%3Fq%3Dblack%2Bbox%2Bnwf%26hl%3Dpt-BR%26prmd%3Db&rurl=translate.google.com.br&usg=ALkJrhhQVkxOutHEoqXEK2giohiemq7wpw
Renato Fraga
23/11/2010, 19:07
Então Julinot;
O modelo de over que eu tenho em mente é um pouco diferente ao tão falado da Warn já mostrados aqui.
Esse dispositivo obtido da forma como eu imagino deve ser instalado entre a caixa de marchas e a caixa de transferência.
Como já citado anteriormente pode ficar meio apertado para os Jeep devido ao entre eixos reduzido.
A grande vantagem desse over drive da Warn é que não compromete nada em termos de adaptações para o jeep especificamente.
Vou tentar fazer um esboço apesar de que tenho pouca aptidão para desenhar.
Zykao;
Essa imagem mostra exatamente o que eu tenho em mente para fazer um overdrive. Seria assim o meu protótipo, porém sem a engrenagem presente alí.
Esse modelo que você encontrou seria perfeito para o Jeep. Adaptação necessária apenas seria na saída do câmbio.
Ela poderia ser acoplada na entrada da Tcase perfeitamente.
Mais uma idéia antes não visualizada.
A diferença entre under drive ou over drive é simplesmente a posição do componente. É possível inverter o mecanismo para mudar o funcionamento.
Agora, na saída da tcase inplica algumas dificuldades
Abraços
Ontem estava pensando no overdrive e tentava imaginar o funcionamento dessa planetária do cambio automático, ela funciona de forma parecida com a redução do guincho eletrico, porem muito construida de forma muito mais resistente, achei essas fotos no mercado livre:
- a 1ª foto mostra a planetaria com um eixo, esse eixo viria da saida da transferência para o diferencial.
- a 2ª foto mostra aonde ficaria o segundo eixo que ligaria o Overdrive ao diferencial
- Na 3ª foto a ultima carcaça do lado diretito seria necessária para movimentação das planetárias.
Essa carcaça teria que ficar fixa por travessas, provavelmente presa ao chassis.
Os problemas que tive dificuldade para tentar achar uma solução:
-como fechar essa carcaça para que ela possa trabalhar com oleo dentro?
-esse overdrive precisaria ter uma alavanca para acionamento, como poderia ser o sistema para engata-lo e desengata-lo, porem sem deixar de passar o movimento quando estiver desligado.
Renato Fraga
24/11/2010, 14:05
Perfeito;
Suas observações foram precisas com exceção da interpretação da última imagem.
Descrevendo os componentes vistos nela, da direita para a esquerda temos:
-Ring gear, nada mais e que um "cubo" por onde as engrenagens interagem internamente a ele e por fora é onde a cinta de acionamento se adere. Portanto, ele pode virar junto com todo o conjunto ou ficar parado quando a cinta é acionada.
-Não consegui ler a legenda, mas é o conjunto onde estão fixas as satélites. Fica presa diretamente ao eixo e internamente ao "ring gear".
-E por último, "driving shell". Essa peça internamente a ela fica o conjunto da 1ª marcha e externamente a cinta de engate. Dessa peça a única coisa que interessa é a engrenagem presente nela.
Para montar um overdrive usando esses componentes utilizaria-se tudo com excessão do "driving shell". Para sustentar tudo isso seria necessário um tubo de paredes grossas e fazer as tampas com sede para os rolamentos, retentores e os prisioneiros para fixação.
O acionamento é feito pela cinta tal como acontece no câmbio. Para o tal o acionamento é muito simples. Basta uma pequena lingueta para tencionar a cinta. Na ponta dessa lingueta seria necessário um cabo ou mesmo um varão ligado à uma alavanca até o interior do veículo.
Uma alternativa, seria a utilização de um atuador linear de acionamento elétrico. Dentro do carro basta um botão.
Abraços
caras... parece ótimo.
mas estou entendendo muito pouco.
será que pode dar samba mesmo ?
super interessado estou.
abraços a todos.
Renato Fraga
25/11/2010, 01:04
Como já disse alguns posts atráz, só precisa de dinheiro e tempo.
Eu por enquanto não tenho nem um nem outro, hehhehehehe
vamos lá... esse teu sistema... pra colocar num cj-5 com motor - à princípio bf161 -, quais seriam as adaptações necessárias ? se não tiver que adaptar muito, de repente a gente pensa num esquema de sociedade. o "produto" precisa ser desenvolvido... como sei aiso ?
abraços a todos...
André Luiz Rossetim
26/11/2010, 19:09
renato,
falei em intalação depois da reduzida, pois do jipe não igual engesa divorciada (separada) ai seria até mais facil, e o tamanho do cardam, nada importa, mas sim sua inclação, pois se muito em pé, quebra cruzetas direto
carlos sallespickup
Acho que realmente é o angulo que importa, mas...se o cardã for mais curto, com um pequeno deslocamento vertical da suspensão este angulo pode ficar critico para as cruzetas, um cardã maior vai possibilitar maior curso, sem prejudicar as cruzetas.
Renato Fraga
26/11/2010, 22:55
Amigos, não confundam alhos com bugalhos....
Um cardã mais curto vai resultar em ângulos mais acentuados nas cruzetas com o mesmo curso da suspensão.
Assim, encurtar um cardã pode ser problema, mas alongar não há problema algum.
sallespickup
27/11/2010, 09:49
por isso que falei em angular o cambio de traz para melhorar o angulo das cruzetas
carlos sallespickup
Renato Fraga
27/11/2010, 10:49
MAs se você criar um ângulo entre os dois câmbios no caso, vai ter vibração.
Um eixo cardâ só não vibra se os ângulos entre suas cruzetas forem iguais.
Caso contrário, para utilizar apenas uma articulação ou um eixo cardã com ângulações diferentes seria necessário a utilização de junta CV ou Homocinética.
Bom, o que eu sei e pesquisei é que cardâs com cruzetas funcionam de forma muito diferente quando compostos por junta CV e homocinéticas.
ME lembro de ter lido um artigo extremamente complexo sobre o assunto e demorei pra entender o que se dizia lá. Não vou conseguir explicar com as mesmas propriedades, mas o conceito é basicamente como citei anteriormente. As cruzetas devem trabalhar sempre fazendo o mesmo ângulo porque cada uma descreverá a mesma oscilação e na mesma velocidade, sem assim gerar qualquer choque entre as frequencias desse movimento. Resumindo, na configuração correta, a vibração de uma cruzeta anula a da outra. Se o eixo cardã estiver numa configuração incorreta, essa harmonização não vai acontecer.
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/Geometry.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/degree.jpg
As juntas cv (constant velocity) em particular, faz nela mesma a tal harmonização pelo fato de a angulação ser igual entre suas duas "U-Joints". Assim, para um trabalho harmonioso, um detalhe ainda deve ser observado de acordo com esse esquema:
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/angle20between.jpg
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/degreecv.jpg
A cruzeta lá no pinhão deve estar em ângulo zero.
Já nas homocinéticas, não existe oscilação, vejam que o colar que alinha as esferas está sempre num mesmo ângulo em relação aos demais componentes de sua estrutura.
http://i628.photobucket.com/albums/uu10/renatofraga/fotos%20diversas/Rzeppa20CV20joint.jpg
Por isso que trabalham em qualquer angulação sem oferecer vibrações.
Mas é lógico que quanto maior for a angulação nessas articulações, maior será seu trabalho e maior o desgaste tendo a vida útil diminuída. Porém um cardã vibrando diminui a vida útil das cruzetas e de muitos outros componentes envolvido no movimento.....
Bom , acho que é isso.
Abraços
A explicação se refere ao eixo e a transmissão, mas na verdade se vale para qualquer tipo de cardã.
Abraços
Está evoluindo bastante a discussão técnica.
Será que é possível chegar a um solução a qual possa trabalhadar e por em prática em grupo ? Seria bacana um trabalho à várias mãos.
Abraços a todos...
sallespickup
30/11/2010, 10:02
renato
quando a gente fazia, colocavamos em degraus, ou seja cambio alto, cambio intermediario mais baixo e diferencial, nivel inferior, mas numa t case divorciada do ee34 que fiz a algum tempo angulei ela e não tive qualquer vibração, não conheço do tecnico, estou dando meu depoimento pratico que deu certo
espero ter ajudado
carlos sallespickup
André Luiz Rossetim
30/11/2010, 13:19
Bom...
ainda não entendi direito a ideia de vcs, mas passenando pela internet vi estes produtos para tratores, e acho que podem ser util para quem for por em pratica este projeto:
http://www.nekarth.com.br/portugues/reposicao_pop.asp?cod_produto=141
http://www.nekarth.com.br/portugues/reposicao_pop.asp?cod_produto=139
Acho que um conjunto desse, dependendo das dimensões pode caber entre as duas caixas, talves até dentro da reduzida, ficando complicado o mecanismo para seu acionamento seletivo.
Renato Fraga
30/11/2010, 14:47
Opa, bem observado;
Esses componentes que você ilustrou são as reduções utilizadas em máquinas agrícolas e caminhões que ficam instaladas no cubo da roda.
É um recurso para além de obter uma enorme redução, garantir que todo o conjunto da transmissão seja poupado. Geralmente sõa engrenagens para baixa rotação e têm um tamanho bem grande.
http://www.nekarth.com.br/portugues/produtos/150_5053_g.jpg
http://www.nekarth.com.br/portugues/produtos/150_5046_g.jpg
http://perlini-equipment.com/dumpers/c_differenziale.jpg
O maior problema é que ao contrário do conjunto planetário e satélite de redizidas e câmbios automáticos, este não tem o recurso de ser acionado no momento desejado. Funciona ininterruptamente.
Abraços
vladimirsilva
01/12/2010, 20:48
Saudações a todos, estou acompanhando este tópico passo a passo, fiquei funçando sítios da internet, para aprender ou descobrir algo interessante, e por fim tive a supresa de ler num fórum de opaleiros, um comentário falando sobre inverter as engrenagens na caixa de 4 marcha, tornando a última uma over-drive. Segue link, vejam o comentário do usuário Sekiya:
http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=3428&view=next&sid=7d0c695875a9766a0873bd5247cb1390
Renato Fraga
02/12/2010, 11:50
Olha, confesso que já ouví muita coisa nesse sentido, trocar carretel e piloto, tec e tal, mas ainda não conpreendí como seria possível inverter tais engrenagens tal como foi descrito no comentário do link.
Fiquei um bom tempo observando esta imagem para tentar imaginar o que seria possível, mas confesso que não entendí como:
http://imgur.com/FcwbK.gif
Olá, amigos.
Será que um de vocês, dos que possuem conhecimento técnico e estão conseguindo entender alguma coisa - e que já deu sugestões importantes -, poderia fazer um breve resumo das opções que teríamos até agora para fazer esse "over-drive artesanal" ? Tecnicamente eu não posso ajudar, mas talvez possa ajudar de alguma outra forma, se criarmos um projeto.
Obrigado, e abraços a todos.
homerohermida
24/12/2010, 18:53
O over-drive chegou! Mandarei as fotos da instalação em breve...
muito bonito.
é o saturn ?
abraços.
homerohermida
26/12/2010, 21:49
É o do Herm, montado numa carcaça usada da Warn.
Abs
Fala pessoal, alguma novidade com o Overdrive?
Alguem criou ou instalou algo?
Homero, como ficou o Jeep, conta pra gente.
abs
homerohermida
09/02/2011, 09:02
Ainda não instalei, pois o Jeep para o qual o over drive foi comprado, ainda está desmontado...
pessoal e se fizer como se fosse uma caixa de apenas 2 marchas olhem bem pARA o funcionamento do gif colocado e imaginem so 2 pares de engrenagem um par com relaão 1:1 de 5º ou 4º dependendo e outra de 0,7:1 acho que uma 3º invertida serviria o mais dificil é fazer a caixa aonde isso tudo ia funcionar pois ate o garfo de acionamento poderia usar!
Parecia um boa idéia... pena que não deu em nada.
pessoal e se fizer como se fosse uma caixa de apenas 2 marchas olhem bem pARA o funcionamento do gif colocado e imaginem so 2 pares de engrenagem um par com relaão 1:1 de 5º ou 4º dependendo e outra de 0,7:1 acho que uma 3º invertida serviria o mais dificil é fazer a caixa aonde isso tudo ia funcionar pois ate o garfo de acionamento poderia usar!
juleymar73
05/02/2012, 02:05
Parecia um boa idéia... pena que não deu em nada.
E a parte do cambio automatico pra fazer a over drive, deu em alguma coisa.
Nada deu em nada.
Ninguém quer ter trabalho...
Julinot,
A única coisa que acreditei nesse overdrive artesanal é que o Herm pode vender uma. :roll:
Se custasse mais barato, mandava trazer uma pra cá.
[s]
eu achei o tema da inversao da quarta do opala o mais plausivel. vou dar uma pesquisada. acho viavel, mas sou leigo.
E aí ?
Como é que ficou esse troço ?
Putz... já fez aniversário.
Sem retorno ?
Pô !
O over-drive chegou! Mandarei as fotos da instalação em breve...
xibiu!!!
05/07/2014, 21:46
E aí ?
Como é que ficou esse troço ?
Putz... já fez aniversário.
Sem retorno ?
Pô !
Também estou curioso pra saber como ficou a empreitada.
Ou quem sabe daqui há pouco cantaremos "parabéns pra vc" no aniversário de 4 aninhos do OD.
Instalou o over-drive ?
Como ficou ?
Pablo.pinto2007
04/11/2014, 19:53
Sei que é um tópico quase morto... mas não seria melhor comprar um câmbio com over-drive (5ª marcha)?
PAblo
juleymar
04/11/2014, 21:58
concordo com Pablo , com tanto cambio por ai 5m pra adaptar esse prejeto tornou-se quase que inutil ,
a galera desanimou com isso , sem contar as varias opições de coroa e pião ,
abraço.
Pessoal,
Olha... gosto é gosto, mas a graaaande vantagem desse overdrive é sua facilidade de instalação e ausência de adaptações.
Com um pouco de experiência e ferramentas adequadas, você instala ela em 1h de serviço. É só retirar a tampa traseira da reduzida, cortar o assoalho para passar a alavanca e encaixar a dita cuja. Simples mesmo. Não tem que comprar flange, refurar capa-seca, adaptar embreagem etc etc etc...
Porém... com a falta de demanda para esse componente, ela realmente caiu em desuso, forçando outras opções. Acredito que se ainda tivéssemos uma opção dessa no mercado, muitos não teriam trocado o 4M original por um outro de 5M.
[s]
antonio umino
06/11/2014, 09:19
Pessoal,
Olha... gosto é gosto, mas a graaaande vantagem desse overdrive é sua facilidade de instalação e ausência de adaptações.
Com um pouco de experiência e ferramentas adequadas, você instala ela em 1h de serviço. É só retirar a tampa traseira da reduzida, cortar o assoalho para passar a alavanca e encaixar a dita cuja. Simples mesmo. Não tem que comprar flange, refurar capa-seca, adaptar embreagem etc etc etc...
Porém... com a falta de demanda para esse componente, ela realmente caiu em desuso, forçando outras opções. Acredito que se ainda tivéssemos uma opção dessa no mercado, muitos não teriam trocado o 4M original por um outro de 5M.
[s]
Marcelo, bom dia.
Me parece que vc conhece ou sabe desta montagem de overdrive....
Se puder postar fotos ou um desenho de como é feito o acoplamento deste equipamento agradeço.
Há muito tempo nos anos 70/80 tinha em Adamantina sp. uma camioneta (Crysler Dodge) D 100 com motor Mercedes Benz Om 352 com caixa de cambio de 5marchas também do mercedes (1113). e como o dono era um torneiro mecanico colocou mais uma caixa de cambio de c14 ou c10( GM chevrolet), invertido, onde fazia um tipo de overdrive....
Quando engatado na quinta marcha e a caixa c10 em terceira ficava tudo direto. e quando fazia o engate da segunda marcha no cambio Gm. este virava um over drive, fazendo o motor trabalhar em baixa rotação e com muita economia de diesel e o aumento da velocidade...
grande abraço.
Ian Jeep
06/11/2014, 14:45
Marcelo, bom dia.
Me parece que vc conhece ou sabe desta montagem de overdrive....
Se puder postar fotos ou um desenho de como é feito o acoplamento deste equipamento agradeço.
Há muito tempo nos anos 70/80 tinha em Adamantina sp. uma camioneta (Crysler Dodge) D 100 com motor Mercedes Benz Om 352 com caixa de cambio de 5marchas também do mercedes (1113). e como o dono era um torneiro mecanico colocou mais uma caixa de cambio de c14 ou c10( GM chevrolet), invertido, onde fazia um tipo de overdrive....
Quando engatado na quinta marcha e a caixa c10 em terceira ficava tudo direto. e quando fazia o engate da segunda marcha no cambio Gm. este virava um over drive, fazendo o motor trabalhar em baixa rotação e com muita economia de diesel e o aumento da velocidade...
grande abraço.
Iaew Antonio, blz?
não sou o Marcelo, mas tenho um link aki q é exatamente oq vc quer.
http://www.advanceadapters.com/downloads/saturn0.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=kElFZseyRoY
Esse overdrive é muito legal, ainda mais pra quem tem um jeep originalzim.
Talvez uma alavanca a mais possa atrapalhar em alguns casos. Mas pra mim se torna mais prazeroso.
Sem contar q da pra adaptar um guincho mecânico.
Foda é o preço de mil doletas.
Abraços
AlexandreL200
04/06/2016, 22:35
Oláa alguém acompanha isso ainda? Renato..... Kowalski.... pessoal....
AlexandreL200
04/06/2016, 22:49
Tem algum grupo de whatzap? se sim por favor me adicionem 73 9 9955-8668
Oláa alguém acompanha isso ainda? Renato..... Kowalski.... pessoal....
Nem eu acompanho.
Cansei de ficar esperando respostas que não vinham...
Minha visita anual... kkk.