Ver Versão Completa : Numeração chassi Hilux sw4 93 japonesa
Amigos, comprei uma SW4 ano 93, japonesa, no RJ a dois meses atrás. A documentação do antigo domo ele me passou, tem todos ou licenciamentos desde 2000, época que o carro era dele. O numero do chassi está correto em todos e no próprio. O numero bate com o da nota em Japonês que eu tenho também. Para efetuar a transferência para SP o DETRAN alega que o numero de chassi tem que ser remarcado para o padrão de numeração nacional, agora depois de 18 anos de importado o carro????:pensativo: No meu documento o numero do chassi é formado da seguinte forma: inicia com 2 letras e depois tem uma seqüencia de 10 algarismos. Alguém que tenha uma destas Japa teve este tipo de problema? O numero do chassi no doc é formado por uma seqüencia alfanumérica diferente disto? Sabe dizer se teve que ser alterado alguma vez??
Agradeço pelas colaborações.
Guiga Tostes
04/11/2010, 23:41
Amigo,
a minha quando comprei já veio com o numero de chassi nacional, além do japones...confira se na longarina do chassi olhando pelo paralamas traseiro(por cima do pneu) do lado do motorista se existe alguma numeração.
Digo isso pois quando fui transferir a minha SW para o meu nome o fiscal olhou o numero do chassi japones(que fica na longarina proximo a roda dianteira do lado do passageiro) e começou a "criar caso" e só consegui fazer a transferencia pois fiquei procurando por mais numerações no chassi e achei o numero nacional no lugar que mencionei acima.
Caso a sua não tenha melhor buscar a ajuda de um despachante para agilizar o processo de marcação do chassi para nacional.
Espero que ajude.
Abrs
Leo Chagas
05/11/2010, 09:22
Ezahn, comigo também tive esse mesmo problema. o vistoriador não concordava com a numeração jáponesa, mas procurando encontramos a numeração como citado pelo Guiga. Isto ocorreu tanto aqui no Detran de Minas como no ES onde ela está registrada.
Espero que tenha ajudado.
Boa sorte.
A minha é japonesa também, 95. O chassis dela no documento começa com JTA (sigla de Japão, Toyota, Asia) + 14 dígitos alfanuméricos (letras e números).
Transferi de município e não pegou nada...
abraços
Valeu gente. Vou olhar, mas a minha tem o número original japonês no doc, aquele formato que citei antes, e é no para lama dianteiro direito. Não deve ter este outro numero. O jeito acho que é remarcar mesmo. Só não sei se consigo fazer isto aqui ou terei que levar o carro para o Rio. :parede:
A Land Cruiser também tem dois números marcados no chassis como o Guiga postou.
Procure na caixa de roda traseira direita, longarina do chassis.
Encontrará e não precisa remarcar.
Abs.
Renato Camargo
05/11/2010, 19:58
Ezahn, tambem tenho uma 93 que transferi do Rio para São Paulo, mas como o sistema de cadastro de veiculos não é nacional tive que fazer a maior correria, eu mesmo fiz o documento no poupatempo, e é a maior burocracia, não aparecia o registro do carro, ele simplesmente não existia, quando solucionei esse problema na vistoria eles não achavam o numero do chassi, transferencia de estado é um saco eu acho melhor voce apelar para um bom despachante:concordo:
guilhermeabreu
05/11/2010, 20:54
Comprei a minha SW4 93 ha 11 anos em Sorocaba e transferí para o ES , não pegou em nada , o nº da minha é igual ao da sua e consta este nº alfanumérico no documento tb .
Comprei a minha SW4 93 ha 11 anos em Sorocaba e transferí para o ES , não pegou em nada , o nº da minha é igual ao da sua e consta este nº alfanumérico no documento tb .
Guilherme o numero do chassi no documento é composto de 2 letras inicialmente seguido de 10 números? Este é o que tem no para-lama dianteiro como mostra no manual e é o que ta no meu documento. E no carro dos outros companheiros, o numero que tá no documento é assim? Ou é um padrão diferente, com varias letras e números misturados, como nos carros nacionais?
Eduardo Schaefer
06/11/2010, 10:43
A minha 94/95 começa com 3 letras e tem outras misturadas no meio,tem 17 caracteres e não tem numeração encima da roda traseira.
Fiz a transferencia de cidade sem problemas a um ano
Espero que tudo de certo e rapido :concordo:
Só se está dando problema agora. A minha 93 tem essa mesma configuração (LN+10 nrs.) e está em SP.
[ ]s
TCHEIGOR
06/11/2010, 15:40
positivo, a minha 93/94 tem dois números no chassis, um na frente e outro atrás (em cima da roda lado do carona)
guilhermeabreu
06/11/2010, 17:55
Guilherme o numero do chassi no documento é composto de 2 letras inicialmente seguido de 10 números? Este é o que tem no para-lama dianteiro como mostra no manual e é o que ta no meu documento. E no carro dos outros companheiros, o numero que tá no documento é assim? Ou é um padrão diferente, com varias letras e números misturados, como nos carros nacionais?
EZAHN
A minha esta igual a do EDUARDO , ou seja no meu documento tem 3 letras iniciais , depois 2 números , depois 3 letras , depois 1 número , depois uma letra , depois 7 números , perfazendo um total de 17 caracteres , e fiz a transferencia de SOROCABA-SP para CACHEOIRO DO ITAPEMIRIM-ES sem nenhum problema , não exigiram nada de número nacional .
Te pergunto se o carro é IMOORTADO pq haveria de ter NÚMERO NACIONAL ???????? Acho que ísto é ROLO estão criando dificuldade para vender facilidade , se fosse assim todos os carros importados teriam que serem remarcados , vc já ouviu alguem falar sobre ísto aqui no Brasil ????????????????? EU NUNCA OUVÍ FALAR TAL DISPARATE .
SUGIRO A VC PROCURAR UM BO ADVOGADO E MOVER UMA AÇÃO CONTRA ESTES CARAS .
canzilao
06/11/2010, 18:31
O numero bate com o da nota em Japonês que eu tenho também.
Cara eu arriscaria dizer que essa sua toy entrou via importaçao independente, porisso tem apenas a numeraçao niponica.
Pelo que eu saiba, os carros para exportação já saem de fabrica com o padrao do pais de destino.
Se vc pegar um VW ele vai ser 9BW ai mais 3 letras que vão identificar o modelo, a cor e o ano do carro, e dai os numeros que vão identificar o carro.
Essas outras que tem apenas o numero no sitema japa não estão corretas, pois como o vistoriador irá identificar o modelo e ano do carro sem saber o padrão daquele pais, e se ele for ter que olhar assim vai ter um monte de manual de identificação por pais fabricante, coisa que eu ainda não vi.
E não sei se é de seu conhecimento, a uns 20 anos atras o DETRAN-RJ era tão zona de puteiro que não havia organização pra emissão de habilitação, vc entrava com o processo e ficava dirigindo com o protocolo por mais de ano e sem ser incomodado pela policia, agora não deveria ser diferente a sessão de registro de veiculos e uns reaizinhos por fora, coisa que é em todos os Detrans da vida.
luiz eduardosh
06/11/2010, 23:58
A minha 95 também segue o padrão de três letras (JTA) e mais 14 números e letras. Transferi a minha da Paraíba para o RN sem problema e o vistoriador, nem olhou em cima, foi logo no chassi e pegou o número numa boa.
Detalhe é que a minha placa é KFN, ou seja, o primeiro registro dela foi feito em Pernambuco, comprei ela na Paraíba e trouxe para o RN sem problema algum. Boa sorte com a sua e dá uma checada no chassi todo...
Só se está dando problema agora. A minha 93 tem essa mesma configuração (LN+10 nrs.) e está em SP.
[ ]s
Pitão quanto tempo vc esta com a sua Toy? A minha estava com o mesmo cara desde 2000, de lá para cá podem ter mudado as exigências com relação ao padrão de numeração. Ou como foi citado também, como o carro antes, alias desde 0km, era do Rio mesmo, pode ter dado um jeitinho e não precisou mexer!!
Fora a minha e a sua, de todos que aqui se manifestaram já tem o numero padrão nacional no documento. Pelo jeito alguns vieram como a nossa e foi marcado outro numero, ai tem 2 números no chassi, e alguns já foram importados com o numero padrão correto, caso em que o carro já é montado com destino certo ao Brasil.
A minha Toy é 92, modelo 93, tem nota de importação toyota do brasil, porem tinha acabado de abrir o pais para entrada de importados, logo não era fabricado especialmente para vir para o brasil.
Estou achando que vou ter que remarcar mesmo. Que assim seja e não doa muito. Muito obrigado pelas colaborações.
Guiga Tostes
07/11/2010, 18:22
Infelizmente como tudo no Brasil sofremos com os orgãos públicos e a falta de padronização...
Pelos relatos ambas numerações são validas, seja a japa ou a nacional...com isso podemos concluir que estão na verdade "criando caso" com a sua transferencia...sugiro colocar um bom despachante na jogada que a coisa desenrosca:concordo:
Abrs
j b veredao
18/11/2010, 23:02
Amigos, comprei uma SW4 ano 93, japonesa, no RJ a dois meses atrás. A documentação do antigo domo ele me passou, tem todos ou licenciamentos desde 2000, época que o carro era dele. O numero do chassi está correto em todos e no próprio. O numero bate com o da nota em Japonês que eu tenho também. Para efetuar a transferência para SP o DETRAN alega que o numero de chassi tem que ser remarcado para o padrão de numeração nacional, agora depois de 18 anos de importado o carro????:pensativo: No meu documento o numero do chassi é formado da seguinte forma: inicia com 2 letras e depois tem uma seqüencia de 10 algarismos. Alguém que tenha uma destas Japa teve este tipo de problema? O numero do chassi no doc é formado por uma seqüencia alfanumérica diferente disto? Sabe dizer se teve que ser alterado alguma vez??
amigo a minha e da mesma sw4 93 japoneza comprei a 7 messes estou muito satisfeito ja rodei 20000 km e so alegria nao tive problema para transferir aqui no df o vistoriador se confundiu com tanto numeros mas junto com o manual do propietario veio tambem o adento do manual do propietario indentificaçao do veiculo importado no qual fala que numero do vin brasileiro e gravado na longarina do chassi podendo ser visto pelo para-lama traseiro do lado do motorista, e ainda resalta que tem outro numero gravado na parte dianteira da longarina que pode ser visto pelo para-lama dianteiro do lado do passageiro que nao deve ser levado em cosideração por se tratar da codificaçao original estrangeira. portanto o numero do chassi e o que esta gravadono para-lama traseirodo lado do motorista ok.
Veredão, valeu pelo esclarecimento. A minha só tem o numero no chassi visto pelo paralama dianteiro do passageiro, o numero original japonês, e é este numero que está no documento. Não sei como mas a minha nunca foi marcado o numero nacional. Agora vou ter que fazer para transferir!!
jcnow444
23/11/2010, 21:56
Ezahn, boa noite.
Estou com o mesmo problema que o seu. Inclusive estou até trocando de despachante pois achei que o despachante que estava tratando o assunto muito marcha lenta.
Vou pesquisar junto aos despachantes mais renomados de Jundiaí (interior de SP) e vamos trocando informação.
No meu caso a diferença é que comprei uma Hilux CD 93.
Compre-a em Niterói em 6 de outubro e ainda não consegui passar para meu nome.
Se alguém souber onde posso achar a suposta remarcação nacional no meu chassis fico agradecido.
Deixo aqui meu e-mail para contato (jcnow444@gmail.com) caso consiga resolver algo.
Caro 444, primeiramente, observando o seu layout, se vc não tiver a salvação, quem terá? Este caso das nossas viaturas que já estão completando a maior idade e não tem nem certidão de nascimento nacional só ocorre no Principado da Guanabara!!!!
Agora falando sério. Esta numeração nacional é marcada no chassis e visualizada pelo para lama traseiro esquerdo (motorista) pelo que vi nos outros relatos. Mas todos tem este número de 17 dígitos lá e no documento. No meu caso, no documento são 2 letras seguidas de 10 números. Isto significa que nunca foi marcado o outro numero. A sua tem o numero de 2 letras e 10 números no doc? Se sim ela não deve ter este outro número. Pela informação que tive no ciretran aqui de Registro esta numeração foge ao padrão do cadastro na BIN (acho que é base de indice nacional, ou algo assim) então não dá para alterar por São Paulo pios ela é do Rio. Estou tendo que mexer com um despachante do Rio que me disse que entrou com um processo para gerar o numero de 17 dígitos, então remarcarei o carro, farei outra vistoria e ai resolve. So não sei ainda, mas ele está vendo a possibilidade, se consigo remarcar e fazer a vistoria aqui e mandar vistoria lacrada do detran SP para o de lá. Vamos trocando idéia para conseguir resolver a parada mais rápido. E o pior é que a minha vence o doc agora 30 de novembro!!!!:parede:
jcnow444
24/11/2010, 08:44
Me passe o contato desse despachante em PVT.
Aguardo.
Depois de muita espera, agora estou com a SW transferida para SP. Estou portando o desenrolar da encrenca. O doc foi para o Rio por acusar em SP problemas no cadastro da BIN. O despachante do Rio disse que tinha que nacionalizar o chassi. Depois de muita espera, quando estava para sair o novo número para gravar no chassi, o responsável lá do detran RJ disse que isto é só para carros 93 para frente. A minha é 92/93, logo fica o numero importado mesmo. Então foi no cadastro da BIN e verificou que lá estava como carro de procedência nacional. Alterou para estrangeiro. Ai consegui transferir sem problemas. Sem mais problemas digo, pois fiquei de 1 de dezembro até final de abril sem documento.
Agora sim sou um feliz proprietário de uma SW.
jcnow444
11/05/2011, 22:45
Ezahn, assim como você eu também consegui fazer a transferência do RJ para SP. Diferente da sua, a minha tinha o cadastro correto na BIN.
Depois de ligar para muitos despachantes cheguei a um contato no Detran/RJ que solucionou meu problema na boa vontade.
Esta completando 4 meses a transferência da Hilux.
Abraços.
sandro_ventania
31/05/2012, 21:04
Olá pessoal,
Para não abrir outro tópico com o mesmo assunto, vou postar aqui mesmo.
Tentei encontrar o numero do chassi na minha SW mas não consegui! Só encontrei aquela praqueta na parede de fogo, logo atrás do motor. Padrão duas letras e 10 numeros...consta esse numero no documento.
Vou transferir de Minas para o Rio, alguem poderia tirar uma foto do local onde está esse numero? Já procurei em vários lugares e não achei...ihhh problemas a vista!
jorge.duarte
31/05/2012, 21:26
Olá pessoal,
Tentei encontrar o numero do chassi na minha SW mas não consegui! Só encontrei aquela praqueta na parede de fogo, logo atrás do motor. Padrão duas letras e 10 numeros...consta esse numero no documento.
Vou transferir de Minas para o Rio, alguem poderia tirar uma foto do local onde está esse numero? Já procurei em vários lugares e não achei...ihhh problemas a vista!
Sandro,
Não sei se muda em relação a Hilux, mas a minha fica na longarina dianteira, lado do carona! Olhando o pneu dianteiro, lado carona, atras tem a longarina, a numeração fica nas duas extremidades!! Bem no lado direito, proximo ao radiador e lado esquerdo, perto do assoalho da cabine! Isso na longarina!! Ufa!! Dificil espero que entenda!!
Abs
Na ninha SW4 93 o número fica no chassi no paralama dianteiro direito.
350635
jorge.duarte
31/05/2012, 22:22
Na ninha SW4 93 o número fica no chassi no paralama dianteiro direito.
350635
Opa com foto fica mais fácil!
jorge.duarte
31/05/2012, 22:24
Olá pessoal,
Sandro aproveitando!
Foi marcado o proximo passeio, da galera! vê se consegue ir.
Abs
I Grande Passeio V.Q.Q. Offroad na Serra da Bocaina - 07 de julho de 2012 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/groups/grupo-v-q-q-amizade-e-offroad-d165-i-grande-passeio-v-q-q-offroad-na-serra-da-bocaina-07-de-julho-de-2012.html)
sandro_ventania
31/05/2012, 23:06
Mas no local desse desenho não tem nada não, eu tentei me guiar por esse desenho mesmo!
Jorge na sua é proxima ao radiador? Será que poderá estar em outro lugar?
Guiga Tostes
01/06/2012, 04:08
Mas no local desse desenho não tem nada não, eu tentei me guiar por esse desenho mesmo!
Jorge na sua é proxima ao radiador? Será que poderá estar em outro lugar?
Ola Sandro,
nas Hilux japonesas o numero indicado pela foto é do chassi original japones, a numeração brasileira geralmente fica na longarina do chassi que pode ser vista olhando pela caixa de rodas traseira, lado do motorista, na minha é assim.
Passe um pano molhado nos locais(no indicado pela foto do Edu e tb na caixa de rodas trasiera) para remover a poeira, o numero tem que estar lá.
Ps.: Ja li relato aqui no forum de outras Hilux que vieram por importação independente e por isso não tinham a dupla numeração(japonesa/brasileira), mas isso é mais raro.
Abrs
sandro_ventania
01/06/2012, 15:16
Gente...he he he!! Não tem nada lá!!!!
A numeração do documento é o mesmo que está na plaqueta da carroceria, que começa com a letra LN seguido de numeros.
Alguem poderia fazer uma foto do local exato? Talvez algum doido teve a brilhante idéia de mandar pintar o chassi e a anta cobriu a numeração com tinta preta. Sabendo o local eu vou na boa e dou até uma raspada pra conferir.
Guiga Tostes
01/06/2012, 17:51
Gente...he he he!! Não tem nada lá!!!!
A numeração do documento é o mesmo que está na plaqueta da carroceria, que começa com a letra LN seguido de numeros.
Alguem poderia fazer uma foto do local exato? Talvez algum doido teve a brilhante idéia de mandar pintar o chassi e a anta cobriu a numeração com tinta preta. Sabendo o local eu vou na boa e dou até uma raspada pra conferir.
Fala Sandro!
Se a sua numeração no documento começa com LN ela é a original japonesa e encontra-se no local da foto postada pelo Edu, acredito que tenham sim pintado por cima. Já a marcação nacional geralmente começa com JTA.
Segue foto do local indicado em vermelho, note que existe um relevo no local onde é feita a gravação( vista da roda dianteira lado passageiro).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350722&d=1338583889
Ps.: Cobri parte da numeração com tinta cinza(na foto) por segurança. :concordo:
Guiga Tostes
01/06/2012, 20:01
Amigos,
pesquisei um pouco mais para tentar descobrir o motivo de algumas Hilux terem além do numero de chassi original Japonês, tb a segunda numeração nacional...a qual consta tb no sistema das concessionárias.
Por hora as possibilidades são 2:
1 - Importação independente
2 - Lei que requer a 2a. numeração nacional para importados cujo VIN precise de adequação a numeração nacional, neste caso existe a dupla marcação(como é o caso da minha SW4).
Segue info da web:
A ABNT, por meio da NBR 6066/1980, estabeleceu um padrão único para a identificação dos veículos, e a Portaria 01/1994 do Denatran regulamentou os veículos importados, cujo código VIN (Vehicle Identification Number ou Número de Identificação do Veículo) encontrava-se no padrão internacional.Tal portaria determinava que o registro do código VIN fosse feito em local diferente da gravação estrangeira, correspondendo à mesma gravação "exceto a 10ª posição, que será gravada com o caractere de acordo com a tabela contida na NBR 6066 (exemplo: M= 1991, N= 1992, P=1993, R=1994)" (fl. 159
Nota-se que a portaria é de 1994 mas temos Hilux mais novas que contém apenas a numeração original, japonesa...segue o mistério parcialmente esclarecido.
Abrs
Eu criei este tópico porque quando fui transferir a minha deu rolo, mas acabei descobrindo que não tinha nada a ver com a numeração. De 94 em diante precisa fazer a nacionalização do chassi, as 93 para trás não, que é o caso da minha. Nesta época o Brasil estava se abrindo para as importações, lembram-se. Mais tarde, os carros já eram fabricados para exportar para o brasil ai já saiam com numeração padrão BR.
Guiga Tostes
02/06/2012, 01:47
Eu criei este tópico porque quando fui transferir a minha deu rolo, mas acabei descobrindo que não tinha nada a ver com a numeração. De 94 em diante precisa fazer a nacionalização do chassi, as 93 para trás não, que é o caso da minha. Nesta época o Brasil estava se abrindo para as importações, lembram-se. Mais tarde, os carros já eram fabricados para exportar para o brasil ai já saiam com numeração padrão BR.
Tem razão...eu na empolgação em ajudar deixei de ler o inicio do tópico onde estão as respostas...inclusive postagens minhas antigas... :parede: :mrgreen:
Mas ainda fica a falta de padronização, a minha é 93 e tem os 2 numeros, a sua 93 um só...outras 94-95 com 1 e 2 números... :pensativo:
Valeu por lembrar me lembrar de ler o início...heheh
Abrs
sandro_ventania
02/06/2012, 10:53
Fala Sandro!
Se a sua numeração no documento começa com LN ela é a original japonesa e encontra-se no local da foto postada pelo Edu, acredito que tenham sim pintado por cima. Já a marcação nacional geralmente começa com JTA.
Segue foto do local indicado em vermelho, note que existe um relevo no local onde é feita a gravação( vista da roda dianteira lado passageiro).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=350722&d=1338583889
Ps.: Cobri parte da numeração com tinta cinza(na foto) por segurança. :concordo:
Bom dia Guiga!
Achei o bendito numero...he he he!!! A sua foto foi decisiva, fui na boa...o numero esta um pouco fraco, não sei se por que pintaram, mas aí juntou poeira e óleo, acabou de esconder. Mas com a foto eu fui no lugar certo, esfreguei até o numero aparecer!
Muito obrigado a voce e a todos que me ajudaram!!
Vou marcar a vistoria para transferencia agora e não quero ter surpresas...pois já basta a burocracia...como estou transferindo ela de Minas para o Rio, além de ir ao cartório reconhecer a firma do vendedor e do comprar, agora tenho que reconhecer a firma do próprio CARTÓRIO....KKKKK!! Brasil, ahh meu Brasil...
ps: desculpe o trabalho de pintar o chassi para a foto!
Jonas dos Santos
02/06/2012, 17:27
[ ]s
Henrique Pitão, boa tarde!
, estou comprando uma com as iniciais LN antes dos números. O quer dizer essas iniciais?. Este é um carro que não foi fabricado no Japão e nem no Brasil?
Se souber me fale, ok?!
Jonas dos Santos
02/06/2012, 17:38
Opah! Acabei de ver a resposta no post do Sandro Ventania.
Valeu, já sei onde encontrar o número, rsrsrs.
Para quem ainda não sabe como eu não sabia, quem for buscar um carro em outro estado deve pedir para o catório fazer um documento que se chama "SINAL PÚBLICO" é o que atesta que seu carro esta limpo, sem pendências no estado que ele está saindo, se não tiver isso e vistoria do seu pedir, a negociação fica entre os cartórios, aí é só burocracia, tempo e $ indo para o esgoto.
Espero que esta informaçào seja útil, abçs.
Guiga Tostes
02/06/2012, 17:39
Bom dia Guiga!
Achei o bendito numero...he he he!!! A sua foto foi decisiva, fui na boa...o numero esta um pouco fraco, não sei se por que pintaram, mas aí juntou poeira e óleo, acabou de esconder. Mas com a foto eu fui no lugar certo, esfreguei até o numero aparecer!
Muito obrigado a voce e a todos que me ajudaram!! ...
...
ps: desculpe o trabalho de pintar o chassi para a foto!
Tranquilo Sandro, bom que deu certo!
Precisando estamos as ordens!
Ah...e quanto a "tinta" no chassi foi feita no computador(paint brush)...relaxa hehehe :mrgreen:
Henrique Pitão, boa tarde!
, estou comprando uma com as iniciais LN antes dos números. O quer dizer essas iniciais?. Este é um carro que não foi fabricado no Japão e nem no Brasil?
Se souber me fale, ok?!
Jonas,
LN são as iniciais do numero original do chassi,japonês, em sendo a sua SW ano 93 ela é japa sim!
Abrs
sandro_ventania
02/06/2012, 21:36
Jonas...acho que o sinal público, não tem haver com pendencias, não. Pelo que eu entendi o "sinal público" é o atestado de que o selo carimbado no documento de transferencia é de um cartório real e com fé publica para reconhecer firmas.
Como eu disse..."reconher a firma do cartorio"...he he he.
Eu pedi e estou esperando o cartorio da minha cidade confirmar a assinatura do escrevente que carimbou o selo.
jorge.duarte
03/06/2012, 20:55
Jonas...acho que o sinal público, não tem haver com pendencias, não. Pelo que eu entendi o "sinal público" é o atestado de que o selo carimbado no documento de transferencia é de um cartório real e com fé publica para reconhecer firmas.
Como eu disse..."reconher a firma do cartorio"...he he he.
Eu pedi e estou esperando o cartorio da minha cidade confirmar a assinatura do escrevente que carimbou o selo.
Sandro,
Passei por isso quando comprei a minha. Ligue para o cartório onde o vendedor reconheceu a firma e peça referencias onde encontrar sinal publico aqui no Rio. O meu caso, tinha opção de Barra Mansa e São Gonçalo. Fiz em SG e tudo certo. Outro detalhe é a descrição do veiculo no documento...como nos demais estados, não se faz vistoria, paga-se e recebe o documento em casa, o recibo de compra e venda, fica desatualizado...as vezes a descrição do veiculo, não bate com a atual descrição que o Detran exige. Quando fiz a minha, cai nesse caso, mas não tem que fazer nada, apenas a documentação vai para a "central" do Detran e eles marcam o dia que fica pronto, não precisa esquentar a cabeça e tudo com eles!
Abs
Sandro,
Passei por isso quando comprei a minha. Ligue para o cartório onde o vendedor reconheceu a firma e peça referencias onde encontrar sinal publico aqui no Rio. O meu caso, tinha opção de Barra Mansa e São Gonçalo. Fiz em SG e tudo certo. Outro detalhe é a descrição do veiculo no documento...como nos demais estados, não se faz vistoria, paga-se e recebe o documento em casa, o recibo de compra e venda, fica desatualizado...as vezes a descrição do veiculo, não bate com a atual descrição que o Detran exige. Quando fiz a minha, cai nesse caso, mas não tem que fazer nada, apenas a documentação vai para a "central" do Detran e eles marcam o dia que fica pronto, não precisa esquentar a cabeça e tudo com eles!
Abs
Comprei um Lada Niva e estou tendo este tipo de problemas
Ao transferir a documentação aqui para Itajubá/MG o vistoriador implicou com a numeração do Chassi, alegando que conforme decodificação do Nº do Chassi o 10º caractere, que indica o ano de fabricação, a letra”M” indica 1991 e não 1990, conforme consta no documento".
Alegou que o meu veículo está com o número do chassi errado e que eu deveria tentar mudar junto ao Detran/ SP via despachante, para alterar o ano de fabricação de 1990 para 1991, conforme a Letra M=1991, ou providenciar uma remarcação de chassi, alterando para o “Número Brasileiro” e no lugar do M gravar o numero com L para poder conseguir transferir o veiculo.
Tentei argumentar que indicava o número do ano modelo e o vistoriador afirmou que no Brasil na época era o ano do carro e então deveria ser corrigido.
Alguma sugestão quanto ao caso?
Zezinho
Trapiche
12/09/2013, 20:40
Acredito que a legislação não pode ser RETROATIVA, sendo que em 93... não havia problemas de doc, agora com "sistemas" e inexperiência de alguns fiscais, acabamos na burocracia. Fato que vale a numeração japonesa, mas portanto algumas pessoas não sabem e acabam fazendo a remarcação.
ola bom dia .que poderia me informar se a hillux 1993 ja tinha plaqueta de numeraçao nas portas.pois a minha esta com a vistoria blokiada por motivo de nao ter numero nos vidros e numero de plaqueta as numeraçao de motor e chassi estao perfeitas,se tiver alguem que sabe algo sobre esse assunto e puder me ajudar.
Setubal
Se estás te referindo as etiquetas repetidoras do VIS, sim.
Elas devem existir na coluna da porta dianteira direita (próximo a dobradiça superior) e na travessa embaixo do banco dianteiro direito, sob a forração (tem uma abertura na forração). Além disso tem uma outra etiqueta no painel corta fogo, próximo a plaqueta de identificação do veículo.
sandro_ventania
04/03/2015, 20:15
Setubal, a minha não tem plaqueta nas portas não, e os meus vidros são originais e não tem numero do chassi não.
Na minha só numeração de chassi, motor e plaqueta somente na parede corta fogo.
Na época (inicio da abertura de importação de veículos), acho que não existia essa exigencia...pelo menos não para importados.
Converse com o SAC da toyota, eles devem ter alguma informação formal que voce possa usar junto ao detran.
expedition
04/03/2015, 20:31
ola bom dia .que poderia me informar se a hillux 1993 ja tinha plaqueta de numeraçao nas portas.pois a minha esta com a vistoria blokiada por motivo de nao ter numero nos vidros e numero de plaqueta as numeraçao de motor e chassi estao perfeitas,se tiver alguem que sabe algo sobre esse assunto e puder me ajudar.
Boa noite Setubal,
Estou passando por situação idêntica a sua, mas agora já estou na fase final. Tenho uma Sw4 1992 que tentei transferir para o Detran de São José-SC. Depois de Dezembro/2014 as vistorias aqui passaram a serem feitas por empresas particulares, que estão olhando tudo, diferentemente da " vistoria" anterior do Detran que só tirava o decalque do chassi e estava ok. A minha também não tinha nenhuma marcação nos vidros, coisa que já fiz e é muito rápido, em um dessas lojas que colocam vidros. A segunda questão que pegou foram as plaquetas destrutíveis ( aquele adesivo com o número do chassis), que a minha também não tinha nenhuma, só a plaqueta de metal na parede corta fogo.
Estas etiquetas são fornecidas gratuitamente pela Toyota, sendo o processo o seguinte, pelo menos no meu caso: Você tem de ir no Detran de sua cidade com a vistoria reprovada e requerer um ofício do delegado, solicitando as etiquetas para a Toyota. Eles colocam este ofício em um envelope lacrado, e dão para você. Me disseram para deixar na concessionária, mas eu enviei pelo correio direto para a Toyota de SP com registro de recebimento. Enviei no dia 16/01/15 e no dia 02/03/15 o Detran me ligou que as etiquetas chegaram. Me disse que as minhas vieram rápidas, pois alguns que tinham solicitado em Dezembro só chegaram agora também...
É isso, qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço,
expedition
04/03/2015, 20:36
Boa noite Setubal,
Estou passando por situação idêntica a sua, mas agora já estou na fase final. Tenho uma Sw4 1992 que tentei transferir para o Detran de São José-SC. Depois de Dezembro/2014 as vistorias aqui passaram a serem feitas por empresas particulares, que estão olhando tudo, diferentemente da " vistoria" anterior do Detran que só tirava o decalque do chassi e estava ok. A minha também não tinha nenhuma marcação nos vidros, coisa que já fiz e é muito rápido, em um dessas lojas que colocam vidros. A segunda questão que pegou foram as plaquetas destrutíveis ( aquele adesivo com o número do chassis), que a minha também não tinha nenhuma, só a plaqueta de metal na parede corta fogo.
Estas etiquetas são fornecidas gratuitamente pela Toyota, sendo o processo o seguinte, pelo menos no meu caso: Você tem de ir no Detran de sua cidade com a vistoria reprovada e requerer um ofício do delegado, solicitando as etiquetas para a Toyota. Eles colocam este ofício em um envelope lacrado, e dão para você. Me disseram para deixar na concessionária, mas eu enviei pelo correio direto para a Toyota de SP com registro de recebimento. Enviei no dia 16/01/15 e no dia 02/03/15 o Detran me ligou que as etiquetas chegaram. Me disse que as minhas vieram rápidas, pois alguns que tinham solicitado em Dezembro só chegaram agora também...
É isso, qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço,
Só para concluir, segundo o vistoria, existe uma legislação de 1988 ou 1989, que exige estes detalhes... Como ainda era meio recente, acho que as nossas vieram por importação independente, e ficaram sem estas adequações.
Até concordo com a marcação nos vidros, mas as etiquetas em um veículo com mais de 20 anos...
Setubal
Se estás te referindo as etiquetas repetidoras do VIS, sim.
Elas devem existir na coluna da porta dianteira direita (próximo a dobradiça superior) e na travessa embaixo do banco dianteiro direito, sob a forração (tem uma abertura na forração). Além disso tem uma outra etiqueta no painel corta fogo, próximo a plaqueta de identificação do veículo.
Faltou dizer que a minha é 93/93 e tem as 3 etiquetas. Tem também a numeração original japonesa na longarina direita vista pelo vão do para-lama dianteiro.
expedition
04/03/2015, 21:21
Setubal, a minha não tem plaqueta nas portas não, e os meus vidros são originais e não tem numero do chassi não.
Na minha só numeração de chassi, motor e plaqueta somente na parede corta fogo.
Na época (inicio da abertura de importação de veículos), acho que não existia essa exigencia...pelo menos não para importados.
Converse com o SAC da toyota, eles devem ter alguma informação formal que voce possa usar junto ao detran.
Sandro, mesmo caso da minha que também é toda original, sem nenhuma numeração nos vidros e plaquetas.
Como já falei, acho uma besteira as etiquetas, pois veja bem. Se tivesse roubado a carroceria de uma SW4 e colocado na minha, era só pedir as etiquetas para a Toyota e pronto...carroceria legítima.... Já com os vidros, mesmo polindo, creio que deva ficar um resquício da marcação.
expedition
04/03/2015, 21:29
Faltou dizer que a minha é 93/93 e tem as 3 etiquetas. Tem também a numeração original japonesa na longarina direita vista pelo vão do para-lama dianteiro.
Pois é Clandio, como comentei o cara da vistoria me disse que é norma de 88 ou 89. Então a sua já deve ter passado por um processo mais criterioso de entrada no país.
Um abraço,
Heitorvm
22/06/2015, 13:32
Tenho uma SW4 2.8 1993 e estou com um problema para transferir ela do RN para PB.
É que o número do chassi não corresponde ao veículo, mais IPC fiscalizou e disse que o veiculo era quente por isso paguei o carro depois do IPC.
Alguém ja teve esse problema ?
O numero do chassi q ele usou foi o q fica na roda dianteira do lado do passageiro (lado direito do carro)
ja faz um ano que estou nesse muido
sandro_ventania
22/06/2015, 22:26
O numero é esse mesmo...roda dianteira direita...igual a que vai na plaqueta que tem no cofre do motor.
André 4Runner RJ
23/06/2015, 08:58
Pessoal,
Tenho uma 4Runner 1991, que sofre do mesmo mal..., todo ano é a mesma coisa, o número não bate!
No meu caso, foi importação independente e nunca procurei remarcar o chassis.
Essa foi montada no Canadá para o mercado americano.
Existe uma numeração (a que consta no documento) numa plaquetinha em alumínio com inscrições da própria Toyota, rebitada no painel, próximo ao canto inferior esquerdo do parabrisas que é facilmente visto por fora.
Sempre procuro fazer vistoria no mesmo lugar e o número é retirado dessa plaqueta e mesmo assim, as vezes pipoca.
Agora, penso em remarcar o chassis para evitar esse transtorno.
Alguém conhece o procedimento?