PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco traseiro



Marisco Off Road
04/11/2010, 15:06
Pessoal,

Estamos desenvolvendo um kit flutuante da totaltork para o engesa e para podermos continuar precisamos definir qual disco e pinça será utilizado.
Nossa idéia é utilizar disco e pinça do troller, que já tem o freio de mão, inclusive segue foto da manga para este fim que utilizamos na conversão do troller RF 5 furos para 6 furos.
Como não conheço o que o pessoal utiliza de freio a disco gostaria da opinião de vcs para saber o que seria ideal para atender o engesa e qual disco e pinça vcs estão usando para este fim.
Toda informação, inclusive fotos, é bem vinda ok!

Agradeço e abs,

Léo_Babiski
04/11/2010, 19:47
Marilson, o problema das pinças de troller é o preço. http://www.toroffroad.com.br/pecas.php?id=4

As do modelo 2002 são mais em conta, a partir de 2003 são bem mais caras.

O preço só do par de pinças de troller é quase o custo de um kit disc traseiro original varga da toy band.

Usadas muito difícil de encontrar.

Estou procurando um kit freio disc traseiro pro eixo de band. A princípio vou fazer o meu, disc ventilado dianteiro da band na traseira e se não achar pinças de troller por um preço bom vou usar pinça de ford taurus traseira (R$200,00 o par). Além de serem parrudas possuem regulagem de pressão na própria pinça, uma mão-na-roda para nessas adptações.

Só lembrando que isso ainda é um projeto.

Abs.

Abs.

Marisco Off Road
04/11/2010, 20:15
Léo,

Começamos bem!!!
Mas precisamos de uma pinça que tenha freio de mão e seja comercial certo!
E pelo que pesquisei, a do troller é a única com tamanho compatível ao serviço, pois as outras são todas menores e não atenderiam o peso e do carro.
Vamos aguardar outros palpites!

Vou dar uma olhada nestas do Taurus com regulagem, achei legal o esquema, pois também adaptei disco no meu eixo traseiro, mas usei pinças originais da band.
Tem fotos destas pinças?

Agradeço e abs,

Kim
04/11/2010, 20:26
Marilson!

O freio a disco no eixo traseiro é um problema.

Coloquei o sistema flutuante, mais pedi para o sistema a tambor.
Porque?

Para manter o freio de mão na roda, pois pessoalmente, não quero no cardam, pois vejo problema até na troca de pneu, se forçar a chave de rodas, pode derrubar o jipe no movimento da caixa satélite.

Os sistemas que analisei e, verifiquei aqui no fórum, tem problema de baixa eficiência e desgaste de pastilha prematuro, na faixa de cada 5.000km a troca.

Mais gostei da iniciativa.

Abraços.

Kim.

Léo_Babiski
04/11/2010, 20:34
Em breve vou no desmanche do meu amigo e fotografo as pinças.

Realmente essas de taurus não são comerciais.. e devem ser raras de encontar.

Eu uso atualmente no eixo original do J pinças traseiras de golf com discos dianteiros de niva. Funcionam bem mesmo com penus 33 e mtr mwm, mas não chegam nem aos pés de um sistema troller ou toy.

Sei que as ducatos e ivecos possuem freio traseiro a disco, mas não sei se o freio de mão é como nas mit, independente a tambor por roda. Vale a pena conferir.

Abs.

Abs.

CAVESO
04/11/2010, 23:22
Uma boa pedida seria usar as pinças de band e mais uma pinça acionada por cabo só para o freio de estacionamento.

Há dessas pinças lá nos states....

Abs

guilhermeabreu
05/11/2010, 20:32
Pessoal,

Estamos desenvolvendo um kit flutuante da totaltork para o engesa e para podermos continuar precisamos definir qual disco e pinça será utilizado.
Nossa idéia é utilizar disco e pinça do troller, que já tem o freio de mão, inclusive segue foto da manga para este fim que utilizamos na conversão do troller RF 5 furos para 6 furos.
Como não conheço o que o pessoal utiliza de freio a disco gostaria da opinião de vcs para saber o que seria ideal para atender o engesa e qual disco e pinça vcs estão usando para este fim.
Toda informação, inclusive fotos, é bem vinda ok!

Agradeço e abs,

CARO MARILSON

O meu ENGESA tem sido uns dos pioneiros em inovações , usei freio a disco nas 4 rodas inicialmente com disco ventilado da BAND na frente e disco sólido do ENGESA na traseira com pinças do TEMPRA=KADETT=GOLF , ficou um verdadeiro espetáculo a frenagem , MAS O FREIO DE MÃO NÃO SEGURAVA NADA E AS PASTILHAS DURAVAM UMA TRILHA E SE NÃO FIZESSE TRILHA DUROU APENAS 3.000 KM , daí desistí e partí para os discos ventilados da BAND com pinças da BAND , FICOU TRAVANDO AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , DAÍ COLOQUEI MAIS UMA VÁLVULA EQUALIZADORA EM SÉRIE LOGO A SEGUIR A PRIMEIRA ORIGINAL QUE TEM NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE , melhorou muito , mas ainda não ficando satisfatório , DAÍ COLOQUEI MAIS UMA VÁLVULA PROPORCIONADORA DA F-100 LÁ EM BAIXO NO DIFERENCIAL IMEDIATAMENTE ANTES DA DIVISÃO DO CANINHO QUE VAI UM PARA CADA RODA .

RESOVIDO O PROBLEMA , ESTA FUNCIONANDO DESTA FORMA HA 2 ANOS SEM NENHUMA MANUTENÇÃO E FREIA BARBARIDADE , O ÚNICO PROBLEMA É QUE NÃO TEM FREIO DE MÃO .

Se vc esta pensando em colocar as pinças do GOLF desista pq o consumo de pastilha será muito elevado e se fizer uma trilha , acaba com a pastilha numa única trilha com lama .

A maneira que fiz foi a IDEAL , digo que não , apenas pela falta do freio de mão , MAS ESTOU SUPERSATISFEITO COM O RESULTADO , e já tem mais 2 ou 3 ENGESAS/CAMPERS fazendo a mesma coisa , ou seja fazendo exatamente como eu fiz , pq A EFICIENCIA E DURABILIDADE É INDISCUTÍVEL .

O ideal seria uma pinça com freio de mão que tenha o dobro do tamanho da pinça do GOLF=TEMPRA=KADETT . Mas QUAL por que preço !!!!!!!!!!!!!! Eis a questão .

Espero ter ajudado em alguma coisa .

ABRAÇO

GH
07/11/2010, 20:18
Na minha ex-camper (hoje do Loras) instalei os dois eixos de troller 2005, mas as pastilhas traseiras tembém duravam muito pouco, isso que já eram as grandes, do troller moderno.

Não sei se no trorller ocorre esse mesmo problema.

Em contrapartida, o freio era excelente, mesmo o freio de mão.
Aliás, no freio de mão fiz um importante up-grade: troquei a alavanca de acionamento de opala (original na camper) pela da Scenic, que é bem maior e tem um acionamento muito mais eficiente.

O resultado foi fantástico!

CAVESO
07/11/2010, 22:04
Há vários relatos na área de trollers de que o freio de mão dos modernos (pinças e pastilhas grandes) não segura nada.

Inclusive de jipes que desceram ladeiras com freio de mão puxado....

Marisco Off Road
08/11/2010, 10:17
Pessoal,

Certo, então vamos descartar o sistema troller.
Qual poderíamos utilizar então?
Ou fornecemos sem sistema de freio e o cliente adapta qual achar melhor?

Abs,

Paulo Cesar
08/11/2010, 10:45
Amigos,
fiquei com uma dúvida no tema, se o freio traseiro necessita de menos força de atrito que o dianteiro,
inclusive se fala em usar valvulas de redução de pressão, então, ele deveria gastar menor pastilha que
o dianteiro, e por que motivo vocês falam que estes sistemas gastam a pastilha traseira muito rapido???
abs.

CAVESO
08/11/2010, 12:01
Marilson,

Penso que as opções de pinças traseiras que temos por aqui são todas ruins, mas das que já vi, acho aquela do troller moderno a menos pior.

É algo como escolher entre dilma e serra..rsss

Penso que para um kit industrializado, seria legal manter duas opções: disco e tambor.

Paulo Cesar: as pastilhas que gastam mais rápido são as de carros como golf e kadett, muito pequenas para nossos jipões...

guilhermeabreu
08/11/2010, 13:36
Pessoal,

Certo, então vamos descartar o sistema troller.
Qual poderíamos utilizar então?
Ou fornecemos sem sistema de freio e o cliente adapta qual achar melhor?

Abs,

MARILSON

Na maioria dos casos as pessoas não entendem muito de mecanica , ou não tem PESSOAL QUALIFICADO para fazer as adaptações , o ideal seria vc fazer o KIT COMPLETO , sugiro a vc ver estas pinças das VANS se tem freio a disco na traseira que seria uma boa pedida .

Marisco Off Road
08/11/2010, 16:34
Caveso e Guilherme,

Agradeço a idéias.
A intenção realmente é fornecer um kit que seja completo e que o próprio cliente possa instalar em casa, como é o do jeep.
E principalmente fornecer um kit com freio a disco e com freio de mão, freio a tambor está fora de cogitação.
Continua a pesquisa!

Agradeço e abs,

guilhermeabreu
08/11/2010, 19:38
Caveso e Guilherme,

Agradeço a idéias.
A intenção realmente é fornecer um kit que seja completo e que o próprio cliente possa instalar em casa, como é o do jeep.
E principalmente fornecer um kit com freio a disco e com freio de mão, freio a tambor está fora de cogitação.
Continua a pesquisa!

Agradeço e abs,

MARILSON

X2

Corretíssimo o seu pensamento , vamos acabar descobrindo um caminho , mas que seja da forma que vc citou FREIO A DISCO NAS 4 RODAS COM FREIO DE MÃO QUE FREIA E PASTILHAS QUE NÃO ACABAM EM UMA TRILHA OU COM 3.000 KM.

Léo_Babiski
08/11/2010, 20:04
MARILSON

sugiro a vc ver estas pinças das VANS se tem freio a disco na traseira que seria uma boa pedida .


Das Ducatos o freio de mão é a tambor, freio a disco de trás é só para frenagem. Falta conferir da Iveco, mas já desconfio que esse freio de mão na pinça realmente não tem solução muito satisfatóia, caso contrario viria nas mit, toy, vans e etc.

CAVESO
08/11/2010, 21:32
Eu não estou esquentando a cabeça com freio de mão, pois no câmbio auto tem Park que faz a função.

Mas se fosse usar freio de mão, partiria para uma pinça avulsa só para ele, acionada por cabo, como essa do link:

http://www.jegs.com/p/Wilwood/Wilwood-Mechanical-Parking-Brake-Spot-Calipers/757779/10002/-1

Abs

Kim
08/11/2010, 21:50
CAVESO!

Sobre freiar cardam ou "P".

Quando se usa esses sistema, acho perigoso, pois se levantar um lado do veículo, e estiver em um lugar inclinado, pode ser que haja movimento, principalmente se usar uma chaves de roda, o pneu do outro lado vai rodar do lado oposto.

Isto pode levar a um acidente!

Apoio totalmente esse tópico, tendo em vista, que se for feito, disco + freio de mão + pastilhas duráveis e eficiente, sou um propenso comprador!!!!!

Abraços.

Kim.

Toninho
10/11/2010, 20:10
Apoio totalmente esse tópico, tendo em vista, que se for feito, disco + freio de mão + pastilhas duráveis e eficiente, sou um propenso comprador!!!!!

Kim



Faço das palavras do Kim as minhas, outro propenso comprador + o preço tem que ser imbatível certo ???


Valeww.

Marisco Off Road
11/11/2010, 17:12
Pessoal,

Dada a dificuldade em encontrar a pinça ideal estamos produzindo o kit sem o sistema de freio, ficando a cargo do cliente adaptar o sistema de freio que achar melhor ou que já tiver no veículo.
A manga vai seguir como a da foto porêm sem o suporte de pinça, mas com parede suficiente para anorar o suporte.
No decorrer se surgirem novas idéias podemos adicionar no kit ok!
Inclusive se alguém tiver idéia de alguma pinça gringa que atenda, como o Caveso postou, também podemos verificar a possibilidade ok!
Mas como falei, a idéia é usar algo comercial aqui do BR com fácil reposição e manutenção.

Agradeço e abs,

lcdalzoc
11/11/2010, 17:22
Pessoal,

Aproveitando pra colocar mais lenha na fogueira, que tal usar o sistema da Explorer na traseira? Os discos tem a Fremax e a Fras-le que fabricam, e as pastilhas da Willtec. A Explorer, que é bem pesada (a minha tem motor diesel Maxion 2.5), freia q é uma beleza. Uso direto na lama, poeira, praia, e as pastilhas continuam como novas. E o freio de estacionamento tb segura muito bem. Só não sei se é facil de conseguir as pinças, mas está aí uma dica que talvez possa ser util.:concordo:

Abraços.

arthur caribe
11/11/2010, 18:10
Pessoal,

Aproveitando pra colocar mais lenha na fogueira, que tal usar o sistema da Explorer na traseira? Os discos tem a Fremax e a Fras-le que fabricam, e as pastilhas da Willtec. A Explorer, que é bem pesada (a minha tem motor diesel Maxion 2.5), freia q é uma beleza. Uso direto na lama, poeira, praia, e as pastilhas continuam como novas. E o freio de estacionamento tb segura muito bem. Só não sei se é facil de conseguir as pinças, mas está aí uma dica que talvez possa ser util.:concordo:

Abraços.


Aí vai minha sugestão para mais uma fogueira::dance:

coloquei freio de estacionamento na trazeira da CAMPER usando duas valvulas de alívio conectadas aos canos de freio que vão para as rodas trazeiras limitando a injeçào de fluido , ou seja estas valvúlas têm uma torneira que acionada trava as rodas e assim aciona os freios de estacionamento, podendo até servir de bloqueio para uma das rodas que por qualquer situação fiquem livres (sistema do gurgel). O custo nào ficou muito elevado e a eficácia 100% para segurar o carro parado.

abraços

Marisco Off Road
11/11/2010, 18:50
Lcdalzoc,

Valeu a dica, inclusive um colega já havia comentado desta pinça, duro é achar uma em desmanche para comprar as pinças ou pelo menos verificar o sistema.
Vamos avaliar com certeza.

Agradeço,

Marisco Off Road
11/11/2010, 18:56
Arthur,

Este tipo de sistema de freio de estacionamento hidráulico é proibido, inclusive numa possível vistoria é um iten que desqualifica o carro.
O fluído pode perder pressão devido a mudança de temperatura nos componentes e liberar o freio.
Tem algum tópico aqui no fórum que fala sobre isto.
Freio de estacionamento tem que ser mecânico!

Abs,

Marisco Off Road
11/11/2010, 19:13
Pessoal,

Somente complementando a info do Caveso:
http://www.wilwood.com/Calipers/CaliperList.aspx?subname=Mech%20Spot
Será que atende o que precisamos?
Vejam que é somente para estacionamento, teria que ter outra pinça para o freio normal!

Abs,

Kim
11/11/2010, 20:07
Marilson!

Veja, se conseguir eficiência no freio de estacionamento, com uma pinça legal, poderá estender a toda linha off-road!

Pois isto está sendo o calcanhar de Aquiles de todos, em todas as linhas de veículos.

Só não esqueça de patentear!!!:parede:

Abraços.

Kim.

valdir rainer
24/12/2010, 12:31
Pessoal,

Estamos desenvolvendo um kit flutuante da totaltork para o engesa e para podermos continuar precisamos definir qual disco e pinça será utilizado.
Nossa idéia é utilizar disco e pinça do troller, que já tem o freio de mão, inclusive segue foto da manga para este fim que utilizamos na conversão do troller RF 5 furos para 6 furos.
Como não conheço o que o pessoal utiliza de freio a disco gostaria da opinião de vcs para saber o que seria ideal para atender o engesa e qual disco e pinça vcs estão usando para este fim.
Toda informação, inclusive fotos, é bem vinda ok!

Agradeço e abs,

Olá Marilson,vc ainda aceita sugestões?
Tenho uma ideia para o freio de mão,gostaria de compartilhar com vc ,para ver o que vc acha,se é viável ou não o custo,acredito que funcionaria.

abs...

CAVESO
25/12/2010, 11:17
Olá Marilson,vc ainda aceita sugestões?
Tenho uma ideia para o freio de mão,gostaria de compartilhar com vc ,para ver o que vc acha,se é viável ou não o custo,acredito que funcionaria.

abs...

Compartilhe conosco a idéia, amigo!

Abs

valdir rainer
25/12/2010, 12:35
Compartilhe conosco a idéia, amigo!

Abs

Opa ,com certeza Caveso,vou providenciar as fotos.:concordo:

abs...

valdir rainer
25/12/2010, 13:11
Compartilhe conosco a idéia, amigo!

Abs


Caveso a ideia seria fazer com um patim,igual a do desenho ou com 2 patins igual ao freio de mão do cj3 ,só que no lugar da lona seria colocado estria em V,para que na hora que fosse soltar o freio ,ele soltaria sem encavalar.
Só tem um detalhe,o freio só poderia ser acionado depois do jeep parado,porque se for acionado com o jeep em movimento com certeza iria gastar as estrias muito rápido.
Estive analisando o freio do meu jeep,e na traseira uso o do kadet,e pelo que vi daria para colocar sem problemas,só não sei ainda como colocar estrias por dentro do disco,talvez seria feito no próprio disco quando fundido,ou talves uma estria separada e depois prensada e parafusada no disco.
Seria tudo colocado num espelho como nos carros a lona,com a vantagem de não gastar as lonas.
O que vc acha?
Se eu estiver maluco pode falar.

Um grande abraço.

Paulo Cesar
25/12/2010, 20:48
Já que as idéias malucas estão liberadas, que tal aproveitar a idéia do Valdir acima e colocar estria na parte superior do disco de freio (para os discos solidos), ele ficaria semelhante a um volante do motor como na foto 1. E para os discos ventilados foto 2 não precisava fazer a estria, era so utilizar o espaço do centro.
Então, colocariamos na parte decima da pinça do freio um sistema composto de um pino, uma mola para o retorno e um cabo, onde este pino se encaixaria na estria quando acionado, travando assim a rotação do disco, quando estacionado, foto 3.

A Leoni
26/12/2010, 11:47
Pessoal,

Não podemos esquecer que o freio de mão é também o "freio de emergência", ou seja, se por qualquer motivo ficarmos sem o freio "principal" está será a única opção para pararmos o veículo. No caso desses freios por trava imaginem o que vai acontecer se voce precisar utilizar com o veículo em movimento......

Leoni.

valdir rainer
26/12/2010, 12:47
Pessoal,

Não podemos esquecer que o freio de mão é também o "freio de emergência", ou seja, se por qualquer motivo ficarmos sem o freio "principal" está será a única opção para pararmos o veículo. No caso desses freios por trava imaginem o que vai acontecer se voce precisar utilizar com o veículo em movimento......

Leoni.

É verdade Leoni,vc tem razão é melhor ficar sem freio de mão mesmo.

Marisco Off Road
27/12/2010, 08:40
Pessoal,

O Leoni matou a questão ok!
Imagina se vc precisar acionar este freio numa emergência?
Quantas capotadas vcs acham que vai dar? umas 3 ou 5?
hehehe!

Agradeço e abs,

CAVESO
27/12/2010, 11:11
De todas as propostas eu ainda sou mais a de usar uma pinça avulsa, acionada por cabo...

valdir rainer
27/12/2010, 11:35
Pessoal,

O Leoni matou a questão ok!
Imagina se vc precisar acionar este freio numa emergência?
Quantas capotadas vcs acham que vai dar? umas 3 ou 5?
hehehe!

Agradeço e abs,

É por isso que eu disse só com o carro parado,agora se é melhor ficar sem freio de mão numa descida,só segurando pelo motor aí é outra coisa
O que é melhor,ficar sem freio de mão nenhum ou ter pelo menos um que segure ele parado,sabendo que numa inspeção se vc acionar esse freio de mão seu jeep vai passar na inspeção.


Caveso a ideia seria fazer com um patim,igual a do desenho ou com 2 patins igual ao freio de mão do cj3 ,só que no lugar da lona seria colocado estria em V,para que na hora que fosse soltar o freio ,ele soltaria sem encavalar.
Só tem um detalhe,o freio só poderia ser acionado depois do jeep parado,porque se for acionado com o jeep em movimento com certeza iria gastar as estrias muito rápido.
Estive analisando o freio do meu jeep,e na traseira uso o do kadet,e pelo que vi daria para colocar sem problemas,só não sei ainda como colocar estrias por dentro do disco,talvez seria feito no próprio disco quando fundido,ou talves uma estria separada e depois prensada e parafusada no disco.

CAVESO
27/12/2010, 12:26
Valdir,

O sistema que vc imagina é bacana, mas o problema são os dentes....

Imagine a situação: você descendo um morro e um cano de freio se rompe.......

Com freio de mão, você junta nele e consegue frear pelo menos as rodas traseiras..

É a isso que o marilson se referiu...

Se desce pra usar uma lona de freio por dentro do disco seria uma maravilha sim...

O problema é que não cabe nada lá...

Luca
29/12/2010, 22:01
Marilson,

Estive acompanhando seu tópico de longe, esperando ter um tempinho para escrever. Na realidade, tenho um problema ainda maior pois os eixos do meu ViraLatas são de Toyota Bandeirante, o que complica um pouco mais as coisas.

Como queria freios a disco também nas rodas traseiras do meu, acabei fazendo eu mesmo a adaptação, com um kit utilizado na dianteiro de Band, produzido pelo Mauro da SuperBreak. Na dianteira, usei conjunto de pinças e discos originais da Band. Freia muito bem, mas não tem freio de estacionamento nas rodas traseiras.

Acabei por adquirir um conjunto do Berga, da UBD, e instalei-o na saída da caixa de transferência (Jeep). Infelizmante.

Portanto, se vc desenvolver um sistema para eixos de Band, já tem um comprador. E não fui só eu quem instalou eixos de Band no Engesa.

Mais detalhes sobre o freio, estão nas páginas 10 e 11 do tópico do ViraLatas. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45755

[]´s