PDA

Ver Versão Completa : BOBINA DE ALTA



Fabiano-SL
08/04/2005, 09:59
Olá pessoal!

Tem algum problema colocar bobina de alta do jeep com motor original hurricane 4cl.?

Pra quem tem $$$$ (eu não tenho :cry: )dê uma olhada aí abaixo: :shock:

Bobina de alta potência universal ACCEL SUPER COIL ACC-140001 R$404,65

Esta bobina ACCEL SUPER COIL proporciona subida de giro mais rápida e aumenta o tempo de duração da faísca além de melhorar a performance. Seu invólucro preenchido com óleo, lhe proporciona uma operação a temperaturas mais baixas aumentando assim sua vida útil. Acompanha suporte para montagem e resistência apropriada ao modelo. Vendida individualmente.

leopoldo
08/04/2005, 10:05
Não tem problema algum desde que seu jeep seja 12V, mas não espere que só isso faça alguma maravilha no hurricane.

Quer tirar proveito desse dispositivo?

Arrume uma ignição eletrônica completa.

Jeep Amarelo
08/04/2005, 10:19
Não tem problema desde que sua ingnição seja eletrõnica, caso seja com platinado se vc ligar essa bobina vai dereter tudo, os cabos de vela devem estar em bom estado também, eu uso a bobina do gol mi no meu jeep que tem motor 6cc da c20 a diferença que senti é na hora de ligar o motor de manha e nas retomadas de marcha, eu uso tambem as velas de 4 eletrodos e cabos accel.

leopoldo
08/04/2005, 11:51
Jeep Amarelo,

Vai derreter tudo o que? Seja mais específico !

O máximo que pode acontecer é ele não usar fio resistivo ou shunt e queimar o platinado. Mas isso só acontece se ele não lê manual de instalação.

Fabiano-SL
08/04/2005, 12:09
Eu montei um circuito antigo daquelas ignições assistidas, onde um transitor de alta potencia faz a função do platinado....está funcionando bem a uns 6 meses... e notei uma ligeria melhora no jeep com este sistema.

Um amigo meu disse para eu colocar um bobina de alta, mas fiquei em dúvida se devo ou não proceder...

[]'s

leopoldo
08/04/2005, 13:34
Bom, não vai ter 100% do desempenho da ignição transistorizada mas já ajuda bastante.

Só tenha o cuidado de ver o fio resistivo, se necessário e o retorno do arranque.

Fabiano-SL
08/04/2005, 17:02
Valeu!

Irei verificar....

Thiago Rodeghel
08/04/2005, 19:29
Putz mais de 400pilas nessa bobina :shock: :shock: :shock:

Já achei por menos. Por 90,00 coloca uma do Gol MI original da Bosch, que tem praticamente o mesmo desempenho dessa Accel, ainda mais para um motor original do Jeep. Ainda prefiro as MSD Blaster, acho melhor não precisa ficar com uma bobina desse tamanho :roll:

Dá uma pesquisada melhor se for instalar uma Accel, tem preço melhor por aí :wink: . Na minha MSD paguei 230,00 :)

[s]

Fabiano-SL
08/04/2005, 19:40
Fala Thiago!

Cara, eu nem penso em colocar esse negócio de 400 pila!!! só coloquei para mostrar pra galera... Vou procurar uma BEM MAIS BARATA :D

Mas essa aí da foto é bacana.... amarelinha combina com o jeep do Lassis e do Keko....

Falow....

Mozer
08/04/2005, 19:48
Uma bobina muito boa para se usar com ignicao eletronica eh a do VW 1.6/1.8/2.0 MI. Pois a tensao de saida desta bobina eh bem alta, desta forma voce pode usar maior abertura no eletrodo das velas de ignicao.
A tensao chega a ser mais alta que a Accel Super Coil e custa no maximo 50 mangos.

Desculpem a acentuacao.

Abracos

Sukys
09/04/2005, 02:13
Tem algum problema colocar bobina de alta do jeep com motor original hurricane 4cl.?

Bobina de alta performance vai bem em motores de alta performance, nada impede de ser utilizada em motores, digamos, mais tranqüilos, mas antes disso é preciso avaliar se realmente existe a necessidade, caso contrário gastará dinheiro para trocar seis por meia dúzia.


Bobina de alta potência universal ACCEL SUPER COIL ACC-140001
Esta bobina ACCEL SUPER COIL proporciona subida de giro mais rápida e aumenta o tempo de duração da faísca além de melhorar a performance. Seu invólucro preenchido com óleo, lhe proporciona uma operação a temperaturas mais baixas aumentando assim sua vida útil. Acompanha suporte para montagem e resistência apropriada ao modelo. Vendida individualmente.

Não sei de onde você copiou este texto, mas se a idéia de quem escreveu era realçar as vantagens de um produto de ALTA PERFORMANCE, consequentemente para uso onde o que interessa é a técnica e não conversa à toa, pelo menos poderiam QUANTIFICAR as diversas propriedades importantes da bobina e não as besteiras que colocaram, e para este texto virar piada só faltou dizer que o óleo utilizado é o Ascarel...

Nesta bobina o tamanho impressiona (boa parte do volume é do próprio invólucro, a bobina própriamente dita fica escondidinha lá dentro), a cor amarelo-espanto chama a atenção, mas é coisa projetada há mais de trinta anos e de lá para cá continua a mesma, completamente fora da atual realidade de mercado, principalmente do mercado de preparação.
No link www.mrgasket.com é possivel fazer o download do catalogo de produtos da Accel e constatar que de todas as bobinas de lá justamente esta é a que menos tem a oferecer, menos até do que as atuais "simples" bobinas originais encontras em motores injetados, e se ainda está em linha é porque vende, principalmente para o "terceiro mundo". Sem falar de que, por aqui, existe muita falsificação barata (desta bobina e cabos com a marca Accel), que são fabricados na Ásia e distribuídos principalmente para a América Latina. A TV Globo já fez matéria à respeito de produtos falsificados e o amarelão destes produtos "made in xing-ling-li" chamava a atenção até de quem não queria ver. Isto explica o porque de tanta variação de preço nos produtos vendidos por aqui, o que não garante que o mais caro seja justamente o original.
Por outro lado, a imensa maioria dos que fazem uso deste tipo de bobina (e muitas vezes dos cabos), mesmo quando originais, o faz por absoluta falta de conhecimento e REAL necessidade, e Tunning por Tunning até que o visual fica interessante, resta saber se o valor pago justifica o visual.


Eu montei um circuito antigo daquelas ignições assistidas, onde um transitor de alta potencia faz a função do platinado....está funcionando bem a uns 6 meses... e notei uma ligeria melhora no jeep com este sistema.

Fabiano, sem querer ser chato e sim pensando nas pessoas que não conhecem ignição, vamos colocar a questão de forma mais clara e evitar interpretações erradas.

A função básica do platinado é gerar, de forma sincronizada, a faísca com o ciclo do motor, logo o transistor de alta potência (e todo o resto do circuito eletrônico) não faz a FUNÇÃO do platinado. O que a eletrônica faz é TRANSFERIR a alta corrente circulante pelos contatos do platinado para o transistor de potência, aumentando, desta forma, a vida útil destes contatos, nada mais nada ou nada menos do que exatamente isso.
Aumentando a vida útil dos contatos diminui a necessidade de ajustes no platinado, consequentemente aumenta-se a PROBABILIDADE do motor funcionar adequadamente por um período maior. Digo "probabilidade" porque poupam-se os contatos mas não os demais desgastes mecânicos inerentes ao platinado. Embora em freqüência muitíssimo menor, os ajustes continuam sendo obrigatórios, e se o platinado estiver baleado ou mal ajustado não existe eletrônica no mundo que vai corrigir o problema.
Aumentar a vida útil dos contatos já é uma grande coisa, mas fora isso a eletrônica que assiste ao platinado não trás nenhum outro benefício, não existem ganhos de qualquer espécie junto ao resto do sistema de ignição e muito menos melhora na eficiência do motor, e desde que a ignição esteja bem ajustada - existindo ou não eletrônica para dar conta da corrente - qualquer percepção de melhora fica absolutamente por conta da subjetividade.
A única vantagem que este tipo de circuito eletrônico proporciona junto ao platinado se resume à menor necessidade de manutenção ou, de outra forma, oferece maior garantia de que o sistema de ignição funcionará AJUSTADO por maior período de tempo.

Resumindo, este tipo de circuito não oferece ganhos e sim evita perdas, e quem já está acostumado em ajustar platinados com frequência não está perdendo nada, a não ser tempo!:lol:

Só por curiosidade, como foi você que montou o circuito, poderia dizer qual é o tipo de transistor de potência utilizado?

Abraços,

Fabiano-SL
09/04/2005, 06:24
Fala Sukys!

Copiei aquelas informações de um site, mas não estou interessado naquela bobina...até pq ela é mais cara que o meu motor :shock:

É claro que este antigos circuitos de ignição assistida, não são as meninas dos olhos para nós, o ideal seria colocar um modulo moderno, substituir o distribuidor, etc, etc, etc... mas aí entra o custo beneficio: será que vale a pena colocar ignição eletronica, retrabalhar o distribuidor, em um motor antigo? ou melhor colocar um motor moderno já com estes dispositivos? COmo não pretendo trocar de motor, este circuito foi uma solução antiga barata pra um motor antigo barato... :D

Sei q o circuito não substituiu a ignição eletrônica, mas ele é o principio da mesma... :roll:

Veja a reportagem da revista aí no anexo: leia Nosso Sistema e veja o gráfico. Lembre-se que é dos idos de 1980, na epóca eu tinha um computador TK85 :shock:

Outra coisa, como foi colocado um comutador no circuito, eu tenho a opção de voltar para o sistema de ignição normal, nos teste que fiz, posso de garantir que o motor fica mais suave no funcionamneto e em subidas ganha significativa potencia, realmente tem diferença, nada de subjetivo...

O transistor utilizado foi um bu208.

[]'s

Sukys
11/04/2005, 03:08
Copiei aquelas informações de um site, mas não estou interessado naquela bobina...até pq ela é mais cara que o meu motor

Não é cara demais para o seu motor e sim cara demais para qualquer motor, mas como é "made-in-outro-lugar" tem gente que compra. Aliás, se algum gringo lançar titica de galinha em lata, colocar o nome comercial de Merdox Plus e anunciar como aditivo para motor, vai ter fila de caboclo querendo comprar...:lol:
Situação do tipo só diminui com informação e bom senso.



É claro que este antigos circuitos de ignição assistida, não são as meninas dos olhos para nós, o ideal seria colocar um modulo moderno, substituir o distribuidor, etc, etc, etc... mas aí entra o custo beneficio: será que vale a pena colocar ignição eletronica, retrabalhar o distribuidor, em um motor antigo? ou melhor colocar um motor moderno já com estes dispositivos? COmo não pretendo trocar de motor, este circuito foi uma solução antiga barata pra um motor antigo barato...

Módulo moderno... o que é um módulo moderno? O que tem de diferente no circuito que você montou de qualquer outro que não seja micro-processado? Em termos funcionais, o que existe a mais é o controle de desenergização da bobina, em termos tecnológicos, CI's que substituíram componentes discretos e componentes semicondutores mais eficientes, e em termos de compatibilidade, a diferença entre o tipo de sensor (basicamente impulsor ou Hall) e a capacidade de suportar maior ou menor corrente de saída.
Via de regra, motores antigos tem sistemas de ignição que atendem os requisitos do motor de forma apenas satisfatória, e o limite fica exatamente por conta do platinado, que restringe a possibilidade de utilizar bobinas mais potentes (maior corrente sobre os contatos) além da eterna necessidade de trocas e ajustes.
O circuito que você montou é ótimo para manter a originalidade do motor e dar uma imensa sobrevida ao platinado mantendo, como conseqüência, a eficiência do motor por igual período de tempo, pelo menos no que se refere à responsabilidade da ignição (mas existe gargalo!).
Substituindo o transistor de saída por outro de maior potência (texto abaixo) já é possível pensar em bobinas de maior potência - e eficiência - e aí sim poderá ter algum ganho realmente efetivo junto ao motor, como partida mais rápida, um pequeno incremento de potência e idêntica diminuição no consumo, marcha lenta um pouco mais estável e por aí vai. E isso acontece porque a raquítica bobina original foi projetada para fornecer faísca com intensidade SUFICIENTE para o combustível "original", que era gasolina pura. Como hoje em dia não existe mais gasolina pura e sim "gasool", e como o álcool necessita de maior temperatura para inflamar, qualquer incremento na tensão (e corrente) da faísca pode se traduzir em idêntico incremento de eficiência no motor, ou diminuição de perdas, depende do enfoque.
Evidente que isso tem um limite, e a partir do momento em que a faísca já é adequada para iniciar a queima de nada adianta incrementar sua tensão ou corrente, ou em outras palavras, se a bobina está dando conta do recado, troca-la por outra é puro desperdício de dinheiro.

Bobina dando conta do recado já é uma grande coisa mas também não é tudo. O platinado continua lá, junto com suas limitações mecânicas de funcionamento, desgastes e desajustes, dando pau sempre na hora e local errado.
Para acabar de vez com isso tudo só tem um jeito, substituir o dito por um sensor eletrônico e, se possível, da forma mais simples possível. Tempos atrás, a Bosch chegou a lançar em nosso mercado alguns kits de ignição eletrônica para os modelos de carros mais populares de então. Eram kits efetivamente "plug-and-play" que deixariam o Bill Gates vermelho de vergonha. Bastava abrir o distribuidor, tirar o platinado, parafusar o sensor Hall no lugar, colocar um rotor especial (equipado com as janelas de comutação do Hall) e instalar o módulo eletrônico no circuito, junto com a ótima bobina que acompanhava o kit.
Como isso é coisa do passado, para substituir o platinado, hoje em dia, não resta alternativa senão partir para adaptações mais ou menos caseiras, e de todas a mais adequada é justamente a mais trabalhosa, que é adaptar o sensor ao distribuidor original. A outra, menos trabalhosa (em termos) é adaptar um distribuidor mais moderno junto ao motor, só que isso implica em compatibilizar a curva de avanço com o motor, e se isso não for feito - e bem feito! - é melhor deixar o platinado em paz. A eficiência do motor agradece.

Se tudo isso vale a pena ou não depende de cada um. Tem gente que não gosta (ou não sabe) dar manutenção à ignição. Tem gente que adora ostentar penduricalhos "modernosos" sob o capô. Tem gente que leva tão à sério a originalidade que não troca nem óleo. E tem gente que gosta de fuçar e melhorar o que for possível, dentro ou fora de uma efetiva necessidade, dentro ou fora de uma razoável relação custo/benefício. Mas como isso é história para balcão de botequim vou parando por aqui...:lol:


Sei q o circuito não substituiu a ignição eletrônica, mas ele é o principio da mesma...

O seu circuito não substitui a ignição eletrônica porque ele é já é a própria ignição eletrônica, oras... :lol:


Veja a reportagem da revista aí no anexo: leia Nosso Sistema e veja o gráfico. Lembre-se que é dos idos de 1980, na epóca eu tinha um computador TK85

Ver eu vi, agora ler... está mais fácil ler a Pedra de Roseta de ponta cabeça do que este texto :lol:
Mas nem é preciso ler, com o tipo de transistor utilizado já deu para sacar que é coisa do tempo em que jogava paredão no meu Sinclair... :lol:


Outra coisa, como foi colocado um comutador no circuito, eu tenho a opção de voltar para o sistema de ignição normal, nos teste que fiz, posso de garantir que o motor fica mais suave no funcionamneto e em subidas ganha significativa potencia, realmente tem diferença, nada de subjetivo... O transistor utilizado foi um bu208.

Nada de subjetivo... OK...:wink:
Como foi você quem montou o circuito acredito que tenha bons conhecimentos de eletrônica, e partindo deste pressuposto acho que posso escrever um pouco em "eletroniquês" :lol:

A potência efetiva da faísca depende principalmente da indutância da bobina, e quanto maior for a indutância maior será a corrente no enrolamento primário, e a transferência de energia depende em muito da "qualidade" do chaveamento, que quanto mais se aproximar de uma rampa de 90º e excursionar entre Gnd e Vcc, melhor.

Como não sei exatamente qual o tipo de bobina que faz uso em seu motor vou considerar como sendo uma "genérica", de baixa impedância (e baixa potência de faísca), justamente o modelo que necessita de menor corrente no circuito primário onde, num chute muito prá baixo, deve drenar algo como 8 Ampéres (com um amperímetro você pode checar isso).
Sabendo que a tensão aplicada ao primário da bobina pode variar de uns 10 volts na partida do motor até uns 14 volts quando em carga total do alternador ou dínamo, vamos ficar com a média de 12 volts, e uma vez elegido o valor da corrente de dreno (8 Ampéres) podemos analisar melhor o circuito que faz uso.
Fazendo uso do Datasheet do BU208, o que nos interessa é a corrente em saturação (IC max = 5A) e a máxima potência dissipada (PD = 12W). Vceo passa batido, porque o limite de 700 volts está acima da força contraeletromotriz gerada pela bobina (algo em torno de 200~300 volts) e muito acima da tensão de chaveamento (12 volts).
Como potência, em Watts, é o produto da tensão pela corrente, a carga imposta pela bobina é de 96W (8A X 12V) só que o BU208 tem limite de dissipação em 12W, o que implica em dizer que sob 12 volts a corrente de coletor tem que ficar limitada em 1A, só que, sob esta mesma tensão, a corrente de dreno imposta pela bobina é oito vezes maior, acima até de IC max, que é de 5A.
Mesmo com tamanha sobrecarga este transistor não pifa (e não pifa porque o BU tem grande margem de tolerância, coisa típica de transistores projetados para circuito de deflexão horizontal de TV) mas como a freqüência de chaveamento é baixa (não passa de algumas centenas de Hertz) o BU não pifa mas também não permite uma excursão rápida entre Gnd e Vcc para chavear a bobina de forma minimamente aceitável, diminuindo consideravelmente a eficiência da dita, e você tiver acesso a um osciloscópio poderá confirmar tudo isso de forma clara e objetiva. A rampa descendente será práticamente vertical até próximo a Gnd, para em seguida subir abruptamente 1 ou 2 volts, traçando deste ponto até quase Vcc uma linha com uns 40~50° de inclinação, muito longe do ideal e que mal pode ser chamado de chaveamento.

Que o circuito funciona eu não duvido, já montei coisa do tipo fazendo uso do BU407, que é apenas um pouco mais "parrudo", só que circuitos do tipo, com transistores subdimensionados, poupam os contatos do platinado, mas em contrapartida diminuem a eficiência da bobina, então como explicar que com ele não existe subjetividade no desempenho do motor?:wink:


Abraços,

PS: caso queira algo que realmente não seja um gargalo, monte um circuito com transistores CMOS de potência na etapa de chaveamento, como o IRPF460, que tem dissipação de 280W, corrente de coletor de 20A (pico de 80A !!!!) e funciona brincando com temperaturas de até 150°

Fabiano-SL
11/04/2005, 10:25
Valeu a aula!


Ver eu vi, agora ler... está mais fácil ler a Pedra de Roseta de ponta cabeça do que este texto
Mas nem é preciso ler, com o tipo de transistor utilizado já deu para sacar que é coisa do tempo em que jogava paredão no meu Sinclair...

Vc clicou na imagem para abrir em formato maior, pois aqui em casa fica bom de ler com este procdimento... ah! encontrei um do tempo do sinclair.... horas digitando em basic os jogos e mais horas esperando processar com fitas K7 :shock: sabes que eu ainda tenho meu TK85... :shock:

[]'s DO TEMPO EM QUE "ENTER" ERA "NEW LINE" e DO JEEP COM PLATINADO :D

matrakaum
17/08/2008, 18:45
Boa Noite!!
Aproveitando a aula, embora um pouco tarde, gostaria de pedir a ajuda.
Hoje, pela primeira vez, mexi no distribuidor. Mais precisamente, adivinhem!!!, no platinado.
O Caroço ficou uma semana sem ligar aí resolvi que hoje seria o dia. Liguei, demorou um pouco mas pegou, puxei o afogador e, de repente, parou.
Mexe daqui, mexe dali...mexi no distribuidor, na verdade criei coragem. Levem em consideração que eu nunca tinha feito isto.
Para mim o platinado estava colado, briguei muito até conseguir tirar ele. Peguei um velho que eu tinha e coloquei...pronto! Bati na chave e ligou. Dei uma volta e, pode ser subjetivo, ficou mais forte....mas, não é subjetivo, parou de falhar nas retomadas, algo que ele vinha fazendo nos últimos tempos.
Bom aí vai...O que eu posso fazer para realmente melhorar, não precisa ser muito, o sistema de ignição.
Eu ganhei do meu primo uma bobina do Gol MI...na verdade eu pedi. Vi aqui no fórum que tinham colocado e ele tinha uma lá jogada...aí ele me deu.
Eu não quero colocar ignição eletrônica. Acho o gasto muito alto, tenho outras prioridades como trocar os rolamentos.
Pensei em colocar o Sistema do Marcelo (Dedobroca), mas como não entendo nada e não quero ser enganado, venho pedir-lhes ajuda.
Uso as velas comuns, posso substituir. Cabos Resistivos, eu acho, de 8,5 mm, acho que é isto tb.
Fico no aguardo amigos.

Um abraço,

Santoro
17/08/2008, 19:25
se vc colocar essa bobina do gol mi , com platinado, vai fritar tdo, o ideal seria colocar uma ignição eletronica msm . cabo resistivo sem uma boina de boa qualidade de nada adiantam, eh gastar dindin . n conheço o kit do marcelo, pra poder opinar

victor massinha
18/08/2008, 09:48
fala fabiano!!
o pessoal ja disse antes mas vou ressaltar, se for para vc trocar a bobina coloque a do gol Mi da bosch, vc vai pagar uns $90, mas vale a pena, aquelas bobinas grandonas da accel e tudo mais é besteira:stop: alem de serem + caras. se vc der uma pesquisada vera que carros de arrancada ou estes com motores preparados usam esta bobina do gol!
tenho uma no meu jeep e a diferença é sentida, ate quando vou abastecer o consumo melhorou, no "massinha" tenho motor opala 4cc e igniçao eletronica, mas quando coloquei a bobina na 1º vez ela derreteu logo no primeiro dia, pois nao tinha feito o terra direito:putz:(isso que da querer da um de eletrecista), solucionado o problema ela nao tem mais me dado dor de cabeça, pelo contrario so alegria:dance:.
é um investimento que vale a pena vc nao ira se arrepender!
abraços...

Danniel Pizatto
18/08/2008, 10:54
PS: caso queira algo que realmente não seja um gargalo, monte um circuito com transistores CMOS de potência na etapa de chaveamento, como o IRPF460, que tem dissipação de 280W, corrente de coletor de 20A (pico de 80A !!!!) e funciona brincando com temperaturas de até 150°

Apesar da capacidade de corrente ser menor, existe alguma vantagem em usar o IRGB14C40?

matrakaum
18/08/2008, 11:12
Então, devo concluir, que sem a ignição não há nada ou, ao menos, muito pouco que possa ser feito. Além, é claro, de trocar os cabos de vela. É isto?

Sukys
18/08/2008, 16:01
... se vc der uma pesquisada vera que carros de arrancada ou estes com motores preparados usam esta bobina do gol!

E se der uma pesquisada também encontrará diversos relatos de usuários de carros de rua, que ficaram na mão com o uso desta bobina.

Motor de carro de arrancada funciona apenas por alguns minutos, e se nada pifar durante os 10~15 SEGUNDOS que dura uma prova, depois disso pode pifar à vontade.


tenho uma no meu jeep e a diferença é sentida, ate quando vou abastecer o consumo melhorou..

A melhora existe, principalmente em alto giro, mas não existe confiabilidade. Bobina ou módulo podem pifar daqui há um ano, ou nos próximos minutos de uso.


no "massinha" tenho motor opala 4cc e igniçao eletronica, mas quando coloquei a bobina na 1º vez ela derreteu logo no primeiro dia...

Se acha que agora está tudo ok, use o jipe por uns dez minutos, pode ser até em marcha lenta, e tente colocar a mão na bobina.

Se quiser entender a explicação técnica:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19658&page=4

.:

victor massinha
18/08/2008, 18:10
ola sukys!
bem eu estou satisfeito com a minha bobina! e quando vc diz que tem gente insatisfeita com ela nao duvido pois tbm esta sujeita a falhas como qualquer outro componente do jeep! se eu tivesse desistido dela logo de cara tbm seria membro deste time.
realmente ela esquente bastante quando fica ligada por periodos mais longos:( obrigado pelas dicas eu vou dar uma olhada com meu consultor tecnico:mrgreen: rsrs os fatores citados no outro topico para verificar se o risco de ela derreter novamente é presente! ate la espero que isso nao aconteça novamente e continue me trazendo alegrias como esta fazendo ate agora!! depois da vereficaçao eu postarei aqui no forum!
abraço...

matrakaum
19/08/2008, 10:56
Sukys o que vc. aconselharia para melhorar o desempenho e confiabilidade do sist.?

Um abraço à todos.

Sukys
19/08/2008, 15:17
Dê uma olhada no que já rolou neste tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41071&page=6

.:

DIGO-RS
19/08/2008, 18:56
Caro Sukys!

Dei uma lida na explicação que voce deu no forum dos nivas sobre o uso de bobinas do gol mi!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19658&page=4
Quero relatar para vc e para os amigos que este final de semana, estava andando com o meu jeep das 8:00 da manhã até as 19:00, para testar meu novo investimento uma bobina do gol mi!!! Que esta instalada junto com uma ignição eletronica da bosch que tenho instalada a anos no meu motor OHC, ao chegar no final do dia o jeep simplesmente desligou ao abrir o capô verifiquei que a bobina e o módulo estavam quentes algo que nunca acontecia com a antiga bobina bosch vermelha.
Ao dar arranque novamente verifiquei que estava ocorrendo uma grande fuga de carga da bobina Mi, o que estava impedindo o jeep de ligar novamente, tirei a bobina e instalei a antiga bosch vermelha e o jeep pegou na hora!!!!!
Duvidas:
Existe alguma alteração necessária para instalação da bobina do gol Mi?
Devo trocar a bobina do gol Mi pela minha antiga?

Aguardo sua resposta pois estou solicitando a troca da bobina por uma nova pois ela esta na garantia mas caso a provabilidade de isso acontecer novamente seja grande eu instalo minha velha bobina que nunca me incomodou!!!!!!

Sukys
19/08/2008, 19:57
É como eu já escrevi, Digo, pode durar meses ou apenas um dia, mas uma hora pifa, e quem não acredita na lei de Ohm pode dar de cara com a lei de Murphy, porque geralmente pifa na hora em que não devia. :-)


Duvidas:Existe alguma alteração necessária para instalação da bobina do gol Mi?

Para fazer uso de QUALQUER bobina plástica só com controle muito preciso no tempo de carga, e isso só é possível com circuito microprocessado e um ótimo amplificador de corrente, e mesmo assim o resultado não justifica o empenho.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=423075&postcount=28

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29560&page=4


Devo trocar a bobina do gol Mi pela minha antiga?

Não só deve como deve. :-)


Aguardo sua resposta pois estou solicitando a troca da bobina por uma nova pois ela esta na garantia...

Espero que você tenha sorte na troca porque foi feito uso indevido da bobina, e isso anula a garantia. Quem lhe vendeu pode até fazer a troca por conta própria, mas por parte da Bosch não haverá reposição em garantia porque eles conseguem identificar o motivo da queima.

.:

DIGO-RS
19/08/2008, 22:47
Valeu Sukys!

Mais uma dúvida:
Considerando o meu motor um OHC com ignição eletronica tem um modelo específico de bobina que eu posso utilizar, pois a minha antiga não esta boa....

DIGO-RS
19/08/2008, 22:52
Sukys mais uma pergunta>>>>
Será que tive algum dano na minha ignição devido ao fato de ter esquentado e de ter trabalhado o dia inteiro com uma corrente maior?????

turboroe
20/08/2008, 00:08
ola sukys!
bem eu estou satisfeito com a minha bobina! e quando vc diz que tem gente insatisfeita com ela nao duvido pois tbm esta sujeita a falhas como qualquer outro componente do jeep! se eu tivesse desistido dela logo de cara tbm seria membro deste time.
realmente ela esquente bastante quando fica ligada por periodos mais longos:( obrigado pelas dicas eu vou dar uma olhada com meu consultor tecnico:mrgreen: rsrs os fatores citados no outro topico para verificar se o risco de ela derreter novamente é presente! ate la espero que isso nao aconteça novamente e continue me trazendo alegrias como esta fazendo ate agora!! depois da vereficaçao eu postarei aqui no forum!
abraço...

Depois ela queima e o pessoal sai por aí espalhando que tal peça é ruim, q não presta, q é vagabunda...

Botar bobina de MI direto sem resistência numa ignição com platinado é a mesma coisa que colocar 1 tonelada num carro que aguenta 500kg.
Ele vai andar por algum tempo, mas daqui a poco tu ta sem suspensão.

E o pior não é isso, o pior é q o pessoal lê numa página de fórum que alguém comprou tal peça e botou no jeep e ficou bom e vai lá e gasta uma grana pra colocar também, sem no minimo uma estudadinha básica, sendo que cada jeep é um jeep, e levando em conta que são carros com no minimo 30 anos, a maioria ja está longe de ser original.


Minha dica é: não leiam dicas, heheheh
estudem, aprendam alguma coisa antes de gastar dinheiro. Duvido que alguém que disse q comprou bobina do MI saiba o porquê de estar comprando... deve ter comprado pq leu numa página de fórum que alguém comprou e funcionou bem por 2 dias...
É incrível como as pessoas gastam dinheiro com coisas desnecessárias por pura preguiça de pensar ou de estudar o caso. Depois vêm dizer que não tem tempo pra estudar essas coisas.... mas tempo pra ficar testando 3 bobinas diferentes (pq a primeira queimou... e aí foi preciso mais um dia pra testar a segunda, que também queimou).


É o típico caso dessas bobinas importadas... Se eu fosse gastar 400 mangos em alguma coisa eu ia querer pelo menos saber como funciona.
Uma bobina é "um monte de fio enrolado"... é um transformador! por que um transformador de 400 reais importado iria ser melhor que um nacional de 50? Se alguém saiu atrás de uma resposta pra isso, ja é um começo.
Óbvio que não to querendo que todo mundo saia por aí virando engenheiro elétrico só pra mexer na ignição do jeep, mas, quem não sabe com o que está gastando seu dinheiro pelo menos se dê o respeito de não gastar só pq alguém disse q funciona e q fica bom.

e foi mal amigos, acordei de mal humor hj
heheheheh (mas o papo é sério)

Sukys
20/08/2008, 02:40
Entendi sua broca e concordo contigo, mas vamos ponderar algumas coisas:


Botar bobina de MI direto sem resistência numa ignição com platinado é a mesma coisa que colocar 1 tonelada num carro que aguenta 500kg.

Com platinado só funciona por alguns minutos, é o tempo de derreter os contatos ou torrar a bobina.
Com ignição eletrônica também não tem saída, porque se fizer uso de resistor ballast o dito cujo vira uma churrasqueira e, pior, manda a faísca para o buraco, ficando pior do que com o uso de bobina original.


E o pior não é isso, o pior é q o pessoal lê numa página de fórum ...

...numa página de fórum de arrancada, e acha que só porque alguém usa em competição servirá em qualquer carro.
E cá entre nós, quem entende de preparação de motores faz uso de coisa muito, mas muito mais eficiente.


Uma bobina é "um monte de fio enrolado"... é um transformador! por que um transformador de 400 reais importado iria ser melhor que um nacional de 50?

Da mesma forma que existem jipes e jipes também existem bobinas e bobinas, e o preço de qualquer coisa tem a ver com qualidade e/ou escala de produção, mas a questão não tem a ver com preço e sim com a finalidade de uso, e aí o bicho também pega quando o assunto é jipe, porque a bobina do Mi deixa muito a desejar no quesito isolação.

Dúvidas? Jogue água na bobina, simulando uma travessia de alagado ou coisa do tipo. A chance de trincar a isolação por choque térmico é muito grande e aí, baubau.

Tá certo, vai aparecer gente falando que já fez isso e bla bla bla, mas aí é a mesma situação de quem fez uso e teve problemas, e de quem AINDA não teve.


Bobina asfáltica e bobina plástica, conceitos semelhantes mas não idênticos.
Bobina asfáltica foi projetada para trabalhar com tempo de carga variável e bobina plástica com tempo de carga fixo, e fazendo uso de controle via sensor de distribuidor, sem chance, porque QUALQUER bobina plástica abre o bico. Pode demorar um pouco, mas abre.

.:

Sukys
20/08/2008, 03:10
Valeu Sukys!Considerando o meu motor um OHC com ignição eletronica tem um modelo específico de bobina que eu posso utilizar, pois a minha antiga não esta boa....

Entenda o módulo como sendo um relé e a bobina como sendo um farol. Se a corrente drenada pelo farol for menor que a suportada pelos contatos do relé, tudo bem. Se for maior, encrenca à vista.
Qual é a corrente suportada pelo módulo que está no seu jipe?
Só tenho como afirmar uma coisa, ela é compatível com a bobina que faz par, original. Saiu disso é chute no escuro.


Sukys mais uma pergunta. Será que tive algum dano na minha ignição devido ao fato de ter esquentado e de ter trabalhado o dia inteiro com uma corrente maior?????

Estresse não acontece só em componentes mecânicos, eletrônica também sofre com isso, seja por choque térmico ou mecânico, e de lambuja também por excesso de corrente ou tensão, e se existe alguma forma relativamente simples de identificar estresse em componentes mecânicos, em eletrônica não tem.
Talvez o módulo funcione perfeitamente por muito tempo, talvez não, e pra saber só usando.

.:

victor massinha
20/08/2008, 08:30
Depois ela queima e o pessoal sai por aí espalhando que tal peça é ruim, q não presta, q é vagabunda...

Botar bobina de MI direto sem resistência numa ignição com platinado é a mesma coisa que colocar 1 tonelada num carro que aguenta 500kg.
Ele vai andar por algum tempo, mas daqui a poco tu ta sem suspensão.

E o pior não é isso, o pior é q o pessoal lê numa página de fórum que alguém comprou tal peça e botou no jeep e ficou bom e vai lá e gasta uma grana pra colocar também, sem no minimo uma estudadinha básica, sendo que cada jeep é um jeep, e levando em conta que são carros com no minimo 30 anos, a maioria ja está longe de ser original.


Minha dica é: não leiam dicas, heheheh
estudem, aprendam alguma coisa antes de gastar dinheiro. Duvido que alguém que disse q comprou bobina do MI saiba o porquê de estar comprando... deve ter comprado pq leu numa página de fórum que alguém comprou e funcionou bem por 2 dias...
É incrível como as pessoas gastam dinheiro com coisas desnecessárias por pura preguiça de pensar ou de estudar o caso. Depois vêm dizer que não tem tempo pra estudar essas coisas.... mas tempo pra ficar testando 3 bobinas diferentes (pq a primeira queimou... e aí foi preciso mais um dia pra testar a segunda, que também queimou).


É o típico caso dessas bobinas importadas... Se eu fosse gastar 400 mangos em alguma coisa eu ia querer pelo menos saber como funciona.
Uma bobina é "um monte de fio enrolado"... é um transformador! por que um transformador de 400 reais importado iria ser melhor que um nacional de 50? Se alguém saiu atrás de uma resposta pra isso, ja é um começo.
Óbvio que não to querendo que todo mundo saia por aí virando engenheiro elétrico só pra mexer na ignição do jeep, mas, quem não sabe com o que está gastando seu dinheiro pelo menos se dê o respeito de não gastar só pq alguém disse q funciona e q fica bom.

e foi mal amigos, acordei de mal humor hj
heheheheh (mas o papo é sério)
eu sei que quando alguem le este tipo de depoimento sobre a bobina dizendo que ja tinha queimado ela anteriormente pensa que foi colocada por ter visto em outros carros mais preparados e pensou: "uau! meu jeep vai andar igual a esse carro" sem estudo nenhum!! mas nao foi isso que aconteceu nao:discordo:
antes da compra desta bobina foi feito muito estudo sobre ela, varias perguntas a quem entende do assunto e quem ja a tem nos jeeps! porque gastar $90 a toa, me desculpe, mas nao tenho dinheiro sobrando para colocar alguma coisa só pq achei legal!
a primeira vez é unica que queimou foi por falha tecnica de instalaçao alem de outro fator, a chave ficou virada acidentalmente por mais de 20 minutos, quando vou dar partida percebemos que a bobina tinha queimado. agora deve estar pensando, se estudou tanto pq a bobina queimou, todos cometem erros, e realmente foi uma falha causada por desatençao! solucionado o problema de isolaçao e tudo mais outra bobina foi adquirida e reinstalada e nao vem apresentando mais problemas. entao eu acho que deve ter gente que faz esses tipos de coisa sem instruçao tecnica nenhuma, apenas achou legal vai la e compra pq tem dinheiro sobrando?! tem sim :parede: !mas eu pelo tentei entender como ela funciona e se realmente seria um investimento que valeria a pena, para mim ate agora nao esta me apresentando descontentamento, e espero que continue assim!
masmesmo assim obrigado por mostrarem seus pontos de vista! assim quem sabe quando alguem ler um topico, igual nosso amigo falou, pense duas vezes antes de instalar e procure pelo menos ter um minimo de conhecimento tecnico sobre o funcionamento do equipamento!
obrigado...

Sukys
20/08/2008, 14:02
antes da compra desta bobina foi feito muito estudo sobre ela, varias perguntas a quem entende do assunto...masmesmo assim obrigado por mostrarem seus pontos de vista

E qual foi o estudo efetuado?
E quais foram as respostas de quem entende do assunto?
Forneça detalhes e vamos conversar de forma clara e objetiva. Fórum não é pra isso?

Numa boa, Victor, se você quer fazer uso de coisa do tipo ninguém tem nada a ver com isso, muito menos eu, mas por uma questão de princípios é que chamo a atenção dos OUTROS foristas para este tipo de utilização, e não faço isso com o uso de simples ponto de vista e sim com informação TÉCNICA passível de explicação e comprovação, e a minha preocupação não é com uma bobina que esquenta e sim com o risco LATENTE de pane IMEDIATA, e é o nível de segurança quem determina a diferença entre voltar pra casa com tranquilidade, ficar no meio do caminho ou até se envolver em acidente.

Só isso.

.:

victor massinha
20/08/2008, 14:33
sukys, fico muito agradecido pela preocupaçao em tentar mostar tudo o que pode acontecer com a instalaçao de determinada peça sem ser original, e tbm agradeço pelo vasto conhecimento tecnico qua vc demonstrou aqui no topico:concordo:
percebe-se que entende mais do assunto do que eu, e respeito muito isso, nunca deixo de escutar ponto de vistas dos outros, pois o motivo de eu estar aqui no forum é para isso, aprender com quem sabe mais e tentar ensinar o que aprendi com pessoas como voce para os que menos conheçem, que futuramente teram um amplo conhecimento tbm.
minha pesquisa e estudo sobre a pré compra da bobina do gol mi foi pesquisar em outros forums de preparaçoes (tbm achei gente que falava mal) perguntei para eletricistas amigos meus, jeepeiros por sinal, que falaram que seria uma boa, tbm falaram dos riscos, fui em mecanicas especializadas aqui da regiao que mexem com isso para saber o ponto de vista, e estes tbm tinha quem dissese que nao valeria a pena. mas depois de tudo isso cheguei a conclusao de que tinha mais gente falando bem do que falando mal, e resolvi arriscar apostando que daria certo, afinal ninguem consegue ter um ponto de vista PROPRIO com a opiniao dos outros. precisei eu mesmo constatar que valeria a pena, e como disse anteriormente apesar do meu primeiro descontentamento estou satisfeito com os resultados apresentados atualmente e esperando para que nada de mal aconteça, e mesmo que venha acontecer tenho uma bobina reserva, afinal jeepeiro que é jeepeiro sempre tem peça sobrando na viatura nao é?:mrgreen: sempre devemos esperar pelo pior, afinal estamos sujeitos a tudo.(nao esperando que aconteça, logico)
mas sukys obrigado mais uma vez por ter compartilhado seu conhecimento conosco afinal forum é para isso certo?!:D
fico esperando adquirir mais informaçoes pois quando for aconselhar alguem a fazer o mesmo tbm possa apresentar os riscos de forma tecnica e ter uma justificativa mais clara sobre o que pode ou nao acontecer.
obrigado:concordo:

victor massinha
20/08/2008, 14:39
espero que agora atraves de experiencias vividas meu simples ponto de vista possa se tornar mais tecnico e preciso, e ao inves de simplismente aconselhar por isso ou por aquilo possa dar um detalhamento mais amplo e tecnico coisa que nao tinha antes da aquisiçao do produto.
valeu...

TOBIAS
20/08/2008, 16:41
Boa tarde senhores,

Absorvi tanta informação neste topico que fiquei zonzo, serio, e gostaria de dirigir as minhas duvidas ao Sukys, (que aula em, o cara entende visse).

Sukys por gentileza sera que tu podia me orientar na estalação do meu sistema de ignição?

Não pretendo colocar ignição eletronica pois o meu motor é um bf 161, e sim o sistema do comentado debroca (Sistema de ignição assistida para motores com platinado). O modulo ja esta comprado.

Meu jeep, recem comprado, que só rodei com ele duas vezes, e inventei de fazer reforma vai precisar de sistema eletrico novo.

Sukys se não for pedir muito, e por gentileza será que tu poderia me orientar na composição da ignição e compra da bobina, cabos de vela, platinados etc e etc e tal, dando nome aos bois.

Ficaria muito grato pela atenção.

um abraço.

Sukys
20/08/2008, 18:16
Tobias, todas as informações pertinentes à instalação e uso deveriam constar do manual do produto, assim como as informações técnicas de praxe, e na falta disso só com o "pai da criança", porque a unica pessoa que sabe das REAIS características é justamente quem fez o módulo.

.:

Sukys
20/08/2008, 18:19
...tenho uma bobina reserva, afinal jeepeiro que é jeepeiro sempre tem peça sobrando na viatura nao é? sempre devemos esperar pelo pior, afinal estamos sujeitos a tudo...

-Se o sistema de ignição é confiável não existe necessidade de bobina de reserva.

-Uma coisa é levar peça sobressalente até por excesso de zelo, e outra bem diferente é levar peça de reserva por falta de confiabilidade.

-Não devemos esperar pelo pior, mas devemos nos PRECAVER contra o pior.


No mais, os conceitos básicos sobre elétrica são de emprego universal e estão à disposição pela web.

Google, palavra chave "lei de ohm"

Com ela nem é preciso ser especialista em sistemas de ignição e nem entrar em detalhes sobre limitações de tempo de carga, basta obter o valor da resistência do primário de uma bobina original, o valor de uma plástica qualquer e confrontar o resultado de consumo, seja em ampéres ou em watts, e tentar entender em que condições o circuito funciona com uma carga três vezes maior.

E para quem não quer perder tempo com leis da física, é só substituir a bobina asfáltica pela plástica, deixar o carro funcionando por alguns minutos, e se nada pifar, tentar entender o porque que a bobina, o módulo eletrônico, a fiação e os conectores esquentam tanto.

Daí em diante, que cada um interprete o resultado da forma que bem entender e que faça aquilo que achar mais conveniente. :concordo:

.:

Sergio Rocha
20/08/2008, 18:23
Grande Surkys

É sempre um prazer ler sua explicações.Pena que eu não entendo nem a metade.:parede:

Vou aproveitar e pedir carona. Qual a bobina que vc usaria num motor de opala 4 cil. com ignição eletronica.

[]'

CAPITÃO
20/08/2008, 22:16
Amigos Do Forum, Tenho Um Cj5, Motor Original 6 Cilindros, Com Ignição Eletronica. Acontece, Que A Bobina La Instalada Não Possui Nenhuma Identificacao, E Como Quero Deixar Uma De Reserva No Jeep, Gostaria De Saber Qual A Bobina Ideal.

Sukys
20/08/2008, 23:21
Sergio, quer saber que bobina EU usaria?

Usaria qualquer KW12 "da vida", acompanhada do DCI-D para garantir faísca altamente energética em qualquer regime de giro, e de lambuja ficar com limite de giro seletivo, corte de giro, controle de sub e sobre-tensão de alimentação, alta eficiência, baixo consumo, e como item de segurança, desarme automático.
No X12 é assim, e para aproveitar a energia de cada mililitro de combustível também tem o RCI, para eliminar as perdas do avanço centrífugo que não foi feito para gasolina com 25% de álcool, aliás, isso é característica de qualquer avanço centrífugo.

O que eu uso é isso, mas se a idéia é melhorar apenas a faísca e apenas via bobina, terá que partir para bobina importada, tipo Mallory, Crane, MSD, Accel, etc., e sem deixar de lado o amplificador de corrente, que tem que ser compatível com a bobina.

Ah, da Accel pode esquecer aquela amarela quadradona, que só serve de contrapeso.

Se procurar em sites gringos, 4X4 profi, a recomendação que encontrará para bobinas é esta. Saiu disso é CDI e distribuidor Crane com controle eletrônico sobre a curva de ignição.

.:

victor massinha
21/08/2008, 08:17
vivendo e aprendendo! obrigado pelas explicaçoes sukys, mas como o segio disse é meio complicado entender termos tao tecnicos.rsrs
abraçao...

Sergio Rocha
21/08/2008, 12:44
:concordo:



[]'

matrakaum
21/08/2008, 20:33
Olha só o que aconteceu.
Depois que eu coloquei o platinado velho o Caroço não segura mais a lenta... o platinado faz isto?
Qual a melhor maneira de se regular o sist. de ignição. Eu não gosto de regulagens de "orelha". Quero dizer que regular só no ouvido...acho isto um pouco falho...rs.

Um abraço.

netuno
07/09/2008, 18:19
Aproveitando que o tópico está sendo frequentado por experts em ignição, vou colocar uma questão que estou sem resposta simplesmente por não entender coisa alguma do assunto.
Li todo o tópico e já sei que vou levar mijada de alguns, mas peço que seja de leve, pois já chega as que levo da patroa ("quando é que vai parar de gastar $$$ nesse jeep?" etc...).

Lá vão as dúvidas:
Meu jeep é 51 com mecânica original e resolvi colocar uma ignição eletronica. Um amigo me trouxe uma Pertronix Ignitor, indicada pelo fabricante para o distribuidor que tenho no meu jeep (autolite IAD-4008).
Tira a mesa antiga, coloca a nova com o sensor, mantendo o rotor e a capa originais. Veio tb uma bobina do mesmo fabricante (máxima 40,000 V e 3.0 Ohms) construção interna de epoxy.

1- Essa bobina não é "areia demais pro meu caminhãozinho" ? Vale a pena instalar ou deixo a original ?

2- Trocando, ou não a bobina, existe necessidade de cabos e velas novas ?

3- O manual da ignição diz que se o meu sistema tem "ballast resistor", não removê-lo.
O manual da bobina diz que para aplicações normais em motores de 4 & 6 cilindros deve-se remover o resistor ( no caso da bobina de 3.0 ohms).

Obrigado, antecipadamente pela ajuda.

Abc

Sukys
08/09/2008, 03:12
Veio tb uma bobina do mesmo fabricante (máxima 40,000 V e 3.0 Ohms) construção interna de epoxy.

Os enrolamentos não são imersos em epoxy e sim em óleo, e o óleo já deixou de ser utilizado em bobinas de qualidade, há décadas.

http://www.pertronix.com/prod/ig/flame/coils/40000_volt.aspx


1- Essa bobina não é "areia demais pro meu caminhãozinho" ? Vale a pena instalar ou deixo a original ?

Esta bobina não está com esta bola toda não, tem muito exagero de marketing, mas deixando isso de lado e fazendo uma analogia, você pode acender um fogão com a faísca de uma pedra de isqueiro, com um fósforo ou com dez fósforos, acesos simultaneamente.
A pedra de isqueiro pode não acender de prima mas com um ou dez fósforos sim, mas se um fósforo já tem energia suficiente para iniciar a queima, acender com dez será apenas um desperdício de fósforos.


2- Trocando, ou não a bobina, existe necessidade de cabos e velas novas ?

Trocando ou não a bobina, os cabos e as velas devem estar sempre em bom estado.


3- O manual da ignição diz que se o meu sistema tem "ballast resistor", não removê-lo.

Exatamente. A vantagem do Pertronix é aposentar o platinado, mas este módulo não tem capacidade para suportar bobinas "mais parrudas", daí a necessidade de manter o resistor ballast para evitar excesso de corrente, caso contrário o Pertronix pifa.


O manual da bobina diz que para aplicações normais em motores de 4 & 6 cilindros deve-se remover o resistor ( no caso da bobina de 3.0 ohms).

O uso do ballast tem tudo a ver com a resistência do primário da bobina versus capacidade de corrente do módulo.
3 Ohm em 12V equivale a uma corrente de 4A. Dê uma olhada no manual do Pertronix, se o dito aguentar esta corrente pode dispensar o uso do ballast.
Mas veja bem, isso é válido para esta bobina que tem 3 Ohm.

.:

netuno
08/09/2008, 10:14
Valeu Sukis, pela clareza e objetividade de sua exposição.

Obrigado

Abc

KitiU.
14/10/2008, 13:45
Sukys... tudo blz??

Cara não entendo muito da parte elétrica, mas pelo que eu entendi vc não recomenda o uso da bobina do gol mi e semelhantes...

Quando eu resolvi trocar de motor no meu jeep isso a mais de 3 anos, coloquei um opala 4cc a alcool e de quebra ja todo trabalhado (comando 288, 4 em 2, cabeçote arrombado, pistão maior, etc...) e para a preparação ficar boa é óbvio que não poderia ser platinado, então o mecânico colocou uma iguinição eletronica, o distribuidor não sei do que é mas a "caixinha" (é módulo que chama né?) é do gol, e ele também colocou a bobina do gol mi... tudo usado, sendo que a bobina durou quase um ano, substitui ela por uma nova da bosch e ta durando até hoje, mais de 2 anos....

Então não entendi o porque que a bobina do mi não presta pra por no jeep...

Ou é por falta de ter um conjunto adequado (módulo, dirtribuidor, bobina)??

Explica ai... só pegua leve se for da mijada, não entendo desse assunto e to aqui pra aprende!

Forte abraço!!!