PDA

Ver Versão Completa : Ranger 3.0 XLT 4x4 - Compra



MarcioBahia
03/11/2010, 01:19
Olá companheiros! Gostaria de cumprimentar a todos e me apresentar como iniciante no fórum, onde aprendi muita coisa e hoje preciso de uma ajuda mais direcionada: Estou "namorando" uma Ranger 3.0 XLT 4x4 e gostaria de saber sobre os principais itens a serem verificados ao comprar uma usada, dois anos de uso e com pouco mais de 70.000 km rodados.

Aproveitando, gostaria de saber sobre os custos de manutenção de rotina, uma vez que não usarei para trabalho, somente para alguns passeios em estradas de chão pouco frequentes.
Mais uma dúvida dentro de manutenção: A correia Poli-v, na hora de sua troca, quanto se gasta em média e o que trocar mais junto com ela (esticador, polia, etc... o que é necessário)

Falem-me também sobre consumo urbano com pé "leve"...
Abraços a todos!

NGDaniel
03/11/2010, 08:45
Olá companheiros! Gostaria de cumprimentar a todos e me apresentar como iniciante no fórum, onde aprendi muita coisa e hoje preciso de uma ajuda mais direcionada: Estou "namorando" uma Ranger 3.0 XLT 4x4 e gostaria de saber sobre os principais itens a serem verificados ao comprar uma usada, dois anos de uso e com pouco mais de 70.000 km rodados.

Aproveitando, gostaria de saber sobre os custos de manutenção de rotina, uma vez que não usarei para trabalho, somente para alguns passeios em estradas de chão pouco frequentes.
Mais uma dúvida dentro de manutenção: A correia Poli-v, na hora de sua troca, quanto se gasta em média e o que trocar mais junto com ela (esticador, polia, etc... o que é necessário)

Falem-me também sobre consumo urbano com pé "leve"...
Abraços a todos!


Leve nma csc Ford e peça para avaliarem, passar o Scanner e etc..

Ande bem nela e veja se desenvolve bem, se o turbo da aquela arrancada bacana e etc..

Verifique a possiblidade de vasamentos, veja se o 4x4 esta acionando..

Quanto ao consumo, vai variar d+.. se sua cidade tiver muita pista expressa, sem ar, faz 9 ou até mais..

se for uma cidade de para e anda, tipo centros urbanos com muitos semáfaros, vai fazer 6 com ar e 7-8 sem ar...

MarcioBahia
07/11/2010, 00:58
Obrigado pela resposta, amigo! Semana quem vem devo avaliar melhor o carro e, se tudo der certo, concretizar o negócio.

Abraço!

DieselPower
07/11/2010, 10:24
Ainda,
Todas as picapes médias costumam apresentar custos de manutenção semelhantes. Não é nada absurdo, mas é bem mais caro que de um carro popular...
Como este veículo já saiu da garantia, procure um mecânico de confiança, e principalmente, com experiencia em picapes, pois assim você reduz seus gastos com manutenção (mão de obra mais barata). Mas peça para ele utilizar sempre peças originais, pois apresentam pouca diferença de preço e uma durabilidade bem superior.
No mais, carro usado é procedência, converse com o proprietário anterior, verifique o manual do proprietário e etc.
Abraço.

MarcioBahia
10/11/2010, 01:38
Obrigado pelas respostas! Pelo que pude verificar, esta é de procedência e o proprietário já teve outras Ranger antes, inclusive o mesmo substituiu vários itens propícios a terem problemas já na última revisão de garantia.

Estimo, pelas pesquisas que fiz, que o ideal é substituir a correia Poli-V (principal) antes do Km do manual e gostariade saber, se alguns de vcs tivessem uma idéia, quanto iria gastar com esta manutenção.

Obrigado mesmo, as respostas de vcs e as consultas que faço aqui estão sendo de muita importância para que eu faça um bom negócio.

Abraço!

CARLOS-BSB
11/11/2010, 22:11
Os cuidados, segundo o manual, com a correia Poli V é de "Verificar o estado da correia Poli "V" (Diesel)" a cada 20.000 km.
Deve ser trocada, segundo o mesmo, aos 120.000km.

MarcioBahia
13/11/2010, 18:00
Obrigado, amigo, pelas informações! O que eu estava pensando em fazer era em me antecipar à esta troca em 20.000 km, mas gostaria de saber se tem necessidade, pois em carros pequenos se antecipa esta troca em função da confiabilidade das correias. E também se na substituição da mesma é necessário trocar a polia.

Outras perguntas:
- Algum de vocês já precisou substituir bicos injetores deste motor? se positivo, qual a quilometragem?

- Quais os cuidados que vocês tomam preventivamente na operação de caminhonetes com motores turbo diesel?

Agradecendo mais uma vez a força, conto com a ajuda de vocês!
Grande abraço!

Imperador!
13/11/2010, 18:43
Obrigado, amigo, pelas informações! O que eu estava pensando em fazer era em me antecipar à esta troca em 20.000 km, mas gostaria de saber se tem necessidade, pois em carros pequenos se antecipa esta troca em função da confiabilidade das correias. E também se na substituição da mesma é necessário trocar a polia.

Outras perguntas:
- Algum de vocês já precisou substituir bicos injetores deste motor? se positivo, qual a quilometragem?

- Quais os cuidados que vocês tomam preventivamente na operação de caminhonetes com motores turbo diesel?

Agradecendo mais uma vez a força, conto com a ajuda de vocês!
Grande abraço!
Sobre a polia, salvo engano, o manual recomenda a troca a cada 100.000 km. Então, provavelmente não será preciso mexer na sua. Manda verificar o estado dela, de qualquer forma.

Eu não recomendaria a troca dos bicos deste motor por "capricho". Nem em qualquer outro motor. Somente quando estiverem ruins mesmo. Até mesmo pelo custo de cada bico desses.

Motores common rail(especialmente o da Ranger) exigem alguns cuidados extras, porém simples. O principal se refere ao abastecimento. Evitar andar com menos 1/4 de tanque de combustível e, ao abastecer, sempre procurar abastecer em postos com boa rotatividade e mais novos (que não tem tanques de ferro). Isso ajuda que você pegue um combustível de melhor qualidade, com menos água, e com menos impurezas.

Outros cuidados simples que eu tenho são: trocar a água do radiador uma vez por ano, não passar a km para a troca de óleos e filtros, sempre que eu lembro deixo aqueles 40 segundos funcionando em marcha lenta antes de parar à noite...

Boa sorte com o carro!

DieselPower
13/11/2010, 19:32
... no mínimo 30 segundos sem acelerar ao dar a partida no motor e antes de desliga-lo.

Eu pensaria na trcoa da correia, afinal, quem garante a acurácia desta quilometragem...
Se chega a arrebentar o rombo (no bolso) é grande.

MarcioBahia
15/11/2010, 00:08
Obrigado, amigos, pela força! Realmente minha preocupação seria antecipar a troca da correia por prevenção, como faço com os carros pequenos que tive.
Ouvi dizer que este procedimento de partida era pra ser feito na primeira partida do dia e na chegada no último destino do dia. Procede esta informação?
No mais, gostaria de fazer contatos com o pessoal aqui de Salvador - BA.
Grande Abraço!

NGDaniel
15/11/2010, 07:46
Obrigado, amigos, pela força! Realmente minha preocupação seria antecipar a troca da correia por prevenção, como faço com os carros pequenos que tive.
Ouvi dizer que este procedimento de partida era pra ser feito na primeira partida do dia e na chegada no último destino do dia. Procede esta informação?
No mais, gostaria de fazer contatos com o pessoal aqui de Salvador - BA.
Grande Abraço!


É o que faço, principalmente na primeira partida.. esta recomendacão está em todo manual, seja da viatura, do motor e etc.. é para proteção do turbo...

Pelo menos 30', recomendação da international, mas no manual da FORD está 45'...

abs,

Imperador!
15/11/2010, 12:00
É o que faço, principalmente na primeira partida.. esta recomendacão está em todo manual, seja da viatura, do motor e etc.. é para proteção do turbo...

Pelo menos 30', recomendação da international, mas no manual da FORD está 45'...

abs,
O correto MESMO é fazer em todos os trajetos.
Mas o importante mesmo é no primeiro e último destino. Por quê?

De manhã, para lubrificar a turbina antes de ela começar a encher.
À noite, para evitar que dilatação da turbina (em razão do calor) danifique as peças internas.

Alguns donos de L200 aqui no fórum já perderam turbinas assim. Porém eram situações extremamente extremas :D . Em um caso, que lembro agora, o sujeito vinha a 160km/h e parou o carro de repente. Estragou a turbina (e o cabeçote).
A recomendação tem mais a ver com a manutenção da vida útil da turbina que com problemas em caso de desrespeito à regra. Assim, quando puder, cumpra o que está mandando o manual.

Tem inclusive um adesivo branco no parabrisas (parte superior lado esquerdo - por dentro - ) dizendo para esperar os 45 seg. antes de começar a rodar e parar o motor.

DieselPower
15/11/2010, 13:56
Deve-se esperar este período SEMPRE em todas as vezes que ligar e desligar o motor.
O motivo é a LUBRIFICAÇÃO do eixo da turbina, visto que este trabalha sobre um filme de óleo.
Quando você liga o motor, ainda não há lubrificação suficiente neste local, portanto deve-se esperar o período recomendado pelo fabricante para que não ocorra o desgaste do eixo e/ou do mancal por faltade lubrificação.
Na hora de desligar, a turbina esta a XXXX rpm e quando desligamos o motor, paramos o aporte de óleo no mancal e ela gira "no seco".

Foxtrot
17/11/2010, 11:13
Quando estou na estrada abasteço com ela ligada justamente para evitar isso...

Abraço

MarcioBahia
17/11/2010, 15:07
Amigos, obrigado pela ajuda! Estou empolgado, esperando acertar a venda de outro carro pra fechar com ela.

Aproveitando, gostaria de saber como se dá a atuação da turbina quando chega na rotação de acionamento da mesma (eletroválvula?) e, antes desta rotação, se a aspiração para o motor é natural.

Abração!

Imperador!
17/11/2010, 21:30
Amigos, obrigado pela ajuda! Estou empolgado, esperando acertar a venda de outro carro pra fechar com ela.

Aproveitando, gostaria de saber como se dá a atuação da turbina quando chega na rotação de acionamento da mesma (eletroválvula?) e, antes desta rotação, se a aspiração para o motor é natural.

Abração!
A Ranger que você vai comprar tem uma turbina do tipo TGV (Turbina de Geometria Variável), o que significa que ela está sempre em funcionamento.

Ela atinge a pressao máxima por volta dos 2300~2500rpm.

Dê uma pesquisada no fórum sobre TGV que você encontra bastante material.
Mas ajudando logo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1073364&postcount=4

MarcioBahia
19/11/2010, 15:46
Mais uma vez agradeço os comentários! Já estou certo que serei bem informado sempre que precisar aqui no fórum!

Mais uma: Sobre a 4x4, dizem que tem cuidados além daqueles do manual de instruções para se utilizar a tração. Vcs poderiam comentar estes cuidados, como o de evitar fazr curvas em velocidade com a 4x4 engatada?

Obs. Estou dependendo de um pequeno detalhe para fechar com ela.

Abraços

NGDaniel
19/11/2010, 17:02
Mais uma vez agradeço os comentários! Já estou certo que serei bem informado sempre que precisar aqui no fórum!

Mais uma: Sobre a 4x4, dizem que tem cuidados além daqueles do manual de instruções para se utilizar a tração. Vcs poderiam comentar estes cuidados, como o de evitar fazr curvas em velocidade com a 4x4 engatada?

Obs. Estou dependendo de um pequeno detalhe para fechar com ela.

Abraços


Marcio, nunca utilize 4x4 nas curvas em terreno com aderência...

Curvas em 4x4 so terra e lama;..

abs,

CARLOS-BSB
20/11/2010, 13:45
É isso, MarcioBahia, não tenha mais dúvida. Pega logo essa "bruta" e vai ser feliz.:concordo:

Denis D.D.
20/11/2010, 18:54
Colegas, boa noite.
Sou novo aqui no fórum e gostaria de um esclarecimento. Estou na dúvida entre Ranger XLT 2011 diesel e S-10 Rodeio diesel 2011 e gostaria de saber qual delas tem melhor espaço para os passageiros ou se se equivalem.
Att.
Denis David

Imperador!
20/11/2010, 19:03
Colegas, boa noite.
Sou novo aqui no fórum e gostaria de um esclarecimento. Estou na dúvida entre Ranger XLT 2011 diesel e S-10 Rodeio diesel 2011 e gostaria de saber qual delas tem melhor espaço para os passageiros ou se se equivalem.
Att.
Denis David
Ranger com certeza. Ainda mais sobre esse critério.

eduardo1968
20/11/2010, 19:05
Para os passageiros do banco de trás a s10 é muito ruim. Faça o teste.
A ranger, apesar de não ser o forte dela, oferece um espaço um pouco mais cômodo aos passageiros.

MarcioBahia
20/11/2010, 23:51
Pois é... segunda-feira é o dia... assim que concluir tudo, posto as fotos para vcs verem. É semelhante à do Carlos, mas é preta e é XLT com o pacote mais completo, com air-bag duplo, ABS, bancos de couro e outras coisas que o dono vai deixar também.

Carlos, parabéns pela sua Ranger! Se eu também visse uma dessas, tava empolgado também, bem conservada mesmo.
Vi que vc retirou o protetor de caçamba para lavar, dá muito trabalho para tirá-lo? E quanto ao sistema de som, o que vcs colocam em termos de alto-falantes nela?

Abraços!

Imperador!
21/11/2010, 10:20
Rapaz, eu gosto de som ambiente (só dentro do carro... nada excessivo). E o sistema de som da Ford é bem aceitável.

A única mudança que eu fiz foi tirar o som original e colocar um DVD+GPS.

Denis D.D.
21/11/2010, 20:57
Colegas,
Agradeço os comentários. Farei os testes com bastante atenção em relação ao espaço do banco traseiro das duas picapes. Até logo.

CARLOS-BSB
23/11/2010, 21:53
O protetor de caçamba é de um plástico maleável. Tem que puxar aquí e alí pra desencaixar e encaixar de novo. Teve um brother meu que me ajudou nesse trabalho. Quero ver fotos.:dance:
Em tempo, o som da minha Ranger é original de fábrica. Uma pena não tocar MP3. Só os a partir das 2006.

Imperador!
23/11/2010, 22:52
O da minha também era original, mas estava acostumado demais a ouvir pendrive e cartão de memória. O som original era totalmente inviável pra mim.

MarcioBahia
24/11/2010, 02:29
Pronto, senhores! Após muita correria e empenho, eis aqui a viatura. Realmente, a vida no primeiro andar é bem melhor que no térreo... essas fotos foram hoje durante o dia, mas depois postarei outras com mais detalhes.

Obrigado a todos vcs! Vamos continuar debatendo algumas curiosidades sobre ela aqui no tópico. Vejam e comentem.

Forte abraço!

Imperador!
24/11/2010, 09:33
Muito bonita! Parabens! E boa sorte com o carro?

Qual o ano e quantos km tem rodado?

NGDaniel
24/11/2010, 10:56
O da minha também era original, mas estava acostumado demais a ouvir pendrive e cartão de memória. O som original era totalmente inviável pra mim.

x2..


To com o meu original guardado aqui..

abs,

Renatopami
24/11/2010, 11:57
O da minha também era original, mas estava acostumado demais a ouvir pendrive e cartão de memória. O som original era totalmente inviável pra mim.
Pen drive é o que há.....:dance:
Alguém poderia me explicar por que a maioria dos carros vem com mp3 ao invés de entrada usb???Existe vantagem do mp3 sobre o pen drive......Não entendo.....:rolleyes:
ABS!!!

Walter L. L. Casitta
24/11/2010, 12:09
Acabei de receber o player novo para a Ranger já que ultimo me levaram. É o mesmo Clario que vem nas Pagero Spor e TR4. Não abro mão do USB e muito menos do Bluetooth...

Custou U$210,00 mas despesas...

http://www.clarion.com/us/en/MungoBlobs/794/294/CX609-US_01.jpg

Renatopami
24/11/2010, 12:52
Acabei de receber o player novo para a Ranger já que ultimo me levaram. É o mesmo Clario que vem nas Pagero Spor e TR4. Não abro mão do USB e muito menos do Bluetooth...

Custou U$210,00 mas despesas...

http://www.clarion.com/us/en/MungoBlobs/794/294/CX609-US_01.jpg

Gostei do som....bacana......:concordo:
ABS!!!

NGDaniel
24/11/2010, 12:54
Acabei de receber o player novo para a Ranger já que ultimo me levaram. É o mesmo Clario que vem nas Pagero Spor e TR4. Não abro mão do USB e muito menos do Bluetooth...

Custou U$210,00 mas despesas...

http://www.clarion.com/us/en/MungoBlobs/794/294/CX609-US_01.jpg


Roubaram-lhe o som original da ranger ?? É isso mesmo ??

Quanto ficou no final com as despesas de importação, frete e tudo mais ?

TAva pensando em colocar um que ja vem com DVD e GPS, mas to num medo de arrumar uma frieira pra coçar por causa de ladrão...:parede:

"Froids"

abs,

Walter L. L. Casitta
24/11/2010, 13:23
Roubaram-lhe o som original da ranger ?? É isso mesmo ??

Quanto ficou no final com as despesas de importação, frete e tudo mais ?

TAva pensando em colocar um que ja vem com DVD e GPS, mas to num medo de arrumar uma frieira pra coçar por causa de ladrão...:parede:

"Froids"

abs,

A minha Ranger é XL. Não veio com som nenhum. Me roubaram um Pioneer 2DIM que por ser 2DIM não é muito visado por não ser comercial, mas mesmo assim conseguiram entrar na garagem do prédio e tiveram a madrugada inteira pra fazer o serviço.

O problema é que a Ranger não é preparada para esses modelos 2DIM e então fica muito fácil pro ladrão arrancar do painel.

Na Ranger eu não arriscaria colocar nada tão caro como um DVD com GPS. Eles arrancam ele do painel em 1 minuto. Na hora que você perceber o alarme, já foi...

Walter L. L. Casitta
24/11/2010, 13:28
Roubaram-lhe o som original da ranger ?? É isso mesmo ??

Quanto ficou no final com as despesas de importação, frete e tudo mais ?

TAva pensando em colocar um que ja vem com DVD e GPS, mas to num medo de arrumar uma frieira pra coçar por causa de ladrão...:parede:

"Froids"

abs,

Em tempo: Veio na bagagem de conhecido, por isso não dizer o custo do frete

dudu83
24/11/2010, 15:00
A minha Ranger é XL. Não veio com som nenhum. Me roubaram um Pioneer 2DIM que por ser 2DIM não é muito visado por não ser comercial, mas mesmo assim conseguiram entrar na garagem do prédio e tiveram a madrugada inteira pra fazer o serviço.

O problema é que a Ranger não é preparada para esses modelos 2DIM e então fica muito fácil pro ladrão arrancar do painel.

Na Ranger eu não arriscaria colocar nada tão caro como um DVD com GPS. Eles arrancam ele do painel em 1 minuto. Na hora que você perceber o alarme, já foi...

realmente fica sobrando espaco dos lados, tem pra vender uma especie de moldura no Ml, alguem conhece?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163512138-moldura-dvd-double-2-din-ford-ecosport-fiesta-retire-em-mos-_JM

NGDaniel
24/11/2010, 15:32
realmente fica sobrando espaco dos lados, tem pra vender uma especie de moldura no Ml, alguem conhece?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163512138-moldura-dvd-double-2-din-ford-ecosport-fiesta-retire-em-mos-_JM



Na loja onde mandei instalar eles colocaram uma moldura.. é muito porca, por isso pensei no DVD ou no original com MP3, mas pelo que consultei é caro pacas... :shock:

Realmente, como o som não se encaixa no buraco, é fácil d+++ puxar pra "lalar" ...


abs,

CARLOS-BSB
24/11/2010, 16:21
Agora sim. Parabéns pela Ranger. Na foto da traseira aparece outra pretona lá na frente.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=255501&d=1290572943

Walter L. L. Casitta
24/11/2010, 18:05
realmente fica sobrando espaco dos lados, tem pra vender uma especie de moldura no Ml, alguem conhece?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163512138-moldura-dvd-double-2-din-ford-ecosport-fiesta-retire-em-mos-_JM

Eu estou fazendo uma bandeja pra 2DIN pra segurar o player. Só sai com as devidas ferramentas. Não vai sair mais a força bruta. O que não da pra proteger é o acabamento central do painel que custa o mesmo que o player. Quando o ladrão descobrir que player não vai sair ele já terá quebrado tudo...

MarcioBahia
24/11/2010, 21:28
Obrigado, amigos! Realmente está bem conservada, apesar de 78000 km rodados, a maioria em estrada. Notei o cuidado também pelos poucos arranhões na lataria. Ela é 08/08 , faturada em setembro. Veio com os quatro alto-falantes 5x7 (que dimensão estranha...) e um dvd retrátil pioneer, que tirei para arrumar o mecanismo de ejeção do CD.
Na sexta terei mais tempo de postar fotos do interior, mas veio com bancos e volante em couro, Air-Bag duplo, ABS e sensor de estacionamento.
Rodei somente ontem e hoje cerca de 260 Km e a dirigibilidade da Ranger é superior às que eu dirigi (frontier antiga e S-10). Melhor que eu esperava. O consumo está marcando uma média de 10 km/l, mas vou tirar uma real esta semana quando eu abastecer de novo.

Gostaria de saber sobre algum reforço ou amarração com cabos de aço no aparelho de som, se algum de vcs já tentou algo.
Grande abraço!

MarcioBahia
24/11/2010, 21:33
Agora sim. Parabéns pela Ranger. Na foto da traseira aparece outra pretona lá na frente.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=255501&d=1290572943

Rapaz, notei ela também no dia... parecia ser do mesmo ano da minha, mas dava pena de ver o seu estado... e ainda trabalhando firme dentro do condomínio que fica junto de onde estava.
Um amigo me disse hoje que com estes 78000 rodados, que o meu motor estava ainda "amaciando..."

Imperador!
24/11/2010, 22:27
Na loja onde mandei instalar eles colocaram uma moldura.. é muito porca, por isso pensei no DVD ou no original com MP3, mas pelo que consultei é caro pacas... :shock:

Realmente, como o som não se encaixa no buraco, é fácil d+++ puxar pra "lalar" ...


abs,
Quando fui instalar o instalar o DVD do meu carro, tive esse problema de fixação.

Então falei com o instalador e dei um dinheiro por fora e ele fez uma espécie de bandeja para fixação do DVD. Ficou bem fixo e muito bom. E não ficou com nenhum grilo.

Se alguém tiver interesse, tá uma promoção boa nesse DVD aqui (recebi hoje):
http://www.ipirangashop.com/ipirangashop/pages/viewProduct.jsf?VP=ZsAosgwXF5twt8beUYOF6L2gQQtp%2F VF9VXTXQEx8DB8%3D&VPP=DVD+AUTOMOTIVO+2+DIN+PCADD620+COM+TELA+DE+7+TO UCH+SCREEN+USB+ENTRADA+PARA+CARTAO+PHILCO

É o mesmo que tem no meu carro. Recomendo demais.

fabiohono
28/11/2010, 00:51
Leve nma csc Ford e peça para avaliarem, passar o Scanner e etc..

Ande bem nela e veja se desenvolve bem, se o turbo da aquela arrancada bacana e etc..

Verifique a possiblidade de vasamentos, veja se o 4x4 esta acionando..

Quanto ao consumo, vai variar d+.. se sua cidade tiver muita pista expressa, sem ar, faz 9 ou até mais..

se for uma cidade de para e anda, tipo centros urbanos com muitos semáfaros, vai fazer 6 com ar e 7-8 sem ar...

Oi Pessoal,
Sou novo aqui no site. Gostaria de gastar até R$ 65 mil em meu primeiro 4x4 e passei algumas horas lendo vários posts no site hoje e pude reduzir a minha ignorância... :).
Estava concentrando a minha busca nas L200 HPEs até 2008, e hoje tive a oportunidade de experimentar uma S10 Executive 2.8 (achei bem macia para dirigir) e a Ranger 3.0 XLT. Fiquei impressionado com a potência, a beleza... A Ranger é 2008 e está com quase 100 mil km, com pneus novos e pintura em bom estado.
O motor parece estar em bom estado, mas como não sou um expert em veículos a diesel, fico em dúvida. Como posso melhor avaliar a condição mecânica? O quanto devo esperar gastar em manutenções próximas dos 100 mil km (troca de correias, bicos de injeção, filtros, etc)?

Abraços,
Fabio

NGDaniel
28/11/2010, 08:18
Oi Pessoal,
Sou novo aqui no site. Gostaria de gastar até R$ 65 mil em meu primeiro 4x4 e passei algumas horas lendo vários posts no site hoje e pude reduzir a minha ignorância... :).
Estava concentrando a minha busca nas L200 HPEs até 2008, e hoje tive a oportunidade de experimentar uma S10 Executive 2.8 (achei bem macia para dirigir) e a Ranger 3.0 XLT. Fiquei impressionado com a potência, a beleza... A Ranger é 2008 e está com quase 100 mil km, com pneus novos e pintura em bom estado.
O motor parece estar em bom estado, mas como não sou um expert em veículos a diesel, fico em dúvida. Como posso melhor avaliar a condição mecânica? O quanto devo esperar gastar em manutenções próximas dos 100 mil km (troca de correias, bicos de injeção, filtros, etc)?

Abraços,
Fabio


2008 com 100milk, se nao houve nenhum relaxo na preventiva, deve estar boa.. mas esta quase na hora de fazer aquela revisão mais pesada, com correias, e etc..

Como está o manual dela ?? Verifique os carimbos, veja a compatibilidade de km rodados com o tempo e os carimbos de revisão..



abs,

MarcioBahia
28/11/2010, 15:02
Pessoal,

Aqui vai as minhas primeiras impressões sobre a RAnger XLT 2008/2008. Rodei com ela estes dias uns 500 km, mais na cidade, e me confirmou uma impressão que eu tinha: é mais confortável e silenciosa que a S-10.

A posição de dirigir é melhor que a Frontier anterior e a S-10, os bancos "abraçam" o piloto e temos vários ajustes para melhor se adequar no posto de piloto. O espaço para os passageiros de trás que é realmente uma limitação da carroceria mesmo - é apertado para adultos acima de 1,70 m.

O acabamento dela também merece elogios, com muitos "mimos" no habitáculo, com parte superior do painel de plástico macio, guarnições das portas com pouco ruído ao fechar (aquele som abafado), alarme de portas abertas com aviso também pela luz interna e um sinal sonoro ao se abrir as portas, dentre outros. Faltou um comando de um toque individual para subir e descer todos os vidros.

A aceleração dela é dividida em duas etapas: uma com a turbina "enchendo" e outra com a turbina cheia. Na primeira etapa, tem um torque menor, mas nada preocupante (fácil de sair em ladeiras, de frente e de ré, como testei - a 2.3 gasolina sofre bem mais pelo fato de ser 16v e possuir menor torque); na segunda etapa, acompanhada pelo computador de bordo, o arranque é impressionante - muito bom para o peso do carro.

Perguntas para meus amigos "Rangeiros":

- Para que serve aquela trava da chave, que temos que empurrá-la para a frente para soltar a chave?
- Naquela regra de 30-45 s ao funcionar e ao parar o motor (preservação da turbina), se sairmos ou manobrarmos a Ranger sem acelerar, soltando a embreagem bem de leve sem trancos, também conta para esta lubrificação?
- O ar condicionado do carro tem vezes que ele desliga o compressor quando ficamos em rotação baixa. Já notei isso em outros carros Ford. É normal? tem alguma justificativa técnica?

No mais, vou continuar avaliando-a e passando as informações. Estou gostando muito do caro, mais uma vez agradeço a ajuda da galera. Seguem mais fotos que tirei dela.

Abraço!

Imperador!
28/11/2010, 21:05
Perguntas para meus amigos "Rangeiros":

- Para que serve aquela trava da chave, que temos que empurrá-la para a frente para soltar a chave?
- Naquela regra de 30-45 s ao funcionar e ao parar o motor (preservação da turbina), se sairmos ou manobrarmos a Ranger sem acelerar, soltando a embreagem bem de leve sem trancos, também conta para esta lubrificação?
- O ar condicionado do carro tem vezes que ele desliga o compressor quando ficamos em rotação baixa. Já notei isso em outros carros Ford. É normal? tem alguma justificativa técnica?

No mais, vou continuar avaliando-a e passando as informações. Estou gostando muito do caro, mais uma vez agradeço a ajuda da galera. Seguem mais fotos que tirei dela.

Abraço!

1 - Não sei. Talvez para evitar a retirada da chave com o motor funcionando. Deve ser algum mecanismo de segurança.
2- Sim. O que não pode acontecer é a turbina começar a encher sem estar devidamente lubrificada ou você parar o carro bom a turbina dilatada pelo calor do funcionamento dela.
3 - Isso acontece se você usar o ar no AC normal. Se você ligar no AC Max, isso não acontece. Acredito que seja normal, pois vi em todas as Ranger que vi.

NGDaniel
28/11/2010, 21:37
1 - Não sei. Talvez para evitar a retirada da chave com o motor funcionando. Deve ser algum mecanismo de segurança.
2- Sim. O que não pode acontecer é a turbina começar a encher sem estar devidamente lubrificada ou você parar o carro bom a turbina dilatada pelo calor do funcionamento dela.
3 - Isso acontece se você usar o ar no AC normal. Se você ligar no AC Max, isso não acontece. Acredito que seja normal, pois vi em todas as Ranger que vi.


AC desligar pode ser resolvido com ventuinha eletrica.. tem um topico especifico sobre isso..

Quanto a lubrificação da turbina eu tambem imaginava isso, mas li aqui em algum canto que a lubrificação ocorre somente em ponto morto..

Alguem confima a info ?

abs,

Imperador!
29/11/2010, 20:47
Acho que não procede não.
Qual seria a diferença entre o ponto morto e fazer o carro andar sem acelerar, só pela embreagem?

Vamos ver se alguém mais entendido tira essa dúvida.

NGDaniel
29/11/2010, 21:24
Acho que não procede não.
Qual seria a diferença entre o ponto morto e fazer o carro andar sem acelerar, só pela embreagem?

Vamos ver se alguém mais entendido tira essa dúvida.


hehe, Vendi o peixe que comprei, mas li mais ou menos assim:

"Quando está no ponto morto, a central passa a lubrificar o turbo"...


Com a palavra, os mestres:

abs,

sdcsba
30/11/2010, 20:26
Marcio meu velho sou da terrinha e sou picapeiro. É bem verdade que a minha pode ser considerada uma classica, ja tem 10 anos. Mas comprar pick up a oleo em Salvador é um bom negocio, quem tem geralmente não as detonam por conta de rodarem quase 100% no asfalto e não carregarem peso. O interior de um carro entrega se o dono é zeloso ou não. Olhe tambem debaixo da proteção de caçamba, denuncia se carregou muito peso. anota meu msn ai saulocarvalho22@hotmail.com. Abs. Saulo Carvalho

MarcioBahia
01/12/2010, 22:07
Saulo, orbigado pelas dicas. Te mandei um e-mail hoje, vamos manter contato.

Mandei aquelas perguntas para a revista QuatroRodas. Vamos ver se eles respondem...

Instalei o som dela, o kit original de 5x7 nas portas e o aparelho de DVD retrátil pioneer que já estava nela, saído para conserto. Aparentemente, está bem instalado, não bate e nem aparenta estar folgado. O painel tinha aquele acabamento inferior ao aparelho para não ficar o vazio de quando se instala um aparelho padrão de mercado. Qualidade até boa, mas devo completar este som com uma selada slim para dar o "grave"...

Companheiros, mais uma para vc´s: me informem um produto que vcs indicam para tirar o encardido das maçanetas das portas.

Abraço!