PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de galão de combustível - CJ5

Waldir CM
02/11/2010, 23:51
Senhores, boa noite.
Estou há bastante tempo afastado deste forum.
Agora que a minha viatura está ficando em condições de desfrutar de trilhas e passeios, venho pedir a ajuda de vcs, pois sei q a experiência dos amigos do Fórum poderá me ser muito útil.
Meu jeep possui um suporte de estepe original, montado no centro da traseira, entre os 2 pedaços de para-choque.
Comprei um suporte individual de galão de 20 litros e gostaria de adapta-lo usando o suporte de estepe existente, sem alterar sua posição.
Alguém tem algum projeto, desenho ou foto de algo desse tipo que possa me enviar para que eu resolva esse problema.
Um abraço a todos.

Fabio Cortez
03/11/2010, 09:31
Bom dia...

Se manter o estepe centralizado vai ficar muito difícil...não tem espaço..

Robertux
03/11/2010, 13:47
Esse suporte original é muito legal, ele abaixa para abrir a tampa trazeira do Jeep, apenas puxando uma alavanca, mas tem três problemas, 1º faz um barulho danado, 2º se bobear prende o dedo podendo causar ferimentos graves, 3º não cabe o galão ao lado dele.
Na minha opinião você tem duas opções, 1ª, alterar esse suporte fazendo uma espécie de de T no lugar do estepe, deslocando o estepe para a direita e fixando o suporte do galão nele mesmo, na esquerda, 2ª tirar esse suporte e comprar um suporte de estepe e galão da Maceral que também deita para abrir a tampa trazeira, mas dá um pouco mais de trabalho porque tem que tirar os parafusos que o prendem na tampa trazeira.

Fabiano-SL
03/11/2010, 13:53
Bom dia...

Se manter o estepe centralizado vai ficar muito difícil...não tem espaço..

É verdade.

Pode-se pensar em colocar tipo a foto, mas na minha opinião não fica bom...

otavio_gomes
03/11/2010, 18:55
Senhores, boa noite.
Estou há bastante tempo afastado deste forum.
Agora que a minha viatura está ficando em condições de desfrutar de trilhas e passeios, venho pedir a ajuda de vcs, pois sei q a experiência dos amigos do Fórum poderá me ser muito útil.
Meu jeep possui um suporte de estepe original, montado no centro da traseira, entre os 2 pedaços de para-choque.
Comprei um suporte individual de galão de 20 litros e gostaria de adapta-lo usando o suporte de estepe existente, sem alterar sua posição.
Alguém tem algum projeto, desenho ou foto de algo desse tipo que possa me enviar para que eu resolva esse problema.
Um abraço a todos.

OLá, veja em http://www.cj-3a.com/fabricating_a_rear_gas_can_carri.htm e http://www.vernco.com/spare/ as melhores adaptações que conheço.

Na primeira opção, há a possibilidade de movimentar o estepe nos furos da barra de tração e, se o estepe não for muito grande, caberá o galão ao lado.

Outras observações a considerar:
1. deixe a tampa de abastecimento próximo à lateral do carro de forma a ser possível reabastecer o tanque apenas com uma mangueira.
2. o posicionamento do galão no sentido longitudinal permite mais espaço para o estepe. Um antigo colega de Belo Horizonte tinha em seu jeep 2 galões, um de cada lado e o estepe centralizado.

Um abraço

Otávio
Jeep CJ3a em Lagoa Santa begin_of_the_skype_highlighting*****end_of_the_sky pe_highlighting.

rubensx
04/11/2010, 10:44
centralizado dá pra colocar 2 galões mas ao invés de retos de lado, entende?

tipo não ficam mais paralelos ao carro ficam de lado da roda de cada lado

rubensx
04/11/2010, 17:18
tipo assim:

http://www.wildboarproducts.com/photos/fastback_hardtop/500X250/jk_FastbackPR.jpg

Waldir CM
04/11/2010, 22:15
Fábio, boa noite.
Obrigado pela resposta.
Caso não consiga resolver terei q trocar o suporte.
Um abraço.

Waldir CM
04/11/2010, 22:18
Robertux, boa noite.
Obrigado pela resposta.
A idéia do T é interessante e pode ajudar.
Um abraço.

Waldir CM
04/11/2010, 22:19
Fabiano-SL, boa noite.
Obrigado pela ajuda.
Realmente essa é uma opção, mas tb não achei interessante.
Um abraço.

Waldir CM
04/11/2010, 22:23
Otávio, boa noite.
A primeira opção é bem legal.
A idéia de colocar o galão perpendicular ao carro tb é boa.
Vou manter o estepe original.
Um abraço.

Waldir CM
04/11/2010, 22:25
Rubens, boa noite.
A idéia do galão na perpendicular é boa.
Vou medir para ver se não fica muito para trás do estepe pois vou manter o estepe original.
Um abraço.

Estribex
04/11/2010, 22:30
Não sei se é o caso, mas eu coloquei os galões do meu jeep sobre os paralamas traseiros, por dentro do veículo. Não atrapalha, ficam seguros e não ficam no caminho numa trilha.

Waldir CM
04/11/2010, 22:31
Rubens, boa noite.
Obrigado pela resposta.
Vou ver se o galão não fica muito para trás do estepe qdo colocado na perpendicular como vc mostrou, pois vou manter o estepe original.
Um abraço.

Waldir CM
04/11/2010, 22:37
Estribex, boa noite.
O seu jeep tem santo antônio?
E vc não tem problema com cheiro de gasolina?
Pois o meu tem um banco traseiro onde levo os filhos em alguns passeios.
Um abraço.

otavio_gomes
09/11/2010, 20:36
lembrei-me de outra coisa, o suporte do estepe basculante original pode ser deslocado lateralmente dentro dos furos da barra de tração, onde é fixado.
com o deslocamento é possível sim colocar o galão ao lado do pneu.

Um abraço,

Otávio.

Fabiano-SL
09/11/2010, 21:28
lembrei-me de outra coisa, o suporte do estepe basculante original pode ser deslocado lateralmente dentro dos furos da barra de tração, onde é fixado.

Um abraço,

Otávio.

Não dá... o suporte retrátil original do jeep é fixado da barra de tração agrícola e no V do chassis. Se deslocar para o lado perde a fixação no V.

Fabiano-SL
09/11/2010, 21:48
Na minha opinião esse é o melhor e mais bonito/seguro suporte de pneu e galão do 4x4brasil.

OBS: Foto da viatura do mestre Leopoldo.

Waldir CM
10/11/2010, 23:25
Otávio e Fabiano, boa noite.
Segue uma foto da traseira do jeep.
No fim de semana tirarei outras fotos de um ângulo melhor.
Vou verificar a fixação do suporte.
Um abraço.

Waldir CM
11/11/2010, 20:53

Um abraço,

Otávio.
Otavio, boa noite.
Verifiquei onde o suporte do pneu é fixado.
Realmente é na barra de tração que contém furos para deslocamento do suporte.
Acho que movimentando apenas um furo para o lado do carona o espaço gerado será o suficiente para colocação do suporte de galão.
A única coisa é alterar a forma da alavanca de liberação do suporte que é encostada no para-choque.
Resolvendo o problema de espaço fica faltando uma idéia para confecção da fixação do suporte de galão no suporte de pneu.
Obrigado pela ajuda.
Um abraço.