PDA

Ver Versão Completa : Novidades Marruá

caducouto
08/04/2005, 01:36
Pessoal, vi o Marruá ante-ontem no Bar do Plínio aqui em BH e é MARAVILHOSO!
O preço é uma M..... 82.000. Falei com o dono da Agrale e já venderam 38 unidades. É um Engesa um pouco mais largo e com um acabamento e detalhes tipo Land Rover. Tirando o preço e o escapamento logo atrás da porta, não há oque falar mal. Vão vender 100 unidades conversíveis numeradas e depois vão vender só com capota fechada.
O diferencial dianteiro é DANA 44/AGRALE com cardã e etc desenvolvido especialmente pela AGRALE para o carro. E notícia boa, vão vender separadamente (só não sei o preço ainda).
Cá prá nós, quem quer um Marruá, nem pensa em Troller, são muito diferentes.
Só prá fazer inveja, sábado vou fazer test-drive na trilha dos túneis :roll:

Feroza4x4
08/04/2005, 04:58
Só prá fazer inveja, sábado vou fazer test-drive na trilha dos túneis

Então fica esperto pra não ser assaltado....
Ali ultimamente é entrar e se ferrar. Pergunte ao próprio Plínio...

[]'s sem inveja nenhuma

caducouto
10/04/2005, 08:27
Fizemos o teste sem problemas. No dia que rolou o assalto lá eu encontrei com o Plínio e realmente não foi legal... mas ontem o Marruá passou no mesmo lugar umas 20 vezes durante umas 5 hs sem problemas.
O carro é muito bom, bem forte. Subi oa trilha do "ovo Cozido" sem dificuldadese não senti falta da redução.
O curso da suspensão tá animal pra proposta do carro. Pena é o preço...
A caixa mudou, não é mais a de D20, mas a primeira é muito forte mesmo. A redução às vezes custa um pouco pra entrar (normal eu acho). Relação de diferencial 44 por 10. Só a roda livre que está um pouco prá fora podendo ralar nos barrancos. Nada que uma mudança de off set na roda não reslova.

Eduardo Chaves
10/04/2005, 13:15
A redução às vezes custa um pouco pra entrar (normal eu acho).

Você quer dizer o 4x4 né...

Relação de diferencial 44 por 10.

O câmbio é 5 marchas ? Sabe as relações das marchas dele ?

[]'s...

caducouto
11/04/2005, 23:38
desculpa... o 4x4. A relação do câmbio não vou saber especificar. Me disseram que os catálogos com as peças ainda não chegaram na concessionária e estes detalhes específicos ainda estão no ar...
Ouvi também que o diferencial é 44 por 10 na frente e 44 por 9 atrás (isso é possível?). Parece que seria uma maneira de evitar aquelas empinadas que o engesa dava ( na minha opinião, só o peso do motor diesel já seguraria a frente).

iNsAnE
16/04/2005, 13:07
Aqui na minha cidade eu tambem já vi um a venda aonde a agrale poe os produtos dela pra vender (tipo uma Concessionária). Passei na frente dai me lembrei que a agrale jah tava vendendo, colei o nariz no vidro e vi la dentro o Marrua em exposiçao em cima de uns troncos :mrgreen: . Sem duvida nenhuma deve ser "O JIPE" o preço tah caro mas deve valer apena :D .
Tambem tinha visto ele nos pavilhoes da Festa da Uva sem comentarios esse jipe :D
Queria poder estar trabalhando lah na Agrale pra acompanhar de perto esse jipe :mrgreen:

Abraços

Rafael_Reis
17/04/2005, 00:45
Bom, fiz o test-drive no Marrua...
Na minha opinião nao achei grande coisa nao... isso levando em consideração o preço.

Pontos positivos:
-Força do motor, aproveitaram bem a faixa de torque
-Curso da suspensao, bem melhor q nos engesas
-Estabilidade da carroceria

Pontos negativos:
-Falta de redução. Isso para mim é um problema cronico. Vc tem um puta forca em primeira reduzida (cheguei a tirar a frente do chao em uma rampa de 70 graus) mas nao pode trocar de marcha, senao ele perde completamente a força.
Isso dificulta bastante no offroad, em especial nas situações q se precisa de giro no pneu ou dosar bem o torque na roda. Mesmo o motor sendo elastico vc tem, para OFFROAD SERIO, uma unica marcha.
-Ergonomia é inexistente!! Eu com 1,87 de altura quase nao conseguia acionar os pedais pois meus joelhos batiam no volante.
-A direção é bem ruim. Imprecisa, cheia de folgas e um pouco de bumpsteer.
-O cambio é bastante duro e de engates difíces, isso sem falar na primeira para tras...
-O engate da traçao, praticamente impossivel de desengatar e engatar em movimeto como sugeriam. Na verdade nem com ele parado isso era possivel.
-Freios ficam muito ruins depos de molhados... chegaram a dar medo.
-Visibilidade tambem é ruim
-Os pneus sao uma desgraça

Essas sao as minhas impressoes...
Na boa com essa grana ai vc prepara um jipe bem perto do Wrangler do Sandro... e comparar o Hulk com um Marrua chega a ser uma piada.

Abraços,

caj
17/04/2005, 09:07
olá amigo
o marrua no asfalto é estavel? mais do que um engesa? as difrenças na suspensão comparado ao engesa é muito grande?
abraços

Rafael_Reis
17/04/2005, 10:01
Infelizmente, o test-drive era exclusivamente offroad, então nao tenho base para avaliar o desempenho no asfalto.
Quanto a suspensao, o conceito é exatamente o mesmo (2-link com panhard), porem a do marrua parece estar bem mais acertada, o curso é visivelmente bem maior e a estabilidade da carroceria em relação as irregularidades do terreno é muito boa.

Abração,

Rafael_Reis
17/04/2005, 11:47
Ouvi também que o diferencial é 44 por 10 na frente e 44 por 9 atrás (isso é possível?). Parece que seria uma maneira de evitar aquelas empinadas que o engesa dava ( na minha opinião, só o peso do motor diesel já seguraria a frente).

Meu Deus do céu... :roll:
Cara tu nao faz idéia do tamanho da bobagem q é isso ai q vc escreveu...
:shock: :shock: :shock:

Abração,

Guil
17/04/2005, 13:24

Abração,

Acredito que os diferenciais traseiro e dianteiro pracisam trabalhar com a mesma relação, senão os eixos tracionariam em velocidades diferentes. :D

Abraços,

V8
18/04/2005, 00:20

Abração,

Acredito que os diferenciais traseiro e dianteiro pracisam trabalhar com a mesma relação, senão os eixos tracionariam em velocidades diferentes. :D

Abraços,

Com certeza...
Se usar relaçoes diferentes, em terrenos firmes, vai trepar os dentes das engrenagens do diferencial, em lama nao tem tanto problema pois patina mesmo... agora se colocar 4X4 em alfalto.... vai arrebentar com certeza... a nao ser que tenha bloqueio de diferencial central (que eu acho que nao tem)...

caducouto
19/04/2005, 11:52
Foi o que os caras da concessionária disseram.Não entendo nada de mecânica, mas fiz o mesmo questionamento e eles insistiram com isso. Mesmo depois de abrir o diferencial e ver que os dois eram 44 por 10 (veio trocado segundo eles).
Se é bobagem ou não, F... não vou comprar um carro de 80 mil mesmo :roll:

Luis Assis
21/04/2005, 01:25
Fiz um passeio nesse final de semana, e no combio eu estava bem a frente de um, zero bala...
Olha, fiquei imrecionado com a capacidade do Jeep...
Obstaculos mais dificeis onde os jeeps menos preparados e originais encontravam dificuldades, ele passava com a maior facilidade...
Não dirigi, mas por mim, ta aprovadérrimo...
[]´s
Gustavo

Alessandro Henrique
21/04/2005, 03:51
Embora hajam algumas coisas a melhorar no marrua, acredito que o mesmo merece uma chance. Podem atirar pedras, mas devemos valorizar o produto nacional, todos sabemos que existem boas opcoes de viaturas fora do pais. Talvez a questao de valorizacao seja um dos motivos pelos quais temos poucos produtos 4x4 produzidos por aqui(sem falar de outros).
Acredito que se houver aceitacao do produto, a agrale rapidamente investe no produto e sana determinadas deficiencias conforme citadas nas impressoes iniciais de quem ja fez test drive. Ate entao, acredito que o produto seja destinado ao reaparelhamento do nosso exercito e ao mercado externo.
Concordo que o preco realmente e salgado e a Agrale deve fazer o servico de casa em busca de reduzao de custos e que esta reducao se traduza em um produto mais barato.
Tambem espero que a Agrale nao fique presa a apenas um modelo de veiculo.

sds.

Eduardo Velo
21/04/2005, 08:02
Não é o Marrua que é caro , a gente é que ganham pouco , hehehe ...

Se conseguisse comprar uma fera dessas , esperaria uns 2 ou 3 anos pra ver qual é a desses eixos dianteiros , toda criatividade em eixo dianteiro é bem vinda , mas não gostaria de ser cobaia ...
Por falar nisso o sistema diant. de tração do Ecosport 4x4 vai ser implantado nas Rangers , pq segundo a Ford , ficou melhor ...

[]s...

Edintruder
21/04/2005, 09:32
Estive conversando com um cara que foi mecânico do exército por muitos anos e conversando sobre o Marruá ele afirmou que a opção da caixa sem reduzida é para evitar que estrague. Os milicos que dirigem não dão valor à pátria e destróem os veículos. No quartel que ele trabalhou antes de ser reformado tinha 10 JPX parados com a reduzida estragada. Imagina-se o que não tem pelo Brasil a fora.

paulohflyra
21/04/2005, 10:01
Estive conversando com um cara que foi mecânico do exército por muitos anos e conversando sobre o Marruá ele afirmou que a opção da caixa sem reduzida é para evitar que estrague. Os milicos que dirigem não dão valor à pátria e destróem os veículos. No quartel que ele trabalhou antes de ser reformado tinha 10 JPX parados com a reduzida estragada. Imagina-se o que não tem pelo Brasil a fora.

Pois é .. estou a um ano aqui em BSB e os E4 com Q20B do Exército estao sendo usados para pau-para-toda-obra inclusive arranco árvores .. já os JPX vão a leilão bem antes.. na verdade a escolha de não usar a redução do projeto foi em decisão de uma tendência na época do projeto... e tem outra .. sabendo usar o danado (todo o conjunto) .. não vai fazer falta..e questão de braço na grande maioria dos casos.. quem reclama ou critica não faz idéia .. colocar a redução melhora ?? Claro que sim, obvio ... mas sabendo usar o E4 Original tu vai onde muito neginho preparado fica ou se estraga.. capiche..

[]s

Rafael_Reis
21/04/2005, 12:00
Capiche nada!!!
Entendo a opção de fabricar sem reduzida...
Porem, so aceito isso para os milicos!!! PQ entao por a venda para civis algo q atende ao exercito?
Pra uso civil, na minha opiniao, tem q ter um certo conforto e ergonomia, tem de ser razoávelmente fácil de dirigir e TEM Q TER REDUZIDA!!! Faço ideia EXATA da necessidad de redução em um veículo offroad e isso nao tem nada a ver com braço. A redução serve ate para poupar o conjunto, pois no caso do marrua como vc so tem uma marcha precisa fazer tudo no acelerador. Isso implica q em certas situações onde precisa ter giro no pneu vai precisar atolar o pe e isso fai fazer o torque ir parar nas cucuias aumentando o risco de quebra. Se na mesma situação vc tivesse uma 2 ou 3 reduzida faria na manha...
Não acho o projeto ruim, muito pelo contrario, mas nao é pq é um projeto nacional q vamos tapar os olhos ou vazer vista grossa para os problemas.
Acho q com pequenas melhorias o marrua pode ser um jipe fantastico para uso civil, pau no troller ele já da em vario pontos.

Olhei bastante o eixo dianteiro e nao fui capaz de perceber diferença entre o D44 30 estrias normal e o do marrua. Talvez a agrale so adapte a bitola, talvez o munhao... mas ele é igualzinho ao do troller com homocinetica no munhao e tudo.

Jipe para milico é uma coisa, jipe para civil é outra...

Abração,

paulohflyra
21/04/2005, 13:08
Rafael..

Seguinte .vou explicar para ver se tu entendeu .. considere o conjunto Pneu+Cambio+Motor+Relacao do Diferencial.. se tu mexe .. altera.. faz o upgrade.. vai precisar compensar com uma coisa ou outra.. usava o Graber LT 235/R16 com a relacao curta e original do E4, fora o robusto 240V e um 4cc bem trabalhado.. e passei por poucas e boas como todo jipeiro. mas te digo .. para este conjunto reduzida é luxo puro.. (há um lema.. ou tu sobe ou tu vira) agora se tu pega um E4 com Mud 33 relacao longa e motor fraco com baixo torque.. hi meu caro.. passar passa mas dá mais trabalho exige mais braço... vai por mim .. devo ter mais de 120.000 km só de Engesa ;) Capiche hehehehe

Rafael_Reis
21/04/2005, 14:21
Ainda nao capiche!!! hehehe
Seguinte, digamos q temos pontos de vista diferentes...
Acho importante o torque, venha ele do motor ou de um conjunto de redução. No caso do marrua, pelo fato de SOMENTE A PRIMEIRA ser curta, achei muito ruim mesmo. Pra mim maleabilidade no cambio é fundamental para poder atacar os obstaculos na velocidade certa. Na minha opiniao isso só é possivel tendo varias marchas em low.
No caso do marrua ele so presta para offroad serio em primeira!!!
Numa subida ingreme e longa onde ele tava girando muito passei a segunda e ele simplesmente nao andou mais chegando ate a morrer o motor.
A unica maneira de ter feito essa subida em segunda era de pe em baixo e ai foge completamente do e EU acho ideal. Nessa situação nao tinha como fazer na manha ou era cortando giro em primeira ou era subindo a 60 por hora em segunda...

No meu conceito de veículo offroad isso ai é um problema serio!!!

Quanto aos 120.000 Km de engesa, talvez ai esteja o problema... :mrgreen:

Abração,

isaianet
21/04/2005, 16:02
Bem,

Fiz o Test-Drive no Marruá junto com o Rafael, e alem disso concordo com algumas coisas que ele falou.

Não há discussão que pra quem faz trilha falta uma reduzida, na pista em que fizemos o test tinham 2 subidas fortes, e bem como o rafael falou, ou subia em 1ª cortando o giro ou entao em 2ª a 60km/h. Um fato que aconteceu por exemplo foi com o Josino (que faz parte daqui do fórum), acostumado com as nossas lands entrou em primeira e botou uma segunda esperando que enxesse o motor (afinal de contas era um 2.8 bem mais potente que os 2.5 das lands) e simplesmente o motor morreu na subida, teve que descer todo o morro de ré pra poder subir em primeira.
O motor é excelente, a suspensão também, mas conforto, cambio preciso, visibilidade e redução não existem naquele jipe!
Se é pra pagar 84k num jipe militar, eu prefiro pagar mais 6k por uma Defender 90, que acredito que todos aqui concordam que é bem mais jipe, confiável, confortável e que dá pra andar na cidade.

Abraços se querer meter pau na produção brasileira, mas sim ser realista!

PS: o exercito está com várias lands agora que possuem reduzida e nem por isso estão quebrando, é apenas uma questão de dar cursos para os milicos de condução de 4x4 como foi dado pela Land Rover do Brasil à eles.

Eriksom Teixeira Lima
21/04/2005, 18:06
Tem um amigo que me critica por fazer contas, mas elas são necessárias.
:?

O que o Paulo Lyra disse é que no Engesa Jegue Albino, que foi dele, a relção era original, 4,88:1 e, portanto, com a 1a. original ele conseguia uma redução de cerca de 33:1. Como os pneus eram no máximo 30', com o motor a gasolina original (ou alcool) ele conseguia empurrar o Jegue Albino sem problemas. Eu o dirigi, e sei como era. :oops:

Agora, quando você alonga a relação, aumenta o tamnho dos pneus e TAMBÉM coloca um motor cuja curva de torque é mais alta como um diesel turbinado a coisa não anda direito, morre nas subidas, não tem força. Ou seja, sem reduzida não vai (às vezes nem com ela) :twisted:

Que os milicos são uns trapalhões, não tenho dúvidas (escrevi longamente sobre isso aqui em outro tópico sobre o Marruá). Agora, daí a Agrale querer melhorar sua escala de produção vendendo projeto ultrapassado é direito dela, besta de quem compra. :P

Com o dinheiro que pedem, compro uma Camper a gasolina, 4x2, e gasto muito menos para ter um veiculo infinitamente melhor do que marruá, trolhas e lands (que me perdoem os proprietários desses, pois pelo menos o Troller é confortável, no banco da frente :lol: ). Tá certo, poderia ser também um Engesa a alcool para quem gosta do estilo :o Enfim, com essa base, colocaria um motor Toyota 14B (da band), caixa e transferência da band mais eixos da própria Band.

Se alguém me perguntar por que digo isso, mas mantive a caixa 2615 (similar a 240V) na minha Camper, a resposta é simples: por que arranjei uma Transferência NP-205. :D

Só de curiosidade para quem não fez contas. A Caixa da band com reduzida resulta em pouco mais de 8:1 em 1a., e em 2a. pouco menos de 6:1. A 240 V da engesa em 1a. tem 6,89:1. Ou seja, ganha-se apenas uma marcha com a reduzida. Muito $$$ para pouco benefício :x

Antes que alguém me dê tijoladas, lembro que não importa só a reduzida, mas a combinação de marchas com a curva de torque do motor, dado o tamnho dos pneus e a relação de diferencial.

Enfim, é preciso fazer contas e saber o que se quer.

Eriksom

paulohflyra
21/04/2005, 20:32
Ainda nao capiche!!! hehehe
Seguinte, digamos q temos pontos de vista diferentes...
Acho importante o torque, venha ele do motor ou de um conjunto de redução. No caso do marrua, pelo fato de SOMENTE A PRIMEIRA ser curta, achei muito ruim mesmo. Pra mim maleabilidade no cambio é fundamental para poder atacar os obstaculos na velocidade certa. Na minha opiniao isso só é possivel tendo varias marchas em low.
No caso do marrua ele so presta para offroad serio em primeira!!!
Numa subida ingreme e longa onde ele tava girando muito passei a segunda e ele simplesmente nao andou mais chegando ate a morrer o motor.
A unica maneira de ter feito essa subida em segunda era de pe em baixo e ai foge completamente do e EU acho ideal. Nessa situação nao tinha como fazer na manha ou era cortando giro em primeira ou era subindo a 60 por hora em segunda...

No meu conceito de veículo offroad isso ai é um problema serio!!!

Quanto aos 120.000 Km de engesa, talvez ai esteja o problema... :mrgreen:

Abração,

Salve Rafael !

Entenda o que eu disse homem.. entenda, conheça o conjunto... mas brasonn tb conta. ;)

paulohflyra
21/04/2005, 20:38
Bem,

Fiz o Test-Drive no Marruá junto com o Rafael, e alem disso concordo com algumas coisas que ele falou.

Não há discussão que pra quem faz trilha falta uma reduzida, na pista em que fizemos o test tinham 2 subidas fortes, e bem como o rafael falou, ou subia em 1ª cortando o giro ou entao em 2ª a 60km/h. Um fato que aconteceu por exemplo foi com o Josino (que faz parte daqui do fórum), acostumado com as nossas lands entrou em primeira e botou uma segunda esperando que enxesse o motor (afinal de contas era um 2.8 bem mais potente que os 2.5 das lands) e simplesmente o motor morreu na subida, teve que descer todo o morro de ré pra poder subir em primeira.
O motor é excelente, a suspensão também, mas conforto, cambio preciso, visibilidade e redução não existem naquele jipe!
Se é pra pagar 84k num jipe militar, eu prefiro pagar mais 6k por uma Defender 90, que acredito que todos aqui concordam que é bem mais jipe, confiável, confortável e que dá pra andar na cidade.

Abraços se querer meter pau na produção brasileira, mas sim ser realista!

PS: o exercito está com várias lands agora que possuem reduzida e nem por isso estão quebrando, é apenas uma questão de dar cursos para os milicos de condução de 4x4 como foi dado pela Land Rover do Brasil à eles.

Salve Amigo..

Potencia não é tudo tem que saber usar... a Land com certeza com o fraquisimo e devasado 2.5 precisa de reduzida para tudo , já deveria ter recebido um motor melhor como no caso da cross land .. agora quanto a conforto fala sério.. dirigir todo troncho prensado na janela .. não dá .. é masoquismo puro.. heheheh

[]´s

Rafael_Reis
21/04/2005, 23:23
[/quote]

Salve Rafael !

Entenda o que eu disse homem.. entenda, conheça o conjunto... mas brasonn tb conta. ;)[/quote]

Cara, to falando do q eu conheço pq experimentei...
Fazer trilha com uma marcha so, pra mim, é uma merd@!!!
Calculando a relação fica fácil de constatar q o marrua so tem aptidao para offroad em primeira. O teu proprio argumento te condradiz...
Calcula as relações e tu vai ter um jipe de 80 paus q so faz trilha em primeira... :shock: em segunda nao sobe nem morrinho.
Constatamos isso no test-drive, to falando q não serve pq tentei usar a segunda e nao deu o jipe não progride.
Passar obstaculos no pau (a unica maneira de usar a segunda) não funciona sempre, e nao tem nada de braço nisso... :roll:
Pra mim nao serve!!! Se o engesa é assim tambem, pra mim nao serve tambem. Simples assim...
Pra vc serve? Ta satisfeito? otimo... EU não.
Da uma olhada nos veículos mais aptos para offroad do mundo... praticamente todos tem reduzida, as vezes ate mais de uma.

Essa é a MINHA OPINIAO, a sua é diferente...
Não to tentando te convencer só to expondo o q EU penso.

Cada qual com o seu qual ok?
Abração,

Eduardo Velo
22/04/2005, 01:15
Como tenho Engesa Diesel original posso meter a colher nesse papo ...
Sinto mais falta de reduzida em descida que em subida , pq o difer. é alongado (original) 3,07 , então fico com relação 21:1 , só a 1º red. não segura o monstrinho , tem que controlar no freio tbm , pra não subir o giro , e isso acho muito ruim .
Ainda não tive dificuldade em relação a reduzida em subida , uso mais torque que potência , mas já tive que usar guincho numa rampa de 30% pq o motor ia miando e tinha que pisar na embreagem pra não morrer ...
A 2º é só no transito , se for fazer uma trilha punk tem que usar só a 1º mesmo , é que a gente acaba acostumando , mas uma cx de red. cairia muito bem ...
Temos promessa da Agrale pra cx red. já no prox. ano , ae vai ficar faltando apenas alguns detalhes pra se tornar um 4x4 estradeiro e trilheiro ...

[] s... juntando grana pra comprar um Marruá 2006 ... , em 2015 ...

isaianet
22/04/2005, 08:14
Salve Amigo..

Potencia não é tudo tem que saber usar... a Land com certeza com o fraquisimo e devasado 2.5 precisa de reduzida para tudo , já deveria ter recebido um motor melhor como no caso da cross land .. agora quanto a conforto fala sério.. dirigir todo troncho prensado na janela .. não dá .. é masoquismo puro.. heheheh

[]´s

To pra te dizer que é muito melhor e mais confortavel andar todo troncho e prensado doq andar pulando feito um cabrito naquele banco podre, dar com os joelhos na direçao, dirigir num volante de caminhão, sem ar, sem som, e aquela barulhera das capotas de lona nos ouvidos... (conforto do marruá)

Concordo em relaçao ao motor, no mundo todo já é usado um motor mais potente porem TODO eletronico, eu particularmente prefiro um motor um pouco mais fraco mas sem muita eletronica pra dar problema nas trilhas...

Abraços

paulohflyra
22/04/2005, 09:46
Como tenho Engesa Diesel original posso meter a colher nesse papo ...
Sinto mais falta de reduzida em descida que em subida , pq o difer. é alongado (original) 3,07 , então fico com relação 21:1 , só a 1º red. não segura o monstrinho , tem que controlar no freio tbm , pra não subir o giro , e isso acho muito ruim .
Ainda não tive dificuldade em relação a reduzida em subida , uso mais torque que potência , mas já tive que usar guincho numa rampa de 30% pq o motor ia miando e tinha que pisar na embreagem pra não morrer ...
A 2º é só no transito , se for fazer uma trilha punk tem que usar só a 1º mesmo , é que a gente acaba acostumando , mas uma cx de red. cairia muito bem ...
Temos promessa da Agrale pra cx red. já no prox. ano , ae vai ficar faltando apenas alguns detalhes pra se tornar um 4x4 estradeiro e trilheiro ...
[] s... juntando grana pra comprar um Marruá 2006 ... , em 2015 ...

Salve Eduardo.

Hoje estou de Camper com S4T e com a mesma relação que vc usa a 3,07 e me lembro que em uma rampa de mais de 30o bem esgorregadia tive trabalho.. era a minha 1a brincadeira com a nova viatura e mesmo com toa a experiência no E4 o comportamento com o novo conjunto era outro .. até com o torcudo S4T deve-se aprender até quando pisar (curva de torque máxima).. só subi na 3a tentativa.. Nas decidas então ele embala bem.. ou seja.. concordo com vc.. e se fosse voltar a fazer o tipo de brincadeira que fazia em PE com a Camper ou mudava a relação para a do antigo Engesa ou metia uma reduzida...mas como aqui em BSB so vou ter mais tempo a partir de agosto para acompanhar os eventos da Jipenet local vou preparando a viatura aos poucos...inclusive não gosto de fazer trilha sem hi-lift e para isso tenho que encomendar os bumbers 1os..

[]´s

Eriksom Teixeira Lima
22/04/2005, 11:39
Eu acho que ninguém lê as msg anteriores e ..... não se conclui nada :cry:

O Marruá tem relação 4,40:1. Os engesa e a camper citados tem relação 3,07:1. Dependendo do motor, o Marruá NÃO precisaria de reduzida. no caso precisa por causa do motorzinho 2.8 turbo com uma curva de torque muito alta. Bote um motor de baixa rotação nele, tipo um Cummins ou MWM série 10 e verão um veículo totalmente diferente (não que eu tenho andado nele, mas é possível imaginar).

Agora IMHO que com uma relação dessas, um motorzinho desses, uma caixa de marchas com 5ª desmultiplicada e uma caixa de redução (pelo menos uns 3:1) são coisas essenciais, disso não tenho dúvidas. Por isso digo, comprem algo antigo e reformem totalmente e ficarão mais felizes :twisted:

Eriksom

AndersonPoa
22/04/2005, 12:12
É isso, Eriksom.... Veiculo off-road bom, só fazendo....

E convenhamos, até hoje, a melhor base visando uma performance excepcional, ainda creio ter sido o Engesa, pelo conjunto de boas solucoes que o mesmo originalmente apresentava.

Agora, mais de 80 K pelo Marrua, do jeito que é (ou está) , só mesmo sendo muito fã da Agrale...

Eduardo Velo
22/04/2005, 12:42
O Marruá tem relação 4,40:1. Os engesa e a camper citados tem relação 3,07:1. Dependendo do motor, o Marruá NÃO precisaria de reduzida. Eriksom

É isso aí , o Marruá vem com uma 1º bem reduzida , fiz comentário justamente por isso , a rel. 3.07 só com a 1º red. é falha , se fosse como o Marruá seria bem melhor , estou estudando a colocação da red. Band , é viável ... , salgado - 4 k colocado (com cardans) - , mas sei que vou ter uma super máq. na mão , vou ter que acelerar pra descer morrão em 1º red. , hehe ...

[]s...

Eriksom Teixeira Lima
22/04/2005, 12:55
Eduvelo,

Faça as contas antes de gastar muito. Primeiro, qual seu motor? Depois, seu Engesa consegue atingir rotação máxima em 5ª marcha? :?:

Se você responder "sim", junto seu $$$ para a redução.
Se você responder "não", "as vezes", "depende", encurte teu engesa para 3,54:1 e seja feliz por apenas meros 1k :D :D :D

Tua Jabiraca vai ficar mais reduzida que com a caixa da Band e você poderá inclusive aumentar sua velocidade final apesar de mais curto. Quem sabe, fica mais econômico. :D

É sério, eu alonguei minha Camper e o consumo aumentou um pouco, mas a velocidade final permaneceu quase a mesma. "as vezes" eu rodo a 135km/, mas a velocidade de cruzeiro subiu de 105 para 110km/h. Em compensação eu que nunca trocava marchas em estradas, passei a trocar :cry:

Anderson, so tendo $$$ para jogar fora, pois eu acho os tratores Agrale muito bons, se fosse fazendeiro eu seria fã deles :twisted:

[] s palpiteiros demais

Eriksom

paulohflyra
22/04/2005, 12:57
ET !

Na boa .. hoje compraria um E4 Fase 1 ou até Fase 2 e colocaria um S4T e se brincar tinha que alongar alguma coisa pois já andei com um recém equipado e com a relação 4:88 e em 1a marcha ficava impossível... a meu ver não vale a pena pagar 90k para esta 1a série da Agrale .. o justo deveria ser no máximo 50k .. vamos fazer umas contas tomando base um E4 86

E4 Original 1986 = 25k
Maxxion S4T Plus na caixa = 9k
Adaptação do Maxxion mão-de-obra e peças (inclui alongar pouca coisa a relação) = 1,5 K
Colocar o radiador do MB 709 = 300
Revisar por completo trocando rolamento e retentores do E4, abrir e revisar o 240V e transferencia = 3k
Colocar capota de Fibra = 3k
Direção Hidraulica + Extender a "Alavanca" da Embreagem = 400
Volante+Banco = 500
Trocar o chicote elétrico = 600
Hi-lift+Guincho Decente = 3k
Isopor para levar uma cervejinha + algumas latinhas = 50
Peito de aço e protetor do tanque = 400

É so somar para ter uma idéia.. pronto fica o conjunto perfeito.. põe reduzida se quiser.. com o E4 completamente Original é possível ir em trilhas onde veículos super preparados podem chegar completamente estragados.. qdo se vai a uma guerra mais importante que conhecer o terreno eh saber usar muito bem as armas que se tem em mãos e para tal tem que praticar.. saber o que esta utilizando.. a proposta do E4 e com certeza do marruá é outra.. bem diferente de carro cívil adaptado para trilha, tanto o caso do vitara prepardo do Rafael como a Land do Isais, de repente cobrar que conseguisem passar certo obstáculo em um teste drive com um veículo que mal conhecem era querer D+.. ambos tem como referência seus próprios veículos, a meter uma 2a reduzida e buscar resolver a questão.. Ok ? Tudo natural .. não existe uma verdade única.. e preciso ter a cabeça aberta para outras possibilidades, vivenciar é importante.. É isto ;)

Abração !

NeRo
22/04/2005, 13:25
Sei que houveram conversas de se instalar uma redução para todas as marchas... mas na minha opinião vai ficar só na conversa mesmo. :?

Marcelo Freitas
22/04/2005, 13:37
Só pra descontrair o tópico...

Cross Lander...muuuito mais confortável que uma Land, Band e etc...
Motor 2.8 TDI da International Engines muuuito mais potente que uma land, band, Engesa e Marruás...
Com câmbio da Eaton. Preciso, macio e com reduzida...
Custa quase a metade de uma Land ou Marruá...

[]s só pra tumultuar :wink:

Eduardo Velo
22/04/2005, 13:40
Erikson , rpm max. em 5º consigo , até já passei de 140 km/h cosigo manter entre 110 - 120km/h na boa ...
O que pretendo fazer é só colocar a red. no Clark 240V que tenho , acho que a redução é + de 2:1 , mas supondo 2:1 , a 1º vai pra 42:1 , sendo que vou ter reduzida nas demais marchas tbm ...
Meu Engesa , em gasto , está prox. dos 40k , com a compra + reforma geral e troca de dif. mais perfumarias (CD-PX-Totem-Pneus ...) se colocar essa cx de red. coloco aliança e faço contrato de casamento , heheh ...

[]s...

paulohflyra
22/04/2005, 14:19

Motor 2.8 TDI da International Engines muuuito mais potente que uma land, band, Engesa e Marruás...

Marcelo !

Quanto esta saindo uma CL nova ??

[]'s

AlemãoRS
22/04/2005, 15:32
A vantagem visível do Marrua em relação ao Troller é o curso das suspensões.
No mais, quais seriam?

paulohflyra
22/04/2005, 15:55
A vantagem visível do Marrua em relação ao Troller é o curso das suspensões.
No mais, quais seriam?

Salve Alemão .. vou tentar .. pois so tenho como referência o E4.. não andei nem pesquisei muito sobre o Marruá..

- Câmbio e Tranferência robustos, acredito que não sejam ligados por corrente como nos casos do Trollers.
- Chapa Dupla da Carroceria do Marruá deve ser mais robusta que a fibra do Troller..
- Angulos de Ataque e Saida devem ser melhores..
- Possível que o Sistema Eletrico seja mais confiável..
- Acionamento do 4x4 é por alavanca.
- Posição de Dirigir do Marruá deve ser melhor que o Troller... Já guiei um T4 2005 e pelo amor de Deus.. a alavanca de machas é na minha perna direita.. Meu antigo E4 era bem mais ergonométrico.. Se tu for alto acho que pode ter problemas nele.. tenho quase 1,80 e não gostei de guiar o Troler .. tudo meio apertado.. já a posição de guiar do Vitara é melhor..

O Ideal é esperar para ver os 1os Marruá domésticos no seu 1o ano de vida.. a questão é hoje vc mantém bem um E4 86 rodando.. e os 1os Troller como eh que estao ??

[]'s Paulo

AlemãoRS
22/04/2005, 16:05
Acho dificil a carroceria ser mais robusto que a fibra do troller, até pq não é fibra, é uma resina de poliester enrijecida com fibra, é mais resistente a impactos.
em relação ao cambio se não for por corrente concordo.
o resto temos q ver, já que nenhum de nós sabe...

paulohflyra
22/04/2005, 16:39
Leonardo..

Nada eh indestrutible... a lata do Engesa amassa.. o meu teve epoca que dificil era ter uma trecho de mais de 50cm 100% reto heheheh (muito largo para certas trilhas) o Negocio eh que a fibra nao amassa trinca..como o Marrua e todo reto.. qq lanterneiro nao teria dificuldades em repor a chapa no futuro.. mesmo sendo dupla..(se for realmente como nos E4).. Tb concordo contigo.. vamos esperar para ver como fica o Marrua.. eh tido como evolucao do E4 mas to curioso qto ao seu comportamento com o passar do tempo..

Marcelo Freitas
22/04/2005, 18:43

Marcelo !

[]'s

Não sei qto está uma zero mas eu paguei R$58k na minha no ano passado (zeroKm) com garantia de um ano sem limite de KM

[]s

paulohflyra
22/04/2005, 22:41

Marcelo !

[]'s

Não sei qto está uma zero mas eu paguei R$58k na minha no ano passado (zeroKm) com garantia de um ano sem limite de KM

[]s

Ótimo custo benefício !!! Metade do valor de uma 110 por um trem de força superior ao da land, vale a pena.. só não é veículo para bagaceira.. para isso tu tem o teu Engesa.. mas que nome tu arruma-se nê ??

[]´s

Marcelo Freitas
23/04/2005, 02:12

Marcelo !

[]'s

[]s

Ótimo custo benefício !!! Metade do valor de uma 110 por um trem de força superior ao da land, vale a pena.. só não é veículo para bagaceira.. para isso tu tem o teu Engesa.. mas que nome tu arruma-se nê ??

[]´s

O nome do Engesa é provisório...até o fim da reforma. Qto a CL, putz, eu já coloquei a Mega em cada buraco... dá uma olhada na

Mega Jabiraca (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3284)

[]s

paulohflyra
23/04/2005, 09:30

Marcelo !

[]'s

[]s

[]´s

O nome do Engesa é provisório...até o fim da reforma. Qto a CL, putz, eu já coloquei a Mega em cada buraco... dá uma olhada na

Mega Jabiraca (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3284)

[]s

Show Marcelo ! A um ótimo preço ! Pena que Até agora não vi nenhuma em BSB ...

[]´s

NeRo
23/04/2005, 10:52
O nome do Engesa é provisório...até o fim da reforma.
Vai mudar de Cocô-móvel para Cocozão! :mrgreen:

Marcelo Freitas
23/04/2005, 13:57
O nome do Engesa é provisório...até o fim da reforma.
Vai mudar de Cocô-móvel para Cocozão! :mrgreen:

fazer o quê se vc não quis vender o seu engesa pra mim? :twisted:

[]s

Eriksom Teixeira Lima
24/04/2005, 21:53
Se você consegue aproveitar toda a potência do motor em 5a. marcha, não tem porque mexer.

Quanto a redução, pelo que você escreve, resolveria TODOS os seus problemas. Eu não sou fã dessas misturebas de 240V com Transfer de Band. Eu fosse você eu procuraria uma NP-241 que equipa alguns ford e dodge que há por SP. Ou tentaria importar uma, pois pelo pre;o que os malucos estão pedindo numa transfer de band, melhor importar coisa de 1a. qualidade.

ALguém me contou que certa vez o Bill mandou fazer umas engrenagens para colocar/reforçar a transfer do Samurai. Seria uma boa perguntar a ele mais detalhes, pois a gente gasta tanto, que muitas vezes vale a pena juntar mais $$$ e comprar algo 10, do que remendos.

Pense nisso

Eriksom

Eduardo Velo
25/04/2005, 00:01
O problema disso seria a manutenção ...
Prefiro equipamentos que a gente consiga peças fácil .
Ainda estou estudando a colocação da red. band , não vou perder na estrada e vou ganhar em trilha .

[]s...

fmev2
25/04/2005, 16:10
Gente, sou novato aqui mas também vou dar minha opinião.

Pelo que eu tenho visto, existe um problema de conceptação. O marruá
é um projeto militar, isso todo mundo sabe. O problema é que, um veículo
militar é que nem nota de um real, passa de mão em mão. Tem motorista
que bom de braço, mas também tem os brações.

Alguns veículos 4x4 você tem que imobilizar completamente a viatura
para engrenar a reduzida. E mais, tem saber fazer isso. Numa situação
de emergência ou de guerra, onde tem bala voando para todo o lado, neguim
ferido e o motorista foi pro saco, a última coisa que vou querer fazer
é parar a viatura e fazer todo o ritual para engrenar a reduzida. É correr,
montar em cima é pé no acelerador.

Numa coisa eu concordo, existe um tremendo buraco entre a 1a e 2a, se
encurtassem a 2a e 3a, o câmbio ia vicar bem escalonado.

Mais uma, resina de poliester reforçado com fibra, é fibra de vidro sim.
O problema é a má impressão que muita gente tem da fibra de vidro, como
eu tinha a um tempo atrás. Alguém aqui lembra daqueles puma que com
um chute a fibra rachava?

Pois é, aquilo é resina de baixa qualidade reforça com manta de fibra de vidro
picotada chamada rover ou roving. A resistência a tração é baixa e qualquer
trinca se propaga. Hoje existem resinas de poliéster de boa qualidade até
resinas epóxi (carríssimas) que são usadas em conjunto com kevlar e fibra
de carbono. No lugar do rover, podem se utilizar os tecidos de fibra de
vidro, que existem em várias gramaturas, densidades e direções. A resistência
a tração do tecido de fibra é 3 vezes a do aço e com uma densidade bem menor.
O processo de laminação também influencia.

Até +