PDA

Ver Versão Completa : Nível de óleo OM364 Turbo



Toyo
02/11/2010, 21:14
Ola,

Qual a medida de óleo do motor, medido pela vareta do óleo? A vareta de minha Bandeirante não tem marcação e não sei se o nível está adequado.

O painel é original, e o marcador de óleo marca 7 ou 8 quando ligo o motor e depois que o motor esquenta fica abaixo do 5, mas não chega no vermelho. Não sei se é confiável?!

Outra questão:

Minha Bandeirante está fazendo fumaça branca/azul. Significa muito Diesel nos cilindros e parte deste Diesel não está queimando.

Levei-a em um bombista e o cara quer refazer a bomba injectora. Eu não concordei com o diagnóstico dele, a bomba está boa o problema são os bicos.

Será que nenhum bombista troca os bicos sem refazer a bomba injectora?

Abc.

bandoleiro
02/11/2010, 22:28
Bom, a vareta tem marcação tanto de mínima quanto de máxima. É um ''entortado no final". Se não tiver na sua, compre uma vareta nova, sai mais barato que ocasionar excesso ou principalmente falta de óleo no motor. Quanto a fumaça branca, é "normal" com o motor frio. Pode ser bico mijando ao invés de pulverizar o diesel. Fumaça azulada é óleo que está sendo queimado junto com o diesel. Se tem dúvidas em relação ao diagnóstico do bombista, leve em outro. Já passeio por várias situações de mexânicos achar chifres em cabeça de cavalo.

Toyo
03/11/2010, 13:24
A vareta está com a marcação do mínimo somente.

Valeu...

Acurvelo
03/11/2010, 17:12
Ola,

Qual a medida de óleo do motor, medido pela vareta do óleo? A vareta de minha Bandeirante não tem marcação e não sei se o nível está adequado.

O painel é original, e o marcador de óleo marca 7 ou 8 quando ligo o motor e depois que o motor esquenta fica abaixo do 5, mas não chega no vermelho. Não sei se é confiável?!

Outra questão:

Minha Bandeirante está fazendo fumaça branca/azul. Significa muito Diesel nos cilindros e parte deste Diesel não está queimando.

Levei-a em um bombista e o cara quer refazer a bomba injectora. Eu não concordei com o diagnóstico dele, a bomba está boa o problema são os bicos.

Será que nenhum bombista troca os bicos sem refazer a bomba injectora?

Abc.
Amigo Toyo,

Eu nao sou bombista, mas sou mecanico e pelo conhecimento tecnico que tenho em motores diesel de grande porte, posso lhe garantir o seguinte. Bomba e bico säo um conjunto e nao que seja impossivel mas tecnicamente o melhor para que o profissional tenha um bom resultado e voce uma maior tranquilidade, realmente e fazer tudo. Qunado se calibra os bicos sem verificar a bomba voce corre o risco de que a pressao recalibrada possa forcar mais um pouco o sistema movel da bomba e daqui a uns treis meses voce voltar reclamando que seu carro esta pegando mau frio, voltou a fazer fumaca etc. Prefiro lhe dizer o seguinte, va a outros bombistas mas para conseguir um custo menos desde que a qualidade dos servicos tambem nao caiam. Bomba ijetora e bico e manutencao que quando se troca os filtros e usamos diesel de boa qualidade duram mais de 200.000km que e muita coisa pra carros como os nossos. faca o certo faca tudo, economise em outras coisas.

Abracos e boa sorte,

Andre

Toyo
03/11/2010, 17:54
Acurvelo,

Se há uma relação ou regulagem entre a bomba injectora e os bicos, sim justifica o que o bombista falou.

Sou desconfiado por natureza...rs.

E quanto ao nível máximo na vareta? Aguém pode me informar...ou terei que comprar outra vareta.

Abç.

Acurvelo
04/11/2010, 13:31
Acurvelo,

Se há uma relação ou regulagem entre a bomba injectora e os bicos, sim justifica o que o bombista falou.

Sou desconfiado por natureza...rs.

E quanto ao nível máximo na vareta? Aguém pode me informar...ou terei que comprar outra vareta.

Abç.
Toyo,

Quanto a relacao ou regulagem entre a bomba injetora e bico? Sim existe total relacao, pois a bomba exerce influencia sobre os bicos e ela e que pressuriza o sistema de injecao em conjunto com a regulagem feita nos bicos e precisa ser sincronizada para que tenha a correta relacao ar/combustivel na queima. Mas faca o melhor segundo sua consciencia.
Quanto a vareta de oleo voce pode verificar com um mecanico de caminhoes a quantidade de oleo requerida no MB-364 , apos voce torcar o oleo e o filtro e fazer o primeiro funcionamento com o carro no plano, desligue e aguarde 5 minutos apos isto retire a vareta e observe onde marca o oleo, pegue uma serra de aco rapido e faca uma marca no nivel apresentado na vareta, dai voce tera uma referencia.

Sds,

Andre