Ver Versão Completa : Fluído de Radiador - Dúvida
Galera,
Comprei minha Hilux Sw4 1995 no começo do ano de um parente, tudo zerado, único dono, 155.000 km todas revisões feitas em concessionárias toyota, conheço ela desde zero.
Já tem 10 meses e até agora não fiz nada nela a não ser trocas de óleo, filtros e completar o tanque com diesel.
Só que eu sou muito curioso e desde o dia que comprei eu vi que o reservatório do fluído do radiador tem um óleo nele. Fiquei naquelas né, ela tinha passado numa revisão havia uns 8 meses e vi na NF que a concessionária Sunnorth tinha trocado o fluído de radiador e colocado um de R$ 240,00.
Enfim, a pergunta é:
1-)Existe algum fluído que tenha a característica oleosa e cor preta?
2-)Quando mistura o óleo do motor com a água do radiador a tendência é ir água pro carter e não o contrário (óleo pro radiador), certo? Nas trocas de óleo (cárter) que eu fiz não constatei água no óleo.
A Toyota nunca aqueceu, tá bala mas é que eu fiquei encanado nisso. Estava pensando em limpar o radiador e o reservatório pra ver como ela se comporta nos próximos meses mas também tenho receio de jogar esse fluído fora, vai saber se ele é gringo (e recomendado pela Toyota), já que meu parente pagou 240,00 por ele.
obrigado pela ajuda e paciência
elmestizo
01/11/2010, 15:56
Ops...
Preto eu nunca vi. O melhor lugar para vc se informar neste caso, é na própria concessionaria. Em tempo, a troca do liquido de arrefecimento é recomendada a cada 12 meses. Ninguém faz.
Abrasss
Preto nunca vi tb!! Oleoso TB não. Você já olhou no radiador, pela tampa dele mesmo se está igual. Ou procurou ver se por baixo deste óleo preto tem água separado em duas fases? Procure ver se consegue puxar com uma mangueirinha a agua do fundo do reservatório ver se é diferente!! Se tiver separado em 2 fases ( água embaixo e óleo em cima) ai ta bem estranho!!
Ontem fui trocar o óleo da Toyota em um centro de lubrificação e mostrei esse "tal de óleo" pro mecânico.
Verificamos tudo, o radiador está impecável, fluido de dentro OK e essa tal borra certamente algum "animal" colocou óleo no reservatório do fluído do radiador. Tenho ela há 10 meses e nunca sequer baixou a água do radiador. Tirei a mangueirinha pra ela não puxar esse óleo e vou limpar o reservatório e observar nos próximos meses.
Mas estou certo de que houve algum engano... inclusive o óleo do carter que saiu dela estava normal, bem viscoso e sem aparência de água misturada.
Valeu pela ajuda!
Pablo RR
05/11/2010, 12:20
Fejao,
Uma vez coloquei um Fluido de Arrefecimento, nao lembro a marca, de cor azul bem escura, O animal aqui que vos escreve, nao observou a proporção e acho que coloquei 90% de liquido de arrefecimento e 10% de agua.
Com uns 3 dias rodando ele formou uma especie de espuma oleosa no reservatorio de expansao. Foi só limpar e coloquei na proporcao correta. Ficou Beleza.
Ops...
Preto eu nunca vi. O melhor lugar para vc se informar neste caso, é na própria concessionaria. Em tempo, a troca do liquido de arrefecimento é recomendada a cada 12 meses. Ninguém faz.
Abrasss
oleo na agua misturado fica esbranquiado escurecido nunca vi mas o aditivo e meio oleoso tipo siliconado mas preto nunca vi . so se esta contaminado com monoxido de carbono.tem que avaliar. valeu!
Volta e meia volta esta duvida quanto ao que utilizar no radiador. Vamos lá: a agua tem que ser desmineralizada. Já vi o absurdo de colocarem agua mineral no radiador achando que era muito limpa. De fato é, só que cheia de sais minerais que causarão incrustação. Quanto ao aditivo, utilize um a base de etileno glicol que é ante congelante (aqui não precisamos desta caracteristica) e contém aditivos anti oxidantes. Minha receita de bolo para ter radiador novo a vida inteira:
50 % de agua desmineralizada (agua de bateria serve, ou a propria desmineralizada vendida para radiadores)
50% aditivo (uso o PARAFLU que considero um dos melhores)
Trocar este fluido a cada 12 meses.
Adoto este procedimento a anos, que não foi inventado por mim, obviamente, e sim obtido de manuais de fabricantes e orientação de especialistas. Tenho uma Band 92 impecável e um Suzuki Grand Vitara 2001, também impecavel com sistemas de refrigeração novos ao longo de vários e varios anos adotando esta receita.
Acabou o assunto, fim de papo.
minhastrilhas
22/12/2010, 19:57
Boa noite Fejão.
Existe uma espécie de óleo solúvel (não é prejudicial) que se pode utilizar para lubrificação da bomba dágua. Já ouvi falar mas não conheço detalhes.
Aqui em Curitiba é bem comum utilizarem óleo solúvel no radiador, evita a ferrugem e diminui a cavitação.
[ ]´s
Marco Antonio
minhastrilhas
25/12/2010, 20:43
Thr dog!
Este óleo seria usado misturado com água? Ficando mistura de óleo + água + fluido? como ficaria a proporção?
Srs.
Não recomendo o uso de óleo solúvel em readiadores, pois além de atacar as borrachas ele não ajuda a previnir a cavitação.
Da mesma forma, não utilizo aditivos a base de etilenoglicol que, como já foi dito, são "anticongelantes", desnecessários, com excessão de algumas regiões do país que no inverno tem temperaturas abaixo de zero. Esses aditivos inclusive "atrapalham" a refrigeração do motor ( o melhor fluido refrigerante é água pura, pena que não pode ser usada devido a corrosão....) fazendo o motor trabalhar alguns graus mais quente.
Eu utilizo apenas um aditivo anticorrosivo, tipo o original MWM ou o Radiex (se não me engano é o R-8704, não tenho nenhuma embalagem aqui para confirmar...) numa proporção de 5% com ótimos resultados a muitos anos, pois além de proteger da corrosão evita a cavitação, problema muito sério em alguns motores com camisas umida.
Leoni
minhastrilhas
26/12/2010, 14:16
Leoni,
qual sua viatura?
Venho utilizando o fluido da petrobras desde a época da minha L200, com trocas uma vez ao ano, e 2L de fluido. O resultado sempre foi satisfatorio.
Na minha Band 95 acho que vou adotar o mesmo procedimento. O radiador estava bem enferrujado... foi limpo e drenado 3 vezes pelo mecanico. A proporção de fluido para o radiador da band (2L) fica em torno de 10-15%.
Voce conhece este fluido da Petro? grato.
Alexandre,
Nunca usei o fluido da Petrobrás, mas pelo que pude ver é a base de etilenoglicol, ou seja, é um anticongelante. Esses produtos devem ser misturados na proporção de 40% de aditivo e 60% de água, ou seja, na proporção que voce coloca ele não garante a proteção.
Eu utilizo o anticorrosivo no meu Engesa com mecânica Toyota 14b e no meu Willys (original) e o resultado é muito bom. Não troco o líquido já a alguns anos e nada de corrosão até agora e as maiores vantagens são o preço baixo e a proporção de mistura, de apenas 5%. Vale a pena!!!
Leoni
minhastrilhas
26/12/2010, 23:48
Boa noite "A Leoni" .
Grato pela dica. Vou rodar uns 2 a tres meses como estou mesmo, já que o radiador está "limpo", e mesmo com a proporção baixa de aditivo (tentarei aumentar mais a concentração, colocando no bujão externo e completando quando possível) e após este período optarei por 2 litros de RADIEX!
Antes farei mais uma limpeza! Pois esta Band que adquiri estava muito parada, entao somente com um pouco de tempo para limpar totalmente o sistema.
Assim que tiver mais resultados manterei o post atualizdo. Mais uma vez obrigado.
THBrutus
29/12/2010, 11:19
Não estou dizendo que é o seu caso!!! Só para constar o que também ocorre. Quando aparece oleo de motor no reservatório de água em alguns carros e caminhões costuma ser o radiador de oleo (arrefecido a água) que teve seu reparo ou junta danificado ( acontece muito com SCANIA 124 e alguns motores DIESEL menores), dai é só limpar o sistema de arrefecimento com querosene e trocar o devido reparo ou junta, não esquecendo da devida proporção de etileno glicol.
Feliz 2011!!!
feitosac
29/12/2010, 15:24
Pessoal,
Só esclarecendo, quando se usa o óleo solúvel (já usei na minha Band) a agua fica leitosa e não preta, só que este óleo danifica as mangueiras do radiador, não aconselho, hoje uso o da MWM que não contem etileno-glicol (pois a Band não esquenta) e previne a cavitação, com excelente custo-beneficio como disse o colega Leoni acima.
Abraços.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.