PDA

Ver Versão Completa : correia dentada Ranger



Luiz Antonio
07/04/2005, 18:25
minha Ranger está agora com 85.000 km, e conforme muitos amigos aqui do forum já é hora de trocar a correia dentada.
gostaria de saber preço da dita cuja correia, mão de obra cobrada normalmente e se alguem pode me indicar alguma oficina de confiança em São Paulo pra fazer o serviço e mexer tbm. na regulagem da válvula waste gate pra dar um gás a mais.

mak (SP/ZN)
07/04/2005, 19:23
qual o limite de KM para a troca das V6???

Walter L. L. Casitta
07/04/2005, 21:58
qual o limite de KM para a troca das V6???

Se você se refere a correia dentada, ela não existe no motor V6. Ele usa corrente de distribuição. As outras correias devem ser inspecionadas a cada 20.000Km e trocadas no máximo em intervalos de 120.000Km como na Ranger diesel

cbridi
07/04/2005, 23:15
Pois é, para a Ranger Diesel 2.5 a Ford recomenda a troca em intervalos de até 120.000Km, já a International recomenda que seja feita em intervalos de 96.000Km. A minha tá com 105.000Km, na próxima semana farei a troca.

Para quem quiser o manual de manutenção/reparação do motor 2.5: http://www.internationalengines.com.br/ManualPdf/ManualHS25L.pdf

[]'s

ojaneri
08/04/2005, 07:16
Eu paguei, aqui em Fortaleza, cerca de R$ 90,00 pela correia e R$ 150,00 pela mao de obra de troca, que tambem incluia a troca das outras correias (ar, e alternador).

Walter L. L. Casitta
08/04/2005, 08:26
É bom trocar os esticadores também. E são dois...

Luiz Antonio
08/04/2005, 11:44
cbridi, valew amigo, vai ser de muita serventia.....
abraços

Luiz Antonio
08/04/2005, 11:44
Walter L. L. Casitta, sabe o preço desses esticadores ??

Henrique Josino
08/04/2005, 14:37
Eu paguei, aqui em Fortaleza, cerca de R$ 90,00 pela correia e R$ 150,00 pela mao de obra de troca, que tambem incluia a troca das outras correias (ar, e alternador).

Toquei a minha essa semana!

A correia dentada dela: achei os preços de R$370,00 a R$80,00!!

Comprei uma da goodyear R$100
Mais um joguinho de rolamentos, dois retentores novos, um o-ring q custou uma fortuna. Deu tudo R$235,00!

Sendo q não tem a mão de obra.

[]'s

Henrique Josino
08/04/2005, 14:55
Walter L. L. Casitta, sabe o preço desses esticadores ??

De R$360 a R$210 os de segunda linha.....

ojaneri
08/04/2005, 17:18
Eu paguei, aqui em Fortaleza, cerca de R$ 90,00 pela correia e R$ 150,00 pela mao de obra de troca, que tambem incluia a troca das outras correias (ar, e alternador).

Toquei a minha essa semana!

A correia dentada dela: achei os preços de R$370,00 a R$80,00!!

Comprei uma da goodyear R$100
Mais um joguinho de rolamentos, dois retentores novos, um o-ring q custou uma fortuna. Deu tudo R$235,00!

Sendo q não tem a mão de obra.

[]'s

A minha que eu comprei foi Goodyear também. Mas a antiga tava nova, nova, e tambem troquei um retentor e um o-ring, mas os esticadores estavam zerados, conforme o mecanico.

Henrique Josino
08/04/2005, 17:21
Eu paguei, aqui em Fortaleza, cerca de R$ 90,00 pela correia e R$ 150,00 pela mao de obra de troca, que tambem incluia a troca das outras correias (ar, e alternador).

Toquei a minha essa semana!

A correia dentada dela: achei os preços de R$370,00 a R$80,00!!

Comprei uma da goodyear R$100
Mais um joguinho de rolamentos, dois retentores novos, um o-ring q custou uma fortuna. Deu tudo R$235,00!

Sendo q não tem a mão de obra.

[]'s

A minha que eu comprei foi Goodyear também. Mas a antiga tava nova, nova, e tambem troquei um retentor e um o-ring, mas os esticadores estavam zerados, conforme o mecanico.

O retentor deve ter sido da polia de baixo, do virabrequim pra caixa, quanto pagou no o-ring?

[]'s

Luiz Antonio
08/04/2005, 17:54
Henrique Josino, pelo que tenho lido aqui vc mexeu na sua waste-gate, me diz como o 90ventinha ficou ??
teve aumento de consumo ?
como ficou o desempenho do cabra ?
existe aumento de consumo de óleo combustivel ?
grato, e desculpe tantas perguntas..... :mrgreen:

Henrique Josino
08/04/2005, 18:09
Henrique Josino, pelo que tenho lido aqui vc mexeu na sua waste-gate, me diz como o 90ventinha ficou ??
teve aumento de consumo ?
como ficou o desempenho do cabra ?
existe aumento de consumo de óleo combustivel ?
grato, e desculpe tantas perguntas..... :mrgreen:

Na verdade eu não mexi na West-gate, até mexi, tirei ela fora, mas não deu diferença, ficou como estava, original.

O q eu fiz foi mexer na valvula LDA, esta com 3 voltas, isso sim da uma pu.ta diferença! e foi mais aberta a bomba, mas essas diferença só percebe em baixa, o turbo entra antes, essa recomendo!

Não muda quase nada no consumo....

[]'s

Luiz Antonio
08/04/2005, 18:18
Henrique Josino, pelo que tenho lido aqui vc mexeu na sua waste-gate, me diz como o 90ventinha ficou ??
teve aumento de consumo ?
como ficou o desempenho do cabra ?
existe aumento de consumo de óleo combustivel ?
grato, e desculpe tantas perguntas..... :mrgreen:

Na verdade eu não mexi na West-gate, até mexi, tirei ela fora, mas não deu diferença, ficou como estava, original.

O q eu fiz foi mexer na valvula LDA, esta com 3 voltas, isso sim da uma pu.ta diferença! e foi mais aberta a bomba, mas essas diferença só percebe em baixa, o turbo entra antes, essa recomendo!


peraê !!!
vc mexeu na west-gate waste-gate sei lá....e não deu diferença e voltou onde estava ???
Não muda quase nada no consumo....

[]'s

Henrique Josino
08/04/2005, 18:24
Eu anulei ela, e não mudou muita coisa e voltei ao estado original......mexe na LDA q melhora mais q fuxicar na west-gate. :roll:

[]'s

Luiz Antonio
08/04/2005, 18:31
Henrique Josino, valew amigo é que já li tanto aqui a respeito dessa west- gate que estava muito interessado, mesmo pq. ela está bem facil de mexer eu mesmo que não tenho muitos conhecimentos de graxa....hehehehe, mas valew mesmo
abraços

Rodrigo Luvison
08/04/2005, 19:17
Turma,

o correto é Waste Gate (válvula de alívio). Corrigido


Abraços

Luiz Antonio
08/04/2005, 19:33
Rodrigo Luvison, obrigado amigo, anotado aqui "Waste Gate"

ojaneri
08/04/2005, 20:27
O certo é WASTE GATE. Waste = desperdicio, excesso. Wast não existe.

Rodrigo Luvison
08/04/2005, 20:39
Correto Osvaldo, na correria esqueci do "e" .


Grato!

Elmer_Jeep
09/04/2005, 01:51
Galera, seguinte, cuidado com esses rolamentos tensionadores "baratos" :!:

Quando for trocar a correia desses maxion HSD usem correias originais: FORD, LAND ROVER, INTERNATIONAL ou no mínimo uma GOODYEAR.
Substituam os rolamentos tensores, o prisioneiro de fixação do tensor e verifiquem se há desgaste na engrenagem do virabrequim. :!:

PROCUREM COMPRAR PEÇAS ORIGINAIS :!:
É pro bem de vcs que tem esse motor na viatura. :wink:

Aqui na Retífica chegam muitos cabeçotes desse motor com as válvulas empenadas, aí o dono diz: Ahh, mas eu troquei a correia antes da kilometragem recomendada... :|

Devia ter trocado os tensores também. :!:
Lembrando à vcs q rolamentos tensores desse motor só presta se for os ORIGINAIS - MAXION/INTERNATIONAL.

Já vi tensores de "segunda linha" fazendo a correia trabalhar desalinhada. Resultado, a correia novinha quebra. :evil:

:arrow: Outro caso q aconteceu aqui na minha oficina mesmo, o dono do carro(uma ranger) trouxe correia, tensor e tudo q precisava. Junto do tensor veio um prisioneiro, daí o mecanico pensou: pra q eu vou trocar um prisioneiro "bom" por um prisioneiro novo :?:
Resultado, dois dias depois o maldito prisioneiro que não foi substituído resolveu quebrar, aí vcs já sabem a tragédia... Além de válvulas empenadas vi balancins quebrados e o eixo dos balancins ficou em 3 pedaços. :shock:

Nem preciso dizer q fiquei suuper contente com o mecanico. :?

[]'s cautelosos. 8)

Walter L. L. Casitta
09/04/2005, 12:30
Aqui na Retífica chegam muitos cabeçotes desse motor com as válvulas empenadas, aí o dono diz: Ahh, mas eu troquei a correia antes da kilometragem recomendada...

Elmer,
Conheço 4 casos de correias partidas nesse motor, 3 só na S10 no meu irmão e 1 numa Land. Nenhum deles teve as válvulas empenadas. Só as varetas empenaram.

Elmer_Jeep
09/04/2005, 13:28
Aqui na Retífica chegam muitos cabeçotes desse motor com as válvulas empenadas, aí o dono diz: Ahh, mas eu troquei a correia antes da kilometragem recomendada...

Elmer,
Conheço 4 casos de correias partidas nesse motor, 3 só na S10 no meu irmão e 1 numa Land. Nenhum deles teve as válvulas empenadas. Só as varetas empenaram.

Bom dia,

Dos casos q vc mencionou é a primeira vez q vejo falar. Mas pode acontecer.
O natural(mais comum) é empenar as válvulas por causa do posicionamento das mesmas em relação à face do cabeçote.

Quando a correia quebra, a parte superior do motor fica paralisada(eu sei q vc sabe disso, to explicando pra quem ainda não sabe) algumas válvulas param abertas. A parte de baixo/parte de força ainda em movimento desloca os pistões normalmente e faz com q eles se choquem contra as válvulas q ficaram abertas.
Como todo esse movimento ocorre em fração de segundos devido às rotações de funcionamento do motor, dificilmente as válvulas se salvam.

Outra observação importante q vc fez: SUBSTITUIR AS VARETAS também conhecidas como HASTES DOS TUCHOS.

Lembrando a todos q isso tudo não é frescura gente, é segurança e investimento.

[]'s