Ver Versão Completa : Trocar tensor da corrente
Roberto Verona
30/10/2010, 17:36
Não consegui localizar esse tópico. Se tiver me descupem.
A corrente do meu Niva está precisando de dar uma tensionada. Tirei a tampa e não estou conseguindo regular o esticador e a sapata. Alguem tem um tutorial para me passar. Pude observar que o esticador não está fazendo força na corrente, e está solto. Como apertar? Obrigado !!!
BACALHAU
30/10/2010, 19:45
Você já tem o Manual do Mecânico NIVA?
Você pode baixá-lo no melhor blog (http://grauca4x4.blogspot.com/) sobre NIVAs da Internet.
Creio que irá ajudá-lo a solucionar esse e outros problemas de mecânica do russinho. :concordo:
linfocito
30/10/2010, 19:48
Está em Inglês, mas dá pra entender bem o que se vê, acho:
Lada Timing chain tension
Roberto Verona
30/10/2010, 23:42
Obrigado pelas respostas tão ágeis e precisas.
Não sei se é novidade para a moçada Nivamaníacos, danddo uma fuçada na Net me deparei com um forum de Portugal que tem muitas coisas que podem interesar.
Os portugas entra aqui no 4x4 e tira onda com nossa cara dizendo que não é para confiar nos brasileiros.
Mas vamos ao link:http://ladaniva4x4.net/modules/docmanager/
Abraço!!!
BACALHAU
31/10/2010, 00:00
...
Os portugas entra aqui no 4x4 e tira onda com nossa cara dizendo que não é para confiar nos brasileiros.
...
Não entendi o seu comentário.
Poderia expressar-se com mais clareza?
Roberto Verona
31/10/2010, 00:05
Está em Inglês, mas dá pra entender bem o que se vê, acho:
Lada Timing chain tension (http://www.youtube.com/watch?v=7qD4caPWiTY)
Tem como fazer o ajuste da corrente sem ter que tirar a tampa da distribuição ou é só apertar aquele parafuso de ajuste perto das mangueiras?
Roberto Verona
31/10/2010, 00:17
Não entendi o seu comentário.
Poderia expressar-se com mais clareza?
Tinha um tópico aberto que eu estava lendo e dois usuários do forum lá de Portugal http://ladaniva4x4.net disse em umas das respostas deles, "que os brasileiros não são de muita confiança " etc, tal.. O tópico é o seguinte:
Departamento Técnico (http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewforum.php?forum=7) / morreu ou entao foi passar ferias!!!! (http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?viewmode=flat&topic_id=328&forum=7)
O site é esse:http://ladaniva4x4.net
Tem como fazer o ajuste da corrente sem ter que tirar a tampa da distribuição ou é só apertar aquele parafuso de ajuste perto das mangueiras?
Eu tive que fazer este ajuste, no ano passado, durante uma viagem. Estava em Florianópolis, liguei para o Wilson e para o Anderson "Kavuska" e, com base nas dicas fornecidas por eles, consegui fazer o ajuste. Não é necessário tirar a tampa, o ajuste é feito no parafuso citado, mas há certa "manhas" para se fazer o ajuste, não é somente mexer no parafuso, ele deve ser primeiramente afrouxado, depois deve-se fazer o motor girar, SEM DAR A PARTIDA. Eu deixei a marcha engatada e empurrei um pouco o carro (SEM LIGAR A IGNIÇÃO!), o que fez com que o motor girasse um pouco também, depois foi só apertar o parafuso. Repeti a operação, para garantir, e peguei a estrada para Curitiba.
Tinha um tópico aberto que eu estava lendo e dois usuários do forum lá de Portugal http://ladaniva4x4.net disse em umas das respostas deles, "que os brasileiros não são de muita confiança " etc, tal.. O tópico é o seguinte:
Departamento Técnico (http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewforum.php?forum=7) / morreu ou entao foi passar ferias!!!! (http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?viewmode=flat&topic_id=328&forum=7)
O site é esse:http://ladaniva4x4.net
Agora eu também fiquei curioso... procurei alguima menção a brasileiros, mas não achei! Você pode fornecer o endereço (link) exato onde está a tal menção aos brasileiros?
Roberto Verona
31/10/2010, 10:21
Agora eu também fiquei curioso... procurei alguima menção a brasileiros, mas não achei! Você pode fornecer o endereço (link) exato onde está a tal menção aos brasileiros?
Então! O link que menciona os brasileiros:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=328&viewmode=flat&order=ASC&start=60
BACALHAU
31/10/2010, 10:56
Nada digno de um incidente diplomático internacional que necessite de intervenção do Itamaraty. :mrgreen:
Afinal não falaram nenhuma mentira. :discordo:
Como eles disseram e já foi discutido aqui neste Fórum, o que não faltam por aí são listas de "adaptações" copiadas umas das outras ou repetiçoes "ouvi dizer" que, na maioria das vezes, não têm nenhum fundamento.
Como, p.ex., que as "maçanetas" ou fechos das portas do Fiat 147 servem no NIVA, entre tantas outras coisas que dizem ser P&P e na hora do vamos ver é como dizem os patrícios: "Dá-se com os burros n'água". :putz:
Agora, o comentário do Sr. Roberto Verona foi um tanto tendencioso, para não dizer xenófobo, pois quando colocamos entre aspas("") uma frase, como ele colocou ("que os brasileiros não são de muita confiança") é porque estamos transcrevendo LITERALMENTE o que foi dito ou escrito e, pelo menos no tópico assinalado, não vi tal espressão ou insinuação.
Inclusive eles não mencionam os brasileiros no geral e sim determinadas páginas dos nossos fóruns. E, repetindo, não falaram nenhuma mentira.
linfocito
31/10/2010, 11:00
No vídeo, a tampa está aberta só para mostrar o que de fato ocorre. Mas o processo se resume a afrouxar aquele parafuso do tensionador, girar a polia no sentido de sua rotação normal por 1 a 2 voltas (diretamente se sobre um cavalete, ou empurrando o carro para frente ou usando a manivela de partida), e reapertar o parafuso do tensionador.
Deve se tomar o cuidado de não permitir, durante o período em que o parafuso está afrouxado, que o motor gire em sentido contrário - portanto se for usar o método de empurrar o carro, faze-lo em local plano e solicitar ajuda para calçar o carro quando parar de empurrar.
Fonte das informações: Baxter Temple of Niva (http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/TimingChain.htm)
Roberto Verona
31/10/2010, 14:00
Nada digno de um incidente diplomático internacional que necessite de intervenção do Itamaraty. :mrgreen:
Afinal não falaram nenhuma mentira. :discordo:
Como eles disseram e já foi discutido aqui neste Fórum, o que não faltam por aí são listas de "adaptações" copiadas umas das outras ou repetiçoes "ouvi dizer" que, na maioria das vezes, não têm nenhum fundamento.
Como, p.ex., que as "maçanetas" ou fechos das portas do Fiat 147 servem no NIVA, entre tantas outras coisas que dizem ser P&P e na hora do vamos ver é como dizem os patrícios: "Dá-se com os burros n'água". :putz:
Agora, o comentário do Sr. Roberto Verona foi um tanto tendencioso, para não dizer xenófobo, pois quando colocamos entre aspas("") uma frase, como ele colocou ("que os brasileiros não são de muita confiança") é porque estamos transcrevendo LITERALMENTE o que foi dito ou escrito e, pelo menos no tópico assinalado, não vi tal espressão ou insinuação.
Inclusive eles não mencionam os brasileiros no geral e sim determinadas páginas dos nossos fóruns. E, repetindo, não falaram nenhuma mentira.
Vou encerrar aqui meu comentário sobre os portugas, afinal este forum não para discutir tais coisas.Tirem as conclusões que quiserem.
Agradeço a todos que me ajudaram em minha dúvida e vou aproveitar o feriado prolongado, para fazer o que mais gosto, dar um trato em meu Niva.
Roberto Verona
31/10/2010, 14:04
No vídeo, a tampa está aberta só para mostrar o que de fato ocorre. Mas o processo se resume a afrouxar aquele parafuso do tensionador, girar a polia no sentido de sua rotação normal por 1 a 2 voltas (diretamente se sobre um cavalete, ou empurrando o carro para frente ou usando a manivela de partida), e reapertar o parafuso do tensionador.
Deve se tomar o cuidado de não permitir, durante o período em que o parafuso está afrouxado, que o motor gire em sentido contrário - portanto se for usar o método de empurrar o carro, faze-lo em local plano e solicitar ajuda para calçar o carro quando parar de empurrar.
Fonte das informações: Baxter Temple of Niva (http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/TimingChain.htm)
Estou numa dúvida tamanha, é quanto ao amortecedor da corrente.No vídeo tem uma peça de cor laranja, que no meu caso só tem uma chapinha de metal. Será que se desfez e caiu no carter?
linfocito
31/10/2010, 15:40
A peça a que vc se referiu é a marcada com o No. 33 na figura anexa. No tutorial do Baxter Niva Temple ele diz que, se a corrente não tensiona pelo método tradicional, deve-se trocar aquela peça. Se ainda não resolver, é hora de trocar o tensionador (SIC).
252268
Roberto Verona
31/10/2010, 16:23
A peça a que vc se referiu é a marcada com o No. 33 na figura anexa. No tutorial do Baxter Niva Temple ele diz que, se a corrente não tensiona pelo método tradicional, deve-se trocar aquela peça. Se ainda não resolver, é hora de trocar o tensionador (SIC).
252268
Companheiros tudo certo. Muito fácil.Agora é o teste de fogo. Vamos para o estradão. Obrigado.
Roberto Verona
31/10/2010, 18:48
Companheiros tudo certo. Muito fácil.Agora é o teste de fogo. Vamos para o estradão. Obrigado.
:mrgreen: Aprovado, corrente de comando sem barulho, motor redondinho. Muito feliz com meu Niva. Quero agradecer a todos que colaboraram e aos gestores do forum. Valeu !!!
:mrgreen: Aprovado, corrente de comando sem barulho, motor redondinho. Muito feliz com meu Niva. Quero agradecer a todos que colaboraram e aos gestores do forum. Valeu !!!
Boooom! :concordo: Mas recomendo ficar de olho, se o ruído voltar em pouco tempo, provavelmente vai ser necessário um exame mais detalhado, talvez a spaata esteja gasta e seja necessário trocá-la.
Donato.ptm
21/11/2010, 11:36
:evil::evil::evil:aconteceu exatamente com minha viatura..acabei d tirar a tampa d valvulas e a mardita corrente ta solta:parede::parede:acabei de ler esse tópico e agora vou fazer o procedimento e rezar pra dar certo:pipoca:
abç e mais uma vez agradeço:palmas::palmas:
Donato.ptm
21/11/2010, 12:33
:pensativo::pensativo:meus caros amigos...acabei de fazer o procedimento,soltei o parafuso girei o motor com a manivela e a corrente quando ficou esticada eu apertei o parafuso mas dei mais alguns giros com a manivela e a corrente deu uma folga:parede::parede::parede:...sera q o tenso ta fraco:pensativo::pensativo:
Flugêncio
21/11/2010, 12:41
:pensativo::pensativo:meus caros amigos...acabei de fazer o procedimento,soltei o parafuso girei o motor com a manivela e a corrente quando ficou esticada eu apertei o parafuso mas dei mais alguns giros com a manivela e a corrente deu uma folga:parede::parede::parede:...sera q o tenso ta fraco:pensativo::pensativo:
Donato,
Primeiramente, esta folga pode ser pelo desgaste da meia lua que juntamente com o tensor, estica a corrente. O tensor tb desgasta a ponta de contato com a meia lua. Em estado mais crítico, as engrenagens podem estar desgastadas e a corrente aumentado de tamanho.
Donato.ptm
21/11/2010, 18:55
aeee:dance::dance::dance:arrumei...tirei o tensor , limpei e montei, ficou bom..
só não sei se vai durar pois aquela meia lua e o tensor ja estão fazendo hora extra:lol::lol::lol:
Ricardo Borge
03/08/2016, 18:39
No vídeo, a tampa está aberta só para mostrar o que de fato ocorre. Mas o processo se resume a afrouxar aquele parafuso do tensionador, girar a polia no sentido de sua rotação normal por 1 a 2 voltas (diretamente se sobre um cavalete, ou empurrando o carro para frente ou usando a manivela de partida), e reapertar o parafuso do tensionador.
Deve se tomar o cuidado de não permitir, durante o período em que o parafuso está afrouxado, que o motor gire em sentido contrário - portanto se for usar o método de empurrar o carro, faze-lo em local plano e solicitar ajuda para calçar o carro quando parar de empurrar.
Fonte das informações: Baxter Temple of Niva (http://ladaniva.co.uk/baxter/resources/TimingChain.htm)
Caro camarada.... Fiz exatamente o que não podia ( deixei o carro voltar quando balancei-o a frente) com isto o carro não esta ligando, ou melhor quando dou a partida ele fica pesado e não liga.
O que devo fazer????
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