Conectar

Ver Versão Completa : Cambagem no Troller

abnerjr
30/10/2010, 11:10
Depois de 02 anos de intensa pesquisa e testes , comprei meu Troller . É um modelo 2007 3.0. :dance:
Na revisão incial mandei trocar todos os fluidos , filtros e a correia.
Mandei olhar suspensão , direção e freios. Nada a queixar.
Porem o pessoal da suspensão avaliou uma necessiade de realizar cambagem na suspensão dianteira E. Pois há uma variação acima de 1,5 Graus.:pensativo: Visualmente dá para perceber esta alterção apenas na roda dianteira E. Porem a dirigibilidade, do carro não se sente nada.
Gostaria de saber sobre a necessidade de ser realizado este serviço e valor. E o mecânico disse ainda que esta alteração compromete a sobrevida do rolamento.
OBS: Sou inciante no mundo da mêcanica , tive 02 Nivas anteriormente porem não fazia trilha , por isso não me dava, problemas. :concordo:

Zegenesio
03/11/2010, 17:43
A cada 10000 Km faço o rodízio e balanceamento das rodas que serão colocadas na dianteira, posteriormente mando verificar câmber, caster e convergência.
Em quase toda boa loja de pneus o serviço é realizado. Quanto aos graus, etc., o aparelho usado para fazer o serviço tem os valores de todos os carros nacionais.

abnerjr
04/11/2010, 21:14
Zé, valeu o retorno
È que moro em uma cidade de medio porte em MG e que apenas um local realiza este serviço , com o custo de R$ 500 pilas . Achei carissimo .
E gostaria de saber se isto é frequente no Troller , pois nunca tive nenhum carro que precisou deste serviço.
Abraços

AKPG
04/11/2010, 21:34
Não entendo direito de alinhamento mas acho que o troller não tem opção de cambagem. Se a roda esquerda está mais para frente ou mais para trás em relação à roda direita do mesmo eixo, isto não tem regulagem. Isto mostra que o carro deve ter tomado alguma pancada que desalinhou o eixo e para colocar tudo no lugar novamente, só o chamado alinhamento técnico, que custa bem mais caro que o alinhamento comum.

Porém veja bem: não entendo de alinhamento e posso estar falando uma grande besteira. Vamos aguardar alguém que conheça o assunto opinar aqui.

Abraço,

Kim
04/11/2010, 21:41
Caro abnerjr!

Para ter que mexer na cambagem, provavelmente o eixo ou a manga de eixo está empenada.

Se realmente está fora das medidas, comece pela manga de eixo.

Desmonte os cubos dianteiros, retire os parafusos da manga de eixo, gire 180 graus no eixo da peça, monte tudo novamente.

A teoria é o seguinte, se empenou para cima, ficará o empeno para baixo.

Se girar 90 graus, o empeno ficará para o lado.

Pense nisso!

Se for o eixo, aí complica.

Abraços.

Kim.

Loras
04/11/2010, 22:22
Leve em outro centro de alinhamento para conferir.

Se a cambagem estiver fora, pode ser apenas ajuste de folga dos rolamentos ou ainda pivôs do munhão com folga. Pode ser a manga como o Kim sugeriu. Pode ser roda empenada, pois geralmente o aparelho é fixado nela.

Os pneus estão gastando igualmente? Mais por dentro ou por fora?

A cambagem está mais positiva ou negativa em relação ao original?

Uma segunda opinião é bem vinda. O ajuste pode ser trabalhoso, por isso é preciso ter certeza antes de começar o reparo.

Abraço,

abnerjr
05/11/2010, 01:17
Bem...
Quanto a a direção não havia percebido nada .
O carro não puxa e não vibra.
Porem quando peguei o carro , fiz logo um checkup geral .
Havia sim uma folga no rolamento, que foi corrigida .
Porem o alinhador , cara de confiança mexe em todos os carros que
tive , inclusive uma SW4. Ele me mostrou que a diferença é nitida a olho nú . Não é uma questão de alinhamento do eixo e sim da roda que esta mais aberta , ou seja , comendo pneu mais do lado de dentro. Apenas esta roda .
Este fim de semana , fui chamado para fazer um ''passeio'' de estreia, quando vi estava numa trilha sinistra , e carro foi tranquilo .
Mas não gosto de nada por fazer , vou correr atras deste serviço.
Abraços

Loras
05/11/2010, 02:22
Geralmente quando o eixo dianteiro empena, o pneu gasta mais por dentro.

Na maioria dos casos a pancada é na roda de baixo para cima. Ou seja, a ponta do eixo "sobe" causando o desgaste acentuado na parte interna da banda.

Pode ser carcaça empenada sim.

Pessoalmente deixaria isso para último caso... começaria pelas rodas, esmiuçando o eixo das pontas para dentro.

Coloque a roda no torno e veja como está o alinhamento dela.

Cheque os prisioneiros.

Depois cheque rolamentos e manga de eixo.

Cheque o cubo.

Cheque os pivôs e assim vai.

Curiosamente, já ouvi falar de vários Trollers com eixo dianteiro empenado.

Minha Camper tem eixo dianteiro de Troller e está empenado. Vou colocar uma carcaça de F-1000 assim que possível para resolver.

Abs.

COUPLEBH7
12/12/2010, 08:27
Estou em apuros mesmo, coloquei um calço na frente aumentando-3 centimetros na frente - outro calço atras aumentando 4 centimetros ficou lindo o carro - AGORA - troquei os pneus 32-11.5x15 (uma nota)lindissimo
AGORA= o carro foi para o alinhamento -DEU ERRADO NO EIXO DIANTEIRO
na esquerda deu -044---------na direita deu 059/
pode ser a roda empenada ? pode ser manga de eixo? pode ser carcaça do eixo ? - pode ser os calço?
ALGUEM PODE ME DAR UM HELP? AJUDA ?

GRATO
Geraldo luiz
de Belo Horizonte

OBS= ANTES DISTO TUDO OS PNEUS DA FRENTE ESTAVAM REALMENTE SENDO COMIDO POR DENTRO.

AKPG
12/12/2010, 10:24
Uma vez q vc colocou calços na suspensão, a geometria do seu carro mudou. Então, tudo o que vc tem de referência nas máquinas de alinhamento tem que ser deixado pra trás.
Vc precisa fazer o alinhamento em um lugar que tenham pessoas que entendam de alinhamento e não aqueles caras que só sabem seguir o que diz a máquina.

Meu Troller também está com calços de 3 e 4 cm e está alinhado corretamente. Só que o cara que fez o alinhamento, não seguiu nenhum parâmetro da máquina. Ele fez da forma antiga e tradicional.

Tente trocar de lugar e encontrar uma loja que trabalhe do jeito antigo e com profissionais que entendem o que estão fazendo.

Uma vez fui fazer o alinhamento da minha ex-hilux com kit de 3" e resolvi ir numa destas redes de lojas que tem no Brasil todo. O cara não conseguiu alinhar o carro. Ai fui num lugar tradicional e o cara deixou o carro certinho...

Irakita Borges
18/10/2012, 10:07
Bem...
Quanto a a direção não havia percebido nada .
O carro não puxa e não vibra.
Porem quando peguei o carro , fiz logo um checkup geral .
Havia sim uma folga no rolamento, que foi corrigida .
Porem o alinhador , cara de confiança mexe em todos os carros que
tive , inclusive uma SW4. Ele me mostrou que a diferença é nitida a olho nú . Não é uma questão de alinhamento do eixo e sim da roda que esta mais aberta , ou seja , comendo pneu mais do lado de dentro. Apenas esta roda .
Este fim de semana , fui chamado para fazer um ''passeio'' de estreia, quando vi estava numa trilha sinistra , e carro foi tranquilo .
Mas não gosto de nada por fazer , vou correr atras deste serviço.
Abraços
Bom dia amigo, conseguil resolver o problema do empeno do eixo do troller, estou com o mesmo problema no eixo dianteiro da minha grand cherokee que usa o mesmo eixo do troller, cambagem 1,5º na roda esquerda, aparentando estar aberta, alem de abanar em velocidade mais alta.

Spike
18/10/2012, 11:12
Como eu sou leigo..rs
Mês passado fiz rodizio no meu e percebi que está comendo o pneus dianteiro mais pelo lado de fora, é algum problem similar?

Spike
30/10/2012, 00:46
Dica da Troller para realizar rodizio de pneus:
https://www.troller.com.br/noticias/voce-sabe-qual-o-melhor-momento-para-fazer-o-rodizio-dos-pneus

Explicar melhor o meu caso:
Troller 04, Calço na molda dianteira 2" e traseiro 3", pneus MUD 33" com final de vida.
Nos últimos meses percebi que os pneus dianteiros estão desgastando mmais pelo lado de fora?
Obs: Troquei há uns 6 meses atrás todos os pivos (sup/inf), terminal de direção.

Spike
06/01/2013, 19:39
Alguém consegui concluir algo a respeito? Os que relataram problemas conseguiram resolver?

shugo
31/01/2014, 13:33
Pessoal ultimamente tive um problema de camber 3,5 direita e 0,60 esquerda, é uma experiencia que deu certo no meu caso!
Eu levantei o carro do chão tentei sacudir as rodas pra ver folga nos rolamentos, aparentemente não, mas sim tinha!
Soltando os cubos e reapertando os rolamentos camber 0,0 direita e esquerda, os meca estão apertando estes rolamentos com chave de fenda e martelo fica uma merda! tem que apertar com soquete 52mm! depois disso se continuar ai sim levar pra fazer alinhamento técnico!

Outra dica se vc tiver duvida da integridade das mangas de eixo tireas e passe no torno, opinião minha duvido que seja mangas de eixo, pq quebram não empenam!

Ralei pra burro! pra chegar nessa conclusão!

com pneus 33x12,5 r15 fazer reaperto dos rolamentos de cubo a cada 5.000km ou 10.000Km ou quando fizer uma trilha muito pesada!

homerohermida
31/01/2014, 13:57
Também já perdi a conta de quantas vezes reajustei a pré-carga dos rolamentos... Mas reparei que depois de uns ajustes, praticamente não é mais necessário. Quanto ao uso de talhadeira e afins, só é justificado em caso de emergência. Sem maiores comentários...

Pumba
01/02/2014, 01:17
Pessoal ultimamente tive um problema de camber 3,5 direita e 0,60 esquerda, é uma experiencia que deu certo no meu caso!
Eu levantei o carro do chão tentei sacudir as rodas pra ver folga nos rolamentos, aparentemente não, mas sim tinha!
Soltando os cubos e reapertando os rolamentos camber 0,0 direita e esquerda, os meca estão apertando estes rolamentos com chave de fenda e martelo fica uma merda! tem que apertar com soquete 52mm! depois disso se continuar ai sim levar pra fazer alinhamento técnico!

Outra dica se vc tiver duvida da integridade das mangas de eixo tireas e passe no torno, opinião minha duvido que seja mangas de eixo, pq quebram não empenam!

Ralei pra burro! pra chegar nessa conclusão!

com pneus 33x12,5 r15 fazer reaperto dos rolamentos de cubo a cada 5.000km ou 10.000Km ou quando fizer uma trilha muito pesada!

Tem cupim pra tudo nessas oficinas. O soquete é de medida 54mm. Ferramenta fácil de confeccionar. Martelo e fenda é dose. Se fosse meu carro, eu pegava o martelo e dava na cabeça dele!

homerohermida
01/02/2014, 12:33
Tem cupim pra tudo nessas oficinas. O soquete é de medida 54mm. Ferramenta fácil de confeccionar. Martelo e fenda é dose. Se fosse meu carro, eu pegava o martelo e dava na cabeça dele!
O pior é que existem duas medidas: uma menor, do meu 2008 e de um 2006 que já mexi e uma maior, de um 2009. Acredito que houve alguma mudança no fornecedor para os 2009 em diante. Para a menor, uso a mesma chave que usava nos Jeeps até 83 e nas Bandeirantes.

dodles
03/02/2014, 08:25
Fala galera,

alguem sabe onde tem uma boa oficina em bh para fazer alinhamento e balanceamento do Troller? Alguem q "saiba o que está fazendo"?

abraço!

hugocsl
04/02/2014, 15:19
Procura o Waguinho na Lafer

Lafer Centro Automotivo (http://www.laferpneus.com.br/)

Fala que foi o Hugo que lava uns carros com pneuzão lá que ele arrumar que ele vai saber quem é.

[]´s

Fabio_Roberto
04/02/2014, 17:35
Fala galera,

alguem sabe onde tem uma boa oficina em bh para fazer alinhamento e balanceamento do Troller? Alguem q "saiba o que está fazendo"?

abraço!

Quando comprei o meu estava meio estranho, puxando desalinhado, mandei logo fazer um alinhamento tecnico e saiu zerado. É caro, mas resolve de uma vez o problema. Coloca o jipe na mesa cyborg puxa daqui, estica dali e sai zerado..

A maioria dos lugares que fazer alinhamento só melhoram um pouco, mas o problema sempre volta..

Abraço

GabrielCelant
08/02/2014, 19:51
Zé, valeu o retorno
È que moro em uma cidade de medio porte em MG e que apenas um local realiza este serviço , com o custo de R$ 500 pilas . Achei carissimo .
E gostaria de saber se isto é frequente no Troller , pois nunca tive nenhum carro que precisou deste serviço.
Abraços

Amigo, esses 500 reais ta batendo com o valor cobrado em Vitória-ES, na verdade oque é feito é o "desempeno" da manga do eixo, cheguei a olhar isso porque meu carro ta com uma cambagem, como ta pouca coisa fora, não fiz o serviço. Não é em qualquer lugar que faz cambagem de carro 4x4 não, em vitória só é feito na Monobloco.

Junior_Itz
14/11/2018, 17:34
Depois de 02 anos de intensa pesquisa e testes , comprei meu Troller . É um modelo 2007 3.0. :dance:
Na revisão incial mandei trocar todos os fluidos , filtros e a correia.
Mandei olhar suspensão , direção e freios. Nada a queixar.
Porem o pessoal da suspensão avaliou uma necessiade de realizar cambagem na suspensão dianteira E. Pois há uma variação acima de 1,5 Graus.:pensativo: Visualmente dá para perceber esta alterção apenas na roda dianteira E. Porem a dirigibilidade, do carro não se sente nada.
Gostaria de saber sobre a necessidade de ser realizado este serviço e valor. E o mecânico disse ainda que esta alteração compromete a sobrevida do rolamento.
OBS: Sou inciante no mundo da mêcanica , tive 02 Nivas anteriormente porem não fazia trilha , por isso não me dava, problemas. :concordo:

Estou na mesma situação,comprei o carro há 3 dias. Levei para alinhamento e balanceamento, mas precisou fazer cambagen. O mecânico apenas fez uns ajustes e pronto, me liberou dizendo que precisava fazer cambagen, mas não sabia como fazer. Disse que tinha uma pequena folga no rolamento da roda dianteira direita. Será que pode ser isto?
Isso em uma das maiores mecânicas de Imperatriz do Maranhão. Aqui não tem suporte nenhum para este tipo de carro, tô começando a perceber que um sonho antigo poderá se tornar um pesadelo.Também sinto o carro vibrando muito a carroceria, não sei se pode ser os pneus 33 para barro.

Ricardo Balbino
08/08/2019, 20:27
Gente mas oque foi feito nesses casos de roda aberta e comendo mas pelo o lado de dentro. ???

Jose Evangelista
15/08/2019, 22:23
Segue o link pra entrar no grupo:

Qualquer coisa salva meu contato:
(81) 99609 9295

Link do Grupo do WhatsApp Troller Brasil
WhatsApp Group Invite (https://chat.whatsapp.com/invite/Jn8OEo0qWIbIoPimnwSMrK)