PDA

Ver Versão Completa : Consumo dos seus CJs

RevS
29/10/2010, 19:43
Pessoal estou quase comprando um Cj5 com motor Opala SS gasolina, o dono deixou a viatura com a mae dele então ja tem um tempo que ele nao mexe disse estar fazendo uma media de 3 a 4 KM/L antes quando rodava no alcool ele chegou a fazer 6 7 mas ele conhece de mecanica um pouco e dizia levar sempre pra regular e limpar carburador, como pretendo comprar a viatura para uso misto (Mais asfalto, paralelepipedo, as vezes umas estradas de terra do que trilhas com lama e talz) nao sei se influencia so o motor por favor digam modos de melhorar o consumo sem perder tanta potencia... o tanque ta com 71 Litros rodar 230km com 71 litros é sacanagem... hehehehe

homerohermida
29/10/2010, 19:52
Quando você descobrir, me avise também, por favor!:mrgreen:

RevS
29/10/2010, 19:57
Quando você descobrir, me avise também, por favor!:mrgreen:

opa podexa so acompanhar o topico mas coloque ai o motor e qto por litro faz a sua....

Alessandro Henrique
29/10/2010, 20:51
Bueno,
Já existem alguns tópicos relativos à este tema. Consumo é algo que não depende exclusivamente do motor e sim de todo o conjunto, estado de conservação somado ao estilo de dirigir do motorista, só para resumir.
Se vale citar, dirigindo moderadamente à velocidade média de 80 km/h (gps) minha viatura faz cerca de 8 km/l na estrada. (carburador 3E, relação dos eixos de 4,22227:1 e pneus 33" ou um pouco mais)

Sds.

RevS
29/10/2010, 21:14
xi amigo nao manjo nada disso posso ver com o mecanico pra ele ver essas paradas o que e como perguntar para o mecanico? se eu falar que to afim de reduzir um pouco o consumo e ele vai ver o que pode fazer (logicamente se ele prestar neh) coisa dificil hj em dia...

Albertocuritiba1
29/10/2010, 21:52
K k k k k k hahahahahah kkkkkk heheheheh heheheheh

cara................ Desista............ Qualquer cj gasta mooooito..........

JCJ
29/10/2010, 21:59
Se o Jeep tá bebendo desse jeito mas tá trepando bem, tá normal ! :mrgreen:

[]´s
JCJ

RevS
29/10/2010, 22:00
K k k k k k hahahahahah kkkkkk heheheheh heheheheh

cara................ Desista............ Qualquer cj gasta mooooito..........

bom pelo grau da risada ja desisti mesmo mas fods que 3 por litro ta demais....

Alessandro Henrique
29/10/2010, 22:09
Já experimentou tirar de marcha reduzida?

Sds....

RevS
29/10/2010, 23:10
Já experimentou tirar de marcha reduzida?

Sds....

na verdade ainda nao comprei a viatura vou ver se fecho essa semana ai assim que pegar posto a config dela direitinho.... outra coisa sem abrir o diferencial tem com saber se a viatura ta com bloqueio nos diferencias??

homerohermida
30/10/2010, 00:35
opa podexa so acompanhar o topico mas coloque ai o motor e qto por litro faz a sua....
Meu motor é o OHC (com ventilador elétrico e ignição eletrônica e ar condicionado), caixa original, diferencial original (44/9) e pneu 215/80R16. Faz aprox. 6 km/L na cidade e 9 km/L na estrada (entre 80 e 100 km/h).

edwint
30/10/2010, 10:31
ESSE MOTOR É UM MISTERIO, tenho um amigo que fez de tudo, esperimentou varios carburadores, mecheu em cabeçote, gastou uma boa grana e nao resolveu o problema... solução foi trocar o motor...

edwint
30/10/2010, 11:08
tive uma vez o seguinte problema, mandei meu jeep p/ uma revizaod e carburador e ficou muito bom trocou alem de pecas de carburação velas e cabos, conseguentemente virou um tiro...

apos algumas trilhas, percebi que o consumo tinha almentado demais... fiquei de levar o jeep p/ dar uma olhada. só que por acaso percebi que o tanque estava furado e o consumo acentuado era por esse motivo:parede::parede::parede:...

este exemplo é para vc ver que as vezes devemos ir alem da logica... a logica seria que o carburador ou alguma outro componente com falha. mas o problema estava em um furo no tanque...

Aurélio
30/10/2010, 16:58
Opa.

Meu Jeep é um legítimo Ford 1979, http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40095.
As médias são de 6,5 km/l na cidade e 9,7km/l no asfalto rodando entre 80 e 100km/h.
E tá bão demais, sô :concordo:

Abs,

masp
31/10/2010, 12:05
O meu anda bebendo demais tb, não chega nem 6kml na média estrada terra/asfalto com o pé la em cima (motor AP1.8 injeção + cambio chevette). Esse final semana substitui a somda Lambda para ver se melhora um pouco.

Fcarpinelli
31/10/2010, 12:15
O Meu é um cj5 1962 todo original, motor BF retificado a um ano e cambio 3 marchas, agora quebrado, no asfalto 3,5 p/litro na trilha 1 p/litro e desligado alguma coisa pois sempre evapora ou vaza alguma coisa...hehhehe

Conselho : Não se preocupe com o consumo, pois o combustivel será onde menos você vai gastar dinheiro. Compra logo e divirta-se, é bão demais enfiar o pé na lama....

RBM
01/11/2010, 10:11
O meu é BF, 4 marchas, pneus 236/85 16, faz +/- 9km/l na estrada à 100 km/h e uns 7km/l na cidade.

Cacá
01/11/2010, 16:09
O meu é OHC gasolina, carbura 40-EIS, relacao 44/9, 4 marchas, pneu 32" e estava fazendo 5 km/l na cidade com gigle 155. Abri para 157,5 e deve ter caido um pouco essa média, deve estar na casa dos 4/litro mas melhorou muito no desempenho. Hoje comprei o gicle 160 pra dar uma arrombadinha a mais e ver o que acontece. Enfim meu objetivo nao é obter uma boa média de consumo e sim deixar o bichinho andando bem, sem dar falta/excesso. Já que o jeep é diversão, o consumo é o preço do ingresso. :concordo:

edwint
01/11/2010, 19:14
O meu é OHC gasolina, carbura 40-EIS, relacao 44/9, 4 marchas, pneu 32" e estava fazendo 5 km/l na cidade com gigle 155. Abri para 157,5 e deve ter caido um pouco essa média, deve estar na casa dos 4/litro mas melhorou muito no desempenho. Hoje comprei o gicle 160 pra dar uma arrombadinha a mais e ver o que acontece. Enfim meu objetivo nao é obter uma boa média de consumo e sim deixar o bichinho andando bem, sem dar falta/excesso. Já que o jeep é diversão, o consumo é o preço do ingresso. :concordo:

Se nao me engano os gicles do carburador ap1.8 sao maiores que do 2.0, estou correto? se estiver correto almentado o diametro dos gicles, nao prejudicaria o desempenho? :rolleyes: seria interessante vc almentar tambem o gicle de ar, pq o ar é o comburente, nao adianta vc enriquecer a mistura nao vai ter uma boa explosao...

rodrigo.hoffman
01/11/2010, 21:07
Enfim meu objetivo nao é obter uma boa média de consumo e sim deixar o bichinho andando bem, sem dar falta/excesso. Já que o jeep é diversão, o consumo é o preço do ingresso. :concordo:

:concordo: X2... :palmas::palmas::palmas::palmas:

O importante não é saber qt gasta, mas a alegria que a queima dela proporciona...

[ ]´s

Fabiano-SL
02/11/2010, 11:38
:concordo: X2... :palmas::palmas::palmas::palmas:

O importante não é saber qt gasta, mas a alegria que a queima dela proporciona...

[ ]´s

Em um forum militar que eu participo, o pessoal custuma dizer "o jeep faz 10 sorrisos por km rodado". Eu concordo plenamente!

Alessandro Henrique
02/11/2010, 18:10
... "o jeep faz 10 sorrisos por km rodado".:concordo::palmas::palmas:

Sds.

Cacá
03/11/2010, 10:08
Se nao me engano os gicles do carburador ap1.8 sao maiores que do 2.0, estou correto? se estiver correto almentado o diametro dos gicles, nao prejudicaria o desempenho? :rolleyes: seria interessante vc almentar tambem o gicle de ar, pq o ar é o comburente, nao adianta vc enriquecer a mistura nao vai ter uma boa explosao...

Bom, Ed, ja que vc tocou no assunto, eu estou brincando com a giclagem ja ha algum tempo. Comprei um punhado de giclezinhos e consegui afinar a mistura partir do 152,5 (só engasopeiramento :mrgreen:, rendimento zero e temperatura lá em cima).

Dos que estão na média da alimentação que o OHC requer, testei 3 medidas de gicle principal de combustivel deixando fixa a giclagem do ar (50)

Gicle 155 = amarra um pouco o carro, mas na cidade vai bem.
Gicle 157,5 = é a medida original, o carro anda bem, mas ainda amarra um pouco
Gicle 160 = coloquei ontem, é o bicho pra andar, fica bem mais solto, PORÉÉÉÉÉM nao consegui acertar a lenta de jeito nenhum. Hoje cedo comprei 2 gicles de ar medidas 57,5 e 60 pra tentar afinar a mistura. Depois posto aqui, okeis?

A propósito - estou usando a agulha solex do fusca (pic30) com 2 calços e a bóia Brosol do bura do Opala.

Abraços a todos :concordo:

Cacá
03/11/2010, 16:41
All, coloquei o gicle de ar numero 60. A lenta resolveu, tá redondinha, mas por mais que eu abra o parafuso da mistura, ela não empobrece como deveria acontecer. Oportunamente vou tentar colocar um gicle ainda maior pra ver o que acontece :mrgreen:

abs,

rodrigo.hoffman
03/11/2010, 20:21
Cacá

Só pra retificar que a giclagem original no 4cc é 155 o de maxima, 50 o da lenta.. Pode usar a giclagem original do 6cc que fica otimo (165 o de maxima e 57,5 o da lenta) e nao mexe quase nada no consumo...

Lembrando que alterando o gicle de maxima nao interfere na lenta... Senão ta empobrecendo a mistura deve ter alguma entrada falsa de ar :pensativo:..

Mas isso é assunto pra outro topico

[ ]´s

Gustavo de Olliveira
04/11/2010, 07:53
All, coloquei o gicle de ar numero 60. A lenta resolveu, tá redondinha, mas por mais que eu abra o parafuso da mistura, ela não empobrece como deveria acontecer. Oportunamente vou tentar colocar um gicle ainda maior pra ver o que acontece :mrgreen:

abs,

Olá Cacá, eita motor esse OHC...
O meu funciona no Alcool, era a gasolina mas retifiquei e coloquei os pistões do
alcool, o carbura é o mesmo (gasolina) foi colocado um estrangulador e o meca
trocou giclagem e regulou...ignição do gol bola, tá assim a três anos funciona que
nem meu Astra injetado...
arranca muuuito ( arrancadão na lama não tem pra ninguem heheehhe).
Uso relação 43/8 pneus mud 33" e o bicho faz 6 Km/L na estrada. Trilha e cidae eu não tiro média mas não é ruin não (para um jeep).

Cacá
04/11/2010, 09:50
Cacá

Só pra retificar que a giclagem original no 4cc é 155 o de maxima, 50 o da lenta.. Pode usar a giclagem original do 6cc que fica otimo (165 o de maxima e 57,5 o da lenta) e nao mexe quase nada no consumo...

Lembrando que alterando o gicle de maxima nao interfere na lenta... Senão ta empobrecendo a mistura deve ter alguma entrada falsa de ar :pensativo:..

Mas isso é assunto pra outro topico

[ ]´s

Rodrigo, na verdade estou sentindo que ta estrangulado o ar. Explico: na config original (155-50), a regulagem da mistura estava dentro dos padrões, ou seja: fechava-se o ar, abria duas voltas e meia a lenta estabilizava, achava-se a mistura ideal "de ouvido" mais ou menos nesse ponto e, se continuasse abrindo, a rotação caia. Tem-se um "GAP" de regulagem, com inicio e fim, sintoma perfeito de um carbura equilibrado e sem entrada de ar falsa, correto?

Bom, agora com o 160 e mantendo o 50, por mais que abrisse o parafuso da mistura, ela ainda continuava muuuuuito rica, nao dando lenta redonda de jeito nenhum e encharcando bastante, as vezes morria na desaceleração. O tal "GAP" tem começo mas nao tem fim, entende? Abrindo o gicle de lenta para o 60, esses sintomas chegaram quase a zero, mas mesmo assim a mistura nao tem fim, parece que ainda esta rica demais.

Acabei de pegar o 72.5 da lenta, vou experimentar essa medida para tentar chegar ao empobrecimento maior de mistura e a esse tal de fim de "GAP" :mrgreen:

Agora, Rodrigão, 165 de maxima??? Nao é muito não? Essa giclagem é dos Opalão SS, né não? Não sei as minhas centelhas vão queimar esse balde de gasosa da vela :parede:

Abraço!

rodrigo.hoffman
04/11/2010, 12:45
Rodrigo, na verdade estou sentindo que ta estrangulado o ar. Explico: na config original (155-50), a regulagem da mistura estava dentro dos padrões, ou seja: fechava-se o ar, abria duas voltas e meia a lenta estabilizava, achava-se a mistura ideal "de ouvido" mais ou menos nesse ponto e, se continuasse abrindo, a rotação caia. Tem-se um "GAP" de regulagem, com inicio e fim, sintoma perfeito de um carbura equilibrado e sem entrada de ar falsa, correto?

Bom, agora com o 160 e mantendo o 50, por mais que abrisse o parafuso da mistura, ela ainda continuava muuuuuito rica, nao dando lenta redonda de jeito nenhum e encharcando bastante, as vezes morria na desaceleração. O tal "GAP" tem começo mas nao tem fim, entende? Abrindo o gicle de lenta para o 60, esses sintomas chegaram quase a zero, mas mesmo assim a mistura nao tem fim, parece que ainda esta rica demais.

Acabei de pegar o 72.5 da lenta, vou experimentar essa medida para tentar chegar ao empobrecimento maior de mistura e a esse tal de fim de "GAP" :mrgreen:

Agora, Rodrigão, 165 de maxima??? Nao é muito não? Essa giclagem é dos Opalão SS, né não? Não sei as minhas centelhas vão queimar esse balde de gasosa da vela :parede:

Abraço!

E ai Cacá

Descartamos a hipotese de entrada de ar falsa entao

Entedi o esquema dos regulagens, mas veja bem.. Pelo que entendi vc disse que a mistura ta rica demais e por mais que vc abra o parafuso do ar nao altera a lenta, é isso??

Oque eu to querendo dizer é que o gicle de maxima nao interfere no circuito da lenta... E o gicle da lenta nao altera a entrada de ar, ele dosa a quantidade de combustivel.. Entao se vc aumentar ele vai ficar cada vez mais rica a mistura...

A giclagem que passei e do 6cc e do BF

[ ]´s

Cacá
04/11/2010, 13:57
E ai Cacá

Descartamos a hipotese de entrada de ar falsa entao

Entedi o esquema dos regulagens, mas veja bem.. Pelo que entendi vc disse que a mistura ta rica demais e por mais que vc abra o parafuso do ar nao altera a lenta, é isso??

Oque eu to querendo dizer é que o gicle de maxima nao interfere no circuito da lenta... E o gicle da lenta nao altera a entrada de ar, ele dosa a quantidade de combustivel.. Entao se vc aumentar ele vai ficar cada vez mais rica a mistura...

A giclagem que passei e do 6cc e do BF

[ ]´s

Bom Rodrigo, entao vc esta querendo dizer que os dois gicles sao de combustivel, um de alta e um de lenta. O de alta fica no pé da cuba e o de lenta, na lateral da parte superior? E entao qual seria a peça responsavel pela dosagem de ar na mistura? :pensativo:

abs,

Cacá
04/11/2010, 14:29
Olá Cacá, eita motor esse OHC...
O meu funciona no Alcool, era a gasolina mas retifiquei e coloquei os pistões do
alcool, o carbura é o mesmo (gasolina) foi colocado um estrangulador e o meca
trocou giclagem e regulou...ignição do gol bola, tá assim a três anos funciona que
nem meu Astra injetado...
arranca muuuito ( arrancadão na lama não tem pra ninguem heheehhe).
Uso relação 43/8 pneus mud 33" e o bicho faz 6 Km/L na estrada. Trilha e cidae eu não tiro média mas não é ruin não (para um jeep).

Fala Gustavo! É cara, eu gosto, mas tem quem odeia... hehehehe... agora, sinceramente eu nao tenho como dizer uma media exata do consumo. Pra mim fazendo mais ou menos uns 4 km/l ou ate um pouco menos, ta bom demais pra essa álcoolina de R$ 2,55 :concordo:

antonio umino
04/11/2010, 19:07
Cacá, o ohc, com carburador original é economico.
Estou vendo um carburador de ohc a gasolina de dois estagios quanto vale um carburador destes em bom estado.? vc pode saber mais ou menos o valor de um carburador desses.?

rodrigo.hoffman
05/11/2010, 11:20
Bom Rodrigo, entao vc esta querendo dizer que os dois gicles sao de combustivel, um de alta e um de lenta. O de alta fica no pé da cuba e o de lenta, na lateral da parte superior? E entao qual seria a peça responsavel pela dosagem de ar na mistura? :pensativo:

abs,

Exatamente :concordo:

O que faz a regulagem do ar é o parafuso (aquele que fica perto da base, abaixo do gicle da lenta)

[ ]´s

Cacá, o ohc, com carburador original é economico.
Estou vendo um carburador de ohc a gasolina de dois estagios quanto vale um carburador destes em bom estado.? vc pode saber mais ou menos o valor de um carburador desses.?

Antonio

Acho que se achar um H34 em bom estado, da pra pagar uns R$ 350,00.. so tem que verificar se é do OHC mesmo, pq esse carburador vinha em um monte de carros..

[ ]´s

Cacá
05/11/2010, 11:38
Exatamente :concordo:

O que faz a regulagem do ar é o parafuso (aquele que fica perto da base, abaixo do gicle da lenta)

[ ]´s

Antonio

Acho que se achar um H34 em bom estado, da pra pagar uns R$ 350,00.. so tem que verificar se é do OHC mesmo, pq esse carburador vinha em um monte de carros..

[ ]´s

Blz, Rodrigo, tks ;) . Ontem mesmo testei o 160 na cuba com o 72,5 na lenta, ficou legal, mas se deixasse muito tempo em marcha lenta, tendia a encharcar. Aí troquei pelo 50 na lenta (original) e a lenta ficou mais redondinha. Como ainda nao andei com o jipe, em breve passo as impressões de consumo e desempenho.

Abraço!

Tattoo
05/11/2010, 19:54
bom pelo grau da risada ja desisti mesmo mas fods que 3 por litro ta demais....
O meu faz 2,5 km/l e eu to felizda vida... kkkkkkkkkk
Jeep é isso mesmo......

Cacá
08/11/2010, 09:01
Como ainda nao andei com o jipe, em breve passo as impressões de consumo e desempenho.

Abraço!

Reportando: andei com o 160 + 50 e ficou show de bola, só é meio chato pra achar o ponto ideal da mistura, se bobear e deixar muito rica, dá pre-ignição, se deixar muito pobre, fica manco e dá buraco no começo da rápida.

Sobre o consumo, meu filho e eu calculamos que fizemos 65 km em 2 horas e meia.:mrgreen:

Julinot
08/11/2010, 21:37
Esse tópico aqui tá muiiiiito bom !!!
Tô doido pra fazer umas experiências no meu cj.

Abraços a todos.

rodrigo.hoffman
08/11/2010, 22:44
Reportando: andei com o 160 + 50 e ficou show de bola, só é meio chato pra achar o ponto ideal da mistura, se bobear e deixar muito rica, dá pre-ignição, se deixar muito pobre, fica manco e dá buraco no começo da rápida.

Sobre o consumo, meu filho e eu calculamos que fizemos 65 km em 2 horas e meia.:mrgreen:

Show de bola Cacá

Eu aumentaria o gicle da lenta.. A mistura fica um pouquinho mais gordinha e ajuda bastante a minimizar um pouco de falhas com o motor frio e esse buraco que vc fala... Outra regulagem que acaba com esse buraco e da valvula de aceleração, pois ela tem que começar a injetar gasoina logo que vc começa a acelerar e ir injetando ate o final

No mais e so colocar petroleo e sair por ai "feliz da vida"

[ ]´s

Cacá
09/11/2010, 10:24
Show de bola Cacá

Eu aumentaria o gicle da lenta.. A mistura fica um pouquinho mais gordinha e ajuda bastante a minimizar um pouco de falhas com o motor frio e esse buraco que vc fala... Outra regulagem que acaba com esse buraco e da valvula de aceleração, pois ela tem que começar a injetar gasoina logo que vc começa a acelerar e ir injetando ate o final

No mais e so colocar petroleo e sair por ai "feliz da vida"

[ ]´s

Hehehe, nao achei o 52,5 nem o 55 da lenta, tenho 62,5 e 70, alem do 50 que está no bura. Agora, Rodrigo, a valvula de aceleracao eu nao medi o volume injetado, mas ja saquei isso, consegui dar um excessozinho e fui voltando ate para de dar excesso... e isso já tá corrigido :concordo:

Vamos em frente, tks pela atenção :wink:

antonio umino
09/11/2010, 11:21
Hehehe, nao achei o 52,5 nem o 55 da lenta, tenho 62,5 e 70, alem do 50 que está no bura. Agora, Rodrigo, a valvula de aceleracao eu nao medi o volume injetado, mas ja saquei isso, consegui dar um excessozinho e fui voltando ate para de dar excesso... e isso já tá corrigido :concordo:

Vamos em frente, tks pela atenção :wink:
Cacá : 52,5 e 55 lenta. e 62,5 e 70, esta numeração são peças dentro do carburador ou fora. onde estão esta peças no carburador.
Será que o amigo tem algum catalago ou manual de instruções deste carburador H 34 SEIE. é de um maverick a gasolina. mas como o carburador esta com falta de valvula boia e dos lados da tampa tem dois furos, parece que são valvulas da lenta. Estou apanhando com o carburador. agradeço a informação.

Cacá
09/11/2010, 11:38
Cacá : 52,5 e 55 lenta. e 62,5 e 70, esta numeração são peças dentro do carburador ou fora. onde estão esta peças no carburador.
Será que o amigo tem algum catalago ou manual de instruções deste carburador H 34 SEIE. é de um maverick a gasolina. mas como o carburador esta com falta de valvula boia e dos lados da tampa tem dois furos, parece que são valvulas da lenta. Estou apanhando com o carburador. agradeço a informação.

Essas são peças que ficam fora, mas rosqueadas no corpo do carburador. Essas medidas são as medidas dos orificios que permitem a passagem da gasosa. Existe o outro gicle de alta, que fica dentro da cuba. Nao sei onde ficas os gicles do 34, são dois de alta, uma para cada estágio. No meu, 40 EIS, esse gicle de alta fica no pé da cuba.
Vc nao tem uma foto do seu carburador pra gente ver, Antônio?

Abs,

Cacá
09/11/2010, 11:39
Antonio, da uma olhada aqui:

http://carburadorbrasil.blogspot.com/2009/07/esquema-de-montagem-do-carburador-h-34.html

:concordo:

antonio umino
09/11/2010, 11:47
Cacá só mostra o carburador em partes, mas não dá nenhuma informação sobre as peças da vista. ainda estou perdido preciso de um indicação (uma Luz).

Claudio Almeida Machado
20/12/2010, 17:02
O MEu CJ ta um dilema, esta com BF 161, pneu 265/70R16 e diferencial 9/44, e está dando 6 KM. Mas ta bom ando pouco em média 60 Km p mês

nino-ed
30/12/2010, 12:14
Caros lameiros....

Coloquei rescentemente motor 151 com cambio de chevette, eu achei que o consumo iria melhorar...tipo uns 8,5KM/L.....QUASE 9KM/L. Porem esta fazendo bem menos

Queria saber se alguem tem informações sobre o consumo da viatura com essa configuração....e se possivel informar qual a gigleur correto para o DFV228 do GM151

**estou com pneus 750x16 relação44 9

Valew
Valew pessoal

LAMARCA
31/12/2010, 18:26
Cara completei o tanque do meu Jeep, em minha cidade, rodei 70 quilometros e completei novamente gastando R$ 33,00 sendo que o litros custa R$ 2,76.
Uso motor do opala 4 cilindros e caixa de chevete 4 marchas, o carburador havia recebido limpeza e regulagem.

nino-ed
31/12/2010, 20:05
tanque original ?

Se nao me engano é 40L correto

O meu esta fazendo na casa dos 6KM/l