PDA

Ver Versão Completa : Motor 608 baixando oleo

Ricardo_Boiadeiro
29/10/2010, 12:36
Bom dia jeepeiros!

O motor da Jabiraca ta baixando óleo, entorno de 1 litro a cada 500km rodado. Isso é normal?

Valeu

elmestizo
29/10/2010, 13:40
Ops...

Qual o oleo está usando? Qual a utilização? No manual diz que é normal baixar 1l a cada 5000km, se não me engano.

A minha não baixava nada.

abrass

jhdadam
29/10/2010, 13:50
Salve colegas,
na verdade esse consumo é normal...A minha faz isso também...A Band 608 consome 2 lts de óleo a cada 1000 km. No caminhão 608 em uso com carga chega a consumir 3 a 4 lts a cada 1000 km. Por isso caminhoneiro sempre anda com galão de 20 lts..kkkk Segue abaixo o manual completo em pdf e a pagina do manual que contém a informação do consumo em Word.

Abçs..

elvis
29/10/2010, 14:20
A minha com om 314 (608) entre uma troca e outra 10 mil ás vezes abaixa meio litro e as vezes nem uma gota. mas meu motor foi retificado inteiro e hoje está com 40.000 km

gbalero_URU
29/10/2010, 18:56
Hola, el mayor consumo en estos motores es por las guías de válvulas, recordemos que el 314 no tiene sellos, la solución es colocar las guías del om 366 son iguales pero un poco mas bajas lo cual permite colocar sello.
Si hacen esto se asombraran del resultado

cristiano
01/11/2010, 10:45
O motor OM314 com seus muitos quilômetros é normal baixar óleo, na média que o pessoal colocou aqui. Quando você faz a retífica do mesmo costuma não baixar nada, desde que você não fique esguelando ele na estrada, aí baixa também, não tem jeito.

No mais, seu motor ainda roda muito se ficar de olho no nível do óleo, mas sugiro guardar uma grana para a retífica mais para a frente.

RENATO-SELVA
29/03/2011, 18:25
Minha ex toy baixava 1 litro a cada mil Km... em média. Era turbinada... nunca mexi, mas poderia ser que consumia óleo pelo turbo mesmo.

Quando se faz o motor, ele para de consumir óleo. Acredito não ser normal baixar... no manual deveriam colocar um consumo pra se isentar de terem que fazer motor. Ou talvez considerar uma coisa normal pra motores mais rodados mesmo... sei lá!

OliveiraDf
23/07/2013, 18:53
Rodei 7 mil km, hoje vi que o óleo esta na marca mínima da vareta. O motor foi feito e rodou 50 mil, será que está normal?

edwint
23/07/2013, 19:39
Rodei 7 mil km, hoje vi que o óleo esta na marca mínima da vareta. O motor foi feito e rodou 50 mil, será que está normal?

o meu tbm estava assim e com dificuldade p/ funcionar em dias frios, resolvi abrir e como tinha muito pouco desgaste nas camisas, bruni e troquei os anéis, aproveitei tambem p/ trocar os casquilhos de biela.... resolveu!

MRCLGV
23/07/2013, 20:48
Hola, el mayor consumo en estos motores es por las guías de válvulas, recordemos que el 314 no tiene sellos, la solución es colocar las guías del om 366 son iguales pero un poco mas bajas lo cual permite colocar sello.
Si hacen esto se asombraran del resultado

Mui bien amigo Gbalero, yo tengo una Band '80 con maquina 314 que tien un pouco de consumo, muchas gracias por esta información!

OliveiraDf
23/07/2013, 21:14
vou deixar para abrir mais pra frente. quanto gastou edwint?

DeMelo
24/07/2013, 11:13

Oliveira,

Mantenha o motor sempre com óleo que vc ainda vai rodar muito. Agora não é aconselhável, no caso de band, verificar o óleo depois de rodar 7.000 km. O ideal é olhar a cada 1000 km.
Abçs

DeMelo
24/07/2013, 11:15
Ah!! Esqueci de comentar. Não sei se é normal, mas minha band esconde óleo, isto é, algumas vezes, quando vou verificar, a vareta tá no mínimo do mínimo. No outro dia tá no máximo sem que eu acrescente óleo. Acontece isso com algum forista?

edwint
24/07/2013, 11:48

Gastei em media +-800,00 com mao de obra(300,00)ano passado (peças: kit juntas + casquilhos biela + jg de aneis). Valeu a pena! Aproveitei tambem p/ dar um tapinha no cabecote, esmerilhei e coloquei retentores nas valvulas, este eu mesmo fiz.

junior888
24/07/2013, 12:03
Ah!! Esqueci de comentar. Não sei se é normal, mas minha band esconde óleo, isto é, algumas vezes, quando vou verificar, a vareta tá no mínimo do mínimo. No outro dia tá no máximo sem que eu acrescente óleo. Acontece isso com algum forista?
Isso acontece pq o óleo não esta totalmente no cárter... recomendo sempre verificar o nível antes de dar a primeira partida do dia, pois o motor está parado já a um tempo e o óleo está todo no cárter.

DeMelo
24/07/2013, 13:05
Isso acontece pq o óleo não esta totalmente no cárter... recomendo sempre verificar o nível antes de dar a primeira partida do dia, pois o motor está parado já a um tempo e o óleo está todo no cárter.

Valeu Junior 888!!

OliveiraDf
24/07/2013, 14:20
DeMelo, foi um vacilo bem primário, seguindo o que o Junior falou vi hoje de manha que o óleo está acima da metade da vareta. Ufa, não baixou quase nada.

Valeu!

DeMelo
24/07/2013, 14:25
Oliveira,

Na verdade isso é comum nesse motor e eu também desconhecia o fato. Quem me disse foi um mecânico. Por isso é bom conferir sempre, pois, caso isso ocorra, vc saberá, visto que não é possível o óleo desaparecer em poucos dias sem qualquer vazamento.

fabiano r
25/07/2013, 11:02
Bom dia!

A minha estava baixando bastante óleo dai comecei usar o óleo "visco da castrol q segundo o mecanico seria um 20x50) diminuiu mas continuava baixando dai seguinte recomendação de um amigo troquei o filtro novamente e comprei um galão de 20 litros petrobras 40x40 (rsrs dai sobrava se precisar) paguei R$ 160,00 do óleo e R$ 20,00 do filtro o resultado foi muito bom o consumo diminuiu muito mesmo claro q não vai parar de consumir mas a melhora foi significativa.

Outra coisa a ser considerada é o uso da band se o cara mete no barro e anda direto exigindo o máximo dela não tem jeito vai gastar óleo.

helder.dir
26/07/2013, 03:23
Pessoal,
Quanto a baixar oleo ou nao e o fato do motor já ter sido feito ou nao, creio q tem ligaçao entre isso, pois vejo q muitos (pra nao dizer todos) falam q baixa oleo, porém eu comprei a minha band em janeiro em sp e de lá pra cá eu andei de sp até aqui no Pará e já vou fazer a primeira troca agora no proximo mes e tal...e sempre confiro o oleo e o mesmo nao abaixa uma gota sequer, é interessante! Ocorre, nao sei se tem ligaçao (provavelmente deve ter) que o dono anterior dela havia feito o motor por completo há mais ou menos um ano atras...., enfim, o fato de o motor já ter sido feito tem ligaçao ligaçao!?
Abraços

edwint
26/07/2013, 11:52
Minha band ainda ficou otima p/ pegar mesmo neste frio!!

hercilio.neto
26/07/2013, 18:27
Minha band ainda ficou otima p/ pegar mesmo neste frio!!
Aqui em Campinas tem feito 8º C de manhã. Mas o motor pega na primeira virada.

OliveiraDf
26/07/2013, 22:23
A minha mesmo no frio pega de primeia, e sem ter que dar um toque no acelerador.

PP5GAS
27/07/2013, 10:40
Por aqui o frio está de lascar. A Band na rua, pela manhã -2º, coberta com uma manta fina de gelo. Achei que ia dar encrenca. Mas não. Pegou de primeira.

fabiano r
16/07/2014, 08:01
Pessoal,
Quanto a baixar oleo ou nao e o fato do motor já ter sido feito ou nao, creio q tem ligaçao entre isso, pois vejo q muitos (pra nao dizer todos) falam q baixa oleo, porém eu comprei a minha band em janeiro em sp e de lá pra cá eu andei de sp até aqui no Pará e já vou fazer a primeira troca agora no proximo mes e tal...e sempre confiro o oleo e o mesmo nao abaixa uma gota sequer, é interessante! Ocorre, nao sei se tem ligaçao (provavelmente deve ter) que o dono anterior dela havia feito o motor por completo há mais ou menos um ano atras...., enfim, o fato de o motor já ter sido feito tem ligaçao ligaçao!?
Abraços

Bom dia Helder! Tudo bem amigo?
Como está óleo da sua band?? E qual velocidade você costuma andar?? Na minha coloquei militec até uns 1500km não baixou mas agora já venho completando volta e meia. Eu rodo muito em alta e noto que quando faço pequenos trechos de asfalto (sempre a trabalho e com pressa) ando no limite as vezes é tiro de 50 60km ida mais 50 a 60km de volta e noto que ai baixa mais, a band não solta aquela fumaça, tem muito carro novo a diesel que sai mais fumaça. Hoje estou completando 4000km depois da troca de óleo e já gastei uns 4 a 5 litros, não sei se é por rodar muito em alta, já falei com o meca para abrir e fazer dar uma verificada mas ele disse "esse motor consome mesmo ainda mais do jeito que você anda" quando saio a trabalho muitas vezes vou e volto com o pé no fundo.

Carlo Pecca
16/07/2014, 08:22
Grd Fabiano Bom Dia!
Cara vê se tira o pé, afinal devagar se vai a longe!
Só para lembrar os motores OM antigos costumam consumir mais óleo que os atuais. Já foi dito aqui os consumos segundo manual, OM 314 dois litros por 1000Km, M364 Um litro a cada 1000Km, podendo ser menos dependendo da forma dedirigir.
E vc meu amigo com esse motor TURBINADO tem que beber mais! KKKKKKKkkkkkkkkkk.

titanium
16/07/2014, 09:34
Grd Fabiano Bom Dia!
Cara vê se tira o pé, afinal devagar se vai a longe!
Só para lembrar os motores OM antigos costumam consumir mais óleo que os atuais. Já foi dito aqui os consumos segundo manual, OM 314 dois litros por 1000Km, M364 Um litro a cada 1000Km, podendo ser menos dependendo da forma dedirigir.
E vc meu amigo com esse motor TURBINADO tem que beber mais! KKKKKKKkkkkkkkkkk.

Só uma correção, Pecca, o manual da Mercedes OM-314S fala que o admissível é 1L por 1.000 km.
Mais do que isso, é desgaste fora do padrão.

Fato é que os motores mercedes foram projetados para rodar muitos KMs.. para rodar essa quilometragem toda, não basta trocar óleo de 5 em 5 mil... tem que evitar chegar na faixa vermelha do contagiros!
Esse motor não é milimetricamente balanceado... se rodar muito em faixa alta de rotação, ele vai desgastar mais do que deveria.

Exemplo disso é um toyoteiro de Brasília que teve que abrir o motor agora..... perguntei a ele: "Como você anda na estrada?"
Ele respondeu: ando a 110... 120 km/h....
DETALHE: o motor dele é 314S com pneus pequenos, câmbio 4 marchas e relação normal.

Isso significa que o motor estava no seu limite de RPM aos 120 km/h...

RESULTADO: pistões estavam batendo saia e acabou quebrando.

OBSERVAÇÃO: este motor havia sido feito há uns 2 anos, pelo proprietário anterior (que também é Toyoteiro de confiança).

..

O que quero dizer é: não se deve andar com RPM elevado nesses motores pois HÁ desgaste acentuado.

Fabiano, no seu caso deve ser igual a minha Band antes de fazer o motor...
Eu usava filtro de ar banhado a oleo e nunca dava manutenção (mesmo por que eu não sabia como).
Também Sempre andando com pé embaixo e as vezes exagerando nas rotações, quando abri o motor para ver o motivo do baixa-baixa de óleo (até por que eu ia turbinar), o mecânico detectou camisas do pistão comidas.

Ele falou que isso era combinação de alta rotação + ar com impurezas

Agora que fiz completamente o motor, manutenção do filtro de ar (que agora é seco) sempre em dia e rotação sempre na faixa correta!
:D

12 mil km depois de motor feito, carro não baixa nada de óleo!
E eu estou super satisfeito! hehehehe

Abraços a todos

fabiano r
16/07/2014, 10:00
Bom dia Carlo! Td em paz amigo? Quanto a tirar o pé meu amigo "o tempo é curta e estrada é longa" não tem jeito.

Titanium td bem com você? Ainda está com a band? Já coloquei militec para ajudar no atrito e ainda acho que na próxima troca vou de militec mais bardhal o filtro do ar é seco foi uma das primeiras coisas que troquei quando comprei o jeep. Quero ver se instalo um conta giros para acompanhar o giro e ainda pretendo colocar um cambio de 5 marchas para andar mais com menos rotação. Até o final do ano vou abrir o diferencial para ver se é alongado mas pelo que alguns amigos aqui falaram não deve ser relação original pois consigo chegar a 140km/h fácil e nos 110 120 sobra acelerador.

Pelo que vejo então o consumo está dentro do aceitável( ainda bem que compro galão de de 20 litros de óleo rsrsr)

Um grande abraço aos amigos!

470899

Carlo Pecca
16/07/2014, 16:06
Titanium, brigadão pela correção.
Fabiano, caixa de 5, ocÊ tá danado omi!

valmirjunior
16/07/2014, 16:24
Fabiano, vou deixar meu pitaco, alonga este diferencial (vai baixar o giro do motor e andar mais, fica mais barato que trocar o cambio) e coloca o snorkel (mesmo com intercooler ajuda muito pegar ar fora do cofre).

fabiano r
17/07/2014, 09:52
Fabiano, vou deixar meu pitaco, alonga este diferencial (vai baixar o giro do motor e andar mais, fica mais barato que trocar o cambio) e coloca o snorkel (mesmo com intercooler ajuda muito pegar ar fora do cofre).

Bom dia Valmir! Cara pelo que o pessoal tem me falado já deve ser alongada pois ela anda bem para um OM314 final do ano vou abrir o diferencial e conferir, para ter uma idéia ao passar de 3ª para 4ª chega nos 80km/h se apertar passa um pouco.

quando ao preço entre alongar e trocar o cambio já fiz orçamento para trocar o cambio gasta um pouco mais de mão de obra mas no final sai mais barato trocar o cambio dando o meu na troca. O kit 12x35 completo não encontrei por menos de R$ 3500,00 e para trocar o cambio na sai na faixa de R$ 3000,00. Mas ainda vou esperar um pouco.

Quanto ao snorkel já tenho o tubo de 3" só não tive tempo de construir mas já tive snorkel quando usava o filtro do lado direito (carona) agora instalei o filtro do lado esquerdo (motorista) e tenho que construir um novo pois o anterior tinha 2,5" e achava pequeno.

valmirjunior
17/07/2014, 14:14
Beleza Fabiano, então é questão de tempo. Logo a band vai estar como você programou.

Glauco mendes
21/11/2014, 19:03
ola o motor om 364 o 709 baixa oleo igual ao om314?