PDA

Ver Versão Completa : Novo Proprietário Gran Sportage Diesel 2001

berehulka
29/10/2010, 10:26
Bom dia a todos...

Sou completamente iniciante, jamais tive um veículo 4x4, e tenho algumas dúvidas.. alguém poderia me ajudar?

Comprei um Kia Gran Sportage 2001 Diesel... e gostaria de entender o funcionamento da tração.

No manual diz que, para passar de 2h para 4h, basta estar a menos de 80km/h e acionar a alavanca (sem necessitar pisar na embreagem).

Para retornar do 4h para o 2h, mesma coisa, basta estar a menos de 80km/h e retornar a alavanca (sem necessidade de embreagem).

Até aí tudo bem...
Porém, diz que, para acionar as "Rodas Livres", o veículo deve estar parado, a alavanca deve passar do 2h para o 4h (sem necessidade de embreagem). Ao colocar o veículo em movimento, as Rodas Livres se conectarão automaticamente!!

Mas peraí?
E no procedimento anterior, a menos de 80km/h, a tração nas 4 não é acionada??? Pra que eu precisaria conectar as Rodas Livres com ele parado?????

Alguém me ajuda a entender o mecanismo????

Ou o Manual prevê duas coisas diferentes, uma pra versões com acionamento automático e outra não??

Desculpem a ignorância.. mas novato é uma m***!!!
He he h eh eh eh h ehe

grande abraço!

Marcos Vaz
29/10/2010, 18:26
Amigo, se sua viatura tem roda livre manual, você tem que parar o carro e acionar a roda livre manualmente, ai depois você aciona a alavanca de 2h p/ 4h, entendido?
Segundo, se sua viatura tem a roda livre automática você só precisa acionar a alavanca dentro do carro que a roda livre se aciona automaticamente. Lembre-se que para desengatar a roda livre manual você faz o processo inverso, mas se for automática você volta com a alavanca de 4h p/ 2h e movimenta o carro uns 3 metros para trás para que a roda livre desengate.
Agora o x da questão, eu não acho aconselhável acionar a tração com o carro em movimento, por mais que o manual diga que pode.
Saiba de uma coisa, mesmo com o carro em neutro (ponto morto) as engrenagens da caixa de marcha continuam em movimento e sugiro que pise na embreagem antes de acionar a tração.