Ver Versão Completa : Problemas estraaaanhos na ignição
nearzero
28/10/2010, 12:31
Olá pessoal!!!
Estou com um problema estranho no zangief... a bobina tava esquentando pra cacete, o carro ficava mais forte no gnv que na gasolina, até que engasgava, engasgava e parava. Ae troquei a bobina e fui testar hj.
resultado:
O carro ficou mais forte, voltou ao original.
- após uns 6 ou 7 km percorridos o carro começou a falhar, engasgar, até morrer. Passei para GNV e o carro voltou a vida. Imaginei que fosse carburador, mas não é, ja verifiquei.
- Detalhe: A bobina esquenta a ponto de eu nao conseguir segurar na minha mão (embora imagino que a bobina esquente normalmente, nao sei até que temperatura isso é normal) E também esquenta a ignição eletrônica.
Agora, se é algo relacionado à ignição eletrônica, imagino eu devido à alta temperatura, porque no GNV fica tudo normal?
Algo me cheira também a bomba de gasolina... Estou viajando?
abraços camaradas!
nearzero
22/11/2010, 12:20
Nuss o problema é tao estranho que ng conseguiu ajudar?? :shock:
kkk
to ferrado... rs
Olha amigo, sou bem leigo e posso falar uma besteira, mas sejá q não ta indo muita energia para a bobina?
Abraços
Flugêncio
22/11/2010, 19:15
Olá pessoal!!!
Estou com um problema estranho no zangief... a bobina tava esquentando pra cacete, o carro ficava mais forte no gnv que na gasolina, até que engasgava, engasgava e parava. Ae troquei a bobina e fui testar hj.
resultado:
O carro ficou mais forte, voltou ao original.
- após uns 6 ou 7 km percorridos o carro começou a falhar, engasgar, até morrer. Passei para GNV e o carro voltou a vida. Imaginei que fosse carburador, mas não é, ja verifiquei.
- Detalhe: A bobina esquenta a ponto de eu nao conseguir segurar na minha mão (embora imagino que a bobina esquente normalmente, nao sei até que temperatura isso é normal) E também esquenta a ignição eletrônica.
Agora, se é algo relacionado à ignição eletrônica, imagino eu devido à alta temperatura, porque no GNV fica tudo normal?
Algo me cheira também a bomba de gasolina... Estou viajando?
abraços camaradas!
Vamos lá,
Seu Niva é platinado ou ignição eletrônica?
Qual o código da bobina?
Quantos volts está chegando no terminal positivo (15) da bobina?
Daí começamos a ajudar!
Complementando o que Adsumus perguntou:
1) a bobina é original?
2) este problema passou a acontecer depois que algum serviço (conserto, adaptação, outro) foi feito no carro?
Abraço!
nearzero
07/12/2010, 16:22
Oi pessoal!!! Valeu pelas respostas!
Sobre as considerações...
- ignição eletronica
- a bobina é nova, bosh, nao lembro o numero de cabeça, mas pesquisei a numeracao correta antes de instalar, mas creio estar esquentando demais pois em poucos minutos de uso nao consigo colocar a mão nela... rs
- Vou pedir para alguém verificar quanto chega à bobina...
- Sergio, agora que mencionou, o carro sempre deu umas falhadas do nada muito de vez de vez em quando, mas voltava depois, sempre achei que fosse o carburador. Começou a ficar crítica a coisa quando troquei o alternador por um de 120 amperes, e retirei uma chave geral, que segundo o autoeletrico tava atrapalhando (???)... Outros sintomas que percebi depois dessas trocas foram o velocímetro que fica tremendo e irregular e quando acendo o farol alto cai a rotacao do motor. Outra tb é o consumo que depois de trocar o alternador subiu muito, mesmo porque tive que regular muito bem a lenta, porque o alterador tava forcando o motor demais...
que acham? Posso xingar o autoelétrico??? rsrsrs (brincadeira...)
abs!!!
ps: inclusive te liguei um tempo atrás sergio querendo colocar o distribuidor digital justamente pra dar um tapa geral na ignicao tb. rs
Olá, Nearzero.
Bem, com base no que você relatou posso imaginar algumas hipóteses para a causa deste problema. Para diminuir o escopo de possibilidades, teriam que ser feitas algumas medições/verificações. Por enquanto sugiro o seguinte:
- verifique se este sistema requer "fio-resistivo" em série com o primário da bobina de ignição. Se este for o caso, provável que o tal fio especial não tenha sido usado;
- meça a tensão de alimentação, inclusive nas rotações mais altas. Pode ser que a tensão esteja (bem) mais alta do que o especificado;
Note que não recomendei a troca de peças, muito menos comprar novas. Existem maneiras tecnicamente corretas de se verificar se uma peça está boa ou não, mas depende de conhecimentos técnicos. O troca-troca de peças pode ser válido se elas estiverem disponíveis e se tiver certeza de que as mesmas estão boas. Uma das piores coisas que pode acontecer na busca da causa de um problema é assumir/concluir que uma parte ruim está boa!
Fala Near !
Meu pitaco é o seguinte :
Se seu jeep já engasgava, então já tinha um problema a ser resolvido, talvés uma bobina fora de especificação. A azul da boch esquenta rápido. tem que ser a vermelha.
O alternador original do Niva é de 43 Amp. Quando vc coloca um mais forte, no caso 3 X mais, o motor original não suporta a força contra-eletromotriz provocada pelo alternador. Se vc liga os faróis, o sistema pede mais energia ligando mais tempo o alternador (via regulador) e o motor tende a morrer. O jeep gasta mais e a marcha lenta fica irregular. Isto está acontecendo com vários camaradas aqui do forum.
Só não sei porque em GNV o jeep melhora:pensativo:
Abs
nearzero
09/12/2010, 13:11
então pessoal... a bobina da bosh é a vermelha...
Vou tentar ver essa do fio resistivo...
Dinola eu pensei nisso mesmo... Tava até pensando se resolvia alterar a relação das polias do alternador X motor. A marcha lenta nao fica irregular o tempo todo, somente quando ligo os farois. No GNV ele PIORA quanto a esse quesito, porque o motor fica mais fraco mesmo... O que digo que melhora no gnv é quando o carro engasga a te morrer na gasolina eu passo pro gnv e rodo bastante ainda...
valeu pessoal... continua a saga... rs
abs
fondevila
09/12/2010, 16:48
Eu tive um problema parecido, no meu caso o regulador de voltagem tava bichado e quando o motor acelerava a tensão no primário da bobina subia pra caramba... ela começava a esquentar e o carro morria...
Donato.ptm
06/01/2011, 19:43
então pessoal... a bobina da bosh é a vermelha...
Vou tentar ver essa do fio resistivo...
Dinola eu pensei nisso mesmo... Tava até pensando se resolvia alterar a relação das polias do alternador X motor. A marcha lenta nao fica irregular o tempo todo, somente quando ligo os farois. No GNV ele PIORA quanto a esse quesito, porque o motor fica mais fraco mesmo... O que digo que melhora no gnv é quando o carro engasga a te morrer na gasolina eu passo pro gnv e rodo bastante ainda...
valeu pessoal... continua a saga... rs
abs
eai camarada nearzero conseguiu solucionar o ploblema:pipoca::pipoca:
to começando a ter uns problemas parecido:putz::putz::putz:
abç
nearzero
22/01/2011, 19:55
Resolvi nada mas pq tava sem tempo... nao tive ferias ainda esse ano rsrsrs...
Então... Outra coisa era que o meu rpm sempre foi louco... Quando chegava nos 3000 rpm ( e demora bastante pra chegar, o que me leva a crer uma certa resistência no medidor) o mesmo ia pra casa do chapeu numa pancada só e depois ficava abaixo do ZERO... O meu "OREIUDOELETRECISTA" disse que era um problema no marcador. OK... Acabei de trocar o marcador de RPM e ADIVINHEM!!!! Não é o danado... Acredito que por algum problema no circuito da bobina ou no regulador de voltagem a bobina esquenta demais se forcar muito os 3000 rpm e após isso o carro MORRE!.
Vou voltar no oreiudo segunda ou quarta pela manha pra contar a "novidade" pro safado. espero que nesse caso simples medições em todo o circuito seja suficientes para encontrar o problema.
Abraços!
Flugêncio
22/01/2011, 22:06
Resolvi nada mas pq tava sem tempo... nao tive ferias ainda esse ano rsrsrs...
Então... Outra coisa era que o meu rpm sempre foi louco... Quando chegava nos 3000 rpm ( e demora bastante pra chegar, o que me leva a crer uma certa resistência no medidor) o mesmo ia pra casa do chapeu numa pancada só e depois ficava abaixo do ZERO... O meu "OREIUDOELETRECISTA" disse que era um problema no marcador. OK... Acabei de trocar o marcador de RPM e ADIVINHEM!!!! Não é o danado... Acredito que por algum problema no circuito da bobina ou no regulador de voltagem a bobina esquenta demais se forcar muito os 3000 rpm e após isso o carro MORRE!.
Vou voltar no oreiudo segunda ou quarta pela manha pra contar a "novidade" pro safado. espero que nesse caso simples medições em todo o circuito seja suficientes para encontrar o problema.
Abraços!
Nearzero,
Tente instalar um resistor de bobina, depois, a medida de saída no positivo pra bobina, com o Niva ligado, deve ser de 8/9V pra ignição eletrônica.
Um teste simples para bobina que esquenta muito, é retirá-la e chacoalhar perto do "zuvido", se ouvir algum barulho de liquído interno, a bobina já foi pro saco.
Julliano
22/01/2011, 23:05
Acabei de trocar o marcador de RPM e ADIVINHEM!!!! Não é o danado... Acredito que por algum problema no circuito da bobina ou no regulador de voltagem a bobina esquenta demais se forcar muito os 3000 rpm e após isso o carro MORRE!
Abraços!
Um condensador defeituoso pode causar um problema parecido com o que você descreveu, convém dá uma verificada.
nearzero
22/01/2011, 23:14
Entao amigo... Eu tenho essa peça novinha, inclusive... Comprei junto com a bobina nova, porém como devem perceber sou muito tosco ainda... Sabe me informar mais ou menos como instalo isso? Instalo amanhã e ja posto o resultado hehehe. Se nao fo muito incômodo, claro...rs
abraço e desde ja mto obrigado!
nearzero
22/01/2011, 23:16
Um condensador defeituoso pode causar um problema parecido com o que você descreveu, convém dá uma verificada.
Verifico tb... Vou tentar descobrir o que é, aonde fica e como verificar esse condensador, que isso pra variar eu não tb conheço heheheh... Vamos ver o que o pai dos burros (google) nos diz rs
abraço!
nearzero
22/01/2011, 23:27
Então amigo Julliano... Meu niva é ignição eletrônica. Esse condensador não é somente para dirtribuidores com platinado?
abs
Julliano
22/01/2011, 23:38
Então amigo Julliano... Meu niva é ignição eletrônica. Esse condensador não é somente para dirtribuidores com platinado?
abs
Se você estiver usando uma ignição assistida o seu distribuidor ainda está lá e o seu condensador também :) Senão ignore o que eu falei e parta para uma verificação do seu módulo de ignição.
Nearzero,
Tente instalar um resistor de bobina, depois, a medida de saída no positivo pra bobina, com o Niva ligado, deve ser de 8/9V pra ignição eletrônica.
Um teste simples para bobina que esquenta muito, é retirá-la e chacoalhar perto do "zuvido", se ouvir algum barulho de liquído interno, a bobina já foi pro saco.
Também tive esses problemas de bobina esquentar a ponto de
não conseguir toca-lá,conta giros doidão,apagar o motor quando
muito quente a bobina.
1°-troquei a bobina por uma bosch vermelha codigo final 067,o Niva
estava com uma marflex que como o Flugencio(ADSUMUS) falou
fazia barulho de liquido interno,lembrando que meu Niva é ignição
eletronica e não usa GNV.
2°-mesmo trocado a bobina,continuava a esquentar só que
desapareceu alguns problemas como apagar e conta giros doidão,
mas por precaução instalei a pré-resistencia que o Flugencio
escreveu acima,diminuiu um pouco o calor na bobina e acho eu
que ela tem que mudar de lugar pois fica próximo ao coletor e ali
esquenta bastante,no mais até o momento esta tudo normal.
abs
nearzero
23/01/2011, 00:18
Se você estiver usando uma ignição assistida o seu distribuidor ainda está lá e o seu condensador também :) Senão ignore o que eu falei e parta para uma verificação do seu módulo de ignição.
Sim, meu distribuidor ainda está lá... tenho um outro distribuidor reserva aqui vou abrí-lo para ver "qualé que é" a desse condensador...
vamos ver ne... rs VALEU!!!
nearzero
23/01/2011, 00:23
Também tive esses problemas de bobina esquentar a ponto de
não conseguir toca-lá,conta giros doidão,apagar o motor quando
muito quente a bobina.
1°-troquei a bobina por uma bosch vermelha codigo final 067,o Niva
estava com uma marflex que como o Flugencio(ADSUMUS) falou
fazia barulho de liquido interno,lembrando que meu Niva é ignição
eletronica e não usa GNV.
2°-mesmo trocado a bobina,continuava a esquentar só que
desapareceu alguns problemas como apagar e conta giros doidão,
mas por precaução instalei a pré-resistencia que o Flugencio
escreveu acima,diminuiu um pouco o calor na bobina e acho eu
que ela tem que mudar de lugar pois fica próximo ao coletor e ali
esquenta bastante,no mais até o momento esta tudo normal.
abs
Entao o meu niva é ig eletrônica e USA gnv. Sempre utilizei essa bobina final 67 vermelha da bosh. Troquei a minha velha por uma nova e nao melhorou nada. esse problemas começaram mesmo quando eu troquei o alternador de 43A do niva por um de 120A.
Essa pré resistência eu instalo aonde? Como?
Abraços!
Entao o meu niva é ig eletrônica e USA gnv. Sempre utilizei essa bobina final 67 vermelha da bosh. Troquei a minha velha por uma nova e nao melhorou nada. esse problemas começaram mesmo quando eu troquei o alternador de 43A do niva por um de 120A.
Essa pré resistência eu instalo aonde? Como?
Abraços!
Instale a pré resistencia no fio positivo da bobina antes
de chegar a mesma,na foto que o ADSUMUS postou vc vai
ver que é simples,o positivo da bobina entra numa
extremidade e depois na outra vai até a bobina.
Abs
nearzero
23/01/2011, 11:03
Instale a pré resistencia no fio positivo da bobina antes
de chegar a mesma,na foto que o ADSUMUS postou vc vai
ver que é simples,o positivo da bobina entra numa
extremidade e depois na outra vai até a bobina.
Abs
Bom dia pessoal
Pergunta besta... O que acontece se eu inverter a polaridade da bobina de ignição?
nearzero
23/01/2011, 12:24
Bom Testes realizados:
1 - Instalei a pré resistência - Nada de diferente;
2- inverti a polaridade da bobina - - Nada de diferente;
3 - instalei a pré-resistência na bobina com a polaridade invertida - Nada de diferente;
Lembrando que não andei uma hora com o carro para testar o aquecimento, somente verifiquei se o medidor de RPM fica louco após os 3000 rpm.
resultado: Verifiquei que mesmo após instalar o alternador de 120A com o regulador de voltagem, o antigo regulador ainda está instalado e ativo. Será que dá problemas? Vou mandar no autoelétrico amanhã, porque verificar tudo isso sem o multímetro tá fogo... rs
abraços!
nearzero
31/01/2011, 00:14
Bom mais um epísódio da novela..
De volta ao autoelétrico, foi constatato que o negativo da bobina tá louco, tão louco quanto o rpm. O que ja havia imaginado. Agora o PROFISSIONAL não faz idéia do que faz as medições se alterarem tanto com o aumento do giro do motor...
Fazer o que... Vamos ver no que dá ne...
abs!
Julliano
31/01/2011, 14:41
resultado: Verifiquei que mesmo após instalar o alternador de 120A com o regulador de voltagem, o antigo regulador ainda está instalado e ativo. Será que dá problemas? Vou mandar no autoelétrico amanhã, porque verificar tudo isso sem o multímetro tá fogo... rs
Você desativou o regulador de voltagem externo? Como o seu alternador vem com um regulador de voltagem interno, penso que ele não pode ser usado em conjunto com um regulador de voltagem externo.
De volta ao autoelétrico, foi constatato que o negativo da bobina tá louco, tão louco quanto o rpm. O que ja havia imaginado. Agora o PROFISSIONAL não faz idéia do que faz as medições se alterarem tanto com o aumento do giro do motor...
Convém verificar algumas conexões elétricas importantes, se não existe uma conexão defeituosa/mal-contato nos terminais do módulo de ignição e principalmente se o terra está bem fixado e funcionando.
[]s
nearzero
02/02/2011, 11:24
Então, já verifiquei... Isso tá tudo ok O módulo de ignição está protegido com uma espécie de borracha rígida nos contatos e o aterramento ca lataria e do motor eu testei...
Agora estou com um problema sério... Nenhum autoelétrico dos que conheço aceita sequer olhar o carro. Quando eu falo que a bobina ta esquentando e que está adaptada uma ignição eletrônica ninguém pega... Ta Fod@ viu... Alguém consegue indicar algum cara bom de preferência na Zona Leste? Aliás não tem ng do fórum na Zona leste??? rsrsrs
Mas olhem minha última teoria... O carburador estava extremamente sujo. Mandei limpar e trocar tudo o que fosse possível de dar problema. E o carro AINDA não me deixou na mão... Já faz uns dias... Mas não andei mais de 10 km seguidos com ele ainda... E a bobina esquenta a ponto de eu não conseguir colocar a mão com uns 3 km so... Vou tentar esse fds colocar a bobina mais longe do escape do motor e mais perto da entrada de ar do capô e ver o que dá.
Mas agora, alguém vê alguma relação entre o carburador falhando e o aquecimento da bobina a ponto do carro parar, em vez de ficar falhando?
Abraços!
Tremendão
02/02/2011, 21:43
Olá nearzero,
Não sou muito bom em elétrica, por isso me corrijam se eu estiver errado.
Se o alternador original do Niva é de 43A e você colocou um de 120A a princípio não fará nenhuma diferença no funcionamento do motor se todas as luzes e equipamentos que consomem eletricidade estiverem desligados.
Um alternador de 120A significa que você tem uma pontência elétrica disponível de até 1,44 KW contra os 516 W originais do Niva, mas isso não quer dizer que você está consumindo os 120 amperes que o alternador pode lhe fornecer.
Agora eu lhe pergunto, o seu Niva possui muitos faróis, ar condicionado, som muito potente ou guincho elétrico que justifique o uso de um alternador de 120 amperes?
Caso negativo a primeira coisa que eu lhe recomendo é retornar com o alternador original.
Um outro ponto inportante independente do alternador usado é verificar se o regulador de voltagem está funcionando corretamente e se tudo está devidamente aterrado.
Um regra geral para qualquer componente elétrico quando esquenta demais normalmente é por falha do isolamento.
Abraços.
nearzero
03/02/2011, 12:16
Olá nearzero,
Não sou muito bom em elétrica, por isso me corrijam se eu estiver errado.
Se o alternador original do Niva é de 43A e você colocou um de 120A a princípio não fará nenhuma diferença no funcionamento do motor se todas as luzes e equipamentos que consomem eletricidade estiverem desligados.
Um alternador de 120A significa que você tem uma pontência elétrica disponível de até 1,44 KW contra os 516 W originais do Niva, mas isso não quer dizer que você está consumindo os 120 amperes que o alternador pode lhe fornecer.
Agora eu lhe pergunto, o seu Niva possui muitos faróis, ar condicionado, som muito potente ou guincho elétrico que justifique o uso de um alternador de 120 amperes?
Caso negativo a primeira coisa que eu lhe recomendo é retornar com o alternador original.
Um outro ponto inportante independente do alternador usado é verificar se o regulador de voltagem está funcionando corretamente e se tudo está devidamente aterrado.
Um regra geral para qualquer componente elétrico quando esquenta demais normalmente é por falha do isolamento.
Abraços.
Então ja verifiquei isso. O regulador de voltagem está ok, mandando sempre 14.1 intependente da rotação do motor. O aterramento tb está ok, ja foi testado.
Eu não tenho uso realmente para um alternador de 120A, AINDA, mas iria colocar um guincho que ganhei de um amigo. Mas tenho bastante faróis.
Estou em contato com o pessoal da Atmosfera off road para a instalação do DD do Sérgio. Estou pensando em ja refazer toda a ficação elétrica no pacote...
abs!
Bom mais um epísódio da novela..
Fazer o que... Vamos ver no que dá ne...
abs!
O negativo da bobina recebe o comando do módulo só podendo ser medido adequadamente por um osciloscópio. O multímetro comum fica louco principalmente em rotações elevadas. O "profissional " deveria saber disso.
Experimente retornar o alternador original. Há vários relatos de problemas ocasionados por alternadores acima de 43 amp.
Eu instalei um amperímetro para gerenciar a carga da bateria e ligo os dois farois auxiliares só quando necessário.
ab
Flugêncio
05/02/2011, 08:49
O regulador de voltagem está ok, mandando sempre 14.1 intependente da rotação do motor. abs!
Nearzero,
Você diz que está 14.1 sempre, então algo já está errado aí, pois deveria oscilar entre 13 e 14, conforme a rotação. Faça a medição na saída no positivo depois do resistor que vai para bobina, deve ficar entre 8/9, se não, o resistor está ruim, e a bobina vai esquentar mesmo.
E começe a pensar que o alternador está ruim. Já vendí um alternador de 120A do Astra para um amigo Niveiro, foi instalado e tudo continuou perfeito.
nearzero
08/02/2011, 09:41
Nearzero,
Você diz que está 14.1 sempre, então algo já está errado aí, pois deveria oscilar entre 13 e 14, conforme a rotação. Faça a medição na saída no positivo depois do resistor que vai para bobina, deve ficar entre 8/9, se não, o resistor está ruim, e a bobina vai esquentar mesmo.
E começe a pensar que o alternador está ruim. Já vendí um alternador de 120A do Astra para um amigo Niveiro, foi instalado e tudo continuou perfeito.
Bingo então!!! Vou comprar um aparelho decente e medir! Era isso que eu precisava, acho! NUMEROS!!! hauhuahuah
valeu!