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Ver Versão Completa : Blocantes em CJ existem?



RevS
28/10/2010, 02:19
pessoal desculpa minha inorancia mas sou novo no ramo e acho que nao teria fonte melhor a perguntar sobre do que nesse forum ... entao segue algumas duvidas...

1 pessoal vi muitos videos e algumas materias sobre os blocantes de diferenciais gostaria de saber se os cjs tem esse como diria acessorio original ou adaptado ou nao tem como utilizar blocantes nos cjs!?


2 os cjs nao tem diferencial central correto? isso faz falta?


3 assitam esses videos as coisas poderiam ser diferentes se esse cj tivesse blocante dos diferenciais!? se bem que eu nao sei se tem.. segu o link dos videos

http://www.youtube.com/watch?v=nW__ESZNWXw&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?v=aAdCcWMkOwA&feature=player_embedded

bom usei 2 videos do CJ Xunlin do Carbura aki do forum mesmo entao os direitos reservados todos dele

junior braga
28/10/2010, 07:13
Olá quando vc diz blocantes, vc se refere a bloqueio é isso?

Se for, vamos as respostas:

Não vem original nos cj´s, existem n marcas no mercado, tanto nacional quanto importado.

É possível instalar sim, tanto no eixo dianteiro, quanto no traseiro.

Faça uma pesquina aqui no fórum, tem bastante coisa sobre o assunto.

[ ],

Maurício Fernandes
28/10/2010, 08:22
Revs, procure no fórum que vai achar zilhões de informações a respeito.

RevS
28/10/2010, 09:26
Olá quando vc diz blocantes, vc se refere a bloqueio é isso?

Se for, vamos as respostas:

Não vem original nos cj´s, existem n marcas no mercado, tanto nacional quanto importado.

É possível instalar sim, tanto no eixo dianteiro, quanto no traseiro.

Faça uma pesquina aqui no fórum, tem bastante coisa sobre o assunto.

[ ],


entendi mas como perguntei antes nesses videos faria diferença se o cj tivesse com bloqueios nos diferenciais traseiro e dianteiro!?

Garra4x4
28/10/2010, 09:38
RevS ,

Sim faz muita diferença ter bloqueio nos diferenciais.

Cada caso / situação na trilha é diferente da outra , mas pelo video se tivesse bloqueio teria passado com mais facilidade.

O jeep willys não tem diferencial central . Portanto não precisa de "bloqueio central" igual tem em alguns veiculos .

RevS
28/10/2010, 10:03
RevS ,

Sim faz muita diferença ter bloqueio nos diferenciais.

Cada caso / situação na trilha é diferente da outra , mas pelo video se tivesse bloqueio teria passado com mais facilidade.

O jeep willys não tem diferencial central . Portanto não precisa de "bloqueio central" igual tem em alguns veiculos .


vc sendo anunciante (vendedor) o que indicaria qual bloqueio no mercado hj tem melhor custo beneficio? somente o bloqueio kaiser sao bloqueios sem a necessidade de ativaçao via botao alavanca ou qualquer outra coisa pra ativar (bloqueios inteligente x bloqueios manuais)!?

Pagani
28/10/2010, 10:43
Bem, você já está falando com o pessoal certo, a galera do Garra nem precisa apresentações....

Agora ai, um zequinha bom fez falta :twisted:, até mesmo um pneu mais agressivo ajudaria.
O Bloqueio resolveria sim, este caso...

[]´s

mrcrema
28/10/2010, 10:52
Amigo,

Tem que saber qual sua necessidade, qual o uso do jeep, conversa com o Rodrigo que ele pode te dar uma aula sobre assunto.

Marcas mais conhecidas :

Kaiser - direto
Enfer - direto
Ensimec - direto

ARB - selecionável
Macrotorque - selecionável
Eaton - selecionável

Dentro dessas marcas existem bloqueios diferentes, alguns são selecionáveis, tanto a cabo como eletrico e outros não, ficam bloqueados direto, por isso volto a falar, ver realmente qual o uso do carro antes de comprar o bloqueio.

Abraços

RevS
28/10/2010, 13:48
para uma viatura que fara algumas trilhas porem andara em uma cidade de morros e ladeiras geralmente ruas de bloquetes ou paralelepipedos qual recomendam vou ver o site do rodrigo e ver o que melhor me atende ou pelo menos que eu acho que melhor atende, em qualquer viatura o bloqueio ajuda no cj se tiver que escolher entre dianteiro ou traseiro colocar inicialmente qual seria um melhor investimento???

Garra4x4
28/10/2010, 14:10
Se tiver que escolher entre 1 eixo ou outro, coloque no Eixo traseiro , neste eixo vc tem maior eficiencia de tração .

André Luiz Rossetim
28/10/2010, 18:08
Se pretende andar bastante na cidade é melhor o selecionavbel, pois os automaticos deixam o carro com alguma dificuldade em fazer curvas - dias de chuva em paralelepidos pode ficar perigosoas rodas escorregarem e vc se atravessar, e a maioria dos automaticos apresenta estalos nas curvas, o que pode incomodar.

Um dia eu pretendo colocar selecionavel no eixo traseiro e automatico no dianteiro, pois com as rodas livres acionadas ele fica inativado - sem perigo e sem estalos, a um custo bem inferior.

A inesistencia do diferencial / bloqueio central é o que limita a velocidade do carro em 4x4, pois se houver uma pequena diferença no diametro dos pneus dianteiros e traseiros, um eixo "empurra" o outro, o que pode ficar perigoso a mais de 40km/h, além de forçar os componentes de transmissão.

Outro ponto importante é que c vc não solber usar o carro, a quebra das pontas de eixo torna-se mais sucetivel, por estes estarem bloqueados, o que geralmente leva o pessoal a instalar eixos flutuantes (pesquise a respeito).

RevS
28/10/2010, 19:32
Se pretende andar bastante na cidade é melhor o selecionavbel, pois os automaticos deixam o carro com alguma dificuldade em fazer curvas - dias de chuva em paralelepidos pode ficar perigosoas rodas escorregarem e vc se atravessar, e a maioria dos automaticos apresenta estalos nas curvas, o que pode incomodar.

Um dia eu pretendo colocar selecionavel no eixo traseiro e automatico no dianteiro, pois com as rodas livres acionadas ele fica inativado - sem perigo e sem estalos, a um custo bem inferior.

A inesistencia do diferencial / bloqueio central é o que limita a velocidade do carro em 4x4, pois se houver uma pequena diferença no diametro dos pneus dianteiros e traseiros, um eixo "empurra" o outro, o que pode ficar perigoso a mais de 40km/h, além de forçar os componentes de transmissão.

Outro ponto importante é que c vc não solber usar o carro, a quebra das pontas de eixo torna-se mais sucetivel, por estes estarem bloqueados, o que geralmente leva o pessoal a instalar eixos flutuantes (pesquise a respeito).


eh tava lendo no forum que o bloqueio da macrotorque so funcionam em eixos flutuantes se alguem poder postar fotos de viaturas com esses eixos em evidencia para ver se a viatura que pretendo pegar ja esteja com esse eixo facilitando minha vida depois de comprar... se o pessoal me ensinar eu posto a foto da viatura pretendida por mim....

André Luiz Rossetim
28/10/2010, 20:15
eh tava lendo no forum que o bloqueio da macrotorque so funcionam em eixos flutuantes se alguem poder postar fotos de viaturas com esses eixos em evidencia para ver se a viatura que pretendo pegar ja esteja com esse eixo facilitando minha vida depois de comprar... se o pessoal me ensinar eu posto a foto da viatura pretendida por mim....

Na verdade eles funcionam normalmente com os eixos originais, mas como eu falei... as chances de quebra aumentam consideravelmente, mas...se vc souber guiar o veiculo, pode nunca quebrar, assim como pode quebrar mesmo sem os bloqueios, td dependo do historico de sobrrecarga do eixo (fadiga).

Eixos flutuantes possuem as pontas parecidas com as dianteiras (há um cilindro para fora das rodas com uns 10 cm de Ø ´algo parecido com uma roda livre), mas o formato mesmo varia conforme o fabricante, entre no site deles que há varias imagens.

Lucas Marques
28/10/2010, 22:31
No meu jeep eu uso o ensimec, que é o automatico, porem só uso o jeep para trilhas, se for pra andar na cidade eu acho melhor o selecionavel, pq o automatico, nao sei se todos são assim , mas estrala bastante, e as vezes manobrando ele estrala e da tipo um tranco.

Na trilha ajuda muito, pricipalmente em erosoes, da pra passar tudo na boa, sem acelerar.. o que acontece as vezes e dar uma deitadinha , mas faz parte.

RevS
29/10/2010, 00:36
Na verdade eles funcionam normalmente com os eixos originais, mas como eu falei... as chances de quebra aumentam consideravelmente, mas...se vc souber guiar o veiculo, pode nunca quebrar, assim como pode quebrar mesmo sem os bloqueios, td dependo do historico de sobrrecarga do eixo (fadiga).

Eixos flutuantes possuem as pontas parecidas com as dianteiras (há um cilindro para fora das rodas com uns 10 cm de Ø ´algo parecido com uma roda livre), mas o formato mesmo varia conforme o fabricante, entre no site deles que há varias imagens.


quaisquer outros bloqueios "ajudam" a qubrar o eixo se nao for esse eixo flutuante!?

Rodrigo Baratti
29/10/2010, 10:17
Revs,

Para o uso que vc descreveu abaixo coloque um bloqueio 75% originail da F1000 (positraction), se quiser pode colocar na frente e atrás.

Ele vai ajudar tanto nas trilhas qto nas subidas de paralelepipeto molhado e não devem forçar em demasia os semis. Apesar que isso depende mais do tamanho dos pneus do que do bloqueio, além é claro dos esforços que os semis já foram submetidos e do seu pé.

É a opção mais barata e provavelmente será a melhor opção custo beneficio para o seu uso.

[]'s

RevS
30/10/2010, 10:27
estou comprando a minha viatura provavelmente esta semana, e o cara que ta vendendo disse ter bloqueio na dianteira, mas nao sei bem pq ele tinha dito algo sobre roda livre ai disse que sao componentes diferentes ai ele falou que se uma roda ficar no ar a outra e tracionar as duas giram iguais ou seja realmente tem bloqueio correto??? sem abrir o diferencial tem como saber se tem? ele disse que nom tem bloqueio por alavanca que é automatico, sei que cada um coloca o bloqueio no eixo que achar melhor porem grande maioria coloca no eixo traseiro inicialmente entao nao sei. ajudem por favor

chinelao4x4
30/10/2010, 11:16
depende... eu particularmente, acho que na frente é mais eficiente !!,
só sera´bloqueado quando ligar a traçao diant. , no qual só em trilhas
só na traz. corre mais o risco de virar pra traz
menos risco de quebra, pois só na traz. o peso ficaria td nas pontas de eixos
a frente puxa a traz. !!
neste video, tinha soldado os dois eixos, bloqueio nas 4x4 !@!!!


http://www.youtube.com/watch?v=tRogM-lAX_o

RevS
30/10/2010, 22:47
depende... eu particularmente, acho que na frente é mais eficiente !!,
só sera´bloqueado quando ligar a traçao diant. , no qual só em trilhas
só na traz. corre mais o risco de virar pra traz
menos risco de quebra, pois só na traz. o peso ficaria td nas pontas de eixos
a frente puxa a traz. !!
neste video, tinha soldado os dois eixos, bloqueio nas 4x4 !@!!!
bom nao entendi a parte so na traz. corre risco de virar pra traz?

chinelao4x4
31/10/2010, 10:46
inclinar a FRENTE !!
http://www.youtube.com/watch?v=rwmNmQP-KL4

Kim
31/10/2010, 10:56
:pipoca: :pipoca: :pipoca:
. . . :pipoca: :pipoca: :pipoca:
. . . . . . :pipoca: :pipoca: :pipoca:

André Luiz Rossetim
31/10/2010, 11:24
sem abrir o diferencial tem como saber se tem?

Basta macaquear um lado do carro, com alavancas em 4x2 e rodas livres 4x4, se tiver bloqueio vc não vai conseguir virar a roda, caso contrario a caixa satelite vai atuar e vc faz com que uma roda gire e a outra não (perceba que neste caso o cardã vai girar junto com a roda)

É mto importante deixar as duas rodas livres em 4x4.

Se vc conseguir girar a roda com facilidade, das duas uma: ou o difrencial não esta bloqueado, ou pelo menos uma das rodas livres não estão engatando corretamente.

Bloqueio na dianteria tem varias vantagens:~
* só atua com as rodas livres em 4x4 (na cidade ou estradão não), evitano desgaste dos componentes, estralos incomodos, dificuldades de direção.
* o eixo dianteiro pode ser considerado tão resistente como um flutuante

Porem numa subida a reação na roda dianteira é menor (e jeep empina ligeiramente), e portanto o bloqueio acaba sendo menos eficiente (pode acontecer de as duas rodas perder aderencia e patinar), por isso por uma questão de performance na trilha é preferivel instalar na traseira (ou melhor ainda nos dois eixos), mas para uso predominantemente urbano e trilhas leves/medias acho mais aconselhavel o dianteiro.

GIL_BH
28/11/2010, 21:59
Comprei um Jeep a + - 10 dias e falta algumas coisas para ficar quase 100% ( acho que Jeep não fica nunca ) e achei esse anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158190090-blocante-diferencial-ap-opala-jeep-maverick-turbo-forjado-_JM
O que acham disso? Vou usar meu carro em trilhas leves, estradão e asfalto. Pode até ser que faça uma mais forte mas hoje fui de carona a 1ª vez e vários Jeeps quebraram e não quero ter um Jeep viagra pra me deixar duro. Na minha cabeça achava que um Jeep podia subir em qualquer lugar tracionado 4x4 e reduzido mas hoje quando foram subir uma parede uma das rodas dianteira ficou no ar rodando e a traseira derrapando dai o carro não subiu muito facil. Se puderem me ajudar.
Obrigado.

Elmer_Jeep
29/11/2010, 11:59
Comprei um Jeep a + - 10 dias e falta algumas coisas para ficar quase 100% ( acho que Jeep não fica nunca ) e achei esse anuncio: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-158190090-blocante-diferencial-ap-opala-jeep-maverick-turbo-forjado-_JM
O que acham disso?.

Tem vários tópicos sobre este assunto, basta utilizar a pesquisa, veja abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=55297
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=56008

[]'s