PDA

Ver Versão Completa : Motor AP + caixa chevette 4m + tcase



Páginas : [1] 2

Dias
06/04/2005, 22:46
All, não querendo ser repititivo mas já sendo, ainda estou atrás de alguém que possa me ajudar com a adaptação do motor AP + câmbio chevette 4m + tcase. Apesar do carro ser usado 99,9% do tempo como 4x2 (cidade, estrada, trabalho), não quero perder o 4x4 para poder fazer umas trilhinhas nos fds.
Alguns amigos do fórum disseram ter esse cjto nos seus CJ3´s e que fica muito bom, que a adaptação fica perfeita do câmbio com a tcase (kbritto, feliperods), que um pessoal de Recife e de Ribeirão Preto usa e fica show de bola, mas está parecendo coisa de gnomo, ninguém nunca viu mas que existe, ah, existe. Estou vasculhando a internet atrás de algo a respeito e não estou encontrando nada a respeito.
Com relação a ligar o câmbio no motor, sem prob, pois existem no mercado diversas flanges para isso, o prob está sendo acoplar o câmbio na tcase.
Comprei um câmbio de chevette 4m (fotos 01 e 02), limpei, desmontei a parte de trás do câmbio, onde será colocada a flange para adaptar na tcase. O problema é que o eixo entalhado é de estria fina (foto 03) e, além da engrenagem da tcase ser estria grossa (foto 04), não tem a rosca na ponta, onde originalmente, tem uma porca para prender a mesma. Vi num outro tópico, que um colega está ou estava enfrentando o mesmo problema, com um câmbio de blazer (foto 05). Achei na net no RS uma firma (www.metalurgicaenfer.com.br) que faz uma ponteira (foto 06) com a estria grossa e com a rosca na ponta. Como se adapta essa ponteira no eixo entalhado ??
Outra coisa, devo estar enganado, mas pelas fotos que vi no fórum, o câmbio clark 2205 tem quase a mesma furação desse câmbio, então tirei duas fotos onde pode ser visto o formato e a furação (fotos 07 e 08) da parte de trás da caixa. Será que a flange da deeptec serve nesse câmbio ??
Alguém pode ajudar ?? Conhece alguém, tem telefone, e-mail, site, ou algum meio de comunicação para passar ?? Daí podemos deixar esse tópico como fonte de informação para outros companheiros do fórum para essa adaptação.

[ ]´s esperançosos
Dias

Dias
06/04/2005, 22:48
Seguem as demais fotos . . .

ferraz
07/04/2005, 13:39
Não seria mais simples ligar o cambio com o t-case atravez de um pequeno cardam

Dias
07/04/2005, 16:29
Ferraz, não tem como, o certo é uma flange igual a da clark2215 da deeptec

[ ]´s
Dias

proença
07/04/2005, 16:49
Dias
eu tava curioso em ver como vc ia fazer isso, pq eu tinha visto um câmbio do chevette e não consegui imaginar como acoplá-lo ao motor AP e a T-case Willys
Será que não é melhor colocar um câmbio 3 marchas da C-10 ou o 4 marchas desse tipo que é adaptável à T-case sem muitas dificuldades?

[ ]´s torcendo pro amarelinho rodar logo

Marcos ET
07/04/2005, 17:56
Dias, Cara, tou vendo aki.... por acaso o anteparo traseiro que vc retirou tem algum mancal? ou é só uma "tampa"mesmo? nao deu pra ver..... parece que o eixo fresado tem somente um retentor..... parece que as coisas nao estao taaao complicadas.... veja e me fale por favor. ok?

outra coisa, assim q vc tirar aquelas medidas me manda ok?

grande abraço!

Dias
07/04/2005, 19:12
Proença, eu também estou louco pra colocar ele numa trilha. . .
Marcos, o anteparo é apenas tampa mesmo, tem uma bucha e um retentor. Estou anexando a foto para vc verificar se não estou falando bobagem. Com relação as medidas, vou amanhã tirá-las e posto aqui.
Fiquei animado com essa sua frase ' parece que as coisas não estão taaao complicadas'

[ ]´s
Dias

Marcos ET
07/04/2005, 19:44
Dias, blz! tou mais animado! isso significa que nao força tanto a tampa.... vam marcar uma hora no messenger pra trocar uma idéia ok?

ah, vc viu a possibilidade de instalar o kit da deep tec? se este kit servir... facilita (nao tou pensando em falar p vc colocar o kit, só pra saber se serve...)

grande abraço!

Thiago Rodeghel
07/04/2005, 20:07
Essa engrenagem do entalhado, estria grossa esquece. Acho que com quase certeza, dá pra usar a engrenagem da Deep tec, no kit vem uma dessa com estria fina. Só pedir somente a engrenagem, que eles vendem só ela :) , deve ser uns 70,00 mais ou menos :roll:

É parecido mas não é, tem diferenças sim :roll: O câmbio da pickup com do Chevette :? . Acho que vendo esse câmbio, a deep tec nenhum deles serviriam :( . Parece que o do Chevette é menor que da C20 :roll: .

[s]

Giovani
07/04/2005, 20:54
Essa engrenagem do entalhado, estria grossa esquece. Acho que com quase certeza, dá pra usar a engrenagem da Deep tec, no kit vem uma dessa com estria fina. Só pedir somente a engrenagem, que eles vendem só ela :) , deve ser uns 70,00 mais ou menos :roll:

É parecido mas não é, tem diferenças sim :roll: O câmbio da pickup com do Chevette :? . Acho que vendo esse câmbio, a deep tec nenhum deles serviriam :( . Parece que o do Chevette é menor que da C20 :roll: .


:D E aí galera???

:D Thiago, de nada resolve conseguir uma engrenagem com estria fina... O furo é mais embaixo... :wink:
:D Dias, à menos que alguém fabrique um kit p/ esse câmbio, não vai ser fácil fazer essa adaptação. O eixo entalhado do câmbio é muito comprido, vc não reparou nisso? Vc acha que a cx. de tração vai ficar onde???
É preciso trocar esse entalhado por um específico p/ essa adaptação. Ou então cortá-lo e soldar aquela ponta da Metalúrgica Enfer. Essa solda não é simples, é preciso retemperar o eixo. O Leopoldo, aqui do fórum, virá gritando que não deve ser soldada... Já vi muitas darem certo, mas outra porção quebrando toda hora... :wink:
Outro problema é o casco da caixa, que é de alumínio. Vc terá que cortar o casco e soldar uma flange para encaixar a cx. de tração. Tudo em alumínio!!! Além de ter que achar um bom profissional pra fazer o $erviço, vc já pode imaginar o que vai cu$tar...
8) Última dica: antes de ir comprando as peças para fazer uma adaptação, porque o fulano disse que no jeep do ciclano tem e deu certo, use esse Fórum! Pesquise, pergunte bastante! Tire todas as dúvidas e tenha certeza de tudo, ANTES começar abrir a carteira... :wink:

[]'s

Dias
07/04/2005, 21:54
Marcos, o meu problema está sendo esse mesmo da flange.
Thiago, eu ainda tinha a esperança de que algum kit da deeptec servisse. Com relação a engrenagem, com certeza teria que ser trocada ou ir num torneiro fazer uma luva da estria fina para a grossa, mas ainda caio no problema da ausência de rosca para colocar a porca. Acho que o melhor seria soldar a ponteira ou então arranjar um entalhado que servisse. A enfer fabrica o entalhado para a C10 4 m que vem com a estria grossa e a rosca (foto).
Giovani, eu andei pesquisando, e muito no fórum, na internet, como eu citei no meu primeiro post, tem 2 usuários (kbritto e feliperods, ambos de Sumaré) que disseram que têm este câmbio instalado, junto com a tcase e o AP e funciona que é uma beleza. Conversei com um cara de Recife que também tem e estava anunciando o CJ3 no ML. Só que até agora não vi a adaptação propriamente dita, por isso que estou fazendo esse post. E acredito da dificuldade que outros companheiros que estejam pensando em colocar esse conjunto também estão enfrentando. Quanto a gastar, por enquanto, eu gastei apenas 50 latinha$$ no câmbio. Não posso ficar gastando também pois estou restaurando meu CJ3A e ainda precisarei comprar o AP . . .
Se alguém tiver uma luz, farolete ou mesmo farol alto, coloque aqui para que acabemos com esse martírio. . . . hehehehe

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
07/04/2005, 23:01
:D E aí galera???

:D Thiago, de nada resolve conseguir uma engrenagem com estria fina... O furo é mais embaixo... :wink:
8) Última dica: antes de ir comprando as peças para fazer uma adaptação, porque o fulano disse que no jeep do ciclano tem e deu certo, use esse Fórum! Pesquise, pergunte bastante! Tire todas as dúvidas e tenha certeza de tudo, ANTES começar abrir a carteira... :wink:

[]'s

Fala Giovani :D

Pelo menos é uma coisa a menos a se preocupar!!!

Ou será a mais :roll: :roll: ...

Bom de qualquer maneira, esse câmbio é diferente das AC20 e F1000gas. Por fora é parecido, realmente mas como disse antes... Não é a mesma coisa. No clark 5m(2215A) na alavanca do trambulador são 2 hastes, se não me engano com 3 garfos. Já faz tempo que montei o meu com o kit... Não tirei fotos pq tava sem máquina digital na época :x

Até agora não vi como é a saída do câmbio para o cardan do Chevette, justamente por causa da porca!!! Como é o do chevette???

E o Giovani falou a verdade, procure adaptações conhecidas e mais comuns :) ... Senão o barato pode sair caro :shock:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/7067175b7ee8fe5dc1fa19b279740481.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c024faca998b5e7a5674dd0252c4e921.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/b3e5422cfc585f4b74b0f2f83fcbe571.jpg

[s]

lucena
09/04/2005, 18:53
Coloquei em meu jeep, e estou bastante satisfeito.Aqui em Taubaté-SP, temos um mecânico/torneiro mecânico que faz esté serviço, o valor é salgado, mas gostei do resultado. Obs:coloquei o 5m.

Dias
09/04/2005, 19:16
Lucena, tem como vc passar o telefone, email do mecânico ?? Vc tem fotos de como ficou a adequação ??
Qual foi o custo do serviço ??

[ ]´s
Dias

lucena
09/04/2005, 21:36
-Caro Dias, antes de vc fazer a escolha de qual cambio usar, seria interessante observar que uso vc fará do Jeep e quanto está disposto a gastar.A melhor opção com certeza seria um clarck 5m, que custa +/- 1500,00 +730,00 do Kit de adaptação+ ? de adaptação do conjunto com um total de $$$$$$.No caso do cambio do chevete, vc gastará menos da metade. Se o seu uso, for para passeios,trilhar leves, recomendo.
- Dificuldades técnicas; o cambio do chevete 5m apos a adaptação na cx de tranferencia fica com o comprimento de 38,5cm contra 20,0cm do cambio original, no meu caso, optei por deslocar a travessa do cambio, 6,5cm p/ traz e o motor de Opala 4cc , 12cm p/ frente, com isso a alavanca da reduzida foi deslocada 6,5cm p/ traz e a alavanca de cambio 24cm p/ traz em relação a original, o cardan trazeiro encurtado e o dianteiro alongado.
-Para fazer a adaptação, este mecânico, vai pedir um cambio de chevete 5m, cx de transferencia, travessa do cambio ,engrenagem principal da cx de transf. , rolamento trazeiro do eixo entalhado e mais algumas peças dependendo do motor que vc for usar, e ti emtrega tudo montado pronto para ser instalado no Jeep.

Dias
10/04/2005, 07:36
Blz Lucena, com relação ao câmbio, eu já tenho o do chevette 4 m e como disse no primeiro post, o uso do CJ3 será 99% na cidade, como meu carro do dia a dia. Meu 1.0 ficará com a D. Encrenca, portanto da escolha desse câmbio. Estou comprando o AP 2.0 p montar o conjunto. Já tirei as medidas e, o AP é 15 cm menor que o OHC que tenho hoje no jeep, e a capa seca + câmbio willys 3 m é 13 cm menor que a capa seca chevette + câmbio 4 m, já medi tudo, então, a distância não mudará em quase nada, isso não é o problema.
O que preciso, é do telefone, e-mail, fotos do kit, desse mecânico que fez o serviço para vc para eu poder entrar em contato com ele e levantar os custos.

[ ]´s
Dias

Edintruder
10/04/2005, 09:57
É sempre bom procurar tornearias. É comum a fabricação de peças para maquinário pesado em tornearias, então é colocar a t-case e a caixa no portamalas e andar de tornearia em tornearia perguntando e cotando preços. Não existe o que não se faça em termos de peças paa encaixes. Um luva para adaptar viria bem a acalhar no teu caso.

Dias
10/04/2005, 10:06
Eu sei Edinturder, ontem corri nos desmanches e achei a flange do cardã do chevette. A peça é uma luva que se encaixa no entalhado do chevette e no final tem a saída para a cruzeta, então vou comprar uma dessas e levar no torneiro para fazer a estria grossa para a engrenagem da tcase, mas agora estou bolando uma caixa, tipo a da deeptec para acoplar na tcase, ou então arranjar algum torneiro que mexa com alumínio, pois se cortar a capa do câmbio, e conseguir colocar uma chapa, já com a furação da tcase, já resolve o problema. Por isso que eu queria ver essa adaptação, às vezes, é mais simples do que estou pensando. Ou então, caso o mecânico de Taubaté já a faça por um preço razoável, já economizo tempo e $$ de ficar quebrando a cabeça e acabar não tendo um resultado satisfatório.

[ ]´s
Dias

Marcos ET
10/04/2005, 15:56
Falae Dias! blz? cara, já pegou aquelas medidas da engrenagem ??? tou com umas idéias "além da imaginação" por aki... tão estranhas que eu acho q vou começar a medir por aki mesmo, depois posto as fotos... rsrsrsrs acho que tem como montar um conjunto legal.....

queria só mais um favor, meça, por favor, a distância entre a face da capa seca (a parte onde fica colada ao motor) até a face da parte traseira da tampa de alumínio (parte mais atrás do cambio).... resumindo: qual o tamanho total do conjunto capa seca e cambio, sem contar o "toco" final do eixo entallhado?

grande abraço!

lucena
10/04/2005, 19:17
O telefone esta em sua cx de mensagem.A minha ideia inicial era o 4m, só que o próprio mecânico me sugeriu : já que vc vai gastar R$800,00 de mão de obra, então coloca um 5m.Coloquei o 5m e estou gostando. Com relação a adaptação em si, ela consiste na confecção de uma flange em aluminio(20mm) nos moldes da parte traseira do cambio original do Jeep, com alojamento p/ retentor e o rolamento traseiro do eixo entalhado do jeep.Feito isso, sera removida a ponta desta tampa de aluminio, no ponto que vc mostrou na foto (bem rente ao local onde se monta a alavanca de marcha), a tampa+ a flange serão montadas em um gabarito e soldadas.Após o que foi descrito acima, sera confeccionado uma luva (pista do retentor).O resto vc conversa com ele. O que eu tenho a dizer, é que os recursos adotados são interessantes e o meu não foi o primeiro aqui na região já tem varios jeeps rodando com este cambio.Espero ter ajudado e boa sorte.

Dias
10/04/2005, 19:57
Blz Lucena, fico muito agradecido, vou entrar em contato com o mecânico. Então já não está tão fora do que eu e o MarcosET estamos pensando. . .
Se vc conseguir tirar alguma foto, será de enorme ajuda.

[ ]´s
Dias

kbrito
11/04/2005, 17:19
Dias.

De uma olhada nas fotos,se ajuda???

kbrito
11/04/2005, 17:24
Ai vão as outras.

Dias
12/04/2005, 14:22
Blz Kbrito. . . . é isso mesmo. . . esse kit vc comprou ou mandou fazer ?? Qual o custo ?? Se vc preferir, passe por MP. . . . Essa luva do kit, ela é encaixada direto no entalhado, então ela é estriada internamente, certo ??? Vc tem o telefone, e-mail ou outra forma de contato de quem fabrica o kit ??

[ ]´s
Dias

Carlos
12/04/2005, 14:40
Caro Dias,
Usa a cx do Chevette mesmo, não sei pq esse povo insiste que não dá certo.
Para o uso que vc vai dar ao jeep: cx de chevette dá de sobra, pois já vi muitas nas trilhas, quebra igual às da C20 e bem menos que a original - sobretudo com o motor AP.
Em Fortaleza existe um kit também, se vc não conseguir por aí posso mandar procurar lá para vc.
Sem contar que custa 1/4 do preço das outas clark. Vc pode quebrar 4 de chevette sem mandar consertar e, se resolver mandar arumar a do chevette, sai pela metade (ou menos) do preço pra arrumar ás da C20.

Dias
12/04/2005, 14:47
Fala Carlos, como eu havia postado lá em cima, eu já ouvi deizer que em Fortaleza existe, mas ainda não tinha visto nenhuma adaptação dessa. As fotos do kbrito foram as primeiras, e não fugiram muito da minha idéia não. Se vc puder ver o preço do kit, e-mail de contato ou qualquer outra coisa, fico agradecido.

[ ]´s já acreditando em gnomos.. .
Dias

EDuarte
12/04/2005, 15:58
Caros amigos, venho acompanhando este topico desde o inicio, e não é de agora que quero colocar o cambio do chevette.
Ja tentei me informar mais em outros topicos aki do forum mas não deram muito enfase ao assunto, mas parece que agora vai.
Se conseguirem mais informações... continuarei acompanhando o topico.

[]'s com grande espectativa
(DU)

Dias
12/04/2005, 16:01
É isso aí Eduarte. . . agora que já temos fotos.. . fica bem mais fácil. . acho que desta vez sai. . . heheeheh
Vamos cotar e, fazermos um pacote com quem quiser, para podermos brigar no preço. . . .

[ ]´s
Dias

ferraz
12/04/2005, 20:02
Vomos cotar este kit dependendo da qualidade e do valor eu quero um

Marcos ET
12/04/2005, 23:06
Tou nessa pessoal pó contar kumigo!

tou dentro! (a nao ser que seja o mesmo preço da deep tech... rsrsrs)

Carlos, só uma coisa... pode até ser que quebre igual às da C.20, mas se for comprar com as originais de três marchas... aih nao posso concordar.. elas são indestrutíveis....... :!: :!: :!:

só tou achando a junção entre flange e cambio muito frágil... o cara apoiou toda a solicitação que o conjunto sofrerá em um ponto muito pequeno...... serah q nao quebra? dei uma alterada no projeto, com três propostas....

Dias, na hora q for falar com o mecanico... veja a possibilidade de fzer a flange o mais prósima do cambio o possível..... e será q nao sai mais em conta se usar esta flange com a engrenagem da Deep Tec??????

[]' ao pessoal do CheJeep!

Dias
13/04/2005, 06:41
All, com relação a quebras, eu já não posso dizer nada, já que ainda não tive o prazer de dar umas voltas com o meu cj, já que ele veio rebocado e ainda não acabei a reforma dele. . .
Marcos, essa flange, provavelmente seja um kit, e pelo que percebi, fica o mais simples possível, vc compra o kit e monta em casa, pois deva vir a luva, que enciaxa no eixo entalhado, a flange, que vai por cima do suporte do eixo entalhado da capa de alumínio, só encaixada e ela fica presa, através da porca da engrenagem da tcase. . . e o rolamento, que me parece ser o mesmo que vem na tcase. Com esse kit, vc não precisa cortar nem soldar nada. . . fica igual ao da deeptec, plug & play. . . só precisava saber como o câmbio é fixado na travessa do jeep, pois não reparei em nenhum suporte para isso. Seria bom se o kbrito conseguisse uma foto da flange, do lado oposto, para podermos ver a espessura da parede, onde encaixa no entalhado. . .daí tiraria algumas duvidas. . .

Entrei em contato com o Éber da DeepTec, e olha a resposta com relação a engrenagem . . .

Esta engrenagem é fabricada especialmente para cambio Clark 5 marchas ( 2205 ou 2215 em transferência Willys Eber 11- 5061-6584

mas acredito que sirva sem problema algum, a medida do eixo entalhado do chevette, é 32 mm. . . .


Bom, dependendo do preço, já temos 3 compradores para o kit. . . . vamos juntar mais alguns e baixar ainda mais. . . .

[ ]´s
Dias

kbrito
13/04/2005, 07:51
Caros colegas.
Esta adaptação esta sendo feita por mim, e eu já estava esperando as criticas, e com razão é claro, pois ainda não esta pronta, eu ainda irei colocar um suporte aonde é fixado o coxim unindo assim a flange e a tampa traseira do cambio.
Eu ainda estou fazendo as outras peças, portanto irá demorar um pouco,eu só postei as fotos porque todos estavam curiosos para saber como seria a adaptação.

Caro Marcos ET sua opinião a respeito do cambio original do Jeep é equivocada,este é o pior ou um dos piores cambios que eu já vi na vida, se a adaptação for bem feita te garanto que o do chevette é muito melhor.



só tou achando a junção entre flange e cambio muito frágil... o cara apoiou toda a solicitação que o conjunto sofrerá em um ponto muito pequeno...... serah q nao quebra? dei uma alterada no projeto, com três propostas....


Isto foi feito só para achar o centro do conjunto, a fixação estou fazendo agora.
Blz.
Abraço.

Dias
13/04/2005, 08:26
Blz então kbrito, é melhor que seja um jipeiro mesmo. . . . Vc já tem idéia do valor desse seu kit ?? Vc deve ter visto, que vc já tem 3 kits vendidos. . .
Se realmente for de boa qualidade, como aparenta ser, e o preço tb . . . vc venderá bastantes. . .
Eu e o MarcosET estivemos conversando e verificamos que pode-se tentar ou, utilizar a fixação do próprio câmbio do chevette (aquela base abaixo da alavanca de marchas) e estou enviando um rascunho do que o MarcosET bolou para ligar o câmbio a tcase . . . .
Veja e dá uma analisada. . .

[ ]´s
Dias

kbrito
13/04/2005, 09:18
Dias

Esta adaptação estou fazendo para o meu Jeep, não tenho tempo e nem interesse em comercializar um kit para esta finalidade, mas posso tentar ajudar no que for preciso.
Como já disse não esta pronto, quando tiver mostro outras fotos.
Até mais.

EDuarte
13/04/2005, 09:34
E quanto a capa seca pra ligar no motor AP :?:

kbrito
13/04/2005, 10:40
E quanto a capa seca pra ligar no motor AP :?:

Você encontra facil uma flange para adaptação, ela acopla o motor AP na capa seca do chevette, deve custar em torno de R$ 300.
Blz.

Flavio Ramos
13/04/2005, 11:30
Dias, troca uma idéia com o Fitipaldi (81)3471-5650. Ele é de Recife, mas fez instalação de caixa de chevett 4m em CJ lá em Fortaleza.
Boa sorte!

lucena
13/04/2005, 19:15
E ai Dias, Ligou p/ o mecânico q falei?Este preço que ti informei, (R$800,00), está incluido todo o trabalho de adaptação.Q no meu caso foi a adaptação do motor opala 4cc no cambio de chevete atraves da capa seca do opala 5m,( que serve como uma luva neste cambio) e da adaptação deste cambio na caixa de tranferência. Como eu ti falei, vc leva , capa seca+cambio chevete+caixa de tranferência+travessa do cambio(existe um reforso nela) e ele ti entrega tudo revisado e montado,(só não revisa a cx de trans.), só instalar o conjunto completo em seu jeep.Eu achei que valeu a pena, tendo em vista que o primeiro cambio 3m original, eu tive q abrir 2 veses em um ano, o 4m original que coloquei em seguida, que eu me lembre abri umas 6 veses em 2 anos, acho que só não troquei a carcaça dele. Somando tudo isso, além do dinheiro jogado fora e o tempo que o jeep ficou indisponivel a raiva que vc passa por ficar a pé. Um amigo meu, está fazendo esta mesma adaptação com este mecânico, só que ele optou por levar somente as peças que são modificadas, que são elas; tampa do cambio (em aluminio),eixo entalhado, luva do cardam do chevete (longa), engrenagem principal da cx de trans, travessa do cambio jeep,( que eu me lembre é só), a montagem sera por conta dele, ficou 40% + barato. Ele também faz a flange de adaptação p/ motor AP, só não sei o preço.Outro lugar q vc acha a flange AP, é no Mercado Livre, só colocar no busca deste mercado, com o nome de flange de adaptação.O preço é de R$260,00.

Thiago Rodeghel
13/04/2005, 20:37
Legal essa adaptação :D !!!

Tão boa quanto da Deep Tec. Só que não achei legal o comprimento do câmbio :roll: ... Mas sei lá, de repente apenas má impressão minha. Agora qto ao câmbio do Chevette ser tão robusto quanto um câmbio de C10,C20,etc... meio difícil :roll: Podem ser até os Clark, mas não são os mesmos :roll: É claro que não estou desvalorizando o câmbio do chevette, pelo contrário, meu velho teve um durante 10 anos :D , acho que era 80 ou 82 :roll: , era 1.6... rodava muito mesmo na cidade, qto em rodovias e estradas de terra :) Nunca deu pau!!! :D

Eu se fosse instalar esse câmbio trocava tudo, rolamentos, retentores, sincronizados, caixa de roletes,etc... Se precisar fresar alguma marcha, fresa... Pra não ficar um tira e põe :x :x :x :x de câmbio :?

[s]de Clark tbm

Dias
13/04/2005, 20:57
All, hoje não tive como ligar para ninguém. . . .estive fora o dia todo. Amanhã de manhã entrarei em contato com o Fitipaldi e com o seu mecânico Lucena, para poder tirar maiores informações.
Kbrito, é uma pena que vc não faça o kit para a venda. . . se fosse BBB mesmo, acredito que todos preferiríam comprar de um companheiro do fórum mas, paciência. . . vamos aproveitar para tirarmos as dúvidas. . .
Esse final de semana estarei indo fazer algumas cotações em torneiros para poder verificar os preços. . . quem sabe, convenço algum torneiro a fazer alguns kits. . . daí barateia mais . . .
Thiago, não sei o porque de vc achar o câmbio do chevette muito comprido, sei lá. . . eu medi desde a capa seca (do chevette) até o final do eixo entalhado e deu 56 cm., 13 cm maior que o meu câmbio + capa seca willys . . . só que o AP é menor 15 cm que o meu OHC, então, uma pela outra, ficaria na mesma posição. . acredito que, a única coisa que terei que mexer será em fazer algum suporte para o câmbio. . . mas acredito que não muita coisa. . .
Lucena, o seu kit é mais ou menos parecido com o do kbrito ??

[ ]´s aos amigos dos Jeepettes. . . .
Dias

Marcos ET
13/04/2005, 21:36
Caro Marcos ET sua opinião a respeito do cambio original do Jeep é equivocada,este é o pior ou um dos piores cambios que eu já vi na vida, se a adaptação for bem feita te garanto que o do chevette é muito melhor.

(...)Isto foi feito só para achar o centro do conjunto, a fixação estou fazendo agora.
Blz.
Abraço.

Ah! blza então, vai ficar show d bola! cambio 5marchas é sempre bem vindo pra quem usa o jeep em cidades (e é claro em trilhas tbem!) qando terminar de montar tudo, tira mais fotos, de onde pudemos ver, o trabalho tá ficando blza, só fico preocupado com o comprimento total do cambio.... pode nao ser uma boa idéia encurtar o cardan traseiro.....

Existe a possibilidade de vc passar um desenho com medidas? tou tendo umas idéias e se vc pudesse me ajudar seria ótimo....

quando ao cambio três marchas... bom, cada um cada um né? q seria do branco se nao fosse o preto??? hehe mas estou com o mesmo jeep a praticamente 26 anos, (desde o natal de 1979) e com o mesmo câmbio... que só foi aberto duas vezes.. uma pra trocar anéis sincronizadores (em 1997) e outra pra adaptar a ponta do eixo piloto para motor GM (em 2004), sendo que as engrenagens estao perfeitas e os anéis ainda rodam bastante.... uso pneus 750x16 desde 1995 (rodas originais - ainda) e desde 1990 faço trilhas com ele (leves é verdade... Pinheirinho em SP, Xiboquina em Bragança Paulista...) uso o jeep diáriamente pra trabalhar e faço algumas trilhas nos finais de semana..... quando morava em Sao Paulo viajava com ele para o Rio de Janeiro (levava umas nove horas!) e para Montes Verdes (Minas Gerais) e ele nunca deu problema algum (só umas gotinhas de óleo no chao).......... :wink:

MAS... cada um cada um.... o câmbio 5marchas do chevette tem grandes vantagens sobre o três marchas, o seu escalonamento permite um melhor aproveitamento do motor, economia de combustível, conforto da overdrive, etc... mas em questão de projeto durabilidade... posso falar que jamais mudaria ele por um quatro marchas...... hehehehe

grande abraço!

andretomasi
13/04/2005, 22:27
Marcos,

Compraste o jeep com 3 anos?? :shock:

Thiago Rodeghel
13/04/2005, 23:11
Thiago, não sei o porque de vc achar o câmbio do chevette muito comprido, sei lá. . . eu medi desde a capa seca (do chevette) até o final do eixo entalhado e deu 56 cm., 13 cm maior que o meu câmbio + capa seca willys . . . só que o AP é menor 15 cm que o meu OHC, então, uma pela outra, ficaria na mesma posição. . acredito que, a única coisa que terei que mexer será em fazer algum suporte para o câmbio. . . mas acredito que não muita coisa. . .
[ ]´s aos amigos dos Jeepettes. . . .
Dias

Fala Dias :D

Estou imaginando a caixa seca Chevette+flange AP, aí vem o cãmbio+flange+reduzida, só que no câmbio original(chevette), já tem uma carcaça de alumínio, ela é aproveitada para fazer a flange para a T-Case Willys :roll: ... Ah os 15cm menor vai ser compensado pela flange da caixa seca :wink: ... por aí :roll:

Na da Deep tec, essa carcaça de alumínio é removida e instalada outra no lugar :wink: , por isso que vai ser um câmbio comprido :shock: (opa!). Agora não sei pq a turma insiste em falar que os Clark 4m e 5m das pickups AC20,F1000,etc... Fala que não aguenta igual ao Clark 3m, eu desmontei meu Clark5m esses dias... Não vi nada ali que não aguente :roll: . O dia que eu conseguir quebrar aquilo :shock: :shock: Olha vou procurar um câmbio Caterpillar :shock: . É tão bem apoiado em rolamentos, roletes, etc. Fica bom e robusto para um 4.1, para o qual ele foi fabricado 8)

Eu acho que vai ter que mexer em cardans ainda nessa lista q vc fez :roll: . Mudar o câmbio de posição é fácil, na travessa. Aí tbm mexe no assoalho :roll: . Eu optei por uma tampa nova de fibra mesmo :wink: , toda fechada... em casa mesmo fui medindo e fazendo os furos 8) .

[s]Apzados

Dias
14/04/2005, 06:40
Fala Thiago, nesse acoplamento do câmbio do chevette, vai ser montado assim : Motor AP + flange (+ ou - 3 cm de espessura, apenas um anel) + caixa seca do chevette + câmbio do chevette + flange para a tcase, vamos cortar o final da capa de alumínio do câmbio do chevette e soldar o espelho para a furação da tcase + tcase, portanto, pela diferença entre o motor OHc (15 cm maior que o AP) e o câmbio chevette e willyz (chevette 12 cm maior) + a flange da caixa seca do chevette para o AP, acredito que vai ficar uma pela outra, tendo que deslocar em, no máximo, 2 a 3 cm para trás. . .
Pelas fotos que eu pude ver de seu clark 2215, ele também é no mesmo formato que o do chevette, vem a parte de aço e depoi a capa de alumínio, onde fica o eixo entalhado, a qual é substituída pela capa do kit da deep tec. Acredito que seja isso.
Estou enviando a foto da flange da caixa seca do chevette para o AP
Dê uma olhada e me diga se estou certo, ou não. . . heehehhe . . .pode ser que eu esteja esquecendo de algum detalhe. . . .

[ ]´s
Dias

kbrito
14/04/2005, 10:03
Dias,

Só te dando uma sugestão não corte a capa de alumínio do cambio de maneira alguma, isto exige muita técnica e material especial, o alumínio para ser soldado é um saco, tem que ter um pré aquecimento de mais ou menos 500-600°C. isso é quase o ponto de fusão do material, você poderá causar empenamento da peça e conseqüentemente tirar as medidas de entre eixos fora e as engrenagens trabalharão forçando.
É por isso que eu optei em fazer uma flange.
Quanto ao comprimento não haverá muita influencia, como vc mesmo já deve ter medido ,o conjunto todo motor + cambio + transferência em relação ao original é até menor então não precisa se preocupar é só questão de posicionamento do conjunto.

Blz.
Até mais.

kbrito
14/04/2005, 10:34
Caro colega
Marcos ET,

A minha intenção não é de cortar o cardam traseiro, sim deslocar todo o conjunto um pouco para frente, pois o motor AP + cambio Chevette + transferência < que conjunto original , o posicionamento das alavancas não mudaram em nada, se vc observar uma das fotos que eu mandei verá que o alinhamento da saída para alavanca de cambio e transferência é praticamente igual ao original, por isso não se deve encurtar a tampa traseira do cambio, até porque aquilo funciona como um mancal, pode observar que tem um casquilho la dentro logo atrás do retentor, se perder este centro fu.... .!!!
Eu estou com um problema no PC estou sem saída USB, e não estou conseguindo descarregar as fotos. Já estou quase terminando o suporte e sua fixação na capa do cambio, não sei se vc reparou nas fotos que na flange existe duas orelhas , minha intenção é de colocar dois tirantes unindo assim a caixa de cambio a capa traseira e a flange de adaptação.

Quanto ao cambio 3 marchas original, é claro que funciona se não o velho Jeep não teria sido idolatrado tantos anos ,e ainda é até hoje, é que na configuração que estou montando ele seria de pouca serventia , mas em um BF 161 ele é o casal perfeito.
Mas é como vc mesmo disse gosto é gosto e isso não se discute, só se respeita.
Valeu, um abraço.

Marcos ET
14/04/2005, 11:12
Marcos,

Compraste o jeep com 3 anos?? :shock:

Faala Keko, blz?

Cara, quando eu tinha quase 5 anos de idade, meu avô ganhou este Jeep de Presente do meu Pai..... claro que eu "adotei" o jeep néh?, inclusive foi nesta viatura que aprendi a dirigir, e fzer outras coisas piores.... heheheh isso tudo em um sítio no interior do Rio de Janeiro, num município chamado Porto Real, perto de Resende, Itatiaia, Penedo........ este meu jeep tem história..... :wink:

Kbrito, assim q tiver mais fotos, mandae, parece que vai ficar 10! tou querendo copiar tua idéia...... hehehehe

grande abraço!

Dias
14/04/2005, 12:32
All, tentei entrar em contato com o Fitipaldi, que o Marcos passou mas o telefone só dá sinal de ocupado, porém consegui falar com o Sr. Luiz, que fez a adaptação do Lucena. O valor do serviço pronto é de R$ 800,00, e temos que enviar o câmbio, case, travessa de fixação do câmbio e o prazo de entrega é de 30 dias. Ele falou que se ele não tiver muito serviço, ele consegue montar em 15 dias, mas não garante isso.
Questionei se ele enviaria o kit via transportadora e daí a gente mesmo instalaria, mas primeiro ele falou que fica ruim, pois se o mecânico não souber instalar, dá problema e acaba quebrando a flange. Mas depois de conversar com ele e insistir em comprar o kit, devido a distância do MarcosET, por exemplo, ele falou que só vende o kit, caso ele monte, pois ele fica preocupado que alguma firma de SP, com dinheiro, pegue a flange dele e depois faça um kit pronto, bem mais barato que o dele. . ..
O cara tá se assegurando que, depois de montado, ninguém desmonte para poder fazer um kit igual. . .
Kbrito, estamos ansiosos aguardando suas fotos. . .

[ ]´s
Dias

Arp Kconde
14/04/2005, 14:45
Boa tarde Dias e a toda galera do off, depois de umas cambalhotas e um belo repuso eu voltei, estive lendo a questao desde o incio e tbm me interesso pela adaptacao do cambio do chevett no meu velho guerreiro que tera de ser reconstruido novamente, se for possivel me mandar as fotos da adaptacao por mail tbm eu agradesso, outro coisa que gostaria de saber é se essa flange de aluminio pode ser fundida em uma peça só, sem a nessecidade de solda, se for posso conseguir isso, tenho um grande interrese em tornar mais facil essa adaptação e trabalhando juntos tenho certeza que alcançaremos um bom resultado para todos.


No aguardo por mais informações.


Abraços

Ailson

Dias
14/04/2005, 15:16
Seja bem vindo de volta Ailson, as fotos que temos, são as que foram postadas no tópico. A minha idéia e a do MarcosET, é arranjar uma flange, e depois fazer um molde para fundir em alumínio, uma única peça, já com todas as fixações da travessa, câmbio, etc . . . tipo a da deep tec
Qualquer sugestão, é bem vinda. . .

[ ]´s
Dias

Arp Kconde
14/04/2005, 16:09
Certo Dias, sua resposta foi mais rapido que pensei.

Na parte de adaptação sou bem leigo até porque estou vendo as peças somente por fotos mais ja estou vendo para comprar um cambio e desmonta-lo para entender melhor, ja na parte de fundição em uma peça só posso estar ajudando caso não tenham a empresa que faça o serviço, posso conseguir uma ai em guarulhos, só preciso confirmar se ele topa pegar o serviço, mais é quase certeza.

Espero estar ajudando em alguma coisa.

Abraços...

Thiago Rodeghel
14/04/2005, 22:02
Fala Thiago, nesse acoplamento do câmbio do chevette, vai ser montado assim : Motor AP + flange (+ ou - 3 cm de espessura, apenas um anel) + caixa seca do chevette + câmbio do chevette + flange para a tcase, vamos cortar o final da capa de alumínio do câmbio do chevette e soldar o espelho para a furação da tcase + tcase, portanto, pela diferença entre o motor OHc (15 cm maior que o AP) e o câmbio chevette e willyz (chevette 12 cm maior) + a flange da caixa seca do chevette para o AP, acredito que vai ficar uma pela outra, tendo que deslocar em, no máximo, 2 a 3 cm para trás. . .
Pelas fotos que eu pude ver de seu clark 2215, ele também é no mesmo formato que o do chevette, vem a parte de aço e depoi a capa de alumínio, onde fica o eixo entalhado, a qual é substituída pela capa do kit da deep tec. Acredito que seja isso.
Estou enviando a foto da flange da caixa seca do chevette para o AP
Dê uma olhada e me diga se estou certo, ou não. . . heehehhe . . .pode ser que eu esteja esquecendo de algum detalhe. . . .

[ ]´s
Dias

Fala Dias :D

É quase isso que vc descreveu. No meu câmbio é caixa seca AP+clark+flange+reduzida, só que o clark tem uma flange igual do chevette, originalmente. No kit deep tec remove essa flange original de alumínio por uma outra que já vai direto para reduzida.

Nesse caso do cÂmbio do chevette, ele aproveitou a carcaça de alumínio original, fez uma 2 flange pra reduzida... Por isso acho que vai ficar grande :roll: Somente após essa 2 flange vem a reduzida, então ficaria flange AP+caixa seca+cambio+flange original+2flange torneiro+reduzida... Certo?? :roll:

Pra vc ver, o clark 2215A é beem maior que o do chevette, mas eu mantive a travessa na posição original 8) ... Acho que se ele tiver um pouco mais de paciência faz um kit igual da Deep Tec :roll: .

Ah qto alguém copiar o esquema dele, não tem jeito... Se pegar um outro torneiro bom... As vezes faz um até melhor :roll: . Ele falou que não faz kit, pq só ele pode montar o câmbio... Ok então :( !!! Só que se o dono do Jeep precisar mexer em algo, quem vai mexer nisso :roll: Só ele???? :D Parece até piada :lol: :lol: :lol:

[s]

kbrito
15/04/2005, 08:23
Ae galera estou enviando duas fotos para comparação a primeira é da cambio da C20 (sonho de todo Jipeiro) e a segunda é da tampa traseira do cambio do Chevette observem bem a semelhança. :lol: :lol:

Dias
15/04/2005, 18:13
All. domingo estarei tentando fazer um molde em MDF ou compensado da flange parecida com a do kbrito, vou passar o fds todo tentando fazer algo que resolva o problema de fixação, pois vou tentar fazê-la com um apoio para ser fixado na tampa de alumínio, aproveitando a fixação original da mesma, daí, na minha idéia, terá apenas dois tirante para prender a parte superior da flange na carcaça do câmbio.
Amanbhã mesmo, eu vou dar uma corrida em Santos em alguns torneiros e vou levar a capa do câmbio e a tcase. Caso consiga algo nos torneiros, passo amanhã mesmo a resposta, caso contrário, somente na segunda feira.

[ ]´s
Dias

kbrito
19/04/2005, 17:11
Dias,

De uma olhada nas suas mensagens.
Blz.

lmatias
19/04/2005, 23:19
Lucena, por favor, onde fica esse mecânico? manda o tel dele pra mim tbm!!
Abraço!!

Dias
20/04/2005, 07:58
Kbrito, já peguei seu telefone. .. hoje estarei entrando em contato com você.

[ ]´s
Dias

Sebastião Rezende
24/04/2005, 15:32
Olá pessoal, sou novato e acompanho essa discussão sobre cx de marcha de chevette por um tempo. Uso este modelo. O que vocês acham.
Obs.: Clique na foto

Thiago Rodeghel
24/04/2005, 16:36
Fala Sebastião :D

Olhando a foto, parece a melhor até agora, sem usar a carcaça em alumínio original do câmbio!!! Esse sim seria o ideal... :D Quem fez ficou bem feito.

[s]

Filipefonsecajf
24/04/2005, 18:38
Oi Sebastião. :)

O seu modelo de cx de marcha é muito interessante, parece tudo um conjunto só, quase não achamos onde foi a adaptação.

Isso somado a um motor 6cc deve ficar um espetáculo!!!!

Dias
24/04/2005, 19:48
Bem vindo ao fórum Sebastião !! Como o Thiago disse, esse parece ser a melhor alternativa até agora. Está até parecendo o kit da deeptec (hehe). . .
Mas explique melhor como está montado essa sua flange, o que vc fez com o eixo entalhado do chevette que é estria fina para adaptar na tcase, se vc o diminuiu, reparei que vc encurtou a distância nessa sua flange, indo a alavanca de marchas mais pra trás do que as de tração/reduzida. Passe maiores detalhes, se vc teve que mexer no posicionamento da travessa do câmbio, se se vc fornece esse kit, ou se pode fornecer. Já temos 5 interessados. Ou então se pode mandar algumas fotos com maiores detalhes, por baixo, somente da flange, etc. etc. . .
Outra coisa, estive vendo esse fds e na capa seca do chevette o arranque fica numa posição diferente do motor AP, como vc fez a adequação no AP, mexeu no eixo piloto, encurtou, alongou ou o que ??

[ ]´s
Dias

Sebastião Rezende
24/04/2005, 21:29
Obrigado Dias, pelas boas vindas; vai ser um prazer muito conversar com esse pessoal bacana aqui do Forum. Mas vamos ao que interessa!
:arrow: A flange é fundida em aluminio ou ferro fundido;
:arrow: No entalhado do chevette entra uma bucha que o engrossa para receber a engrenagem da reduzida (estria fina interna no entalhado e grossa externamente de acordo com a engrenagem); na ponta do entalhado entra um rolamento que funciona como um prolong apoiado na nova tampa da reduzida; mandarei fotos;
:arrow: A alavanca de marcha chega para traz em relação a original do jeep, mas em relação a original do chevette ela chega um pouquinho para frente;
O motor do meu CJ5 é um 4.1 (C-20) por isso a travessa, a alavanca de cambio e os cardans foram modificados um pouco, mas creio que num original deve mecher muito pouco ou quase nada.
A respeito de vender o Kit, tenho que conversar com o meu irmão que é o pai da criança, mas acho que não há nenhum problema;
Como eu falei, o meu motor é um 4.1, não sei como seria a parte do eixo piloto (mas é possível) no meu é tudo original; capa seca de opala com caixa de chevette (casamento perfeito)
Vou madar as fotos.
Espero ter ajudado, Até a proxima.

Sebastião Rezende
24/04/2005, 21:58
Ai vão as fotos da caixa. (Desculpa a demora, estou apanhando um pouco e meu computador não ajuda) Há desculpa o erro de português mexer e com "x".

lmatias
24/04/2005, 22:06
Fala Sebastião!! Parabéns!! show de bola a adaptação!!! esse câmbio é 5 ou 4 marchas??? manda o tel de quem fez e o custo.. estou interessado!! Abraço
Laerte

Dias
24/04/2005, 22:08
Que é isso cara. . . o que importa é a ajuda que vc está dando. . . . Caso vc queira entrar no MSN, estou online agora, e podemos conversar. . .

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
24/04/2005, 22:09
lmatias

Fiquei sabendo q vc foi na deep tec testar a flange deles em um câmbio do chevette, e parece q serviu??? é isso mesmo???

[s]curiosos

Sebastião Rezende
24/04/2005, 22:29
Imatias blz! o falnge não é da deep tec, é apenas o mesmo principio, mas o da deep tec é p/ cx clarck de C-20, as medidas são outras. Respondendo a MP a caixa é de 4 Marchas.

lmatias
25/04/2005, 08:13
Fala Thiago.. fui e um dos sócios não gostou muito das perguntas que fiz!!! KKKKKK Sim.. é verdade... serve pelo menos no caso do câmbio 5 marchas posso dar certeza, a "tampa" é extamente igual... a única diferença está no entalhado que na C20 é estria grossa e tem rosca no final e no chevette é mais fino, com estria fina e sem rosca, como no 4 marchas... mas pelo que vi os cambios 5 e 4 marchas do chevette são praticamente iguais.. pelo menos as carcaças a tampa da rabeta, o acionamento e o comprimento....
Abraço... entra no meu MSN que a gente bate um papo on-line depois!!!

Arp Kconde
25/04/2005, 09:05
Fala Imatias.

Vc esta falando que a deep tec tem um tipo de adaptação que serve no cambio do chevette?

Sebastiao Resende.

Sua adaptação ficou muito boa mesmo, tambem me interesso se por acaso for fabricar o kit, alem dos outros cinco que o dias ja falou pode me incluir nessa mais é lógico que vai depende do $$$$$$$$$.

Abraços a todos.

fmev2
25/04/2005, 16:57
Sebastião, essa adaptação, ficou muito boa.

Trocando em miúdos. Se eu quiser colocar uma caixa dessas, basta
eu arrumar uma caixa de chevette de 4 ou 5 marchas, substituir
a tampa traseira da caixa por uma dessas suas de alumínio ou ferro
fundido, adaptar os rolamentos e entralhes da fotos e pronto? Só isso?
Igual as da deeptec? Se for de alumínio qual a liga que vc usa?

Mais uma, para instalar um motor AP basta substituir a capa seca. Onde
eu acho uma dessas? Qual a embreagem usada? Do chevette ou do AP?

Quanto vc acha que vai custar esta capa com as partes da caixa???

Desculpe a curiosidade, fiquei empolgado :) .
Abraços e ate +

fernando_ribeiro
25/04/2005, 17:37
Esse cambio serve só pra motor A.p ??? estou pensando em por um 6 boca de opala ou silverado sera que ele agunta tb ???

fmev2
25/04/2005, 18:15
Esse cambio serve só pra motor A.p ??? estou pensando em por um 6 boca de opala ou silverado sera que ele agunta tb ???


Acho que o de 4 marchas dá, o de 5 nem sonhando. O torque do 4.1 mpfi é
um monstro. Externamente são muito parecidas, mas o projeto original do
4 marchas é para servir no opala e no chevette, enquanto que o de 5 é
somente para o chevette 1.6 e o 1.0 júnior.

Até +

Dias
25/04/2005, 18:21
Fala Fernando, blz ?? O CJ5 do Sebastião é um 4.1 (C-20), ele disse que tá show de bola !! Tô vendo que, se o câmbio for bom mesmo, vai ter nego começando a inflacionar esse câmbio nos desmanches, do mesmo jeito que foi feito com os clark 2205/2215 . . .

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
25/04/2005, 18:36
Acho q nenhum nem outro deve aguentar :roll:

Na verdade a diferença de um clark 4m para um de 5m, é pouca. Por que o projeto é o mesmo... Apenas com adição da 5ªm. Até algumas peças são identicas... O q pode diferir é a relação de marchas :roll: .

Essa de aguenta ou não depende do pé :D , no caso desse câmbio com o GM4.1.

[s]

Carlos
25/04/2005, 18:49
Quando falei que quebra igual aos clark's da C20, falei da experiência de outra pessoa que já usou os dois modelos.
O meu CJ tá com o original 4 marchas + Gorgia 2.3, uma grande merda, diga-se de passagem.

Quanto ao meu conhecido que usa câmbio de chavette, foi dele a frase "quebra igual aos clarks da C20 (2215)". Inclusive ele retirou o 2215 e adaptou o do Chevette (+AP) . Disse estar muito satisfeito, que comprou o câmbio em um desmanche, não abriu, montou do jeito que tava e ainda não quebro na mão dele.
Usa o kit de Fortaleza, que é feito por um parente dele, mas nãp quiz dar o telefoen do cara.
Se eu tivesse interesse, ele mandava buscar e ele mesmo adaptava :?: .
Acho que é medo de espionagem industrial...
Sei que ele compra esses câmbios nos desmanches daqui a preço de banana e manda para Fortaleza. Algum dia vai inflaionar o mecado dessas peças.

Rogério Tortato
25/04/2005, 22:13
oi pessoal, muito legal esta discussão.

há ou outro tópico se desenrolando paralelamente a este cujo título é "cambio de A20, C20, porque não D20?" (ou algo parecido).

neste tópico os caras cogitam a possibilidade de o cambio de chevete ser o mesmo clark das camionetes.

estão pesquisando.

vale a pena aguardar para ver.

que é clark, já é certeza, falta só ver se é o mesmo modelo, mas todos são unânimes em dizer que são muito parecidos, interna e externamente.

talvez isso explique o porque da flange da deep tec servir.

vamos aguardar.

abraços.

Sebastião Rezende
25/04/2005, 23:51
Fala Rogério ! O flange da deep tec não serve; é muito parecido, mas devido ao comprimento do entalhado ser diferente e ter rosca na ponta não vai funcionar legal

Sebastião Rezende
26/04/2005, 00:14
Galera!!! Antes de colocar o câmbio de chevette (4M) eu usava o câmbio original (3M) com o 4.1; o motor não tinha vida; numa subida forte de velocidade média 35Km/h (participo muito de Raid) a 1ª era curta e a 2ª era longa; era uma briga. Agora ficou um espetáculo, esguelo o motor de 1ª, o bicho responde, passo a 2ª, o motor tá cheio e se pisar pede 3ª; é um foguete!!! Desulpa a empolgação, mas fico emocionado ao contar. Há, tem mais, gosto de umas trilhinhas cascudas também; e faz algum tempo que não preciso reduzir o bicho, não precisa!!!
Não é história de pescador, mas tem outra; o CJ5 (4.1 c/ cx de chevette, pneus 255-70-15 garra cross) passou a atingir 90Km/h primeiro que um Marea 2.0 20V(é do meu navegado, ficou puto!!!); uma Blazer 4.3 V6 180cv (é do meu sócio, ficou mordendo de raiva!!!) sei que o bicho não é p/ isso mas vale o comentário. Tá bom né???

kbrito
26/04/2005, 10:57
Ai galera.

Já fiz este comentário em outro tópico, mas ai vai ( O cambio do Chevette 5 marchas e o da C20 5 marchas são iguais, exceto caixa seca e ponta do eixo principal, que muda "estrias" e "rosca na ponta") Quem quiser que acredite!!!
Mas eu já percebi que aqui no fórum neguinho só acredita em peças e produtos que custam uma fortuna, o que é barato ou um pouco mais acessível ninguém bota fé.
Sabe porque muitos evitam falar isso porque é uma fabrica de fazer dinheiro, os menos informados compram kit já montado com cambio de Chevette por mil reais enquanto o cambio custa 150 e a adaptação é simples não se gasta nem 300 pra fazer enquanto só o cambio da C20 ta numa faixa de mil reais (pelo menos aqui na região).
Me desculpem pelo desabafo, mas é a pura realidade.
Valeu.

Arp Kconde
26/04/2005, 13:26
kbrito

Voce falou do cambio de 5 marchas, e quanto ao cambio de 4 marchas, tambem tem a mesma qualidade que o de cinco, estou querendo fazer essa adaptação no meu CJ5 tbm, ja tenho um motor original da caravan diplomata 6cc, e estou só aguardando a conclusão do kit para realizar a troca no meu jipe, qual das duas opcoes seria a melhor, tanto para cidade quanto para trilhas de qualquer tipo.

He he que confusão :?

alguem pode me ajudar.... :|

kbrito
26/04/2005, 15:44
Arp Kconde,

E ai blz.
Tenho um amigo que tem um sitio em Caconde, e um que tem uma agropecuária em Vargem Grande.....
Bom mas vamos ao que intereça o cambio 4 e 5 marchas do Chevette são praticamente iguais o 5 marchas é um pouco mais longo na parte traseira justamente para caber as engrenagens da 5° que é sincronizada com a ré (no cambio 5 marchas a ré é sincronizada) no 4 marchas eu não irei afirmar mas acho que a ré é seca ou seja o veiculo tem que estar parado para engatar a mesma. Mas em um Jeep isso não faz muita diferença ,trocando em miúdos fica a critério seu tanto o 4 como o 5 são muito bons, na minha opinião uma marcha a mais sempre é bem vinda, quanto fama do 4 ser mais forte que o 5 é lenda, no 5 marchas você tem que ficar mais esperto com o nível de óleo(oque não é problema em um cambio sem vazamentos)pois como eu já mencionei a 5° fica atrás da caixa e esta mais sujeita a deficiência na lubrificação.

Até mais.

Dias
26/04/2005, 18:59
All, achei na net um panfleto dos câmbios clark 2205, onde lá está escrito que o câmbio do chevette 1.0 é o mesmo do 1.6, como dos opalas 4cc e 6cc, bonanza, c20, f1000, entre outros. A única coisa que altera é a letra final na nomenclatura, além da codificação.
Assim, dá pra sabermos realmente de qual carro saiu o câmbio, quando formos comprar.
Estou anexando a imagem desse panfleto, pois acredito que seja de grande utilidade a todos.

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
26/04/2005, 19:08
Grande Kbrito, Carlos e All :D

Parece q só eu no fórum consegui pagar , vamos dizer assim, simbólicos no Clark da C20 96 LT$500,00, se vc ir procurar é isso mesmo... 1000,00 a 1200,00lt$... Isso já na época do mercado inflacionado :roll: . Fui nessas oficinas q trocam motores de pickups gas. para diesel... são lugares assim q vcs acham valores menores nos Clarks... O negócio é pesquisar :wink:

Qto ao câmbio do chevette ser igual as das pickups... q supostamente tem a mesma resistência coisa e tal :roll: , Será q as peças tem as mesmas medidas, isso comparado com o Clark do Chevette com da C20, será q são o mesmo material, com a mesma tenacidade, tratamentos,etc. O q faz a diferença realmente é o miolo :wink: ...

Se fosse eu comprar hj, montar a mesma mecânica, AP+Clark, com certeza iria ser do Chevette :D igualmente a vcs...$$$ Mas se tivesse oportunidade de montar com o clark da C20 não perdia tempo. Ah e com certeza seria o 5m mais moderno :D .

Galera espero q não seja levado a mal, ou pensem q sou do contra :P Só discuti qto a resistência de um para o outro. Mas sou a favor de um bom APzinho com um câmbio eficiente, bem escalonado,etc :D . Se precisarem de algum detalhe sobre o motor é só perguntar, ou entrar no meu MSN.

[s]

Thiago Rodeghel
26/04/2005, 19:12
All, achei na net um panfleto dos câmbios clark 2205, onde lá está escrito que o câmbio do chevette 1.0 é o mesmo do 1.6, como dos opalas 4cc e 6cc, bonanza, c20, f1000, entre outros. A única coisa que altera é a letra final na nomenclatura, além da codificação.

[ ]´s
Dias

Grd Dias!!!

Essa última letrinha faz uma diferença :shock: .... É igual rolamento, coloca uma letrinha diferente já viu :? :shock: :shock: :shock:

[s]

Dias
26/04/2005, 19:18
Fala Thiagão !! Com certeza !! Eu postei esse panfleto, pois caso alguém vá comprar um câmbio desses, o cara pode ter pego de um chevette 1.0 e tentar vendê-lo como se fosse o da C20/Bonanza !!
Acredito realmente que deva ter alguma diferença entre eles nas engrenagens, senão não haveria a diferença entre os entalhados, conforme dito por vc mesmo.

[ ]´s
Dias

warlem braga neves
26/04/2005, 20:13
Meus caros :shock: , já observo e leio todas as mensagens deste site, a 2 anos, e nunca participei de nenhum tópico, mas este deixou-me de boca aberta :o , tudo que vocês conhece de Jeep, é muito conhecimento alguns até parece que já trabalhou ou na Ford; Willys etc... muito bom, mesmo parabens a td´s. bom vamos ao que enteressa, estive hoje na baixa Fluminense e comprei de uma só vez 04 câmbios de chevett, antes que inflacione, por R$ 150,00 cada - total R$ 600,00 latinhas. agora e só comprar este kit que foi mostrado acima e guarda para o futuro, rodo em 1500 Km em meu Jeep Todo Mês (GNV), não tenho problemas no câmbio 4 marchas mas será mais confortável um de 05 marchas. Quero comprar logo este kit e colocar os câmbios em toneis de óleo usado para serem usados futuramente. :idea:

Dias
26/04/2005, 20:21
Bem vindo Warlem. . . estive aí a trabalho há uns 3 anos atrás. . . e nunca vi uma cidade pra ter tanto chevette por m2 . . .hehehehe Mas vamos ao que interessa. . .estou aguardando a resposta do Sebastião a respeito do kit que o irmão dele fabrica, para ver o custo e se ele vai vender. . .
Assim que tiver os custos, passo para o pessoal e podemos montar uma lista com os interessados. . . daí fechamos um pacote com ele. . .

[ ]´s
Dias

milton Maraba
26/04/2005, 20:33
Ola pessoal

Eu entendo quase ou nada comparando ao conhecimento demostrado pelos Srs.
Mas sou mais um na fila a espera do preço desse tão sonhado kit. :lol:

fugger
27/04/2005, 10:01
All, achei na net um panfleto dos câmbios clark 2205, onde lá está escrito que o câmbio do chevette 1.0 é o mesmo do 1.6

Dias

Ou tô cego de vez, ou o cambio do chevette 1.6 é o CL-2505D e não o 2205 do chevette 1.0.

Este cambio (2505), pelo que me lembro, é igual ao cambio do Opala 4cil e bem diferente do 2205A da C20.

[]´s com 260T por enquanto

kbrito
27/04/2005, 10:46
fugger,

Você tem razão o cambio do chevette 1.6 é CL-2505 D e o do chevette 1.0 é CL-2205 F oque muda é a relação de velocidade (vide tabela acima).

kbrito
27/04/2005, 11:24
Fala Thiagão !! Com certeza !! Eu postei esse panfleto, pois caso alguém vá comprar um câmbio desses, o cara pode ter pego de um chevette 1.0 e tentar vendê-lo como se fosse o da C20/Bonanza !!
Acredito realmente que deva ter alguma diferença entre eles nas engrenagens, senão não haveria a diferença entre os entalhados, conforme dito por vc mesmo.


Caro Dias e Thiago.

Existe diferença nas relações e no eixo como já mencionei,conseqüentemente o cambio com relação mais curta terá mais torque sem duvida mas quanto ao material de construção,isso eu afirmo que são iguais.

1° Material para fabricação de engrenagens SAE 8620 ou SAE 4320 cementado, temperado e revenido. Dureza 58-62 Hrc camada de cementação 0,2 a 1 mm dependendo do módulo (perfil e tamanho do dente).Tudo muito simples, sem todo este folclore que se faz quanto a composição de material e tratamento térmico.

2° O tamanho ou seja a massa das engrenagens são iguais, quem já desmontou um cambio desses sabe do que eu estou falando não tem espaço suficiente para aumentar nada .

3° Não tem como confundir cambio de Chevette com de caminhonete eu já disse a caixa seca é diferente.

Bom mais uma coisa eu te digo se eu pudesse $$$$$ tambem faria a opção do cambio da C20 não por rubustes mas pela relação de marchas.

Blz.

EDuarte
27/04/2005, 11:42
PessoALL. me tirem uma duvida, em termos de velocidade final não teremos diferença nenhuma com o cambio do chevette 4 marchas tendo em vista que nos dois cambios a ultima marcha é 1:1?!
A vantagem maior estaria na 1ª e 2ª marchas que são bem mais reduzidas que as do jeep?!

Quem fabricou os cambios de 4 marchas do chevette??
No link abaixo tem um catalogo das transmições da EATON

http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm

[]'s
(DU)

Arp Kconde
27/04/2005, 13:43
Grande kbrito, obrigado por esclarecer um poucominhas idéias, e se por acaso aparecer por aqui um dia me procure para darmos umas voltas pela regiao, temos lugares de arrepiar para testar nossos brinquedos.

Voltando ao assunto nao tinha reparado no detalhe da numeração do cambio do chevette 1.6 5m, isso muda alguma coisa em termos da adaptação?

Outra duvida que tenho é essa tal de t-case, a que tenho no meu jipe que é a original dele é a mesma ou terei que trocala?

Estou pensando em colocar o 6cc do diplomata 87, pois ja estou com o motor, só estou aguardando a conclusão desse tópico pra ver se posso colocar esse cambio do chevette 5m, mais alguem pode dizer se ele aguenta o motor, sei que o que manda é a peça que fica atras do volante, se por acaso colocar o do chevette 1.0 tera alguma diferença alem da relação?

Devo levar em conta o ano de fabricação do cambio tbm ou estou enganado?

Tem algum cambio do opala que serve para adaptar no jipe?

Se alguem souber dessas informações e puder me responder serei grato.

abraços...

Thiago Rodeghel
27/04/2005, 22:23
Fala Kbrito :D

Se vc falou, tá falido :D :lol: :lol: :lol: (brincadeira)

Se realmente vai aguentar um 4.1, tdo bem... Pq peça de câmbio é beem cara se quebrar algo :roll: e enche o saco ficar desmontando essa coisa :?

Para vcs terem uma idéia, meu AP+clark+rel.5.38+BF31", nem usava a primeira, dificilmente usava ela 8) ... Agora instalei MT/R 35 :shock: , uso sim a primeira um pouco mais, mas nada q chegue a perder muita força. Isso pq uso o CJ no dia-a-dia. Todo dia rodo com ele.

Se fosse para montar o AP com o câmbio do chevette, com certeza seria o de 5m. Primeiras curtas, e tem a 5 mais longa para estrada. Essa história q o 4m é mais robusto q o 5m, não acredito em nada disso... São câmbios de concepção iguais, apenas com adição da 5m.

[s]

Olimpio de Melo Viana
29/04/2005, 21:07
Meus caros :shock: , já observo e leio todas as mensagens deste site, a 2 anos, e nunca participei de nenhum tópico, mas este deixou-me de boca aberta :o , tudo que vocês conhece de Jeep, é muito conhecimento alguns até parece que já trabalhou ou na Ford; Willys etc... muito bom, mesmo parabens a td´s. bom vamos ao que enteressa, estive hoje na baixa Fluminense e comprei de uma só vez 04 câmbios de chevett, antes que inflacione, por R$ 150,00 cada - total R$ 600,00 latinhas. agora e só comprar este kit que foi mostrado acima e guarda para o futuro, rodo em 1500 Km em meu Jeep Todo Mês (GNV), não tenho problemas no câmbio 4 marchas mas será mais confortável um de 05 marchas. Quero comprar logo este kit e colocar os câmbios em toneis de óleo usado para serem usados futuramente. :idea:

Ulisses Matta
29/04/2005, 21:31
Boa noite pessoal. Encontrei esse forum justamente numa pesquisa sobre adaptação de caixa de câmbio pois meu CJ5 precisa de uma nova mas há graves restrições orçamentárias. Fiquei impressionado com o alto nível de conhecimento técnico dos colaboradores e aprendi muito até aqui mas tenho uma série de dúvidas:

Motor Opala e caixa de Chevette parecem ser uma combinação muito boa em um CJ5 e o problema é a adaptação à T Case original. O kit de DeepTec resolve? Consultei o preço desse kit e achei meio salgado. Existe outra opção então?

Caso afirmativo, como posso adquirir esse kit? Meu Jeep está em Manaus e, portanto precisaria comprar um kit, motor, caixa e fazer a montagem lá mesmo.

Além do kit, precisaria fazer mais alguma adaptação?

Qual caixa seria a mais adequada? A do Chevette 5 marchas?

Pelo que vi na tabela, a caixa do Opala só teria o problema de ter uma relação que entregaria pouca força nas primeiras marchas. Estou certo ou teria mais algum problem em usá-la?


Pessoal, se alguém estiver afim de um passeio em Manaus, não deixe de entrar em contato

Abraços

Marcos ET
30/04/2005, 00:16
Olá pessoal, sou novato e acompanho essa discussão sobre cx de marcha de chevette por um tempo. Uso este modelo. O que vocês acham.


Salve Sebastião, blz?

Meu amigo, realmente a flange ficou muito boa (pelo menos aparentemente!) estou acompanhando este tópico, gastando algumas horas quebrando a cabeça pra arrumar uma flange viável, mas parece que ela já existe! como é q eh? vam começar o comércio de flanges para câmbios do chevette? hehehehehehe

brincadeiras à parte, se vc nao tiver afim de vender ela, poderia pelo menos passar as medidas? e a execução passo a passo? tbem estou querendo colocar este cambio, aguardo resposta ok?

grande abraço!

lmatias
30/04/2005, 11:36
Grande Kbrito!!! até que enfim alguem consegue convencer todo mundo sobre os câmbios!!! há tempos venho dizendo extzmente isso!!! de que os câmbios (resistência) do chevette e C20 e opala 6cil são os mesmos!!!
Por enquanto fico aqui no aguardo das novidades para adaptação!!!!
Abraço a todos!!

Sebastião Rezende
01/05/2005, 20:36
Pessoal, Boa Noite. Eu estava em Búzios (Copa Troller) este fim de semana por isso não foi possivel respondê-los antes, mas vamos lá. Eu conversei com meu irmão e ele me passou um orçamento do Kit, porém acho o preço um pouco salgado, para valor unitário; porém se for interresse de um grupo ele poderia fundir uma quantidade maior e isso faria o preço cair um pouco. Eu vou passar um MP para cada um de vocês que estão interessados sobre o valor unitário, depois disso precisaria de um parecer de vocês para ter uma noção da quantidade e em função disso definir então um novo valor. Blz!!! Um abraço. Sebastião Rezende

Ulisses Matta
01/05/2005, 22:34
Caro Sebastião,

O kit de apatação da caixa Clark 2205 do Chevette com T Case do Jeep da DeepTec custa por volta de R$800,00.

Um kit equivalente já para a caixa do Chevette por preço menos assustador me interessaria muito

Abraços

Rogério Tortato
01/05/2005, 22:49
eu também tenho interesse.

me corrijam se eu estiver errado.

de acordo com a tabela postada acima, o câmbio mais curto e, portanto o mais indicado para jeep seria o do chevete júnior?

me parece que com este câmbio e com um diferencial original 8/43, qualquer motor vai bem, mesmo um ap 1.8 - não que eu tenha essa pretensão, acho que tem que ser no mínimo 2.0.

por favor sebastião, me mande o orçamento também.

mais uma dúvida, esse "kit" tem que incluir também a engrenagem com a fresa para o câmbio, não é?

grato.

Dias
02/05/2005, 07:49
All, para os interessados, segue a msg do Sebastião

Dias, boa noite, Blz. Conversei com o meu irmão, calculamos o custo da fabricação (um pequeno lucro hehehe!!! brincadeira) e chegamos no valor que eu vou te passar. Conforme comentei no Fórum, achei o valor um pouco salgado, mas ele me falou que se for uma quantidade maior o preço pode cair (Ex.: aqui em JF p/ fundir uma peça p/ fazer a flange o cara cobra 200,00; se forem umas 10 o preço cai p/ 120,00, já diminui 80,00 no custo final. O problema é que nos não tinhamos pensado em uma produção maior. Vou te passar as peças e o valor total:
Uma flange fundida e usinada para adpação da T-case original no câmbio de chevette 4M.
Uma bucha estriada internamente e externamente para receber a engrenagem da t-case.
Uma tampa traseira nova para a t-case onde será colocado um novo rolamento, dessa forma a engrenagem não fica mais na ponta do entalhado e sim no meio trabalhando com dois apoios.
Mais aneis e etentores utilizados
Valor Unitário total R$650,00

Agora, preciso saber do real interesse de cada um, para que possamos fechar um grupo e ver se o preço baixa um pouco.

Favor entrar em contato pelo MSN ou enviar um e-mail para anibaldiasjr@hotmail.com

[ ]´s
Dias

milton Maraba
02/05/2005, 19:18
Valeu Dias


pode confirmar o meu que ja mandei comprar a caixa. :lol:


Milton

Rogério Tortato
02/05/2005, 19:32
só para o quatro marchas?

tem diferença pro de cinco marchas?

eu até tenho interesse mas se for pro de cinco marchas.

grato.

Marcos ET
03/05/2005, 01:38
Falae Rogério, tbem tava querendo saber a mesma coisa... mas acho q nao cabe... pois a engrenagem fica bem no espacinho da flange....... tomara q eu esteja errado.....

Falae pra "nóiz" Sebastião, serve ou nao serve pro cinco marchas?????

grande abraço!

(gente! cadê nosso amigo Leopoldo pra poder falar algo deste cambio? :shock: )

kbrito
03/05/2005, 08:06
Eu gostaria de tirar uma duvida.

Qual é o ponto de fixação da engrenagem no eixo, não tem rosca na extremidade do eixo???

Se for aquele rolamento que esta dentro do prolong, acho suspeito pois é um rolamento rígido de esferas e suporta muito pouca carga axial.E esta engrenagem tem que ficar muito bem fixada.

Marcos ET
03/05/2005, 11:59
...Se for aquele rolamento que esta dentro do prolong, acho suspeito pois é um rolamento rígido de esferas e suporta muito pouca carga axial.E esta engrenagem tem que ficar muito bem fixada.

Verdade.... acho que seria viável a substituição do rolamento de esferas por rolamento de encosto (daqueles por roletes).... so complica a questão do ajuste da folga.... (jah pensou em usar lâminas de alumínio tipo junta, pra poder regular a folga???) melhor desmontar o câmbio pra pasar por uma revisão e levar logo o entalhado no torno e mandar usinar uma rosca...........

ah! afinal de contas... a flange serve ou nao em cambio cinco marchas? hehehe

grande abraço!

kbrito
03/05/2005, 16:37
ah! afinal de contas... a flange serve ou nao em cambio cinco marchas? hehehe


Grande Marcos.

Vou te responder :!: Não serve :!: O cambio 5 marchas é um pouco maior,teria que ser outra tampa traseira (flange).
Grande abraço.

lmatias
03/05/2005, 23:32
Fala Kbrito.... tem certeza que os câmbios são diferentes??? não medi, mas já vi os dois (4 e 5 marchas) e para mim são extamente iguais.. a mesma "rabeta", apenas o 5 marchas tem a engrenagens da 5ª junto... :?:
Abraço

Sebastião Rezende
04/05/2005, 02:02
E aí galera, blz. A flange que aparece na foto que postei (Página 3 ou 4) deste fórum não serve para o câmbio de 5M, pois a engrenagem que faz a 5ª marcha é externa à caixa, por isso que aquela capa de alumínio no câmbio de 5M (rabeta) é maior que a do câmbio de 4M. Quanto a confecção da flange de 5M, é só aumentar o comprimento do modelo de madeira que temos e fundir o novo modelo.(Estamos esperando um candidato "cobaia" hehehe!!!) É brincadeira; é por que aqui em JF existe uma lenda que o Câmbio de 5M não aguenta o tranco. (Mas sem nenhum fundamento teórico ou prático)

Marcos ET
04/05/2005, 02:03
Fala Imatias, acho q é exatamente pcausa deste conjunto da 5ª que a flange nao cabe.... oq o Kbrito falow era exatamente oq eu nao tava querendo acreditar.... mas vam tocando a bola... pro motor q estou usando (GM151) acho que este cambio é melhor escalonado que o meu bom e velho três marchas.....

Kbrito, parece que para caber em cambio 5marchas tem q ser uma flange mais larga............ nao eh? simplesmente alongar a flange pra caber o conjunto de engrenagens da 5ª nao deve servir... (ou será q serve?)

bão, pelo menos jah temos uma boa saida para instalação do cambio do chevette...

grande [] pro 6

Sebastião Rezende
04/05/2005, 02:27
Srs Kbrito e Marcos ET, muito boa a sua colocação; quanto a forma de prender a engrenagem no eixo. (estou igual politico querendo ganhar votos) Esse foi um problema que detectamos logo quando demos as 1ª voltinhas de câmbio novo; percebia que a nova tampa esquentava muito. Um dos motivos foi que esqueci de colocar uma junta de papel na tampa (e a espessura dela estava prevista; então o rolamento rodou forçado) e o outro foi o motivo que o Kbrito levantou acima; a engrenagem forçava o rolamento; mas este 2º em menor escala que o 1º.
Mas resolvemos o problema (bem pelo menos tem 2 anos que está rodando) colocando duas travas de pressão, (iguais as que prendem as engrenagem do câmbio no entalhado) uma antes do rolamento e uma depois da engrenagem (mando a foto em breve, não tenho nenhuma em mãos agora; as que postei são as que tirei na 1ª montagem)

Sebastião Rezende
04/05/2005, 02:39
Continuando..., confesso que não pensei no rolamento de encosto. Boa idéia.
Quanto abrir rosca na ponta do entalhado não é legal, já vi três adaptações aqui em JF que quebrarm a ponta do entalhado (ele é fino e dessa forma só um lado está apoiado no rolamento e do outro está a engrenagem que tende a empurrá-lo proporcionando a quebra). Observa que todos os câmbios que trabalham com engrenagem na ponta tem o diâmetro bem maior.

kbrito
04/05/2005, 08:20
Continuando..., confesso que não pensei no rolamento de encosto. Boa idéia.


Caro colega Sebastião.
O único problema com rolamento de encosto é o ajuste de pré-carga que será um saco ser feito.... já pensou ter que ir colocando e tirando calço até dar o ajuste.Quanto ao anel de trava eu havia pensado nisso mas o problema é que mesmo assim a engrenagem pode trabalhar com vai e vem no eixo, se a engrenagem tivesse dentes retos tudo bem mas os dentes são helicoidal daí o problema, ela tende a caminhar no eixo quando se traciona.

Abraço.

kbrito
04/05/2005, 08:45
lmatias,

Só completando....... a respeito do cambio 4 marchas e 5 marchas o comprimento total é igual ou seja se você medir da caixa seca até a ponta do entalhado, o comprimento é o mesmo, só que no 5 marchas a parte de baixo da tampa traseira tem que ser maior pra caber a engrenagem da 5°, já observaram que no cambio 5 marchas do Chevette a ré é do lado da 5° ou seja

1°____3°____5°
| N |
2°__|__4°__|__Ré

Então as engrenagens da 5° e Ré ficam naquela parte traseira do cambio.
Já no cambio 4 marchas não existe este espaço porque ele só tem Ré na parte traseira.
Espero ter conseguido explicar, + ou - .

Até mais, grande abraço.

lmatias
04/05/2005, 14:31
Falou tudo Kbrito.. o espaço eu não havia medido... mas sabia que o comprimento é igual... mas sinceramente, a tampa trazeira (o que eu chamo de rabeta) ainda assim me parece a mesma... a dúvida é se a flange feita pelo Sebastião foi considerando as medidas da tampa original ou se ignoraram a tampa e fizeram uma por conta própria.. foi isso Tião? qto à trava... eu ando paralelamente raciocinando sobre uma flange, e essa era a solução que eu havia encontrado... a luva seria "travada" via rolamento na flange, e a engrenagem com trava sendo ajustada com arruelas de aço de medidas diferentes... gostaria de ver as fotos do Tião para iluminar minhas idéias mais!!! mas, se a flange dele servir ou se ele fizer uma para o 5 marchas eu prefiro, pois fica trabalho de profissional...
Grande Marcos... o meu está com motor 6 cil do maveco (3.0) mas minha intenção é tbm colocar o motor 151 a álcool e escolhi esse câmbio por esse motivo.. além do que dispensa flanges entre motor e câmbio e a embreagem fica a original do opala...
Abraço a todos

lmatias
04/05/2005, 14:34
Falou tudo Kbrito.. o espaço eu não havia medido... mas sabia que o comprimento é igual... mas sinceramente, a tampa trazeira (o que eu chamo de rabeta) ainda assim me parece a mesma... a dúvida é se a flange feita pelo Sebastião foi considerando as medidas da tampa original ou se ignoraram a tampa e fizeram uma por conta própria.. foi isso Tião? qto à trava... eu ando paralelamente raciocinando sobre uma flange, e essa era a solução que eu havia encontrado... a luva seria "travada" via rolamento na flange, e a engrenagem com trava sendo ajustada com arruelas de aço de medidas diferentes... gostaria de ver as fotos do Tião para iluminar minhas idéias mais!!! mas, se a flange dele servir ou se ele fizer uma para o 5 marchas eu prefiro, pois fica trabalho de profissional...
Grande Marcos... o meu está com motor 6 cil do maveco (3.0) mas minha intenção é tbm colocar o motor 151 a álcool e escolhi esse câmbio por esse motivo.. além do que dispensa flanges entre motor e câmbio e a embreagem fica a original do opala...
Abraço a todos

Ulisses Matta
04/05/2005, 23:58
João,

Já fechou o preço do kit ou dá para enxugar um pouco mais? Como faço para entrar nesse grupo de compra do kit? Como será o pagamento e o frete?

Estou esperando por essa soluçõa pois meu CJ está meio largado por causa do câmbio ruim (bem que a mulher está adorando isso mas eu preferiria estar com ele ok).

Posso comprar a caixa do Chevette 4 marchas?

Sebastião Rezende
05/05/2005, 00:05
Fala Imatias, blz. As medidas da flange foram tiradas da tampa original de 4M; pois existem algumas medidas que devem ser preservadas, por exemplo, a engranagem que faz a ré, faz batente no fundo da tampa de alumínio (agora no fundo da flange) Colocarei as fotos assim que meu irmão terminar uma caixa que irá montar.
:? Para pensarmos; No câmbio original (conjunto) o rolamento que entra entre o câmbio e a t-case fica sujeito a uma carga axial alta, pois o conjunto engrenagem e entalhado é mantido na posição pelo tal rolamento; Será que quando projetaram o bicho pensaram nisso ou essa carga está dentro dos padrões que o rolamento suporta. O que vocês acham ??? (Imatias e Kbrito)

Dias
05/05/2005, 07:15
All, estou pegando o nome dos interessados, para podermos ver a quantidade exata, para vermos se baixa um pouco. Quem tiver real interesse, envie um e-mail para anibaldiasjr@hotmail.com .
Com a quantidade exata, teremos os custos de transportes e prazo de entrega já determinados.

[ ]´s
Dias

Arp Kconde
05/05/2005, 08:50
Fala pessoal.

Estou acompanhando de fora tuda a engenharia para projetar a construção desse kit.

DIAS

Tenho interesse nesse kit tbm só que estava a fim de colocar um 5m e tbm vamos ver se esse preço cai um pouco afinal de ciontas ta um pouco salgado.

SEBASTIÃO

Acredito que quando projetarão o cambio com o uso desse rolamento eles calcularam a carga axial sofrida por ele, é lógico que com o passar do tempo surgiram rolamentos mais modernos e melhores que este mais acho que esse que é usado vai guenta o tranco sim(na minha opnião) :roll:

Na espera pra tornar meu jipe 5m.

Abraços.

kbrito
05/05/2005, 09:30
Será que quando projetaram o bicho pensaram nisso ou essa carga está dentro dos padrões que o rolamento suporta. O que vocês acham ??? (Imatias e Kbrito)


E ai Sebastião beleza?
Bom vamos ser sincero se existe um projeto ruim é do cambio Willys,mas quanto a sua pergunta o rolamento em questão esta bem dimensionado pelo menos para carga axial em questão, pois com o funcionamento do cambio+t-case as cargas se anulam no cambio a carga é em um sentido e na t-case é em outro não se anulam por inteiro é claro mas existe um fator compensação .

Abraço.

kbrito
05/05/2005, 11:24
A todos interessados na compra do kit.




Sem querer defender nosso colega Sebastião, o preço não esta ruim, eu trabalho com usinagem,projetos e ferramentaria, e sei do custo da fabricação de um kit destes é por isso que eu disse logo no inicio que não havia interesse de minha parte em produzi-lo, pois os custos e a responsabilidade é muito grande, eu defendo a tese de que é inviável a produção de um kit para tal finalidade, não pela deficiência do cambio em questão mas sim pelo grau de dificuldade na produção e ajuste do mesmo, afinal de contas é uma adaptação e toda adaptação requer algum ajuste.Existe toda uma engenharia desde, o projeto até a construção de um kit destes, e isso não se faz de um dia para outro.
Quem vai arriscar???
Colocar uma porcaria no mercado!Eu não dou minha cara a tapa, para o desenvolvimento de um kit destes, porque no final a montagem será feita por quem???Terá uma mão de obra qualificada para isso???

Abraços.

lmatias
05/05/2005, 14:07
Sebastião...embora não seja especialista em câmbios, sem dúvida o rolamento aguentará a carga axial, pois, em todos os câmbios danificados raramente o problema tem ocorrido nesse rolamento.

Dias.. já sabe que pode contar comigo qto ao interesse no kit, preciso apenas da certeza de que serviria no 5 marchas ou de que o Tião e seu irmão consigam fazê-lo para o 5 marchas... e qto ao envio, para a galera de são paulo (capital) e região, caso seja mais fácil e bareteie a entrega serem enviados todos ao mesmo endereço acho que apenas uma pessoa poderia recebê-los e todos irem buscar.. desde que seja um local de fácil acesso... eu moro nas proximidades do Aeroporto de Congonhas...
Espero que consigamos fazer esse preço cair!!
Abraço a todos

hugo.morais
05/05/2005, 16:10
All,

Muito interessante essa opção de adaptação. Os câmbios do chevette, com já foi falado, são clark's e ainda existe flange para adaptar esse câmbio no motor AP, o que torna um conjunto muito bom e leve. Acho que para não haver problemas com aquisição do Kit seria bom especificarmos qual é o câmbio do Chevette que o Kit se adapta, por exemplo: Câmbio 4 marchas do Chevette de 86 até 90, ai fica mais fácil de procurar no desmanche ;)

[ ]s,

Marcos ET
05/05/2005, 16:38
Dias e All, blz?

Tbem tou nessa do Kit... DESDE que seja para o cambio de 5m...... tava leddo uma mensagem deste mesmo tópico onde o Giovani falou que existem flanges para o cambio do opala.... bom, nao sei se estou "chovendo no molhado" pois nao sei se é o mesmo cambio do chevette.... mas se nao for... serah muito diferente?

quanto ao cambio do chevette com esta "nossa" :lol: :lol: flange... nao consigo ver alternativa melhor que usar o terrível rolamento de encosto..... so nao tenho ideia de como regular a folga dele, pois o rolamento vai ficar dentro da t-case então.... tá complicado.... quem sabe usando um parafuso compensador no centro da tampa onde o rolamento vai ficar???

[]'s dando idéia.... e querendo um jeep "51" com 5 marchas! hehe

Dias
05/05/2005, 18:59
All, mesmo já quase fechando com o Tião o kit para meu 4m, eu e um amigo estamos bolando uma flange quase igual a do kbrito, bem mais barata que a do Tião, só que tem o detalhe de ter de soldar uma ponta no entalhado. . . isso é que tá pegando.
Como todos devem saber, o entalhado do câmbio do chevette (tanto 4 como 5 marchas) é estria fina e a engrenagem da tcase é estria grossa. Vi que no sul tem uma loja que vende a ponta de entalhado grossa com rosca na ponta (foto em anexo).
Ontem corri em ferro velhos e comprei um pedaço de chapa 10 mm de ferro para fazer a flange. Fiz um molde em MDF de um espelho com a furação da tcase e o rebaixo para o rolamento e hoje fui atrás de bons torneiros (o que é difícil por aqui). Dos 4 lugares que fui (eram 16 h) apenas 1 estava aberto e o Sr. me pareceu gente boa, gostava de um bom papo (heehehe). Fui ver com ele se ele teria como fazer, prazo e o mais importante , o custo. Ele me disse que só pode fazer a flange na segunda, pois está cheio de serviço e que cobrará R$ 60,00. Achei o preço até que razoável, mas mesmo assim vou chorar pra baixar (hehehe). Comentei com ele a respeito de soldar o entalhado e ele me disse que não tem problema, pois ele vai ter que fazer uma espécie de luva, que não é difícil, que tem que tomar cuidado na hora de centralizar. . de resto ele disse que fazia isso direto em SP. . . Agora amanhã vou comprar essa ponta de entalhado e aguardar a semana que vem para poder tentar desmontar o entalhado (coisa que nem sei como fazer ainda) para poder levar para ele soldar com a ponta. . . a única coisa que acho que terei de tomar cuidado vai ser na hora de medir o ponto exato onde deve ser feito o corte, para ficar bem encaixado. . .
O melhor dessa solução é que, apesar de ter esse detalhe do entalhado, de resto é plug & play e serve tanto para o 4 como para o 5 marchas . . .

PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .


[ ]´s
Dias

lmatias
05/05/2005, 23:27
Fala Dias!! beleza?? cara.. pra tirar o entalhado vc terá que desmontar o câmbio inteiro... eu tenho uma solução para o problema da estria sem soldar o entalhado... o problema é que a minha T CASE está no carro e ele está andando!! precisava ter uma T CASE na mão para poder tirar as medidas e providenciar um torneiro para mandar fazer... aí sim ficaria totalmente plug´n play... o único inconveniente é que todo o conjunto ficaria muito para trás, tendo que encurtar uns 20 cm no cardan... pelos preços que tenho pago a um torneiro que tem feito muito serviço pra mim, acho que faria isso por uns 150,00 no máximo...
Abraço

kbrito
06/05/2005, 13:41
PS : Se alguém souber como faço para retirar o entalhado do câmbio, agradeço . . . .


Dias não precisa desmontar o entalhado.
Use a luva do cardam do chevette,e solde o novo entalhado nela.Pois se você desmontar o cambio vai ser um saco montar......eo entalhado da engraenagem da t-case é de maior diametro que do cambio não tem como montar no cambio novamente,pois existe um casquilho na rabeta do cambio onde trabalha a luva.
Até mais.

Dias
06/05/2005, 15:49
Fala kbrito, eu acabei indo num desmanche hoje e comprei a luva do cardã . . . agora falta comprar a ponteira que falei. . .poderia até cortar o entalhado do câmbio do jeep, mas depois eu perco o câmbio. . . ninguém sabe o dia de amanhã. . . na segunda ou terça eu terei a flange e poderei medir a distância que ficará. . .daí posto as fotos p todos. . .

[ ]´s
Dias

Wilson Lavado
06/05/2005, 15:56
olá DIAS...

Seguinte:

quando for desmontar o entalhado, preste atenção de que lado são montadas as engrenagens no mesmo.
Em alguns câmbios ele é feita pela parte de tras, como no CL2205-A (da A/C 20) a engrenagem da 3ª é pela frente (do lado do eixo piloto) e as demais 1ª, 2ª e 5ª. pelo lado posterior do eixo entalhado. Sendo assim se voce soldar outra ponta de diametro maior (como é o caso do wyllis), não conseguirá monta-lo, ou pelo contrário se CONSEGUIR soldar a ponta com o eiso entalhado montado, não terá condiçao de fazer qualquer reparo no mesmo.

Abraços

Wilson

Marcos ET
06/05/2005, 20:30
...comprei a luva do cardã . . . agora falta comprar a ponteira que falei. . .poderia até cortar o entalhado do câmbio do jeep, mas depois eu perco o câmbio. . .
[ ]´s Dias

Faaala Dias! blz? tbem nao larguei o osso! encontrei um cambio chevette 4marchas por R$ 200,00 (4x de 50,00 hehe) mas queria mesmo o de 5marchas... que ainda nao apareceu na minha frente....

Cara! pq vc nao compra somente aquela luva que o Sebastião tem?? cara! muito melhor q este trabalho todo no estriado........ ele falou q jah resolveu o problema do "passeio" da engrenagem pelo entalhado do cambio.... quem sabe nao é por aih que as coisas se resolvem???

por falar nisso....

SEBASTIÃO, blz?

cara, como vc resolveu mesmo o problema de fixar a engrenagem da T-case no entalhado????? queria saber se, caso nao dê certo de eu comprar a flange toda (pois tou procurando um 5 marchas), tem como ver quanto fica somente a luva pra colocar a engrenagem da T-Case no cambio do chevette? (esta luva serve tanto no entalhado do 4marchas quanto no de 5marchas nao eh? serve tbem perfeitamente na engrenagem original que uso atualmente nao eh?) fala pra mim quanto custaria... pelo menos vou comprando o "kit" aos poucos... hehehehe

espero tua resposta ok? grande abraço!

lmatias
07/05/2005, 00:55
Marcos, as estrias da ponta do entalhado são iguais tanto no 4 quanto no 5 marchas....
Abraço

Marcos ET
07/05/2005, 13:32
Marcos, as estrias da ponta do entalhado são iguais tanto no 4 quanto no 5 marchas....
Abraço

Fala Imatias.. era exatamente isso que eu tava pensando.... pelo menos a luva para o entalhado do chevette eu jah sei onde encontrar! hehe

grade abraço!

warlem braga neves
07/05/2005, 17:55
SEBASTIÃO:

Você é de Juiz de Fora - MG? :?: :D , rapaz, se for eu mesmo vou ai, para buscar logo o meu Kit adaptação, Há outra coisa, já comprei alguns cambios de chevett, achando que estava barato..... tomei um susto hoje chegei em ferro velho aqui em Volta Redonda e achei nada mais nada menos que 35 cambios a R$ 50,00 cada, :twisted: e cara ainda disse que se eu comprasse 5 cinco isso mesmo cinco dava um de presente... :lol: já mandei o e-mail de cadastro para o kit, mas vou buscar eu mesmo o meu.... já estou pensando em vender alguns por aqui, hehehehe e tirar um dinheirinho por fora... mas com certeza seria seria campeão de venda o cambio de 5 marchas.. :idea:

Marcos ET
08/05/2005, 13:19
Warlem, blz? cara, manda uma MP pra mim com teu telefone ok?

Dias
08/05/2005, 19:04
Warlem e all. . . se vc conseguir por esse preço mesmo. . . podemos fechar um pacote para o pessoal aqui de SP e comprar por seu intermédio os câmbios. . . daí vc envia por transportadora. . . . entre em contato conosco. .

[ ]´s
Dias

lucena
08/05/2005, 20:54
Uma sugestão para a fixação da engrenagem da T-case, seria fazer um furo roscado de 50mm de comprimento por 12mm na parte traseira do eixo entalhado, e prender a própria, com um parafuso com essas medidas, travando depois com trava quimica+arruela trava.Com relação a emgrenagem, desbaste o interior da emgrenagem original a T-case e solde na luva do cardam do chevete (não é qualquer torneiro q faz este serviço, de maneira q aguente) .Só um lembrete, esta adaptação toda é possivel, mas ir fazendo na base da tentativa e erro é um saco (boa sorte para quem quer tentar, vai precisar). Quando paguei R$800,00 com o Sr luiz em Taubaté para me emtregar tudo montado (Embreagem do opala+capa seca do opala 5m+cambio chevete 5m+T-case willis+cardam dianteiro alongado+traseiro encurtado ) prontinho só colocar no meu Jeep eu achei ótimo, principalmente sabendo que já era uma adaptação amadurecida e afinada. Obs: Continuo satisfeito, a primeira do 5m é uma ignorancia.

fernando_ribeiro
09/05/2005, 13:39
Ola Lucena !!! O motor de opala que vc tem é¨6 caneco ou 4 ? de que bairro vc é sera q posso ir dar uma olhada na sua viatura pra ver como ficou ? adquiri um 6 boca esse fds e quero ver se coloco no meu ainda esse mes a duvida agora é o cambio, preciso ver se realmente vale a pena colocar um do chevete !!! abracao e ate mais

kbrito
13/05/2005, 11:34
Ai pessoal as outras fotos.[/img]

warlem braga neves
13/05/2005, 22:12
O Kbrito, esta flange e do cambio 5 marchas, já tem para vender?

Reginaldo Jacaré
13/05/2005, 22:38
... D U R E P O X I....

Brincadeira...por aqui tem um professor Pardal que tá consumindo todas as caixas de Chevette da região...
Vou dar uma passada na Oficina dele, e ver se ele entrega a paradinha......

lmatias
16/05/2005, 10:34
Fala Kbrito... vc não tem fotos da "luva"??? e se não for pedir muito.. as medidas... ficou muito boa.. é mais ou menos o que eu havia pensado...
Abraço

Irineu Criveletto
16/05/2005, 11:09
Pessoal, basta levar o entalhado para um torneiro especializado que o mesmo refaz as estrias e a rosca, ou corta e solda outra compatível, aqui no SUL (RS) é comun fazer isso e fica muito bom.
Abraço.

kbrito
16/05/2005, 14:15
As fotos.
Depois coloco as medidas.

Dias
16/05/2005, 14:23
Fala Kbrito, blz ?? ficou muito bom o suporte que vc fez. . . não pude perceber, mas como vc vai prender a flange (a parte dos suportes) no câmbio ??
outra coisa, pelo que pude perceber, a sua ponteira (ops!) é estria fina. . . a engrenagem da tcase do meu cj é estria grossa, portanto a ponteira da minha vai ser estria grossa . . .

[ ]´s
Dias

kbrito
16/05/2005, 15:50
E ai Dias blz?
Na foto que mandei ela ja esta fixada, e ficou muito firme....
Ela é fixada nos furos com rosca que originalmente vai o coxim do cambio no chevette.
Quanto ao eixo ser entalhado grosso ou fino não tem galho não, pode mandar ver.

Abraço.

kbrito
16/05/2005, 16:01
Dias anotei na foto veja se da para entender?

Marcos ET
17/05/2005, 11:59
Fala Dias! Fala kbrito, blz 6 2? hehe

kbrito, tá ficando "bunito" esta sua flange! só me diga uma coisa... vc já mediu quanto vai ficar o espaço entre a face da t-case (que junta-se à sua flange) e a face da capa seca (que juntará ao motor)??? ou seja: qual a distância entre a ponta da capa seca até a ponta da flange? tem como me passar a medida??

Dias, encontrei o cambio de chevette 5 marchas por R$ 100,00, mas sem a capa seca.... tou meio "enriba do muro" entre o quatro e o cinco marchas.....

bom, por enquanto é isso.... grande abraço pro 6....

lmatias
17/05/2005, 12:15
Marcos.. eu não tenho dúvidas... e 5 marchas!!!! que motor tem seu jeep??? compra logo a capa sêca do opala... ou, se seu câmbio 4 marchas for o moderno a capa sêca cabe no 5.... eu vou tentar depois ver se é possível colocar esse câmbio no motor original...
Abraço

Dias
17/05/2005, 13:19
Fala Marcos, blz ?? Cara, compra esse câmbio e depois vc vê como adaptar a capa seca do corcel mesmo. . . . acho mais fácil. . . .
Cara, tirei a medida para o Laerte da travessa do câmbio até o final da capa seca do chevette e foi 47 cm. . . e sem a capa seca é 33 cm. . . . já coloquei a minha flange e montei na travessa . . sobrou só 50 cm p colocar o AP. . . . tô vendo q vou ter que recuar um pouco a travessa do câmbio. . .

[ ]´s
Dias

fmev2
17/05/2005, 14:09
Só 50 cm ??? Eu medi o motor AP 1.8 do GOL e ele tem 44cm, mas como
ainda tem a capa que proteje a correia dentada. Eu acho muito que deve
entrar bem apertado.

Qual é o ventilador do radiador que vc usa? O do Gol/Santana é mais
comprido ums 5cm que o radiador do monza/omega. Já pensou em trocar
o conjundo radiador? Eles são dimensionados para resfriar os motores até
2.0 sem problemas.

kbrito
17/05/2005, 15:25
Grande Marcos, blz cara???

Tome cuidado com este cambio sem caixa seca, pois tem um rolamento de agulhas que trabalha na ponta do carretel e se você usar a caixa seca de outro veiculo pode ter diferença de medidas, sem contar que se for procurar em outro ferro velho só a caixa seca ira pagar o preço do cambio todo, bom é só uma sugestão fica a critério seu a compra ou não do cambio.

Quanto as medidas vou ver hoje e amanha te passo, mas a um tempo atrás eu já havia medido,e se eu não estou enganado todo o conjunto ficaria 50 mm maior que o original,mas hoje eu confirmo.

Valeu, um abraço.

kbrito
17/05/2005, 15:31
Dias,

E ai dias blz???
Não esquente com isso não cara,recua um pouco a travessa e encurte o cardan, dos males este é o menor.
Grande abraço.

Dias
17/05/2005, 17:04
Fala Kbrito. . . .é isso mesmo. . . mas ainda espero não precisar mexer em nada. . .. heheeheh Caso contrário, como vc mesmo disse, dos males o menor . .

Fala Ernani . . . o radiador que eu vi que fica legal é o da pampa 1.8 (AP) . . ele é largo e fino (ops) e a ventoinha fica do lado direito. . . . então as polias não encostam nela. . . . acho que fica bom. . . mas depois de comprar o motor, vou montar e correr atrás do radiador. .

[ ]´s
Dias

kbrito
18/05/2005, 09:06
Marcos ET,

Grande Marcos, como havia te prometido a medida, ai vai caixa seca+cambio+rabeta do cambio e flange = 595 mm (59,5cm) acho que todo mundo vai dizer nossaaaaaaaaa ficou muito compriiiiidooooooooo.

Mas é que na verdade o motor ap é bem menor que o velho BF 161, então estou com esperança de poder fazer a fixação da travessa na mesma posição só terei que encurtar um pouco o cardam acredito que 50 mm (justamente a medida que eu já havia comentado).

Se surgir alguma novidade te dou um toque .

Até mais, grande abraço.

Marcos ET
19/05/2005, 11:01
Fala Kbrito, blz?

Cara, "60 cm" é coisa pakas heim?!? certamente nao caberá com meu atual motor GM 151, mas vou tirar medidas pra ver como ficará com o futuro motor..... vam ve..... nao t preocupe com o cambio sem capa seca, vou ver se consigo pegar minha antiga capa, que larguei numa oficina de um "amigo"....

Dias! como estao as coisas? cara, pq vc nao corta aquela lata do radiador pra "colar" o radiador na grade? vc ganha espaço pakas... melhor que fuçar em cardan, travessa e etc...

Valeu galera, pelas medidas! grande [] pro6

Dias
19/05/2005, 12:14
Como te falei, estou vendendo até o meu OHC . . então vou vender o radiador tb. . . e vi na pampa de meu primo, ele é pequeno e acredito que o meu radiador não seja original, pois não tem aquela capa para a hélice do motor. . . . então vou correr atrás mesmo é de um AP. . . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
20/05/2005, 00:26
... vi na pampa de meu primo, ele é pequeno e acredito que o meu radiador não seja original, pois não tem aquela capa para a hélice do motor. . . . então vou correr atrás mesmo é de um AP. . . .

[ ]´s
Dias

Faaaala Dias! o "home" da belina hehehe cara, veja bem se o radiador nao vai bater naquela travessa do chassis que fica sob o quadro do radiador... ela é "emborcada" pra cima e atrapalha algumas adaptações, só consegui botar a do Opala "moderno" no meu jeep pq foi um dos radiadores mais baixos que encontrei e, mesmo assim, tive que instalar antes da travessa......

grande abraço!

Dias
20/05/2005, 07:11
Fala Marcos, é isso mesmo. . . depois que comprar o motor, vou ver o espaço que sobra e terei que adaptar um radiador que caiba no espaço que sobrar mesmo, desde que não prejudique a refrigeração do motor. . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
23/05/2005, 02:01
Dias, tava deitado sob meu véio e aproveitei para tirar umas medidas no aparelho de "auta pressizão tabajara" (vulgo OLHÔMETRO) que tenho em casa (comprei no mercado livre hehehe) e acabei vendo umas coisas...

Veja as medidas que encontrei em meu jeep:

1. Distância entre a face da capa seca até a t-case: 35cm
2. Deslocamento do conjunto "câmbio+t-case" para frente: 5 cm

Resolvi medir a distância entre a face da t-case + 60 cm e.... "nossaaaaaaaaa ficou muito compriiiiidooooooooo" (citação corretíssima do kbrito hehe), na posição original da travessa, a face do câmbio ficará 10cm a frente da linha dos suportes de mola...! movendo ela 5 cm para trás, ainda assim o cambio ficará muito para frente, e o motor ídem.... mas parece que cabe!

vejam nas fotos algumas considerações mas, "nao reparem a sujeira.... nem "os ferruge", nem o barro fóssil encravado no chassis... juro que já tentei tirar até com talhadeira.... hehehehe

kbrito
23/05/2005, 18:37
Fala ai grande Marcos, blz cara?

O antigo BF mede 80 cm então 80 motor+35 caixa seca+cambio = 1.15

O atual AP mede 50 cm então 50 motor+60 caixa seca+cambio = 1.10

Isso usando a fixação original ainda da pra fazer umas jogadas de mudar a fixação da travessa :D :D :D :D :D belesma acho que vai dar carinha,mesmo ficando muito commmmmmmprrrrriiiiiiiidddoooooooooooooo.hehehe

E tem mais uma coisa se der certo o motor ficara mais longe da parede de fogo :lol: :lol: E eu finalmente serei um pé frio.hehehe


Abraço.

Dias
23/05/2005, 20:35
Fala Marcos e Kbrito, blz caras ??
É isso mesmo !! se precisar mexer, vai ser 5 cm no máximo, mas acredito que, se colocar o o radiador da pampa ou del rey, o radiador é fino (igual ao AP), só que, ao invés de ser de pé (igual ao pé), é de lado e a ventoniha é mais fina e fica do lado direito, então, o motor pode ir até um pouco mais pra frente. Com relação a ficar afastada da parede corta fogo, não fica pois, no meu caso, tenho a direção hidráulica do santana e o suporte da mesma, fica um pouco pra dentro do habitáculo do motor (heheehe) e, sobra apenas 50 cm (na configuração original da travessa, sem mexer) e ainda tem 3 cm + ou - da flange . . . e o AP hoje medi e vi que são exatamente 48 cm. . . então fica justo . . ..
Estou terminando o suporte para prender na travessa original, então, esse fds, acabo (finalmente heheheeh). Bastando apenas achar um torneiro que queira trabalhar para entregar na sexta feira. . . fui em 3 hoje e, nenhum deles pode entregar a luva soldada com a ponteira pra mim essa semana. . . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
24/05/2005, 11:05
Fala ai grande Marcos, blz cara?

O antigo BF mede 80 cm então 80 motor+35 caixa seca+cambio = 1.15

O atual AP mede 50 cm então 50 motor+60 caixa seca+cambio = 1.10




Poizé Kbrito, o BF nao cabe nem na base do "empurra" dentro de um CJ3A! o antigo Continental era bem curtinho (comprarando com o BF), o OHC entrava justo justo, um 6 caneco só tirando fora o radiador e a frente do carro! rsrsrsrsrs entendeu o drama? por isso, pra colocar o conjunto todo TEM que mover tudo pra trás, senao....

Dias, pq vc nao procura uma ventoina de ar condicionado e coloca ela entre a grade e o radiador? assim vc pode "colar" o motor mais pra frente... vc nao ve nas fotos, mas além da hélice normal de plástico, tem uma ventoinha elétrica na frente do radiador..... ajuda pakas!

grande abraço!

Dias
24/05/2005, 11:26
Vou fazer isso, sendo que a da pampa é fina, mas a do ar do vectra é mais fina ainda. . .

[ ]´s
Dias

kbrito
24/05/2005, 12:12
Marcos ET,Dias

Pô que mancada em camarada não sabia que tua viatura era CJ3, mas mesmo assim eu acho que vai dar jogo porque eu ja vi um com essa configuração.

Mas desculpa ai, nessa eu dei mancada.
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:
Até mais

Dias
24/05/2005, 12:21
Sem problema kbrito, é q o cj3 acredito ser um pouco menor no compartimento do motor, mas acho que não haja problema. . .

[ ]´s
Dias

Rogério Barthy
26/05/2005, 17:15
Tenho o meu BF-161 e caixa 3 marchas original, que para translados ou trilhas um pouco mais afastados, me leva $$$$ em combustível.
Me interessei por esta possibilidade de AP + cx Chevete.
O que seria necessário ?
Motor;
Caixa 4 mx ou 5 ?
Qual a capa seca ?
Volante seria o do AP ou Chevette?
Adaptação da t-case ?
O AP leva um CJ-5 com pneus 670x16 Rodorural numa bôa ? Com uma economia rasoável comparado aos BF-161 ? Genéricamente quantos KM/l gasolina ?
Se possíve ajude-me a chegar a um consenso !!

Agradecendo antecipadamente

Dias
26/05/2005, 17:54
Amigo, tem gente que odeia o AP no cj, agora tem gente que já diz que é excelente. Com relação a montagem, basicamente é o AP, capa seca + câmbio do chevette (4 ou 5m), a flange para a adaptar o câmbio na tcase. Tem alguns jipeiros do fórum que utilizam o AP e não trocam por nada. Tem até um que tem um AP 2.0 numa rural !!
O Proença de Registro (SP), tem um AP 1.8 a álcool com câmbio 4m da F75, com pneus 7.50x16 frontiera e, na estrada, com 3 pessoas, a 90 km, fez 7 km/l . . . .
Tem o Thiago de SBC que tá com o AP 2.0 do Golf injetado, pneus 33" e hoje foi para a Fenajeep com seu CJ5 . . . e disse que tá econômico. . .
Quando optei por esse conjunto é porque quero utilizar meu CJ3A como meu carro para o dia a dia então, caso eu consiga fazer entre 6 a 7 km/l, no álcool, na cidade, com um motor AP 1.8 e pneus 255/75r15 ou 7.50x16, tô mais que satisfeito . . . pois meu Palio 1.0 faz 12 km/l na gasolina. . . então ficarei na mesma. . . tá certo que tudo vai depender do pé mas, na cidade, não tem como querer correr . . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
26/05/2005, 22:23
Faaala galera, falae Dias!

semana q vem vou botar pressao no cara pra levar o cambio 5m mesmo... vam ve se dá rock....

[]'s preparando pra montar um jeep que consome 9,5km/l........ (de álcool...) :twisted:

Dias
27/05/2005, 08:05
Fala Marcos. . . . Cara, se vc fizer essa mágica, com o jeep rodando a álcool, patenteie isso, pois vai ficar milionário !!! heheheehh

Vai comprar o CHT mesmo ??? Esse fds tiro as fotos da flange e posto aqui. . . só vai ficar faltando a luva mesmo, pois não arranjei nenhum torneiro que quisesse trampar nesses 4 dias. . . heheeheh

[ ]´s
Dias

Marcos ET
27/05/2005, 16:34
"não é feitiçaria, é tecnologia"! hehehe

Dias, tou vendo com meu meca em Goiania pra colocar este motorzin..... já tou despedindo do motorzão... afinal de contas, decidi que o véio tá na idade de aposentar-se das trilhas mais pesadas... vai agora curtir a velhice em trilhas leves e passeios...

Na verdade verdadeira, creio que o motor vá render perto de 8km/l de álcool porcausa dos pneus... pretendo trocar os eixos tbem, colocar os da F.75 SPOA (SE o $$ der..., mas acho q nao vai rolar, ainda) se continuar com os eixos originais, vou desmontar tudo e trocar rolamentos, ajustar folgas e outras coisas.... (entre elas, molas da band, vou tirar o fess, tirou totalmente sem curso a suspensao!)

Outra coisa, o CHT tem a opção de capa seca beeeem curta, possibilitando que o motor ocupe menos espaço para frente.... vamos ver no que dá, provavelmente esta "reforma" começa em Julho...

grande abraço!

Carlos
29/05/2005, 21:17
Não sei se vai ajudar em alguma coisa, mas aqui vai um site que vende a flange motor AP + cx de chevete:
http://www.turbocar.com.br/produtos.htm#flange

Dias
29/05/2005, 21:20
Fala Carlos, essa flange é a que vai ser preciso para ligar a capa seca do chevette no motor AP. . . . essa vc já acha pronta em uma porção de lugares. . . o nosso problema é (era) a do câmbio do chevette na tcase willys. . .

[ ]´s
Dias

Carlos
30/05/2005, 16:22
Beleza,
É porque não tinha visto nenhum comentário acerca da necessidade desta flange.
E o preço de R$ 250,00, tá na média?

Dias
30/05/2005, 17:34
No mercado livre tem de R$ 200,00 até R$ 300,00 . . . mas acredito que, se vc conseguir fazer um molde, consegue sair mais barato.

[ ]´s
Dias

ferraz
31/05/2005, 21:39
Estou com um motor 4cc a gazolina do Opala, que pretendo trocalo pelo AP 1.8ou 2.0 a alcool, meu cambio é o clarck 4m da C20.
Seria uma boa escolha estes motores com o cambio 5m do chevet, visto que este jeep sera usado apenas em passeios e principalmente no dia a dia, meu cambio foi adaptado para usar a capa seca do opala dara ria para adpitalo no AP ou com seu valor seria melhor trocalo por um 5m chevet.
E quanto a flange de coneção no T-case como esta e quanto sairia.

lmatias
31/05/2005, 23:48
Fala Ferraz.. tudo bom?? como está esse seu motor do opala? estou querendo comprar um para colocar no meu Jeep.. se estiver bom qto quer nele? Abraço

kbrito
01/06/2005, 09:29
ferraz,


No seu caso, como você já tem o cambio da C20 troque só o motor e use os kits da deeptec.O cambio do Chevette é usado como medida paliativa, para quem não quer gastar muito, com a compra de um cambio destes (C20).

Abraço.

ferraz
01/06/2005, 09:37
Bom dia .
Este motor, esta em ordem seu unico, porem é seu consumo para o dia a dia ele me foi instalado no jeep como a alcool, eve ter rodado uns 30 km , sim 30 não trinta mil, so esta fora pois o cambio foi instalado com rolamentos estorados.
O motor esta com carburador 2E, motor de aranque novo , bomba d'agua nova, coletor de escape e de alimentaão este moderno com aquecimento para autilização do alcool combustivel.

kbrito
01/06/2005, 09:48
Marcos ET,

Fala ai grande beleza?

"Só parpitando um poco"

Pelo que eu entendi você ta com a intenção de colocar motor CHT(e sua respectiva caixa seca) cambio do Chevette e flange para t-case ?

Se for isso você terá que encurtar o eixo piloto e isso da um trampo do kct .

Mas longe de mim te desanimar só estou perguntando por curiosidade mesmo.E porque de repente você não tenha pensado nisso

Grande abraço.

Carlos
03/06/2005, 14:49
CONFIRMADO:

Vejam essa tabela de aplicações da Clark. O câmbio do chevette é o mesmo das A/C-20

endereço:

http://www.picapesgm.com.br/images/download/download_clark_CL2205.jpg

O que vcs acham?.
[/img]

fernando_ribeiro
03/06/2005, 15:26
realmente todos saum 2205 mas essa letra que esta ao lado do numero tipo cl 2205 B, cl 2205 A e assim por diante essa letra sim que implica na hora de vc comprar o seu cambio pq ela caracteriza o modelo de veiculo sendo que isso muda a furacao de capa seca e eixo entalhado !!!

Vinicius Hauagge
03/06/2005, 15:55
Gente, pra resumir, como ficou o esquema da ligacao da caixa de chevete na reduzida?
Tem algum molde da flange? Tenho o motor ohc no meu jeep e acho que formaria um bom conjunto esse motor, com a caixa de chevete 5 marchas....
Qual a opiniao de voces?
Abraço,
Vinicius

Carlos
04/06/2005, 20:46
realmente todos saum 2205 mas essa letra que esta ao lado do numero tipo cl 2205 B, cl 2205 A e assim por diante essa letra sim que implica na hora de vc comprar o seu cambio pq ela caracteriza o modelo de veiculo sendo que isso muda a furacao de capa seca e eixo entalhado !!!

Sim, é verdade, só que acho que o miolo, ou seja, as peças internas são as mesmsa. Assim, se vc tiver que trocar as peças pode comprar um Câmbio de chevette fechado (R$ 100,00), utilizar o que estiver precisando e guardar o resto.
Além do mais, quando houver pronto o nosso kit...vai estar resolvido o problema.
Acho que há má vontade dessas empresas que vendem kit, ligue pra lá e pergunte se o do chevette serve.... vão dizer que não de cara. Acho que é porque o do chevette custa 100 latas e da A20 custa 1.600 latas. Deve ser isso.

warlem braga neves
04/06/2005, 23:57
Caros amigos :D quero fazer um pedidos a todos que acessam este tópico, vamos unir forças para que possamos criar um Kit, para cx 5 velocidades, tenho certeza que se empenharmos iremos realizar este sonho que já vem tirando os meus sonos, o Kbrito e o Tião Resende de Juiz de Fora, já deram um grande passo para nossa evolução, :roll: agora e aprimorar....., :idea: Tião e Kbrito, parabens...., :idea: mas galera agora vamos dar uma força que sabe unindos os nossos dois professores pardais possamos chegar ao MDC. :P

Lembrando-me :?: , como sugestão e claro, talvez este tópico deveria ficar fixo, assim teriamos mais participantes dando suas indéias. :idea:


Grato.

CJ-76

Dias
05/06/2005, 08:27
All, seguem fotos da flange que eu e mais um amigo montamos. . . não esquecendo da ajuda do MarcosEt e do LMatias aqui do fórum. . . o kbrito também foi essencial, pois ele já desenvolveu a dele e depois ficamos uma meia hora batendo um papo sobre a mesma.
Posso afirmar que a flange ficou muito firme, os tirantes apenas na parte superior aguentam bem, já que no meio, o suporte original do cÂmbio ajuda na centralização e reforço. Já a parte de baixo, achei melhor colocar uma chapa inteira, para que desse maior firmeza e aproveitasse a furação do coxim do câmbio willys. . . As fotos são apenas da flange em si, as da luva, não tirei, pois seguem o mesmo princípio da luva do kbrito, com o ressalto e tudo o mais. . . .
Vale a pena lembrar que a flange serve tanto para o cãmbio 4m, como para o 5m, já que o que apenas muda externamente é a capa de alumínio mas, o comprimento e posição são os mesmos.
Agora, o que nos falta, é conseguir fazer uma flange da capa seca do chevette para o AP, já que existem várias mas a que mais me agradou (pelo acabamento), considero cara ($240,00) pelo material utilizado. . .

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
05/06/2005, 08:41
Ae Galera :D

Quero ver agora como vai ficar montado!!! Com essas flanges vcs vão comer um mercado da Deep Tec q inflacionou os preços dos Clark de pickups :roll:

[s]Parabéns

Dias
05/06/2005, 08:44
É . . . . capaz de inflacionarmos o mercado dos câmbios clarkettes . . . . . heheheeh

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
05/06/2005, 08:51
É . . . . capaz de inflacionarmos o mercado dos câmbios clarkettes . . . . . heheheeh

[ ]´s
Dias

Esse vai ser mais difícil de acontecer... pq talvez se serve no do chevette vai servir no de Opala tbm, quem sabe né??? É bom até conferir :wink:

[s]

fernando_ribeiro
06/06/2005, 11:27
o que muda nesses cambio 2205 é a relacao de marchas tb e acreditem que o do chevette 1.0 é bem mais reduzido que os outros modelos ate das pickups ele é mais reduzido !!! olhem o comparativo no folheto anexo

kbrito
06/06/2005, 11:31
Ae Galera

Quero ver agora como vai ficar montado!!! Com essas flanges vcs vão comer um mercado da Deep Tec q inflacionou os preços dos Clark de pickups


Sera que se for colocado um kit no mercado, para adaptar cambio do chevette na t-case willys, não ira inflacionar o cambio do chevette tambem :?: :?: :?:

Oque vocês acham???

Aguardando opniões.

fernando_ribeiro
06/06/2005, 11:37
quanto a isso naum tenha duvidas grande kbrito nesse pais so naum inflaciona merda e mesmo assim vc ainda paga o esgoto que usa pra se desfazer da mesma !!!

Dias
06/06/2005, 11:41
Isso é o meu medo. . . . . heheheehehe . . . daí vamos ter q partir para um outro câmbio. . . .

[ ]´s
Dias

lmatias
06/06/2005, 11:43
é por isso que ue já comprei o meu câmbio!!!!

Carlos
06/06/2005, 14:05
A pergunta que não quer calar:
Já exise algum pronto para ser comercializado?

Dias
06/06/2005, 14:14
Carlos, que eu saiba não tem nenhum não, pois antes de começar a minha, revirei a net toda e aqui mesmo no fórum. . . o que existe são flanges tipo essa que desenvolvemos, mas cada uma de um jeito, feita por mecânicos mesmo. . . .
A minha, de custo final, ficou em 300 latinha$$, completa. . . . meu amigo montou uma tb, para vender. . . . se vc quiser, te passo por MP o celular dele. . . daí vc fala direto com ele . . . .

[ ]´s
Dias

Thiago Rodeghel
06/06/2005, 18:53
Acho meio q difícil esse câmbio inflacionar... pela quantidade de chevettes q tem em desmanche e de das pickups (C10,A10,C20,A20,F1000) :)

Chevette e Opala, parece q naum acaba mais em desmanche... principalmente em desmanche de bairros mais humildes :wink: Quem já foi nesses desmaches pode confirmar...

Agora pickup, parece q é muuuito difícil achar, pela quantidade de fabricação e nos desmanches... São minorias mesmo :roll:

[s]

Rogério Barthy
08/06/2005, 18:50
Andei procurando pelas redondesas e encontrei várias caixas 4 m Chevette por 100 Lts e então pergunto : Alguem se habilita ????
Estou em Resende e rodo por Barra Mansa, Barra do Piraí e Itatiaia.
Encontrei tbm caixas de Toyota 4m c/ redução !!!! 200/ 300 lts.

Vinicius Hauagge
09/06/2005, 09:33
É da toyota moderna? E esse preço é da caixa completa (caixa + redução)?

Rogério Barthy
09/06/2005, 10:18
Vou verificar o modelo da caixa e os acessórios, e ainda de onde saiu e o estado.
Fica em uma mecânica perto de minha casa aquí em Resende. Descobrí por acaso, por causa de eles terem ido usar uma prensa para montagem de uma caixa Iveco, em um lava jato, quando então perguntei pór caixas de Chevette e terem me oferecido as da Toyota.

Carlos
09/06/2005, 13:21
Carlos, que eu saiba não tem nenhum não, pois antes de começar a minha, revirei a net toda e aqui mesmo no fórum. . . o que existe são flanges tipo essa que desenvolvemos, mas cada uma de um jeito, feita por mecânicos mesmo. . . .
A minha, de custo final, ficou em 300 latinha$$, completa. . . . meu amigo montou uma tb, para vender. . . . se vc quiser, te passo por MP o celular dele. . . daí vc fala direto com ele . . . .

[ ]´s
Dias

Olá Dias,
Nesse preço (300,00) é o kit completo da conexão da caixa chevette + tcase willys?, ou motor + cx de chevette? se for a 1ª opção claro que eu quero.
Valeu.

Dias
09/06/2005, 14:14
Fala Carlos. . . isso mesmo. . .o custo saiu 300 latinha$$ a flange completa já com a luva. . . igual a minha. . . que eu postei as fotos na página anterior. . . basta apenas instalar, coisa que não tem problema algum. . . .
Fala direto com o Edosn, o e-mail dele é edson.engenheiro@gmail.com . . . daí vc acerta com ele direto. . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
11/06/2005, 21:50
faaala galera, tou meio sumido pois tou sem net em casa...

PessoALL, por acaso vcs sabem me falar as diferenças entre os cambios 5m do chevette e aqueles 5marchas do OPALA?? (nao tou falando daquelas porcarias com trambulador...) tipo comprimento, formato etc...? como ainda nao comprei o cambio do chevette, tou querendo saber se procuro pelos de opala tbem.... oq vcs acham??

Dias, e aeh?? como vai a instalação do novo cambio??? eu ainda tou sem jeep... fui trocar os freios e acabei por iniciar uma "mini" reforma... hehehe

grande abraço pro6

Dias
11/06/2005, 21:52
Fala Marcos, blz ?? Minha flange está pronta e hoje consegui vender o motor OHC completo + o parcial. . . essa semana começo o garimpo pelo AP . . . . . acho q agora sai. . . . . hehehehe

[ ]´s
Dias

lmatias
12/06/2005, 00:00
Fala Marcos.. o câmbio do opala é "quase" igual aod do chevette, porém mais comprido... talvez uns 10 cm. Acredito que isso enviabilizaria sua utilização pois "empurraria" a T-CASE mais pra tras... o cardan ficaria muito curto (isso se der tamanho pra ele!!)
Abraço

Carlos
13/06/2005, 13:09
Caro Dias,
Muito Obrigado.
Vou atrás de um AP 2.0, em bom estado. Vc vai comprar injetado ou "carburado".

Dias
13/06/2005, 16:20
Carlos, vou comprar carburado, além de ser mais barato, é mais fácil pra arrumar, se der algum prob, no meio de alguma trilha. . . .

[ ]´s
Dias

Marcos ET
21/06/2005, 15:45
Aeh galera, blz? ficarei sumido por alguns dias até ter novamente o controle sobre a internet lá em casa (hehehe) tá tudo uma porcaria....

tou aki bolando uma maneira de fixar a t-case no cambio sem muitas adaptações.... mas por enquanto vou me recuperar de uma quebradeira financeira quase irrecuperável.... hehehe

grande abraço pro6

Marcos ET
21/06/2005, 16:05
Galera, em tempo:

Alguém pode me falar onde está aquele velho tópico em que uma t-case foi instalada mais para trás, em uma F.75??? usando um cardãn entre o cambio e a t-case??? tem umas fotos e tal.....

jah usei a tal da "pesquisa", mas nunca fui muito bom em encontrar coisas.... alguém pode me dar uma ajuda???

valeu!

Marcos ET
23/07/2005, 15:32
.....usando um desfibrilador para que este velho tópico volte à vida....

PessoALL, afinal de contas, depois de ver, rever, revirar, medir, imaginar e outras coisas sem sentido: CANSEI.... realmente, o cambio do Chevette é DIFERENTE dos cambios da C.10 ou A.10, tanto na carcaça quanto nos conjuntos de engrenagens, então estou desistindo desta adaptação, PORÉM, depois de revirar tantos FVs encontrei um cambio em excelente estado, do Jeep mais novo, de quatro marchas, então veio a pergunta:

:putz: agradeceria se alguém conseguisse me explicar...

QUAIS AS VANTAGENS DO CAMBIO DO CHEVETTE 4 MARCHAS eM RELAÇÃO AO CAMBIO DO JEEP 4 MARCHAS ???????

tipo: com a conveniência de ser um cambio feito para instalar-se na t-case, sem adaptaçoes diversas, por que compensaria mais uma adaptação do cambio de quatro marchas do chevette do que a simples substituição pelo 4 marchas do jeep? esta pergunta pode parecer estúpida, mas é que ainda nao tinha me ocorrido, pois uso o cambio 3m.... :pensativo:

bom, é isso....

grande []!

Dias
23/07/2005, 15:44
Fala Marcos, é uma pena vc ter desistido. . . eu acredito que, apesar do custo da flange, caso esteja tudo funcionando direito (adaptação) e der um problema no cÂmbio, vc vai no FV e compra outro e pronto, gastou suas 70 latinha$$ e está rodando novamente. Agora, se precisar mexer num cÂmbio willys, o custo é alto, e o pessoal diz que não é essa maravilha toda.
Agora, pro câmbio 5m do chevette, a diferença é gritante, já que o custo do clark2215 é alto em relação ao clarkette 5m. . . E o clarkette aguenta bem um 6cc de opala. . . já que tem vários chevettes rodando com esse motor ..

[ ]´s
Dias

Giovani
23/07/2005, 19:53
PessoALL, afinal de contas, depois de ver, rever, revirar, medir, imaginar e outras coisas sem sentido: CANSEI.... realmente, o cambio do Chevette é DIFERENTE dos cambios da C.10 ou A.10, tanto na carcaça quanto nos conjuntos de engrenagens, então estou desistindo desta adaptação, PORÉM, depois de revirar tantos FVs encontrei um cambio em excelente estado, do Jeep mais novo, de quatro marchas, então veio a pergunta:
QUAIS AS VANTAGENS DO CAMBIO DO CHEVETTE 4 MARCHAS eM RELAÇÃO AO CAMBIO DO JEEP 4 MARCHAS ???????
Acho que vc já sabe a resposta...
NMHO, nenhuma! Usei motor AP 2.0 no meu jeep, com o câmbio original 4 marchas. Não vejo a menor razão para se gastar numa adaptação de um outro câmbio 4 marchas. E olha que tem gente que põe 3 marchas da C-10 ou do próprio jeep! :putz:
Não quebra desse jeito como falam! Até parece que o câmbio do jeep é de vidro! Use esse câmbio de 4 marchas e seja feliz!
Eu só colocaria um outro câmbio, se fosse 5 marchas! Nesse caso um Clark 2215, com 5ª drive e ré sincronizada! E para ele existem kits prontos no mercado. Custaria + caro? Certamente, mas vc só tem um serviço: montar tudo! :concordo:

[]'s

Marcos ET
24/07/2005, 06:06
é meu caro Giovani, tava mesmo pensando nisso..... jah q nao encontrei um 5m.... acho que vou acabar trocando para um de 4m original mesmo! hehe

valeu pela resposta!

AUTOCARIOCA
27/07/2005, 20:34
caros amigos boa noite
nao entendo muito de mecanica como os senhores mas gostaria de perguntar o seguinte

não daria para colocar um cambio de opala 5 marchas em um motor de opala 4cc com a tcase ?

Dias
27/07/2005, 20:44
Fala rmarx, quanto ao encaixe sem problema. O problema é que o câmbio do opala é uns 10 cm maior que o do chevette, então deslocaria a tcase ainda mais pra trás, encurtando em muito o cardã traseiro. Acredito que inviabilizaria colocar esse motor. Agora, o cÂmbio do chevette vira um motor de opala 6cc sem problema algum. Com relação a resistência, ele aguenta sim.
E vc acha um câmbio de chevette 5m por uns R$ 200,00 fácil em desmanches.

[ ]´s
Dias

AUTOCARIOCA
28/07/2005, 00:24
entendo e por quanto sai a adaptacao ae de um motor de opala 4cc na t case com caixa de chevete 5m ae na sua cidade ?

Marcos ET
28/07/2005, 02:36
Falae Dias! e o motor? comprou? colocou? testou? hehehe

cara, aki as coisas tao paradas... sem tempo ($$$$) pra nada... numa correria só! hehehe

galera, tam na área, qualquer "novidade tecnológica", posta aki!

falow

Dias
28/07/2005, 08:29
Rmarx, a adaptação do câmbio do chevette no motor opala é plug & play.. . .basta vc trocar a capa seca do chevette pela do opala. . . com relação a tcase para o câmbio do chevette, eu mesmo fiz a minha e, de custo, saiu uns 400 latinha$$. . . o cjto todo vc não gastará mais que 800 latinha$$ já com o câmbio 5m e montada. . .
Fala MarcosET. . . já comprei o cara vai me entregar no sábado. . . vai ser um AP 2.0 a alcool . . . daí vou montar ele fora, colocar a flange p o motor, fazer os testes e depois coloco no cj. . .

[ ]´s
Dias

lucena
14/08/2005, 11:28
Ai vão as fotos.

lucena
14/08/2005, 11:32
foto.

Varela
06/09/2005, 14:37
Tou nessa pessoal pó contar kumigo!

tou dentro! (a nao ser que seja o mesmo preço da deep tech... rsrsrs)

Carlos, só uma coisa... pode até ser que quebre igual às da C.20, mas se for comprar com as originais de três marchas... aih nao posso concordar.. elas são indestrutíveis....... :!: :!: :!:

só tou achando a junção entre flange e cambio muito frágil... o cara apoiou toda a solicitação que o conjunto sofrerá em um ponto muito pequeno...... serah q nao quebra? dei uma alterada no projeto, com três propostas....

Dias, na hora q for falar com o mecanico... veja a possibilidade de fzer a flange o mais prósima do cambio o possível..... e será q nao sai mais em conta se usar esta flange com a engrenagem da Deep Tec??????

[]' ao pessoal do CheJeep!

Vou meter minha colherzinha...
Além da junção entre a flange e o cambio estar muito longe, tou achando a flange muito fina também, alguém sabe a medida? De qualquer forma eu usaria uma chapa mais grossa, essa chapa em um trilha numa torção vai quebrar...

[]s
Fernando Varela

Dias
12/09/2005, 12:26
Fala Fernando, essa chapa é de 20 mm. . . é de alumínio. . a minha é de aço 17 mm e, além dela, tem uma outra, na parte inferior do câmbio, onde é fixada no coxim do câmbio original, por cima da travessa. Além dessa chapa, tem 4 tirantes que vão da flange até o câmbio, e são presos nos parafusos do próprio câmbio, proporcionando uma rigidez enorme no conjunto.
Essa, não posso falar nada, mas o Lucena já teve outro CJ com esse cjto e essa flange, e não apresentou nenhum problema, por isso que ele está repetindo a adaptação.
Segue foto da minha flnage e dos tirantes p prender no câmbio. . .

[ ]´s
Dias

Dias
12/09/2005, 12:30
Essa flange da foto a chapa é de 10 mm. A minha agora é com chapa de 17 mm. Essa foi a primeira que montei.

[ ]´s
Dias

kbrito
12/09/2005, 16:49
E ai galera blz.

Fiquei meio sumido, to com muito trampo e sem tempo...........
Mas vamos ao que intereça .



Vou meter minha colherzinha...
Além da junção entre a flange e o cambio estar muito longe, tou achando a flange muito fina também, alguém sabe a medida? De qualquer forma eu usaria uma chapa mais grossa, essa chapa em um trilha numa torção vai quebrar...


Caro fmoura esta flange não faz muita força. Então não ha necessidade de superdimensiona-la, é só ela ficar bem fixada pronto.

Abraço.

valmor
14/09/2005, 00:27
Caro Sebastião,

O kit de apatação da caixa Clark 2205 do Chevette com T Case do Jeep da DeepTec custa por volta de R$800,00.

Um kit equivalente já para a caixa do Chevette por preço menos assustador me interessaria muito

Abraços

A deepTec tem o kit de adaptação pra cambio chevette ??? :pensativo:

Pensei que fosse somente pra C/A20 ...

Minha duvida é a seguinte : Tenho cambio 3 m e motorização opala. O que preciso e quanto custa adaptar um cambio chevette 5 m ????


[]´s

Valmor

Dias
14/09/2005, 06:44
Fala Valmor, o que vc precisaria é de uma flange igual a essa minha que postei na foto acima. Ela faz o encaixe do cÂmbio com a tcase e, precisaria da capa seca do opala, que acredito que vc já tenha. Pra poder ligar o câmbio no motor, mais nada.
A única coisa que vc terá de alterar, é comprar o rolamento da embreagem do opala no lugar do rolamento do chevette, mais nada.
Qualquer coisa, se vc quiser, pode marcar e vir aqui em casa para ver a minha flange.

[ ]´s
Dias

valmor
14/09/2005, 09:47
Fala Valmor, o que vc precisaria é de uma flange igual a essa minha que postei na foto acima. Ela faz o encaixe do cÂmbio com a tcase e, precisaria da capa seca do opala, que acredito que vc já tenha. Pra poder ligar o câmbio no motor, mais nada.
A única coisa que vc terá de alterar, é comprar o rolamento da embreagem do opala no lugar do rolamento do chevette, mais nada.
Qualquer coisa, se vc quiser, pode marcar e vir aqui em casa para ver a minha flange.


Bom Dia !
Quanto vou gastar nesta flange ?
Vc acha que o cambio chevette aguenta o tranco , pois utilizo a viatura numa região montanhosa ( terra e lama ) andando frequentemente carregado ou rebocando carretinha.
E quanto a instalação ? precisa fazer alguma modificação nos furos do assoalho ? Qualquer mecanico faz ?

Grande abraço e muito obrigado .

[]´s

valmor

Dias
14/09/2005, 10:20
Fala Valmor, blz ?? Cara, com certeza o câmbio de chevette 5m, clarkette (como nós chamamos), é um excelente câmbio, visto que vc vê diversos chevettes rodando com motores AP turbinados, opala 4cc e 6cc, sem problema algum. A maior vantagem em relação ao clark 2205 e 2215 é, sem dúvida alguma, o preço pois, aqui na minha cidade, eu arrumo um 5m de chevette entre R$ 150,00 a R$ 200,00. E, se futuramente der algum problema, vc não precisa pagar para abrir o câmbio e arrumar, sai mais barato vc comprar outro e trocar inteiro. . .
O FelipeRods e o Lucena, ambos têm o CJ com câmbio de chevette, só que um com AP e o outro com Opala 4cc. . . o melhor de tudo é que, como já tem o motor de opala, vai precisar apenas fazer a flange pra tcase, e trocar o rolamento da embreagem ( o pessoal tb conhece por colar) do chevette pelo do opala, mais nada.
Como vc disse que mexe com corte de chapas, vc vai precisar de arrumar um bom torneiro para fazer o serviço.
Se vc quiser, desce aqui num sábado e eu te mostro a minha flange, daí vc já vai ter uma boa idéia. . .

[ ]´s
Dias

valmor
15/09/2005, 16:34
Tudo bem , Dias !
Não sei se perdi alguma informação...

Mas como fica a questão do encaixe do entalhado do cambio ( estria fina ) na engrenagem da Tcase ( estria grossa) ????

[]´s

Valmor

valmor
19/09/2005, 00:56
Ai vão as fotos.

Todo bom , Lucena ?

Serviço muito bem feito ! Quem faz e quanto custa ?
Envie , por favor , maiores detalhes .

[]´s

Valmor

Rogério Barthy
19/09/2005, 09:41
Lucena, cadê as fotos ???
Estamos no estudo e muito interessados na substituição e adaptação da caixa e de motor.
Coloque as fotos para que possamos avaliar.
[] tracionados

lucena
19/09/2005, 22:08
Dúvidas????
Como colocar fotos com mais de 250MB?

lucena
19/09/2005, 22:44
Dias, pelo que vi, o modo que o Sr Luiz faz a adaptacao do cambio Chev+T-case, nào da para fazer em casa, motivo:
1º - Centragem da tampa de aluninio no torno para corte e posterior usinagem da parte traseira para receber a flange.
2º - Centragem da chapa de aluminio (20mm) já no perfil da parte traseira do cambio e posterior usinagem do orificio que sera usinado para receber a tampa de aliminio devidamente prensada.
3º -Usinagem de uma Canaleta dentro da flange, para receder solda interna.
4º - Usinagem de uma canaleta para receber o retentor.
5º - Solda em aluminio, com aquecimento previo( proximo ao ponto de fusão do aluminio) da peça a ser soldada.
Tudo isso só da tampa, ainda falta o espassador que tambem é a pista do retentor e a confecsão da engrenagem com o perfil do eixo entalhado do cambio do chevete e a fixacão da engrenagem dentro da T-case, e tem mais , se uma dessas folgas não estiver certa duas coisas podem acontecer: 1º não funciona uo 2º Sua adaptação não vai durar nada (os orificios do rolamento, retentor , etc.Tem de estar zerados para não existir esforso).
Por isso pagei R$ 800,00 para um senhor (De 60 anos de idade que é mecanico 4x4 e torneiro mecanico, com + de 40 anos de experiencia) que antes de oferecer o senviço a terceiros, montou e desmontou o cambio de chevete em uma t-case por varias vezes, analizando porque a marcha não entra( folga de menos) porque o rolamento azulou (falta de lubrificacão e posterior aquecimento) , Porque a engrenagem de ligacão não aquentou (sei-la o motivo), etc. Este é o motivo, porque não me aventuro a fazer por minha conta. Espero ter covencido.
Outra coisa , como mandar fotos com mais de 250MB?

Dias
20/09/2005, 07:20
Fala Lucena, eu cheguei a ligar pra ele da outra vez. Se não me engano, foi você quem me passou o telefone dele.
Se vc quiser, envie pra mim as fotos no e-mail anibaldiasjr@gmail.com que eu diminuo o tamanho delas e posto pra vc no fórum, ok ??

[ ]´s
Dias

valmor
20/09/2005, 13:01
tbem gostaria de ver estas fotos !

[]´s

Valmor

lucena
22/09/2005, 21:08
Ai vão algumas fotos .As fotos, da luva , eixo entalhado e engrenagem mando em breve.

lucena
22/09/2005, 21:11
Foto.

lucena
22/09/2005, 21:13
Foto

lucena
22/09/2005, 21:18
Foto.

b_gomes2001
24/10/2005, 15:12
lucena, Poderia me enviar um CD com essas fotos?

Carlos ZN
24/10/2005, 16:37
Olá B Gomes,

Salva as fotos, como eu fiz.
Tem duas maneiras:
1º passar o mouse sobre a foto tem o desenho de um disquete clik em cima do desenho.
2º Clik com o botão direito do mouse em cima da foto e escolha salvar a imagem como.

b_gomes2001
24/10/2005, 19:03
Carlos ZN,
Então Carlos, as que tem no fórum eu já copiei, mas é que o Lucema disse que tinha 250Mb de fotos. Suponho eu que existam muito mais fotos.

Obrigado, e continuamos no outro tópico, valeu....

Beto Ferrari
21/11/2005, 16:21
Galera, porque a adaptação em ferro fundido do Sebastião Rezende foi descartada??
Não tivemos mais notícias neste tópico. Será que alguem tem alguma MP com novas informações?


Acho que estava em um bom caminho, inclusive no custo para a adaptação.

Abçs Beto Ferrari

Dias
21/11/2005, 18:36
Fala Beto, a adaptação dele, no meu caso,foi descartada, pois era pro clarkette 4m (o curto, igual ao do Paulo de Valinhos), portanto, não serve no clarkette 5m. . . .
Daí montamos as nossas. . . .

[ ]´s
Dias

Beto Ferrari
22/11/2005, 00:52
Olá Dias,
Acompanho este tópico e reconheço o mérito pela iniciativa de vcs em solucionar este desafio. :palmas:
Pensei porem que o Sebastião estaria disposto a desenvolver mais uma alternativa para esta adaptação, se não me engano ele ficou de ver a possibilidade de desenvolver a caixa para o clarkette 5m também e depois não tivemos mais noticias.

Já estou com o meu cambio 5m (R$200,00 - SP) e estou aprendendo um pouco mais para começar a adaptação.

Valeu, Beto Ferrari

Dias
22/11/2005, 07:56
Valeu Beto, se precisar de alguma coisa, basta dar um berro. . . .

[ ]´s
Dias

lucena
18/12/2005, 12:07
Só gostaria de dizer que o meu Jeep (aquele, das fotos do cambio lá tras),
já esta rodando e o cambio esta muito bom, engates super macios e agora com 10 marchas (5 na reduzida e 5 normais).Estive na oficina do Sr Luiz esta semana, e o 15º cambio de chevete para ser adaptado na t-case Wiliis(só deste ano), já estava em cima da bancada.Cada vez mais adeptos (deste jeito vamos saber rapidinho se aguenta o tranco).

Carlos
18/12/2005, 13:01
PessoALL, afinal de contas, depois de ver, rever, revirar, medir, imaginar e outras coisas sem sentido: CANSEI.... realmente, o cambio do Chevette é DIFERENTE dos cambios da C.10 ou A.10, tanto na carcaça quanto nos conjuntos de engrenagens, então estou desistindo desta adaptação, PORÉM, depois de revirar tantos FVs encontrei um cambio em excelente estado, do Jeep mais novo, de quatro marchas, então veio a pergunta:
QUAIS AS VANTAGENS DO CAMBIO DO CHEVETTE 4 MARCHAS eM RELAÇÃO AO CAMBIO DO JEEP 4 MARCHAS ???????
Acho que vc já sabe a resposta...
NMHO, nenhuma! Usei motor AP 2.0 no meu jeep, com o câmbio original 4 marchas. Não vejo a menor razão para se gastar numa adaptação de um outro câmbio 4 marchas. E olha que tem gente que põe 3 marchas da C-10 ou do próprio jeep! :putz:
Não quebra desse jeito como falam! Até parece que o câmbio do jeep é de vidro! Use esse câmbio de 4 marchas e seja feliz!
Eu só colocaria um outro câmbio, se fosse 5 marchas! Nesse caso um Clark 2215, com 5ª drive e ré sincronizada! E para ele existem kits prontos no mercado. Custaria + caro? Certamente, mas vc só tem um serviço: montar tudo! :concordo:

[]'s

Olá Giovani,

Td bem que o câmbio do Jeep não é de vidro, mas é incompravelmente pior (acho) que o clark do chevette. Vejamos:
Os câmbios que rodam nos jeep's atualmente já foram abertos e reabertos, usando peças que - às vezes - foram compradas usadas ou de segunda qualidade (não orginiais). Ninguém pode comprar um câmbio de jeep na esquina.
Outras vantagens:
1. O do Chevette vc encontra aos montes, muitos deles que nunca foram abertos. Podendo-se usar peças originais (até novas);
2. Possibilidade de usar 5 marhas (num AP faz a diferença);
3. Engates precisos e macios;
4. Deu problema: troca o câmbio (quem pode fazer com o do jeep?).

Por essas e outras é que acho viável o cãmbio do Chevette. Mas tudo é uma questão de opinião. :concordo:

Giovani
18/12/2005, 18:51
Olá Giovani,

Td bem que o câmbio do Jeep não é de vidro, mas é incompravelmente pior (acho) que o clark do chevette. Vejamos:
Os câmbios que rodam nos jeep's atualmente já foram abertos e reabertos, usando peças que - às vezes - foram compradas usadas ou de segunda qualidade (não orginiais). Ninguém pode comprar um câmbio de jeep na esquina.
Fala Carlos!!!

Comprar uma caixa de câmbio completa, de fato, não é em todo lugar.
Concordo também que fazem muita m3rd@ quando "consertam" esses câmbios, motivo pelo qual se pensa que eles não prestam. :concordo:
Mas aí dizer que o câmbio (tipo/modelo) é pior que outro, só pq não consertam direito... :roll:


Outras vantagens:
1. O do Chevette vc encontra aos montes, muitos deles que nunca foram abertos. Podendo-se usar peças originais (até novas);
2. Possibilidade de usar 5 marhas (num AP faz a diferença);
3. Engates precisos e macios;
4. Deu problema: troca o câmbio (quem pode fazer com o do jeep?).
1. Isso é, fácil de encontrar e alguns ainda "intocados". Quanto à peças, existem igualmente para o câmbio do jeep, novas e de boa qualidade. O problema é querer usá-las. Ou o dono do jeep ou o mecânico, costumam apenas dar um "tapa" no câmbio.

2. Isso nem questiono. Já comentei na mensagem anterior, um 5 marchas compensa. :concordo:

3. E quem disse que o 4 marchas do jeep é duro??? Só se tem algo errado. No meu jeep, se bater um vento mais forte na alavanca ele troca de marcha... :lol:

4. Isso é bem relativo. Se o problema fôr um anel sincronizador, vc vai trocar o câmbio? Tá certo que um câmbio de chevette é barato, mas simplesmente comprar outro câmbio usado, não lhe garante a solução, pois vc não sabe como ele está. Qualquer câmbio, uma vez devidamente revisado e bem dimensionado para o conjunto, não vai quebrar de graça. Feito isso, não há necessidade de trocar o câmbio.

Sabe pq insisto nisso? Tem muita gente que pensa que a solução para um simples problema é a troca do câmbio por outro, de outro veículo. Muitos nem pensam se aquele câmbio é o ideal para o conjunto do seu jeep. Saem fazendo adaptações de qualquer jeito e em qualquer *meca de fundo de quintal. Acabam estragando o jeep, criando mais problemas do que soluções. Por fim, dizem que o jeep não presta, é ruim, só consome dinheiro e acabam por vendê-lo. Muitos nem sequer descobrem o que um 4x4 pode fazer e jamais voltam à comprar outro.


Por essas e outras é que acho viável o cãmbio do Chevette. Mas tudo é uma questão de opinião. :concordo:
Claro, se todos tivéssemos a mesma opinião nem estariamos conversando... :concordo: Mas a viabilidade, depende da distância entre vc e a oficina.
Acho excelente o fato desse câmbio casar bem com o motor AP. Espero ver mais relatos sobre o desempenho desse conjunto na trilha. Isso pode mostrar a viabilidade da fabricação de um kit para essa adaptação. :concordo:
O Brasil é enorme, e a maioria não pode levar o jeep nessa oficina para fazer a adaptação. Um kit possibilita a montagem, sem erros, em qualquer outra oficina.
Enquanto isso não ocorrer, penso que a maioria dos jipeiros, que não têm um bom mecânico em adapatações, devessem usar kits e conjuntos já usados e testados por outros. :concordo:

Comentário: *meca de fundo de quintal
Esse termo é comumente usado pelo fórum e no nosso dia-a-dia. Mas não deve ser entendido no sentido literal. Muitas oficinas bem estruturadas e com boa publicidade, fazem verdadeiras atrocidades nos jeeps. Fiquem espertos... :concordo:

[]'s