Conectar

Ver Versão Completa : Suporte dos calços e jumelos

Sergio Antunes
08/09/2003, 15:44
Oi, Pessoal.

Meu cj está com muita coisa para fazer e como sou novo no assunto, vai mais algumas duvidas.
Verifiquei que falta um suporte de calço da carroceria, e os outros não estão em boas condições. Essa peça se encontra para vender ou vai Ter que ser feito outras em um serralheiro?
Os jumelos também estão com as arruelas de poliuretano (acho que é isso ) detonadas. Tenho que trocar os jumelos ou essas arruelas e o que mais possa existir e vendido avulso?
Aproveitando e morrendo de vergonha, vai mais uma duvida. Cada feixe de molas é preso em um jumelo em uma das pontas....E na outra ponta???? Qual o nome dado para o suporte ??? também encontro a peça que segura o feixe nesse suporte???
Sabe como é; eu nunca tive nenhum veiculo com esse tipo de suspensão.
Segue em anexos algumas fotos caso eu não tenha sido claro em minhas duvidas.
Desde já agradeço.

Sergio Antunes.

Marcelo
08/09/2003, 16:24
Sergio,

Não sei se posso te responder todas as perguntas mais ai vai...

1. Você pode comprar somente as buchas que vão nos jumelos. São vendidas em conjunto, ou seja, todas elas. Em lojas especializadas (Garra4x4, Português etc) você encontra fácil. :lol:

2. Verifique como é o suporte do outro lado do chassis. Pelo visto, você vai ter que fazer um suporte igual. Nada que um bom serralheiro não resolva. :wink: Só não esqueça que se for soldar, utilize solda elétrica. :wink: A de maçarico destempera o metal e acaba enfraquecendo o chassis. :cry:

3. O nome do "jumelo" que prende o feixe de molas mais ao meio do chassis, vou ficar te devendo... :oops:

[s]

Sergio Antunes
08/09/2003, 16:36
Valeu Marcelo.

Já imaginava que teria que fazer outro suporte no serralheiro.
O portugues4x4 fica bem facil para eu comprar as buchas já que sou de Guarulhos.
BRIGADÃO!!!!!!

Sergio Antunes.

Giovani
09/09/2003, 00:48
Verifiquei que falta um suporte de calço da carroceria, e os outros não estão em boas condições. Essa peça se encontra para vender ou vai Ter que ser feito outras em um serralheiro?

:D Grande Sérgio!

:D Aquele suporte não está "faltando"... Ele simplesmente não vinha no Jeep! Acontece que acima dele está o tanque original, portanto não poderia haver um parafuso ali... Mas se o tanque do seu jeep não é mais ali, vc pode pôr um calço. :wink:
[]'s

Mauro B.
09/09/2003, 02:17
:lol: Fala sérgio !!! :lol:

Cara, meu pai comprou um cj3a todo destruído e eu estou fazendo todos os suportes de carroceria e todos os suportes da suspensão, pois eles estavam detonados. Estou fazendo tudo novo. Todas as peças eu mandei fazer em uma empresa que dobra e corta chapas, e está saindo muito barato! Como eu tenho furadeira de bancada, todos os furos eu mesmo faço. :P

Bom, parece que o nome do suporte FIXO do feixe de molas (o que não vai o jumelo) se chama montanheira. Não sei ao certo. Particularmente eu chamo esse suporte de "suporte do feixe" e o outro (onde vai o jumelo) de "suporte do jumelo". Daí não tem confusão! :wink:

Os "suportes do feixe" vc faz em chapa de 6,3mm(1/4"). Já os suportes de carroceria vc pode fazer em chapa de 3mm.

Olha, se vc quer trocar os suportes do feixe porque os furos estão ovalados?? Se sim, uma solução barata e prática é a seguinte: corte 8 chapinhas quadradas de 2,5x2,5cm e 6,3mm de espessura. Para um melhor acabamento deixe-as arredondadas no esmeril. Em cada uma, faça um furo no centro do mesmo diâmetro do parafuso do suporte. Solde cada uma dessas chapinhas no lado de fora dos suportes, bem onde atravessa o parafuso. Monte o conjunto e está acabado o serviço! :P

Espero ter ajudado!

[]'s

Sergio Antunes
09/09/2003, 14:23
Olá Giovani e Mauro.

Giovani o meu ainda está com o tanque original. Se não usa melhor; pensei que tinha pois do outro lado possue, e os furos estão lá. De qualquer maneira vou Ter que fazer os outros que estão uma droga. :cry: :cry:
Mauro é só os suportes dos calços que vou ter que fazer, o suporte fixo do feixe era somente para saber o nome mesmo.
Obrigadão :lol: :lol: :lol:

Sergio Antunes.

Marcelo
09/09/2003, 15:31
Acontece que acima dele está o tanque original, portanto não poderia haver um parafuso ali
Meu tanque está na posição original e possui o suporte bem embaixo dele. Inclusive pra tirar esse calço, tem que tirar o tanque. :cry:
Agora não sei se o antigo dono colocou isso?! Já vi vários jeeps com esse suporte... :roll:

[s] confusos,

EduardoLang
09/09/2003, 15:40
Então Marcelo.

este é aquele calço que tivemos que colocar uma arruela de borracha depois do serviço com a manta asfáltica. O único problema é este, precisa se certificar que itá ficar raspando no tanque, pois caso contrário irá furar o danado!!!!

Forte abraço.!!!!!!

SDS jeepeiras

Marcelo
09/09/2003, 19:47
Grande Eduardo,

Sim... esse mesmo. Acho que ele é original do Jeep, certo? :roll:

[s]

EduardoLang
09/09/2003, 19:51
Fala ae Marcelão!!!!

Então,

Eu não sei se ele é ou não original do jeep, mas uma boa forma de se saber, é verificando se ele está rebitado ou não........ Caso esteja rebitado com rebites iguais aos demais, existem grandes chances de ser original, mas infelizmente não sei te dizer!!!!!!!!

Forte abraço,

Eduardo

SDS Jeepeiras

Giovani
09/09/2003, 20:40
Meu tanque está na posição original e possui o suporte bem embaixo dele. Inclusive pra tirar esse calço, tem que tirar o tanque. :cry:
Agora não sei se o antigo dono colocou isso?! Já vi vários jeeps com esse suporte... :roll:

:D Grande Marcelo!!

:D Original não é! O tanque original, saindo da fábrica ficava encostado no assoalho, logo, se existisse um parafuso ali ele iria furar. Mas claro que alguém pode ter posto ele, e um calço embaixo do tanque... :wink:
[]'s

walter.andreis
11/09/2003, 01:39
Só não esqueça que se for soldar, utilize solda elétrica. :wink: A de maçarico destempera o metal e acaba enfraquecendo o chassis. :cry:

Sergio / Marcelo / ALL,
Nunca utilize solda-maçarico, utilize solda elétrica, mas dê preferência para a MIG! :wink: 8)
[]'s

Mauro B.
11/09/2003, 02:41
Aquele suporte não está "faltando"... Ele simplesmente não vinha no Jeep! Acontece que acima dele está o tanque original, portanto não poderia haver um parafuso ali...

Fala Giovani !!! :D

O meu cj5 não tem esse suporte aí, porém os cj3A e cj3B têm, e o tanque continua sendo embaixo do banco...talvez por ter dado alguns 'problemas', eles resolveram fazer no cj5 diferente...ou tenha um pequeno detalhe que eu não reparei... 8)

[]'s

ribon
11/09/2003, 07:28
Todos,

O chassi do CJ-5 original não vem com o suporte em baixo do tanque, tanto que quando compramos jogos de calços, só tem 7.

1 próximo ao radiador;
3 no assoalho dianteiro (1 do lado esquerdo e 2 do lado direito);
2 no assoalho traseiro;
1 próximo a tampa traseira.

Até.

Marcelo
11/09/2003, 08:44
Ribon,

Sete calços...?! Deve estar faltando. :roll:

São no minimo 11 calços:

1 - frente, próximo ao radiador
2 - no assoalho dianteiro, bem embaixo dos pés.
2 - na curva traseira do chassi antes do eixo. Os calços ficam na diagonal
2 - em cima do eixo traseiro
4 - no pára-choque traseiro, ou melhor, na ultima travessa

Porém já vi kits com 13 calços, sendo:

1 - frente, próximo ao radiador
2 - no assoalho dianteiro, bem embaixo dos pés.
2 - embaixo do tanque e embaixo da caixa de ferramentas.
2 - na curva traseira do chassi antes do eixo. Os calços ficam na diagonal
2 - em cima do eixo traseiro
4 - no pára-choque traseiro, ou melhor, na ultima travessa

Pesquisei e encontrei esquemas com 13 calços - conforme descritos acima - mas não sei se são adaptações ou não. Alguns me dissseram que depende do ano... :roll: No meu tem os 13 calços. :wink:

[s] cheios de dúvidas,

ribon
11/09/2003, 09:22
Marcelo,

Acho que é isso mesmo... São 7 redondos e o resto é retangular..

Até..

Marcelo
11/09/2003, 10:23
Sim... os 4 retangulares são para a traseira.

Assim 7 + 4 = 11 :P :P :P

[s] calçados,

Sergio Antunes
11/09/2003, 14:26
Olá pessoal.

Estou vendo que tem mais gente com duvidas.
O meu CJ e ano 72 e possui 13 calços nas posições que o Marcelo descreveu.
Abraços.

Sergio Antunes.

Mauro B.
11/09/2003, 21:46
Fala pessoal !!! :D

Continuando com essa discussão tipo "cultura inútil" :lol: de quantos calços e como são (circulares ou retangulares), eu usei um desenho de um chassis de cj5 e fiz pontos coloridos nos lugares onde vão os calços.

Os pontos vermelhos indicam todos os calços que tem no meu cj5, que é do ano de 1960. O ponto amarelo é o calço que falta, ou melhor, que não existe. Os dois pontos azuis indicam os calços que, apesar de ter furação na minha carroceria, não tem o respectivo furo no chassi...ou seja, não coloquei nenhum calço. :(

Resultado: no meu cj5 são 12! :wink:

[]'s

Marcelo
12/09/2003, 13:56
Pessoal,

Pra tirar a dúvida, ontem fui no Ibirapuera e olhei em baixo de quase todos os Willys que tinham lá:

65% - Sem suporte embaixo do tanque
35% - Com suporte embaixo do tanque

Resumindo : sai com mais dúvidas do que entrei... :roll:

[s]

Sergio Antunes
12/09/2003, 14:19
Fala, Mauro.

Pode até ser cultura inútil, mas acabei descobrindo que muita gente aqui acabou tendo essa duvida. :lol:
Coloquei na mensagem anterior que o meu estava com 13 calços, mas esqueci desse que está faltando. O meu está nesse esquema que você colocou ai.
Aproveitando o próprio tópico vai outra pergunta para o pessoal:
Todos os calços tem o mesmo formato e altura? Pergunto isso pois em alguns sites como o do donatti vejo a foto dos calços sendo uns quadrados outros redondos me parece ate que um e mais baio do que o outro. Alaguem sabe?????

Abraços

Sergio Antunes.

Marcelo
12/09/2003, 15:14
Sergio,

Eles tem formatos diferentes por estética. 8)
Os traseiros que ficam na ultima travessa são os quadrados para não ficar "sobrando" quando colocados. Os redondos ficam embaixo da carroceria.
O tamanho, ou melhor, a altura deles é a mesma para todos os calços, seja quadrado ou redondo. :wink:

[s]

Thiago Rodeghel
12/09/2003, 18:16
Fala Galera :D

Alguém aí utiliza calço de borracha? São bons? No meu uso de polioretano, mas acho q são muito duros e de baixa qualidade :? , qual o índice de resistência (acho q é isso) recomendado para o Jeep? Meu colega falou em utilizar tiras de pneus? Alguém recomenda isso? :roll:

Valeu FLW :lol:

Fábio Soares Gianesella
12/09/2003, 20:42
Thiagão.....
Eu tenho em meu CJ5 calços de pneu...eu não recomendo não pois com o tempo ele tende a rachar e a carroceria pode ficar bamba.... eu estou trocando por calços de poliuretano...Dizem que é melhor....

Aqui vai uma dúvida....

Qual o tamanho original dos calços do CJ5?

Grato

Mauro B.
12/09/2003, 23:20
Fala Sérgio !!!

Pode até ser cultura inútil, mas acabei descobrindo que muita gente aqui acabou tendo essa duvida.
...e inclusive eu !!! :D Nem esquenta não Sérgio, até porque eu mesmo estou participando dela, e tbm tive minhas dúvidas! Não leve muito ao pé da letra, todo caso me desculpe! :P

Aproveitando o próprio tópico vai outra pergunta para o pessoal:
Todos os calços tem o mesmo formato e altura?
Eu acho que todos são da mesma altura...mas já ví um ou dois jipes com os dois calços que ficam sob o assoalho traseiro mais baixos....

Eu tenho em meu CJ5 calços de pneu...eu não recomendo não pois com o tempo ele tende a rachar e a carroceria pode ficar bamba.... eu estou trocando por calços de poliuretano...Dizem que é melhor....
Olha, eu acho que a borracha de pneu é de alta qualidade, pelo motivo de ser resistente á pressões, temperaturas e torções elevadas, que o pneu sofre normalmente...só acho que é um pouco dura demais, principalmente de pneu radial, o que não recomendo....! :wink:

[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 14:12
Thiagão.....

Aqui vai uma dúvida....

Qual o tamanho original dos calços do CJ5?

Grato

Acho q são de 0,5 ou 1,0 polegada se não me engano :? ...

Flw :lol:

Sergio Antunes
13/09/2003, 17:00
Fala Mauro.

Pode ficar tranquilo que eu não fiquei chateado não. :lol: :lol:
Até mesmo porque sei que ainda vou fazer varias perguntas que são vergonhosas hehehe! Essa dos calços mesmo me surpreendeu pois vi que tinha muito mais gente com duvida.
Abraços.

Sergio Antunes.

Giovani
13/09/2003, 18:08
Meu colega falou em utilizar tiras de pneus? Alguém recomenda isso? :roll:

:D Grande Thiago!

:? Não recomendo! Fica feio, a borracha seca, e não absorve nada! :wink: Já falei isso em outro tópico, utilize calços do radiador do caminhão Mercedes. :wink:
[]'s

Sergio Antunes
13/09/2003, 18:19
Olá, Giovani.

Esses calços do radiador do mercedes são maiores do que os calços originais do jeep? Caso sejam... muito, ou pouco maiores????
Abarços.

Sergio Antunes.

Giovani
13/09/2003, 18:28
Olá, Giovani.
Esses calços do radiador do mercedes são maiores do que os calços originais do jeep? Caso sejam... muito, ou pouco maiores????

:D Grande Sérgio!

:D Têm a mesma altura do original, cerca de 1". Eles são como coxins, um parafuso de cada lado, com borracha no meio. O parafuso não atravessa ele. Ruído zero! :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 18:34
Meu colega falou em utilizar tiras de pneus? Alguém recomenda isso? :roll:

:? Não recomendo! Fica feio, a borracha seca, e não absorve nada! :wink: Já falei isso em outro tópico, utilize calços do radiador do caminhão Mercedes. :wink:
[]'s

Fala aí Giovani :lol:

Belê então, de qual caminhão seria, modelo seria do 608... :?:

Valeu FLW :lol:

Giovani
13/09/2003, 18:37
Belê então, de qual caminhão seria, modelo seria do 608... :?:

:D Não, é dos maiores, acho que 1113 ou algo assim... :wink: Tenho uma foto:
[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 19:36
Valeu Giovani :lol:

Vou pesquisar por aqui. Mais uma pergunta nesta foto? É um CJ5 esse chassis? E q suspenção é esta :shock: , é algum kit, já vem pronta pro Jeep :lol: Se for da JR ou Extreme nem precisa comentar :evil:

Valeu :lol: :lol:

Giovani
13/09/2003, 19:42
Vou pesquisar por aqui. Mais uma pergunta nesta foto? É um CJ5 esse chassis? E q suspenção é esta :shock: , é algum kit, já vem pronta pro Jeep :lol: Se for da JR ou Extreme nem precisa comentar :evil:

:D Grande Thiago!!!!

:o Não me compare com aqueles manés!!!!! É um CJ sim! Essa foto é do jeep do meu brother, e a suspensão fizemos aqui, um amigo torneiro e eu. Olha o resto da "criança" lá no meu álbum pessoal... :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=105
[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 19:49
:D Grande Thiago!!!!

:o Não me compare com aqueles manés!!!!! É um CJ sim! Essa foto é do jeep do meu brother, e a suspensão fizemos aqui, um amigo torneiro e eu. Olha o resto da "criança" lá no meu álbum pessoal... :wink:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=105
[]'s

Fala Aí Giovani

Sabia q vc não ia fazer isso no seu Jeep ou do seu irmão :lol: . Ficou muito loko :!: :!: :!: :lol: . Já pensaram em fabricar e vender para a galera offroad :wink:

Valeu FLW

Giovani
13/09/2003, 23:44
Sabia q vc não ia fazer isso no seu Jeep ou do seu irmão :lol: . Ficou muito loko :!: :!: :!: :lol: . Já pensaram em fabricar e vender para a galera offroad :wink:

:D Esse é o ponto "crucial" desse tipo de adaptação. Não é possível fazer isso em forma de Kit... :( Para se trocar o sistema de suspensão, de feixe para molas espirais, é preciso mexer no chassi, eixos, direção, e outras coisinhas mais... Por isso que nenhum Kit que altere o sistema da suspensão será algo confiável. Pra vc ter uma idéia, tivemos que embutir os suportes das molas, na longarina do chassi. Tivemos que cortar 4 pedaços dele fora! Lógico, que pra isso poder ser feito, tivemos que reforçá-lo, em vários pontos. :wink: É preciso trabalhar com o chassi e os eixos no estado zero: sem nenhum parafuso. Removemos todos os suportes originais, de molas, carroceria, etc. Tapamos todos os furos das longarinas. "Cintamos" o chassi por baixo, substituímos algumas travessas, acrescentamos mais uma, e tanta coisa mais que nem me lembro! E todos os suportes novos são soldados, com MIG. Se fosse parafusar tudo, o trabalho seria dobrado e o resultado seria bem parecido com aquelas "coisas" que vendem por aí... :roll:
:D Bom, se vc quiser fazer um assim, prepare o bolso, envie o chassi e os eixos para o Berga, e espere uns 6 meses... :lol: :lol:
[]'s

Thiago Rodeghel
13/09/2003, 23:57
Fala Aí Giovani :D

Tava só brincando :lol: , logo q vi a suspenção nas fotos do seu Album, já percebi q não tem como fazer um kit disso :shock: . E quanto ao valor, eu penso assim, desde q fique excelente e em perfeitas condições para o uso off road, vale a pena. Mas fala aí quanto vcs gastaram para fazer tudo isso de suspenção. E karamba 6 meses, só trabalhando no chassis e suspenção :shock: , o cara é bom mesmo :?:

Valeu :lol:

Giovani
14/09/2003, 00:18
E quanto ao valor, eu penso assim, desde q fique excelente e em perfeitas condições para o uso off road, vale a pena. Mas fala aí quanto vcs gastaram para fazer tudo isso de suspenção. E karamba 6 meses, só trabalhando no chassis e suspenção :shock: , o cara é bom mesmo :?:

:D Grande Thiago!!!

:D Na verdade foram 8 meses... Mas uns 2 foram de enrolação... :lol:
:D Tchê, para ficar assim como está ali, no reboque, +ou- 11 paus... Isso em mão de obra, peças, jato de areia, pintura, conserto e adaptação de câmbio, fabricação de cardãs, freios (disco nas 4 com 6 pinças), direção, radiador, tanque... Não estão incluídos rodas, pneus, amortecedores, motor, compra da caixa, etc... :wink: Só a suspensão deve ficar nuns 2,5 paus... :wink:
:D Se o cara é bom? Sem "puxa saquismo", olhe os freios, ele faz tudo! A direção, adaptação do câmbio, etc. Se esse cara fosse morar em Sampa tava rico!!! Aqui ninguém paga o que vale... O primeiro freio à disco que ele fez (à uns 6 anos), tá no meu Jeep até hoje! Agora, depois que fizemos a suspensão, que eu já queria ter feito á uns 3 anos atrás, ele faz um Jeep de ponta à ponta, do jeito que vc quiser. Vc tem que ver a Rural dele... Mecânica da Ranger diesel... Ainda não está pronta, pois ele só trabalha nela nas hora de folga, mas quando tiver, ponho umas fotos aqui... :wink:
[]'s

Thiago Rodeghel
14/09/2003, 00:41
:D Na verdade foram 8 meses... Mas uns 2 foram de enrolação... :lol:
:D Tchê, para ficar assim como está ali, no reboque, +ou- 11 paus... Isso em mão de obra, peças, jato de areia, pintura, conserto e adaptação de câmbio, fabricação de cardãs, freios (disco nas 4 com 6 pinças), direção, radiador, tanque... Não estão incluídos rodas, pneus, amortecedores, motor, compra da caixa, etc... :wink: Só a suspensão deve ficar nuns 2,5 paus... :wink:
:D Se o cara é bom? Sem "puxa saquismo", olhe os freios, ele faz tudo! A direção, adaptação do câmbio, etc. Se esse cara fosse morar em Sampa tava rico!!! Aqui ninguém paga o que vale... O primeiro freio à disco que ele fez (à uns 6 anos), tá no meu Jeep até hoje! Agora, depois que fizemos a suspensão, que eu já queria ter feito á uns 3 anos atrás, ele faz um Jeep de ponta à ponta, do jeito que vc quiser. Vc tem que ver a Rural dele... Mecânica da Ranger diesel... Ainda não está pronta, pois ele só trabalha nela nas hora de folga, mas quando tiver, ponho umas fotos aqui... :wink:
[]'s

É Giovani
Se quizer qualidade tem de bancar um pouco a mais 8) . É mesmo, um kara desses aqui em Sampa é difícil de achar. Algumas vezes já vi o Bill aqui em São Bernardo, e em Ribeirão Pires com o Suzuki dele, se vc ver :shock: kara, o bicho é invocado. Só os pneus e a suspenção q ele usa já apavora :twisted: . Acho q vou pedir pra ele fazer uma suspenção dessas pra mim :lol: :lol: :lol:. Mas sério mesmo, eu ainda não vi ninguém por aqui q faça uma suspenção dessas. Acho q futuramente possa talvez mandar o chassis e os eixos para esse kara q vc mandou...

Valeu :lol:

charlescruz
28/08/2005, 10:39
Eu comprei um jogo de calços de PU e realmente vieram 13 calços porem vieram 4 retangulares(são para a traseira) vieram mais 7 redondos da mesma altura do retangulares e mais dois redondos de altura menor. E agora???? Como são divididos os caços redondos pela carroceria com esses menores????
Obs. Sou novo no forum e virgem no assunto, porem adoro o meu jeep e gosto de fazer tudo eu mesmo (com alguma ajuda, é claro) então vim até os mestres no asunto para pedir explicação.

cristiano
15/11/2012, 08:41
Eu comprei um jogo de calços de PU e realmente vieram 13 calços porem vieram 4 retangulares(são para a traseira) vieram mais 7 redondos da mesma altura do retangulares e mais dois redondos de altura menor. E agora???? Como são divididos os caços redondos pela carroceria com esses menores????
Obs. Sou novo no forum e virgem no assunto, porem adoro o meu jeep e gosto de fazer tudo eu mesmo (com alguma ajuda, é claro) então vim até os mestres no asunto para pedir explicação.

Pessoal

Comprei os calços e estou querendo trocar este final de semana, mas tenho a mesma dúvida do charlescruz, para que serve esses dois calços redondos, parecendo um biscoito, mais baixo que os demais?

Nessa foto dá para ver os dois.

380833

Estou acostumado com a minha Toyota Bandeirante, então passei muito tempo desatualizado de Jeep.

Agradeço de puderem tirar essa dúvida.

chinelao4x4
15/11/2012, 08:47
provavelmente deve ser da grade dianteira , que usa borrachas mais baixas

cristiano
15/11/2012, 09:10
Foi o que imaginei, vou soltar os calços hoje e ver como vai ficar na grade dianteira.

Pelo que eu vi o ideal é soldar a coluna de direção no painel, depois de tudo apertado, aperta no lugar novamente.

chinelao4x4
15/11/2012, 17:03
Foi o que imaginei, vou soltar os calços hoje e ver como vai ficar na grade dianteira.

Pelo que eu vi o ideal é soldar a coluna de direção no painel, depois de tudo apertado, aperta no lugar novamente.
isso mesmo, a abraçadeira de baixo tambem, e fica de olho na fiação eletrica pra não romper nenhum fio , e pode pegar a lataria nos pedais tambem

cristiano
16/11/2012, 08:27
Ontem troquei os calços, demorou mais porque tive que retirar todos os bancos, pois todos estavam fixos por parafusos no assoalho. :curtir_nao:

Ficou tudo perfeito, subiu um pouco, o resto vai ficar por conta do SPOA que vou fazer, pois os calços eram originais.

Agora não entendi a instalação do calço da grade dianteira, vem duas "rodinhas", eu acho que a maior é entre a carroceria e o chassi, a outra menor é entre o parafuso e a carroceria. ACHO EU...

Aproveitei para instalar o tanque de plástico que havia comprado, hoje vou colocar os bancos de volta...