Conectar

Ver Versão Completa : Solução Para Ré em kart Cross

vinijost
27/10/2010, 00:10
Pessoal estou postando uma solução bastante simples e prática que achei para fazer um sistema de ré em um kart cross com apenas a troca com uma alavanca.

O sistema é composto por 2 pinhoes de moto interligados por uma correia para andar para frente, e 2 engrenagens de caixa (eu usei 2 de caixa de fusca mesmo, mais qualquer engrenagem serve) para dar a ré.

Existe uma peça entre o pinhao de cima e a engrenagem de cima que correno eixo (o eixo de entrada) que onde essa peça corre tem ranhuras (eu usei um eixo de caixa de moto (aquela ranhura que fixa o pinhao) e usei um pinhao velho e fiz 2 furos nele, colocando 2 pinos (daqueles redontos vendidos em metro) pra fazer o encaixe. O pinhão de cima e a engrenagem tem cada um 2 furos também para haver o encaixe.

Usei um cabo de acelerador para fazer esse "pinhão velho" correr de um lado para o outro

e dai fiz com uma capa de freio de bicicleta até uma alavanca que faz a troca de "ré", para "normal"

Qualquer dúvida estou a disposicão. ;)

BrunoHolz
27/10/2010, 14:54
tem alguma foto do esquema?

vinijost
27/10/2010, 15:12
Ainda não.. tenho que falar com o cara pra quem eu ajudei a fazer.. para tirar umas fotos..

BrunoHolz
27/10/2010, 15:26
cara, so não entendi uma coisa nessa caixa.. vamos supor, mas se aquela peça do meio ali encostar em qualquer uma das coroas ela vai girar pra mesma direção? ou estou enganado?

vinijost
27/10/2010, 15:30
cara, so não entendi uma coisa nessa caixa.. vamos supor, mas se aquela peça do meio ali encostar em qualquer uma das coroas ela vai girar pra mesma direção? ou estou enganado?
as peças dos lado são respectivamente

a da esquerda são 2 pinhoes interligados por uma corrente, fazendo com que o sentido fique o mesmo.

a da direita são 2 engrenagens, fazendo com que o sentido mude.

então, se a peça do meio for pra esquerda vai andar para a frente, e se ela for para a direita, vai andar para traz.. (ré) entende?

Abrass

BrunoHolz
27/10/2010, 15:39
áah táh. Entendi, eu estava muito ligado ao desenho e nem li a mensagem direito. Ai o da direita eu pensei q tambem eram coroas.. blz.. to Pensando em Fazer um sistema desse pra mim tbm.. vc sabe me dizer se ele ele funciona no eixo traseiro rigido ? vlw

vinijost
27/10/2010, 15:47
áah táh. Entendi, eu estava muito ligado ao desenho e nem li a mensagem direito. Ai o da direita eu pensei q tambem eram coroas.. blz.. to Pensando em Fazer um sistema desse pra mim tbm.. vc sabe me dizer se ele ele funciona no eixo traseiro rigido ? vlw
Sim.. o cara pra quem eu fiz usava um eixo rigido... vc só terá que ligar uma corrente lá do pinhao (está do lado de fora no eixo de baixo) a um coroa que estará fixa no eixo rigido..

BrunoHolz
27/10/2010, 21:52
Isso acaba reduzindo tbm a relação de cambio, fica mais forte, (creio eu). Pensa um Kart Cross 12 Marchas, hsiuahsiuahsiuahs ( com motor 250).. Cara ve se da pra providenciar as fotos? vlw te +

vinijost
27/10/2010, 22:25
Isso acaba reduzindo tbm a relação de cambio, fica mais forte, (creio eu). Pensa um Kart Cross 12 Marchas, hsiuahsiuahsiuahs ( com motor 250).. Cara ve se da pra providenciar as fotos? vlw te +
Dependendo dos pinhão que usar dentro da caixa e fora da caixa.. podes reduzir e aumentar a relação.. dependendo pra que vais usar..

Podes fazer 12 marchas se quiser, é só colocar mais um conjunto com 2 pinhoes.. e assim sucessivamente...

abrass

Belchior Belmonte
31/10/2010, 12:58
O mecanismo eu entendi, só não entendi c/ fica o acionamento. O acionamento na descrição parece simples, mas na prática... a catraca e a engrenagem é que vão ao encontro da peça travante ou a peça que vai ao encontro das 2? Se esta peça travante fica fixa no eixo e a polia e catraca nào giram quando destravadas como essa peça encontra os furos das mesmas p/ travar? esse cabo que aciona funciona c/ câmbio de bicicleta? A polia e a catraca possuem um rolamento que as fixam ao eixo?

Adriano Lobo
01/11/2010, 12:08
Gostei da solução vinijost e acredito que desenvolvimento não seja complexo. Pelo que entendi a peça travante se desloca entre a engrenagem e o pinhão, talvez sobre um eixo fresado, e o encaixe irá acontecer ao soltar um pouco a embreagem, certo?

Tenho uma duvida de como o mecanismo move a peça travante entre o pinhão e a catraca. Você poderia nos explicar melhor este mecanismo?

Abraços!

vinijost
03/11/2010, 17:47
Gostei da solução vinijost e acredito que desenvolvimento não seja complexo. Pelo que entendi a peça travante se desloca entre a engrenagem e o pinhão, talvez sobre um eixo fresado, e o encaixe irá acontecer ao soltar um pouco a embreagem, certo?

Tenho uma duvida de como o mecanismo move a peça travante entre o pinhão e a catraca. Você poderia nos explicar melhor este mecanismo?

Abraços!
Bem, o adriano entendeu bem como funciona.

E para mover a peça travante entre o pinhao e a engrenagem, podese fixar um cabo desses de acelerador, e na ponta dele colocar uma roldaninha dessas comuns para fazer o cabo voltar denovo.. fazendo assim,

Quando se puxa um lado do cabo, a peça travante vai pra um lado, e quando se puxa o outro lado do cabo, a peça travante vai para o outro lado.

vo fazer um desenho pra ajudar a entender..

vinijost
03/11/2010, 17:55
Bem, o adriano entendeu bem como funciona.

E para mover a peça travante entre o pinhao e a engrenagem, podese fixar um cabo desses de acelerador, e na ponta dele colocar uma roldaninha dessas comuns para fazer o cabo voltar denovo.. fazendo assim,

Quando se puxa um lado do cabo, a peça travante vai pra um lado, e quando se puxa o outro lado do cabo, a peça travante vai para o outro lado.

vo fazer um desenho pra ajudar a entender..

Bom, agora tá mais do que explicado...

Heheheh..

Quem não entender agora, pode pensar um pouquinho também... heheheh

Abraços.

Adriano Lobo
03/11/2010, 21:11
Rsrsrs! Obrigado vinijost e já entendi quase tudo. Me desculpa pela insistência neste assunto, mas é que realmente acredito nesta solução .

Bom, vamos lá. Já entendi todo o conceito e já penso até em fazer algo com um atuador elétrico ao invés da alavanca, mas isto é na segunda fase .

A peça travante juntamente com o eixo de entrada irá girar em altas rotações e neste projeto deve existir um componente fixo no cabo que irá movimentar a peça travante. Como a peça travante irá girar, teremos um grande atrito entre esta peça e o elemento fixo no cabo, que acredito ser algo como um "garfo".

Não sei se consegui explanar minha duvida, mas só quero saber de que é feito o acoplamento do cabo com a peça travante? (Detalhe em vermelho no anexo)

vinijost
03/11/2010, 21:30
Rsrsrs! Obrigado vinijost e já entendi quase tudo. Me desculpa pela insistência neste assunto, mas é que realmente acredito nesta solução .

Bom, vamos lá. Já entendi todo o conceito e já penso até em fazer algo com um atuador elétrico ao invés da alavanca, mas isto é na segunda fase .

A peça travante juntamente com o eixo de entrada irá girar em altas rotações e neste projeto deve existir um componente fixo no cabo que irá movimentar a peça travante. Como a peça travante irá girar, teremos um grande atrito entre esta peça e o elemento fixo no cabo, que acredito ser algo como um "garfo".

Não sei se consegui explanar minha duvida, mas só quero saber de que é feito o acoplamento do cabo com a peça travante? (Detalhe em vermelho no anexo)
Exatamente.. existe um garfo.

Usei um pedaço de um garfo de caixa mesmo.. daqueles garfos de (bronze/latão) não sei dizer especificamente..

Mais que bom que entendeu o funcionamento..

E ali na parte dos dois pinhoes e corrente.. (que anda para frente)
O bom seria usar um pinhao duplo, com corrente dupla (Pois usava com corrente simples (de moto mesmo) e o mesmo quando fazia extrema força, estourava a corrente.

Por isso que aconselho a usar corrente dupla, com pinhões duplos também.

No mais te digo que funciona perfeitamente.

O cara ainda tem o Kart-Cross, com motor de twister 250, transformado para 400

E fica show.

Qualquer duvida estamos ai.

Abraços.

Adriano Lobo
03/11/2010, 23:03
Beleza vinijost, vou desenvolver esta idéia para o meu projeto. Abraços

vitorgirardi
25/11/2010, 22:19
muito legal :D vou adaptar esse prejeto em meu kart cross :D

vinijost
26/11/2010, 10:50
Alguem chegou a desenvolver o projeto?

:D

Abraços.

RHB
26/11/2010, 23:44
Vini té perto já vc viu as fotos do meu kart cross! tá mo post kart cross ainda sem nome ! hehehe eu tinha pensado em usar a relação da mimha 600 na caxinha por medo de estoura a corremte e vou fazer tudo banhado ao oleo ! vai durá mais!!!

rafaelvianna
05/02/2012, 02:26
bom dia meu povo
segue uma boa ideia para uma caixa de marcha ré
claro que isso foi feito para um "carrinho" de controle
remoto o motorzinho dele é de uma motosserra
Oficina do Wurs: Engrenagens (http://oficinadowurs.blogspot.com/search/label/Engrenagens)
da para tirar algumas ideias até para a montagem
dos nossos brinquedinhos e pra quem curte meter a mão
e fazer coisas legais ta ai um belo blog

rubimar
06/03/2015, 22:13
ola. alguem ai sabe se consigo comprar uma caixa de re dessas para o meu kart, ele tem o motor da tornado, 250cc. para construir um precisaria de ferramentas que não possuo.
valeu!!!

armin
06/03/2015, 22:27
ola. alguem ai sabe se consigo comprar uma caixa de re dessas para o meu kart, ele tem o motor da tornado, 250cc. para construir um precisaria de ferramentas que não possuo.
valeu!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-buggy/147007-caixa-de-reversao.html
Ja viu essa? me parece ser muito resistente.

ademirjse
08/03/2015, 21:36
Se o kart for com cardã essa caixa pode servir.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-626762369-caixa-reversora-triciclo-marcha-re-_JM