PDA

Ver Versão Completa : Perigos da l 200

PAULO FREJU
26/10/2010, 16:40
Boa tarde pessoal! Sou novato do forum e gostaria de contar com a ajuda de vocês para algumas duvidas . Compramos nossa l 200 09/10 tem 3 dias minha esposa vai pegala amanhã , o ex dono me falou que ela é muito perigosa no asfalto quando está chovendo e que para dar mais segurança aconcelhou ligar a tração . Gostaria de saber se isso é fato e se a tração pode ser acionada com o veículo em movimento .

ZILION
26/10/2010, 17:21
Amigo qual l200 vc pegou ? triton? ...

PAULO FREJU
26/10/2010, 17:25
Boa tarde zilion ! Foi uma outdoor gls cabine dupla a diesel 4x4.

ZILION
26/10/2010, 17:29
Queridao posso estar completamente errado mas nao confere isso ai nao !
a nao ser que vcs querem andar com o carro no talo e fazer curvas a 150km
eu mesmo nunca usei a tracao por conta de chuva
espero que algum dono de uma possa t ajudar
abs

Pablo RR
26/10/2010, 17:47
Paulo,
a L200 Sport/Outdoor, possui uma estabilidade ótima para uma picape. Aqui no forum é muito debatido essa questao de se usar 4x4 na chuva. Alguns dizem que usam, outros não usam porque acham que desgasta o sistema de tração.

Eu não tenho muito experiencia em picapes, já rodei 80mil km em uma L200 Sport e agora estou com uma Frontier attack, e já rodei 20mil km nela. Nunca usei tração na chuva, nunca perdi o controle do carro no asfalto tambem. No barro, quando chove eu sempre uso e muitas vezes a traseira ainda sai. Não existe segredo, é só diminuir a velocidade.

Suspensao sempre em ordem e um bom conjunto de pneus vai manter sua picape muito bem.

PAULO FREJU
26/10/2010, 18:04
Valeu zilion brigadão!!!!

PAULO FREJU
26/10/2010, 18:08
Ok pablo sua opinião foi muito importante , vc é bem modesto dizendo q não tem experiencia. Só mais uma pergunta : A tração pode ser acionada com o carro em movimento e se puder qual velocidade maxima?

AKPG
26/10/2010, 18:12
A tração pode (e deve) ser acionada com o carro em movimento a até 100 km/h.
Já a reduzida só pode ser acionada com o carro parado. Leia o manual do propiretário pois lá vc terá todas as informações detalhadas de como usar o sistema 4x4 da sua pkp.

Abraço,

Kappa GB
26/10/2010, 18:25
Lembrando que essa l200 não pode utilizar o 4x4 em pisos com boa aderência.

[]´s
Paulo

AKPG
26/10/2010, 18:34
Lembrando que essa l200 não pode utilizar o 4x4 em pisos com boa aderência.

[]´s
Paulo
Ai é que mora a polêmica, já amplamente discutida aqui no fórum e onde nunca chegamos a uma conclusão...

Eu SEMPRE uso o 4x4 do meu Troller e de todos os outros 4x4 que tive, quando o asfalto está molhado. Só desligo na hora de fazer curvas fechadas... Se estou na estrada e o piso fica molhado, aciono o 4x4 e continuo tocando numa boa. Nunca tive qq problemas com isto. Mas este é um assunto polêmico e já já vou começar a receber pedradas...

Abraço,

Edit: inclusive um dos carros 4x4 q eu fazia isto foi uma L200...

cantodopirão
26/10/2010, 18:41
Caro amigo, esse tipo de veículo não foi feito para altas velocidades..., mas andando na faixa de 100-120Km/h vai bem... na chuva sempre é bom "tirar o pé" independente do carro.
Viajo na casa de 100-110km/h, sem sustos.
4x4 em estrada de asfalto molhada... muita discussão!!!
Segue o conselho do AKPG veja o manual que lá tem tudo!
Boa sorte com o carro! (Eu estou gostando muito do meu!)

Boa tarde pessoal! Sou novato do forum e gostaria de contar com a ajuda de vocês para algumas duvidas . Compramos nossa l 200 09/10 tem 3 dias minha esposa vai pegala amanhã , o ex dono me falou que ela é muito perigosa no asfalto quando está chovendo e que para dar mais segurança aconcelhou ligar a tração . Gostaria de saber se isso é fato e se a tração pode ser acionada com o veículo em movimento .

JRPinto
26/10/2010, 22:18

Amigo,
A L200 não tem tração específica para utilização na chuva como a TR4. Nunca usamos e não fez falta.
Atenção para a aquaplanagem devido a largura dos pneus.
Boa sorte.
L200-AT.

PAULO FREJU
27/10/2010, 10:02
Vocês não sabem a importancia da opinião de vocês experientes para mim( cantodopirão, jrpinto,akpg kappagb,zilion) sou humilde em falar que ainda não entendo nada de pick-up mais eu chego lá! Estou adorando fazer parte do furum. Abraço!

AKPG
27/10/2010, 11:19
Vocês não sabem a importancia da opinião de vocês experientes para mim( cantodopirão, jrpinto,akpg kappagb,zilion) sou humilde em falar que ainda não entendo nada de pick-up mais eu chego lá! Estou adorando fazer parte do furum. Abraço!
Paulo, aqui é assim mesmo. Uma hora ensinamos, outra hora aprendemos e vamos tocando o barco. Que bom que estamos podendo te ajudar.

Paulo Ramos
27/10/2010, 15:40
Amigo,
A L200 não tem tração específica para utilização na chuva como a TR4. Nunca usamos e não fez falta.
Atenção para a aquaplanagem devido a largura dos pneus.
Boa sorte.
L200-AT.

X2

Devido a ausencia do 3 diferencial, no meu ver o uso do 4x4 em pisos de boa aderencia nao é recomendado. ( A TR4 tem 3 diferenciais e pode inclusive engatar em movimento - com excessao da reduzida pois tem o sistema SUPER SELECT).

A minha quadrada só pode engatar com ela parada. No meu caso reduzo a velocidade e uso de prudencia....

Na terra.. ai 4x4 sempre ativado.:concordo::concordo:

eduamaral
30/10/2010, 16:13
Ai é que mora a polêmica, já amplamente discutida aqui no fórum e onde nunca chegamos a uma conclusão...

Eu SEMPRE uso o 4x4 do meu Troller e de todos os outros 4x4 que tive, quando o asfalto está molhado. Só desligo na hora de fazer curvas fechadas... Se estou na estrada e o piso fica molhado, aciono o 4x4 e continuo tocando numa boa. Nunca tive qq problemas com isto. Mas este é um assunto polêmico e já já vou começar a receber pedradas...

Abraço,

Edit: inclusive um dos carros 4x4 q eu fazia isto foi uma L200...

AKPG, acompanho vc...

Molhou, o 4x4 ta ligado.

Tenho uma HPE AT e semper ligo quando chove.. Nunca deu pau...

eduamaral
30/10/2010, 16:17
X2

Devido a ausencia do 3 diferencial, no meu ver o uso do 4x4 em pisos de boa aderencia nao é recomendado. ( A TR4 tem 3 diferenciais e pode inclusive engatar em movimento - com excessao da reduzida pois tem o sistema SUPER SELECT).

A minha quadrada só pode engatar com ela parada. No meu caso reduzo a velocidade e uso de prudencia....

Na terra.. ai 4x4 sempre ativado.:concordo::concordo:

Ola Paulo Ramos.

Sua observação faz sentido somente para a L200 anteriores a 04 (modelos quadrados)

As novas usam caixas mais modernas que permitem o seu engate em até 100km/h

O 4X4 destes novos modelos 2005 em diantes so não é recomendado o uso do 4x4 em asfalto seco, pois desgasta prematuramente a correia de engate do dif. dianteiro (uma peça interna da caixa)

Essa orientação fora me passada pelo chefe da TVL de Ctba...

Kappa GB
31/10/2010, 21:09
Nas miti sem diferencial central a tração 4x4 fica jogando 50% pra frente e 50% pra traz.
Andando APENAS em linha reta vc pode ficar usando isso em qualquer tipo de terreno sem problema nenhum, alias até com a reduzida pode, mas APENAS em linha reta!
Qualquer tipo de curva, por maior ou menor que seja seu angulo, vai fazer com que as rodas girem em velocidades diferentes entre sí, ae que começa os problemas de 50% na frente e 50% atras sem nenhum tipo de variação!

Qual o problema?
Em piso escorregadio não tem problema nenhum, o pneu vai simplesmente escorregar não desgastando de forma acelerada ele e também não forçando as engrenagens do diferencial!
Em piso com aderência normal o problema é ficar acabando com pneu e forçando diferencial.
Ah mas eu uso assim e nunca aconteceu nada, tudo bem mas isso causa um desgaste a medio/longo prazo!

Mesmo na chuva eu não usaria 4x4 sem um diferencial variável, apesar da aderência não ser igual de asfalto seco, ainda assim é muito melhor do que terra para a qual a coisa foi desenvolvida, fora isso tem o fato desse sistema fazer com que as rodas andem com velocidade igual e nas curvas isso é a pior coisa possível para a estabilidade do veiculo, usar 4x4 nessa situação acaba trazendo uma "falsa sensação de segurança", entre aspas pq em linha reta a coisa acaba sim sendo mais seguro, mas apenas em linha reta!

[]'s
Paulo

PauloBH
04/11/2010, 14:29
Tenho uma L200 Outdoor 2007 AT, com pneus BF All Terrain. Se é chuva leve continuo no 4X2 e nunca tive problema. Se a chuva aperta um pouco, sempre passo para o 4X4 com o veículo a até 100km/h, isso em asfalto. Se estou na terra, sempre ligo o 4X4 sob qualquer condição de chuva. Sinto que melhora muito a dirigibilidade da pkp, inclusive às velocidades que estava antes da chuva. O estado de conservação dos pneus também é fundamental para a segurança em chuvas... Cuida com a reduzida, pois ela só pode ser engatada com o veículo parado e em N.

acsg
06/11/2010, 01:06
Pessoal sou novo no forum, acabei de adiquirir uma l200 sport 4x4 HPE AT, alguem saberia me dizer que "modulo" fica no acabamento da coluna, abaixo do painel do lado do carona? Comprei num leilão e embora o preço tenha sido irresistivel veio sem essa peça, e sem o manual não sei o que é.

Marcelo-HPE
06/11/2010, 08:47
deve ser o módulo de potência HPE.

Everton Júnior
06/11/2010, 20:25
Como o Marcelo falou, deve ser o modulo HPE.
Tenho um para vender, se interessar avisa.

Abraços!

PauloBH
06/11/2010, 23:04
Endossando o que disse os companheiros acima, é sim o módulo HPE...