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Ver Versão Completa : Tração da RANGER é boa?



Fernosto
26/10/2010, 08:59
Olá a todos, estou querendo trocar minha milona pra pegar um 4x4, estou entre Ranger e Hilux. Gostaria de saber se a tração da RANGER é boa, se ñ apresenta muitos problemas ou deixa o cara na mão!

Qualquer ajuda é bem vinda, valew!

Walter L. L. Casitta
26/10/2010, 09:10
Olá a todos, estou querendo trocar minha milona pra pegar um 4x4, estou entre Ranger e Hilux. Gostaria de saber se a tração da RANGER é boa, se ñ apresenta muitos problemas ou deixa o cara na mão!

Qualquer ajuda é bem vinda, valew!

Vai comprar nova ou usada? Nova não dá problema...

Fernosto
26/10/2010, 09:13
Usada...
Estou olhando uma Ranger 2000.

Walter L. L. Casitta
26/10/2010, 09:23
Usada...
Estou olhando uma Ranger 2000.

Justamente a 2000 ainda tinha roda livre a vácuo. A Ford acabou com isso em 2001 de tanto problema que dava...

Fernosto
26/10/2010, 09:36
Justamente a 2000 ainda tinha roda livre a vácuo. A Ford acabou com isso em 2001 de tanto problema que dava...
Valew Walter!
Vou deixar passar então, pois a tração é o principail motivo por eu estar trocando.

Henrique B
26/10/2010, 11:00
Usada...
Estou olhando uma Ranger 2000.

Faz um esforço e pega uma 2002, que já é INTERNATIONAL 2.8 PS, talvez até mesmo TGV:concordo:
Digo isto pq sei q vc não vai se arrepender, mas antes de comprar, mande num bom meca, pra dar uma olhada, pra ver se a viatura tá boa

RANGER CD, XL, 4X4, 2002
INTERNATIONAL 2.8 PS + TGV

Nava
26/10/2010, 13:42
TEnho uma 2.8 2002 e é um canhão.
4x4 funciona um reloginho...100% confiável.

Joaomsl
26/10/2010, 13:55
a tração da minha nunca deu defeito...muito confiável...principalmente na reduzida...a minha é 2004/2005...

valeu abraços

Raposo
26/10/2010, 16:17
A minha é 2001 e a tração nunca deu problema. Só não entendi qual a relação entre a CT e o motor...:pensativo:
Abç.

mauro cesar trannin
26/10/2010, 20:11
A minha é 2003,quando aciono a tração da a impressão de ela se levanta da lama.Muito boa!!:palmas::palmas::palmas:

Pequeno jr
26/10/2010, 23:16
A minha é 1999, já deu problema na RL a vácuo.

Travei o sistema e problema resolvido.

A forma de se travar o sistema tem aqui no forum

Deivid/silveira
27/10/2010, 00:00
A minha é 00 e nunca mais nunca deu problema.
Mas se eu fosse vc pegava uma 2002 por causa do motor 2.8, pois não troquei a minha ainda que é 2.5 e muito boa por sinal porque não achei nada que preste e estaja a altura de procedência da minha.

Boa sorte

Moisés S.M
27/10/2010, 09:32
já tive uma 2001 q não era roda livre,hj tenho uma q é roda livre e acho o sistema muito bom apesar d ter dado problema no vacuo,é simples de resolver,coloca as rodas AVM e seja feliz,pode ter certeza q as homocineticas,cardã dianteiro,diferencial etc...vão agradecer,duram muito mais do q as 2001> em diante,q andam o tempo inteiro com todo o conjunto ligado sem estar com o 4x4 ligado,e outro ponto positivo pras rodas livres:o consumo de combustivel é menor..
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-157419116-roda-livre-manual-avm-ford-ranger-27-estrias-470-_JM

Odair73
04/11/2010, 07:12
Olá pessoal. A minha é uma 98 diesel 2.5cs 4x4, ela está no cavalete esperando doc. Pretendo dar uma geral nela inclusive por roda livre.

Pequeno jr
04/11/2010, 12:07
Caso queira passar para o sistema das Ranger 2001 acima, olhe esse tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69517

Edintruder
04/11/2010, 22:53
A minha só tive problemas no motor elétrico graças aos meus cachorros. Algum deles roeu o chicote de acionamento do motor, porém, depois de resolvido isso, sempre funcionou 100%. É um sistema de 100% de confiança. Funciona muito bem até debaixo da água. MAS, comparando com a tração da Hilux, a Ranger fica comendo poeira em confiabilidade e durabilidade... Porém, no quesito picape, a Ranger 2.5 merece ser comparada com a Toyota SRV 3.0, pois as SR5 2.8 são muito lerdas no andar.

Deivid/silveira
04/11/2010, 23:24
Realmente é de muita confiança.
Esses dias eu estava em Arambaré ... e tinha queimado a a luz da gabine, eu tinha uma reserva...parei no posto e coloquei, quando fui colocar deu um pequeno curto, e estava com o dimer ligado. A luz não acendeu, então liguei a viatura e me fui para estrada e a merda do indicador do 4x4 começou a piscar no painel... e eu put@ que pariu... aaaaaaaaaaaaaaa
Verifiquei os fusiveis, e da posição 26 de 10am tinha se esqualepado, a sorte que eu tinha de reserva e troquei e tudo OK.

Abs

Pequeno jr
04/11/2010, 23:52
A minha só tive problemas no motor elétrico graças aos meus cachorros. Algum deles roeu o chicote de acionamento do motor, porém, depois de resolvido isso, sempre funcionou 100%. É um sistema de 100% de confiança. Funciona muito bem até debaixo da água. MAS, comparando com a tração da Hilux, a Ranger fica comendo poeira em confiabilidade e durabilidade... Porém, no quesito picape, a Ranger 2.5 merece ser comparada com a Toyota SRV 3.0, pois as SR5 2.8 são muito lerdas no andar.

Qdo vc fala delas, está falando das antigas que tinham AVM + engate manual, correto?

As novas são RL vacuo ou elétricas, igual a Triton.

CAVESO
26/12/2010, 01:05
Galera rangeira!

Procurei um tópico mais específico, mas acho que esse é o mais próximo do que preciso...

Meu irmão pegou uma ranger CS 4x4 com motor 2.5 (não sei o ano) que veio sem t-case.

Como ele tem uma t-case de cherokee sobrando, resolveu adaptá-la na picape (flangeando a caixa)....

O problema: a t-case da cheroka é 4x4 full :parede:

Pergunto: existe possibilidade de adaptar roda livre no eixo dianteiro da ranger?

Abs

TylerNTL
26/12/2010, 09:55
Galera rangeira!

Procurei um tópico mais específico, mas acho que esse é o mais próximo do que preciso...

Meu irmão pegou uma ranger CS 4x4 com motor 2.5 (não sei o ano) que veio sem t-case.

Como ele tem uma t-case de cherokee sobrando, resolveu adaptá-la na picape (flangeando a caixa)....

O problema: a t-case da cheroka é 4x4 full :parede:

Pergunto: existe possibilidade de adaptar roda livre no eixo dianteiro da ranger?

Abs

Até onde sei se ela originalmente tiver RL a vácuo (1998-2000) é simples. Se for (2001-2010) tem que trocar um monte de coisas no eixo dianteiro.

Pequeno jr
26/12/2010, 10:53
Galera rangeira!

Procurei um tópico mais específico, mas acho que esse é o mais próximo do que preciso...

Meu irmão pegou uma ranger CS 4x4 com motor 2.5 (não sei o ano) que veio sem t-case.

Como ele tem uma t-case de cherokee sobrando, resolveu adaptá-la na picape (flangeando a caixa)....

O problema: a t-case da cheroka é 4x4 full :parede:

Pergunto: existe possibilidade de adaptar roda livre no eixo dianteiro da ranger?

Abs

Caveso, pelo visto a RAnger dele é acima de 2001 correto???

Para passar para o sistema com RL teria que achar um eixo completo das Ranger abaixo de 2000 ou ... virar professor pardal e tentar adaptar uma, pois as Rangers acima de 2001 não utilizam mais RL o sistema é ligado direto.

CAVESO
26/12/2010, 10:56
Tyler, Pequeno,

Se não me engano a ranger é 2000............

Se for mesmo desse ano é só tirar a RL a vácuo e colocar uma mecânica?

Abs

Pequeno jr
26/12/2010, 11:07
Tyler, Pequeno,

Se não me engano a ranger é 2000............

Se for mesmo desse ano é só tirar a RL a vácuo e colocar uma mecânica?

Abs

Se o ano for esse .. é só fazer isso mesmo ..não lembro o topico, mas o Walter colocou o código das RL da AVM para Ranger em algum canto.

CAVESO
26/12/2010, 11:15
Opa, valeu pessoal!

Edintruder
26/12/2010, 14:39
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164219124-roda-livre-avm-ford-explorer-ranger-bronco-_JM

Vale o investimento!

mauriciof
26/12/2010, 15:13
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-164219124-roda-livre-avm-ford-explorer-ranger-bronco-_JM

Vale o investimento!

só que a rl da ranger 98-2000 é a 470, e não a do anuncio

Edintruder
26/12/2010, 19:27
É só fazer a pergunta pro vendedor...

mauriciof
26/12/2010, 20:53
É só fazer a pergunta pro vendedor...

não precisa, no site da avm já está especificado:

Explorer 90--94 , Explorer 95--> , Ranger 90--97 modelo é 465, a do anuncio

Ranger 98-00 modelo é 470


no site da avm ainda diz que o numero de estrias é o mesmo, mas aparentemente o sistema de encaixe é que é diferente

Nava
26/12/2010, 21:41
Ainda, vale a pena pensar no tal "pituco" e economizar varias latinhas com RL.

CAVESO
06/01/2011, 13:56
Ainda, vale a pena pensar no tal "pituco" e economizar varias latinhas com RL.

Que raio de pituco é esse? :pensativo:

rubensx
06/01/2011, 14:29
Que raio de pituco é esse? :pensativo:

cavesgão:


http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7524


caso esteja com preguiça:



Aloha a todos,

Acho que a maioria dos picapeiros sabe que a Ranger é bem capaz no off-road, mas o que peca é o sistema Ford de tração eletronica. Um dos maiores problemas desse sistema é a rodalivre automática que é ativada por vácuo pelo módulo eletronico da tração. Acontece que as mangueiras de vácuo depois de um tempo ressecam e/ou pegam sujeira, o que muitas vezes leva ao não travamento das rodas livres, e portanto sem tração dianteira. Isso só acontece das Rangers de 98 até 2000, as de 2001 pra cima não veem com roda-livre, o sistema delas é ligada direto.

Como sou (mal) acostumado com a tração super confiável do Samurai, que é roda livre manual, e nunca me deixou na mão, comecei a pesquisar. Vi que os colegas argentinos usam um sistema conhecido por eles como PITUTO (http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/pituto.htm) e coloquei as maos para trabalhar e fazer na minha Ranger.

Com esse sistema PITUTO voce aciona manualmente as rodas livres, e pode inclusive funcionar simultaneo ao sistema automático da Ranger. Por exemplo, voce seleciona 4x4 e deixa a roda livre automatica funcionar, se por um acaso nao travar, voce desce do carro e trava manualmente, como se fosse uma roda livre manual. E o melhor disso tudo é o custo, me saiu por R$ 20,00.

Primeiramente, voce terá que pedir a algum torneiro tornear uma barra MACIÇA de aluminio (em um diametro de 30mm) para fazer os PITUTOS ou os BOTÕES propriamente ditos. São duas peças, uma para cada roda, e o serviço do torneiro + pedaço da barra me custou R$ 20,00.

O botão PITUTO ja torneado

http://img205.exs.cx/img205/6013/fotospitutoranger0108ut.th.jpg (http://img205.exs.cx/img205/6013/fotospitutoranger0108ut.jpg)

As medidas para passar pro torneiro são essas

http://img214.exs.cx/img214/3628/pituto7ao.th.jpg (http://img214.exs.cx/img214/3628/pituto7ao.jpg)
A: 30mm
B: 20mm
C: 22mm
D: 18.5mm

Obrigado ao amigo Chenghsien do forum ClubRanger4x4.com.ar que me passou essas medidas, só pedir pro torneiro fazer elas exatas.

Depois, eu fui pra Ranger, aproveitando que esse domingão tavam reformando a loja que eu tenho e tinha que ficar por lá para ver como tava o andamento, parei a Ranger perto e fui dar uma fuçada nela.

Tirei a tampa cromada da roda (que é a original) e fiquei cara a cara com a roda livre. Para desmontar a roda livre é bem simples, coloque uma chave de fenda num dos buracos ao redor (bem na ponta) e gire no sentido anti-horário. Com isso, deve se soltar e conseguir tirar as peças, e a roda livre sem o miolo ficará assim

http://img201.exs.cx/img201/8012/fotospitutoranger0099fy.th.jpg (http://img201.exs.cx/img201/8012/fotospitutoranger0099fy.jpg)

As peças retiradas são essas:


http://img201.exs.cx/img201/283/fotospitutoranger0078rw.th.jpg (http://img201.exs.cx/img201/283/fotospitutoranger0078rw.jpg)

No topo, o diafragma, na esquerda a tampa da rl e na direita o miolo.

O miolo (de plástico) voce notara que o funcionamento é bem simples, quando dado pouca pressão (cerca de metade do curso de pressionamento) ele fica travado, mas se voce der mais pressão (indo ate o final do curso) voce vai notar que a mola fica destravada e o miolo se abre. O que faremos sera somente permitir que façamos esse movimento de trava e destrava pelo botão.

Depois disso, voce terá que cortar a telinha de metal que fica na tampa, com uma furadeira e uma broca na medida, furei somente na tampa, retirando tambem as partes plásticas que ficam atrás dessa telinha de metal. Depois é so encaixar o pituto no buraco, com a parte maior para dentro.
http://img227.exs.cx/img227/6757/fotospitutoranger0129ma.th.jpg (http://img227.exs.cx/img227/6757/fotospitutoranger0129ma.jpg)


http://img227.exs.cx/img227/197/fotospitutoranger0111dc.th.jpg (http://img227.exs.cx/my.php?loc=img227&image=fotospitutoranger0111dc.jpg)


Depois coloque o diafragma no miolo (com cuidado, bem encaixado, pois o diafragma evita entrar agua e sujeira para a RL) e coloque na roda. É mais fácil deixar o miolo travado para colocar.


http://img227.exs.cx/img227/4132/fotospitutoranger0132cr.th.jpg (http://img227.exs.cx/img227/4132/fotospitutoranger0132cr.jpg)

Depois, prenda a tampa + pituto na roda livre, e para travar a tampa, basta com a chave de fenda girar a tampa no sentido horário.


http://img227.exs.cx/img227/2198/fotospitutoranger0157lu.th.jpg (http://img227.exs.cx/img227/2198/fotospitutoranger0157lu.jpg)

E pronto, voce ja tem roda livre manual na sua Ranger.


http://img227.exs.cx/img227/4648/fotospitutoranger0163yq.th.jpg (http://img227.exs.cx/img227/4648/fotospitutoranger0163yq.jpg)

Quando precisar, basta apertar o pituto ate um pouco mais do meio e a roda livre ficara destravada, ou apertar o pituto até o final, e tera a sua roda livre travada!


http://img227.exs.cx/img227/3979/fotospitutoranger0178xm.th.jpg (http://img227.exs.cx/img227/3979/fotospitutoranger0178xm.jpg)

Ahh claro, crianças, só facam isso em casa sob supervisão de um adulto
http://img227.exs.cx/img227/8244/fotospitutoranger0lj.th.jpg (http://img227.exs.cx/my.php?loc=img227&image=fotospitutoranger0lj.jpg)

ah tme sempre como ir pra idéia fraca:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=84743

CAVESO
06/01/2011, 17:13
Rubens,

Mais ajuda do que isso só você torneando os pitucos e vindo aqui montar...rsss

Valeu mesmo!

rubensx
06/01/2011, 18:55
Rubens,

Mais ajuda do que isso só você torneando os pitucos e vindo aqui montar...rsss

Valeu mesmo!

PITUTO owww aahuhauahuhu
:mrgreen:

vc viu o link das idéia fraca?

Pequeno jr
06/01/2011, 21:48
Rubens,

Nas trilhas uma quase original aqui do DF nas trilhas e eventos:

http://video.google.com/videoplay?docid=-3778816456952664913&hl=en#

http://www.youtube.com/watch?v=D3FDC70JP_U&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=BJ-oByoPYzQ&feature=related


Imagina fazendo o monstro que você está pensando.

CAVESO
07/01/2011, 00:09
vc viu o link das idéia fraca?

Vindo de vc eu não esperava outra coisa..:odedo:

Emarins
08/01/2011, 18:58
Ja tive uma 99/99, a tração dava problema direto... Ai eu mesmo desmontei o motor de acionamento, troquei as escovas e fiz uma limpeza geral... Despoi disso nunca mais deu problema.