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Ver Versão Completa : Dúvidas e Problemas Gerais com Defender 90



Leonardi
26/10/2010, 00:16
Pessoal, comprei meu primeiro 4x4, uma noventinha há quase 2 meses. Ano 2000, de Florianópolis, bem usada, mas inteira. Na verdade achei que não tivesse tanta coisa pra arrumar. Na verdade já fiquei na estrada com ela na volta pro Paraná com problemas no alternador, mas isso já arrumei. Vou citar alguns problemas e quem souber me ajude por favor.

Parte elétrica - esta bem ruim. O farol já arrumei, só coloquei rele e já melhorou muito. Tem interferência, quando liga meia-chave a luz interna e o painel enfraquece. Quando ligo o farol ou o ar o relogio da temperatura sobe. Alias, a temp. estava subindo muito, então instalei um termometro de mercurio naquele tampa, rosca de plastico do motor. O Adam 4x4 disse que não era pra mexer nessa tampa e sempre usar de plástico, agora eu coloquei uma de ferro para adaptar o termometro. Mas ainda acho que falta a valvula termostatica pois a temperatura só fica baixa. A bóia de combustivel nao funciona, e o dono antigo colocou o relogio do diesel do lado direito do ascendedor de cigarro (pra ver quanto tem de diesel tem que pedir pro carona, haha). O sensor do bloqueio parou de marcar, mas o bloqueio esta funcionando, vi um tópico sobre o sensor, acho que tenho que tirar a coifa e mexer no sensor na caixa.

Velocidade - eu sabia que o Defender não andava, mas nao achei que era tanto, ou tem algo errado. Para manter 100 a 110 km/h no asfalto plano tem que mater o pé no fundo e para manter 70 a 80 km/h na subida é uma briga, isso que a bomba está aberta. Creio que não seja por causa dos pneus 33". Trocarei todos os lubrificantes e filtros essa semana e farei uma limpeza nos bicos para ver se melhora. Tomara que não seja algo mais sério. Também acho que seria interessante tirar e limpar o tanque de combustível. Aquele filtro (copo) na saída do tanque está com cara de muito velho, inclusive já quebrei a borboleta tentando drenar.

Barulho e Calor do Motor e Caixa - também saiba que esse jipe era barulhento mas nem tanto. É assim mesmo? ao ponto de ter que gritar pra conversar as vezes? Uma manta térmica e acústica sobre a caixa e atras do motor resolve? Qual a melhor maneira pra isso?

Caixa - há folgas (barulho) nas trocas de marcha, principalmente 4º e 5º. Também dá tranco quando se esta acelerando e tira o pé repentinamete. A impressão que da é que as engrenagens estão folgadas. Me disseram que um pouco é normal e não se deve tirar o pé rapidamente como num carro. É isso mesmo? As alvancas também chacoalham muito dependendo a marcha.

Borrachas portas - quais as melhores adaptações? Sei que a de corcel serve mas como fazer as imendas, os cantos. E que borracha usar no pé da porta, beirando o assoalho?

Porta traseira - as dobradiças estão boas, firmes, mas a janela ainda vibra e pelo retrovisor consigo ver a fresta que fica entre a lata e a borracha quando da vibração. O step é fino e não força tanto. Vou regular a fechadura e colocar borracha no batente. Alguma outra dica?

Ar condicionado - não gelar tanto é normal? Principalmente nas saída de ar do motorista? Quando ligo o ar então a velocidade do carro piora mais ainda. Sem chance de viajar.

Ar quente - esta isolado, acho que o radiador está furado. Como fazer?

Limitador da porta - existe alguma que sirva?

Bloqueio diferencial - afinal de contas é bloqueio de diferencial ou caixa? Me disseram que sem bloqueio o defender mantem 75% da tração na traseira e 25% na dianteira e quando liga o bloqueio ele distribui igualmente. Entao no meu ver quando ele esta bloqueado ele fica igual a qualquer outro 4x4, ou não é isso? Tambem me disseram que ele deve ser ligado andando e sem o pé na embragem e que nao há restrição de uso quanto a curvas, só que já usei em curvas e escutei estralos. Como é isso?
O que percebi ao subir um barranco é que as rodas da frente ficaram patinado e as traseiras paradas, ao ligar o bloqueio as traseiras então giraram. Então isso não é bloqueio de diferencial e não poderia ter problema de usar em curvas.

Bom, acho que já é o bastante para começar. Espero contar com a ajuda do pessoal das Land.

Abraços e Obrigado

Carlão Rover
26/10/2010, 09:23
Olá Leonardi!

Você está sendo um bom exemplo aqui no fórum para todos, da importância do conhecimento do condutor, antes de pilotar uma Defender. Não podemos sair no volante como se fosse um carro nem um SUV. É um jipe único, um Land Rover.

Parabéns por entrar no grupo.

Pelo seu relato sua Land foi bem usada mesmo!Mas tudo bem, agora é a hora de cuidar dela e de você aprender a guiá-la para ter segurança e durabilidade!Não dá para dar certeza em nada do que ocorre nos seus problemas sem fazer testes na viatura, mas vamos tentar dar uma "luz".

1. Em relação a interferência elétrica temos que suspeitar do regulador de voltagem do alternador e em seguida de curtos nos sistemas elétricos que você citou. Algo não funcionando(sensor da bóia) já é um possível sinal de curto.

Muito bom o seu relato de que o alternador pifou na estrada. Isso mostra o quanto a temperatura elevada(com sobrecarga no motor) prejudica o rolamento do alternador. Todos que me relataram problemas no alternador foram em estradas. O fato de estar buscando aceleração no limite da sua viatura, indica sobrecarga no motor.

2. Os pneus 33" influenciam sim na sua velocidade, principalmente em motores originais ou com pouca performance. A melhor coisa a se fazer antes de mais nada é testar a pressão dos cilindros que irá dizer o estado geral do seu motor. O barulho se estiver muito grande suponho que esteja com pneus MUD, além da sobrecarga que já ficou clara no seu motor. Devia ter trocado os óleos e filtros antes de viajar. Verifique se o filtro do ar não está sujo, pois isso influencia muito no desempenho.

3. Caixa. Aqui antes de dar qualquer palpite, precisamos aprender a conduzir a Defender. Aprenda o momento certo de trocar as marchas e como conduzir a viatura. Troque o óleo do câmbio e da transferência também, antes de mais nada.

4. NUNCA rode no asfalto ou altas velocidades com o bloqueio central acionado. Este bloqueio é na caixa e controla a tração entre o eixo dianteiro e o traseiro. O diferencial central corrige a aceleração desigual nas curvas entre os eixos dianteiros e traseiros, mantendo a tração sem forçar o conjunto mecânico.

Leve sua Land para um mecânico que conheça do assunto(mesmo que pague um pouco mais), faça um orçamento e poste aqui, que poderemos te ajudar. Não rode mais com sua viatura até revisá-la e tirar suas dúvidas na direção, pois do contrário poderá quebrar muita coisa.

Abraço.

caique
26/10/2010, 10:46
Leonardi, na minha opinião a única coisa normal em todo o seu relato é o alternador pifar, isso é bem típico de defender. Agora, o resto é coisa de carro sambado, mas nada que o tempo e algum $$$ não resolva.

O ponteiro de temperatura subindo sem razão pode ser o fio de aterramento negativo, que sai da bateria e conecta-se no chassi. Retire ele, lixe bem os contatos e o ponto do chassi e o problema pode estar resolvido.

abçs, bem vindo e boa sorte.

CGAUER
26/10/2010, 12:46
Alternador é normal,

coloque o da Sprinter e NUNCA mais tenha problemas. Os rolamentos do original são subdimensionados para a tenção de uma correia 7PK, está no manual técnico automotivo da Bosch; a dimensão dos rolamentos do alternador original seria para correias 5PK ou correias em V. É um erro basico de projeto, provavelmente para continuar com o mesmo alternador do 200TDI. Acontece na estrada ou no farol em marcha lenta, como aconteceu com um colega próximo.

Folgas na transmissão,

diferente dos 110 e 130 com seus frágeis e problemáticos estriados dos semi eixos traseiros, os 90 deste ano não tem muitos pontos crônicos de folga. Logo, verifique as cruzetas e o pivô da barra em formato "A" na traseira, item comumente chamado de "Ball Joint". Estas folgas geram terríveis barulhos e trancos, independente de que tipo de motorista você é.

Um outro ponto comum de folga na transmissão é o disco da embreagem, alguns tem um movimento intencional de ± 180˚ limitado por uma mola não aparente, para garantir engates mais suaves. Troque por um conjunto Valeo da Defender 130 ficará preciso como um 4x4 japonês.

Aproveite a investida e verifique todas as buchas de suspensão e os amortecedores. Eles tem papel fundamental na dinâmica do carro.


Potência,

verifique a compressão do motor e o sistema de injeção e admissão. Lave o intercooler por dentro com thinner e por fora também. mas antes, se vc tiver snorkel, provavelmente este é o culpado. Se não for Safari ou Fabrico é porcaria e com certeza está fazendo a mangueira de entrada do turbo colapsar (o Fabrico4x4 é o único que é realmente bem feito e super dimensionado, além de não atrapalhar em trilhas estreitas e eliminar o dreno inferior do sistema de admissão). Apenas remover o snorkel ruim não vai ajudar, vai ter que trocar a mangueira de entrada de ar no turbo (perdeu a forma). Meu 110 quando peguei apresentava o o mesmo sintoma.

Motor fora do ponto tem o mesmo sintoma. Troque a correia dentada, coloque no ponto e depois de 10mil Km verifique o ponto novamente (ele costuma ficar minimamente atrasado depois que a correia assenta).

Um bom Defender com motor 300TDI em dia, deveria ser capaz de manter 100km/h em 5a marcha na reta e com pneus originais, sem precisar encher a turbina totalmente (ou seja, sem que vc perceba o tradicional barulho de turbo cheio).

Parte elétrica,

verifique o terra de todo o carro, no chassi, no painel e no motor (junto à caixa de transferência). Verifique também o borne positivo da bateria, onde o cambo auxiliar encontra o borne. Comum ponto de oxidação por diferença metálica (oxidação eletrolítica). Olhe bem onde os cabos são prensados, muitas vezes não se enxerga a oxidação (cor branca).


Agora que você faz parte do time, prepare-se para alguns usuários que creditarão todos os defeitos crônicos do LR à maneira de dirigir ou eventual uso que você dê ao veículo. Ignore e resolva cada um das vulnerabilidades do projeto. O resultado será um veículo que mesmo exigido em seu extremo, jamais vai te deixar na mão.

LR tem ± uma dúzia de falhas em seu projeto. Ainda bem que são todos de facílima solução.

Abraços

Clemente

Carlão Rover
26/10/2010, 20:04
Alguém pode me explicar como um alternador que durou 10 anos em um veículo, tem falha no projeto?????E exatamente após 2 meses com o novo dono PIFA?!?!!


Abraço.

Leonardi
26/10/2010, 22:53
Carlão, o problema é ao contrário. Exatamente por estar na mão de alguém que não cuidava e por ter ficado bom tempo em garagens para venda é que o carro apresentou esses problemas. Troquei o regulador de voltagem do alternador assim que comprei o carro ainda em Florianópolis, quem trocou foi o Adam 4x4 (especializado em Land). Oque aconteceu foi que a fiação que não estava protegida derreteu ao encostar no coletor e não carregava mais a bateria, deu curto e queimou novamente o regulador. Então em Curitiba troquei o regulador novamente, queriam 500 reais num Bosh, entao coloquei um Gauss por 100 reais. Até agora não deu problema. O alterandor é do Ford Fiesta.

Leonardi
26/10/2010, 23:11
Obrigado Clemente pelas respostas profissionais.
Meu Land tem snorkel sim e é Safari, mesmo assim estarei verificando.

Hoje mexi na porta traseira do jipe. Tirei o step da porta e vi que a cola do vidro traseiro está toda ressecada e quebradiça e o vidro está batendo, outra coisa fácil pra arrumar. Não sei se o limpador traseiro funciona, acho que o motor está desligado ou queimado. Na verdade onde ligo o limpador e esguicho traseiro? na chave da direita não achei nenhuma posição que fizesse acionar ou está queimado mesmo. O batente do interruptor da luz de teto trazeira quebrou, ele é rebitado na lata e esta enferrujado.

mouramares
27/10/2010, 09:39
Leonardi, seja bem vindo, como deu pra notar, temos excelentes amigos que sempre nos auxiliam nesta feliz empreitada, que é ajustar um defender, vide as sábias informaçoes dos zelosos amigos. Quanto ao limpador traseiro, minha 90, que tbm é 2000, o proprio interruptor do limpador traseiro que vai no painel, tem um botao ao centro que aciona o esquicho no vidro traseiro, é muito bom tomar pé do que se tem que fazer, pois vc fica sabendo da viatura que tem e o que foi feito nela, para nao ser pêgo de surpresa, mas ao final vc verá que é uma bela terapia, parabens pela maquina.

alexx.files
27/10/2010, 09:52
Obrigado Clemente pelas respostas profissionais.
Meu Land tem snorkel sim e é Safari, mesmo assim estarei verificando.
Hoje mexi na porta traseira do jipe. Tirei o step da porta e vi que a cola do vidro traseiro está toda ressecada e quebradiça e o vidro está batendo, outra coisa fácil pra arrumar. Não sei se o limpador traseiro funciona, acho que o motor está desligado ou queimado. Na verdade onde ligo o limpador e esguicho traseiro? na chave da direita não achei nenhuma posição que fizesse acionar ou está queimado mesmo. O batente do interruptor da luz de teto trazeira quebrou, ele é rebitado na lata e esta enferrujado.

Leonardi, seja bem vindo ao clube.

Acho interessante vc já colocar o suporte de estepe na sua Land, pelo visto a porta já está começando a entortar. Os suportes que são vendidos no mercado tiram o peso do estepe da porta e transferem para o chassis e dobradiça.

Faça isso antes de reparar a porta porque senão vai acontecer novamente.

[]´s
Alex

Leonardi
27/10/2010, 13:04
Mouramares, eu acho que o antigo dono tirou esse interruptor do limpador traseiro. Fora as chaves setas e do limpador dianteiro nao tem mais nada. Onde fica esse interruptor?
Obrigado

Leonardi
27/10/2010, 13:06
Alex,
como é esse suporte de estepe que não força a porta, vai fixado onde? Onde encontro?
Obrigado

alexx.files
27/10/2010, 13:39
Veja o link abaixo. Esse é somente um dos fabricantes, se você procurar nas lojas virtuais de produtos off-road encontrará outros modelos mas que seguem a mesma geometria.

Ele fica preso em uma das dobradiças da porta e embaixo fica preso na travessa do chassis (vulgo parachoque). O meu suporte é muito parecido com esse e tem uma borracha que conecta o suporte a porta para que os dois abram juntos, porém a borracha não transfere esforço para a porta.

http://www.tracaooffroad.com.br/Defender.htm

[]´s
Alex

rafaelfernandez
27/10/2010, 17:33
Mouramares, eu acho que o antigo dono tirou esse interruptor do limpador traseiro. Fora as chaves setas e do limpador dianteiro nao tem mais nada. Onde fica esse interruptor?
Obrigado

Na minha fica acima do radio, no meio do console.

[]´s
Rafael

vicentemelo
28/10/2010, 16:37
Prezado Leonardi,
Bem vindo a lenda! E aos sacrifícios que os antigos donos deixam de presente para nós, “ pobres mortais de usuados”. Caramba, o antigo dono pelo visto só sabia abastecer e pagar IPVA! Que descuido, hem? Ainda bem que é LR e com um pouco de paciência e muito $$$ dá prá dar uma calibrada.
Algumas opniões (já passei por isso também, mas com uma viatura muito mais conservada):
PARTE ELETRICA: não posso reclamar, tenho um 110 / 2000 e nunca tive problemas, apenas manutenção normal de lâmpadas e alternador (ele ainda é original, acredite!) Uma dica é evitar muita geral, água demais é um crime.
VELOCIDADE / MOTOR: velocidade nunca foi o forte da Defender,mas a sua tá muito a desejar,com certeza os pneus 33 prejudicam bastante, aconselho usar no máximo 265 (utilizo bf 264 all, são perfeitos,no período de chuva, ando bastante em estrada de terra, troco por mud 265, apenas um ajuste para não raspar no chassi e tudo bem, excelente na terra, asfalto, cidade sem nenhum barulho mesmo depois de usado).No seu caso, trocaria imediatamente, todos os filtros, todos os óleos, todas as mangueiras do motor, e sem dúvida nenhuma a correia dentada. A partir daí você faz sua própria planilha de trocas e fica sabendo que tá acontecendo. Com certeza o antigo dono, nunca trocava filtro de ar (limpar filtro de ar e trocar com km alta é um crime). Não trocar filtro de óleo lubrificante e filtro de combustível (os dois) em todas as trocas do óleo do carter é pecado mortal. Drenar o elemento filtrante semanalmente deve tornar um vício. Se possível procure abastecer em só lugar que tenha confiança e sempre biodiesel filtrado, se for metropolitano (aquele amarelo) melhor ainda.Tudo indica que seu motor foi castigado com partículas de sujeira (falta da troca de filtro) e tá de mau a pior. Já vi Land com 90 mil precisando fazer motor todo devido a maus tratos. Não sou pessimista, mas se prepara, para uma cacetada, uma mexida geral vai parar em 8mil, mas vale a pena, o seu carro vai ser outro. Pois uma Defender no asfalto tem que andar tranqüilo em 100 / 110 km/h sem pé embaixo (que também é outro crime para esse coraçãozinho fraco 2.5)
BARULHO E CALOR: checada nos calços de cabine e braços das suspensões, principalmente os dois traseiros que tem um encaixe em triangulo. Na minha 110 sempre teve um calor excessivo, mas suportável perto dos pedais e nos pés do passageiro da frente.
TRANCOS: ter um Defender é aprender a dirigir de novo, todas as trocas de marcha devem ser precisas e retirada do pé da embreagem devagar, como se estivesse arrancando. Um pequeno tranco é normal, desacelerando ou acelerando abruptamente (outro crime), mas em excesso pode ser desgaste na ponta do semi eixo que acopla a roda. Já amigos, retirarem o semi eixo pela tulipa (fica depois da roda) e um bom torneiro sextavar a ponta de eixo (ele é frezado) e abrir a guia para colocar a nova trava.Fica um show e ponto final, custo barato.A minha ainda não fiz, mas com certeza quando a folga aumentar farei certamente. Aconselho a troca de óleo das caixas e diferenciais a cada 10 mil kms, é muito barato comparando com as engrenagens, planetárias, etc e tal.
BORRACHAS E PORTA TRASEIRA: adaptar, peças paralelas, isso não existe em Defender, tem que ser original ou então o gasto é dobrado, esqueça peças de outros carros, várias revendas parcelam em boletos em ate 6x, melhor do que dar cabeçada depois. Quanto a porta traseira, o problema é o peso do estepe (40 kg!). Coloque suporte que transfira o peso para a outra parte do carro. Tenho o suporte da Tração, tem bicos para engraxar, é perfeito!
AR: quente e frio nunca tive problema, o frio então, chamamos aqui de “gela-saco”, é um negócio para resfriar, um freezer! Com ar ligado automaticamente a potência do motor cai aproximadamente 10%, por isso, é viável ligar o ar em descidas muito íngremes para tirar um pouco a força do bicho.
BLOQUEIO: assino embaixo que nosso amigo Carlão Rover disse, NUNCA utilize em condições de estrada boa, e não se esqueça ACIONAR SEMPRE COM O CARRO EM LINHA RETA E SEM PATINAR.
O grande barato é que tem muita gente pra ajudar, vai em frente isso vira um vício!

Carlão Rover
28/10/2010, 18:24
Vicente, já sou seu fã.

Concordo em tudo que disse. Vejo que conhece muito bem o que tem na mão e como conduzir (claro que segundo a minha opinião).

E parabéns pelo alternador original (o meu também é desde 1996/97). Mais um para estatística de que sabendo conduzir dura o que tem que durar.

Abraço.

vicentemelo
28/10/2010, 21:06
Prezado Carlão,
se me permite, copio e colo suas palavras aqui.
Na verdade tenho 2 viaturas, 1 Defender 110 / 2000 e um Band Fechada Longa 91 / motor 364 / DH /Bancos Rally / Amortecedor Rancho / Freio a ar e tudo mais pra deixar o "trator estável e macio" (já andou com Bandeirante?) A Band é da esposa (não toca nela senão dá divórcio).
Trabalho com o ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra e estas viaturas trabalham também, levando os cliente nos locais e cachoeiras de difícil acesso, veja link:
www.fazendinhadacanastra.com.br (http://www.fazendinhadacanastra.com.br)
Com isso, elas tem que tá sempre 100%, e nunca...nunca mesmo, podem dar pau em trabalho com os clientes, por isso, estudo, pesquiso, monitoro e conheço a fundo cada uma delas.
Tenho planilhas de manutenção, vista explodida de várias partes, baixei na net todos os manuais que consegui achar, e meu mecânico trabalha com notebook aberto ao lado dele conferindo todos os torques e regulagens de fábrica, sou digamos, chato com elas, todas as peças originais e não admito as famosas "cambiarras".
Tô precisando de uma dica, meus dois vidros traseiros estão vibrando e fazendo barulho quando fechados (abertos e com a trava acionada tudo normal), acredito que as canaletas já eram (são originais). Alguma opnião para remediar o problema ou só a troca das canaletas (nunca fiz manutenção nessa parte, é simples ou complicado?)
A gente se fala e podemos ajudar a todos.
Abraço
Vicente
LR Defender 110 SW / 2000 / BF AT 265
Toyota Band Longa 1991 / OM 364 / BF MUD 265 / RANCHO / DH

alexx.files
28/10/2010, 21:24
AR: quente e frio nunca tive problema, o frio então, chamamos aqui de “gela-saco”, é um negócio para resfriar, um freezer! Com ar ligado automaticamente a potência do motor cai aproximadamente 10%, por isso, é viável ligar o ar em descidas muito íngremes para tirar um pouco a força do bicho.


Já tinha ouvido falar em freio dinâmico mas em reduzida dinânima é a primeira vez. :palmas:

[]´s
Alex

alexx.files
28/10/2010, 21:33
Trabalho com o ecoturismo no Parque Nacional da Serra da Canastra e estas viaturas trabalham também, levando os cliente nos locais e cachoeiras de difícil acesso, veja link:
www.fazendinhadacanastra.com.br (http://www.fazendinhadacanastra.com.br)


Vicente, no fórum de eventos tem o tópico do IV encontro do nosso clube e foi cogitado Serra da Canastra. Passa lá e deixa uns pitacos, ter um guia local no grupo é muito bom...

[]´s
Alex

Leonardi
01/11/2010, 13:27
Problema: mola traseira desencaixando do prato superior. Alguem já teve esse problema? Como solucionou? Me disseram que pode ser mola cansada. Poderia ser colocado um calço na mola. Um mecanico me disse para soldar uma chapa para não deixa-la desencaixar.

O que acham?

Obrigado

FALOTICVS
01/11/2010, 15:32
Problema: mola traseira desencaixando do prato superior. Alguem já teve esse problema? Como solucionou? Me disseram que pode ser mola cansada. Poderia ser colocado um calço na mola. Um mecanico me disse para soldar uma chapa para não deixa-la desencaixar.

O que acham?

Obrigado


O que achamos ?

GAMBI detected.

Leonardi
01/11/2010, 20:32
O que achamos ?

GAMBI detected.

O que voce quis dizer com "GAMBI detected"? Se quis dizer "gambiarra" não...não é esse o problema pois a suspensão esta toda original.

Carlão Rover
01/11/2010, 21:25
A mola pode escapar em uma trilha por exemplo, se o eixo não tiver limitador de curso ou se a mola como a sua não estiver com uma trava. Repare que existem dois parafusos por dentro da mola que se instala uma peça presa a eles que seguram as molas.

Carlão Rover
01/11/2010, 21:29
Problema: mola traseira desencaixando do prato superior. Alguem já teve esse problema? Como solucionou? Me disseram que pode ser mola cansada. Poderia ser colocado um calço na mola. Um mecanico me disse para soldar uma chapa para não deixa-la desencaixar.

O que acham?

Obrigado

Não precisa soldar nada...

É só colocar a "chapa" parafusada feita para isso, como disse antes.

Mola cansada não tem nada a ver. E calço de mola vai agravar ainda mais este seu problema.

E lembre-se que a mola não saiu sozinha, foi a sua condução que levou a isso.

Abraço.

FALOTICVS
02/11/2010, 06:13
O que voce quis dizer com "GAMBI detected"? Se quis dizer "gambiarra" não...não é esse o problema pois a suspensão esta toda original.


Nâo rapaz, não estou me referindo ao seu 90 não, estou me referindo à solução proposta pelo mecânico, uma GAMBIARRA das mais campeãs.

Leonardi
02/11/2010, 16:01
Não precisa soldar nada...

É só colocar a "chapa" parafusada feita para isso, como disse antes.

Mola cansada não tem nada a ver. E calço de mola vai agravar ainda mais este seu problema.

E lembre-se que a mola não saiu sozinha, foi a sua condução que levou a isso.

Abraço.

Pois é Carlão, mas quando a mola escapou não havia forçado o carro. Só fui pra fazenda e voltei, só peguei estrada chão, nada de barranco e buraco.

Obrigado

CGAUER
02/11/2010, 17:17
Leonardi,

O que faz a mola escapar não é o modo de dirigir, mas sim é amortecedor quebrado ou não original (com maior curso). Mola muito cansada também pode escapar, afinal, mesmo sem carga, ela pode ficar menor, escapando sim do prato superior. Na parte inferior vai uma chapa com dois parafusos (se não me engano) 13mm (em parafusos 13mm é SEMPRE melhor usar uma chave 1/2", fica mais justo).

Boa sorte.

Clemente



Pois é Carlão, mas quando a mola escapou não havia forçado o carro. Só fui pra fazenda e voltei, só peguei estrada chão, nada de barranco e buraco.

Obrigado

Carlão Rover
02/11/2010, 18:05
Pois é Carlão, mas quando a mola escapou não havia forçado o carro. Só fui pra fazenda e voltei, só peguei estrada chão, nada de barranco e buraco.

Obrigado

Já devia estar solta então...Para cruzar declives acentuados em trilhas o manual 4x4 manda entrarmos com uma roda de cada vez. Dependendo da situação e se a mola não estiver fixada, pode soltar sim. Talvez no asfalto em situações similares possa ocorrer também. Isso só tem a ver com a direção(sozinha a mola não pula fora) e o fato de não estar fixa.

Abraço.

Leonardi
02/11/2010, 20:44
E não seria bom parafusar a mola no prato superior assim como é embaixo?
Obrigado

Loras
02/11/2010, 20:59
Leonardi,

Pesquise por relocation cone defender no Google.

Agora é realmente estranho sair durante a condução "normal".

Geralmente ela afasta do prato superior durante a abertura máxima de um lado, associado a compressão máxima do outro lado no mesmo eixo.

Parafusar em cima vai tornar a mola o limitador da suspensão. Vai perder curso. Mas pode ser uma solução que lhe atenda.

Abs.

hugo aquino
09/12/2010, 23:51
Alguém pode me explicar como um alternador que durou 10 anos em um veículo, tem falha no projeto?????E exatamente após 2 meses com o novo dono PIFA?!?!!


Abraço.
boa noite carlaõ ja que vc ja esta a longos anos na nave me esclarece ai roda livre na defender fica bom meu mail e taz_mihu@hotmail.com

hugo aquino
09/12/2010, 23:54
E não seria bom parafusar a mola no prato superior assim como é embaixo?
Obrigado
a minha esta parafusada e nao deu problema menhun