Ver Versão Completa : Barulho na Direção Hidráulica da Ranger 4x4 TD
mariofloripa
25/10/2010, 23:29
Saudações a todos.
Tenho lido os tópicos procurando referências, mas não achei nada por completo. Se houver por favor me desculpem e peço que indiquem o link.
Depois de um passeio usando a tração e reduzida fiquei vazou o óleo da DH. Continuei a dirigir, mesmo com dificuldade até chegar em casa. No outro dia, acionado o guincho do seguro levei até a oficina.
Na oficina, constatou-se que havia estourado o flexível (mangueira que vai da bomba até a caixa de direção). Foi sugerido pelo mecânico a troca também da bomba hidráulica devido ao ronco que fazia ao girar o volante.
Após a troca de ambos o problema piorou. Trocaram a bomba novamente e nada. Agora vao trocar o flexível.
Podem me dar alguma luz para sanar esta dúvida?
Obrigado,
Mário.
Anthoniusnikos
25/10/2010, 23:39
Olá Mário.
Essa bomba deve ser DHB, ZF ou TRW(muito boas). Existem kits de reparos para elas. Custam em torno de R$ 350,00. Se o méca trocou a bomba da DH e o tubo flexível, e sangrou direito, deveria ficar tudo certo(direção macia novamente). Se está ruim é porque não fizeram o serviço direito, ,o que é muito comum para quem não entende de DHs.
Fique no pé ou troque de oficina.
Anthon
Walter L. L. Casitta
25/10/2010, 23:49
O barulho na DH pode ser só ar no sistema. Tem que fazer o procedimento de levantar a dianteira num macaco, girar alternada mente a direção para direita e esquerda várias vezes. Ainda assim pode continuar ruidoso até que o ar saia totalmente. Umas 24 horar depois fica tudo normal...
mariofloripa
26/10/2010, 00:19
O barulho na DH pode ser só ar no sistema. Tem que fazer o procedimento de levantar a dianteira num macaco, girar alternada mente a direção para direita e esquerda várias vezes. Ainda assim pode continuar ruidoso até que o ar saia totalmente. Umas 24 horar depois fica tudo normal...
Obrigado pelo retorno.
A bomba é ZF e é a segunda bomba (sem contar com a original). Fizeram o procedimento 2 vezes. É a 4a. vez com esta que vou a oficina para tentar resolver. Agora vão tentar substituir o flexível.
Esqueci de dizer que tb retiraram a válvula da caixa de direção nesta nova tentativa ao trocar a bomba.
Mas a ronqueira continua.
Com o carro parado, acelerando até 2k giros e movimentando o volante o barulho é terrível.
Será que já devo pensar em caixa de direção ou é amadorismo mesmo?
Abraço,
Mário.
Walter L. L. Casitta
26/10/2010, 06:44
Obrigado pelo retorno.
A bomba é ZF e é a segunda bomba (sem contar com a original). Fizeram o procedimento 2 vezes. É a 4a. vez com esta que vou a oficina para tentar resolver. Agora vão tentar substituir o flexível.
Esqueci de dizer que tb retiraram a válvula da caixa de direção nesta nova tentativa ao trocar a bomba.
Mas a ronqueira continua.
Com o carro parado, acelerando até 2k giros e movimentando o volante o barulho é terrível.
Será que já devo pensar em caixa de direção ou é amadorismo mesmo?
Abraço,
Mário.
Uma oficina especializada em DH não apanha assim não. Acho que você tá na oficina errada...
mariofloripa
26/10/2010, 10:46
Ola Walter,
Com certeza eles não entendem, mas pegaram o serviço e mandaram para um "especialista" bem conceituado em Floripa que "adaptou" o flexível devido a rosca ser diferente daquela existente na bomba ZF. Aqui fiquei com dúvida: não existe para venda um flexível original que encaixe na bomba?
Todo o procedimento que vc indicou foi feito: levantar o carro, girar o volante, sangramento, limpeza do compartimento, substituição da bomba 2 vezes.
Então a dúvida ficou no flexível enviado pelo especialista.
Como o carro está comigo, vou buscar outras avaliações com outros "conceituados" aqui da redondeza.
Se tiverem alguma dica serei muito grato e vou postando os resultados.
Obrigado mais uma vez.
Mário.
mariofloripa
26/10/2010, 10:53
Olá Mário.
Essa bomba deve ser DHB, ZF ou TRW(muito boas). Existem kits de reparos para elas. Custam em torno de R$ 350,00. Se o méca trocou a bomba da DH e o tubo flexível, e sangrou direito, deveria ficar tudo certo(direção macia novamente). Se está ruim é porque não fizeram o serviço direito, ,o que é muito comum para quem não entende de DHs.
Fique no pé ou troque de oficina.
Anthon
Olá Anthon,
Fizeram tudo isto que eu acompanhei. Acho que não conhecem todo o processo e estão tentando aprender com ela. Não percebi má fé, mas falta de experiência em DH. Vamos agora trocar o flexível novamente para mais uma tentativa de solução. Mas vou procurar outras opiniões também.
Obrigado.
Mário.
Walter L. L. Casitta
26/10/2010, 11:09
...o flexível devido a rosca ser diferente daquela existente na bomba ZF. Aqui fiquei com dúvida: não existe para venda um flexível original que encaixe na bomba?
Existe o original, mas certamente é bem mais caro. Isso é o de menos, fica bem mais barato mandar fazer...
Anthoniusnikos
26/10/2010, 22:25
Olá Anthon,
Fizeram tudo isto que eu acompanhei. Acho que não conhecem todo o processo e estão tentando aprender com ela. Não percebi má fé, mas falta de experiência em DH. Vamos agora trocar o flexível novamente para mais uma tentativa de solução. Mas vou procurar outras opiniões também.
Obrigado.
Mário.
Se precisar, tente ligar para a RETÍFICA MOTORES TREVO(rev. autoriz. MWM) aqui de Itajaí, eles devem ter essas peças:
(47) 3341-7777 Mas, o que o Walter falou, foi falado por um especialista.
Anthon
TylerNTL
27/10/2010, 07:19
No mínimo aqui em Natal os especialistas em DH são especialistas em arranjo técnico. Substituem mangueiras e conexões nas lojas de conexões hidráulicas e ficam arrotando que cobram bem menos que as peças originais, até aí tudo bem. Mas falta conhecimento, empenho e critério na hora de analisar e escolher as conexões certas. E quando vaza tome vedarosca!
mariofloripa
29/10/2010, 09:07
Caros,
Atualizando...
- Foram colocadas para testes 3 bombas da ZF: 2 pressão 90 bar e 1 pressão 100 bar
- Foi colocado novo flexível original
- Em todas as trocas com sangramento e óleo hidrálico BR similiar nexrom II
- Carro levantado no macaco e giro de rodas diversas vezes
Resultado
Á primeira volta ao aquecer o óleo o volante começa a "ranger" (só para rir um pouco do problema).
Sou brasileiro, não desisto!... por enquanto.
Abraço,
Mário.
Estou com um problema bem semelhante a esse usando bomba e caixa da Blazer V6.
Troquei a bomba mas o problema ainda persiste quando aquece o óleo.
A única coisa que não é original são as mangueiras que foram trocadas.
Vai saber ......... :parede:
[]´s
JCJ
Existe uma variavel de ressonancia nos sitemas de direção. Qdo vc altera o comprimeot das mangueiras pode aparecer este ruido ou vibração...
mariofloripa
29/10/2010, 20:08
Caros,
Atualizando procedimentos - 29/10/10
- Foi colocada a bomba original (4a. bomba)
- Foi testada a caixa de direção: estava perfeita
- Foi verificado o radiador do sistema hidrálico: estava perfeito
- Foi trocada a mangueira de retorno do óleo da DH
- Foi colocada de volta uma bomba nova de 90 bar
- Sempre com sangramento, limpeza do compartimento de óleo e giro das rodas
Resultado:
Após 5 minutos de acionamento do motor:
- O barulho (ronco) no volante continua
- O compartimento de óleo da DH está com superaquecimento
- O radiador está com superaquecimento
- O volante está pesado com o veículo em movimento
- Acima de 60km/h aumenta o rangido
... ainda estamos no escuro...
Mário.
lokoporv8
29/10/2010, 20:20
Olá amigo,uma vez tb estourou a mangueira da DH da minha S10 e eu rodei sem óleo na caixa de direção até a a oficina,resultado:comeu toda a bomba por dentro e tb encheu a caixa de direção de limalha,deu meito trabalho p limpar,p piorar me mecanico tb n sabia mecher em DH,montou e desmontou umas 3 vezes,sempre começava a ranger e endurecia...só resolvi qd levei a um especialista em DH aq na cidade,meu mecanico estava montando as esferas da caixa de direção errado,tem esferas pretas e cromadas...p montar é uma preta e outra cromada e assim por diante,daí foi só limpar a caixa de direção e a bomba e montar com ólelo novo,fica umas 24 rangendo até sair todo o ar e fica tudo Ok....Vcs já analisaram a caixa de direção,pq se estourou a mangueira e vc rodou com ela assim,com certeza remoeu a bomba por dentro e encheu a caixa e a bomba de limalha...No meu caso foi assim,pode ser sujeira na caixa,oq contamina todo o sistema...Espero ter ajudado!!!
Saudações a todos.
Tenho lido os tópicos procurando referências, mas não achei nada por completo. Se houver por favor me desculpem e peço que indiquem o link.
Depois de um passeio usando a tração e reduzida fiquei vazou o óleo da DH. Continuei a dirigir, mesmo com dificuldade até chegar em casa. No outro dia, acionado o guincho do seguro levei até a oficina.
Na oficina, constatou-se que havia estourado o flexível (mangueira que vai da bomba até a caixa de direção). Foi sugerido pelo mecânico a troca também da bomba hidráulica devido ao ronco que fazia ao girar o volante.
Após a troca de ambos o problema piorou. Trocaram a bomba novamente e nada. Agora vao trocar o flexível.
Podem me dar alguma luz para sanar esta dúvida?
Obrigado,
Mário.
mariofloripa
29/10/2010, 20:56
Olá amigo,uma vez tb estourou a mangueira da DH da minha S10 e eu rodei sem óleo na caixa de direção até a a oficina,resultado:comeu toda a bomba por dentro e tb encheu a caixa de direção de limalha,deu meito trabalho p limpar,p piorar me mecanico tb n sabia mecher em DH,montou e desmontou umas 3 vezes,sempre começava a ranger e endurecia...só resolvi qd levei a um especialista em DH aq na cidade,meu mecanico estava montando as esferas da caixa de direção errado,tem esferas pretas e cromadas...p montar é uma preta e outra cromada e assim por diante,daí foi só limpar a caixa de direção e a bomba e montar com ólelo novo,fica umas 24 rangendo até sair todo o ar e fica tudo Ok....Vcs já analisaram a caixa de direção,pq se estourou a mangueira e vc rodou com ela assim,com certeza remoeu a bomba por dentro e encheu a caixa e a bomba de limalha...No meu caso foi assim,pode ser sujeira na caixa,oq contamina todo o sistema...Espero ter ajudado!!!
Olá Colega,
Agradeço o retorno.
O especialista aqui de Floripa (bem conceituado mesmo) analisou a caixa e estava perfeita com pressão excelente. Ele é autorizado ZF no estado de SC. Emprestou a bomba de 100 bar para meu mecânico que montou tudo conforme sua orientação e depois levou o carro até ele.
mas.. até o momento... nada.
Obrigado
Mário.
Olá amigo,uma vez tb estourou a mangueira da DH da minha S10 e eu rodei sem óleo na caixa de direção até a a oficina,resultado:comeu toda a bomba por dentro e tb encheu a caixa de direção de limalha,deu meito trabalho p limpar,p piorar me mecanico tb n sabia mecher em DH,montou e desmontou umas 3 vezes,sempre começava a ranger e endurecia...só resolvi qd levei a um especialista em DH aq na cidade,meu mecanico estava montando as esferas da caixa de direção errado,tem esferas pretas e cromadas...p montar é uma preta e outra cromada e assim por diante,daí foi só limpar a caixa de direção e a bomba e montar com ólelo novo,fica umas 24 rangendo até sair todo o ar e fica tudo Ok....Vcs já analisaram a caixa de direção,pq se estourou a mangueira e vc rodou com ela assim,com certeza remoeu a bomba por dentro e encheu a caixa e a bomba de limalha...No meu caso foi assim,pode ser sujeira na caixa,oq contamina todo o sistema...Espero ter ajudado!!!
Realmente quando troquei a bomba, ela foi desmontada e dentro estava essa limalha que vc fala !
Trocamos a bomba e o problema continuou, vou substituir uma caixa para testar e limpar a que estava lá !
Pelo menos eu vc ajudou ! :concordo:
Agora já consigo ver a luz no fim dessa bomba ! :mrgreen:
[]´s
JCJ
Allan Nielsen
01/11/2010, 14:35
Caros,
- Em todas as trocas com sangramento e óleo hidrálico BR similiar nexrom II
Mário.
O oleo correto para este sistema deve ser o que atende a especificação Mercon (Ford) ou Dexron lll (GM). Se usar da marca petrobras deve ser OH 49 TDX, aconselho o Texaco Texamatic 7045E.
abs
mariofloripa
03/11/2010, 10:29
O oleo correto para este sistema deve ser o que atende a especificação Mercon (Ford) ou Dexron lll (GM). Se usar da marca petrobras deve ser OH 49 TDX, aconselho o Texaco Texamatic 7045E.
abs
Bom dia Allan,
Agradeço o retorno.
O óleo usado da Petrobrás é o OH 50 TA, em todas as trocas.
O mecânico diz que sempre tem usado este, mas não perguntei para o espealista da DH qual o óleo que ele usa... vou verificar.
Achei esta tabela de equivalências dos óleos ...
http://www.hobbycenter.com.br/ingrax2/Ingrax_equivalencias_Uni_2006.pdf
Obrigado.
Mário.
Allan Nielsen
03/11/2010, 11:13
Bom dia Allan,
Agradeço o retorno.
O óleo usado da Petrobrás é o OH 50 TA, em todas as trocas.
O mecânico diz que sempre tem usado este, mas não perguntei para o espealista da DH qual o óleo que ele usa... vou verificar.
Achei esta tabela de equivalências dos óleos ...
http://www.hobbycenter.com.br/ingrax2/Ingrax_equivalencias_Uni_2006.pdf
Obrigado.
Mário.
Bom dia Mario,
se vc olhar na tabela de equi. que anexou, vera que esse oleo OH 50 TA não atende a especificação Mercon, ele é basicamente um oleo ATF simples. Não estou afirmando que seu problema seja o uso de oleo incorreto, mas de qualquer forma vc não está seguindo a recomendação do fabricante.
A maioria dos mecanicos simplifica a aplicação de lubrificantes e fluidos, sem qualquer embasamento tecnico; não caia nessa, use o recomendado pelo fabricante.
Abaixo no site da petrobras as informações do produto.
Abs
http://www.br.com.br/wps/portal/!ut/p/c1/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAy NTD5egIEcnQ3cTE6B8JE55gyAjSnQ7GZOk29_f0xUob-Dq6mFsDlROSLefR35uqn5BbmhoRLmjIgA0GMds/dl2/d1/L0lDU0lKSWdrbUEhIS9JRFJBQUlpQ2dBek15cXchL1lCSkoxTk ExTkk1MC01RncvN185TzFPTktHMTBHMDJGMDJMRko4T0RBMDA4 Mi9FTm4zUjk3NDEwMDAy/?PC_7_9O1ONKG10G02F02LFJ8ODA0082_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/Produtos/Automotivos/Fluidos/
Petrobras OH 49 é Dexrom 3 e é bem diferente de ATF Tipo A.
mariofloripa
05/11/2010, 09:51
Caros,
Agradeço a todos os colegas que estão compartilhando seus conhecimentos e experiências.
Ainda não resolvi o problema, mas estou procurando em Floripa o óleo correto para a nova troca e testes.
Assim que tiver o resultado posto a atualização.
Obrigado,
Mário.
Pequeno jr
31/01/2011, 18:39
Agora sou eu!
Já tinha comentado aqui no forum que tive problema na minha bomba da DH que simplesmente .. quebrou geral. Não foi barulho e nem nada .. é quebrar mesmo de parar o carro no meio do nada. Isso q começo a narrar ocorreu no dia 17/11/2010 .. até fazer uma pesquisa e achar em bom preço a bomba original ... só foi feito o serviço de troca da BDH no dia 19/11.
Mas enfim ... como comentei antes .. troquei sõ a bomba da DH, pois não imaginei nenhum outro problema além disso. Sai com o carro da oficina (dia 19/11 às 18hrs) com tudo perfeito .. numa plena sexta feira.. me dirigindo ao briefing do rally dos campeões, ultima etapa do rally do DF.
Famosa lei de muphy... atuou com força.
Chegando ao briefing, a DH parou ... o volante endureceu ... e eu pensando .. saio da prova ou não?? Fiz a prova assim mesmo. No outro dia fiquei a base de dorflex.
Enfim .. achei que o problema foi a bomba ter vindo com defeito .... retirei a bomba novamente (ja estamos dezembro neste ato) .. e coloquei uma nova ... (sem olhar os demais componentes)
Depois que troquei a segunda bomba .. quase não andei na ranger .. e neste final de semana fui esmerilhar um pouco o motor para ver como ele está.
resultado .... novamente .. direção pesadíssima ....
Amanhã vou parar o carro de vez numa oficina especializada em D.H para retirar a caixa de direção, pois eu acho que as limalhas da caixa antiga .. entraram no sistema e entupiram alguma coisa dentro da CX.
O camarada me pediu 3 dias, pois ele está cheio de serviço lá.
To até com medo do final do valor que vai dar essa brincadeira ...
Agora sou eu!
Já tinha comentado aqui no forum que tive problema na minha bomba da DH que simplesmente .. quebrou geral. Não foi barulho e nem nada .. é quebrar mesmo de parar o carro no meio do nada. Isso q começo a narrar ocorreu no dia 17/11/2010 .. até fazer uma pesquisa e achar em bom preço a bomba original ... só foi feito o serviço de troca da BDH no dia 19/11.
Mas enfim ... como comentei antes .. troquei sõ a bomba da DH, pois não imaginei nenhum outro problema além disso. Sai com o carro da oficina (dia 19/11 às 18hrs) com tudo perfeito .. numa plena sexta feira.. me dirigindo ao briefing do rally dos campeões, ultima etapa do rally do DF.
Famosa lei de muphy... atuou com força.
Chegando ao briefing, a DH parou ... o volante endureceu ... e eu pensando .. saio da prova ou não?? Fiz a prova assim mesmo. No outro dia fiquei a base de dorflex.
Enfim .. achei que o problema foi a bomba ter vindo com defeito .... retirei a bomba novamente (ja estamos dezembro neste ato) .. e coloquei uma nova ... (sem olhar os demais componentes)
Depois que troquei a segunda bomba .. quase não andei na ranger .. e neste final de semana fui esmerilhar um pouco o motor para ver como ele está.
resultado .... novamente .. direção pesadíssima ....
Amanhã vou parar o carro de vez numa oficina especializada em D.H para retirar a caixa de direção, pois eu acho que as limalhas da caixa antiga .. entraram no sistema e entupiram alguma coisa dentro da CX.
O camarada me pediu 3 dias, pois ele está cheio de serviço lá.
To até com medo do final do valor que vai dar essa brincadeira ...
Fala Pequeno jr, beleza?
Como ficou o serviço da sua Ranger?
A minha começou a fazer barulho quando esterço o volante para qualquer um dos lados. Independente da velocidade.
Começou no sábado, dia 04/02/2012. Desconfio que foi por causa dos pneus novos. Coloquei dia 01/02/2012 os BF Long Trail 31 x 10,50. Antes tinha os 235 x 75 x 15.
Será que ficou assim por causa dos pneus?
Rodei da quarta até o sábado pela manhã normalmente. No sábado à tarde que começou o barulho.
Edintruder
06/02/2012, 12:56
Essa Bomba é fraca demais para o serviço que realiza. Então tem que tomar cuidados parar prolongar a vida útil dela, como virar o volante apenas com a picape em movimento e não forçar fim de curso do volante.
A minha a bomba foi ficando ruidosa e com o tempo parou de funcionar. Como estava sem $$$, andei cerca de 20 dias com o volante pesado, o resultado foi o desgaste das cruzetinhas da coluna de direção e posterior surgimento de uma baita folga nessa coluna.
O valor da coluna é duas vezes maior que o valor da bomba. Então quando começar a ficar pesada tem que parar e trocar a bomba para não estragar a coluna.
Fala Pequeno jr, beleza?
Como ficou o serviço da sua Ranger?
A minha começou a fazer barulho quando esterço o volante para qualquer um dos lados. Independente da velocidade.
Começou no sábado, dia 04/02/2012. Desconfio que foi por causa dos pneus novos. Coloquei dia 01/02/2012 os BF Long Trail 31 x 10,50. Antes tinha os 235 x 75 x 15.
Será que ficou assim por causa dos pneus?
Rodei da quarta até o sábado pela manhã normalmente. No sábado à tarde que começou o barulho.
Pessoal,
fui lá na Casa da Direção Hidráulica para verificar o que poderia estar ocorrendo.
O cara que me atendeu verificou que o nível do fluído da direção hidráulica estava baixo.
Lembrei que foi feito alinhamento na própria loja que coloquei os pneus. O cara que alinhou virou o volante para ajustar com o motor desligado. Avisei o cara mas já era tarde.
La na Casa da Direção Hidráulica falei isso para o rapaz que me atendeu e ele disse que esse procedimento faz baixar o fluido na hora. Ou seja, temos que ficar atentos com esses caras que alinham. Têm que fazer o serviço com o motor ligado.
Completou o nível do fluído e o barulho na direção parou na hora. O rapaz disse que seria bom eu ir lá depois para fazer a limpeza do sistema da direção hidráulica, que inclui reservatório e bomba. Disse que custa R$ 120,00 e que dura de 40 minutos a 1 hora.
Abraço a todos.
Pessoal,
chegando em casa hoje, ao estacionar percebi que estava vazando fluido da direção hidráulica.
Fiquei na dúvida de uma coisa. O cara colocou fluido acima da marca de Máximo. Ao ver o vazamento fui olhar o nível e estava entre o mínimo e o máximo.
A dúvida é: O sistema expulsa automaticamente o excesso de fluido ou isso é apenas a vontade minha de que não seja um problema?
Pergunto isso porque estava no nível aceitável. Vou ver pela manhã se vai estar abaixo do mínimo. Se estiver, então com certeza deve ser algum problema.
Amanhã posto notícias.
Abraço.
Hoje ao pegar o carro no estacionamento observei que ainda estava pingando.
Olhei o reservatório de fluido e estava um pouco abaixo do limite mínimo. Deixei no estacionamento do trabalho e estava pingando ainda. Vou levar novamente na Casa da Direção Hidráulica para verificar.
Edintruder
07/02/2012, 12:41
O sistema não expulsa o excesso não, e virar o volante com o motor desligado não iria estragar o setor sozinho. Com certeza o setor deve apresentar um bom desgaste para começar a vazar óleo dessa maneira aí. O cara ter virado o volante foi algo que eu chamaria de coincidência. Outro detalhe, ao virar o volante com o motor desligado, o nível do fluído no reservatório SOBE. Esse é o procedimento de esvaziamento para limpeza do setor. Para encher o setor de óleo após manutenção liga o motor e vira de batente à batente com as rodas no ar.
Ontem levei na Casa da Direção Hidráulica e eles trocaram os anéis da mangueira para ver se parava o vazamento. Resultado: passou a vazar mais.
Deixei hoje lá para eles olharem melhor. Aguardando o resultado da análise.
Neste quinta-feira deixei novamente o carro na Casa da Direção Hidráulica. Descobriram o vazamento. Era um tubo de metal que estava trincado. Trocaram o tubo e até agora está normal, não vazou mais. Mas vou ficar de olho para ver se está tudo bem mesmo.
AlyssonAtila
07/09/2013, 16:06
Olá Pessoal, aproveitando esse forum eis minha questão: tenho uma s10 2001 MWM - em uma viagem estourou o retentor da caixa de direção, bem tive que voltar completando o oleo mas de vez em quando ao secar ela endurecia devido o nivel estar baixo, chegando na cidade troquei o reparo ai então começou o problema maior, a bomba estava com rotor danificado, no 1º dia fizemos a troca do rotor, palhetas e uma limpeza mas não deu certo a bomba continuava roncando e com o carro parado ela endurecia, no 2º dia troquei o rotor e a carcaça mas ficou do mesmo jeito. há nessas trocas o mecanico colocou o oleo ATF A, sendo que no manual indica o dextron 3 isso afeta alguma coisa? alguem pode me ajudar? obrigado!
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