PDA

Ver Versão Completa : Molas do Samurai



Pavani
08/09/2003, 15:35
Fala galera....
MEu amigp tem um Samurai em Ilha Bela..... E reparei uma coisa.... Sempre quebra uma mola do carro, toda vez que agente está lá e anda com o carro por lá nunca dá pra ir pra Castellanos que é uma praia que só se chega de jipe lá, por que uma mola quebrou.... Ele leva pra um moleiro da Ilha concertar, mas esse moleiro diz que não existe essa mola pra vender e sempre acaba colocando uma outra, que quebra SEMPRE.... Teve uma vez que estorou o feiche inteiro de uma só vez.... O que é possível fazer nessas molas?!? Qual a melhor soluçao pra esses problemas?!?
Valeu....
ABraço....
Pavani

billj
08/09/2003, 16:09
Sei lá que vocês estão fazendo para quebrar tanta mola, mas dá tranquilamente para usar as molas do Towner no Samurai..........

Abraços,

Bill

Pavani
08/09/2003, 17:20
É Bill.... Sei lá o que rola lá....
Já tentei entender, e até imaginei que fosse por causa da maresia, mas.... Sei lá né....
Em relação a mola da Towner... Ela é mais forte?!? É só tirar uma e colocar outra?!? Ou tem que fazer alguma adaptação mais trabalhosa?!?
Esse Samurai, não é meu... É de um amigo meu, e eu nem vo pra lá direto... Sö quero dar uma ajuda, já que ele não tá acostumado com jipes... Não é a praia dele....
Mas é mesmo estranho isso, quebra toda vez que agente vai.... Esse final mesmo, quebrou uma.... :?
Não sei por que....... :lol: :lol:
Abraço amigo....
Pavani

08/09/2003, 18:10
Ola Pavani,

Eu tenho um Samurai com feixe de molas, e mesmo após muitas trilhas, e também rallies, pulando feito um louco, dando cada tranco que da dó, e também apos uma tombada, eu quebrei apenas uma mola do feixe. E olha que aqui em Fortaleza é litoral e a maresia tambem é bem alta.

Levei pra um moleiro que me trocou a mola e disse que a mola ainda era a original! (Comprei o carro todo original, detalhe, é um 1994). Ele me cobrou R$ 45,00 pela mola e disse que ela era pro Samurai mesmo, mas um pouco mais reforçada que a original.

Sabe o que eu acho que deve ser o problema? O moleiro. Este deve esta usando molas de baixa qualidade ou algo assim para quebrar tanto. Nunca soube de um relato de samuqueiros que as molas quebrem com facilidade, pelo contrário, costumam ser mais duráveis que as normalmente vistas em outros carros.

[]s

billj
09/09/2003, 07:44
É Bill.... Sei lá o que rola lá....
Já tentei entender, e até imaginei que fosse por causa da maresia, mas.... Sei lá né....
Em relação a mola da Towner... Ela é mais forte?!? É só tirar uma e colocar outra?!? Ou tem que fazer alguma adaptação mais trabalhosa?!?
Esse Samurai, não é meu... É de um amigo meu, e eu nem vo pra lá direto... Sö quero dar uma ajuda, já que ele não tá acostumado com jipes... Não é a praia dele....
Mas é mesmo estranho isso, quebra toda vez que agente vai.... Esse final mesmo, quebrou uma.... :?
Não sei por que....... :lol: :lol:
Abraço amigo....
Pavani

Sim, a mola do Towner é bem fortinha, pois é dimensionada para carga. O comprimento e largura é igual do Samurai, então é PnP........

Abraços,

Bill

billj
09/09/2003, 07:47
Levei pra um moleiro que me trocou a mola e disse que a mola ainda era a original! (Comprei o carro todo original, detalhe, é um 1994). Ele me cobrou R$ 45,00 pela mola e disse que ela era pro Samurai mesmo, mas um pouco mais reforçada que a original.


Bom, o seu moleiro pode ser bom, mas que ele é mentiroso, ele é....... :P

Só existe uma versão do feixe de mola do Samurai, não tem esse tal de mais reforçado. Para mim, ele usou o do Towner mesmo. Não que seja ruim, funciona muito bem. Mas porque não falou a verdade?!?!?

Pavani
09/09/2003, 10:18
hehehe
É isso aí Bill....
Valeu pela ajuda....
Abraço.....
Pavani

09/09/2003, 10:33
Levei pra um moleiro que me trocou a mola e disse que a mola ainda era a original! (Comprei o carro todo original, detalhe, é um 1994). Ele me cobrou R$ 45,00 pela mola e disse que ela era pro Samurai mesmo, mas um pouco mais reforçada que a original.


Bom, o seu moleiro pode ser bom, mas que ele é mentiroso, ele é....... :P

Só existe uma versão do feixe de mola do Samurai, não tem esse tal de mais reforçado. Para mim, ele usou o do Towner mesmo. Não que seja ruim, funciona muito bem. Mas porque não falou a verdade?!?!?

Bom ponto Bill. Proxima vez que passar por lá irei falar com ele, mas bem que ele não se referiu como mola original do Samuca, disse apenas que a mola dava certo e era mais reforçada que a original.

E o Spider, já ta rodando? QUando eu for pra Sampa quero dar uma olhada nessa lenda (quase) viva que é o "jipãozinho". =)

billj
09/09/2003, 11:13
E o Spider, já ta rodando? QUando eu for pra Sampa quero dar uma olhada nessa lenda (quase) viva que é o "jipãozinho". =)

Ainda não........... :cry:

Essa fiação de injeção está me deixando louco.

Abraços,

Bill

Alexandre X
14/09/2003, 20:45
Bill será que a mola traseira da Towner é idêntica em comprimento e largura à traseira do Samuca. Pode estar aí minha solução para a mola dianteira...

Será que a dianteira da Toyota seria facilmente adaptavel à traseira do Samuca? Minha preocupação seria com a fixação do eixo e com os olhais que seriam mais largos...

[]s
X


Sim, a mola do Towner é bem fortinha, pois é dimensionada para carga. O comprimento e largura é igual do Samurai, então é PnP........

Abraços,

Bill[/quote]

billj
15/09/2003, 09:56
Bill será que a mola traseira da Towner é idêntica em comprimento e largura à traseira do Samuca. Pode estar aí minha solução para a mola dianteira...

Será que a dianteira da Toyota seria facilmente adaptavel à traseira do Samuca? Minha preocupação seria com a fixação do eixo e com os olhais que seriam mais largos...

[]s
X


Aí está a solução sim, dá para usar tranquilamente essas molas na dianteira, desde que já está adaptado na frente para as molas traseiras originais....

Quanto os feixes da Toyota na traseira, são esses que instalei na traseira do Samurai do Ramiro quando fiz o SPOA. Foi preciso modificar os suportes no chassis na base de marreta, mas ficou muito bom o resultado..... :wink: E para jumelos, fabriquei um jogo de ML com a largura adequada.

Abraços,

Bill

regis
17/09/2003, 14:01
Bill será que a mola traseira da Towner é idêntica em comprimento e largura à traseira do Samuca. Pode estar aí minha solução para a mola dianteira...

Será que a dianteira da Toyota seria facilmente adaptavel à traseira do Samuca? Minha preocupação seria com a fixação do eixo e com os olhais que seriam mais largos...

[]s
X


Ja que a mola da Towner eh igual vale a pena colocar ela na dianteira do seu samuca X, mas tem que ser com os Missing Links, porque ela eh 2" maior que a original :wink: .

Ja a mola da Toyota na trazeira... nao seria a minha melhor opcao... pensa no peso da Toyota comparado com o do samurai.. e a mola da toyota tem poucas laminas....

No meu estou rodando com as molas trazeiras do CJ3A com muito menos laminas que o original (ela tambem eh 2" maior que a original)... mas ta virando um "S" por causa do axle wrap :shock:
... quando eu voltar vou concertar isso.... e mais umas coisinhas pra mudar :twisted:

dptucunduva
17/09/2003, 15:39
Ja que a mola da Towner eh igual vale a pena colocar ela na dianteira do seu samuca X, mas tem que ser com os Missing Links, porque ela eh 2" maior que a original :wink: .

No meu estou rodando com as molas trazeiras do CJ3A com muito menos laminas que o original (ela tambem eh 2" maior que a original)... mas ta virando um "S" por causa do axle wrap :shock:

Grande Régis!

Eu sei que aqui é fórum de Suzuki, mas perguntar não ofende... :lol:

Vc tá dizendo que as molas da towner são iguais às traseiras do CJ3A em tamanho e espessura? Eu vivo namorando essas molas pra colocar no Horácio mas nunca tive tempo/coragem/paciência de medir e ver se servem....

regis
17/09/2003, 17:28
[/quote]

Grande Régis!

Eu sei que aqui é fórum de Suzuki, mas perguntar não ofende... :lol:

Vc tá dizendo que as molas da towner são iguais às traseiras do CJ3A em tamanho e espessura? Eu vivo namorando essas molas pra colocar no Horácio mas nunca tive tempo/coragem/paciência de medir e ver se servem....[/quote]

Olha Daniel,isso aqui eh forum de suzuki entao eu nao vou responder a sua mensage, pois vc ta muito intrometido colocando essas fotos de CJ (argh!) no forum da suzuki :lol:

Bom, eu nao sei isso nao :oops: ... estou assumindo que elas sao iguais as traseiras do samurai por causa do que o Bill falou... na verdade eu nao conheco essas molas a fundo pra falar.... mas como o Bill disse que elas sao iguais as molas traseiras do samurai.. entao elas devem ser iguais as dianteiras do CJ3A..... mas eh bom confirmar isso em um moleiro que tenha os catalogos com as medidas... esses eu nao tenho aqui nao....

Alias, quais sao os fabricantes de molas?

Sei que nao respondi o que vc me perguntou, mas eh porque eu nao sei mesmo.... vou tentar pesquisar um pouco e se achar eu escrevo de novo

Abracos

billj
18/09/2003, 09:04
Régis,

As molas da Toyota que coloquei no Samuca do Ramiro foram montadas com apenas a mola mestre e mais duas lâminas. Nos testes que fiz, acelerando o jipe, não deu para perceber nada de axle wrap. Vale lembrar que essas molas são bem mais espessas e largas que as originais ou as do CJ3, então deveriam aguentar bem o tranco.


Daniel,

Vale a pena medir essas molas do Towner para verificar se servem no seu Jeep. Deveria encaixar sem erro e são muito fáceis de achar por aí......

Abraços,

Bill

regis
18/09/2003, 10:00
Régis,

As molas da Toyota que coloquei no Samuca do Ramiro foram montadas com apenas a mola mestre e mais duas lâminas. Nos testes que fiz, acelerando o jipe, não deu para perceber nada de axle wrap. Vale lembrar que essas molas são bem mais espessas e largas que as originais ou as do CJ3, então deveriam aguentar bem o tranco.


Daniel,

Vale a pena medir essas molas do Towner para verificar se servem no seu Jeep. Deveria encaixar sem erro e são muito fáceis de achar por aí......

Abraços,

Bill

Bill, tenho certeza que vc fez algo que foi bem estudado e sei que o carro do Ramiro deve estar indo bem na rampa 8) Quanto esta dando de RTI? vc mediu? :?:

Sao apenas diferentes opcoes que existem... e segundo o que eu estou lendo por aqui, se vc tiver dois feixes com a mesma constante de mola, o feixe que tiver mais laminas vai torcer mais.. pelo simples fato de a lamina mestra do feixe com mais laminas ter uma constante menor do que o de menos laminas.... sao opcoes que temos...cabe ao "preparador" decidir aquilo que vai ser melhor para o uso que daremos no carro...

Eu acredito que o objetivo do Ramiro nao seja Rockcrawling, ou trilhas extremamente tecnicas com erosoes, entao a mola da toyota deve ser mais apropriada pra ele....

Agora, pelo fato de a mola da toyota ser mais larga, vc teve que fazer um trabalho com "ferramentas de precisao" para poder arrumar espaco pra ela entrar no suporte certo? :lol:

Lembro que o feixe do CJ eh mais fino que o do Samurai, entao tem que adaptar o jumelo pra lidar com isso....

Abracos

billj
18/09/2003, 11:09
O Jipe deu quase 1000 na rampa. Mas para um jipe equipado com M/Ls, isso não é nada espetacular.

Quanto as molas da Toy, conhecendo o cliente, optei por "maneirar" na preparação, pois ele queria os M/Ls de qualquer jeito. Portanto, escolhi molas que tenha um coeficiente maior........ :wink:

E sim, nos pontos de fixação no chassis, foi preciso o uso sem dô de um BFH........ :P


Abraços,

Bill

Alexandre X
18/09/2003, 13:10
Se eu não me engano a mola da Toy tem 2,5", do Samurai 1,8" e do CJ 1,5".

Minha solução para a traseira (ops) vai ser algo customizado no moleiro... Mesma largura do Samurai e mesmo comprimento da Dianteira do CJ5.

[]s
X

Alexandre X
18/09/2003, 13:13
Deve ter dado 1000 por estar com amortecedores na posição original, não é?

Com amortecedores de curso longo e posicionados com ML e molas mais longas deveria dar uns 1300, não?

[]s
X



O Jipe deu quase 1000 na rampa. Mas para um jipe equipado com M/Ls, isso não é nada espetacular.

Quanto as molas da Toy, conhecendo o cliente, optei por "maneirar" na preparação, pois ele queria os M/Ls de qualquer jeito. Portanto, escolhi molas que tenha um coeficiente maior........ :wink:

E sim, nos pontos de fixação no chassis, foi preciso o uso sem dô de um BFH........ :P


Abraços,

Bill

06/10/2003, 18:03
Duh, foi so eu falar em molas que pronto, arrebentei mas duas laminas ontem. Uma mola "segunda" da dianteira esquerda, e uma mola mestra esquerda traseira.

Preço de brincadeira:

Mola mestre traseira: R$ 65,00
Mola segunda dianteira: R$ 45,00

Ai aproveitei e coloquei mais uma lamina na frente, ficando com 4 laminas na frente (cada lamina mais R$ 40,00).

Voces vão falar que "vai ficar mais duro", "é dinheiro no lixo", etc, mas notei que o carro não ficou mais duro não, e melhor ainda, esta bem mais estavel. Provavelmente pelo estado ruimzinho das outras laminas.

E mais mao de obra, R$ 60,00.

Agora, o preço esta na média ou paguei muito caro?

E outra, qual dispositivos posso adotar para evitar o axle wrap?

[]s tortos!

Dalger
02/12/2003, 23:00
Alguem sabe alguma loja que vende as molas da Towner ???
Minha mola mestra traseira esta quebrada e tive que fazer um reparo provisório até conseguir uma que subistitua.

billj
03/12/2003, 10:24
Alguem sabe alguma loja que vende as molas da Towner ???
Minha mola mestra traseira esta quebrada e tive que fazer um reparo provisório até conseguir uma que subistitua.


Não sei de Goiânia, mas os ferro-velhos aqui de Sampa estão transbordando com essas molas. Como o Towner é um vanzinho quase "descartável" e muito utilizado na cidade para perueiros, existem muitos batidos.

Dalger
08/12/2003, 22:24
Beleza Bill,

Vou para Sampa dia 20.12. Vou ver se arrumo alguem para comprar um par para mim. Se vc tiver algum contato no FV, me avise.