Conectar

Ver Versão Completa : Jeepinho com carretinha X caminhonete 4x4

marcelinoDF
25/10/2010, 15:13
Prezados amigos foristas,
especulando sobre a melhor alternativa para o meu caso, surgiu uma dúvida, que como "iniciante-padrão-menos-um", não tenho condições de responder e tive dificuldades de encontrar entre os outros tópicos do site/forum. Se souberem de algum tópico anterior sobre o assunto, agradeceria muito.

meus objetivos:
1) "chegar" (e sair, claro!) na roça, cujo acesso é pirambeira (menos de 5Km), morrão que na chuva fica muuuito difícil sair sem um 4x4;
2) segurança: no Goiás, é relativamente frequente assaltos para roubar caminhonetes, diesel, cabine simples.

dúvida:
vale a pena, com a "finalidade de gastar menos $$", comprar um jipinho e colocar uma carretinha atrás para chegar e "sair" da roça-pirambeira ou é melhor parar de "murrinhez" e comprar uma caminhonete 4x4/cabine simples mesmo?

Muito agradecido pela ajuda.
Marcelino

Pequeno jr
25/10/2010, 15:32
Solta os escorpiões do bolso, compre uma pick-up 4x4 e ponha um bom rastreador e um bom seguro.

NGDaniel
25/10/2010, 15:49
x2..

Imagina ter de pegar carretinha, engatar toda vez que vc quizer colocar um misero saco de cimento ???

Picape CD 4x4 é TUDO DE BOM! vc vai na lama, carrega peso e tem um excelente conforto ( na minha opnião)..

abs,

Troller-a-vista
25/10/2010, 16:21
esta comparando alhos com bugalhos, bicicleta com motorhome... uma coisa nao tem NADA haver com outra.

Vamos partir do pressuposto que tu tenhas um carro urbano, esteja feliz com ele e arrume um jeep que nao vai te dar manutencao (hipotetico isso hehehe).

Do ponto de vista economico:
Sem comparacoes nesse quesito, JEEP e a CARRETINHA nao pagam ipva, licensiamento é irrisório, puxar carga gasta muito menos combustivel que CARREGAR a carga, custo de manutencao da carretinha é zero (200 reais a cada 10 anos se vc for ogro , se for um cara normal nao passa de 30 ou 40) , custo do jeep (vamos pular essa parte heheheh). Digamos 3x0 entao? Acho justo.

Conforto:
Camionete sem duvida, jeep é pra qm tem bolas de aço, mas para andar 5km apenas, tanto faz!! Mas, vamos supor que vc ira usar mais vezes, entao certamente, ponto pra camionete
3x1

Trilhas:
POnto pro jeep (afinal é só desconectar a carretinha). Estou falandod e trilhas nao dos 5km hein ...
4x1

Capacidade de carga:
Jeep nao tem isso, pick up tem. Entretanto, a carretinha vc vai poder por o mesmo ou ate muito mais dependendo da configuracao em relacao a camionete...
Entao:
5x2

Isso obviamente sendo racional COM BASE NAS NECESSIDADES QUE POSTOU.

Se vc for querer conforto, tecnologia, seguranca, rapidez, espaco, nao puder ter um jeep parado na garagem ocupando tempo e espaco, nao for viajar com o jeep etc... Ai nao tem jeito neh amigo só a camionete te salvaria.

Tirar e por a carretinha nao eh dificuldade alguma, ate minha finada avó consegue, sem problemas, ter onde guarda-la, isso eu estou resolvendo.

Mas eu volto ao inicio do que eu escrevi, esta querendo comparar alhos com bugalhos, uma coisa nao se compara a outra, embora sirvam para a mesma finalidade.

Eu antes de mais nada, procuraria entender o sua real necessidade, financeira, espacional, carga, etc.

Se vc ta sem nenhum puto, tem espaco pra guardar, tem coragem pra comprar um jeep e na tua pirambeira nao é trilha (nao tem facoes, erosoes, trilhas etc) e sim um terreno ruim e liso igual sabao, parta para uma pampa 4x4 e compre uma carretinha usada, investimento inicial por volta de 9 mil, e com mais uns 3 mil vc deixa a pampinha valente e boa de motor e cambio, com 15 mil ao todo vc fica com uma maquina horrivel de feia e mas valente pra andar bem mais que os 5km e podera carregar tanto na pampa qto na carretinha.

Td tem formas de visualizar, no forum de 4x4, vc vai ouvir fanatismos e no subforum de pickups 4x4, vai ler extremistas hehehehe .

NAO que estes estao errados, mas vc tem q analisar teu uso. Tua necessidade.

Eu se tivesse dinheiro pra ter uma 4x4 diesel, zera, comprava uma, e financiava uma carretinha, em 10x sem juros no cartao vai gastar uns 200 reais por mes ehhehe

lucasam
25/10/2010, 16:26
Um jipe com carreta certamente tem menos capacidade off-road que uma picape.
Em especial se a carreta e a picape estiverem carregadas.

O jipe carregado fica quase sem peso no eixo. Enquanto que uma picape carregada anda quase melhor que descarregada.

Alem desse fato a principal diferença será o conforto.

1 - Dirigir e manobrar uma carreta é mais chato que uma picape.
2 - Um grande conforto de uma picape na fazenda é a habilidade de carregar pequenas coisas (inclusive as que antes iam de carrinho de mão tipo 1 saco de cimento). A não ser que voce fique passeando de carreta pela propriedade o par jipe + carreta não é tão conveniente

valtinho
25/10/2010, 16:29
a resposta para tua necessidade se chama F-75......

Troller-a-vista
25/10/2010, 17:43
boa!! auehaue

alias, por favor, entrem no link da minha assinatura e participem! tem tudo a ver com carretinhas!

Ronaldo B.
25/10/2010, 19:06
Prezados amigos foristas,
especulando sobre a melhor alternativa para o meu caso, surgiu uma dúvida, que como "iniciante-padrão-menos-um", não tenho condições de responder e tive dificuldades de encontrar entre os outros tópicos do site/forum. Se souberem de algum tópico anterior sobre o assunto, agradeceria muito.

meus objetivos:
1) "chegar" (e sair, claro!) na roça, cujo acesso é pirambeira (menos de 5Km), morrão que na chuva fica muuuito difícil sair sem um 4x4;
2) segurança: no Goiás, é relativamente frequente assaltos para roubar caminhonetes, diesel, cabine simples.

dúvida:
vale a pena, com a "finalidade de gastar menos $$", comprar um jipinho e colocar uma carretinha atrás para chegar e "sair" da roça-pirambeira ou é melhor parar de "murrinhez" e comprar uma caminhonete 4x4/cabine simples mesmo?

Muito agradecido pela ajuda.
Marcelino

Marcelino,

Como já disseram, compra uma pickup 4x4 diesel e seja feliz ... :concordo:

Esquece esse negócio de jipe com carreta que isso é encrenca, quem fala que é mais fácil puxar que carregar carga provavelmente nunca teve um jipe ou teve que rebocar alguma coisa subindo ou descendo uma pirambeira.:discordo:

Já tive CJ, samurai, três SUV´s, sendo que a atual é uma SW4 3.0 TD e mais uns 10 veiculos 4x2 diferentes com motor de 1.3 até 4.0, e posso te dizer com conhecimento e por experiência que prá fazer força e andar na estrada o melhor é uma pickup 4x4 diesel. Imagina vc andando na estrada com um jipe, que na grande maioria dos casos não é exemplo de estabilidade, e ainda mais puxando uma carreta ??? :putz:

Na minha opinião, carreta é prá carregar lancha, jetsky ou quadri, e mesmo assim se não couber na caçamba de uma pickup e só prá usar muito raramente e em trajetos curtos. :concordo:

[]´s

NGDaniel
25/10/2010, 20:29
Tirar e por a carretinha nao eh dificuldade alguma, ate minha finada avó consegue, sem problemas, ter onde guarda-la, isso eu estou resolvendo.

hummm...
vem ai um novo produto by troller-a-vista ??

Troller-a-vista
25/10/2010, 21:00
Ronaldo, ainda bem que existem opinioes diferentes neh? Principalmente quando se tem necessidades diferentes... legal isso.

NgDaniel: ops.. nao sei de nada... nadinha... ehheheh . Na realidade, o problema do espaco da pra ser resolvido de diversas formas, desde o acomodamento diagonal, vertical e o horizontal, basta ter um pouco de criatividade e um fabricante interessado. Tenho algumas imagens inclusive de como resolver isso. Me falta nesse momento uma melhora no capital pra comecar a produzir.
Mas para isso, preciso de mais informacoes la no post sobre carretinhas (que esta na assinatura)

Ronaldo B.
25/10/2010, 21:17
Me desculpa discordar de vc novamente, mas não ter a mesma opinião é muito diferente de postar informações totalmente equivocadas, seja por falta de conhecimento, experiência ou por interesses comerciais.

Se vc quer entrar no mercado oferecendo um produto, vc deveria ter experiência sobre o que vc fala, porque falar com propriedade sobre coisas que desconhece não é um bom começo prá nenhum comerciante.

[]´s

Walter L. L. Casitta
25/10/2010, 21:58
Eu nunca consegui viver sem uma carretinha, tenho duas, mas só fui descobrir que carretinha não foi feita pra ser puxada por qualquer veículo depois que comprei uma picape diesel. Tem que ter torque.

Uma emprestei e ficou está abandonada no terreiro de um amigo, depois que comprei picape não teve mais serventia. Atualmente eu uso a outra pra levar um quadri de 200Kg, e se tiver a opção de levar na caçamba levo porque é 100X melhor.

Um quadri de 200Kg na caçamba fica praticamente imperceptível nos números de consumo e desempenho da picape. Na carretinha o consumo cai bastante e as acelerações e retomadas sempre pioram.

dalmolin
25/10/2010, 22:03
hahah cara alguem mata o troller....

companheiro que produziu o topico , tira isso de carreta da cabeça.
carretinha se usa em estrada asfaltada , boa , e incomoda bastante :!:

numa estrada de terra , uma carreta carregada , vai escorregar , vai afundar , o jeep vai patinar , isso no plano. Subindo simplesmente nao vai sair do lugar.

so pra basear :rolleyes: minha resposta , num mesmo dia , vieram duas cargas de agua pra abastecer o reservatorio do curtume . Pra chegar ate ele uma subida consideravel na terra umida mas com cascalho. Primeira carga com um trator traçado , e 5 T no tanque no reboque , nos primeiros 5 m da subida ja era tratorzao , o pneus novos cavando os 4 , o trator ia se enterrar. Solta meia pipa de agua fora , e la vai o trator a MUITO custo puxando aquele trambolho , patinando as 4.
Segunda carga vem com um 1620 , pipa de 8 t cheia , nem trocou de ronco o caminhao , so fiz sinal foi direto la em cima , e ja com a estrada toda melecada pelo trator.

Deivid/silveira
25/10/2010, 22:15
X 2

Concordo com o dalmolin, na estrada de terra é suicidio.

Tio Eddie
25/10/2010, 22:29
Picape 4x4, pneus bons se a coisa for feia e parte pro abraço....

Troller-a-vista
25/10/2010, 22:39
deveriam ler mais o proprio forum que atuam, segue um topico onde mostra carretinhas sendo usadas no 4x4.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=80207

uso carretinhas ha anos, fui e voltei pra diversos rios, usando carro 4x4, 4x2, diesel e gasolina. Para cada um deles ha uma forma de conduzir e um desempenho claro.

Para carregar 200 kilos, tb nao compraria uma carretinha, ate pq, só eu tenho metade desse peso e nao é por causa de 2 troller-a-vista que um carro vai se despedacar.

Ja andei em pirambeira, em subida e descida, andar de jeep é complicado e nao é esse o intuito do criador do topico, ele especificou muito bem: 5km.

O motivo é simples, entre eixos curtos prejudica puxar qqr peso, entre eixos longo, ajuda.

Agora, querer menosprezar meus conhecimentos é uma tática futil e ridicula, nao por mim pq sinceramente, to me lixando pra opiniao alheia equivocada... Agora dizer que é melhor CARREGAR do que PUXAR é no minimo, falta de bom senso,

Ja viu algum trem CARREGANDO alguma coisa? ja viu algum caminhao de cana do tipo toco? Pelo amor de deus, qto maior o peso, melhor é para puxar a carga e nao carregar.
Por isso existem carretas, existem carrinhos etc.

Ou voces preferem por acaso colocar 40 kilos debaixo do braco e sair correndo q nem um palhaco ao inves de por os mesmos 40 kilos num carrinho de mao e emourra/puxar por ai ?

Por fim, nao tenho interesse comercial, pq nao trabalho com isso, só pretendo no futuro. Tb nao é por um forum com respostas simples que vou conseguir vender alguma coisa. Foruns servem para outras coisas.

Dalmolin: morte a mim? Cara vc tem problemas serios... Sociaveis e educacionais. Alias tb de ensino, pq se ler o que eu escrevi veras que eu fiz uma comparacao bastante racional dentro do q o criador pediu, e mesmo assim, terminei dizendo que a pickup era uma opcao melhor. Ainda que os numeros nao mostrasse isso.

Troller-a-vista
25/10/2010, 22:50
Dalmolin-o-super-bonzao.

Qdo vc postar alguma coisa, pensa antes, qdo o trator puxou, mesmo sendo 4x4, com uma carga tao pesada + peso da carreta + entre eixos curtos, só desfavoreceu e muito a relacao peso x tracao.

Qdo se usou o caminhao, magnifico 1620, vc equalizou o peso no CENTRO do caminhao, ou muito proximo disso.

Vc que é um cara super inteligente, mega conhecedor de engenharia, nao vai precisar de explicacao, mas pra qm nao é tao ultra-fucker como vc: ao se usar um caminhao NESSA ocasiao, o peso ficou melhor concentrados entre as rodas e portanto destracionou menos.

se tivesse sendo usado uma carreta pra tal, provavelmente tb iria tracionar e subir. PQ?

pq o caminhao tem um peso maior e um entre eixos maior, portanto, equaliza melhor, mesmo sendo um 4x2 ou 6x2.

Faz um teste simples, pega um carrinho de mao, coloca 3 sacos de cimento dentro e suba uma ladeira. Qual é mais facil subir? Puxando o carirnho com 3 sacos ou segurando apenas um 1 saco nos bracos e subindo?

Depois faca outro teste, suba a mesma ladeira com passos curtos e com passos largos, veja qual é mais facil subir, qual vai sofrer mais ou menos. Simples fato.

Ronaldo B.
25/10/2010, 22:52
Alguém desenha aí pro menino prá ver se ele entende, porque tá dificil.... :putz: :putz: :putz:

[]´s

dalmolin
25/10/2010, 22:52
Troller , o caminhao eh de FERRO , vc pode deixar ele quanto tempo quiser carregado qe ele nao cansa.... :pipoca:.

foi - se o Sander , veio o troller :roll:

Tio Eddie
25/10/2010, 22:53
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca:

Um off topic "de leve".....

Escrito nas paredes de um centro acadêmico de uma escola de engenharia...

DEFINIÇÃO DE TEORIA E PRÁTICA

Teoria: Quando nada funciona mas todo o mundo sabe porque.
Prática:Quando tudo funciona mas ninguém sabe porque.

Aqui unimos a teria e a prática:

NADA FUNCIONA E NINGÉM SABE PORQUE :odedo:

[]s

Deivid/silveira
25/10/2010, 22:59
hahahahahahahahahahahhaha

Show!

dalmolin
25/10/2010, 23:00
Dalmolin-o-super-bonzao.

Qdo vc postar alguma coisa, pensa antes, qdo o trator puxou, mesmo sendo 4x4, com uma carga tao pesada + peso da carreta + entre eixos curtos, só desfavoreceu e muito a relacao peso x tracao.

Qdo se usou o caminhao, magnifico 1620, vc equalizou o peso no CENTRO do caminhao, ou muito proximo disso.

Vc que é um cara super inteligente, mega conhecedor de engenharia, nao vai precisar de explicacao, mas pra qm nao é tao ultra-fucker como vc: ao se usar um caminhao NESSA ocasiao, o peso ficou melhor concentrados entre as rodas e portanto destracionou menos.

se tivesse sendo usado uma carreta pra tal, provavelmente tb iria tracionar e subir. PQ?

pq o caminhao tem um peso maior e um entre eixos maior, portanto, equaliza melhor, mesmo sendo um 4x2 ou 6x2.

Faz um teste simples, pega um carrinho de mao, coloca 3 sacos de cimento dentro e suba uma ladeira. Qual é mais facil subir? Puxando o carirnho com 3 sacos ou segurando apenas um 1 saco nos bracos e subindo?

Depois faca outro teste, suba a mesma ladeira com passos curtos e com passos largos, veja qual é mais facil subir, qual vai sofrer mais ou menos. Simples fato.cara larga as drogas :!::!::!: . NAO ENTENDEU A PARTE DE SUBIDA CONSIDERAVEL ???

O peso foi todo pra tras , o caminhao subiu empinado , as 8 T estavam simplesmente no eixo traseiro , socando os pneus no chao !!! , as dianteiras tavam ali so no sapatinho...

o trator , quando pegou a subida a agua deu o peso atras da carreta e isso simplesmente levanta o trator , ou o cavalo de uma carreta se fosse o caso.....

estuda mais um pouco fio

RoadRunner
26/10/2010, 00:28
Momento criança: :rolleyes:

Existe um jogo/simulador chamado Rigs of Rods, ele é um joguinho com gráficos do tempo do guarana com rolha de tão toscos que são mas é muito elogiado pela fisica dele que se aproxima muito da realidade (centro de gravidade, aderencia, suspensao, peso e mais o baralho a quatro que possa ser simulado.

Minha diversão é pegar um Caminhao munck, carregar um conteiner, pega esse caminhao subir em outro caminhão pranchao, pegar esse pranchao e subir numa carreta pranchao, pegar essa carreta e...tentar dar uma volta com sem tombar :lol: (ja consegui chegar 3a marcha, mas as chacoalhas da embreagem são terriveis[sim, tem ate pedal de embreagem])...

E ja desisti de pegar o super munk e tentar carregar o Iate (que pode ser dirigido tambem) para carregar no pranchao de barcos.....

Caso alguem queira tentar:

Pegue a picape velha (4x4 e tudo :lol: ) , Coloque um palete na caçamba e de uma volta no mapa das montanhas.
Depois pegue a mesma picape, engate a carretinha, ponha o palete na carretinha e tente dar uma volta.

A resposta eu ja sei, mas para quem ainda esta em dúvida vale a brincadeira.

O jogo é gratuito e pequeno, link para d/l:
http://www.baixaki.com.br/download/rigs-of-rods.htm

http://www.contatovirtual.net/ror/116257227919911258jj4.jpg

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:n8jP6DzT4D-NzM:http://img158.imageshack.us/img158/6456/2161637114d5cf34d86mt1.jpg&t=1

http://open-tube.com/wp-content/uploads/2009/08/rings-of-rods3.png

http://i.ytimg.com/vi/OPz74pP4S1o/0.jpg

http://www.bajaki.com/imagens/50068/6267.jpg

Off tópic off :pipoca:

GiovanniP
26/10/2010, 09:41
Ja viu algum trem CARREGANDO alguma coisa? ja viu algum caminhao de cana do tipo toco? Pelo amor de deus, qto maior o peso, melhor é para puxar a carga e nao carregar.
Por isso existem carretas, existem carrinhos etc.

Acho que estamos fugindo do tópico...
Na realidade quando se coloca uma carretinha com peso em um Jeep para subir uma "pirengueira" em terreno escorregadio, estamos aumentando um eixo no conjunto que não traciona e o peso a ser puxado pelo Jeep piora e muito seu desempenho.
Já uma picape, quando se coloca o peso na caçamba (sob o eixo trazeiro) aumenta a tração no mesmo e até melhora seu desempenho (dependendo do peso). Sem falar que os Jeeps costumam ser mais leves e sofrer mais com o peso da carreta.
Para o uso do colega acima acho que a picape levaria imensa vantagem....

negreira
26/10/2010, 09:52
se for andar dentro da propriedade
eu iria de trator.........

:concordo:

Pequeno jr
26/10/2010, 09:54
Momento criança: :rolleyes:

O jogo é gratuito e pequeno, link para d/l:
http://www.baixaki.com.br/download/rigs-of-rods.htm

Off tópic off :pipoca:

Opaaa .. olha a diversão para a hora do almoço. !

Henrique B
26/10/2010, 10:16

É isso aí cara:concordo:
O tópico é pra gente conversar, trocar experiencias e se divertir...
Vamo tentar entrar em acordo, e não ficar discutindo, até mesmo pq o troller mesmo disse q a caminhonete é a melhor saída também

Walter L. L. Casitta
26/10/2010, 10:53

Poderia ser se o meu Antivirus permitisse... :putz:

marcelinoDF
26/10/2010, 11:56
Prezado pessoal,
o debate me ajudou muuuuito, de verdade. Reparem, não, mas meu conhecimento do assunto é do nível "menos-um" e daí minhas dúvidas bizarras...

Por isso recorro "aos universitários" e as informações que vcs passam SEMPRE é de muita valia e respeito imensamente a opinião de todos.

MUITO OBRIGADO, NOVAMENTE, e considero o assunto encerrado.
VALEU!!!

caio fonseca
27/10/2010, 09:35
eu acho que depende do peso do veiculo que vc ira puxar a carreta pq quando engato a carretinha do jet no quadri ele patina as quatro e não sobe um pirambeira que tem em casa mas quando engato no jipe ele vai que é uma beleza não patina e ainda sobe no 4x2.
mas se eu coloco o peso do jet bem pra frente na carreta ele sobe de boua mas patina um pouco isso com o quadri...

espero ter ajudado

caio fonseca
27/10/2010, 09:36
lembrando que a subida é de terra.

Zegenesio
27/10/2010, 10:19
Quando todos meus conhecidos compravam camionetas cabine dupla 4X4 para serem usadas no asfalto, eu comprei um Audi 1.8 T automático joia OKm em 2001, hoje é da minha filha.
No mesmo ano mandei fazer uma carretinha para 500Kg com um eixo, para mais peso boa é a de dois eixos. Durante sete anos usei com o A3 arrastando até 800Kg combinado.
Comprei um Troller 2008 e continuo usando a carretinha com ele. Ela seve para qualquer carro. Independente do carro que voce comprar, terá sempre uma pequena camionete diponível.
Se voce quer uma viatura para carregar sempre, não esporáticamente, 1000Kg, a camioneta é mais adequada.
A carretinha deve ser muito bem feita, as notas fiscais do material e peças usadas (pneus, molas, aros, etc), devem ser guardadas pois serão pedidas quando for tirar o documento no detran.
Este mes renovei o emplacamento, paguei 90,00.:odedo: