Conectar

Ver Versão Completa : Defender 110 STD - Pinos/Graxa, lubrificação

Loran
23/10/2010, 19:43
Olá a Todos

Eu possuo um Defender 110 Standart - 2005 modelo 2006 e gostaria de saber o seguinte:

1 - Qual quantidade total de pinos de graxa tem o carro e onde estão localizados ?? Eu sei que no conjunto das cruzetas/cardan tem 06 pinos. Gostaria de saber se tem mais pinos em outros lugares.

2 - É necessario fazer a lubrificação (aplicação de graxa ou óleo) nos munhões das rodas dianteiras ?? Eu procurei e não encontrei nenhum pino naquele local.

3 - Existe algum filtro de combustivel que necessita limpeza, na traseira do veiculo junto ao tanque de combustivel ?? Fui informado que tem, mas procurei e não encontrei.

4 - Alguma outra recomendação de lubrificação que eu não devo esquecer ??

Grato pela atenção.

fchain
24/10/2010, 17:48
Loran, reforçando também há alguma especificação para graxas?[]s

CGAUER
25/10/2010, 10:52
Lá vai:

1) Pinos de graxa:

São 6 no total mesmo. 3 em cada cardan. Recomendo usar graxa com sulfito de molibdênio da Molykote. Não existe coisa melhor.

Graxa Molykote BR-2 Plus

ou melhor

Graxa Molykote Longterm 2 Plus (dificílimo de encontrar em embalagens pequenas, trouxe na mala de fora do BR).

Lubrifico meus cardans a cada 5mil Km, juntamente com a troca do óleo do motor e seu filtro.

2)

Na realidade a graxa (98>) dos munhões dos LRs é para sempre, mas em travessias de alagados, eles pode se contaminar. Vale a pena verificar sempre. Abra o bujão enfie um arame e veja se tem graxa cinza-escura em abundância e que esteja livre de água... (você pode ter que mexer com o volante para ter melhor acesso aos munhões).

Se tiver faltando (acontece depois de uns 5 anos, poios sempre se perde um pouco), é só comprar uma bisnaga de lubrificante de homocinética. Recomendo também da Molykote ou de qualquer fabricante de homocinéticas.

3)

O "filtro" traseiro é apenas um sedimentador/decantador para água e sujeiras pesadas (terra, areia, etc)...

Ele fica localizado no chassi na caixa de roda traseira do lado do passageiro. Ele é protegido por uma placa metálica fixada por um parafuso borboleta.

Abra o seu dreno mensalmente, ou diariamente se estiver usando o carro em lugares alagados e abastecendo em lugares complicados.

Antes de drenar o sedimentador é recomendável que o tanque esteja até a boca, e sem a tampa. Procedendo desta maneira evita-se entrada de ar no sistema.

4)

No câmbio use apenas óleo MTF Honda (vendido nas concessionárias). É o que vem de fábrica. O ATF II é limitado.

Na caixa de transfer e nos eixos, qualquer óleo EP 90 GL5. Se quiser caprichar, coloque na transferência o 75W90 GL5 sintético (eu uso Motul), garante maior limpeza e lubrificação do estriado de entrada e engate muito mais preciso e rápido do diferencial central.

Para um talento extra, acrescente somente na tranferência e nos eixos uma bisnaga de Molykote para transmissão.. (não coloque no câmbio).

Abraços e boa sorte.

Clemente

Olá a Todos

Eu possuo um Defender 110 Standart - 2005 modelo 2006 e gostaria de saber o seguinte:

1 - Qual quantidade total de pinos de graxa tem o carro e onde estão localizados ?? Eu sei que no conjunto das cruzetas/cardan tem 06 pinos. Gostaria de saber se tem mais pinos em outros lugares.

2 - É necessario fazer a lubrificação (aplicação de graxa ou óleo) nos munhões das rodas dianteiras ?? Eu procurei e não encontrei nenhum pino naquele local.

3 - Existe algum filtro de combustivel que necessita limpeza, na traseira do veiculo junto ao tanque de combustivel ?? Fui informado que tem, mas procurei e não encontrei.

4 - Alguma outra recomendação de lubrificação que eu não devo esquecer ??

Grato pela atenção.

Loran
29/10/2010, 19:07
Lá vai:

2)Na realidade a graxa (98>) dos munhões dos LRs é para sempre, ...

3) O "filtro" traseiro é apenas um sedimentador/decantador para água e sujeiras pesadas (terra, areia, etc)...

Abra o seu dreno mensalmente, ou diariamente se estiver usando o carro em lugares alagados e abastecendo em lugares complicados.
....

Clemente

Obrigado pela resposta.

O meu carro foi comprado 0km e esta agora com 50.000Km. Nunca entrou na terra e muito menos na água. Só uso no asfalto. Durante o periodo da garantia eu me limitei a fazer as revisões na concessionaria. Agora, está na hora de fazer uma revisão e eu vou leva-lo para outra oficina.

Graxa Munhões - De acordo com a sua orientação, talvez não seja preciso completar o óleo. Mesmo assim, eu pedirei ao mecanico para verificar e completar se necessário.

Filtro traseiro sedimentador/decantador - Com a sua explicação foi muito facil de encontrar.
Tenho as seguintes dúvidas:
- Para drena-lo basta somente tirar o bujão que fica embaixo do corpo do filtro??
- Precisa abrir para limpar por dentro ?? Eu notei que tem um parafuso em cima (tipo o filtro de combustivel da Toyota Bandeirantes) e dois atrás, no lado oposto das mangueiras.
- Como se retira o bujão ?? Ele é rosqueado ?? É que ele é de plástico e quando eu tentei desrosquear, como não moveu eu parei porque fiquei com medo de quebra-lo.

Abs

Loran

rafaelfernandez
29/10/2010, 20:54
Fale Loran,

O bujao é rosqueado. Um pouco de wd40 ou algo similar ajuda, porem é comum a quebra do mesmo. Com cuidado e paciencia ele solta, ai basta deixar escorrer ate sair toda agua e escorrer somente diesel.
Algumas pessoas preferem desmontar o decantador e limpa-lo. No Workshop manual tem detalhado como fazer, é bem simples.

[]´s
Rafael

Loran
30/10/2010, 21:29
Fale Loran,
O bujao é rosqueado. Um pouco de wd40 ou algo similar ajuda, porem é comum a quebra do mesmo. Com cuidado e paciencia ele solta, ai basta deixar escorrer ate sair toda agua e escorrer somente diesel.
Algumas pessoas preferem desmontar o decantador e limpa-lo. No Workshop manual tem detalhado como fazer, é bem simples.

[]´s
Rafael

OK Rafael

Obrigado pelas dicas.

À príncipio, eu farei apenas uma drenagem das impurezas retirando o bujão, posteriorment eu farei uma limpeza interna.

Eu dei uma olhada em um workshop manual e encontrei a orientação sobre a limpeza do sedimentador.

Para referencias futuras a outros assuntos, você ou alguém poderia me informar o site que tenha um workshop manual que se adapte melhor à minha Defender 110:
Defender 110 Standart - 2005 modelo 2006 (comprei em Novembro/2005).

Abs

Loran