Ver Versão Completa : Qual o futuro do off-road?
Estávamos conversando hoje com o grupo de amigos e achei interessante iniciarmos aqui um papo sobre isso.
Qual o futuro do off-road?
De forma geral, mesmo levando em consideração as exceções, alguns pontos me preocupam:
- o jipeiro hoje é conhecido pela baderna, morte em trilha, irresponsabilidades....antes eramos conhecidos como fieis companheiros...
- antes, as trilhas eram conduzidas pelo companheirismo, pela diversão, agora por quem tem o maior pneu, a melhor redução, o maior $$ investido...
Claro que o off-road melhorou na popularização do hobby, destaque em programas de tv, temos mais peças, acessorios, equipamentos, acesso a informação, o forum4x4 etc.
Ouvir as opiniões de cada lugar do Brasil onde o cenário deve ser outro do nosso. Entender o sul, sudeste, norte, centro, vai ser bem legal.
Hoje estava pensando como que as leis anti poluição irão atingir nosso esporte, acho que é um ponto a ser discutido também.
bandlouco
23/10/2010, 00:37
e soh parar pra pensar q a grande maioria dos carros off roaders pararam de ser produzidos(jpx,javali,jeep willys,toy band,engesa,cross lander , hummer h1......) e os que n deixaram de ser produzidos , "evoluiram" para modelos mais on-road(cherokee sport, wrangler , sportage , discovery , samurai q viro o jimny,vitara,hilux.....)
Mas o off road n esta condenado , enquanto existirem malucos iguais a nos , pode ter certeza q ainda vem mta lama :mrgreen:
O futuro off-road!
Acho muito interessante essa colocação.
Sempre, tudo evolui, vejamos mesmo aqui no fórum, quando comecei a acompanhar as coisas por aqui, pneu 33" era coisa de doido, hoje já se cogita 40".
Essa explanação, é só uma pequena amostra, pois eu mesmo comecei com um cj5, com 7.50x16...
Mais tudo evolui, mais sempre teremos quem está começando, com os 7.50x16 e se BF 161.
Na minha opinião, o que se deve fazer, é respeitar aquele que está começando, ensinando-o, e deixa-lo evoluir, caso queira, pois muitos ficam no caminho, curtindo a máquina a seu gosto.
Vejo o problema ambiental cercando a todos, não somente os jipeiros, os únicos não afetados, são os favelados, que ocupam áreas de preservação sem que nada se faça, nem ao menos uma multa.
Experimenta, eu aqui como produtor rural colocar uma cabeça de boi numa área de preservação!
Vejo, que com o aumento de jipes andando, o esporte em ascensão, logo as autoridades responsáveis tomarão alguma providência, não para impedir, mais sim para que se regularize o que se está fazendo.
Existe muitas pessoas consciente, mais também, vejo pessoas que não respeitam nem a sí, e isso não é só nas trilhas.
Espero que as pessoas conscientes façam de uma forma, que sempre conscientize o maior número de pessoas, tanto nas trilhas, quanto fora.
Faço isso com meu filho, e com seus amigos, para que tenhamos mais respeito entre as pessoas e veículo/trilha.
Sobre as Leis com relação aos veículos, teremos que nos unir, para que aprovemos Leis menos ortodoxas em relação aos motores e veículos antigos.
Abraços.
Kim.
Paulo Ramos
23/10/2010, 17:03
Ola Pessoal.
Achei o topico bem pertinente... e decidi contribuir...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vai a minha opinião (é minha... ok!!! )
Acho que o futuro do off road é magnifico!!!!!!
Cada vez mais as pessoas compram carros, e carros maiores, mais economicos (verdes). Para ajudar as nossas cidades oferem tantos desafios (enchentes, buracos, ruas alagadas, alem de criminalidade etc. etc.. etc.. ) que eu nao imagino melhor veiculo para enfrentar essas trilhas urbanas nos grandes centros.
Quem já passou por um tiroteio no meio da rua, sabe que o 4x4 pode literalmente salvar sua vida.... nessas horas vc engata o 4x4, passa por calçada, canteiro etc... da meia volta e foge do problema.....
Numa enchente onde existe um " mar urbano de carros 1.0 com calço hidraulico" o snorkel, tração etc.. permitem voce passar por agua onde muita gente fica...
Se sua vida corre risco, 400 kilos de blindagem nao " moem " a suspensão do seu carro, já que um 4x4 tem por concepção uma estrutura muito mais forte...
Por ultimo, veja o status que esse tipo de carro tambem apresenta status, (veja os Pajeros, SW4, LR4 que lotam os nossos shoppings e vagas... subiu na vida... voce sobe de altura do seu carro)
Enfim, o off road urbano esta ai.. veja as " adventures, stepways, cross etc.. que o mercado oferece.....
TODOS QUEREM TER UM 4X4 !!!!!! TODOS QUEREM SER OFF ROADERS..
Por isso vemos tantos " jipes urbanos " e a industria no mundo tem caminhado para isso... em suma... o futuro é 4x4, seja AWD, 4WD, Diesel, gasolina, flex etc. etc. etc..
Agora falando de trilhas... pessoalmente acredito que esta cada vez mais dificil fazer um trilha em paz. A criminalidade, custo da terra, expansão dos centros urbanos, regras ambientais etc... sao fatores exige que os " jipeiros, trilheiros e afins " tenham que ir cada vez mais longe para praticar esse tipo de esporte e gastar cada vez mais dinheiro (veja a questao da inspeção veicular... quem tem carro diesel com bomba aberta que se prepare)
É claro que campeonatos, eventos e jeep clubes sempre vao existir, mas com certeza esses grupos, dependendo do local devem estar percebendo que a cada ano essas dificuldades vao ficando evidentes...
Quem nao vive do 4x4 (fazendeiro, reflorestamento etc... ) vai perceber que falta pouco para existir " pedagio " em trilhas.... Se meter no mato como antigamente... desbravar o desconhecido esta cada vez mais dificil...
Resumindo, acho que o futuro sera de muitos 4x4... muitas trilhas urbanas, carros mais " verdes e padronizados" matando uma parte tao legal de ter um jeep - a personalização e é claro a um custo cada vez mais caro (nunca foi um esporte barato nao é mesmo)...
Se esse futuro sera o apocalipse do off road... depende de cada um, pessoalmente creio que nao. Existe um bonus e um onus dessa escolha... Hoje ter um Pajero para a trilha é possivel, em 1990 era inimaginavel...
É claro que hoje temos acesso a peças e acessorios que antes sonhavamos em catalogos. Antes tinhamos que " descobrir " uma mecanica de um importado, mas basta usar o computador e voce encontra muita coisa (senao o manual) de qualquer carro do mundo... Antes faziamos trilhas com facao e mapa... hoje tem GPS....
Basta ver o forum... tem amantes de 4x4 do Brasil inteiro e a grande maioria nem se conhece, mesmo assim trocam experiencias, conhecimento etc. etc..
Enfim... o mundo vai ser 4x4 POR BEM OU POR MAL... Como disse o Barack Obama... O mundo mudou e nos temos que mudar com ele.....
Fica ai a minha contribuição.
Quem sabe onde esse novo mundo do off-road vai levar, afinal o futuro é hoje....8-)8-)8-)
Flavio Junges Pereira
23/10/2010, 17:13
O futuro off-road!
Acho muito interessante essa colocação.
Sempre, tudo evolui, vejamos mesmo aqui no fórum, quando comecei a acompanhar as coisas por aqui, pneu 33" era coisa de doido, hoje já se cogita 40".
Essa explanação, é só uma pequena amostra, pois eu mesmo comecei com um cj5, com 7.50x16...
Mais tudo evolui, mais sempre teremos quem está começando, com os 7.50x16 e se BF 161.
Na minha opinião, o que se deve fazer, é respeitar aquele que está começando, ensinando-o, e deixa-lo evoluir, caso queira, pois muitos ficam no caminho, curtindo a máquina a seu gosto.
Vejo o problema ambiental cercando a todos, não somente os jipeiros, os únicos não afetados, são os favelados, que ocupam áreas de preservação sem que nada se faça, nem ao menos uma multa.
Experimenta, eu aqui como produtor rural colocar uma cabeça de boi numa área de preservação!
Vejo, que com o aumento de jipes andando, o esporte em ascensão, logo as autoridades responsáveis tomarão alguma providência, não para impedir, mais sim para que se regularize o que se está fazendo.
Existe muitas pessoas consciente, mais também, vejo pessoas que não respeitam nem a sí, e isso não é só nas trilhas.
Espero que as pessoas conscientes façam de uma forma, que sempre conscientize o maior número de pessoas, tanto nas trilhas, quanto fora.
Faço isso com meu filho, e com seus amigos, para que tenhamos mais respeito entre as pessoas e veículo/trilha.
Sobre as Leis com relação aos veículos, teremos que nos unir, para que aprovemos Leis menos ortodoxas em relação aos motores e veículos antigos.
Abraços.
Kim.
Olá grande Kim;
Espere até o Ibama, Fátma, Patran, ou outro qualquer órgão que 'cuida' do meio ambiente, encrespar com este hobby, paixão de muitos, e começar arrancar dinheiro com multas, por trafegar em dunas, andar em rios, subir montes, andar em trilhas etc. Votem nestes desgraçados, politicos de gabinete, que não sabem diferençar um pé de capim de um pé de repolho, e o que vejo é o fim da possibilidade de andarmos em 'qualquer terreno' com nossos veículos. Fazem leis que não visam nada mais do que arrecadar, eles não estão preocupados com coisa alguma. Veja que sempre que vemos uma campanha pelo meio ambiente, o que nunca está inserido nela é o homem. Até o nosso dinheiro contem fotos de animais, mas não tem do homem. Quando fala-se em uma obra, precisa uma autorização do ibama, floram, patran, meio ambiente, etc e tal, mas para ver se o camarão não foi atingido, se a bromélia está no seu lugar, nunca para ver se vai prejudicar o homem,(eu vi um conhecido meu ser multado em R$ 3.000,00 por ter levado uma bromélia do mato para casa) e elas só servem para criar mosquito no mato; eu vi a rodovia RS 486, ser interrompida e embargada, porque (sic)sua construção iria interromper o ciclo reprodutivo das minhocas. No beneficio desta rodovia ninguem falou, no encurtamento de distancia a ser rodado para se chegar ao mesmo lugar, ninguem se lembrou nesta hora, economizando milhares de litros de combustível por ano...
É só crescer um pouco o numero de participantes deste esporte, valer a pena de colocar fiscal nos lugares certos e teremos um cerceamento desta atividade por se tornar demasiada cara e arriscada. Isto sem contar que sempre aparece os abusados, que vão destruindo e sujando por onde passam. Acho que a concientização e o uso do veículo deve ser muito bem dimensionada, para não termos logo problemas com as "otoridades", que estarão sempre de plantão nos lugares mais diversos. Se não bastasse tudo isto ainda temos os denunciantes, que adoram ver o camarada rebolar ante a presença do fiscal. Um abraço a todos.
Paulo_CW
23/10/2010, 17:48
Eh caro colega Dilmar... já falamos muito disso... mas vou expor aqui a minha opinião para os demais...
Esse é o dilema q nós jipeiros estamos enfrentadando...
Evolução... quanto as viaturas, sim... cada vez mais temos visto diferentes modelos de viaturas nas trilhas onde até pouco tempo era dominado apenas pelos Willys e Bands... as viaturas estão ficando cada vez mais bem equipadas devido a facilidade de se encontrar acessórios de qualidade... a pouquissimo tempo atraz era uma dificuldade encontrar pneus grandes ou bloqueios e demais acessorios... hoje é muito mais fácil de encontrar fabricantes, fornecedores, de comprar ou fazer importações etc...
MAS... INFELIZMENTE UMA COISA ESTA MUDANDO PARA PIOR...
Infelizmente, tenho visto muitos que se dizem "jipeiros" apenas degradando nossa classe, cada vez mais estamos sendo vistos como sinal de problemas e baderneiros das zonas rurais... e isso tem feito com que as trilhas estejam desaparecendo, proprietários de terrenos onde antes tinham prazer de nos ver em suas fazendas, estão fechando as porteiras.... e cada vez mais temos de procurar por novas opções...etc..
A popularidade que o off-road tem ganhado tem trazido cada vez mais adeptos para este esporte, para esse prazer de nossos fds, mas infelizmente, muitos destes adptos não estão neste meio em busca de diversão, companherismo e acima de tudo, amizade... e infelismente por causa disso, a maioria acaba sendo penalizada...
Responsabilidades, educação e respeito para com os demais se aprende em casa... mas, infelismente muitos deixam estes preceitos em casa quando estão em suas viaturas... muitos se acham mais importantes por terem viaturas melhores, por ter pneus maiores, por terem mais equipametos...
Não foi isso qe encontrei quando comecei a ser jipeiro, mas é isso que cada vez mas tenho presenciado em nosso maravilhoso mudo off-road....
Ronaldo B.
23/10/2010, 18:31
Nava,
Parabéns pela iniciativa do tópico, acho que a sua proposta de discutirmos o se pode esperar do futuro do Offroad merece mesmo uma reflexão mais profunda sob 3 aspectos:
1) Preparação dos veículos e consequentemente os problemas com a legislação vigente.
2) O impacto ambiental causado pela prática do Offroad e as restrições que já estão sendo impostas.
3) O comportamento dos praticantes de Offroad. Porque hoje temos pessoas praticando Offroad com todo tipo de veiculos, jipes, gaiolas, quadriciclos, etc e o termo "jipeiro" não reflete mais a realidade, e no final todos são responsáveis pela imagem que é gerada do praticante de Offroad, que eu concordo que não é das melhores e não é de hoje.
[]´s
Hoje estava pensando como que as leis anti poluição irão atingir nosso esporte, acho que é um ponto a ser discutido também.
Jipe velho com carburador zoado, vazando óleo por todos os cantos.... Está com os dias contados.
Meter o machado em árvores, usar enxada para modificar o terreno, amarrar o cabo de aço em árvores, etc. Têm que ser extintos das práticas dos offroaders.
[]'s
Ola Pessoal.
Achei o topico bem pertinente... e decidi contribuir...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Vai a minha opinião (é minha... ok!!! )
Acho que o futuro do off road é magnifico!!!!!!
Cada vez mais as pessoas compram carros, e carros maiores, mais economicos (verdes). Para ajudar as nossas cidades oferem tantos desafios (enchentes, buracos, ruas alagadas, alem de criminalidade etc. etc.. etc.. ) que eu nao imagino melhor veiculo para enfrentar essas trilhas urbanas nos grandes centros.
Quem já passou por um tiroteio no meio da rua, sabe que o 4x4 pode literalmente salvar sua vida.... nessas horas vc engata o 4x4, passa por calçada, canteiro etc... da meia volta e foge do problema.....
Numa enchente onde existe um " mar urbano de carros 1.0 com calço hidraulico" o snorkel, tração etc.. permitem voce passar por agua onde muita gente fica...
Se sua vida corre risco, 400 kilos de blindagem nao " moem " a suspensão do seu carro, já que um 4x4 tem por concepção uma estrutura muito mais forte...
Por ultimo, veja o status que esse tipo de carro tambem apresenta status, (veja os Pajeros, SW4, LR4 que lotam os nossos shoppings e vagas... subiu na vida... voce sobe de altura do seu carro)
Enfim, o off road urbano esta ai.. veja as " adventures, stepways, cross etc.. que o mercado oferece.....
TODOS QUEREM TER UM 4X4 !!!!!! TODOS QUEREM SER OFF ROADERS..
Por isso vemos tantos " jipes urbanos " e a industria no mundo tem caminhado para isso... em suma... o futuro é 4x4, seja AWD, 4WD, Diesel, gasolina, flex etc. etc. etc..
Agora falando de trilhas... pessoalmente acredito que esta cada vez mais dificil fazer um trilha em paz. A criminalidade, custo da terra, expansão dos centros urbanos, regras ambientais etc... sao fatores exige que os " jipeiros, trilheiros e afins " tenham que ir cada vez mais longe para praticar esse tipo de esporte e gastar cada vez mais dinheiro (veja a questao da inspeção veicular... quem tem carro diesel com bomba aberta que se prepare)
É claro que campeonatos, eventos e jeep clubes sempre vao existir, mas com certeza esses grupos, dependendo do local devem estar percebendo que a cada ano essas dificuldades vao ficando evidentes...
Quem nao vive do 4x4 (fazendeiro, reflorestamento etc... ) vai perceber que falta pouco para existir " pedagio " em trilhas.... Se meter no mato como antigamente... desbravar o desconhecido esta cada vez mais dificil...
Resumindo, acho que o futuro sera de muitos 4x4... muitas trilhas urbanas, carros mais " verdes e padronizados" matando uma parte tao legal de ter um jeep - a personalização e é claro a um custo cada vez mais caro (nunca foi um esporte barato nao é mesmo)...
Se esse futuro sera o apocalipse do off road... depende de cada um, pessoalmente creio que nao. Existe um bonus e um onus dessa escolha... Hoje ter um Pajero para a trilha é possivel, em 1990 era inimaginavel...
É claro que hoje temos acesso a peças e acessorios que antes sonhavamos em catalogos. Antes tinhamos que " descobrir " uma mecanica de um importado, mas basta usar o computador e voce encontra muita coisa (senao o manual) de qualquer carro do mundo... Antes faziamos trilhas com facao e mapa... hoje tem GPS....
Basta ver o forum... tem amantes de 4x4 do Brasil inteiro e a grande maioria nem se conhece, mesmo assim trocam experiencias, conhecimento etc. etc..
Enfim... o mundo vai ser 4x4 POR BEM OU POR MAL... Como disse o Barack Obama... O mundo mudou e nos temos que mudar com ele.....
Fica ai a minha contribuição.
Quem sabe onde esse novo mundo do off-road vai levar, afinal o futuro é hoje....8-)8-)8-)
A máxima "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" deve ser levada em conta.
[]'s
A máxima "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" deve ser levada em conta.
[]'s
falow pouco e falow bonito...:palmas:
Responsabilidades, educação e respeito para com os demais se aprende em casa... mas, infelismente muitos deixam estes preceitos em casa quando estão em suas viaturas... muitos se acham mais importantes por terem viaturas melhores, por ter pneus maiores, por terem mais equipametos...
Não foi isso qe encontrei quando comecei a ser jipeiro, mas é isso que cada vez mas tenho presenciado em nosso maravilhoso mudo off-road....
Com esse comentário, a frase "TER UM JIPE NÃO FAZ DE VOCÊ UM JIPEIRO" fica bem clara.
Tenho deixado de ir em alguns passeios e trilhas justamente por causa de fatos anti desportivos q tenho visto, falta de responsabilidade com demais participantes, para com os proprietarios dos terrenos onde se fazem trilhas, para com o meio ambiente que nos proporciona o prazer de ser jipeiro.
Onde isso vai parar, não sei? mas por enquanto tenho visto q com isso estamos cada vez mais fechando o circulo das amizades para pequenos grupos fechados, e mesmo assim vejo grupos que levão a sério o fato de ser jipeiro e outros q SÓ QUEREM TER JIPE para poder aparecer mais.:parede::parede::parede:
wolfmann
24/10/2010, 11:50
Eu não sou jipeiro, pelo contrário: sou harleyro. Acompanho o fórum depois que comprei uma Outlander, carro de família e não é um jipe, muito pelo contrário: é um carro 4x4 que as opiniões dos colegas foristas me auxiliaram a escolher.
Mas gostaria de fazer um paralelo entre a comunidade jipeira e a comunidade harleyra.
Pelo que li nos posts anteriores, uma das muitas queixas que são feitas é devida a "popularização" que essas máquinas vem sofrendo. Facilidade de importação, surgimento de oficinas especializadas fazendo o mesmo serviço das autorizadas por preço menor, proprietários que compram o jipe com a finalidade de aparecer ou demonstrar poder econômico, autoridades decidindo impor normas que não se adequam aos projetos mais antigos e deixando dor de cabeça para quem faz uso desses veículos... parece releitura dos fatos que vem aparecendo na comunidade harleyra.
Infelizmente não tem muito jeito de resolver isso, exceto pela educação e peneira para ver quem realmente tem interesses em comum.
Educação para mostrar aos proprietários, que não gostam do seu carro sem estar limpo e brilhando, com baixa quilometragem e usando normalmente para ir ao shopping ou ao barzinho em evidência, que existem regras de convivência e que para aproveitar das experiências dos mais antigos é preciso saber respeitá-las.
Não adianta desmatar para abrir uma trilha e deixar a multa para o proprietário do terreno pagar porque na próxima vez vai encontrar a porteira trancada. Não adianta não parar para auxiliar um colega desconhecido ou apenas prestar solidariedade se não tiver capacidade para ajudar porque quando acontecer com ele, não vai ter quem o ajude.
E poderia citar outras atitudes que vejo na comunidade harleyra e que parecem ter eco no comunidade jipeira.
Eu sei que não se pode cobrar dos novos proprietários que cuidem do seu jipe como eu cuido da minha Harley, mas eles precisam respeitar que isso existe para não serem discriminados mais tarde.
Tudo isso só vai acontecer se houver uma movimentação no sentido de não ter vergonha de chamar a atenção do colega que não respeita essas condutas de convivência.
Se isso acontece, a peneira para saber quem tem interesse comum é feita naturalmente, com o afastamento dos indesejáveis.
Alguns podem achar que é anti-democrático, mas ninguém me obriga a falar ou conviver com quem eu não quero.
Desculpem o post longo, mas esse é um assunto que vira e mexe acaba surgindo em comunidades muito homogêneas e que normalmente é assunto no meio de proprietários de HD.
Tai Wolfman, bem interessante compartilhar esta sua experiencia!
De certa forma a formação de pequenos grupos deveria vir no sentido de manter um determinado nivel de equipamentos e amizades principalmente.
Agora, ir para uma trilha da região e pedir para brincar (coisa q ninguem faz!) e o proprietario dizer NAO pq JIPEIROS arrancaram cerca, passaram sobre plantações, cortaram árvores, atropelaram animais...tá loco!
Não vou dizer que sou santo pq ja tomei uma batateada por sair da trilha...mas foi a primeira e ultima vez q fiz isso! Fiquei com tanta vergonha q pedi para o Cap. Kirc me teletransportar dali...mas nao deu...risos
Inclusive, em nossa ultima trilha tivemos de dar meia-volta devido a isso, e olhe que o dono da fazenda fez trilha com a gente com o willys dele!
Ta feio a coisa!
MatheusFrancez
24/10/2010, 16:36
Não sei se alguém aqui disse isso que vou dizer agora pois não lí o tópico todo, mas, acredito que daqui a uns dias teremos jipes elétricos..
a questão do governo, como vários que ví falando aqui, também é um grande problema. Como alguns companheiros mesmo disseram, eles pensam somente nos animais, e nunca nos seres humanos. Daqui a um tempo, vão proibir a cerveja porque usa cevada e tal bicho não pode ficar sem ela, e bla bla bla..
O futuro é um crescimento considerável do número de jipeiros.
O cara compra um pseudo-off-road, não consegue chegar onde suas propagandas prometem e parte para um jipe de verdade...
Some-se a isso a chegada de peças e acessórios gringos, pneus maiores, 3 fabricantes nacionais de jipe.....
Some-se ainda o aumento da classe média do país, pessoas com maior capacidade de consumo....
E as características naturais do país....um paraíso para os jipes....
A tendência é de crescimento, mas junto com isso os babacas também ficarão mais evidentes e recorrentes......infelizmente!
Mas o espírito jipeiro continua vivo, firme e forte!
Vamos nessa!
TylerNTL
24/10/2010, 18:34
O futuro é um crescimento considerável do número de jipeiros.
O cara compra um pseudo-off-road, não consegue chegar onde suas propagandas prometem e parte para um jipe de verdade...
Some-se a isso a chegada de peças e acessórios gringos, pneus maiores, 3 fabricantes nacionais de jipe.....
Some-se ainda o aumento da classe média do país, pessoas com maior capacidade de consumo....
E as características naturais do país....um paraíso para os jipes....
A tendência é de crescimento, mas junto com isso os babacas também ficarão mais evidentes e recorrentes......infelizmente!
Mas o espírito jipeiro continua vivo, firme e forte!
Vamos nessa!
X2 Estas situações são características do desenvolvimento, acontece muita coisa positiva e às vezes enxergamos as mudanças com lentes distorcidas pelo saudosismo ou pq somos tirados da zona de conforto.
Tio Eddie
24/10/2010, 19:02
Evolução.....processo lento e gradual!
Evolução + seleção natural - o mais adaptado ao meio e as pressões de seleção sobrevive e gera descendentes (discípulos na analogia) viáveis.
Traduzindo, a evolução do off road no Brasil é invevitável e irreversível. O que era sonho no começo da década de 90, quando começei, hoje é algo comum; como pneus 33", 35", guinchos, snorkeis, etc.
A popularização dos 4x4 e a maior opção de marcas/modelos levou mais gente para as trilhas - em geral para as mesmas trilhas de sempre, até outrora exploradas com bravos motores BF161 e gigantes pneus 7.50-16 que equipavam os guerreiros willys.
Os pneus cresceram, o número de praticantes cresceu e as trilhas vem sendo cavadas, modificadas por aqueles que não conseguem passar e para isso cavam, derrubam, criam abortos nos abortos, etc...
Junto com isso tudo, maior rigor ambiental. As leis sempre estiveram por ai. Nosso Código Florestal vigente é de 1965......
Mais fiscalização, mais rigor e mais gente denegrindo a imagem e criando argumentos e precedentes para as autordades serem cada vez mais rigorosas com todos. Todos pagam pelas atitudes ruins de poucos!
Nosso futuro é promissor, mas teremos que nos adequar as novas regras. Carros não só bem preparados com pneus, guinchos, bloqueios, mas com motores bem regulados, sem vazamentos, com conduta mais consciente nas trilhas, evitando ao máximo detonar mais do que os 4x4 já fazem naturalmente....
Buscar parcerias com as autoridades, ter autorizações por escrito, seguir as regras.
Este é o panorama que enxergo.
E na minha opinião é um futuro muito bom para os que se adaptarem ou já estiverem pré selecionados...rsrs
[]s
Eddie
P.S. Desculpem as analogias com a bilogia, mas está no imprint do meu HD...rsrs
Ricardo Passoni
24/10/2010, 19:32
Depois de ler os posts do N#1 ate... , vejo que a degradação em trilhas so cresce , mas ao mesmo tempo , temos lixo na trilha , gasolina e oleo nas poças de lama ( vide carro com vazamentos ) , abortos nem falo , agressoes em arvores nem falo mais, o uso de uma simples cinta para ancorar ! , muitas coisas que pseudos " jipeiros" fazem ,e vi no ultimo fds , isso pq estavamos em uma fazenda , onde tem percurso para 4x4 ! ( creio tambem isso ser uma saida para o esporte !) e não queriam por a cinta na arvore , ainda escutei é so um pouco :parede:, o que tem que mudar é atitude e educação seja ela ambiental , e acima de tudo a propria educação !:mrgreen:, companheirismo muitos tem sim , outros muito poucos não :shock:
Abraços
Tio Eddie
24/10/2010, 19:40
o que tem que mudar é atitude e educação. Companheirismo muitos tem sim , outros muito poucos não
Ricardo,
Concordo 100%
Atitude manda mais que muitos petrechos e educação deveria ser premissa básica. Quem acha que aspectos de conservação ambiental é coisa de xarope e ecochato está fadado a ter cada vez mas dificuldade no off road. E olha que não estamos falando de coisas caras e complexas....tipo, cinta na árvore é o mínimo não?:shock:
Fazendas e circuitos particulares licenciados certamente são uma tendência, e dai nego pode precisar PAGAR para andar de 4x4 num circuito, e vai ter chaideira com toda a certeza, assim como os que pagarão com gosto e ainda terão boas idéias de comodeixar a brincadeira mais divertida.
Uma pergunta retórica......guardadas as proporções, alguma vez na humanidade foi diferente disto???
[]s
Marcelo-HPE
24/10/2010, 19:47
Acho que o que mais degrada a imagem do jipeiro é a relação alcool x direção x trilha .
todos sabemos que existe isso . e que o isopor não pode faltar na diversão .
Ricardo Passoni
24/10/2010, 20:01
Ricardo,
Concordo 100%
Atitude manda mais que muitos petrechos e educação deveria ser premissa básica. Quem acha que aspectos de conservação ambiental é coisa de xarope e ecochato está fadado a ter cada vez mas dificuldade no off road. E olha que não estamos falando de coisas caras e complexas....tipo, cinta na árvore é o mínimo não?:shock:
Fazendas e circuitos particulares licenciados certamente são uma tendência, e dai nego pode precisar PAGAR para andar de 4x4 num circuito, e vai ter chaideira com toda a certeza, assim como os que pagarão com gosto e ainda terão boas idéias de comodeixar a brincadeira mais divertida.
Uma pergunta retórica......guardadas as proporções, alguma vez na humanidade foi diferente disto???
[]s
Boa Tio Eddie , lugares fechados para pratica do off road ja é lugar comum na Europa e EUA, existem circuitos para todos os gostos e dificuldades ! , acho uma boa saida , alem do mais os impactos ambientais serem menores ..., e da sim pra fazer igual a uma trilha sim !!o percurso
abraços
Ricardo Passoni
24/10/2010, 20:03
Acho que o que mais degrada a imagem do jipeiro é a relação alcool x direção x trilha .
todos sabemos que existe isso . e que o isopor não pode faltar na diversão .
Marcelo concordo em genero numero e grau com vc !:concordo::palmas: , se para dirigir no dia a dia , não podemos pq na trilha pode?? ai da M....da estraga o passeio /trilha de todos !
Abraços
Jose Henrique
24/10/2010, 20:05
Acho que o maior problema não são pneus maiores, jeeps mais fortes, etc...:stop:
O Proprietário rural não aguenta mais é a baderna...:putz: muitos "off-roaders" (entre aspas de propósito), bebem demais, perdem o senso de razão... invadem propriedades, destroem o terreno, deixam colchetes/porteiras abertas, passam correndo em meio aos animais da propriedade, fazem zerinhos no pasto, etc. etc. etc..:parede: e obviamente as coisas ficam dificeis...:putz:
Já cheguei em propriedade que passávamos lá por muitos anos... conversavamos com o proprietario e não pudemos entrar pq um grupo de gaioleiros foram lá e detonaram o pasto do cidadão... :parede:
Ja perdemos uma trilha interessante pq a comunicaçao de uma estrada para a outra foi fechada devido ao proprietario estar cansado de passar o fim de semana atraz de suas vacas que saiam pela porteira que ficava aberta... é pra acabar... :parede:
Concordo que comprar um carro 4x4 nao faz de ninguem um off road consciente... O problema é que quem anda correto, respeita o proprietario, as trilhas... geralmente é quem leva a culpa e frequentemente é quem escuta a bronca do proprietário... :sad: isso quando nao paga pelo ocorrido com já aconteceu com o nosso clube que pagou 2 porcos mortos por pessoas de outra cidade que vieram andar aqui e fizeram a besteira... a policia (patrulha rural ou policia verde) nao quiz saber!!!! Os unicos que são organizados, tem endereço, etc...éramos nós e... pagamos pelo que nao fizemos...:sad: e ainda ficamos com a fama na cidade... :parede:
O futuro eu queria acreditar que é bom...:-| mas acho que se pessoas continuarem com comportamento indevido (bebados, descutindo com proprietários, cortando cerca, detonando pastos...) só nos restarão estradinhas vicinais e algumas propriedades com "circuito" em que pagaremos para entrar e fazer uma trilhinha... triste destino... :cry:
Não somos suficientemente civilizados como povo... temos pouca cultura e consequentemente pouco respeito por outras pessoas (basta ver o dia a dia nas cidades):shock:
Bastaria pensar que para manter aquela trilha legal, o proprietário tem que estar do nosso lado...:concordo: Pare na casa dele, converse, saiba seu nome, respeite-o e trate-o como um amigo...:palmas: seria tão simples se todos fizessem assim mas... Acho que isso nao vai mudar em pouco tempo...
Deus que nos ajude... :roll:
Outra coisa são os jovens,adolescentes!!
Muitas vezes nem tem carteira e andam por ai,bebendo,subindo e descendo dunas.Depois fazem Merda e tem de chamar o pai para solucionar!!!
Estávamos conversando hoje com o grupo de amigos e achei interessante iniciarmos aqui um papo sobre isso.
Qual o futuro do off-road?
De forma geral, mesmo levando em consideração as exceções, alguns pontos me preocupam:
- o jipeiro hoje é conhecido pela baderna, morte em trilha, irresponsabilidades....antes eramos conhecidos como fieis companheiros...
- antes, as trilhas eram conduzidas pelo companheirismo, pela diversão, agora por quem tem o maior pneu, a melhor redução, o maior $$ investido...
Claro que o off-road melhorou na popularização do hobby, destaque em programas de tv, temos mais peças, acessorios, equipamentos, acesso a informação, o forum4x4 etc.
Ouvir as opiniões de cada lugar do Brasil onde o cenário deve ser outro do nosso. Entender o sul, sudeste, norte, centro, vai ser bem legal.
Nava,
essa questão nos faz refletir.
A conclusão que chego é que podemos comparar o Jipe com o avião, o homem após a invenção de ambos tornou-se totalmente depende deles. Desta forma dificilmente poderão ser substituídos, apenas aprimorados.
O que realmente me preocupa é o modismo em torno dos 4x4 e do mundo Fora de Estrada, que atrai gente motivada não pela diversão, companheirismo, parceria e sim pela competição; claro que estes ao longo do tempo tendem a perceber a realidade e conhecer os conceitos que envolvem o verdadeiro espírito "Fora de Estrada".
Abç!
MatheusFrancez
24/10/2010, 23:14
Outra coisa são os jovens,adolescentes!!
Muitas vezes nem tem carteira e andam por ai,bebendo,subindo e descendo dunas.Depois fazem Merda e tem de chamar o pai para solucionar!!!
concordo plenamente contigo.. tenho 16 anos mas tenho mais cabeça que muito cara de 18. nao tenho jipe mas gosto muito de carros, trilhas, motos etc.. sei meus limites e não abuso de álcool nem nada.. mas tem muito cara que toma uma e não para mais.. aí pega um carro/jipe e sai se apareçendo e 'cantando de galo'.
Vcs acham que se indentificassemos nossos grupos com camisetas iguais em todos os integrantes, adesivos nas viaturas, etc, identificar os proprietarios dos locais de trilha isso ajudaria a separar o joio do trigo?
De certa forma aumentaria a fidelidade no grupo e tb os proprietarios poderiam nos identificar e saber, opa, estes sao os jipeiros...opa aqueles sao os sem noção...
Tio Eddie
25/10/2010, 00:30
Organização sempre ajuda, mas nem sempre resolve.
Organização mais uma conduta/atitude adequada ai sim uma grande diferença.
[]s
Estive conversando hoje com o Moacir q organiza provas Raid na região e reclamou bastante que o pessoal depois do Raid voltam nas propriedades onde passou a competição para fazer trilhas, sem pedir...dai ja viu ne.
Tio Eddie
25/10/2010, 12:29
o pessoal depois do Raid voltam nas propriedades onde passou a competição para fazer trilhas, sem pedir...dai ja viu ne.
E X P R E S S I O N A N T E :parede::parede::parede::parede:
Depois o pessoal reclama que as portas estão mais e mais fechadas para os "jipeiros" e que o cerco da fiscalização tá apertando.......
é Soda, como diria Phócrates.....
Ronaldo B.
25/10/2010, 19:36
E X P R E S S I O N A N T E :parede::parede::parede::parede:
Depois o pessoal reclama que as portas estão mais e mais fechadas para os "jipeiros" e que o cerco da fiscalização tá apertando.......
é Soda, como diria Phócrates.....
O que falta é bom senso. Quem frequenta os encontros no Pacaembu ja viu várias vezes jipeiro sair cantando pneu no meio do pessoal que está circulando a pé, subindo por cima de calçada, gramados, e até subindo as escadarias com 4x4. Depois reclamam que é o pessoal do tunning que fica zuando .... :parede:
[]´s
Vcs acham que se indentificassemos nossos grupos com camisetas iguais em todos os integrantes, adesivos nas viaturas, etc, identificar os proprietarios dos locais de trilha isso ajudaria a separar o joio do trigo?
De certa forma aumentaria a fidelidade no grupo e tb os proprietarios poderiam nos identificar e saber, opa, estes sao os jipeiros...opa aqueles sao os sem noção...
Aí cairia no problema descrito em "Como montar um grupo de jipeiros"...
Até hoje, todos que vi começaram legal e se transformaram em uma porcaria, com guerras de vaidades, etc.
Ricardo Passoni
25/10/2010, 20:04
Existem Jipeiros e jipeiros , atitudes de amante off road e de modismo off road , os prudentes e consequentemente os imprudentes !, ja presenciei varios fatos como o descrito pelo Ronaldo no Paca , uma pena , mas como sempre uma minoria prejudica a grande maioria que tenta de uma maneira ou outra divulgar o off road, exemplo coisas simples como regular o seu farol do jipe! alem de ser mais alto atrapalha os carros ( isso é educação e cidadania!), dar passagem , não é pq seu carro é mais alto que vc tem que desrespeitar todas as leis de trânsito ! pequenos gestos que melhoram a imagem de todos , trilhas ja citei usar cinta nas arvores , mas tem muita gente que ainda não faz o uso , pseudos jiperio!:parede:, como ja disse no posts anteriores , creio que uma hora ou outra teremos nossa diversão em locais criados para o fim , como trial em fazendas e por ai vai ,perde-se de um lado, mas degrada-se a natureza menos do que acontece hj como pelos fatos citados acima :concordo:e não estou falando pelo tamanho de pneu usado e sim de como foi tranposto o obstaculo criando -se um "aborto" ( jipeiro que pensa assim não tem equipamento adequado , por isso cria o aborto) :concordo:
Abraços
Felipepeixotogouvea
25/10/2010, 21:47
um comentário por cima... ja procurei na internet e descobri que aqui... no brasil ainda nao tem um playground off-road... nao digo para substituir o off-road... mas para vidrados que nem eu que meio que sem tempo nao tenho como me enturmar num jeep club mas amaria poder testar pela pela primeira ves o meu carro num playground com uma equipe preparada... para me ajudar... e que depois eu fosse evoluindo com colegas... em trilhas de "VERDADE" colo entre aspas pelo fato do playground tambem ser uma mini trilha :p...
Felipepeixotogouvea
25/10/2010, 21:50
alias uma duvida rapida que percebi que é algo ruim mas nao sei o que significa/é? o que seria o aborto ?
Ronaldo B.
25/10/2010, 22:05
alias uma duvida rapida que percebi que é algo ruim mas nao sei o que significa/é? o que seria o aborto ?
Felipe,
Aborto na trilha é um atalho que é aberto para desviar de um atoleiro ou erosão. Para abrir um desvio desses muitas vezes é inevitável que algumas arvores sejam derrubadas para se abrir o caminho, por isso a abertura de abortos nas trilhas é tão criticado e realmente isso não deveria existir, porque se é prá ir pra trilha prá desviar dos obstáculos naturais então prá que ir prá trilha ??
[]´s
Felipepeixotogouvea
26/10/2010, 09:53
Obrigado Ronaldo pela resposta
Aqui em Ctba tem o Crozeta o Jipira que são locais onde pode andar de jipe num circuito fechado, mas são locais muito perigosos pelas grandes inclinações e pela cerveja solta...
Teria de ter um circuito mas tranquilo para iniciantes, etc.
Ronaldo B.
26/10/2010, 13:49
Aqui em Ctba tem o Crozeta o Jipira que são locais onde pode andar de jipe num circuito fechado, mas são locais muito perigosos pelas grandes inclinações e pela cerveja solta...
Teria de ter um circuito mas tranquilo para iniciantes, etc.
Locais fechados para prática de offroad tem algumas vantagens sobre trilhas abertas, estão sujeitos as mesmas leis ambientais, inclusive se forem constatadas infrações o proprietário do local é quem recebe as multas e responde o processo por crime ambiental, mas até onde eu sei isso não impede que os praticantes que forem pegos cometendo irregularidades também respondam pelo crime ambiental, e em caso de acidente dentro desses locais o proprietário ou responsável também responde civil e criminalmente. Por isso acho que parques fechados são boas alternativas, desde que funcionem atendendo todas as exigências legais.
[]´s
Poxa, gaylera, que futuro sombrio, hein?
E o lado positivo do futuro do off-road, cadê?
Ronaldo B.
26/10/2010, 15:30
Poxa, gaylera, que futuro sombrio, hein?
E o lado positivo do futuro do off-road, cadê?
Caveso,
Não acho que o que vem sendo exposto mostre um futuro sombrio para o offroad, muito pelo contrário, mostra que a maioria dos praticantes de offroad estão cientes que tanto a legislação ambiental como as leis para alterações nos veículos vem mudando e precisamos nos adequar a essa nova realidade. Os problemas que temos ainda residem nas atitudes de alguns poucos que mesmo estando no meio a muitos anos parece que não aprenderam nada e aí sim se seguirmos esses maus exemplos ou se não fizermos nada para mudar isso o futuro do offroad pode ser sombrio. :concordo:
O primeiro passo para resolver um problema é se conscientizar que o problema existe, precisamos sair da fase da negação e parar de apontar os erros dos outros e corrigir os nossos próprios erros, e principalmente revogar de vez a "Lei de Gerson" que ainda rola solta no meio offroad.
[]´s
Ronaldo,
Pode ser impressão minha, pela pouca experiência no off-road ou pelo fato de morar no interior de minas, mas percebo uma afinidade muito grande entre os jipeiros e ambientalistas e pessoal do Ibama, IEF e outras organizações ambientais...
Vejo os jipeiros (99% deles) como surfistas, que usam da natureza para brincar, mas sem destruí-la...
Parafraseando: há surfistas que jogam lixo nas praias? Sim, mas são minoria!
É preciso ter em mente que toda atividade causa impacto ambiental. O que não pode é exceder a capacidade que a natureza tem de regeneração.
E acho que quanto a isso os jipeiros são conscientes.
O negócio é educar os poucos destruidores que há entre nós!
Abs
padula14
26/10/2010, 16:04
putz..
falta pouco tempo para o meu 18ºaniversario e por sinal nm aguento mais esperar pela minha carteira e ter meu jipe, afinal fui criado dentro d um mas por alguns motivos faz um tempo q nm vejo outro jipe d perto e mais ainda uma bela trilha... e agora o pior... do jeito q vcs estao dando seus relatos e opinioes vejo que as minhas unicas trilhas vao ser as enchentes na marginal tiete:dance::dance::dance:, ou quem sabe na obra do "estadio" do corinthians que nem projeto tem mas vai sedia a copa... e beleza d país:palmas:
hashashashashashas
vlw a todos e abrçss
Jose Henrique
26/10/2010, 16:12
Caveso,
Não acho que o que vem sendo exposto mostre um futuro sombrio para o offroad, muito pelo contrário, mostra que a maioria dos praticantes de offroad estão cientes que tanto a legislação ambiental como as leis para alterações nos veículos vem mudando e precisamos nos adequar a essa nova realidade. Os problemas que temos ainda residem nas atitudes de alguns poucos que mesmo estando no meio a muitos anos parece que não aprenderam nada e aí sim se seguirmos esses maus exemplos ou se não fizermos nada para mudar isso o futuro do offroad pode ser sombrio. :concordo:
O primeiro passo para resolver um problema é se conscientizar que o problema existe, precisamos sair da fase da negação e parar de apontar os erros dos outros e corrigir os nossos próprios erros, e principalmente revogar de vez a "Lei de Gerson" que ainda rola solta no meio offroad.
[]´s
Isso X 10000:concordo::palmas:
Ronaldo B.
26/10/2010, 16:16
Ronaldo,
Pode ser impressão minha, pela pouca experiência no off-road ou pelo fato de morar no interior de minas, mas percebo uma afinidade muito grande entre os jipeiros e ambientalistas e pessoal do Ibama, IEF e outras organizações ambientais...
Vejo os jipeiros (99% deles) como surfistas, que usam da natureza para brincar, mas sem destruí-la...
Parafraseando: há surfistas que jogam lixo nas praias? Sim, mas são minoria!
É preciso ter em mente que toda atividade causa impacto ambiental. O que não pode é exceder a capacidade que a natureza tem de regeneração.
E acho que quanto a isso os jipeiros são conscientes.
O negócio é educar os poucos destruidores que há entre nós!
Abs
Caveso,
Infelizmente em São Paulo o que eu tenho visto é um pouco diferente disso, e espero que seja diferente de outros lugares. Ainda é comum encontrar lixo espalhado nas trilhas, abortos sendo abertos indiscriminadamente, árvores com marcas feitas pelos cabos dos guinchos, veiculos espalhando óleo pelas trilhas e não raramente sem o minimo preparo para estar em uma trilha, praticantes de offroad despreparados, e por ai vai. A lista é enorme, e sabe quem faz isso ????? Boa parte está aqui mesmo no fórum... :putz:... Por isso eu disse que o primeiro passo é sair da fase da negação e reconhecer os próprios erros. Toda vez que esse assunto é colocado em discussão aqui os problemas apontados são os mesmos, a coisa não muda.
Prá quem ainda não leu, eu recomendo dar uma lida no tópico Vandalismo No Camel!!! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27033) .
[]´s :concordo:
Muitos dos mais novos adptos do off road tem feito merda na trilha:oops: pq começaram aprendendo errado com aqueles q já faziam merda antes.
*** faça q eu digo, não faça q eu faço***
Muitos sabem,mas uma coisa que lasca é essa onde de playboysada de off-road...
canzilao
28/10/2010, 23:43
O problema é que de jipe não se sai por ai andando sozinho pelo minimo de bom senso.
Eu quando andava de moto participava de um grupo, e depois de um encontro nacional que foi realizado em Goiás resolvi montar o McES: "moto-clube eu sozinho".
É melhor viajar sozinho do que ter neguinho enchendo o pote de cerveja e não olhando pro lado na hora de esvaziar a bexiga, e eu acredito que o passeio não seja coisa só de homem, e sim um evento familiar onde a esposa e filhos devem fazer parte.
O off road é pra sempre, com mais dificuldades por conta dos animaizinhos que possuem o cerebro no pé, pois esses vão atrapalhar a vida daqueles que usam cintas, evitam alcool, cuidam de suas maquinas e etc, e dai eles vão vender seus jipes e comprar outra coisa, dai pode ser uma Harley e ir bagunçar o coreto de outros, porem sempre deixando rastros negativos.
A seleção é que deve ser rigorosa, e quem não aceita ter a orelha puxada quando faz merda, que vá andar sozinho.
Ainda falando sobre as pessoas no off road, de fato a formação de um grupo, seja ele na area que for, é algo complicado, pois um grupo nada mais é que a soma das diferenças.
Alguma homogenidade é fundamental, mas as diferenças são fundamentais.
Ando com o pessoal de Leme, e lá vejo isso, temos de tudo, jovem que bebe demais e idoso muito gente boa, tudo dentro de alguma armonia. Acho que o segredo é não invadir a liberdade dos outros.
Em nosso grupo nunca ví o pessoal que bebe atrapalhar a vida de nenhuma outra pessoa, isso vai do bom senso de cada um de não invadir a liberdade dos outros. Ao mesmo tempo já fui a encontros e tive que aguentar bebados charopes com jipes modernos e roupinha de de shoping atrapalhando a vida de todo mundo. Mas gosto de ver isso como casos isolados e não uma tendencia pro futuro, pois a maioria do pessoal novo que anda é nota 10.
Outra coisa que eu acho jóia são tipos de jipes diferentes em trilhas, assim há um encontro harmonioso entre o velho e o novo. Andamos com suzuks, willys, Jpx e trollers. Isso é legal, os diferentes tipos de obstáculos são hora favoráveis a uns hora outros. Isso da dinamismo na trilha, e mostra que o novo não é tão diferente do velho, o que ajuda a proximar os dois mundos.
Agora mudando um pouco de assunto, não discutimos o futuro dos carros.
Vejo uma tendencia geral no uso de motores menores e carros leves, assim como será o novo mundial de raly, ou os RC gringos com motores a ar e extrapolando a nova motorização da F-1, que utilizará motores pequenos sobrealimentados. Isso me parece uma tendencia, não só por questoes de emissão, mas tambem uma alteração substancial na relação peso x potencia.
Finalizando meu post achei muito legal o tópico, pois é fundamental olhar o futoro para tomar decisoes corretas no presente.
Abraço a todos.
O futuro dos carros eu acho que tenderão aos eletricos mesmo, com motores individuais por rodas, sem diferencial, bloqueio ou qq coisa assim...
Só pneuzão, um P vão livre e zero barulho!
Vai ser estranho!
hercilio.neto
30/10/2010, 00:29
Vai ser estranho!
É,
mas vai ser o bicho...
Jose Henrique
30/10/2010, 11:11
Ainda falando sobre as pessoas no off road, de fato a formação de um grupo, seja ele na area que for, é algo complicado, pois um grupo nada mais é que a soma das diferenças.
Alguma homogenidade é fundamental, mas as diferenças são fundamentais.
Ando com o pessoal de Leme, e lá vejo isso, temos de tudo, jovem que bebe demais e idoso muito gente boa, tudo dentro de alguma armonia. Acho que o segredo é não invadir a liberdade dos outros.
Em nosso grupo nunca ví o pessoal que bebe atrapalhar a vida de nenhuma outra pessoa, isso vai do bom senso de cada um de não invadir a liberdade dos outros. Ao mesmo tempo já fui a encontros e tive que aguentar bebados charopes com jipes modernos e roupinha de de shoping atrapalhando a vida de todo mundo. Mas gosto de ver isso como casos isolados e não uma tendencia pro futuro, pois a maioria do pessoal novo que anda é nota 10.
Outra coisa que eu acho jóia são tipos de jipes diferentes em trilhas, assim há um encontro harmonioso entre o velho e o novo. Andamos com suzuks, willys, Jpx e trollers. Isso é legal, os diferentes tipos de obstáculos são hora favoráveis a uns hora outros. Isso da dinamismo na trilha, e mostra que o novo não é tão diferente do velho, o que ajuda a proximar os dois mundos.
Agora mudando um pouco de assunto, não discutimos o futuro dos carros.
Vejo uma tendencia geral no uso de motores menores e carros leves, assim como será o novo mundial de raly, ou os RC gringos com motores a ar e extrapolando a nova motorização da F-1, que utilizará motores pequenos sobrealimentados. Isso me parece uma tendencia, não só por questoes de emissão, mas tambem uma alteração substancial na relação peso x potencia.
Finalizando meu post achei muito legal o tópico, pois é fundamental olhar o futoro para tomar decisoes corretas no presente.
Abraço a todos.
Isso aí Chiari...:concordo:
Olha o grupo dos "Morcegos" do Jep Clube de Apucarana... gostam de rodar a noite... :shock:
Veja que não tem um carro igual...:palmas:
Tudo numa boa e na amizade...
Abraço:mrgreen:
O futuro dos carros eu acho que tenderão aos eletricos mesmo, com motores individuais por rodas, sem diferencial, bloqueio ou qq coisa assim...
Só pneuzão, um P vão livre e zero barulho!
Vai ser estranho!
Ou seja: um monte de RC em tamanho gigante............
Falou e disse CAVESO!
Mais a emoção será a mesma, qualquer coisa, coloca o sistema de som dos RC Tamiya, que imita o motor a combustão.
http://www.youtube.com/watch?v=pTF534N7vHs
Agora o futuro será promissor!!!!
Quer ver o ano que vem então!!!!:mrgreen::mrgreen:
luizneto
30/10/2010, 21:13
Pessoal,
resolvi contribuir. Fiquei 6 anos sem rodar e totalmente fora do mundo OFFroad devido a prioridades da vida pessoal (nascimento do meu filho). Ao voltar, um paralelo e a percepção de mudanças são claros. Gostaria de apontar algumas das observações que pude constatar:
- As trilhas "pioraram" muito. A expansão do esporte trouxe um aumento considerável de pessoas rodando pelas trilhas e o grau de dificuldade e desgaste do terreno é impressionante. Trilhas consideradas levíssimas 6 anos atrás agora são de médias pra difíceis. Facões fundos, erosões, cascalho e inúmeros abortos ao redor da antiga trilha, aumentando o desmatamento e desgaste do terreno.
- A quantidade de viaturas "novas", com ar condicionado, direção hidráulica, etc é impressionante. onde se via 60% Wyllis agora se vê apenas Vitaras, Samurais, Trollers, etc.
- O nível de investimento dos "JIPEIROS" aumentou muito, mas (desculpem) a idiotice também. Já vi gente se vangloriando de quantos semi-eixos quebrou, quantos pneus destalonou, da altura do Jipe e na verdade, a dificuldade com que passam pelos obstáculos mostra a falta de braço e a "muleta da tecnologia".
- O companheirismo, a trilha "artesanal" onde os veículos eram melhorados e não transformados quase não existe mais. Ficar 12 horas agarrado na lama, procurando formas de "pavimentar" a saída e desenvolver novos métodos de sair dos enroscos, ou seja, a "trilha cerebral" que desafiava os participantes com seu grau de dificuldade foi substituída pelo guincho de 12 ton, Pneus 37, bloqueios nos 2 diferenciais e por aí vai....
É um mundo novo, onde é mais fácil trocar experiências, comprar tecnologia e organizar passeios, mas é um mundo diferente, menos artesanal e mais prático, menos cerebral e mais mecânico. É um mundo offroad que está mudando muito rápido.
Abraço,
Joao Baeta
31/10/2010, 01:45
:arrow:Pois é povo....
O tempo vao se mudando.... As pessoas... Tecnologia....Etc...
Hoje em dia... A populaçao tendem a ser +¨ecologicos¨... Optar carros bi-combustivel...
Hoje em dia... A famosa¨LOW¨ está perdendo o seu espaço importante...
Há 15 anos.. Tinha Samurai...Nivas...JPX... Etc... 0km, Hoje em dia vc vê poucos carros que oferede reduzida: Jimny...Troller... JK...A maioria sao ¨suv¨... Que sao mais pesadas....
E surgiu a febre de ¨crossouver¨: Rav4...Feeandler...CRV...Tiguan...Captiva... São carros recentemente... Cada vez mais on road... Claro que tem veteranos: Suzuki Jimny...GV... Mistu TR4...Pajero 3D e 5D...Dakar... Linha LR... Ficaram mais ¨muderno¨mas sem perder a robustez! Sempre melhorando off road hoje em dia...
O carros recente oferece 4x2 pra cidade e 4x4 normal e om bloqueio central...TSC...ASR... Aquelas bicharadas de carros moderno... ¨Só apertar o botao que resolve sozinho¨.... Mas nem consegue fazer tudo sozinho né?
Pode oferecer.. Mas com reduzida junto!!!!!
:concordo:
hercilio.neto
31/10/2010, 17:26
Eu sou do tipo que gosta de coisas simples.
Mas tem o tipo que gosta de coisas que simplificam.
O fato é que o universo 4x4 expandiu muito. Temos que partir do principio que este mundo não é exclusivo de quem já amava este hobby. Muitas pessoas se interessaram pelo off-road e muitas sonham em ingressar (recebemos relatos constantemente aqui no forum) neste universo fascinante.
Tem lugar para todos? Acho que sim.
E aí cada vez mais encontramos na trilha viaturas com equipamentos sofisticados e pilotos cada vez mais "offroaders".
Eu, como disse, gosto de coisas simples. Por isso sigo em paz sendo apenas jipeiro, enfrentando a encrenca do jeito que dá com meu Toyota Bandeirante 64 e a solidariedade dos amigos.
Jose Henrique
01/11/2010, 18:44
Olha Hercilio...:stop:
Respeito a opiniao de todos incluindo a sua, mas acho que jeep mais caro ou menos caro nao influencia em nada... depende de quem tá na viatura...
Sabado, dia 30/10, choveu muito por aqui... amigos me chamaram para um role por "estradas vicinais"... nao fui por ter visita de parentes em casa... :pipoca:
Ontem me disseram que nunca viram tanta "gaiola" junta e/ou em grupos separados, detonando tudo que via pela frente, as estradas estavam horriveis, tudo destruido...:shock: encontraram um trator da prefeitura que tinha ido desatolar um caminhão de agricultores e quase foram linchados pelo que os gaioleiros tinham feito...:putz: voltaram pra casa com 3 horas de passeio, as 4 da tarde, superchateados...
Jipe destroi se vc quizer, mas gaiola pra passar num barro vermelho e lizo como temos na nossa regiao, destroi tudo...:shock:
Tamo ferrado amigo...:parede: Tenho certeza que nesta quinta-feira, dia de reuniao do jipe clube, a Policia Verde vai tá lá com a conta !!!!:evil: nao temos nenhum gaioleiro como filiado mas sempre pagamos a conta !!!:evil: Nao podemos passar e pagamos a conta dos estragos (e é mesmo no cacau pq até porco que não matamos já pagamos)... :parede:
To pensando em mudar de hobby... :sad:
hercilio.neto
01/11/2010, 21:34
Rapaz,
Voce tocou em um ponto crucial. A responsabilidade.
Responsabilidade com a segurança, com os outros indivíduos, com o meio ambiente, etc.
É comum encontrarmos pessoas sem compromisso e sem responsabilidade com o bem público.
Esse tópico foi aberto pelo Nava para refletrimos como será o futuro do off-road.
Por tudo isso eu acredito que no futuro as trilhas serão (algumas já são) administradas como parques de entretenimento, onde serão cobrados ingressos dos frequentadores e impostas regras de utilização.
Saudações 4x4
Pessoal,
- O nível de investimento dos "JIPEIROS" aumentou muito, mas (desculpem) a idiotice também. Já vi gente se vangloriando de quantos semi-eixos quebrou, quantos pneus destalonou, da altura do Jipe e na verdade, a dificuldade com que passam pelos obstáculos mostra a falta de braço e a "muleta da tecnologia".
Abraço,
Luiz, seu post como um todo foi bem legal, mas destaco o parágrafo acima pois é o que vejo nos fins de semana.
Um abraço!
victor massinha
03/11/2010, 10:15
Pra mim e para várias pessoas (que conheço pelo menos) a opinião é a mesma:
Alcool e trilha não combinam!
Não estou dizendo que é só quem bebe que é irresponsável, para toda regra tem sua exceção, mas que todo mundo sabe que quando alguns jipeiros tomam umas e outras ficam mais corajosos, ficam mais irresponsaveis e não estã nem ai pra nada, só em saber em quem foi que troxe o gelo e a cerveja! Vejo que com conversa são poucos que entendem, infelizmente temos que ser mais radicais... sou totalmente a favor de proibir alcool nas trilhas a começar pelos clubes esta conscientização (seria mais dificil com os "jipeiros independentes"). De certa forma já serviria para perceberem a diferença entre jipeiros e "donos de um 4x4".
Creio que desta forma enchergariam os jeep clubes como orgãos mais responsáveis conseguindo diferenciar de certa forma os imprudentes dos amantes do esporte, que tem a natureza como parque de diversões, imagem que deve ser transmitida do jipeiro é de quem preserva a natureza e não de quem a destroi. Cabe a nós mesmos regularizarmos mais o esporte para "boicotar" aqueles que não respeitam, a começar com atitudes simples como a que sugeri. Conheço pessoas que não leva o filho pra trilha pq acham "perigoso" o pessoal que enche a cara e sai acelerando...
Obs: para deixar bem claro que não estou dizendo que todo jipeiro que bebe é irresponsável, só que grande parte é, e que lugar de beber não é na trilha.
Abraços
victor massinha
03/11/2010, 10:18
Outro ponto que foi citado é de que infelizmente com avanços tecnologicos (pneus maiores, motores mais fortes) a natureza irá sofrer este impacto, com certeza é diferente antigamente o facão que se formava nas trilhas com os pneus fate e agora se formam com os mais comuns 37"...
Fiquei sabendo que mais uma trilha este fds foi fechada. Bocaiuva-Capivari. Tá cheia de armadilhas com pregos dentro dos atoleiros...
Concordo com o amigo que sugere que temos de partir para uma reação e quem sabe os jipes clubes pudessem iniciar isso, mas eu nao creio nessa hipotese.
victor massinha
03/11/2010, 16:14
Fiquei sabendo que mais uma trilha este fds foi fechada. Bocaiuva-Capivari. Tá cheia de armadilhas com pregos dentro dos atoleiros...
Concordo com o amigo que sugere que temos de partir para uma reação e quem sabe os jipes clubes pudessem iniciar isso, mas eu nao creio nessa hipotese.
Este foi somente mais um ponto que comentei dos vários outros pertinentes aos problemas que vem surgindo no meio 4x4.
É muito triste em saber que mais uma trilha foi fechada principalmente por ser aqui na minha região.
Acho que não custa nada tentar... :pensativo: já seria um começo (creio eu) mas, mais idéias serão bem vindas :concordo:
Outro ponto que deve ser enfatizado é que: Aqueles que se preocupam com meio ambiente, que recolhem o lixo que os outros deixam ou levam a culpa pela "gagadas" que os outros cometem somos nós, únicos preocupados com isso. Os verdadeiros responsáveis não estão nem ai se mais uma trilha foi fechada ou não :parede: :cry:
Soubemos apresentar os problemas, mas agora precisamos de soluções...
Jose Henrique
03/11/2010, 23:10
:parede::parede::parede::parede:
Acho que a única saída serão circuitos fechados onde praticaremos off-road em local que vamos conhecer igual nossa mão (pq iremos lá no mesmo lugar várias vezes por falta de opção) e ainda pagaremos uma grana para entrar nessas propriedades particulares...:cry:
Sou pessimista mesmo... :-(Sem medo de ser sarcástico...:stop: Como acham que esse "belo" povo brasileiro (minúsculo de propósito) vai adquirir educação de uma hora para outra ????
Vejo falta de fraternidade e respeito ao semelhante constantemente nas cidades: quem pára qdo vc quer sair ou entrar na vaga com facilidade ??? o cidadão pára colado atráz e fica businando para vc ir em frente...:parede: e quando estamos saindo da vaga ele para ao lado para impedir sua progressão para rua, mesmo como sinal fechado, tendo que ficar parado esperando abrir... :parede:
E mais: param em local proibido, em fila dupla, em local de deficiente, fecham cruzamento, andam na contra-mão, furam sinal, dão fechada no carro ao lado, businam feito um louco logo que abre o sinal... :shock:
Jogam tudo pela janela: bituca de cigarro, lata de cerveja/refri, papel, fralda, plastico...(menos dinheiro) :parede:
E o pedestre... Invadem a rua e não ficam na calçada esperando o sinal abrir (correndo risco de serem atropelados em uma manobra brusca)... passam na frente do carro com o sinal aberto (vagarosamente) e nao estão nem aí ... andam de bicicleta na contra-mão e em cima de calçadas... riscam carros, etc. etc.:parede::parede:
Chega???:shock:
Enfim... estes mesmos indivíduos, possuem jipe e vão para a zona rural fazer a mesma coisa: deixam porteira aberta e o gado foge, cortam cercas, queimam o pasto com a bituca do cigarro, deixam latas, plasticos, etc. no pasto, destróem rios e seus barrancos, detonam tudo...:evil: Em uma das trilhas fechadas aqui na região, o dono disse para mim que não aguentava mais passar o Domingo (dia de seu descanso) atráz de suas vacas que fugiam devido a porteira ficar aberta sempre que entravam na propriedade...
Vejam nosso políticos: são apenas amostra do povo... que se dane quem me elegeu... vou representar eu e meus amigos (comparsas)... nós é que vamos nos dar bem e não importa o meio, se outros serão lesados... que se dane a coletividade, o que importa sou eu e meus comparsas... vou me dar bem... vai ficar o prejuizo pra quem quizer pagar...:parede:
Quem já viajou para o exterior em País de primeiro mundo sabe muito bem que basta apenas resvalar em um deles que vão parar e pedirão desculpas...:concordo:
Estamos muito longe... muito longe... de tudo... principalmente de ter um povo culto e educado, sem quais não conheço nenhum País que deu certo...
O milagre brasileiro é uma piada... educação ??? não temos nem moral nem cultural... e pior... não estamos dando isso aos jovens... futuro comprometido... em tudo...:shock::parede::-(
Falei (desculpe o desabafo e o tamanho da postagem)
luizneto
04/11/2010, 09:22
Luiz, seu post como um todo foi bem legal, mas destaco o parágrafo acima pois é o que vejo nos fins de semana.
Um abraço!
Valeu Chiari,
O pior é que os efeitos colaterais só estão começando. Os colegas que falam de trilhas fechadas, gente chapada nas trilhas e a probabilidade de aumento da degradação do ambiente e da imagem dos Jipeiros estão certos.
Como saída só vejo um movimento de "devolução" por parte dos Jiperios do Brasil: Nós adoramos achar umas trilhas, erosões, abrir picadas nas matas e ficar dias atolados em estradas ruins. O que estamos devolvendo para os proprietários das terras? Para as comunidades do "em torno" das trilhas? Para o meio ambiente? Quantos Jipeiros saem pra terra todo FDS? Já imaginou se cada um, por exemplo, plantasse uma árvore por mês? Reflorestando áreas de propriedades onde os proprietários deixam a gente brincar? Poderíamos catalogar os DONOS das trilhas onde passamos e propor algumas parcerias? Será que é Possível?
Abraço,
Gonzaga
Os relatos aqui postados mostram q a situação pelo Brasil é a mesma, cada vez mais a degradação de como os jipeiros são vistos.
Mas e quanto a soluções?
Que tal continuar ou recomeçar com atidudes de verdadeiros Jipeiros e não de quem tem Jipe:
-Respeito com os donos de terras, as porteiras fechadas e as placas de advertência;
-Procurar saber quem são os donos das terras onde estão as trilhas e ir conversar com os mesmos, expor as situaçoes aqui comentadas, fazer um amigo que te conheça e distingua vc dos demais;
-Se identificar para os donos ou capatazes quando vc for para trilha, mostrar seu respeito, procurar saber se tudo esta em ordem, se vc pode ajudar em algo, fornecer seu contato a estes;
-Tratar o terreno dos outros tbm como a sua casa, não jogar lixo e evitar a degradação;
-Parar de correr com as viaturas nas estradinhas de chão... pois são estas estradinhas onde muitas crianças tbm brincam e se sentem ameaçadas por 5, 10 ou mais viaturas que passam por elas correndo;
-Ter conciência que beber e não dirigir só vale para os grandes centros onde vc pode ser pego pela polícia... na trilha as responsabilidades se multiplicam;
-Chamar atenção para o "dono de jipe" que esta no seu grupo, mas que esta agindo de forma errada e na proxima trilha descartar o mesmo;
-Além de muitas outras atitudes de boa conduta que podem ser ou já foram citadas.
Ou seja, não é só questão de educação, tbm é questão de cultura e responsabilidade.
Que tal aquele que esta aqui lendo e ainda não tem estas atitudes por em prática isso na sua próxima trilha!!!!!!
canzilao
04/11/2010, 10:38
Eu uma fazenda proximo aqui de onde trabalho, certa vez uma camionete 3/4 foi fazer uma entrega e deixou uma porteira limite de outra fazenda aberta, e no retornar o dono da fazenda aguradava o motorista e lhe pergutou se ele fora que havia deixado a porteira aberta, o motorista confirmou que sim, pois era jogo rapido e não havia demorado.
O fazedeiro respondeu que a fazenda tinha dono, e que ELE era o dono, e dai sacou uma arma da cintura, e o capataz desceu da camionete da fazenda com uma cartucheira 12 na mão, e por resultado o motorista ficou das 16:00 horas daquele dia até as 06:00 da manha do outro abrindo e fechando a porteira sob a mira de 2 armas.
Esse eu aposto que nunca mais deixa uma porteira aberta.
A ideia de reparação como é feito os creditos de carbono com o plantio de arvores é uma otima ideia.
Jose Henrique
04/11/2010, 10:48
Eu uma fazenda proximo aqui de onde trabalho, certa vez uma camionete 3/4 foi fazer uma entrega e deixou uma porteira limite de outra fazenda aberta, e no retornar o dono da fazenda aguradava o motorista e lhe pergutou se ele fora que havia deixado a porteira aberta, o motorista confirmou que sim, pois era jogo rapido e não havia demorado.
O fazedeiro respondeu que a fazenda tinha dono, e que ELE era o dono, e dai sacou uma arma da cintura, e o capataz desceu da camionete da fazenda com uma cartucheira 12 na mão, e por resultado o motorista ficou das 16:00 horas daquele dia até as 06:00 da manha do outro abrindo e fechando a porteira sob a mira de 2 armas.
Esse eu aposto que nunca mais deixa uma porteira aberta.
A ideia de reparação como é feito os creditos de carbono com o plantio de arvores é uma otima ideia.
:lol::lol::lol::lol::lol:
Joao Baeta
04/11/2010, 10:58
:arrow:Coitado do motorista... Deve estar c@g@ndo (c@g@ndo) de medo!!! :mrgreen:
Realmente, colocando um jipe na trilha, já estamos pertubando a flora e fauna que antes vivia em pleno sussego. O esporte off-road tem 90% de pessoas com boa índole, conscientes doque estão fazendo, os 10% são "unscemnoção" que vão pra encher a cara e quebrar a sua máquina.
A questão não é culpar e apontar quem ta certo ou errado, e sim abraçar a causa...
Porque não, em cada trilha, colocar placas de concientização, quem sabe plantar um árvore e colocar uma placa pra que as outras pessoas parem e pensam noque estão fazendo...
Acho que é uma questão de boas idéias e concientização que chegaremos a um denominador comum, equilíbrio entre esporte e sustentabilidade...
A questão é educação, alguns tens e outros nem sabem oque é isto no meio off-road.
Vai a dica, quem sabe sinalizando e informando os demais, teremos assim uma conciencia de todos.
Abraço
Ideia muito boa mas pouco viavel...quem instalará as placas?
Acho que o problema é bem sério qto a questão de responsabilidade.
Talvez apenas uma unica solução não atenda mas um pouco de cada uma, por ex:
- catalogar os donos de sitios e ver quem libera a passagem e como deveria ser isso, tendo algum jipeiro responsavel pelo trecho, etc.
- cada tipo de trilha um tipo de equipamento, pneu max, modelo de jipe, etc.
- tempo de trilha parada para se recompor
- cadastramento de jipeiros com distribuição de numeros e camisetas que identifiquem o grupo organizado.
- realizar encontros dos jipeiros organizados com os proprietarios e ver as melhores soluções para porteiras, gado, casas, etc
- formas de financiamento dessa obra toda...
NAVA, nós jipeiros colocarmos, acho que uma placa em metal que dure por uns 10 anos não deve custar tão caro assim, talvez o próprio jipe clube se juntar nessa idéia, angariar fundos e planejar frases impactantes os locais, trilhas, etc.....
Comento isto pois sempre que vejo um plano de melhoria, sempre começa pela educação.
Sei lá, uma idéa, algo pra começar a pensar pra não apenas ver e não fazer nada, tomar pelo menos uma atitude pró-ativa da situação... Perpetuar as trilhas para que um dia façamos elas com nossos netos... quem sabe ?:dance:
Se dá certo ou não ? Só depois vamos saber... :concordo:
Abraço.
Amigos,
A coisa está séria aqui em Ctba.
Vejam o que o pessoal do JCC descobriu em uma abertura de trilha aqui na região.
Imagine o que aconteceu no pneu do primeiro jipe.
eh um circulo, soh q os links nao estao se encontrando.
Enquanto a galera nao se unir, nao souber separar os " serios" dos " "picaretas" vai continuar assim ou pior.
a tendencia eh q os " orgaos responsaveis" restrinja + nosso esporte.
Vejam o que o pessoal do JCC descobriu em uma abertura de trilha aqui na região.
Já tinha ouvido esta estória, só não tinha visto as fotos... Como já foi dito várias vezes aqui mesmo nesse tópico isso é conseqüência das atitudes de "nossos colegas jeepeiros".
Esses caras estão deixando os jeepeiros de verdade estigmatizados como porcos baderneiros, invadindo áreas, detonando as trilhas já abertas com abortos, árvores cortadas por cabos de guincho e o pior... lixo deixado para trás :evil:
Mas tudo isso é reflexo da educação de nosso povo e, infelizmente, vai demorar algumas gerações para mudar... Lamentavelmente agora as únicas coisas que podemos fazer é não estimular tal comportamento em nossos grupos, e solicitar uma campanha dos jeep clubes explicando a sociedade que existem Jeepeiros e "Gipeiros"
[]´s preocupados com o futuro...
Concordo com o Fugger,
Ha um caso aqui na minha cidade que aconteceu algo semelhante.
Um cidadão que se duaz jipeiro, foi ralar o Jipe nos carreadores de cana, moral da história.
Capotou o Jipe, machucou os passageiros, atolou a viatura do Samu, saiu no jornal etc etc.
Esses caras que se dizem jipeiros, queimam todo mundo!!! É Foda!
diego4x4
20/11/2010, 23:17
no jeep clube aqui de passo fundo a alguns tempos atrás teve uma briga entre os integrantes, o que ocasionou a perda da amizade, de uma boa parte dos praticantes. outro problema que temos aqui, é que já faz uns 3 anos que nós não podemos realizar trilhas para convidar os outros jeep clubes, pois a brigada ambiental está no nosso pé, eles disseram que se nó promover algum evento meio grande eles vão tranca tudo, a partir dai só fizemos trilhas em lugares longe da cidade, o bom é que aqui nunca teve nem uma gaiola na trilha pra destruir tudo, mas agora já esta começando, semana passada foi a primeira vez que eu vi uma gaiola na trilha daqui hehe. temos vários problemas também com alguns jipeiros que não seguem o trilho, e passam por cima de pastos ou até mesmo de plantações, ai os proprietários das terras ficam loucos. e sempre tem aqueles que vão só pra fase baderna, primeiro que jeep não foi feito para se encher de som, mas não eles colocam um puta som e ficam bebados geralmente dançando atrás de picapes, ótimo para ele cair de lá de cima quebrar a cabeça no chão.
eu tenho 16 anos e dirijo des dos 10 anos em trilhas, mas tenho plena consciência dos meus atos, e o que me da mais nojo é jogar lixo no mato(latinhas, papeis, plásticos...)
saudades da época que trancavam a rua da praça para a largada da trilha, onde ficavam todos os jeeps estacionados em oblíquo, soltavam foguetes e o publico vinha apreciar os jeeps