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Ver Versão Completa : Relação 44/9 X 47/11



Adenáor
22/10/2010, 22:17
Olá amigos,
estou chegando aqui no Fórum com uma dúvida que está tirando meu sono. Tenho uma Rural com motor sprint, cx. hilux e pneus 33", a qual dá 80Km/h a 2000RPM, 100Km/h a 2400RPM e 120 Km/h a 3000RPM (ocasionando um ruído forte e dando a impressão de que está na hora de fazer uma sexta marcha que não existe) a relação dos diferenciais é 44/9. Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?

Fontoura
22/10/2010, 22:41
Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?


Com este motorzão, 47x11 aínda vai ficar curta. Mas se quiseres para trilhas fica muito bom.
Mas se vc quiser para viajar, aí pode alongar mais que vai andar bem.
O ideal é descobrir qual a relação original da S-10, e colocar uma só um pouquinho mais curta.
Abraço!

jeorge
22/10/2010, 22:57
eu vou trocar as minhas 8x43 por 11x44, e uso motor de opala 6cc.
vamos ver no que da....
se for trocar me fala que te passo um cara gente fina que pega as suas no rolo

Marco-Maga
22/10/2010, 22:59
Olá amigos,
estou chegando aqui no Fórum com uma dúvida que está tirando meu sono. Tenho uma Rural com motor sprint, cx. hilux e pneus 33", a qual dá 80Km/h a 2000RPM, 100Km/h a 2400RPM e 120 Km/h a 3000RPM (ocasionando um ruído forte e dando a impressão de que está na hora de fazer uma sexta marcha que não existe) a relação dos diferenciais é 44/9. Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?


Adenaor,

Eu estou colocando na minha 8x43..

É que aqui no sitio tenho umas subinhas e to sofrendo com a 9x44...

Aceito sugestões tb....


Abs.

Adenáor
23/10/2010, 23:30
eu vou trocar as minhas 8x43 por 11x44, e uso motor de opala 6cc.
vamos ver no que da....
se for trocar me fala que te passo um cara gente fina que pega as suas no rolo


Jeorge,
o pessoal aqui da região usa 44/9 com motor opala 6 e cx. de c10 fica uma balaço pra trilha. Já negociei as 44/9, mas valeu a dica.
Abç.

Adenáor
23/10/2010, 23:35
Com este motorzão, 47x11 aínda vai ficar curta. Mas se quiseres para trilhas fica muito bom.
Mas se vc quiser para viajar, aí pode alongar mais que vai andar bem.
O ideal é descobrir qual a relação original da S-10, e colocar uma só um pouquinho mais curta.
Abraço!


Fontoura,
pelo que descobri a S-10 (pelo menos algumas) usam 47/11. Fico com medo de alongar demais e perder força embora reconhecendo que o motor é "ão".
Abç!

Adenáor
23/10/2010, 23:39
Adenaor,

Eu estou colocando na minha 8x43..

É que aqui no sitio tenho umas subinhas e to sofrendo com a 9x44...

Aceito sugestões tb....


Abs.


Marco-Maga,

Os pneus que usa são 235/70/16 ou 33"? o 4cc é original?
Abç!

Kim
23/10/2010, 23:40
Caro Adenáor!

Qual cambio usa?

Se for um sem 5a overdrive, a 9x44 fica curta mesmo, se tiver a overdrive, melhora um pouco.

Mais como o pessoal falou, esse motor pode ir até uma 13x46, mais ai seria somente on-road.

Estou usando as 11x45 (troller) no meu engesa, que quando 6 cil, estava muito bom, tanto on-road, quanto off-road.

Então, pode ir tranquilo!

Att.

Kim.

Marco-Maga
24/10/2010, 01:05
Marco-Maga,

Os pneus que usa são 235/70/16 ou 33"? o 4cc é original?
Abç!


Adenáor,

As carcaças são 265/75/16 com a recapagem Vj900 virou 33"

Motor 4cc original, eu preciso de força para off road..

Por causa do meu sitio...

Por isso vou colocar 8x43

Qq duvida é só perguntar...:concordo:

Abs.

Adenáor
24/10/2010, 21:52
Adenáor,

As carcaças são 265/75/16 com a recapagem Vj900 virou 33"

Motor 4cc original, eu preciso de força para off road..

Por causa do meu sitio...

Por isso vou colocar 8x43

Qq duvida é só perguntar...:concordo:

Abs.
Marco-Maga,
tive uma Rural com motor Willys 6cc e pneus 255/75R15 a relação era 43/8, bah era furiosa, reduzidaça.
Abç!

Marco-Maga
24/10/2010, 21:55
Marco-Maga,
tive uma Rural com motor Willys 6cc e pneus 255/75R15 a relação era 43/8, bah era furiosa, reduzidaça.
Abç!


Pois é, a minha vai ficar reduzidaça tb...kkkk

Na quarta troco as 9x44 pelas 8x43...

Vamu que vamu... :concordo:


Abs.

Adenáor
24/10/2010, 21:56
Caro Adenáor!

Qual cambio usa?

Se for um sem 5a overdrive, a 9x44 fica curta mesmo, se tiver a overdrive, melhora um pouco.

Mais como o pessoal falou, esse motor pode ir até uma 13x46, mais ai seria somente on-road.

Estou usando as 11x45 (troller) no meu engesa, que quando 6 cil, estava muito bom, tanto on-road, quanto off-road.

Então, pode ir tranquilo!

Att.

Kim.



Kim,
o câmbio é o da Toyota Hilux com 5ªdrive.
Abç!

Admir
25/10/2010, 19:14
Olá amigos,
estou chegando aqui no Fórum com uma dúvida que está tirando meu sono. Tenho uma Rural com motor sprint, cx. hilux e pneus 33", a qual dá 80Km/h a 2000RPM, 100Km/h a 2400RPM e 120 Km/h a 3000RPM (ocasionando um ruído forte e dando a impressão de que está na hora de fazer uma sexta marcha que não existe) a relação dos diferenciais é 44/9. Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?

Adenáor....

A Abdusida usa 11x47 e o motor dela é uma pouco mais fraco que o seu... Rodo a uma velocidade de 110 km/h o tempo todo... Vai de 11x47 que vc vai gostar....

Denilsom
25/10/2010, 20:53
Olá amigos,
estou chegando aqui no Fórum com uma dúvida que está tirando meu sono. Tenho uma Rural com motor sprint, cx. hilux e pneus 33", a qual dá 80Km/h a 2000RPM, 100Km/h a 2400RPM e 120 Km/h a 3000RPM (ocasionando um ruído forte e dando a impressão de que está na hora de fazer uma sexta marcha que não existe) a relação dos diferenciais é 44/9. Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?

Colega vc pode colocar tranquilo o 47\11 pois vai ficar satisfeito eu tenho na minha Rural um Maxiom HS de uma S10 que tem essa mesma relaçao, ficou bom. a S10 que usa o MWM Sprint 2.8 que pelo jeito é o seu tambem usa relaçao 47\11

luiz felipe soares souto
02/11/2010, 15:15
Kim,
o câmbio é o da Toyota Hilux com 5ªdrive.
Abç!
E aí Adeanor.A relaão 11/47 vai ficar otima na tua rural,as s10 que tem esse motor vem com a 11/45, que é um pouco mais longa que a 11/47.abraço.

Adenáor
06/11/2010, 18:49
Colega vc pode colocar tranquilo o 47\11 pois vai ficar satisfeito eu tenho na minha Rural um Maxiom HS de uma S10 que tem essa mesma relaçao, ficou bom. a S10 que usa o MWM Sprint 2.8 que pelo jeito é o seu tambem usa relaçao 47\11


Valeu a dica Denilsom, ficou bala.

Abç!

Adenáor
06/11/2010, 18:52
Opa,
não só ao Denilsom, mas agradeço a todos pelo aconselhamento.
A Rural ficou furiosa com a 47/11!

Gracias!
Abç!

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 19:27
Opa,
não só ao Denilsom, mas agradeço a todos pelo aconselhamento.
A Rural ficou furiosa com a 47/11!

Gracias!
Abç!

Amigo você teve que trocar a caixa satelite, ou conseguiu 11x47 para caixa alta ?

RogérioNunes
06/11/2010, 22:35
Danilo, até pinhão 12 dentes a caixa é alta não necessitando a troca para uso da 11/47.



Amigo você teve que trocar a caixa satelite, ou conseguiu 11x47 para caixa alta ?

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 23:09
Danilo, até pinhão 12 dentes a caixa é alta não necessitando a troca para uso da 11/47.

Roger ai e que a gente se engana...hahahahah.....:parede::parede:....vou explicar melhor : Essa questão de pinhão de até 12 dentes serve na caixa alta (caixa dos willis/F-75/rural) e furada !!! Tenho em meu estoque 3 casais de 11x41, e tive a ideia de retirar um casal 12x47 do meu jipe(por que não estava conseguindo outro casal para dianteira) e então a relação mais proxima era exatamente a 11x41, e então resolvi retirar a 12x47 e colocar a 11x41 e foi aí que tive a surpressa a 11x41 não servia na minha caixa satelite, e como eu tinha uma caixa baixa eu pensei em coloca-la mas teia que mudar as pontas de eixo para 30 estrias, foi então que eu desistir e coloquei a 11x45, então a 11x41 o pinhão tem 11 dentes e não serviu na caixa alta, e a 12x47 que era do jipe o pinhão tem 12 dentes. Agora a 11x47 existem para caixa baixa e caixa alta, tenho as duas em meu estoque, e para todos entenderem veja as fotos (as duas são da relação 11x47):

Adenáor
06/11/2010, 23:15
Amigo você teve que trocar a caixa satelite, ou conseguiu 11x47 para caixa alta ?


Olá danilorocsta!

não foi preciso trocar nada além da coroa e pinhão. Usei a 47/11 spicer da S-10. casou 100%.

Abç!

Casa da transmissão4x4
06/11/2010, 23:21
Então minha neste tempo apanhando neste vasto mundo de ralções para DANA44 eu concluí até o momento que: as relações 5,88(53x9) até 3,9(43x11) serven na caixa alta DANA44 e das 3,72(41x11) até 2,72( 49x18 ) servem na caixa baixa. Somente a 11x47 e que vem para caixa baixa e para caixa alta. :parede::parede::parede::parede:
Há esses dias descobri a relação 13x49 para caixa baixa, foi retirada de um "jaguar" ....Cada dia que passa eu quebro ainda mais minha cabeça com estas relações !!!!! Abraço a todos.

jeorge
07/11/2010, 10:04
RELAÇÃO DO DIFERENCIALAPLICAÇÃODENTES COROA/PINHÃO4,89:1Rural 4x2 std motor BF-161 1960-197244/94,89:1Rural 4x4 motor 2600 1967-197244/95,38:1Rural 4x4 motor BF-161 1967-197243/84,27:1Rural 4x2 motor 2600 1967-197247/114,89:1Rural 4x2 motor Ford 2300 197544/94,89:1Rural 4x4 motor Ford 2300 197544/94,89:1Rural 4x4 motor BF-161 4 marchas 197544/94,27:1Rural 4x2 motor BF-161 4 marchas 197547/11 4,27:1Rural 4x4 motor Ford 2300 4 marchas 197647/115,89:1F-75 4x2 motor BF-161 197053/95,89:1F-75 4x4 motor BF-161 197053/95,38:1F-75 4x2 motor 2600 ou 3000 197043/85,38:1F-75 4x4 motor 2600 ou 3000 197043/84,89:1Aero Willys motor BF-161 196344/95,38:1Jeep CJ-5 e CJ-6 motor BF-161 1960-196643/85,38:1Rural Jeep 4x4 motor BF-161 1960-196643/85,89:1Pick Up Jeep 4x4 motor BF-161 1960-196653/95,89:1 Pick Up Jeep 4x2 std motor BF-161 1960-196653/94,89:1Rural Jeep 4x2 motor BF-161 196344/94,89:1Jeep CJ-5 motor BF-161 197344/94,89:1Jeep CJ-5/CJ-6 1967-197244/94,09:1Rural 4x2 Serie Especial 3000 197045/114,09:1Rural 4x2 Luxo motor 3000 196845/11

jeorge
07/11/2010, 10:04
saiu tudo bagunçado a tabel mas segue o link ai...


http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/relacao.htm

jeorge
07/11/2010, 10:05
alguem ai anda com 11x43?

jeorge
07/11/2010, 10:07
IDENTIFICAÇÃO DA RELAÇÃO
Os diferencias da Rural sairam de fábrica com uma plaquetinha metalica de identificação com números estampados que indicam a relação do diferencial e numero dentes na coroa e pinhão. Se o diferencial ainda tem uma plaquetinha metálica fixado em um doi parafusos de fixação do lado direito da tampa do diferencial basta ler esta plaqueta que indicará o numero de dentes (Ex: 9/44) e a relação do diferencial (Ex: 4,89:1). A plaqueta tambem informa se o diferencial é do tipo anti-derrapante. Esta plaqueta fica facilmente visível do lado de fora do diferencial e basta olhar por baixo do veículo por tras para ver. Não é necessário desmontar para ver. Atenção: Se o diferencial já teve a relação modificado então a relação montada poderá estar diferente do valor da plaquetinha.

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/diferencial1.jpg http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/plaquetadiferencial.jpg

jeorge
07/11/2010, 10:08
MEDIÇÃO APROXIMADA DA RELAÇÃO POR CONTAGEM DO NÚMERO DE VOLTAS
Este metodo determina a relaçaõ aproximada do diferencial simplesmente contando a relação entre o número de voltas da roda (coroa) e do eixo cardan (pinhão). Este metodo serve tambem para confirmar se as informações na "plaquetinha" de identificação estão corretos.
1. Estacione a Rural sem acionar o freio de mão e em ponto morto e colocar dois tijolos ou pedras como obstáculo para ela não andar para frente ou para tras.
2. Levantar uma roda do eixo sendo medido com o macaco de modo que a roda gira livre.
3. Marcar um ponto de referência no pneu e na carroceria usando giz, caneta ou fita adesiva.
4. Com o auxilio de outra pessoa deitado em baixo do veículo você vai girar lentamente a roda e contar o numero exato de voltas que voce der. A outra pessoa vai contar o numero de voltas que o eixo cardã vai fazer.
5. Depois de contar o numero de voltas da roda e do cardã fica fácil calcular a relação do diferencial. Como a outra roda estava parada no chão, houve uma multiplicação da relação causado pelas engrenagens planetarias então você tem que dividir o valor que voce mediu por dois ( ex: se a relação que voce contou pelo numero de voltas foi 9,8:1 então o valor correto seria 4,9:1). Depois de medir a relação desta maneira, verifique nos manuais e especificações de Rural e F-75 ou na tabela acima qual a relação mais proxima exata que voce tem porque o valor que voce mediu é apenas aproximado. A grande maioria das caminhonetes Rural tem relação 4,89:1. A F-75 ano 1970 com motor BF-161 tem relação de diferencial 5,89:1
6. O resultado desta medição indireta é apenas aproximado e não deve ser considerado como definitivo para decisões importantes. Para uma medição exata siga o procedimento por contagem do número de dentes logo abaixo.

jeorge
07/11/2010, 10:09
MEDIÇÃO EXATA PELA CONTAGEM DO NÚMERO DE DENTES
Este metodo determina a relação exata do diferencial através da contagem do número de dentes na coroa e no pinhão.
1. Estacione a Rural em local plano sem acionar o freio de mão e com o cambio em ponto morto. Calçar as rodas para o veícula não andar para frente ou para tras.

http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/vistadiferencial.jpg
2. Retirar primeiro o parafuso de abastecimento de óleo do diferencial. Soltar o parafuso dreno em baixo do diferencial e deixar o óleo velho escorrer num balde ou bacia. Aguardar alguns minutos até parar de escorrer óleo.
3. Soltar os 10 parafusos de fixação da tampa do diferencial e remover a tampa. Se a tampa foi montado com cola ou então nunca foi desmontado pode ser necessário fazer força com uma ferramenta para soltar a tampa. Evite a entrada de sugeira e areia dentro do diferencial.
4. Levantar uma roda do eixo com o macaco de modo que uma roda gira livre.
5. Fazer uma marca num dente da coroa (engrenagem grande) . Girar lentamente a coroa com a mão atraves da roda que esta no ar e contar o número de dentas numa volta completa da coroa. Repetir a contagem três vezes para evitar erros de contagem.
6. Fazer uma marca num dente do pinhão (engrenagem pequena). Girar lentamente o pinhão atraves do eixo cardã e contar o numero de dentes no pinhão. Repetir tres veses contando o número de dentes do pinhão para evitar erros de contagem. Em caso de duvida conte novamente o numero de dentes na coroa e pinhão até ter certeza porque um erro na contagem irá causar um grande erro no cálculo da relação.
7. Anote numa folha todos os valores contados e tenha em mãos uma calculadora. Para calcular a relação do diferencial basta dividir o numero de dentes da coroa pelo número de dentas do pinhão. Por exemplo, se você contou 44 dentes na coroa e 9 dentes no pinhão então a relação será 44/9 = 4,89:1. Este valor será exato e deve corresponder exatamente aos valores especificados pelos fabricantes de eixos e veículos.

RELAÇÃO = No Dentes Coroa / No Dentes Pinhão EX: 44/9 = 4,89

jeorge
07/11/2010, 10:10
MONTAGEM
9. Abaixar o macaco e a roda que estava levantada deixando o eixo nivelado e apoiado sobre o piso.
10. Monte a tampa do diferencial usando uma junta de vedação nova. Antes, limpe a superficie de encosto da tampa e da carcaça do diferencial e aplique uma camada fina de graxa na junta de vedação. A junta de vedação em material tipo papelão pode ser facilmente adquirido em lojas especializadas em peças Willys ou caminhonetes que usam o mesmo diferencial. Evite a entrada de areia e sugeira dentro do diferencial durante a desmontagem e montagem.
11. Encoste os parafusos da tampa e depois aperte os 10 parafusos de fixação da tampa do diferencial com um torque de 15 a 25 lb-pé (20,3 a 33,8 N.m)
12. Coloque o parafuso dreno do diferencial e aperte.
13. Abasteça o diferencial com o óleo novo do tipo correto SAE-90 GL-5 (especificação Ford ESW-M2C105-A) até o nível do furo de abastecimento. A capacidade de abastecimento do diferencial é aprox. 1,6 litros portanto voce deve adquirir 2 litros. O nível do óleo esta certo quando começa a transbordar óleo pelo furo de abastecimento que determina o nível correto. Em diferenciais do tipo anti-derrapante original de fabrica usar óleo com especificação Ford ESW-M2C101-A.
14. Coloque o parafuso no furo de abastecimento e aperte.
15. Pronto. Você ja pode rodar com a sua Rural. Após uma semana verifique possíveis vazamentos no diferencial e verifique o aperto de todos os parafusos incluindo o de abastecimento e dreno.

jeorge
07/11/2010, 10:12
Comentários
Depois de medir a relação você pode ter uma idéia se é ainda original comparando com a tabela nesta página. O eixo traseiro da Rural (Dana 44) é similar a eixos de outros jipes e caminhonets como Engesa, Troller, S-10, F-100, Jipe CJ-5, Itamaraty, Maverick, Galaxie etc... e algumas peças são intercambiáveis. Alguns detalhes como entalhados de semi eixos mudam conforme o ano de fabricação da Rural. A coroa e pinhão são fabricados como par casados na fábrica e devem ser sempre trocados juntos, mesmo que sejam usados. A montagem correta de um diferencial requer mão de obra especializada de quem conhece o assunto e ferramentas e instrumentos de medição especiais alem de especificações de montagem. A coroa e o pinhão são fornecidos com números gravados e que indicam a posição e folgas de montagem que devem ser obedecidos para evitar problemas como barulho e quebras. O Manual do Mecâncio Willys descreve o procedimento correto de montagem e ajuste. Você ainda pode adquirir jogos de coroa e pinhão novos em lojas especializadas Willys. Na Rural 4x4 a relação dianteira deve ser exatamente igual a relação traseira. O diferencial da Rural raramente apresenta problemas em uso normal com lubrificação correta e o meu diferencial de Rural 4x2 ano 1968 esta ainda original com 150.000km e nunca foi aberto.
A modificação mais comum no diferencial da Rural é a instalação de uma relação "mais longa" para a Rural "andar mais" e ficar "mais econômica". Esta modificação aumenta a velocidade de cada uma das marchas mas tambem diminui a força em cada marcha e ainda afeta o velocímetro que passa a indicar uma velocidade menor. As relações originais de fábrica normalmente são bons para uso normal com o motor e cambio original. Normalmente a relação da transmissão permite ao veículo atingir sua velocidade máxima com o motor na rotação de potência máxima. Na Rural isso significa atingir uma velocidade máxima de aprox. 120km/h com o motor a 4400rpm. A fábrica Willys instalava relação mais "longa" somente nos modelos de Rural com motor mais potente do tipo 2600 (110hp) e 3000 (140hp) que tinham um torque aprox 20% a 50% maior na rotação de potencia máxima. Alguns proprietários de Rural 4x4 retiram o "miolo" do diferencial dianteiro de modo a desligar o eixo dianteiro para rodar exclusivamente em asfalto com mais economia e menos barulho.
Algumas Rural, inclusive modelos 4x2, foram fabricados com eixo traseiro anti-derrapante que requer um óleo lubrificante especial. Em 1967 a fábrica Willys recomendava o óleo Texaco TL-3540 (1,8 litros) ou o óleo lubrificante ELCO-28 (1,7 litros) misturado com 113 gramas de aditivo ELCO No. 2 para uso nestes diferenciais. A Wilys recomendava ainda "nunca misture óleo de marcas diferentes no diferencial".

zenzen 4x4
07/11/2010, 17:00
Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.

Casa da transmissão4x4
07/11/2010, 18:55
Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.

Zezem que fria que você entrou !!!!! Amigo não está dificil de resolver teu problema vamos-lá : no eixo traseiro e só colocar uma caixa alta que resolve teu problema. No eixo dianteiro creio que não terá problemas, desde que não ande com o diferencial bloqueado da caixa de tração no asfalto. Você mesmo disse que o sistema da cherokee e tração integral então enguanto estiver andando no asfalto e bom manter a roda livre desligada. Ví uma meteria aqui mesmo no forum dizendo que os engesas tem este mesmo problema de relação por conta do DANA44 na traseira e DANA30 na dianteira, que segundo informações existe uma pequena diferença igual a sua. Esse 0,1 de diferença as folgas da cruzeta, cardan, caixa de tração, semi eixos fazem esta diferença.
OBS: Eu acho que as planetarias da caixa satelite da S-10(dana44-3) de 30 estrias serven na caixa satelite alta dos cjs de 19 estrias.

samukanvas
07/11/2010, 19:14
Tenho uma Grand Cherokee Limited 97,na qual substituí o Power-Train Original V8,por um da S10 2.8 95.O problema começou quando fui trocar os conjuntos de coroa e pinhão.A original era 41/11=3.73:1 o eixo trazeiro é Dana 44/3, então comprei um cj.Dana 44 rel. 45/11=4.09,e aí começou:O eixo do pinhão é mais fino:solução;Foi enluvado.A coroa é mais fina:solução:Foi feito um Anel no Torno.Depois de montado, o resultado foi decepcionante:O diferencial roncava,tiramos diversas vezes,e não tem jeito,continua com aquele chorinho.Até hoje está assim.
Já o eixo dianteiro é Dana 30, mandei vir um cj. dos Sates.Era para ser a mesma relação,mas pra minha surpresa,é 41/10: 4.10:1Falam que não existe no mercado a mesma relação do Dana 44, que é 45/11:4.09:1 . E agora? Será que não vai dar problem esta diferença?,visto que mantive caixa de tração original da Cherokee,que tem tração permanente.

zenzen,

O que ocorreu é que comprou uma relação diferente da que cabe na sua caixa satélite. O que vc deve fazer em vez de mexer na relação é trocar a caixa.

Essa diferença pequena não será sentida. Pode usar...

Abs

MARCELOLUCHESI
08/11/2010, 08:54
ZENZEN, pode ficar tranquilo meu queeerido!! Olha o meu caso: Troquei as ceps do TJ. Na traseira dana 35 é 37/9 ou 4.11 e na dianteira dana 30: 41/10 ou 4.10.

zenzen 4x4
08/11/2010, 09:45
Agradeço as dicas,aos amigos acima, Danilo,Samukanvas e Marcelo!
No caso de trocar a caixa de satélites baixa por uma alta,esta teria tb. 30 estrias? visto que os semi-eixos tem 30 estrias.Esta caixa poderia ser uma do tipo que se usa na Rural Dana 44?
Um abraço à todos!.

MARCELOLUCHESI
08/11/2010, 09:48
Ou seja ZENZEN não existe para dana 30 e 35 nos USA a dana44 11/45 que é comum aqui. Mas essas anteriores se equivalem. Pode ficar tranquilo.

No diferencial traseiro eu partiria para a opção de "cortar" trocar a bolota inteira. Pois pesquisando aqui no forum sobre uma relação para troller a gasolina com eixo dana 44, percebi que um colega nosso "moeu" 2 vezes as c&Ps até descobrir que muda o angulo de entrada do pinhão para o eixo dana 44 do Willys, em relação ao dana44 do troller a Gasolina que se não me engano é o mesmo caso do seu!
O Colega nosso é o ZECA-CJ (toller a gasolina) procure ele e troque maiores informações.

Ou menos gambiarra, seria importar um conjunto c&p 11/45 dana 44 do seu eixo!

MARCELOLUCHESI
08/11/2010, 10:01
Eu acho que sim, e você usaria aproveitaria somente o miolo (satelites e planetarias da caixa da cheroca), mas isso é facil descobrir pois é facil de encontrar uma caixa dana44 e comparar. O Anel espaçador que você fez provavelmente estará na mesma medida de uma caixa alta....... Mas da uma verificada no que falei anteriormente sobre o angulo de entrada do pinhão. Talves o seu problema seje Ceps e angulo.

zenzen 4x4
08/11/2010, 10:39
O Dana 44 que coloquei no eixo trazeiro é 11/45, mandei vir dos EUA. é marca ALLOY,antes tinha colocado da S10 rel.11/47,mas ficou muito reduzido,o problema é que os dois conjuntos roncam,já foi desmontado uma porção de vezes e não tem jeito,será que tem a ver com o angulo? Estou recebendo esta semana o Dana 30 rel.10/41,mas não vou colocar antes de resolver o ronco do Dana 44 trazeiro,pois depois,fica dificel saber qual , dos dois estaria roncando.

MARCELOLUCHESI
08/11/2010, 10:59
Opa Zenzen, EU ESTOU ERRADO me desculpe! esquece o que falei anteriormente..... , eu pensava que você estava usando as C&ps de eixo willys dana44.

Na verdade estaria tudo Ok! Se as peças vierem corretas claro, pois é tudo para o mesmo eixo/diferencial.
Você teria somente que trocar a caixa de satelite traseira por uma caixa alta. Ou fazer o anel que não é aconselhavel. No meu caso, fiz este anel e os parafusos que seguram a coroa afroxaram e acabou quebrando o suporte da mesma. Tive que comprar uma caixa alta.

zenzen 4x4
08/11/2010, 11:05
Então, a caixa original Dana 44 da Cheroka deve ser baixa mesmo, já que tive que fazer o Anel Espaçador,será que o ronco,pode ser devido ao Anel,note que tb. tive que fazer uma luva pro rolamento do Pinhão,de repente está aí o problema de acertar a regulagem.

MARCELOLUCHESI
08/11/2010, 11:57
Pois é..... quanto ao anel, se a coroa e pinhao estiver bem regulado não deveria roncar em. É muito estranho mesmo!

Casa da transmissão4x4
08/11/2010, 13:54
ZenZen a caixa alta e essa mesma (usada nos cjs e rural) que geranmente são 19 estria, mas existe tambem 30 estrias. Se as suas planetarias servirem na caixa alta pode montar sem problemas. Esse ronco tem 2 possibilidades a que o Marcelo disse (angulo do pinhão) e tambem esse espaçador que e quase impossivel de fazer um que deixa a coroa rodar 100%, por que se tiver um pequeno empeno a coroa ronca.:concordo:

zenzen 4x4
08/11/2010, 14:07
Danilo! se eu usar a caixa alta,ainda vai ser nescessárioo Anel?

Casa da transmissão4x4
08/11/2010, 14:41
Danilo! se eu usar a caixa alta,ainda vai ser nescessárioo Anel?

Não vai precisar de usar o anel. A unica duvida que eu tenho em relação a caixa satelite e a questão das planetarias. Se as planetarias que estão na sua caixa satelite (baixa) de 30 estrias vão servir na caixa satelite alta !!! O dia que você fazer a troca posta aqui os resultados !!
Abraço.

RogérioNunes
08/11/2010, 17:54
Danilo, nunca ví essa 11/47 alta assim, de que carro saiu vc sabe?
Não precisa mudar as pontas de eixo por causa das planetárias elas são intercambiáveis, vc pode tirar uma 19 da caixa alta e colocar 30 e vice versa, fiz isso na semana passada.Já montei 11/47 de S10 comprada zero bala na caixa alta Dana 44 da rural sem problema.Falando em problema, o que aconteceu exatamente para a 11/41 não servir na caixa alta?



Roger ai e que a gente se engana...hahahahah.....:parede::parede:....vou explicar melhor : Essa questão de pinhão de até 12 dentes serve na caixa alta (caixa dos willis/F-75/rural) e furada !!! Tenho em meu estoque 3 casais de 11x41, e tive a ideia de retirar um casal 12x47 do meu jipe(por que não estava conseguindo outro casal para dianteira) e então a relação mais proxima era exatamente a 11x41, e então resolvi retirar a 12x47 e colocar a 11x41 e foi aí que tive a surpressa a 11x41 não servia na minha caixa satelite, e como eu tinha uma caixa baixa eu pensei em coloca-la mas teia que mudar as pontas de eixo para 30 estrias, foi então que eu desistir e coloquei a 11x45, então a 11x41 o pinhão tem 11 dentes e não serviu na caixa alta, e a 12x47 que era do jipe o pinhão tem 12 dentes. Agora a 11x47 existem para caixa baixa e caixa alta, tenho as duas em meu estoque, e para todos entenderem veja as fotos (as duas são da relação 11x47):

RogérioNunes
08/11/2010, 17:56
Danilo, nunca ví essa 11/47 alta assim pelo menos em jeep/rural
, de que carro saiu vc sabe?
Não precisa mudar as pontas de eixo por causa das planetárias elas são intercambiáveis, vc pode tirar uma 19 da caixa alta e colocar 30 e vice versa, fiz isso na semana passada.Já montei 11/47 de S10 comprada zero bala na caixa alta Dana 44 da rural sem problema.Falando em problema, o que aconteceu exatamente para a 11/41 não servir na caixa alta?



Roger ai e que a gente se engana...hahahahah.....:parede::parede:....vou explicar melhor : Essa questão de pinhão de até 12 dentes serve na caixa alta (caixa dos willis/F-75/rural) e furada !!! Tenho em meu estoque 3 casais de 11x41, e tive a ideia de retirar um casal 12x47 do meu jipe(por que não estava conseguindo outro casal para dianteira) e então a relação mais proxima era exatamente a 11x41, e então resolvi retirar a 12x47 e colocar a 11x41 e foi aí que tive a surpressa a 11x41 não servia na minha caixa satelite, e como eu tinha uma caixa baixa eu pensei em coloca-la mas teia que mudar as pontas de eixo para 30 estrias, foi então que eu desistir e coloquei a 11x45, então a 11x41 o pinhão tem 11 dentes e não serviu na caixa alta, e a 12x47 que era do jipe o pinhão tem 12 dentes. Agora a 11x47 existem para caixa baixa e caixa alta, tenho as duas em meu estoque, e para todos entenderem veja as fotos (as duas são da relação 11x47):

Casa da transmissão4x4
08/11/2010, 19:07
Danilo, nunca ví essa 11/47 alta assim pelo menos em jeep/rural
, de que carro saiu vc sabe?
Não precisa mudar as pontas de eixo por causa das planetárias elas são intercambiáveis, vc pode tirar uma 19 da caixa alta e colocar 30 e vice versa, fiz isso na semana passada.Já montei 11/47 de S10 comprada zero bala na caixa alta Dana 44 da rural sem problema.Falando em problema, o que aconteceu exatamente para a 11/41 não servir na caixa alta?

Roger essa 11x47 saiu tambem na S-10 !!!!!! Me parece que é das 2001/....
Essa caixa satelite baixa (azul) e caixa alta ( vermelha, de F-75) que estão nas fotos, ambas são DANA44 e a palnetarias não são intercambiaveis !!! Não sei o porque !!! ........hahahahaha
A 11x41 ela e feita para caixa baixa, ela nem entrava no diferencial quando o pinhão estava preso no diferencial. Há detalhe essas duas coroa mostradas presas na caixa satelites são 11x47 (como havia dito), os pinhãos são do mesmo tamanho, só mudou a espessura da coroa !
Abraço.

zenzen 4x4
08/11/2010, 21:14
Roger essa 11x47 saiu tambem na S-10 !!!!!! Me parece que é das 2001/....
Essa caixa satelite baixa (azul) e caixa alta ( vermelha, de F-75) que estão nas fotos, ambas são DANA44 e a palnetarias não são intercambiaveis !!! Não sei o porque !!! ........hahahahaha
A 11x41 ela e feita para caixa baixa, ela nem entrava no diferencial quando o pinhão estava preso no diferencial. Há detalhe essas duas coroa mostradas presas na caixa satelites são 11x47 (como havia dito), os pinhãos são do mesmo tamanho, só mudou a espessura da coroa !
Abraço.
Danilo! A minha Cheroka é Dana 44-3. Ela veio de fábrica com 11/41,aí tirei o cj. para colocar um mais reduzido,no caso 11/45,e esta coroa e pinhão(11/45) são mais finos(espessura) do que o 11/41 original,por este motivo tive que fazer anel para a Coroa e Bucha para o pinhão.

Casa da transmissão4x4
08/11/2010, 21:26
Danilo! A minha Cheroka é Dana 44-3. Ela veio de fábrica com 11/41,aí tirei o cj. para colocar um mais reduzido,no caso 11/45,e esta coroa e pinhão(11/45) são mais finos(espessura) do que o 11/41 original,por este motivo tive que fazer anel para a Coroa e Bucha para o pinhão.

Já ví algumas pessoas fazerem isto (colocar um anel), quase todas reclamaram de um barulho muito chato (um zumbido). Realmente a 11x41 e bem mais grossa que 11x45, e você pode reparar que o tamanho do pinhão e praticamente o mesmo, tenho esses dis tipos de relação no meu estoque.

samukanvas
08/11/2010, 23:27
Agradeço as dicas,aos amigos acima, Danilo,Samukanvas e Marcelo!
No caso de trocar a caixa de satélites baixa por uma alta,esta teria tb. 30 estrias? visto que os semi-eixos tem 30 estrias.Esta caixa poderia ser uma do tipo que se usa na Rural Dana 44?
Um abraço à todos!.

Exatamente. São 30 estrias tb. Pode sim, desde que o rolamento seja adequado. As caixas de 30 são compatíveis.

Sobre vc ter feito as modificações na coroa e pinhão, dá pra ser desfeito? Se der faça e comece de novo com a caixa nova. Se rodar assim pode destruir a relação.

Abs

Adenáor
20/12/2010, 22:20
Olá amigos,
estou chegando aqui no Fórum com uma dúvida que está tirando meu sono. Tenho uma Rural com motor sprint, cx. hilux e pneus 33", a qual dá 80Km/h a 2000RPM, 100Km/h a 2400RPM e 120 Km/h a 3000RPM (ocasionando um ruído forte e dando a impressão de que está na hora de fazer uma sexta marcha que não existe) a relação dos diferenciais é 44/9. Estou com receio de que se alongar para 47/11 poderá ficar meio sem força. O que acham?



Olá pessoal!

instalei a 47/11, ficou loca de buena. Agora estou com dúvida em relação ao consumo de combustível, por falta de tempo ($$$$$) hehe, ainda não providenciei a aferição do velocímetro e odômetro e estou meio sem parâmetro. Alguém usa esta relação com mwm sprint e tem idéia de consumo?

zenzen 4x4
21/12/2010, 09:23
Olá Pessoal!
Agora é só alegria!Depois de trocar,diversas relações,finalmente resolvi o problema!
Voltei com a relação original 41/11(3.73)Ficou uma beleza, não ronca, anda bem,isto que no inicio achei esta relação muito longa,é que faltava o Intercooler,mas agora,que coloquei Câmbio da SW4 2001,ficou Show de Bola!
Abraços à Todos,Um Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo!

Adenáor
22/12/2010, 09:05
Olá Pessoal!
Agora é só alegria!Depois de trocar,diversas relações,finalmente resolvi o problema!
Voltei com a relação original 41/11(3.73)Ficou uma beleza, não ronca, anda bem,isto que no inicio achei esta relação muito longa,é que faltava o Intercooler,mas agora,que coloquei Câmbio da SW4 2001,ficou Show de Bola!
Abraços à Todos,Um Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo!


Olá zenzen!
41/11 é loca de longa, que motor usas?
Abç.

zenzen 4x4
22/12/2010, 09:54
Olá Adenáor!

Grand Cherokee Limited 97:
Motor : MWM 2.8 Da S10 2005 com Intercooler.
CÂmbio: Toyota SW 4 2001,com CT
Relação : 41/11 Original da ZJ.

Adenáor
31/12/2010, 21:05
Olá Adenáor!

Grand Cherokee Limited 97:
Motor : MWM 2.8 Da S10 2005 com Intercooler.
CÂmbio: Toyota SW 4 2001,com CT
Relação : 41/11 Original da ZJ.



Olá zenzen 4x4,

tchê, uso a mesma configuração de motor e câmbio. Qual o consumo de diesel /Km? estou meio perdido, em razão de ter mudado a relação e ainda não ter aferido velocímetro e odômetro.
Feliz 2011!!!
Abç!

Casa da transmissão4x4
01/01/2011, 00:15
Já ví algumas pessoas fazerem isto (colocar um anel), quase todas reclamaram de um barulho muito chato (um zumbido). Realmente a 11x41 e bem mais grossa que 11x45, e você pode reparar que o tamanho do pinhão e praticamente o mesmo, tenho esses dis tipos de relação no meu estoque.

Zenzen, recentimente eu descobri que existe 11x41 para caixa satelite alta !!! Então existe duas relacões para caixa satelite alta e baixa, elas são 11x47 e 11x41 . :concordo:

Feliz ano novo a todos !!

Casa da transmissão4x4
01/01/2011, 00:17
Olá zenzen 4x4,

tchê, uso a mesma configuração de motor e câmbio. Qual o consumo de diesel /Km? estou meio perdido, em razão de ter mudado a relação e ainda não ter aferido velocímetro e odômetro.
Feliz 2011!!!
Abç!

Adenaor você colocou as 11x47 ? Não ficou um pouco curta ?
Abc.

zenzen 4x4
01/01/2011, 10:45
Olá Adenáor!
Tô com o mesmo problema: Não consigo tirar média de consumo,por que o velocímetro ainda não foi aferido,marca em torno de 60 % à menos.Outro item que tenho que resolver é a questão do RPM,por enquanto ainda, não tenho uma solução,a Grand Cherokee tem painel (relógio do RPM) com placa,diferente dos marcadores tipo da S10, que usa o alternador para marcar.Na ZJ, o sinal para o RPM vinha da Bobina.
Abraços E um Feliz 2011!

Julio Rebello
02/01/2011, 00:43
Olá Adenáor!
Tô com o mesmo problema: Não consigo tirar média de consumo,por que o velocímetro ainda não foi aferido,marca em torno de 60 % à menos.Outro item que tenho que resolver é a questão do RPM,por enquanto ainda, não tenho uma solução,a Grand Cherokee tem painel (relógio do RPM) com placa,diferente dos marcadores tipo da S10, que usa o alternador para marcar.Na ZJ, o sinal para o RPM vinha da Bobina.
Abraços E um Feliz 2011!

Motor a diesel, o tacômetro é no alternador e vc pode usar um da band.
Se for motor a gasolina é direto na bobina ou no módulo de ignição.
Compre um de até 6000 rpm, pra te dar um bom fundo de escala e precisão na leitura. Uso um Cronomac no meu BF-161, com relação 44/9.
Na cronomac vc pode escolher o modelo que vc quiser!
Ainda como a vantagem de ter garantia. O meu queimou com 3 meses e eles repararam numa boa e já estou com ele hà mais de um ano sem problemas!
http://www.cronomac.com.br/index.php?controller=produto

260750

260751

260752

zenzen 4x4
02/01/2011, 08:48
É uma solução para ter um marcador de RPM,mas não é o que eu procuro. Na realidade o que eu quero é fazer com que o marcador original,no painel da ZJ funcione,para não precisar adaptar outro.Mas tá muito complicado,mas ainda não desisti,vai ter que ter uma saída....
Abraços!

Casa da transmissão4x4
02/01/2011, 09:56
É uma solução para ter um marcador de RPM,mas não é o que eu procuro. Na realidade o que eu quero é fazer com que o marcador original,no painel da ZJ funcione,para não precisar adaptar outro.Mas tá muito complicado,mas ainda não desisti,vai ter que ter uma saída....
Abraços!

Zenzen, eu tive o mesmo problema coloquei o mwm 2.8 no meu jipe e como meu painel e "koreano" os eletricista disseram que não tinha jeito, porem levei em um eletrecista mais velho de minha cidade pequena oficina, tudo bagunçado e ainda você olha para a cara dele e pensa "que gambiarreiro", porem foi só aparencia mesmo porque o serviço ficou nota 10 . Mas cada caso e diferente !!! :concordo:

zenzen 4x4
02/01/2011, 11:18
Eu também acho que tem uma solução, nunca desistir do que vc. quer.
Se puderes conversar com ele(eletrecista), de repente ele tem umas dicas pra passar pro meu eletrecista,que também é muito competente,mas tá levando um baile com este problema. É chato andar num carro tipo ZJ, e olhar o painel, e não estar funcionando o RPM.
Abraços.

Adenáor
05/01/2011, 14:01
Adenaor você colocou as 11x47 ? Não ficou um pouco curta ?
Abc.


Olá danilorocsta,

tchê, nunca usei relação mais longa que esta, gostei porque ficou bem mais solta que a 44/9 e segue com muita força.

Abç!!

Júnior_NF
13/01/2011, 15:35
Olá pessoal,

Para minha F75 estava pensando em utilizar a relação 9x44, porém consegui um conjunto 11x47 o qual me fez mudar de idéia.

Minha F75 vou utilizar em tilhas leve e viagens, creio que não terei problemas, o vcs acham? :shock:

Forte abraço!!! :concordo:

Marco-Maga
13/01/2011, 17:12
Olá pessoal,

Para minha F75 estava pensando em utilizar a relação 9x44, porém consegui um conjunto 11x47 o qual me fez mudar de idéia.

Minha F75 vou utilizar em tilhas leve e viagens, creio que não terei problemas, o vcs acham? :shock:

Forte abraço!!! :concordo:


Junior,

Eu particularmente acho a 11x47 muito longa, ai vai depender do que relamente vai fazer...:concordo:

Casa da transmissão4x4
13/01/2011, 20:17
Pessoal seguem a tabela de calculos de relação, acredito que isso irá ajudar vocês, e qualquer duvida podem contar comigo.:concordo:

Júnior_NF
14/01/2011, 09:32
Danilo,

Te mandei uma MP!

Esse negocio de relação 9x44 ou 11x47 esta me tirando o sono... :pensativo:


Pessoal seguem a tabela de calculos de relação, acredito que isso irá ajudar vocês, e qualquer duvida podem contar comigo.:concordo:

Marco-Maga
14/01/2011, 11:09
Danilo,

Te mandei uma MP!

Esse negocio de relação 9x44 ou 11x47 esta me tirando o sono... :pensativo:


Junior,

Vc ja sabe qual relação estava nela? :pensativo:

Júnior_NF
19/01/2011, 16:33
Marcão,

Vou verificar no proximo final de semana... :pipoca: ai vou definir qual relação colocarei... :lol:

Forte abraço... :concordo:




Junior,

Vc ja sabe qual relação estava nela? :pensativo:

Marco-Maga
19/01/2011, 17:25
Marcão,

Vou verificar no proximo final de semana... :pipoca: ai vou definir qual relação colocarei... :lol:

Forte abraço... :concordo:


Junior,

Mas ja definiu que relação vai usar?

Eu acho que ele tá com a 9x44...:pensativo: