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Ver Versão Completa : duvida possivel adaptaçao de radiador vitara auto



mairo
22/10/2010, 15:41
Amigos, tenho um vitara automatico que o radiador deu pau, mandei arrumar mas daqui uns dias vai incomodar de novo. Li que nos vitaras cambio manual e samurais da pra adaptar o radiador do chevette, mas o automatico o oleo da caixa passa por uma serpentina no radiador!!

- Pergunto se alguem sabe dizer se eu colocar o radiador do chevette no vitara e um radiador de oleo de moto separado para o ATF do cambio automatico funciona?????

Seria uma solução barata, pois encontra-se radiador de chevette novo por uns R$130,00 e achei radiador de moto usado por uns R$50,00 versos 720,00 + frete de um original.

arlei_vitara
22/10/2010, 18:01
Mairo,

Tua pergunta é bastante pertinente. O caminho para a solução acho que é por ai mesmo, adaptar um radiador pequeno tipo radiador de oleo de moto, e as mangueiras, para refrigerar o fluido do cambio.
Na teoria não teria problema nenhum, o segredo tá no correto dimensionamento deste radiador em separado para o ATF da caixa, de forma que ele tenha capacidade de troca de calor suficiente para manter o óleo da caixa na temperatura adequada.

Pesquisa isso e quando encontrar a solução conta para nós pois tenho certeza que mais gente já passou este perrengue !

nanito
22/10/2010, 18:37
Cara, to achando que o radiador de moto é pequeno demais!

Qual o problema do teu radiador? Não tem como restaurar ele?

Dei uma garibadinha no meu aqui em São Léo e paguei 300 paus! Bem caro, porém é mais barato que consertar o câmbio e o motor depois de um superaquecimento!

Abraço!

Alexandre X
23/10/2010, 11:35
Passei por algo parecido com a adaptacao do motor v6 com cambio auto no samurai, a dica e comprar la fora radiadores genericos para cambio automatico. Lembro que paguei US$30 por um radiador bem dimensionado (eles vendem por unidade de resfriamento)
Um cambio automatico bem refrigerado dura uma vida inteira.

mairo
23/10/2010, 12:21
o fato foi que a tampa do radiador estourou, (custa 15,00) dai queimou a junta do cabeçote e eu nao reparei, andei uns dias e a compressao do motor estourou o radiador, começou a vazar bem na emenda da parte metalica com a tampa plastica superior, quando tirei o radiador vi que a elice danificou bem o radiador, nao sei se foi na minha mao ou do antigo dono, mas nao estava vazando ali no momento, o cara que concerta radiador cobrou 80,00 para concertar o vazamento, quando o mecanico montou tudo, vazou de novo bem onde a elice danificou, levei novamente para concertar! acredito que em pouco tempo onde esta danificado vai vazar de novo e pode ter ficado uns vazos obstruidos, ficou bem feio.
Eu priorizo adaptar um radiador de chevete pelo baixo custo dele novo, em torno de 120,00. Radiador de jeep de vez em quando incomoda, ai ao invez de pagar 80,00 ou mais por um concerto, poe logo um novo! Me falaram que tambem existe um radiador de oleo para motores VW aspirados, que vem na kombi, mas tambem instalados em brasilia, fusca, variant, é maior que os de motos e dizem que custa novo em torno de 80,00.
Aparentemente eu acho que um radiador de moto pode dar conta de resfriar este oleo do cambio, pois originalmente é somente uma serpentina (um caninho em espiral) dentro do radiador que faz o serviço e ainda em contato com agua quente!!
Quero tentar esta adaptaçao, mas se nao der certo, pode danificar meu cambio, pq nao terei como saber se o oleo esta refrigerando ou esta aquecendo!

nanito
25/10/2010, 12:16
o fato foi que a tampa do radiador estourou, (custa 15,00) dai queimou a junta do cabeçote e eu nao reparei, andei uns dias e a compressao do motor estourou o radiador, começou a vazar bem na emenda da parte metalica com a tampa plastica superior, quando tirei o radiador vi que a elice danificou bem o radiador, nao sei se foi na minha mao ou do antigo dono, mas nao estava vazando ali no momento, o cara que concerta radiador cobrou 80,00 para concertar o vazamento, quando o mecanico montou tudo, vazou de novo bem onde a elice danificou, levei novamente para concertar! acredito que em pouco tempo onde esta danificado vai vazar de novo e pode ter ficado uns vazos obstruidos, ficou bem feio.
Eu priorizo adaptar um radiador de chevete pelo baixo custo dele novo, em torno de 120,00. Radiador de jeep de vez em quando incomoda, ai ao invez de pagar 80,00 ou mais por um concerto, poe logo um novo! Me falaram que tambem existe um radiador de oleo para motores VW aspirados, que vem na kombi, mas tambem instalados em brasilia, fusca, variant, é maior que os de motos e dizem que custa novo em torno de 80,00.
Aparentemente eu acho que um radiador de moto pode dar conta de resfriar este oleo do cambio, pois originalmente é somente uma serpentina (um caninho em espiral) dentro do radiador que faz o serviço e ainda em contato com agua quente!!
Quero tentar esta adaptaçao, mas se nao der certo, pode danificar meu cambio, pq nao terei como saber se o oleo esta refrigerando ou esta aquecendo!
A hélice danificou o radiador? Que estranho, acho mais fácil a hélice do vitara quebrar do que detonar um radiador!

Sobre a calha de plástico superior do radiador, o ideal é trocar por uma de metal. A original de plástico estraga fácil fácil.

Sobre o resfriamento do óleo do câmbio, o único risco que pode ocorrer é de tu ter que aumentar a quantidade de óleo a ser colocado (conforme dimensionamento do novo sistema) e/ou o óleo esfriar demais e trabalhar em uma temperatura inadequada. Já viu como é a troca de marchas quando o carro tá BEM frio né? Uma bosta.

Abraço!

mairo
25/10/2010, 13:09
O fato é que o acoplamento viscoso travou, a helice gira sempre agora, quando entra na agua ela nao para, entao deve ter entortado as "pás" (plastico macio) e raspou o radiador
pior que quando frio é ruim, se colocar um radiador no oleo, normal ter que colocar mais oleo, mas na vareta confere-se o nivel.

Alguem sabe a temperatura que trabalha o oleo do cambio automatico???????

Pesquisando a respeito alguem falou que colocou um relogio para controlar a temperatura!!!!

nanito
25/10/2010, 15:35
Não sei em qual temperatura o óleo trabalha, mas dá um googlada em DEXTRON III TEMPERATURA DE TRABALHO, vai aparecer algum site confiável especificando o range de temperatura de trabalho dele.

arlei_vitara
25/10/2010, 15:52
é "DEXRON" Nanito :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

mairo
01/12/2010, 13:23
Pessoal, revivendo o tópico, achei o possível radiador que seria usado para resfriar o ATF do cambio auto, num desmanche aqui, tem alguns modelos que variam de R$30,00 a 50,00, minha duvida é quanto ao local de instalação, será que é imprescindível que tenha um ventilador neste radiador, ja que este ATF vai se resfriar a uma temperatura em torno de 90º que é a agua do radiador! será que colocando no parachoque dianteiro ali no lugar do guincho não refrigera legal???
andei pesquisando nos opalas auto e este rediador do ATF fica normalmente no paralamas dianteiro, logo a frente da roda!!!

arlei_vitara
05/12/2010, 21:41
Mairo, puro "chute calibrado" meu, mas não teria duvidas em montar ele em alguma posição na dianteira do jipe, p.ex. como vc citou próximo ao local do guincho.
Lembrando que nas motos, onde o radiador de óleo resfria o oleo lubrificante do motor, tbem não existe ventilador nenhum, apenas o fluxo de ar.

mauricio_silva
05/12/2010, 23:34
Pessoal, revivendo o tópico, achei o possível radiador que seria usado para resfriar o ATF do cambio auto, num desmanche aqui, tem alguns modelos que variam de R$30,00 a 50,00, minha duvida é quanto ao local de instalação, será que é imprescindível que tenha um ventilador neste radiador, ja que este ATF vai se resfriar a uma temperatura em torno de 90º que é a agua do radiador! será que colocando no parachoque dianteiro ali no lugar do guincho não refrigera legal???
andei pesquisando nos opalas auto e este rediador do ATF fica normalmente no paralamas dianteiro, logo a frente da roda!!!
Olá
Parece que o amigo está com um problema semelhante ao que tive com o meu GV. O conserto que foi feito teve a troca do acoplamento viscoso da hélice do ventilador e a reforma do radiador (troca de varetas e de aletas). Pode ser a solução que, por manter os ítens originais do carro (garantia de funcionamento adequado), tenha o melhor resultado final. Vale lembrar que qualquer adaptação implica em ajustes e até em arrependimentos (ter de "começar de novo", do zero).
Talvez não seja a solução mais econômica. Mas deve ser a de melhor resultado.
[]s.

edcmanhaes
25/06/2013, 23:07
Ressuscitando o tópico, alguém achou alguma solução para esse problema? estou enfrentando isso com o meu radiador... vitara auto 97 1.6 8V...

mairo
26/06/2013, 08:24
cara, sem dúvida o radiador do chevette fica show no vitara e bem barato! somente tem que encontrar um radiador de óleo que julgar atender melhor sua necessidade, seja financeira ou outra e instalar separado do radiador da agua, grande parte dos carros autos são assim!

edcmanhaes
26/06/2013, 13:22
cara, sem dúvida o radiador do chevette fica show no vitara e bem barato! somente tem que encontrar um radiador de óleo que julgar atender melhor sua necessidade, seja financeira ou outra e instalar separado do radiador da agua, grande parte dos carros autos são assim!

Caro Mairo, muito obrigado aí pela explanação... abusando mais um pouco, poderia dar idéias desses modelos do radiador de óleo, de repente algum posso nao encontrar, outros sim... abraço!

edcmanhaes
26/06/2013, 18:26
Tava pesquisando, será q o radiador da moto twister ou da fazer serve para tal adaptação?

AlexRJ
26/06/2013, 20:07
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! - VITARA 1991 A 1999 (http://www.casadaventoinha.com.br/suzuki/236-radiador-vitara-1991-a-1999.html)

quando meu radiador abriu o bico eu comprei na casa da ventoinha, meu carro é manual mas usei o radiador do auto(é o mesmo radiador), o radiador vem selado nos canos da refrigeração da caixa.
Liga da uma chorada, pede para falar com o dono que o preço cai....


Abraço!

edcmanhaes
26/06/2013, 22:01
!!!!! Casa da Ventoinha !!!!! - VITARA 1991 A 1999 (http://www.casadaventoinha.com.br/suzuki/236-radiador-vitara-1991-a-1999.html)

quando meu radiador abriu o bico eu comprei na casa da ventoinha, meu carro é manual mas usei o radiador do auto(é o mesmo radiador), o radiador vem selado nos canos da refrigeração da caixa.
Liga da uma chorada, pede para falar com o dono que o preço cai....
Abraço!

Fala Alex, já procurei por lá, mas o modelo está fora de estoque ainda... e na verdade lá é onde tem o preço melhor... pagar 800,00 faz chorar... por isso to tentando uma forma, vamos dizer assim, mais econômica de resolver, mas sua ideia é boa, ligar e falar com o dono talvez melhoraria... grande abraço!

AlexRJ
27/06/2013, 00:31
Edinho, troquei a tampa superior do radiador velho no Rio ficou em 180 moedas, aqui em Campos me disseram que as travas iriam quebrar, porém não quebrou nenhuma das travas. Se vc agendar talvez de para fazer o serviço no sábado, aí já aproveita e passa o fds por lá....
Quando eu comprei na casa da ventoinha tbm me disseram que não tinha, mas depois se não me engano o Douglas falou que eu poderia usar o radiador do automatico.
Mede o tamanho da colmeia do seu radiador e verifica se é o mesmo tamanho do radiador do anuncio(MEDIDA: 377 X 488), se a medida for a mesma é quase certo que este sirva 99%, repare que na foto ele tem as tubos para a refrigeração da caixa.


Abraço!

mairo
27/06/2013, 09:45
Caro Mairo, muito obrigado aí pela explanação... abusando mais um pouco, poderia dar idéias desses modelos do radiador de óleo, de repente algum posso nao encontrar, outros sim... abraço!

cara, o radiador da tweester acho que pode ser meio pequeno, tem camionetes diesel, como a ranger que possuem radiador de óleo, este pode ser instalado! ai vc compra um radiador do chevas marca valeo novo por 190 latinhas, este do óleo usado deve custar umas 100 150 latinhas, bem mais em conta que o original do vitara!

eu uso radiador do chevette no meu vitara com motor AP 1.8 com preparação leve e ficou filé! ele tem maior volume de agua que o proprio radiador do AP! maior volume que o do chevette, só o do opala 4cc

edcmanhaes
27/06/2013, 13:47
Edinho, troquei a tampa superior do radiador velho no Rio ficou em 180 moedas, aqui em Campos me disseram que as travas iriam quebrar, porém não quebrou nenhuma das travas. Se vc agendar talvez de para fazer o serviço no sábado, aí já aproveita e passa o fds por lá....
Quando eu comprei na casa da ventoinha tbm me disseram que não tinha, mas depois se não me engano o Douglas falou que eu poderia usar o radiador do automatico.
Mede o tamanho da colmeia do seu radiador e verifica se é o mesmo tamanho do radiador do anuncio(MEDIDA: 377 X 488), se a medida for a mesma é quase certo que este sirva 99%, repare que na foto ele tem as tubos para a refrigeração da caixa.
Abraço!

Blz Alex... tentei ver somente a caixa superior, porém está difícil de achar... notei tb q a colmeia do meu está com alguns pontinhos de oxidação, daí melhor partir pra um novo logo... to analisando. Mas obrigado pelas dicas, grande abraço!

edcmanhaes
27/06/2013, 13:49
cara, o radiador da tweester acho que pode ser meio pequeno, tem camionetes diesel, como a ranger que possuem radiador de óleo, este pode ser instalado! ai vc compra um radiador do chevas marca valeo novo por 190 latinhas, este do óleo usado deve custar umas 100 150 latinhas, bem mais em conta que o original do vitara!

eu uso radiador do chevette no meu vitara com motor AP 1.8 com preparação leve e ficou filé! ele tem maior volume de agua que o proprio radiador do AP! maior volume que o do chevette, só o do opala 4cc

Blz Mairo! Já achei o do chevette valeo por 140,00 aqui na minha cidade, agora tá faltando o de óleo. Segundo vc pode ser o da ranger... e o do fusca, sabe se serviria? grande abraço!

mairo
28/06/2013, 12:43
eu não sou técnico em cambio auto, o que sei que no vitara passa somente uma serpentina na parte de baixo interna do radiador, para resfriar o oleo do cambio! isso leva a acreditar que o óleo se resfria a uma temperatura de 90º que é a temperatura da água do radiador! isso que vou dizer é extremamente perigoso e não quero aqui mete pilha errada em ninguem, mas me sugere que qualquer radiador de óleo é sufuciente para resfriar este óleo, visto que a temperatura de resfriamento é alta!

A PERGUNTA QUE ME OCORRE É: será que pode acontecer de resfriar demais o óleo?

Quanto ao radiador do fusca, não lembro dele, acho que serve, tem que ver as mangas se dão certo com a bitola do vitara e tal!

edcmanhaes
28/06/2013, 13:27
eu não sou técnico em cambio auto, o que sei que no vitara passa somente uma serpentina na parte de baixo interna do radiador, para resfriar o oleo do cambio! isso leva a acreditar que o óleo se resfria a uma temperatura de 90º que é a temperatura da água do radiador! isso que vou dizer é extremamente perigoso e não quero aqui mete pilha errada em ninguem, mas me sugere que qualquer radiador de óleo é sufuciente para resfriar este óleo, visto que a temperatura de resfriamento é alta!

A PERGUNTA QUE ME OCORRE É: será que pode acontecer de resfriar demais o óleo?

Quanto ao radiador do fusca, não lembro dele, acho que serve, tem que ver as mangas se dão certo com a bitola do vitara e tal!
Você está certo Mairo, tb já pensei nisso. A adaptação terei que fazer mesmo. Tô partindo desse ponto tb de que o óleo "precisa" ser resfriado e voltar pra caixa com 90°... vou fazer o teste medindo essa temperatura na saída, se ficar perto considerarei que estará ok. Já vi que tem um do opala, e da l200 tb parece ter uma boa capacidade (+ou- 900 ml), acho q é o bastante pra esse resultado. Mas obrigado pelas posts, tem ajudado bastante.
Depois vou trocar uma ideia com vc em relação a instalação do motor ap no vitara, mas isso é pro futuro. Grande abraço!!

Elma Amparo
29/06/2013, 08:28
Olá, bom dia. Eu tenho um Sidekick 1.6 16V, 1994, 5 portas, automático, que pifou o radiador e a sugestão do rapaz que conserta radiadores foi adaptar 2 novos de Gol, fazendo um só. Cortou na medida do original. Antes de concordar, falei com o meu mecânico, que é especialista em Suzuki, e ele aprovou, dizendo que é muito comum esta adaptação. Enfim, foi feita há um ano e está perfeito. Gastei em torno de R$ 400,00, pois os radiadores forma novos.

mairo
01/07/2013, 08:17
Você está certo Mairo, tb já pensei nisso. A adaptação terei que fazer mesmo. Tô partindo desse ponto tb de que o óleo "precisa" ser resfriado e voltar pra caixa com 90°... vou fazer o teste medindo essa temperatura na saída, se ficar perto considerarei que estará ok. Já vi que tem um do opala, e da l200 tb parece ter uma boa capacidade (+ou- 900 ml), acho q é o bastante pra esse resultado. Mas obrigado pelas posts, tem ajudado bastante.
Depois vou trocar uma ideia com vc em relação a instalação do motor ap no vitara, mas isso é pro futuro. Grande abraço!!

motor AP é barbada, instalei em casa mesmo!

Iuri Pereira
14/08/2013, 17:18
Elma, como o mecânico resolveu a questão do óleo do cambio?

edcmanhaes
20/08/2013, 18:23
Olá Iuri. Eu fiz recentemente essa adaptação... fiz o seguinte: o radiador eu coloquei do chevette (marca valeo) e pro óleo da caixa eu comprei um radiador de óleo do opala, ele tem capacidade de 900ml e eu pus atrás do para-choque dianteiro que é de tubo de 2,5", resfriado com ventilação natural mesmo... comprei na seguinte loja: Crestana & Crestana (http://www.crestana.com.br/) não tive problema algum... por enquanto tudo funciona perfeito... grande abraço!

mairo
21/08/2013, 09:12
Olá Iuri. Eu fiz recentemente essa adaptação... fiz o seguinte: o radiador eu coloquei do chevette (marca valeo) e pro óleo da caixa eu comprei um radiador de óleo do opala, ele tem capacidade de 900ml e eu pus atrás do para-choque dianteiro que é de tubo de 2,5", resfriado com ventilação natural mesmo... comprei na seguinte loja: Crestana & Crestana (http://www.crestana.com.br/) não tive problema algum... por enquanto tudo funciona perfeito... grande abraço!

que bom que deu certo! minha opinião tinha um certo fundamento!

Juliano Nitsch
21/08/2013, 21:32
Sera que é muito difícil achar o radiador do Chevette Automatico ? Não sei se vcs lembram mas existiu Chevette Automatico, e 1.6, como o Vitara. Oque vcs acham ? Deve ser mosca branca do olho azul né... Ate mais.

mairo
22/08/2013, 07:52
eu acho que o chevette auto é como o opala, usa dois radiadores separados!!!

Juliano Nitsch
22/08/2013, 19:01
Entendi Mairo. Não sei se é separado... Vou dar uma pesquisada.