PDA

Ver Versão Completa : Ranger demorando pra pegar.

jlfarani
21/10/2010, 18:33
Minha Ranger 3.0 sempre ligou muito rápido , mesmo no frio de Itatiaia.
De repente começou a demorar bastante pra pegar de manhã parecia que a bateria estava sem força , levei pra testar e o meca me disse que a bateria tá boa e carregando nomalmente. Também ouvi uns estalos quando dou partida . Alguém já teve algum problema parecido ?

abs

eduardo1968
21/10/2010, 20:26
Procura no google,
no forum 4x4,
Tem vários relatos sobre esse motor NGD 3.0.:parede:

Imperador!
21/10/2010, 20:50
Minha Ranger 3.0 sempre ligou muito rápido , mesmo no frio de Itatiaia.
De repente começou a demorar bastante pra pegar de manhã parecia que a bateria estava sem força , levei pra testar e o meca me disse que a bateria tá boa e carregando nomalmente. Também ouvi uns estalos quando dou partida . Alguém já teve algum problema parecido ?

abs
Manda verificar o motor de arranque.
Os barulhos provavelmente vem de lá. E o defeito também.

Deivid/silveira
21/10/2010, 22:31
X 2
é um caso tipico.

Raposo
22/10/2010, 18:05
Explica melhor como é esse "demorando para pegar". O arranque fica virando o motor e este não pega? Ou o arranque vira lentamente?
Abç.

jlfarani
23/10/2010, 09:16
Inicialmente gira devagar , após alguns segundos gira rápido e liga o motor , o estalo acontece no início , só acontece depois de longo tempo parado , normalmente da noite para o dia seguinte de manhã.

abs

Imperador!
23/10/2010, 12:49
Inicialmente gira devagar , após alguns segundos gira rápido e liga o motor , o estalo acontece no início , só acontece depois de longo tempo parado , normalmente da noite para o dia seguinte de manhã.

abs
Amigo, pare de dar voltas. Mande conferir o motor de arranque.

90% de probabilidade do problema ser lá.

jlfarani
23/10/2010, 13:40
Valeu , vou mandar verificar o motor de arranque e depois posto o resultado.
abs

Guilherme A. Araújo
04/11/2010, 21:18
Eae, já deu resultado?
gente, será que nao pode ser o filtro de diesel sujo ou algo assim?

Imperador!
04/11/2010, 22:37
Eae, já deu resultado?
gente, será que nao pode ser o filtro de diesel sujo ou algo assim?
Isso não explicaria os "estalos".

Eu continuo dizendo que é preciso começar verificando o motor de arranque.

Guilherme A. Araújo
05/11/2010, 00:31
Certo, agora, num carro eletronico, sem estalos, sem barulho algum, apenas demorando a pegar, tanto fria como quente, com o tanque cheio inclusive, o que pode ser?
a cada partida demora mais a pegar...
A propósito, este motor a que me refiro é comom rail, e sendo assim, qual a diferença entre os outros sistemas?

Imperador!
05/11/2010, 10:26
Certo, agora, num carro eletronico, sem estalos, sem barulho algum, apenas demorando a pegar, tanto fria como quente, com o tanque cheio inclusive, o que pode ser?
a cada partida demora mais a pegar...
A propósito, este motor a que me refiro é comom rail, e sendo assim, qual a diferença entre os outros sistemas?

Em primeiro lugar, de qual carro você está falando?
O carro tem problemas de desempenho depois que pega ou fica falhando?

Depois dessas informações, será possível dar alguma ajuda.

Sobre os motores common rail, sugiro você dar uma pesquisada no fórum e ver os seguintes links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_injetora
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_rail
http://www.swedespeed.com/news/publish/Features/printer_272.html
http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/07/common-rail_04.html

Qualquer dúvida, estamos aí! :concordo:

Guilherme A. Araújo
05/11/2010, 12:48
Em primeiro lugar, de qual carro você está falando?
O carro tem problemas de desempenho depois que pega ou fica falhando?

Depois dessas informações, será possível dar alguma ajuda.

Sobre os motores common rail, sugiro você dar uma pesquisada no fórum e ver os seguintes links:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Common-rail
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_injetora
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_rail
http://www.swedespeed.com/news/publish/Features/printer_272.html
http://autoentusiastas.blogspot.com/2010/07/common-rail_04.html

Qualquer dúvida, estamos aí! :concordo:
Grande IMPERADOR, hehe
Bom, trata-se de uma cherokee diesel, motor mercedes, 2.7.
O carro fica redondo depois que pega, tudo normal e perfeito...
Só mesmo na hora de dar partida, tanto frio como quente, mas, depois que pega é um canhao.

Filtro de Diesel já foi trocado, falta averiguar as velas aquecedoras...

Abraço

jlfarani
05/11/2010, 18:26
Esqueci de postar o final da encrenca :

1) motor de arranque reparado (escovas , limpeza , etc )
2) troca da bateria que já estava abrindo o bico

Ficou 100%

Obrigado a todos

Imperador!
06/11/2010, 00:19

Ficou 100%

Obrigado a todos
Como eu disse, geralmente o problema é o mais simples e não o mais complicado!

dudu83
08/11/2010, 13:23
Como eu disse, geralmente o problema é o mais simples e não o mais complicado!

a minha tava muito ruim de pegar ate que um dia prarou de de vez, levei na
auto eletrica, custou r$10,00, era apenas a bucha ruim, eu ja tava fazendo orcamento da corrente de comando.....

edubelem
08/11/2010, 14:49

Ficou 100%

Obrigado a todos

provavelmente so a bateria ja resolveria o problema, quando ela esta fraca, nao tem forca o sufisiente p acionar o automatico e da os estalos, e fica fraca demais para virar o motor de arranue na velocidade correta, e isso fica pior pela manha, tanto pelo oleo mais visxoso quanto pela carga mais baixa da bareria.

Imperador!
08/11/2010, 21:45
provavelmente so a bateria ja resolveria o problema, quando ela esta fraca, nao tem forca o sufisiente p acionar o automatico e da os estalos, e fica fraca demais para virar o motor de arranue na velocidade correta, e isso fica pior pela manha, tanto pelo oleo mais visxoso quanto pela carga mais baixa da bareria.
Só que a bateria fraca força o motor de arranque, gerando um gasto prematuro no equipamento.

O edubelem fez certo: matou logo dois coelos com uma cajadada.

Imperador!
08/11/2010, 23:35
Grande IMPERADOR, hehe
Bom, trata-se de uma cherokee diesel, motor mercedes, 2.7.
O carro fica redondo depois que pega, tudo normal e perfeito...
Só mesmo na hora de dar partida, tanto frio como quente, mas, depois que pega é um canhao.

Filtro de Diesel já foi trocado, falta averiguar as velas aquecedoras...

Abraço

Seria bom você abrir um tópico pra gente analisar só o seu problema :pensativo:

Bem, se ele fica 100% depois que pega... manda dar uma analisada na bateria e motor de arranque também. Talvez seu problema seja semelhante ao do amigo que iniciou o tópico.

Ela dá algum outro sinal de falha(elétrica ou mecânica)?

edubelem
09/11/2010, 00:01
Seria bom você abrir um tópico pra gente analisar só o seu problema :pensativo:

Bem, se ele fica 100% depois que pega... manda dar uma analisada na bateria e motor de arranque também. Talvez seu problema seja semelhante ao do amigo que iniciou o tópico.

Ela dá algum outro sinal de falha(elétrica ou mecânica)?

certamente a revizao e limpeza em motor de arranque nao e dinheiro e nem tempo posto fora, mais isso ta mais para bateria fraca...

rogeriomasih
09/11/2010, 20:02
a minha tava muito ruim de pegar ate que um dia prarou de de vez, levei na
auto eletrica, custou r$10,00, era apenas a bucha ruim, eu ja tava fazendo orcamento da corrente de comando.....

que bucha é essa?

Imperador!
09/11/2010, 23:03
que bucha é essa?
Provavelmente as buchas que ficam dentro do motor de arranque.
Se for verificar, manda olhar também as escovas.

Guilherme A. Araújo
10/11/2010, 00:36
Bom pessoal.
Na cheroka o alternador nao tava muito bom, mandei fazer, ficou barato R$300pilas, esta é a vantagem do motor mercedesm é tudo bosch, logo, assitencia facil e em todo lugar.
Tava vazando num bico, reapertou todos eles, limpou a valvula do comon rail, o carro ficou mais canhao do que era pra andar...
Como nao sabia que tava vazando tanto, akele oleo diesel desceu e melecou todo o motor de arranque, amanha cedo eu vou lá na auto eletrica de novo pra tirar o motor de arranque e limpar ele e trocar o que tem q ser trocado, pois com certeza as bichas vao estar ruins, as escovas e td mais.
Hj fiquei sabendo tbm q as bateria tem uma carga de partida, e que nos carro eletronicos se for um pouco fraca fica demorado mesmo pra pegar, nao sei se procede, mas se mechendo no arranque nao adiantar, aí eu vou atras de uma bateria com carga de arranque maior, pois hj demos partida nela com uma chupeta auxiliar de uma bateria de 150amperes e foi a mesma coisa, demororou do mesmo jeito...
Amanha a tarde terei o resultado...

Abraços pessoal!!!

Guilherme A. Araújo
10/11/2010, 12:14
Problema resolvido.
200pilas no motor de arranque, tudo novo e a partida tá show de bola, parece que tá turbinada!!!

TylerNTL
26/12/2010, 23:42
Reativando o tópico para tratar de um probleminha relacionado a partida, parece até aquela mentira famosa de um carro que não pegava após o dono pedir sorvete de baunilha...

Depois da última briga no cartel do combustível aqui em Natal temos diesel 5% mais barato em Parnamirim (+- 10km de Natal) e desde então passei a abastecer por lá, normalmente depois de rodar algumas dezenas de km.

O fato curioso é que a viatura tem dado trabalho na partida depois do abastecimento (e somente nela). Em abastecimentos anteriores lembro de segurar o arranque por uns bons 5s para ela pegar.

E na última vez ela não pegou como se a bateria estivesse fraca (ou o motor pesado!). O engraçado que mesmo com tudo desligado quando eu acionava a partida ela acendia o painel e os faróis!

Como tive um probleminha com a turbina na sexta, depois de tentar duas vezes, fui ver se ela não tinha jogado óleo na admissão. Foi o tempo de soltar a mangueira da admissão passar o dedo (não tinha óleo) e na terceira tentativa ela pagou normalmente.

Analisando melhor a situação vi que esta é praticamente a única situação onde depois de rodar umas dezenas de kms eu tento dar a partida na viatura depois de uns pouco minutos. Aparentemente ela não pega ou tem a partida difícil nos primeiro minutos, mas depois de um tempo um pouco maior ela pega normalmente.

Alguma dica de por onde começar? Troco logo a bateria?

Essa não deveria ser a melhor situação para o sistema de partida? Motor quente+bateria 100% carregada?

Imperador!
27/12/2010, 09:41
Mesmo a bateria estando 100%, o motor de arranque ruim pode fazer com que fique difícil de fazer o carro pegar.

Acho que o primeiro passo é verificar se a bateria está realmente 100%, se está gerando toda a amperagem que o motor exige para partir, pois pode ser o caso de desgaste dela. Há quanto tempo você tem essa bateria?

Depois, abasteça o carro em outro posto, só para ter certeza que não problema no combustível.

Se nada resolver até aqui, acho que é o caso de se verificar o motor de arranque sim. As escovas podem estar ruins, o que faz com que o normal "tapa" que você dá na chave para o carro pegar, passe a ser 5, 10 segundos tentando fazer a viatura pegar. Sem falar que forçar o motor de arranque, estraga sim, a bateria.

TylerNTL
27/12/2010, 14:02
Vou procurar a garantia, mas estou bem seguro que a bateria tem mais de 2 anos.
O que me deixa cismado e de orelha em pé para outro problema é que a partida nega fogo, teoricamente, na situação mais favorável para o sistema elétrico.

Hoje de manhã coloquei um multímetro na bateria:
-12,6 com motor desligado,
-cai a 8,5 na partida, e
-14 com motor ligado.

Vamos ver se a bateria chega no carnaval...

sallespickup
28/12/2010, 20:27
da uma olhada no cabo negativo, se for o caso retira ele do lado do motor , e da uma lixada e recoloca, ja tive problemas assim, parava e quando ia sair, ai que mico!!!

carlos sallespickup

TylerNTL
29/12/2010, 20:13
A bateria não chegou no carnaval.

Um bom eletricista me disse que mesmo em curto a tensão não deve baixar de 9V.

Consegui uma Moura 75Ah por um bom preço e ficou tudo normal.

Imperador!
29/12/2010, 20:56
A bateria não chegou no carnaval.

Um bom eletricista me disse que mesmo em curto a tensão não deve baixar de 9V.

Consegui uma Moura 75Ah por um bom preço e ficou tudo normal.
Ótimo!
Mais 3 anos sem problemas!

GregoryRC
09/07/2014, 16:58
Boa tarde! Tenho uma Ranger 3.0 2008 e após o aquecimento do motor ela apresenta um defeito intermitente que dificulta muito a partida. Já limpei o tanque de combustível e o filtro da bomba, não aparece nenhum tipo de falha no rastreamento eletrônico. Descobri que após soltar a mangueira do tubo de admissão ela pega de primeira. Alguém sabe o que pode ser e como solucionar isto?

Laércio Braghiroli
05/11/2016, 13:23
Olá pessoal! Tudo bem? Há um ano criei coragem e finalmente comprei minha pick-up, uma Ranger 4x4. Há muitas coisas que ainda são estranhas em se tratando de veículo a diesel! A bateria da pick-up é nova, mas ela tem dia que parece aqueles carros antigos à alcool sem partida quente. O motor de partida funciona, mas o motor custa para partir e as vezes não parte! Notei que isto se torna pior quando a noite foi fria!! Alguém teria alguma orientação para me ajudar e eu poder ir de forma mais direta ao problema! Vou trocar o filtro de combustível, algo que ainda não fiz! Agradeço muito pela ajuda e deixo um abraço à todos!

Walter da Camper
06/11/2016, 19:52
Depois da troca do filtro, a próxima coisa a fazer e baixar o tanque para uma limpeza e verificação da bomba elétrica e do pescador, principalmente considerando que vc acabou de comprar o carro e não sabe o que tem lá dentro.

Arildo MT
06/11/2016, 21:09
Aos que conhecem o modelo, não tem vela aquecedora? e não tem um período de espera pra aquecer antes da partida?

Walter da Camper
07/11/2016, 11:14
O motor NGD não possui vela aquecedora.
Além de ser injeção direta na cabeça do pistão (sem pré-câmara) a eletrônica cria parâmetros favoráveis de débito e avanço para facilitar a partida.

Aos que conhecem o modelo, não tem vela aquecedora? e não tem um período de espera pra aquecer antes da partida?

fernando vitor jansen
06/12/2021, 15:15
Explica melhor como é esse "demorando para pegar". O arranque fica virando o motor e este não pega? Ou o arranque vira lentamente?
Abç.

minha ranger, gira gira de manha e custa a pegar! socorro alguém pode me dar uma luz.

RicardoFLN
06/12/2021, 18:02
minha ranger, gira gira de manha e custa a pegar! socorro alguém pode me dar uma luz.

Verificar primeiro estado da bateria. Se não gira a bagaça com vigor, não esquenta o suficiente o ar na câmara de combustão pra inflamar o diesel. Aí depois de tanto que tu tenta, acaba ganhando temperatura e vai.

Sds.

trapizonga
16/06/2022, 11:24
Olá pessoal, estou com um problema chato em minha ranger diesel 3.0 powerstroker. O problema é o seguinte: Pela manhã ela não pega como se a bateria estivesse ruim, mais comprei tem menos de 3 meses (80a) e já levei onde comprei fizeram o teste e a bateria esta boa e não está descarregando. Pela manhã com multimetro fiz teste e esta em 12.6V e na partida não liga (como se estivesse descarregada) faz uma chupeta e ela só pega quando a bateria esta em média uns 13.10V (pega com dificuldade) já mandei o eletricista olhar motor de partida e aterramentos esta tudo ok. Agora um detalhe, depois que o carro pega pode desligar o carro e ligar 2 a 3 horas depois que ele pega normal.

E como se o motor trancasse pela manhã e após uma tensão maior no motor de partida ele descola. Alguém tem alguma sugestão? Porque já não sei mais oq fazer, parte elétrica e bateria já estão testadas e boas, já tentei ligar o carro pela manhã com outra bateria nova e acontece a mesma coisa, mais depois que consegue ligar o carro Fica bom e só vem apresentar problemas na manhã seguinte.

RicardoFLN
16/06/2022, 21:10
Olá pessoal, estou com um problema chato em minha ranger diesel 3.0 powerstroker. O problema é o seguinte: Pela manhã ela não pega como se a bateria estivesse ruim, mais comprei tem menos de 3 meses (80a) e já levei onde comprei fizeram o teste e a bateria esta boa e não está descarregando. Pela manhã com multimetro fiz teste e esta em 12.6V e na partida não liga (como se estivesse descarregada) faz uma chupeta e ela só pega quando a bateria esta em média uns 13.10V (pega com dificuldade) já mandei o eletricista olhar motor de partida e aterramentos esta tudo ok. Agora um detalhe, depois que o carro pega pode desligar o carro e ligar 2 a 3 horas depois que ele pega normal.

E como se o motor trancasse pela manhã e após uma tensão maior no motor de partida ele descola. Alguém tem alguma sugestão? Porque já não sei mais oq fazer, parte elétrica e bateria já estão testadas e boas, já tentei ligar o carro pela manhã com outra bateria nova e acontece a mesma coisa, mais depois que consegue ligar o carro Fica bom e só vem apresentar problemas na manhã seguinte.

Qual foi a qualidade dessa "olhada" do eletricista no arranque? Ele limpou o coletor do induzido?
Te pergunto pois isso esses dias, fez a diferença pra pegar nos dias frios aqui.
E é uma coisa que tu só percebe depois de feita a limpeza e ver como o arranque "grita" diferente. Os coletores vão sujando e entupindo aos poucos, o que faz com que o motor de arranque vá perdendo a força devagar, nem percebes de ouvido, pois vai acostumando.

Sds.

HugoRanger
13/07/2023, 00:47
Pessoal bom dia. Minha Ranger 3.2 Diesel, está com dificuldade para pegar pela manhã. Sola uma cinco vezes depois pega. Depois disso pega normal ao longo do dia. Bateria está ok. Bomba de óleo ok. Bicos ok.
Mecânico de confiança desconfia da corrente de comando.
Pode ser desgaste da corrente de comando? 150 mil km já.