PDA

Ver Versão Completa : Lâmpada do visor de seleção do 4x4 - Ranger 2000

Anthoniusnikos
21/10/2010, 12:57
Hoje fui mudar o botão seletivo de 4x2 para 4x4 Low e, puft !, queimou a lâmpadinha de camisinha verde(vide foto anexa). :twisted:
Alguém poderia me dizer se essa lâmpada é fácil de ser encontrada ou substituída por outra adaptada ? Na concessionária Ford aqui de Itajaí não tem.
De quantos Watts será essa porreta ?

Obs.: NÃO ESTOU CONSEGUINDO ANEXAR FOTO DE 144 KB.

Abração

Anthon

Anthoniusnikos
21/10/2010, 13:42
Segue foto anexa:

Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 14:44
Hoje fui mudar o botão seletivo de 4x2 para 4x4 Low e, puft !, queimou a lâmpadinha de camisinha verde(vide foto anexa). :twisted:
Alguém poderia me dizer se essa lâmpada é fácil de ser encontrada ou substituída por outra adaptada ? Na concessionária Ford aqui de Itajaí não tem.
De quantos Watts será essa porreta ?

Obs.: NÃO ESTOU CONSEGUINDO ANEXAR FOTO DE 144 KB.

Abração

Anthon

Não acha fácil não. Eu já coloquei um LED na minha a muito tempo.

roberto.cardoso@ig.com.br
21/10/2010, 15:53
Não acha fácil não. Eu já coloquei um LED na minha a muito tempo.

Walter,

Pode nos informar como adaptou um led? A minha também está queimada e fiquei sabendo que a lampada não é vendida separada do botão.

Abraços,

Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 16:06
Walter,

Pode nos informar como adaptou um led? A minha também está queimada e fiquei sabendo que a lampada não é vendida separada do botão.

Abraços,

Eu usei 1 LED Branco de alto brilho em série com um resistor de 820 ohms soldados diretamente nos contatos onde vai a lâmpada original e pra isso tive que abrir a chave seletora.

Para quem nunca mexeu com Led, tem que observar a popularidade. Invertido não acende...

Anthoniusnikos
21/10/2010, 17:46
Eu usei 1 LED Branco de alto brilho em série com um resistor de 820 ohms soldados diretamente nos contatos onde vai a lâmpada original e pra isso tive que abrir a chave seletora.

Para quem nunca mexeu com Led, tem que observar a popularidade. Invertido não acende...

Isso se o LED for um diodo, né Walter ?
Mas, vou fazer fazer um sistema assim como você disse.

BOM... QUEM QUISER VER A FOTO DA CHAVE DESMONTADA, que não consegui anexar aqui, ESTÁ na parte de TESTE da página inicial do Fórum.

Anthon

Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 18:42

Anthon

Todo LED é um diodo. Light Emitting Diode

roberto.cardoso@ig.com.br
21/10/2010, 19:30

Anthon

Anthon,

Olhando o botão desmontado, essa lampada não é a mini-pingo (a mesma que vai no painel, tenho umas 10 dessas em casa)? No sabado vou desmontar a minha, também está queimada (uma vez retirei o botão, mas fiquei com receio de desmontá-lo).

Caso seja a mini-pingo, é comum de encontrar em autopeças. Na concessionária só vende com o botão junto!

Abraços,

Deivid/silveira
21/10/2010, 22:07
Tambem estou procurando essa lampada, pois quando dei uma geral na iluminação do painel, depois de tudo montado...tive a sorte de queimar essa merdinha de lampada.

Roberto... não é a mesma do painel, a lampada vem em conjunto com prolongador de plastico, a não ser se pegar a lampada pingo e fazer uma emenda maior paraa enfiar dentro desse suporte de plastico, não tentei fazer isso.
Acho que na Ford é obrigada a ter, pois o sistema é igual na ranger 2010.

Walter L. L. Casitta
21/10/2010, 22:28
Tambem estou procurando essa lampada, pois quando dei uma geral na iluminação do painel, depois de tudo montado...tive a sorte de queimar essa merdinha de lampada.

Roberto... não é a mesma do painel, a lampada vem em conjunto com prolongador de plastico, a não ser se pegar a lampada pingo e fazer uma emenda maior paraa enfiar dentro desse suporte de plastico, não tentei fazer isso.
Acho que na Ford é obrigada a ter, pois o sistema é igual na ranger 2010.

Não tem nem no catálogo de peças. São duas opções: Ou compra um lâmpada rabicho de 12V ou adapta um LED.

Em qualquer caso a dificuldade é a mesma. A lâmpada rabicho (foto) pode ser encontrada no mesmo lugar que se compram os LEDs. Casa de material eletrônico. A diferença é que o LEDs ainda vai estar em pleno funcionamento depois que a picape acabar.

http://www.reidosom.com.br/microlampadarabicho.jpg

Anthoniusnikos
22/10/2010, 16:39
Walter, serve um LED azul com esse resistor de 820 ohms, levando-se em conta que os LEDs verde, azul, vermelho, amarelo, branco, etc. são para diferentes potenciais ?
Como chegou a conclusão(V = R.I e P = V.I :mrgreen: ? ) de que precisa de um resistor de 820 ohms ?

Essas lâmpadas rabichos queimam facil ?

Obs.: Para um poucoleigo as lâmpadinhas coloridas(pingo ou rabicho) são mesmo confundidas com LEDs ! :pensativo:

Anthon

Anthoniusnikos
22/10/2010, 16:52
Anthon,

Olhando o botão desmontado, essa lampada não é a mini-pingo (a mesma que vai no painel, tenho umas 10 dessas em casa)? No sabado vou desmontar a minha, também está queimada (uma vez retirei o botão, mas fiquei com receio de desmontá-lo).

Caso seja a mini-pingo, é comum de encontrar em autopeças. Na concessionária só vende com o botão junto!

Abraços,

Acho que não é mini-pingo não Roberto, percebi que o filamento incandescente é(aparentemente) mais robusto. Mas, não custa tentar ligar uma. O máximo que pode acontecer é ela queimar. Mas, melhor que as mini-pingo são as rabicho que o Walter sugeriu, por ter pernas longas para soldar. E, também soldar um resistor de 820 ohms, que pode ser retirado de qualquer componente eletrônico quebrado ou sem uso: placa-mãe de PC, televisor, rádio, receptor de TV, ou comprado em casa de material eletrônico, é muito fácil.

Walter, faz idéia de em que tipo de equipamento tem um resistor desses ?

Abração

Anthon

Walter L. L. Casitta
22/10/2010, 16:57
Walter, serve um LED azul com esse resistor de 820 ohms, levando-se em conta que os LEDs verde, azul, vermelho, amarelo, branco, etc. são para diferentes potenciais ?
Como chegou a conclusão(V = R.I e P = V.I :mrgreen: ? ) de que precisa de um resistor de 820 ohms ?

Essas lâmpadas rabichos queimam facil ?

Obs.: Para um leigo as lâmpadinhas coloridas(pingo ou rabicho) são mesmo confundidas com LEDs ! :pensativo:

Anthon

Qualquer cor. Prefiro o branco...

Os LEDs comuns trabalham com corrente em torno de 10mA e tensão de 3V. Então, (12V-3V)/0,01A=900ohms. Os valores comerciais mais próximos são os de 1000 e 820 ohms. O 820 ohms era o que tinha em mãos...

Anthoniusnikos
22/10/2010, 17:03
Qualquer cor. Prefiro o branco...

Os LEDs comuns trabalham com corrente em torno de 10mA e tensão de 3V. Então, (12V-3V)/0,01A=900ohms. Os valores comerciais mais próximos são os de 1000 e 820 ohms. O 820 ohms era o que tinha em mãos...

Tenho uns LEDs aqui, só vou ter que procurar na sucata guardada um resistor desses.

Anthoniusnikos
24/10/2010, 21:06
Consegui fazer, hoje, a adaptação da luz do visro 4WD.
Usei um LED verde de um HD e, um resistor que tirei de um receptor de parabólica de TV.
Fiz uma pesquisa e descobri que os LEDs comuns tem os seguintes potenciais:
VM 1,6V; VD e AM 2,1V; LJ 2,2V e Az 4,0 à 5,0 V e a corrente no máx. 20 mA.
O código de cores dos resistores, referentes as quatro faixas, pode ser visto na Wikipédia.
O resistor que usei foi: 1a. faixa LJ(laranja); 2a. faixa MR(marrom); 3a. faixa MR e 4a. faixa cor ouro; traduzindo em núneros: LJ=3; MR=1; MR=10(fator multiplicador) e ouro=+- 5% (tolerância)
que, juntando, é igual a 310 ohms.
A conta é a seguinte: 12 - 2,1 / 0,02 = 500 ohms(V/I=R). Se considerarmos os 10 mA = 0,01A, sugeridos pelo Walter, fica: 12 - 2,1 / 0,01 = 100 ohms. Então, preferi ficar num valor intermediário(310 ohms), e que tinha no receptor de TV.
Quebrei o bulbo da lâmpadinha queimada e aproveitei o soket. Ao quebrar o bulbo, e retirado os dois fios de carga, ficam dois furinhos por onde passei a ponta dos fios desencapados e puxei até as bases de encaixe no seletor.
Depois, é só soldar o resistor em série, cobrir as emendas com fita isolante, e TÁ FEITO ! (não esquecer que a corrente só passa em um sentido. Se não der num, é só trocar as fases(fios).

Nota: Existem os LEDs que piscam e que já tem um resistor interno, ou um built-im, e assim seriam mais simples. Alguém já fez uso de um ?

Obs.: Pelo fato de não estar conseguindo anexar fotos aqui, favor irem até os tópicos TESTE, no link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1287711#post1287711

OLÁ SENHORES MODERADORES, FAVOR DEVOLVEREM-ME O DIREITO DE POSTAR FOTOS, carai-pô ! :pipoca:

Anthon