PDA

Ver Versão Completa : NIVA COM TRAÇÃO 4X2



lauren
05/04/2005, 20:40
Ouvi algumas críticas com relação ao desligamento da tração dianteira do Niva (deixá-lo 4x2). Eu utilizo meu Niva no meu dia-a-dia e, esporadicamente, faço trilhas leves. Gosto muito dele por ser um carro alto, robusto e respeitado no trânsito.
Confesso que tenho vontade de deixá-lo 4x2 e ligaria o cardã dele apenas quando fosse passear no mato :D . Ouvi alguns comentários quanto ao comprometimento da estrutura.
Um dos mecânicos de Niva da minha Cidade disse que utilizou bastante o carro dele dessa forma e afirma não ter maiores problemas.
Nem sei se o consumo irá melhorar....
Gostaria de ouvir a opinião dos amigos niveiros.

Fernando Figueiredo
05/04/2005, 22:44
Não......
:shock: :shock: :shock: :shock: O conjunto traseiro do Niva não foi dimensionado para aguentar todo o tranco. :x
Quer um conselho? troque de mecânico, pois este certamente está querendo trabalhar em seu carro no futuro... :twisted:

Ramiro - Bin Lôco
06/04/2005, 11:11
laurem, belê????

Nem pense nisso, Niva 4x2 não existe!!!! :oops: :oops:

Tenho Niva a 2 anos e uso diariamente para ir e voltar pro trabalho, e olha que eu o preparei para trilha levantando a suspensão, uso pneus cross (215X80X16), rebati os paralamas e não vejo dificuldade nenhuma em dirigi-lo no asfalto tracionado (4X4). Claro que consome mais combustível, mas vale a pena (gosto não se discute), coloquei o carburador Weber 460 (motor original) e o consumo melhorou um pouco.

Deixar o Niva 4X2 já foi dicutido várias vezes em vários sites e a conclusão que se chega é que apenas desligando o cardã dianteiro a consequencia é o imediato comprometimento do diferencial e cardã traseiro, pois como bem disse o camarada Fernando, todo o sistema de tração do Niva foi dimensionado pra trabalhar distribuindo força para os dois eixos.

A não ser que apareça algum sistema adaptável, pois no Niva tudo é possível!!!

Atenção, procure sempre um meca que entende de Niva pois trata-se de um jipe diferente!!! :o :o :D

Fiquemos atentos!!! :roll:
:roll: :roll: :roll:
[]'s :arrow: :idea:

Wallace
06/04/2005, 11:29
O que acha que ganharia andando em 4x2?

Porcão
06/04/2005, 14:04
Meu.
Com uma aerodinamica de um tijolo.
Peso de um elefante e um motor de lambreta.
Acha que é em 4x2 que vai ganhar alguma coisa?
:shock: :shock: :shock:
Dica que quem adora o niva: Deixa como está, procura um mecanico bom e tenta melhorar o consumo de outra forma.

[]s

Edintruder
10/04/2005, 11:18
O consumo em 4x2 não chega a compensar as despesas futuras em funilaria com resoldas e pintura na estrutura pois a mesma trinca, e reparo do diferencial traseiro. Não dá muita diferença no consumo, é só propaganda para vender kit! :roll:
E depois, não irás conseguir vender o teu Niva para quem conhece Niva. :cry:
Um carburador de corcel de corpo simples (por exemplo) bem adaptado já reduz bastante o consumo e te poupa muuuiiiiiita dor de cabeça.

otaviofilho
26/04/2005, 16:23
Tenho meu Niva há 2 anos e meio e nunca rodei com ele sem um dos cardãs.

MAAASSSSSSS, o Tonzinho, que também é membro do NCABC, e que eu conheci logo depois de comprar meu Niva, comprou o carro dele antes de eu comprar o meu, já estava sem o diferencial e cardã dianteiro, e ele tem rodado assim até hoje, tanto no dia a dia quanto em trilhas, e NUNCA teve problemas na estrutura ou no diferencial... Se alguém tiver alguma dúvida disto apareça no encontro dos Jeepeiros de Diadema, que acontece no PARQUE DO PAÇO em Diadema, todas as noites de quarta-feira a partir das 19hs. O Tonzinho tá lá direto (todo mundo conhece ele lá), é só chegar e perguntar pra ele...

marzano
26/04/2005, 19:34
Tenho meu Niva há 2 anos e meio e nunca rodei com ele sem um dos cardãs.

MAAASSSSSSS, o Tonzinho, que também é membro do NCABC, e que eu conheci logo depois de comprar meu Niva, comprou o carro dele antes de eu comprar o meu, já estava sem o diferencial e cardã dianteiro, e ele tem rodado assim até hoje, tanto no dia a dia quanto em trilhas, e NUNCA teve problemas na estrutura ou no diferencial... Se alguém tiver alguma dúvida disto apareça no encontro dos Jeepeiros de Diadema, que acontece no PARQUE DO PAÇO em Diadema, todas as noites de quarta-feira a partir das 19hs. O Tonzinho tá lá direto (todo mundo conhece ele lá), é só chegar e perguntar pra ele...

Assino embaixo, pois fiz um passeio na xiboca com o pessoal do
NCABC onde estava o Tonzinho mandando vê com seu Niva 4X2.
O proprio Luiz da Status Lada estava com seu niva 4x2 e
disse que a unica coisa que prejudica é a estabilidade.

E pra quem quiser, tem um kit que achei na net
http://www.promolada.com/espanyol/kit.htm

Compra e me fala se ficou bom..hehehehehe....

[]s E la vem discussão...hehehe...

quimico2
27/04/2005, 07:52
Sou contra ... Niva 4x2 é contra as leis da natureza.

otaviofilho
27/04/2005, 09:06
Zé Roberto, nós já somos eternamente do contra a partir do momento que compramos nossos Nivas... hehehe...

quimico2
27/04/2005, 14:05
Caro Otavio :

Esta sua frase foi outra grande verdade da natureza...rsrss

lauren
27/04/2005, 15:12
Pelo que me parece, ainda não há consenso formado se o Niva com tração 4x2 vai ser tão "detonado" assim. Eu tenho usa o meu no dia-a-dia e o adoro por ser um veículo com boa dirigibilidade e respeitado no trânsito e trilhas leves e médias, no meu caso, somente são viáveis uma ou duas vezes por mês. Dessa forma, gostaria de saber informações sobre o kit promolada (vi informações no site da promolada, mas não consegui indicações se o kit pode ser encontrado no Brasil).

Um abraço a todos

Marcio Rossetto
10/10/2007, 12:39
Retomei esse topico , pois acho interessante esse dispositivo Espanhol de roda livre , alguem conhece na prática?

Flugêncio
10/10/2007, 13:00
No meu Niva tenho roda-livre, quando voltar ao RJ vou tirar umas fotos e enviar.

Gustavo Niva
10/10/2007, 18:56
Sei que não é o que pretendem discutir, mas umas 2 semanas atrás rodei um pouco com o niva 4x2 e achei a perda de estabilidade tanta que nem pensaria em deixar daquele jeito... acho que o post do Porcão no inicio da 1a pagina diz tudo...

pedrodoniva
10/10/2007, 19:17
Niva 4x2 é um Fiat 147!

Marcio Rossetto
10/10/2007, 20:11
Eu penso o seguinte , a estabilidade é facil de resolver , apenas basta por uma barra estabilizadora atrás e ter pneus bons .

Agora a vantagem que maria leva é em viagens longas , tipo numa W. Luis ou Anhaguera que tudo é reto .

Sem a vibração da transmisão dianteira, inércia do cardã , se poupa em muito em rolamentos da caixa , diferencial, etc. Minimiza muito o ruído .

A economia na estrada reta , como mencionei deve chegar a uns 30 %.
Na cidade não faz diferença .

Mas ai tem que pensar também em roda livre , senão não adianta .

Com relação ao desgaste , lógico que o diferencial de traz vai gastar mais rápido e se o camarada engatar a reduzida pode vir a quebrar, a coisa mais difícil que tem, é ver um niva com diferenciais quebrados . O torque se divide em dois .

Com relação a andar com um só, o carro e a perua da lada tem o mesmo diferencial e 1 só .

Em tempos bons ja tive uma toyota jipe 88 , o meu pai tem uma 86 longa e também tive um JPX , com o tempo todos sofrem alto desgaste de diferencial , mesmo com oleo sintético . Todo jipe sofre com diferencial de traz , so os integrais que não .

Agora , o diferencial do Niva é barato .

Jossano
12/10/2007, 14:37
Camaradas

Vc ja viu Land Rover 4x2?? Alguem reclama da estabilidade, confiabilidade e conforto de uma Land? Se 4x4 permanente fosse ruim pq lançariam a Pajeiro FULL que é 4x4 integral e permanete?

Quer colora 4x2 no niva nao sou contra, mas faça direito, ranca a reduzida e mete um cardam direto do cambio no diferencial trazeiro (que nem o laika) e pronto... o carro via o bixo na estrada.

Os engenheiros Russo gastaram cabeça e fizeram uma coisa inédita quando lancaram o Niva, que é uma tração 4x4 integral e balanceada. Feita para rodar direto... Tendo maiores veneficios, entre outros de estabilidade. Ai um esperto mete roda livre para fazer oque?? Para bonito?? por utilidade pratica nao tem.

Quer rodar 4x2 e 4x4 compra um Suzik...

4x2 no niva nao tem razao de existir... pq nao tem vantagens significativas.

Detalhe importante, para rodar 4x2 o niva precisa ficar bloqueado. Manter o Niva bloqueado direto ovala o eixo dos satelites do diferencial da reduzida (nao sei pq)... ou seja... mais cedo ou mas tarde vc vai perder sua caixa de redução

abracos

Jossano

GARCIA/SP
12/10/2007, 15:28
Camaradas

Vc ja viu Land Rover 4x2?? Alguem reclama da estabilidade, confiabilidade e conforto de uma Land? Se 4x4 permanente fosse ruim pq lançariam a Pajeiro FULL que é 4x4 integral e permanete?

Quer colora 4x2 no niva nao sou contra, mas faça direito, ranca a reduzida e mete um cardam direto do cambio no diferencial trazeiro (que nem o laika) e pronto... o carro via o bixo na estrada.

Os engenheiros Russo gastaram cabeça e fizeram uma coisa inédita quando lancaram o Niva, que é uma tração 4x4 integral e balanceada. Feita para rodar direto... Tendo maiores veneficios, entre outros de estabilidade. Ai um esperto mete roda livre para fazer oque?? Para bonito?? por utilidade pratica nao tem.

Quer rodar 4x2 e 4x4 compra um Suzik...

4x2 no niva nao tem razao de existir... pq nao tem vantagens significativas.

Detalhe importante, para rodar 4x2 o niva precisa ficar bloqueado. Manter o Niva bloqueado direto ovala o eixo dos satelites do diferencial da reduzida (nao sei pq)... ou seja... mais cedo ou mas tarde vc vai perder sua caixa de redução

abracos

Jossano

O Jossano disse tudo.

Nivoide
12/10/2007, 17:24
Se vc quer 4x2 compra uma FUCA!
kkkkkkkk
Quer um jipe, vá de niva!

ANDRÉHUFF
15/10/2007, 20:12
Vcs ja chuparam picolé de chuchu, niva 4x2:putz: é isso ai um verdadeiro PICOLÉ DE CHUCHU:putz:

Marcio Rossetto
15/10/2007, 22:44
Quando ressucitei esse forum , foi para saber opniões técnicas de quem tem esse sistema e ja usou, ou outras como a do Jossano , que levantou alguns aspéctos do sistema do diferencial central, por sinal muito válida e creio que fui educado. Aí pinta uns Colegas , muito educados também , gente finíssima :palmas:, que postam , opniões idiotas , como essa aí de cima que tentou falar não sei oque .

Outro me manda comprar um fusca , puxa vida , KKKKKKK:pensativo:


Infelismente tem alguns que se acham.... :parede:

Flugêncio
16/10/2007, 07:37
Esquenta não meu fio, a vida tem destas coisas.
Já fui chamado de mentiroso, por ter vindo de Natal-RN para o RJ, de Niva, com 5 pessoas, 4x2, 5ª escapando, carburador funcionando só 1 estágio e ter dirigido 1340Km em 22 horas. Hoje tenho rodalivre AVM no meu Niva.
É "mito" que estraga alguma coisa, mas muda a dirigibilidade.

Marcio Rossetto
16/10/2007, 08:57
Justamente Flugêncio , pensei na roda livre , porque também penso em viagens longas, até porque , quando ja fizemos pinheirinho , trilha do verde , Roberta Close , vai ficando repetitivo e a gente quer inovar , pensamos em viajar mais longe com o Niva , como voce fez .Obviamente que a roda livre ajuda .

Esse seu sistema de roda livre , achei bastante interessante .

Girti
16/10/2007, 12:19
Justamente Flugêncio , pensei na roda livre , porque também penso em viagens longas, até porque , quando ja fizemos pinheirinho , trilha do verde , Roberta Close , vai ficando repetitivo e a gente quer inovar , pensamos em viajar mais longe com o Niva , como voce fez .Obviamente que a roda livre ajuda .

Esse seu sistema de roda livre , achei bastante interessante .

Olá para todos!

Lá vou eu jogar gasolina na fogueira... hehehe...

Alguém já ouviu falar de um Defender com roda livre? E de um Audi Quattro com roda livre?

Pois é... assim como os veículos 4x4 acima, o Niva foi concebido e construído para ser um 4x4 integral, o que fez com que seus componentes relacionados à tração também o fossem. Diferenciais, cardans, distribuição de pesos, etc... foram calculados para rodar em 4x4. A retirada da tração dianteira irá acarretar um desequilíbrio, que, com o pssar do tempo, irá causar quebras prematuras. Pode levar um mês, pode levar um ano, mas vai quebrar antes do previsto! Cada um é livre para fazer com o seu carro e com o seu dinheiro o que bem entende, mas não dá para ir contra as evidências: remover o diferencial dianteiro ou instalar algum sistema que permita ao Niva rodar apenas com a tração traseira irá fazer com que todo o esforço que, segundo o projeto original do Niva, deveria ser dividido entre dois diferenciais vá apenas para o sistema traseiro, o que irá, sem sombra de dúvida, acelerar o desgaste prematuro de todas as peças relacionadas à tração traseira. Isto não é hipótese, é fato!

[ ]s

ANDRÉHUFF
16/10/2007, 14:44
Quando ressucitei esse forum , foi para saber opniões técnicas de quem tem esse sistema e ja usou, ou outras como a do Jossano , que levantou alguns aspéctos do sistema do diferencial central, por sinal muito válida e creio que fui educado. Aí pinta uns Colegas , muito educados também , gente finíssima :palmas:, que postam , opniões idiotas , como essa aí de cima que tentou falar não sei oque .

Outro me manda comprar um fusca , puxa vida , KKKKKKK:pensativo:


Infelismente tem alguns que se acham.... :parede:

Mil perdões camarada Marcio, nunca me achei, minha resposta teve somente o intuito de colocar um pouco de humor, o dia em que tivermos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente vai descobrir que eu sou um cara simples, bem educado mas tambem gosto de brincar com agalera toda, ser bem humorado é sempre muito bom, novamente me deculpe se não me fiz entender. :oops:

Jossano
16/10/2007, 15:25
É "mito" que estraga alguma coisa, mas muda a dirigibilidade.

Desculpe, mas não é mito não.

Já aconteceu comigo... certa vez rebentou uma homocinética e fiquei rodando com o Niva 4x2 enquanto nao conseguia uma nova. Na época eu tava duro e rodei ums 4 meses com o Niva 4x2 fazendo ums 400km por semana.

Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... depois de um tempo ele estralava em curvas.

Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.

Quando a dirigibilidade eu achei horrivel, pois o Niva é um carro bom de curva, a tração integral te da seguramsa e estabilidade nas curvas... e isso desapareceu.

A economia de combustivel nao pagou o estrago na reduzida e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano

alexandre roveri
16/10/2007, 15:51
Desculpe, mas não é mito não.
Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano

Para pra analizar o que vc disse !:pensativo:
Se estava blocado as sátelites não estavam rodando, portanto é obvio que rodar blocado por 4 meses não ocasionou o desgaste do eixo das planetárias :roll:

A unica peça que por ventura poderia se desgastar com uso continuo e pesado seria o diferencial traseiro ! Pois estaria recebendo todo o torque, que originalmente é distribuido !
Mas tb se parar pra pensar um pouco, vai ver que o eixo de um Laika tem os mesmo componentes mecânicos, alias não só o Laika, mas um monte de carro da Lada !

Flugêncio
16/10/2007, 15:59
Desculpe, mas não é mito não.

Já aconteceu comigo... certa vez rebentou uma homocinética e fiquei rodando com o Niva 4x2 enquanto nao conseguia uma nova. Na época eu tava duro e rodei ums 4 meses com o Niva 4x2 fazendo ums 400km por semana.

Quando coloquei as homocineticas novas e reconectei o cardam, a reduzida comecou a chiar, coisa que nao fazia.... depois de um tempo ele estralava em curvas.

Desmontei tudo e achei o eixo dos satelites ovalados... a unica explicação que cabia era eu ter andado bloqueado por tanto tempo.

Quando a dirigibilidade eu achei horrivel, pois o Niva é um carro bom de curva, a tração integral te da seguramsa e estabilidade nas curvas... e isso desapareceu.

A economia de combustivel nao pagou o estrago na reduzida e nao justifica a instalaçao de roda livre.

abracos

Jossano

Se vc diz que não é um "mito",
depende de mim acreditar ou não. sem discursões.

No entanto a colocação da rodalivre no Cangaceiro foi em consequência da retirada de peças para outro Niva. Então quando resolvemos reformar este niva decidimos pela colocação da mesma.
Esta adaptação deveu-se ao "Ócio Criativo" e outros fatores que tornaram mais fácéis esta adaptação.
Não tenho a intenção de andar em 4x2, nem visando economia ( pneus 235/85/16). a rodalivre vai ficar lá de sacanagem pros curiosos e incrédulos ficarem discutindo o sexo dos anjos rs rs rs rs
Até porque o Niva Cangaceiro em breve será um multimarcas, quase 100% adaptado. rs rs rs

alexandre roveri
16/10/2007, 16:06
Olá para todos!.............., o Niva foi concebido e construído para ser um 4x4 integral, o que fez com que seus componentes relacionados à tração também o fossem. Diferenciais, cardans, distribuição de pesos, etc... foram calculados para rodar em 4x4. A retirada da tração dianteira irá acarretar um desequilíbrio, que, com o pssar do tempo, irá causar quebras prematuras. Pode levar um mês, pode levar um ano, mas vai quebrar antes do previsto!.................., o que irá, sem sombra de dúvida, acelerar o desgaste prematuro de todas as peças relacionadas à tração traseira. Isto não é hipótese, é fato!

[ ]s

Seguindo esse seu raciocinio, então todo carro que tivesse versão 4x2 e 4x4 teria um eixo mais forte na versão 4x2 do que na versão 4x4 ?:discordo:

A questão dinâmica realmente é indiscutivel e é somente nesse aspecto que deveria ser analizado ! O niva não foi projetado para ser um jipe, mas sim um utilitario leve para terrenos elameados e escorregadios, situação na qual um AWD é imbativel, nós é que somos teimosos e esperamos mais dele :concordo:
90% dos casos de quebra de diferencial são relacionados ao dianteiro, quase nunca ao traseiro ? Por que será ?
Por causa da fragil carcaça em alumínio, não por causa do conj. coroa/pinhão/planetarias

Jossano
16/10/2007, 16:10
Alexandre,

Por isso que eu disse: "nao sei porque" pois a logica é o que vc falou

Nunca entendi o pq do desgaste, mas sei que ocorre e foi pelo fato do bloqueio. Talves ele fique prensado e a vibração da caixa desgaste apenas num ponto... realmente nao sei pq, mas ocorre

Trago a manutenção do meu Niva a risca e ja desmontei ele inteirinho mais de uma vez.... conheco a criança, nao ia ter comido uma bola dessas sobre a reduzida.. um defeito anterior

Alias vasculhando minha mente lembrei que antes do ocorrido, eu estava no Ceará e ia voltar para Sampa (3000km) e tava fazendo uma revisão num mecanico de Nivas. Na época eu comentei com ele que ia tirar o cardam dianteiro para ir rodando 4x2 até sampa, afinal eram 3000km. Ele disse que nao era uma boa ideia fazer isso pois poderia danificar minha reduzida, que ele ja havia consertado mais de um niva 4x2 assim.

Meses depois fui obrigado a rodar uns 10mil km 4x2 e "coencidentemente" minha redução foi para o saco

entao alguma coisa há... certo??

Quanto a viajar... cara eu rodo muito com o Niva, mas MUITO mesmo e em estrada... ja fui para o Ceara, Uruguai, paraguai, argentina, tudo viagens acima de 1000km.

Minha familia é do RS e viajo direto.... NAO HA PROBLEMAS DE VIAJAR COM 4x4 INTEGRAL

O que vale na estrada sao os pneus, um banco confortavel e paciencia, pois o Niva é lerdo comparado a um carro de passeio

abracos

Jossano

Marcio Rossetto
16/10/2007, 16:44
Alexandre , justamente esse também é um dos pontos que me levam a estudar a possibilidade da roda livre no Niva .

Imagina o meu Niva com o ap 2.0 , quando viajo , ando na casa dos 3000 a 4000 rpm direto , subida e descida . Por mais balanceado possível o cardã da frente , vibrações dinâmicas surgem e tenho certeza que força os apoios dos diferencial dianteior e rolamento da caixa de reduzida ,tanto que ja uma vez chegou a quebrar o suporte principal e cair no chão .

Agora , o pajero full por exemplo é outro sistema , não creio que há cruzeta como articulação e sim homocinéticas no cardã dianteiro .

O grau de alinhamento dinamico do conjunto também é mais preciso . O cardã deve ser menor e mais leve .

Não dá para comparar Pajero Full com o Niva .

Agora , o que me chamou a atenção é o dispositivo espanhol , que esta nas primeiras mensagens desse tópico no forum , ao custo de 200 Euros .

Que segundo a empresa espanhola , não altera as caracteristicas de tração original do Niva .

Conhece alguem que tem esse sistema ?









Seguindo esse seu raciocinio, então todo carro que tivesse versão 4x2 e 4x4 teria um eixo mais forte na versão 4x2 do que na versão 4x4 ?:discordo:

A questão dinâmica realmente é indiscutivel e é somente nesse aspecto que deveria ser analizado ! O niva não foi projetado para ser um jipe, mas sim um utilitario leve para terrenos elameados e escorregadios, situação na qual um AWD é imbativel, nós é que somos teimosos e esperamos mais dele :concordo:
90% dos casos de quebra de diferencial são relacionados ao dianteiro, quase nunca ao traseiro ? Por que será ?
Por causa da fragil carcaça em alumínio, não por causa do conj. coroa/pinhão/planetarias

alexandre roveri
16/10/2007, 16:51
Alexandre , justamente esse também é um dos pontos que me levam a estudar a possibilidade da roda livre no Niva .

Imagina o meu Niva com o ap 2.0 , quando viajo , ando na casa dos 3000 a 4000 rpm direto , subida e descida . Por mais balanceado possível o cardã da frente , vibrações dinâmicas surgem e tenho certeza que força os apoios dos diferencial dianteior e rolamento da caixa de reduzida ,tanto que ja uma vez chegou a quebrar o suporte principal e cair no chão .

Agora , o pajero full por exemplo é outro sistema , não creio que há cruzeta como articulação e sim homocinéticas no cardã dianteiro .

O grau de alinhamento dinamico do conjunto também é mais preciso . O cardã deve ser menor e mais leve .

Não dá para comparar Pajero Full com o Niva .

Agora , o que me chamou a atenção é o dispositivo espanhol , que esta nas primeiras mensagens desse tópico no forum , ao custo de 200 Euros .

Que segundo a empresa espanhola , não altera as caracteristicas de tração original do Niva .

Conhece alguem que tem esse sistema ?

Vc está certo no seu raciocinio ! Não adianta apenas ter a roda livre, tem que desligar o cardan na caixa de transferencia , caso contrario o arrasto do conjunto vai anular quarquer ganho possivel !
O unico que se tem noticia de ter isso no Niva é o conterranêo do Fluflu, Cassiano

Agora advogado do Diabo : - Vc acha qe vale a pena ? Gastar tudo isso num Niva, e no final das contas continuar tendo UM NIVA !!!!
Hoje em dia uma Pajero IO 99/00 já vem com tudo isso e mais um pouco por um pouco mais de R$30000

Marcio Rossetto
16/10/2007, 17:19
Pois é Alexandre , porque Niva ?

No passado tinha uma toyota Bandeirante 88 , com freio a disco , direção hidraulica , linda .
A gente usa muito pouco um carro desse , pois falta tempo para curtir, o trabalho não deixa .
O Niva é um passa tempo, comparo a um hobbi , tipo aeromodelismo .
No meu caso por exemplo, gosto do Niva , porque a gente mesmo consegue tirar em casa um cambio fora , que pesa 18 kg , um diferencial que pesa 5 kg , não precisa de ferramentas especiais , etc .

A outra , porque é um barato , nos passeios e trilhas , todos os jipeiros querem ter 1 também , mas não tem coragem de ter .

alexandre roveri
16/10/2007, 17:20
Pois é ........... outra , porque é um barato , nos passeios e trilhas , todos os jipeiros querem ter 1 também , mas não tem coragem de ter .

Dá hora !!! Bem isso mesmo !!!!:putz::mrgreen:

Mauricio Rossetto
16/10/2007, 17:30
Têm um Vitara completíssimo (automático, bancos couro, direção, vidros, ar, kit gás) por 23 mil aqui em Resende..... minha mulher diz que está com overdose de problemas com nosso Niva.... tá doida pra trocar de jipe.
Mas voltando aos nossos problemas, rodo com o Niva a mais de ano com ele 4x2, colocando o cardã dianteiro somente para trilhas e passeios off-road. O Niva 4x2 é bem mais solto, 10% mais econômico (GNV) e com vel. média maior na estrada. Não tenho problemas em andar com ele 4x2, e até uso reduzida quando vou pro sitio. O sistema de roda livre deve ser como tirar o cardã, ou seja, aciona a roda livre, engata o bloqueio e vai embora... mais prático que tirar o cardã.
Estive pensando em um projeto de cardã com rolamentos por dentro dele onde teria uma trava, que soltando a trava o eixo viraria livre por dentro do cardã, girando nos rolamentos......acham que é doideira?

Girti
16/10/2007, 17:51
Mil perdões camarada Marcio, nunca me achei, minha resposta teve somente o intuito de colocar um pouco de humor, o dia em que tivermos a oportunidade de nos conhecer pessoalmente vai descobrir que eu sou um cara simples, bem educado mas tambem gosto de brincar com agalera toda, ser bem humorado é sempre muito bom, novamente me deculpe se não me fiz entender. :oops:

Sou testemunha, o Huff é de Paz, gosta de brincar e de alugar o pessoal, mas é gente fina! Tá certo que, às vezes, ele erra a dose e mata o paciente...mas depois manda flores para a viúva! rsrsrs

[ ]s

Jossano
16/10/2007, 21:07
Marcio,

O sistema espanhol eu conheco. Ele simplismente deixa o bloqueio travado direto e tem uma luva para engatar e desengatar o cardan. O niva perde completamente a possibilidade de andar 4x4 sem bloqueio... vira um sistema tradicional como o willys.

Quanto a questao da fajeiro por 30mil.... vcs sabem pq custa so isso??? Vai comprar peça pra ela e depois descobre.

Eu vi uma com o diferencial FUD.. numa oficina e o cara disse que ia sair a bagatela de 5mil para arrumar

Agora eu ja pensei seriamente de colocar um sistema de homocinéticas nos cardans... será que ajudaria??

abracos a todos

jossano

emtsuhako
16/10/2007, 21:31
O bom do Niva são as peças mais baratas em relação aos outros 4x4... ontem recebi meu canister ORIGINAL... comprei no e-Bay... paguei a bagatela de 55 dólares com frete incluso, ou seja, menos de R$110... A propósito, tenho aqui um canister do Niva 98... não que comprar não, Jossano??? Hehehe!!!

Marcio Rossetto
16/10/2007, 22:11
Beleza Maurício

Acho que sua idéia pode dar certo , ou seja , fazer uma luva com rosca : solta a rosca e o cardã fica livre , rosqueia e o cardã fica conectado .

O único problema é que só levamos vantagens se também o sistema tiver roda livre no cubo , senão o cardã da frente, homocinéticas e etc .... continuam girando .

Acho também viável , fazer uma conexão mais simples , tipo engate rápido para por e tirar o cardã, ou uma junção por rosca , assim , voce colocaria o cardã dianteiro em 2 minutos .

Acho que isso não é difícil de fazer .

Se tirar o cardã dianteiro , não precisa de roda livre no cubo, pois é ele é quem gera o transtorno de vibrações , acima de 3000 rpm e força o suporte do diferencial dianteiro .




Têm um Vitara completíssimo (automático, bancos couro, direção, vidros, ar, kit gás) por 23 mil aqui em Resende..... minha mulher diz que está com overdose de problemas com nosso Niva.... tá doida pra trocar de jipe.
Mas voltando aos nossos problemas, rodo com o Niva a mais de ano com ele 4x2, colocando o cardã dianteiro somente para trilhas e passeios off-road. O Niva 4x2 é bem mais solto, 10% mais econômico (GNV) e com vel. média maior na estrada. Não tenho problemas em andar com ele 4x2, e até uso reduzida quando vou pro sitio. O sistema de roda livre deve ser como tirar o cardã, ou seja, aciona a roda livre, engata o bloqueio e vai embora... mais prático que tirar o cardã.
Estive pensando em um projeto de cardã com rolamentos por dentro dele onde teria uma trava, que soltando a trava o eixo viraria livre por dentro do cardã, girando nos rolamentos......acham que é doideira?

Flugêncio
17/10/2007, 07:46
Vc está certo no seu raciocinio ! Não adianta apenas ter a roda livre, tem que desligar o cardan na caixa de transferencia , caso contrario o arrasto do conjunto vai anular quarquer ganho possivel !
O unico que se tem noticia de ter isso no Niva é o conterranêo do Fluflu, Cassiano

Agora advogado do Diabo : - Vc acha qe vale a pena ? Gastar tudo isso num Niva, e no final das contas continuar tendo UM NIVA !!!!
Hoje em dia uma Pajero IO 99/00 já vem com tudo isso e mais um pouco por um pouco mais de R$30000

Correção!
O unico que se tem noticia de ter isso no Niva é o Fluflu, conterranêo do Cassiano

ANDRÉHUFF
17/10/2007, 10:01
Tá certo que, às vezes, ele erra a dose e mata o paciente...mas depois manda flores para a viúva! rsrsrs

[ ]s

Gostei dessa parte de mandar flores pra viúva :grin:, rsrsrsrsrsr .... ó eu brincando aqui de novo, perdão outra vez ............ mas falando sério, ou pelo menos tentando, andei até hoje (com o NIVAHUFF I) apenas 300 km com o niva sem o cardam dianteiro, e a experiencia foi horrivel, ainda mais por que quando tirava o pé do acelerador aparecia um ressonancia horrivel devido ao ja alto desgaste da relação traseira, mas toda essa conversa me fez imaginar :pensativo: aquele niva com chassis, conhecido nosso, com motor toyota igual aquele que esta pra vender no mercado livre, com a tração desengatada e andando pelas estradas ai afora, acho que ficaria o bicho, putz isso até da um tópico........

Jossano
17/10/2007, 16:23
Camaradas

Acho que a ideia do cardam com luva de roscas nao vai dar certo.

Primeiro porque o cardam gira e ai ele vai apretar a rosca ate sair água, dai ninguem tira.... e outra, se vc der ré, vai girar ao contrario... e se a ré for prolongada pode soltar o cardam.

Ideias??

Abracos

Jossano

Mauricio Rossetto
18/10/2007, 19:18
Viajando na maionese em uma solução tabajara barata fica:
Com uma bengala de cardã traseiro de outro carro, faria um novo eixo estriado (outra oportunidade de estudar o uso de homocinética), que giraria livre dentro de dois rolamentos internamente no cardã (os rolamentos logicamente teriam encostos e travas tanto no cilindro quanto no eixo). olhando de fora não se notaria muita diferença, a única diferença é que o eixo giraria independente do restante do cardã. Agora teria que estudar uma espécie de trava (talvez um bom parafuso pela lateral fixando a peça seria mais fácil de desparafusar que retirar o cardã......não sou eng. mecanico, e com certeza deve ter solução melhor) Vide desenho anexo:

Gustavo Niva
18/10/2007, 21:12
Acho que dá pra fazer algo legal partindo daí sim... não existe nada parecido pra copiar?

Acho que algo parecido com isso http://store.jksmfg.com/merchant2/merchant.mvc?Screen=QDISC&Store_Code=JKS01&Category_Code=Swaybar_Disconnects

Ou com 3 parafusos e porcas soldadas "por dentro do cardan" pra não desbalancear tanto...

Astor Dias de Andrade
18/10/2007, 21:43
Acho que dá pra fazer algo legal partindo daí sim... não existe nada parecido pra copiar?

Acho que algo parecido com isso http://store.jksmfg.com/merchant2/merchant.mvc?Screen=QDISC&Store_Code=JKS01&Category_Code=Swaybar_Disconnects

Ou com 3 parafusos e porcas soldadas "por dentro do cardan" pra não desbalancear tanto...
Interessante, essa idéia do Rossetto vem ao encontro de umas idéias que eu tive no anos 70, quando eu andava pra cima e prá baixo no Candango DKW (tive 4 deles). Prá quem não conhece, é o Munga alemão, desenvolvido para as forças de ocupação da OTAN nos anos 60.
Ele tinha tração nas quatro permanente, mas, pasmem, não tinha diferencial central, portanto nada de bloqueio, nem roda livre, etc, só tinha reduzida. Bem, era realmente incomodo fazer manobras, o bicho travava, gastava muita gasolina, ficava duro, direção dura, mas nunca ouvi falar em quebra de diferencial. Acontecia que o diferencial traseiro, que era mais frágil, acabava ficando com muita folga, e a gente arracava o cardã traseiro, andava só com a tração dianteira, que era padrão nos DKW's, não tem cardã dianteiro, o diferencial é integrado ao cambio (como no fusca, só que é dianteiro)

Como era muito chato ficar tirando e pondo o cardã traseiro (além de ficar sem freio de mão) eu sempre imaginava uma solução desse tipo, com rolamentos e uma trava, mas nunca tive a oportunidade de ir em frente.

abraços
Astor

Mauricio Rossetto
19/10/2007, 11:52
Essa idéia de trava é que eu estava pensando, com rosca na ponta ou outra forma de fixação para o pino ou parafuso não sair...
E pensei também em algo mais complexo como a trava do bloqueio na caixa de transferência....já pensou? não seria necessário nem sair do carro para engatar ou desengatar o cardã....mas seria um projeto bemmm complicado, não compensa.
Mas será que não têm outras idéias simples de "travas" já usadas nos sistemas mecânicos automotivos ou industriais?

Marcio Rossetto
19/10/2007, 17:37
Mauricio, oque me chamou a atenção foi esse Kit Espanhol

www.promolada.com/espanyol/kit.htm (http://www.promolada.com/espanyol/kit.htm)

até porque não é muito caro e depois se quizer volta é fácil .

agora o importante é fazer uma roda livre .

Mauricio Rossetto
19/10/2007, 17:59
Foi o que pensei Marcio, uma "extensão" do bloqueio da caixa de transferência, mas calcular isso seria mais complicado, pois teria que desmontar a caixa de transferência para calcular isso. É bom ver esse kit pois mostra que é possível. Agora já que está pronto, o melhor é comprá-lo hehehehe. O preço pra nós e meio salgado, afinal estamos toda hora gastando com a jeringonça.... Será que o Jossano não importa ele pra nois?
Bem, tenho uma caixa guardada e estava pensando mesmo em estudar algo assim nela.... já que estamos vendo nas fotos fica mais fácil...verei o necessário....

Marcio Rossetto
19/10/2007, 18:14
Com certeza Maurício , se chegar a uns 700 ,00 é um preço razoável

A minha idéia é colocar um sistema desse e depois pensar em por o diferencial do opala atráz , até porque fica mais fácil adaptar um diferencial dianteiro do opala , para trabalhar apenas na situação 4x4 , onde a rotação é baixa.

Digo isso porque não necessariamente precisaríamos alinhar perfeitamente homocinéticas e cardã dianteiro .

Jossano
20/10/2007, 23:52
Será que o Jossano não importa ele pra nois?
....

Camaradas

Eu nao vejo vantagens, mas nao custa perguntar aos donos da bola.... Mandei um email para meu fornecedor Russo perguntando se havia um kit de 4x2 para o Niva... a resposta dele foi:

" pq vc quer um Niva 4x2 ?? "

Eu expliquei que tem camaradas que gostariam de fazer isso e ele disse que ia dar uma olhada, mas que nunca viu isso na Russia para vender... so tinha noticias dos espanhois.... mas de repente apareceu uma coisa legal e barata.....

Vou esperar o retorno e digo para vcs

Abracos

Josano

fag.online
06/04/2009, 16:24
Pessoal, não sei o motivo de usar 4x2 e também não li o tópico todo.
Mais não seria prático e fácil instalar um disco de freio no cardã que vai pro diferencial dianteiro e quando precisar usar 4x2 puxar o freio do diferencial dianteiro?
abracos

glausians
06/04/2009, 16:37
Pessoal, não sei o motivo de usar 4x2 e também não li o tópico todo.
Mais não seria prático e fácil instalar um disco de freio no cardã que vai pro diferencial dianteiro e quando precisar usar 4x2 puxar o freio do diferencial dianteiro?
abracos

Olá, primeiramente nao é tao simples assim freiar um cardan...
mas digamos que se consiga fazer isso vc vai estar travando a roda dianteira, ou seja...
o freio de cardan vai freiar o carro inteiro...
os carros big foot utilizam um sistema parecido com esse para frenagem...
so que eles colocam um freio no diferencial....

MRaizer
07/04/2009, 00:42
Mauricio, oque me chamou a atenção foi esse Kit Espanhol

www.promolada.com/espanyol/kit.htm (http://www.promolada.com/espanyol/kit.htm)

até porque não é muito caro e depois se quizer volta é fácil .

agora o importante é fazer uma roda livre .

Interessante... pelo que entendi é uma luva deslizante de caixa de marchas que conecta as estrias das duas partes do eixo. Pelo visto foi projetado para trabalhar DENTRO da caixa de transferência. Não sei se com isso mantem-se a funcionalidade 4x4hi. Mais provavelmente ele foi bolado para utilizar a alavanca de bloqueio do diferencial e entra no lugar do eixo secundário do diferencial central. Ou seja, vc passa a ter um sistema parecido com o do jeep CJ...

robertofs
07/04/2009, 09:33
Ou seja, vc passa a ter um sistema parecido com o do jeep CJ...

Seria mais que isso. Funcionaria como é na Pajero TR4, Cherokee Sport etc., onde você pode andar, se eu não estiver enganado, em 4x2, 4x4 Hi, 4x4 Lo e 4x4 Lo Lock. Com esse esquema da Prolada, acho que poderia ser 4x2 Hi, 4x2 Lo, 4x4 Hi, 4x4 Lo, 4x4 Hi Lock, 4x4 Lo Lock.

[]'
França.

Flugêncio
07/04/2009, 10:10
Novo fornecedor, tem tb bloqueios pro Niva.
Pra ilustrar: http://www.ladaworld.com/product_info.php?cPath=2&products_id=45 (http://www.ladaworld.com/product_info.php?cPath=2&products_id=45)

MRaizer
07/04/2009, 12:20
Novo fornecedor, tem tb bloqueios pro Niva.
Pra ilustrar: http://www.ladaworld.com/product_info.php?cPath=2&products_id=45 (http://www.ladaworld.com/product_info.php?cPath=2&products_id=45)

Hummm isso me parece mais interessante. BEM mais interessante. Afinal, desta forma sim, teria-se condição de ter 4x4hi, 4x4block e 4x2.
Agora, não se esqueçam que o diferencial trazeiro será mais solicitado (para os que trocaram por diferencial de Opala não tem problema) e que o Niva vai ficar mais instavel e que, provavelmente, o alinhamento deverá ser alterado.
Por um momento pensei até que fosse uma dual T-Case para Niva... re re re. O que também não seria mau...

MRaizer
07/04/2009, 12:49
O link direto para o bloqueio:
http://www.ladaworld.com/product_info.php?products_id=47 (http://www.ladaworld.com/product_info.php?products_id=47)

Girti
07/04/2009, 13:38
Mauricio, oque me chamou a atenção foi esse Kit Espanhol

www.promolada.com/espanyol/kit.htm (http://www.promolada.com/espanyol/kit.htm)

até porque não é muito caro e depois se quizer volta é fácil .

agora o importante é fazer uma roda livre .

Duas coisas me chamaram a atenção no site da Promolada:

A afirmação de que a dirigibilidade em curva melhora no 4x2, o que uma enoooorme asneira, pois o que acontece é exatamente o oposto, a tração integral colabora com a boa estabilidade nas curvas, haja vista que o Niva e o Defender, apesar de sua altura, são muito bons em curvas. Isto sem contar os esportivos 4x4 da Audi, da Porsche e outros! Um Niva 4x2 terá um comprotamento muito pior nas curvas!

O uso despudorado do logotipo da Lada para criar o próprio logotipo. Isto se chama plágio, e, se a Autovaz descobrí-lo (tomara que descubra!), pode processar a Promolada. Para mim, uma empresa que se utiliza de um plágio tão descarado para algo tão visível como seu logotipo não merece minha confiança, seja lá qual for o seu produto!

robertofs
07/04/2009, 14:29
Duas coisas me chamaram a atenção no site da Promolada:

A afirmação de que a dirigibilidade em curva melhora no 4x2, o que uma enoooorme asneira, pois o que acontece é exatamente o oposto, a tração integral colabora com a boa estabilidade nas curvas, haja vista que o Niva e o Defender, apesar de sua altura, são muito bons em curvas. Isto sem contar os esportivos 4x4 da Audi, da Porsche e outros! Um Niva 4x2 terá um comprotamento muito pior nas curvas!



Concordo em número, gênero e grau.

No momento, estou com um Niva 100% original. Até os pneus são os lameiros Maggion, e no asfalto, mesmo com chuva, faço curvas com mais segurança que no meu carro de passeio.

Embora a maioria prefira, em uma opção 4x2, ter tração traseira, creio que seria mais viável para o Niva uma opção 4x2 com tração dianteira. Com uma opção dessas, eu colocaria um diferencial dianteiro baseado no do Opala, como já fizemos por aqui, e um traseiro da Pampa/Belina 4x4, que tem a mesma relação da do diferencial do Opala 4 cilindros, e ainda conta com roda livre.

[]'s
França.

Paulo Ivan
07/04/2009, 20:02
Meu.
Com uma aerodinamica de um tijolo.
Peso de um elefante e um motor de lambreta.
Acha que é em 4x2 que vai ganhar alguma coisa?
:shock: :shock: :shock:
Dica que quem adora o niva: Deixa como está, procura um mecanico bom e tenta melhorar o consumo de outra forma.

[]s

O peso e a aerodinâmica té correto... agora não esculhamba o motor do Niva não...:twisted::twisted::twisted::twisted:

Flugêncio
07/04/2009, 20:49
O peso e a aerodinâmica té correto... agora não esculhamba o motor do Niva não...:twisted::twisted::twisted::twisted:

Né não?
Niva só é bom porque demora a chegar em 80Kmh, daí nos dá o prazer de ver as paisagens.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

fag.online
08/04/2009, 14:59
Pessoal, estou começando uma gaiola 4x4 com 2 diferenciais de chevette trabalhados para receber homocinéticas.
Vou usar uma caixa de tração e redução do niva mais tenho interesse em ter a opção de 4x2.
Li este tópico inteiro e tenho uma idéia.
Ao invés de usar uma "luva" no cardã dianteiro pra engatar ou desengatar, que tal usar apenas a caixa de marcha (sem os diferenciais) na 3a marcha (se não me engano) é relação 1x1. Ou seja, 3a marcha engatada, cardã rodando, ponto morto, cardã parado.
Engata tração no niva, ponto morto na caixa do fusca, e tens 4x2.
O que vocês acham?
Abracos

robertofs
08/04/2009, 15:25
Pessoal, estou começando uma gaiola 4x4 com 2 diferenciais de chevette trabalhados para receber homocinéticas.
Vou usar uma caixa de tração e redução do niva mais tenho interesse em ter a opção de 4x2.
Li este tópico inteiro e tenho uma idéia.
Ao invés de usar uma "luva" no cardã dianteiro pra engatar ou desengatar, que tal usar apenas a caixa de marcha (sem os diferenciais) na 3a marcha (se não me engano) é relação 1x1. Ou seja, 3a marcha engatada, cardã rodando, ponto morto, cardã parado.
Engata tração no niva, ponto morto na caixa do fusca, e tens 4x2.
O que vocês acham?
Abracos

Me explique melhor essa idéia.

Vamos supor que você tenha uma caixa de transferência do Niva. Dela, saem transmissão para um eixo traseiro e dianteiro. Se disse que usará diferenciais do Chevette. Dessa forma, me parece ter se caracterizado uma configuração padrão.

Minha pergunta é: onde iria a caixa do Fusca? Vale lembrar que a caixa e diferencial do Fusca estão contidos em um único bloco, então, como você usaria apenas a caixa do Fusca?

Talvez esteja considerando usar a caixa do Fusca e, obviamente, também o diferencial onde seria o diferencial traseiro ou dianteiro de sua gaiola, não? E aí manteria a caixa engatada em uma marcha direta (1:1) para que valesse apenas a redução do diferencial. Mas para isso, ou você utilizaria duas caixas do Fusca, tocadas pela caixa de transferência, ou então o outro diferencial deveria ter a mesma relação final da caixa do fusca engatada.

Explica aí pra gente.

[]'s
França.

fag.online
08/04/2009, 16:00
Bom, o esquema é o seguinte.
Não se mexe nada na caixa nem na caixa de tração/redução atual do niva (no meu caso da gaiola).
Arranco fora o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Na saida da caixa de tração/redução onde vai pro diferencial dianteiro, coloco a caixa do fusca trabalhada, ou seja, cortada a parte do diferencial sobrando apenas a caixa de marças propriamente dita, pra quem quer um servico melhor ainda, mande tirar todas as engrenagens da caixa e deixe somente a da 3a marcha que é 1x1, assim não corre o risco de engatar uma marcha errada.
Bom, depois disso, na saida oposta a caixa, al qual foi alongada o eixo, conecto o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Sendo assim, quando eu engatar 3a marcha na caixa do fusca, engata o cardã dianteiro, quando eu colocar em ponto morto, desengata.
Como não sei explicar muito bem, que tal imagens?
1 - Foto mostra o sistema do niva.
2 - Mostra a caixa original do fusca
3 - mostra a aplicação dos dois.
Abracos

robertofs
08/04/2009, 18:18
Bom, o esquema é o seguinte.
Não se mexe nada na caixa nem na caixa de tração/redução atual do niva (no meu caso da gaiola).
Arranco fora o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Na saida da caixa de tração/redução onde vai pro diferencial dianteiro, coloco a caixa do fusca trabalhada, ou seja, cortada a parte do diferencial sobrando apenas a caixa de marças propriamente dita, pra quem quer um servico melhor ainda, mande tirar todas as engrenagens da caixa e deixe somente a da 3a marcha que é 1x1, assim não corre o risco de engatar uma marcha errada.
Bom, depois disso, na saida oposta a caixa, al qual foi alongada o eixo, conecto o cardã que vai pro diferencial dianteiro.
Sendo assim, quando eu engatar 3a marcha na caixa do fusca, engata o cardã dianteiro, quando eu colocar em ponto morto, desengata.
Como não sei explicar muito bem, que tal imagens?
1 - Foto mostra o sistema do niva.
2 - Mostra a caixa original do fusca
3 - mostra a aplicação dos dois.
Abracos

Sei não, hein?!

Acho que o kit da Prolada sai mais em conta, ou gera menos dor de cabeça que isso aí. Ou então aquela idéia de eliminar a função do diferencial central da caixa de transferência, transformando-a em 4x2 ou 4x4 normal ou reduzido, sem bloqueio, como já foi comentado.

[]'s
França.

fag.online
09/04/2009, 08:16
Rsss, bom, como estou montando uma gaiola com a caixa no niva, vou aproveitar e fazer isso pra ver se funciona.
Vou no ferro velho conseguir uma caixa de fusca bichada, que dai eu aproveito só a parte das marchas e aos poucos vou montando.
Abracos

Paulo Ivan
09/04/2009, 17:45
Né não?
Niva só é bom porque demora a chegar em 80Kmh, daí nos dá o prazer de ver as paisagens.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Também se o Niva corresse, que freio iría conseguir parar um carro com aquele peso??? sem contar que o ferio do niva não existe...

Flugêncio
09/04/2009, 17:58
Também se o Niva corresse, que freio iría conseguir parar um carro com aquele peso??? sem contar que o ferio do niva não existe...

Taí uma coisinha fácil de resolver.

Paulo Ivan
09/04/2009, 19:02
Taí uma coisinha fácil de resolver.

freio a disco de Santana na traseira...

BACALHAU
09/04/2009, 20:15
freio a disco de Santana na traseira...

E o freio de mão? :pensativo:

RafaelPata
10/04/2009, 13:30
Já que reabriram este forum, queria uma opinião, estou vendo um Niva para comprar que ele esta com motor AP 1.8 e esta 4x2, compensa comprar e colocar a tração dianteira nele, etão pedindo R$5.500,00 e tem um cara que coloca a tração completa para mim por R$1.500,00.

Marcio Rossetto
10/04/2009, 21:11
Camarada , o meu é ap 2.0 BEM ADAPTADO . Esta assim conosco , desde 3 anos , são necessários pequenos ajustes e reforços nas fixação do diferencial dianteiro e caixas de redução , para aguentar o torque do motor .
Um disco de embreagem reforçado é fundamental .

No começo quase achei que tinha feito uma cagada , demorou 1 ano para eu acertar o carro , agora fazem 2 anos que ele não quebra e coloco ele em situações de trilha , viagem , cidade , o jipe não quebra nem a pau .

São necessarios muitos pequenos acertos , para o carro ficar um Show .

Feito isso fica um Jipe Sensacional , impressiona a força e agilidade numa trilha e na estrada . Sem falar na durabilidade , confiabilidade e tecnologia desse VELHO MOTOR .

Quanto ao desgaste DE ENGRENAGENS , CAIXAS QUE NÃO AGUENTAM , ETC , OQUE O POVO FALA NO FORUM , na teoria do achismo , devido ao motor ser AP 2.0 puro é MITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto ao ap 1.8 , acho que não muda muita coisa com relação ao motor Russo o BOM MESMO É O AP 2.0 . Compra e já troca esse motor por ap 2.0 , vai por mim .

Por esse preço vale a pena , desde que vc mesmo acerte o carro E NÃO TENHA PRESSA EM USAR .Se comprar esse carro não exite em entrar em contato , para eu passar os macetes dessa instalação.

SDS






Já que reabriram este forum, queria uma opinião, estou vendo um Niva para comprar que ele esta com motor AP 1.8 e esta 4x2, compensa comprar e colocar a tração dianteira nele, etão pedindo R$5.500,00 e tem um cara que coloca a tração completa para mim por R$1.500,00.

RafaelPata
10/04/2009, 23:20
Camarada , o meu é ap 2.0 BEM ADAPTADO . Esta assim conosco , desde 3 anos , são necessários pequenos ajustes e reforços nas fixação do diferencial dianteiro e caixas de redução , para aguentar o torque do motor .
Um disco de embreagem reforçado é fundamental .

No começo quase achei que tinha feito uma cagada , demorou 1 ano para eu acertar o carro , agora fazem 2 anos que ele não quebra e coloco ele em situações de trilha , viagem , cidade , o jipe não quebra nem a pau .

São necessarios muitos pequenos acertos , para o carro ficar um Show .

Feito isso fica um Jipe Sensacional , impressiona a força e agilidade numa trilha e na estrada . Sem falar na durabilidade , confiabilidade e tecnologia desse VELHO MOTOR .

Quanto ao desgaste DE ENGRENAGENS , CAIXAS QUE NÃO AGUENTAM , ETC , OQUE O POVO FALA NO FORUM , na teoria do achismo , devido ao motor ser AP 2.0 puro é MITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto ao ap 1.8 , acho que não muda muita coisa com relação ao motor Russo o BOM MESMO É O AP 2.0 . Compra e já troca esse motor por ap 2.0 , vai por mim .

Por esse preço vale a pena , desde que vc mesmo acerte o carro E NÃO TENHA PRESSA EM USAR .Se comprar esse carro não exite em entrar em contato , para eu passar os macetes dessa instalação.

SDS


Valeu pela dica, estou querento fechar negocio com o cara na segunda, se eu comprar eu te aviso. ai pego as dicas de melhorias com vc.

Mauricio Rossetto
13/04/2009, 17:17
Motor do Niva original a gasolina = lambreta (também vale mobilette)

Motor do Niva com GNV = pedalinho!

Porque quem gosta de motorzinho de Niva é dentista......:lol::lol::lol:


Brincadeiras e gozações à parte, realmente o Niva peca na potência do motor. Um motor de 100 HPs é de total valia, pena que demoraram para fazer isso, e nós com Nivas em sua maioria 1991 têm que fazer o upgrade....

Paulo Ivan
13/04/2009, 18:22
E o freio de mão? :pensativo:

só que o freio (de mão e de pé) de 90% dos jipes são muito ruins...

wltreis
15/04/2009, 23:41
Já que reabriram este forum, queria uma opinião, estou vendo um Niva para comprar que ele esta com motor AP 1.8 e esta 4x2, compensa comprar e colocar a tração dianteira nele, etão pedindo R$5.500,00 e tem um cara que coloca a tração completa para mim por R$1.500,00.

RAFAEL JA ANDEI NO NIVA COM MOTOR AP 1.8 A ALCOOL, E PRA SER SINCERO ACHEI O CARRO EXCELENTE, MUITO MELHOR QUE VITARAS E SAMURAIS COM AP 2.0 QUE FICARM COMO BURROS BRAVOS, E NO NIVA ANTES DE VC ACERTAR O CARRO VAI CORRER O RISCO DE OCASIONAR QUEBRAS DE DIFERENCIAIS, CAIXAS, BENGALAS, EMBREAGEM E OUTRAS:putz:

Flugêncio
16/04/2009, 08:30
Motor do Niva original a gasolina = lambreta (também vale mobilette)

Motor do Niva com GNV = pedalinho!

Porque quem gosta de motorzinho de Niva é dentista......:lol::lol::lol:


Brincadeiras e gozações à parte, realmente o Niva peca na potência do motor. Um motor de 100 HPs é de total valia, pena que demoraram para fazer isso, e nós com Nivas em sua maioria 1991 têm que fazer o upgrade....

Maurício,

No video, do site abaixo postado pelo GIL, o cara informa que conseguiu preparar o motor 1.6 do Laika e ter uns 120HP, isso em SP.

http://espnbrasil.terra.com.br/limite/noticia/43834_VIDEO+INDIANA+GOMES+CONTA+A+HISTORIA+DA+LADA +NO+BRASIL (http://espnbrasil.terra.com.br/limite/noticia/43834_VIDEO+INDIANA+GOMES+CONTA+A+HISTORIA+DA+LADA +NO+BRASIL)

Agora é só procurar as informações.

RafaelPata
16/04/2009, 12:08
RAFAEL JA ANDEI NO NIVA COM MOTOR AP 1.8 A ALCOOL, E PRA SER SINCERO ACHEI O CARRO EXCELENTE, MUITO MELHOR QUE VITARAS E SAMURAIS COM AP 2.0 QUE FICARM COMO BURROS BRAVOS, E NO NIVA ANTES DE VC ACERTAR O CARRO VAI CORRER O RISCO DE OCASIONAR QUEBRAS DE DIFERENCIAIS, CAIXAS, BENGALAS, EMBREAGEM E OUTRAS:putz:

Valeu pelas dicas.

RafaelPata
27/06/2009, 19:47
Para os que se intercessão, tem um mecânico aqui em Campo Grande-MS que faz uma adaptação na caixa de transferência do niva para deixar ele 4x4 e 4x2, esta adaptação é feito no cambio do bloqueio, quando vc coloca o bloqueio ele entra o 4x4 e quando vc tira do bloqueio ele fica 4x2, o custo sai R$500,00, ele dia que teve uma economia do carro, enquanto ele fazia 9km/l 4x4, ele passa a fazer 11km/l, mais amanha vou ligar para um cara daqui de CG que fez esta modificação para saber quanto esta fazendo na real o dele no 4x2.